Está en la página 1de 9

BOMBAS

MEIOS DE LIGAO DE TUBOS


Professor: Paulo Luna Alunos:

Bombas IFF Campos

Meios de Ligao de Tubos


Os principais meios de ligaes de tubo so: Ligaes Rosqueadas; Ligaes Soldadas; Ligaes Flangeladas; Ligaes de Ponta e Bolsa; Outras Ligaes: Ligaes de Compresso; Ligaes Patenteadas.

Fatores que interferem na escolha do meio de ligao a ser usado: Material e dimetro do tubo; Finalidade e localizao; Custo e grau de segurana exigido; Presso e temperatura de trabalho; Fluido contido; Necessidade ou no de desmontagem; Existncia ou no de revenimento interno.

Bombas IFF Campos

Ligaes Rosqueadas
So ligaes de baixo custo e de fcil execuo utilizadas em pequenos dimetros (mdia de 2).

As ligaes rosqueadas so as nicas usadas para tubos galvanizados, tanto de ao como de ferro forjado; Empregam-se tambm ligaes rosqueadas, embora no exclusivamente, em tubos de aocarbono, aos-liga, ferro fundido e materiais plsticos; Para tubos de ao inoxidveis e de metais ferrosos, o rosqueamento muito raro, devido s paredes finas. So pontos fracos nas tubulaes; Sujeitas possveis vazamentos; Resistncia menor que o prprio tubo.

Limitam-se na prtica:
Tubulaes de baixa responsabilidade: tubulaes prediais; Tubulaes de servio secundrio em instalaes prediais: gua, ar comprimido e condensado, em baixas presses e temperatura ambiente.

Bombas IFF Campos

Ligaes Soldadas
Principais vantagens:
Boa resistncia mecnica; Estanqueidade perfeita e permanente; Boa aparncia; Facilidade para aplicao de isolamento trmico e pintura; Nenhuma necessidade de manuteno.

Principais desvantagens:
Dificuldade de desmontagem; Exige mo de obra especializada.

Solda de Topo Para dimetros de 2 ou maiores.

A solda de topo o sistema mais usado para ligaes entre tubos de 1 1/2 at 2 ou maiores, de aos de qualquer tipo. Pode ser aplicada em toda a faixa usual de presses e de temperaturas, inclusive para servios severos (fluidos inflamveis, txicos e/ou presso e temperatura acima de 0,7 Mpa e 100C, respectivamente).
Bombas IFF Campos

Na solda de topo pode-se admitir que sua resistncia seja equivalente do prprio tubo.

Solda de Encaixe Para dimetros de at 1 1/2.

Recomendvel para a maioria dos tubos de at 1 , inclusive em toda faixa usual de presso e temperatura, para tubos de ao de qualquer tipo. Para tubulaes de ao e metais no-ferrosos, emprega-se sempre solda eltrica, como eletrodos do mesmo material dos tubos. Para tubulaes de plstico, empregam-se adesivos adequados ao tipo de plstico usado.

Ligaes Flangeladas
So facilmente desmontveis e aplicadas em dimetros de 2 ou maiores.

Bombas IFF Campos

Utilizao:
Ligao de tubos com vlvulas e equipamentos e tambm nos pontos da tubulao onde for necessria a desmontagem; Ligaes correntes em tubulaes de ao que possuam revestimento interno anticorrosivo.

Tipos de Flanges para Tubos

A. Flange Integral o tipo mais antigo de flanges e o mais resistente. Para dimetros de 2 ou mais. I. Utilizao Tubos de ferro fundidos e alguns plsticos laminados. B. Flange de Pescoo o tipo de flange mais usado em tubulaes industriais para quaisquer presses e temperaturas, para dimetros de 1 1/2 ou maiores; I. De todos os flanges no integrais, o mais resistente; II. A montagem com esses flanges cara porque cada pedao do tubo deve ter os extremos chanfrados para a solda, e tem de ser costado na medida certa, com muito pequena tolerncia no comprimento.

Bombas IFF Campos

C. Flange Sobreposto o mais barato de se instalar do que o e pescoo. I. S pode ser usado para tubulaes em servios no severos, porque o aperto permissvel bem menor (tenses residuais); II. So desaconselhados para servios cclicos, ou sujeitos corroso; III. So pontos fracos na tubulao porque a sua resistncia mecnica inferior a do prprio tubo. Essa mesma observao aplica-se tambm a todos os tipos de flanges a seguir. D. Flanges Rosqueados Em tubulaes industriais, esses flanges so usados apenas para tubos de metais de difcil soldabilidade(ferro fundido), e para alguns tipos de tubos no-metlicos, como os de materiais plsticos. Empregam-se tambm para tubos de ao e de ferro forjado em tubulaes secundrias (gua, ar comprimido etc.) e em redes prediais. I. O aperto permissvel com esses flanges pequeno, as tenses desenvolvidas so elevadas e a tosca age como um intensificador de esforos, e tambm como uma permanente causa de vazamento E. Flanges de Encaixe Esse flange se assemelha ao sobreposto, porm mai resistente e tem um encaixe completo para a ponta do tubo, dispensando-se por isso a solda interna. I. o tipo de flange usado para a maioria das tubulaes de ao de pequeno dimetro, at 2; II. Por causa da descontinuidade interna no se recomendam esses flanges para servios sujeitos corroso sob contato. F. Flanges Soltos A grande vantagem desses flanges o fato de ficarem completamente fora de contato com o fluido circulante, sendo por isso muito empregados em servios que exijam materiais caros especias, tais como ao inoxidveis, ligas de Nquel etc., bem como para tubos com revenimentos internos. I. Para todos esses servios, os flanges podem ser de material barato, como ferro ou aocarbono, ficando apenas os tubos e a virola de material especial. G. Flange Cego So flanges fechados, em forma de disco, usados para extremidades de linhas ou fechamento de bocais flangelados. H. Flange Tipo Anel Mais resistente que o flange sobreposto, no apresentando vazio interno. I. Pode ser usado em tubulaes com servios de hidrognio e em servios altamente cclicos; II. Como no so peas padronizadas, sua aplicao rara devido a complexidade dos clculos de projeto; III. utilizado para dimetro nominal menor que 20.

Bombas IFF Campos

Ligaes de Ponta e Bolsa

Utilizao:
Tubulaes de ferro fundido e de ferros ligados para gua, esgotos e lquidos corrosivos; Tubulaes de ferro fundido para gs; Tubulaes de barro vidrado e de cimento amianto; Tubulaes de concreto simples ou armado; Tubulaes de materiais plsticos termoestveis (que no amolecem pela ao do calor), em grandes dimetros.

Obs.:
Permite um pequeno movimento angular entre um tubo e outro; So empregadas para lquidos at 1,5 Mpa para gases at 0,1 Mpa.

Bombas IFF Campos

Ligaes de Compresso

Referncias: http://www.perdiamateria.eng.br/Instind/InstalacoesIndustriaisParteII.pdf http://fabioferrazdr.files.wordpress.com/2008/08/meios-de-ligacao-de-tubos.pdf

Bombas IFF Campos

También podría gustarte