Está en la página 1de 7

Disciplin Qumica a: Segment Ensino Mdio o: Edio: 4 Bloco / 2010 FUNES, REAES E ESTEQUIOMETRIA

Ano Srie:

1. A equao qumica no-balanceada a seguir representa uma reao entre 6,2 g de cido carbnico e 4 g de hidrxido de sdio. H2CO3 + NaOH Na2CO3 + H2O

Quando ocorrer essa reao, haver A) produo de 3,6 g de gua. B) sobra de 0,5 mol de hidrxido de sdio. C) consumo de 0,05 mol de cido carbnico. D) formao de 10,6 g de carbonato de sdio. Resposta: C 2. Na sociedade moderna, algumas substncias se destacam pela sua aplicao, ou mesmo devido aos impactos ambientais causados pela sua produo. No que diz respeito aos compostos seguintes, INCORRETO afirmar que o dixido de carbono o principal responsvel pela basicidade da gua. cobre usado na fabricao de fios devido sua condutividade eltrica. xido de clcio pode ser utilizado na agricultura para corrigir a acidez do solo. hidrxido de sdio uma substncia bsica empregada na produo de sabo. Resposta: A 3. (UFV-2010 Adaptada) As frmulas Fe2S3, H2SO3, KHSO4, H2S e K2Se representam, respectivamente, as seguintes substncias: A) sulfeto de ferro(III), cido sulfuroso, hidrogenossulfato de potssio, sulfeto de hidrognio, seleneto de potssio. B) sulfeto de ferro(II), cido sulfrico, sulfato monocido de potssio, sulfito de hidrognio, seleneto de potssio. C) sulfeto de ferro(III), cido sulfuroso, bissulfato de potssio, sulfato de hidrognio, selenato de potssio. D) sulfeto de ferro(II), cido sulfrico, bissulfito de potssio, cido sulfdrico, selenato de potssio. Resposta: A 4. Uma garrafa de refrigerante de, aproximadamente, 0,5 L contm 37,62 g de sacarose, C12H22O11. CORRETO afirmar que, nesse caso, a A) B) C) D)

quantidade, em mol, de sacarose, em um litro de refrigerante de, aproximadamente, A) 0,11 mol/L. B) 0,22 mol/L. C) 9,0 mol/L. D) 18,0 mol/L. Resposta: B 5. (UFSJR 2006 Adaptada ) A respirao de um astronauta numa nave espacial causa aumento da concentrao de dixido de carbono na cabine. O dixido de carbono continuamente eliminado atravs de reao qumica com reagente apropriado, gerando um carbonato como produto. Dos reagentes abaixo, o mais indicado para retirar o dixido de carbono da atmosfera da cabine A) o cido sulfrico concentrado. B) o hidrxido de ltio. C) a gua destilada. D) o fenol. Resposta: B 6. (UNIFENAS 2008 Adaptada) Geraldo, Soraya, Vanessa e Pedro, estudantes abnegados, fizeram o seguinte experimento qumico: captaram 80 mols de ar atmosfrico, contendo cerca de 20% de O 2, e colocaram potssio metlico, correspondente metade da quantidade em mols do ar atmosfrico, em um sistema fechado. Houve a formao de xido de potssio (K2O). Esperaram tempo suficiente para que todo o potssio reagisse. Admitindo que todos os outros componentes do ar atmosfrico no reagiram com o potssio, nas condies do procedimento, a quantidade de matria (n de mols) de O2, no final do processo, , aproximadamente, A) 6. B) 12. C) 24. D) 30. Resposta: A 7. A amnia pode ser obtida, industrialmente, por meio de um processo denominado Haber-Bosch conforme equao no balanceada: N2 (g) + H2 (g) NH3 (g)

Considerando um rendimento de 80%, a massa aproximada de amnia obtida, ao se reagir 14 g de gs nitrognio com 2 g de gs hidrognio, , em gramas, igual a A) B) C) D) 13. 16. 9. 11.

Resposta: C 8. (UFJF 2009 Adaptada) Garrafas PET so muito usadas para o engarrafamento de gua e refrigerantes. Estima-se que a produo de 1 kg de garrafas PET utilize 17,5 L de gua e libere 2,3 kg de gs carbnico. Outro problema relacionado sua utilizao que muitas dessas garrafas plsticas vo entupir as redes de esgoto e parar nos leitos dos rios. Assinale a opo INCORRETA. A) O volume ocupado nas CNTP pelo CO2 liberado na produo de 1 kg de garrafas PET aproximadamente 1171 L. B) A produo de 1 (uma) tonelada de garrafas PET utiliza 1,75 x 104 mL de gua. C) A produo de 1 kg de garrafas PET libera aproximadamente 52,3 mols de CO2. D) A produo de 0,5 kg de garrafas PET libera aproximadamente 1,57 x 10 25 molculas de CO2. Resposta: B

9. Indique qual das alternativas apresenta uma substncia ativa contida no medicamento Aziran, usado para combater a acidez estomacal. A) Hidrxido de alumnio. B) cido actico. C) Hidrxido de sdio. D) cido ctrico. Resposta: A 10. A gua-rgia uma mistura de cido clordrico com cido ntrico, que reage com o ouro metlico, de acordo com a seguinte equao: Au (s) + HCl (aq) + HNO3 (aq) NO2 (g) AuCl3 (aq) + H2O (l) +

Sobre essa equao, INCORRETO afirmar que A) a reao no se encontra balanceada. B) existem dois compostos pertencentes funo cido. C) existe apenas uma substncia pertencente funo sal inorgnico. D) o nox do nitrognio no cido ntrico o mesmo que no dixido de nitrognio. Resposta: D 11. O clssico processo Haber de produo de amnia est representado na equao abaixo.

A equao a seguir representa um processo alternativo de produo de amnia, que tem como reagentes gs natural, vapor dgua e ar atmosfrico.

Para um mesmo volume de gs nitrognio, e considerando iguais os rendimentos das reaes, qual dos dois processos ir produzir maior quantidade de amnia? (Mostre seus clculos explicitando, assim, seu raciocnio).

Resposta: Para 1 mol de nitrognio, sero produzidos 2 mols de amnia no primeiro processo, e 16 / 8 = 2 mols de amnia no segundo processo. Assim, a quantidade de amnia produzida, por mol de nitrognio, a mesma. 12. Na avaliao da qualidade do ar atmosfrico, um dos testes realizados a determinao da quantidade de CO2. Esse teste consiste na passagem de certo volume de ar por uma soluo de hidrxido de clcio, de forma que todo o CO2 presente seja convertido em carbonato de clcio insolvel. A) Escreva a equao que representa a reao acima.

Resposta: Ca(OH)2 (s)

CO2 (g)

CaCO3 (s)

2 H2O (l)

B) Caso sejam formados 200g de carbonato de clcio, qual a massa de gs carbnico detectada? (Mostre seus clculos explicitando, assim, seu raciocnio).

Resposta: Segundo a estequiometria da reao, 1 mol de gs carbnico (44g) d origem a 1 mol de carbonato de clcio (100g). Assim, para se formar 2 mols (200g) de carbonato de clcio, reagiro 88 g de gs carbnico. 13. A equao balanceada a seguir representa a reao de dupla-troca entre o nitrato de prata e o sulfeto de sdio, na qual formado o composto insolvel sulfeto de prata.

A) A qual funo inorgnica pertencem os quatro compostos participantes da reao?

Resposta: Pertencem funo Sal Inorgnico B) Qual a evidncia de ocorrncia dessa reao?

Resposta: A formao de precipitado.

C) Quantos mols de nitrato de prata so necessrios para reagir com 390 g de sulfeto de sdio? (Mostre seus clculos explicitando, assim, seu raciocnio).

Resposta: Segundo a estequiometria da reao, 2 mols de nitrato de prata reagem com 1 mol de sulfeto de sdio (78g). Assim, para reagir com 390 g ( 5 vezes mais ) de sulfeto de prata, sero necessrios 10 mols de nitrato de prata. R = 10 mols 14. As mscaras de respirao, utilizadas por bombeiros em situaes de emergncia, contm superxido de potssio. Essa substncia reage com a umidade do ar expirado pelo usurio da mscara, conforme a equao abaixo.

A) Calcule o nox do oxignio no superxido de potssio.

Resposta: Considerando como x o nox do oxignio, temos que: +1 + 2 X = 0; logo x = - . B) Qual o volume, nas CNTP, liberado pela reao de 142 g de KO 2 ? (Mostre seus clculos explicitando, assim, seu raciocnio).

Resposta: 4 mols de KO2 , ou seja, 284 g ------------------ 3 x 22,4 L = 67,2 L de O2 142 g -------------------------------------------------- X X = 33,6 litros C) Alm do superxido de potssio, o potssio forma outro composto binrio oxigenado que no satisfaz os requisitos para uso em mscaras. Indique a frmula e o nome desse composto.

Resposta: K2O xido de potssio 15. A reao do sulfeto de ferro IV com oxignio leva formao de magnetita, segundo a equao no balanceada: FeS2 + O2 Fe3O4 + SO2

A) Faa o balanceamento da equao acima com os menores coeficientes inteiros. Resposta: 3 FeS2 + 8 O2 Fe3O4 + 6 SO2

B) Magnetita um nome no sistemtico da substncia Fe3O4, dado devido s propriedades magnticas que esse composto apresenta. Qual o nome oficial (IUPAC) desse composto?

Resposta: Tetrxido de triferro

También podría gustarte