Está en la página 1de 6

Contedo: A relao poltica jurdica com a formao do Estado; a Cincia Social; conceito de poltica e conceito de Estado

A CINCIA POLTICA

A Sociologia, a Histria, o Direito, a Psicologia, dentre outras Cincias nos mostram que o ser humano um ser social e est inserido numa sociedade, ou em vrias sociedades, que o obriga a se envolver num processo interativo, respeitando as normas morais, religiosas e naturais de convivncia mtua. Quero aqui, humildemente, citar Aristteles, pois dele a celebre frese: O homem um animal social. Sendo a sociedade formada por um grupo de pessoas que tem por finalidade assegurar o desenvolvimento do indivduo, ela fica responsvel em impor normas, baseadas pela moral e pelos costumes, para que a convivncia entre os seus membros seja pelo menos suportvel. A primeira sociedade por excelncia a famlia, que hoje protegida pelo Estado, pois tem como misso educar e proteger os seus integrantes. Alm de sua famlia, o indivduo, quando adulto, ingressa em outras sociedades (escolas, Igrejas, empresas, dentre outras). A Cincia Poltica matria que nos d base para o entendimento social, poltico, jurdico, e porque no dizer moral da sociedade. Levando em considerao que a poltica considerada para muitos como uma arte: a arte de governar bem, o exerccio de governar bem, conjunto de um programa de ao para o bem de todos. E para que a Poltica atinja o seu objetivo de bem estar, necessrio que ela esteja ligada, Filosofia, ao Direito, Sociologia e tantas outras cincias que forem necessrias para alcanar o respeito e a integridade da pessoa humana. Aparentemente, na sociedade em que vivemos, a matria poder causar um misto de revolta e desinteresse, mas, ao estudarmos alguns temas propostos vamos descobrir que a poltica parte do ser humano que a pratica todo instante. Podemos nos envolver em qualquer assunto da vida alheia, mas sempre nos deparamos com assuntos relacionados ao governo, poltica, e posso at dizer que no h assunto de maior interesse mundial, hoje, que no esteja relacionado com a administrao pblica. Seja nas ruas, no trabalho, nas escolas, na mdia, no nibus, onde quer que estejamos nos envolvemos com assuntos de segurana, sade, educao, economia... e

estes assuntos so do meu, do seu, do nosso interesse, assim como tambm um dever tornarmo-nos conhecedores desses princpios e do que deve ser na prtica.

A poltica como cincia, que tem incio em qualquer grupo ou sociedade quando, sistematicamente, os homens buscam respostas para as perguntas sobre o que pode, deve, ou no ser feito em determinadas circunstncias e que tipo de aes conjuntas so necessrias, naquele momento, para alcanar o bem governar. Neste primeiro plano, importante salientar que poltica importante enquanto vivemos em sociedade, querer o bem de todos os indivduos, independentemente de sua capacidade econmica ou intelectual. Poltica respeitar aqueles que, mesmo no tendo condies, querem contribuir com a construo de uma sociedade, capacitandoos. E isso o que vamos poder interagir em sala de aula, vamos despertar nossa conscincia crtica com debates, leituras e toda informao necessria. Estado

- Latim status estar firme ou condio social

* advento do Estado - Ressalta-se a existncia de sociedades polticas pr-estatais: famlia patriarcal; cl, a tribo, fratria grega; gens romana; gentilidade ibrica; senhorio feudal.

DALLARI sintetiza 3 posies bsicas as diversas teorias relativas ao momento do surgimento do Estado:

1 posio: o Estado, assim como a sociedade, sempre existiu.

2 posio: a sociedade humana existiu sem o Estado durante determinado perodo o Estado foi constitudo para atender s necessidades de convvio social.

3 posio: admite-se o Estado como sociedade poltica dotada de certas caractersticas bem definidas.

O conceito de Estado vai variar no tempo histrico concreto.

ESTADO sociedade poltica o Estado surge pela necessidade de no mnimo de

organizao poltica.

A Aparecimento histrico do Estado necessidade

B Sociedades polticas pr-estatais: - famlia patriarcal; cl, a tribo, fratria grega; gens romana; gentilidade ibrica; senhorio feudal. - Sociedades infra-estatais (regies ou provcias autnomas); supra-estatais (confederaes, agrupamento de Estados, comunidade internacional)

C Processo de formao do Estado - formas pacficas e violentas; formao de acordos com as leis vigentes no Estado... - no plano da ANTROPOLOGIA HISTRICA conquistas, migraes, aglutinao por laos de sangue ou laos econmicos...)

D Caractersticas gerais do Estado - Complexo de organizao e atuao (centralizao do poder, articulao das funes, diferenciao dos rgos e servios); - Institucionalizao (realizao do bem comum, criao de instrumentos jurdicos de mediao de formao da vontade coletiva). - Coercibilidade (ao Estado cabe a organizao da justia monoplio da fora fsica); - Autonomia (autonomizao do poder poltico autonomia) - Continuidade no tempo e no espao

E INSERO TERRITORIAL ( rea de segurana dos indivduos e das sociedades menores) A primeira meno ao vocbulo "Estado", na forma aproximada como hoje entendido, surge na obra de Nicolau Maquiavel, O Prncipe, publicada em 1513, sendo posteriormente incorporada s obras de juristas renomados. Em nossa disciplina, vamos observar que, mesmo surgindo o vocabulrio "Estado" nesse perodo, ns estudaremos o Instituto jurdico-poltico juntamente com o surgimento das pequenas e grandes civilizaes.

Assim sendo, importante observar que as organizaes polticas, existentes h

aproximadamente 3.000 anos a.C sero lembradas para que possamos entender a formao do Estado como entendemos hoje.

Cabe ressaltar que o estudo, no perodo antigo, da ndia, Prsia, China, Egito e do povo Hebreu, nos leva a reflexo de uma evoluo histrica, poltica, jurdica e cultural no ramo jurdico.

Faamos uma refleo sobre Estado Antigo, j no sculo VI, a.C:

ESTADO ANTIGO

ESTADO GREGO

- a.C. Plato e Aristteles - Caracteriza-se por uma ntida separao entre religio e poltica. - Atenas e Esparta possuam diferentes costumes, mas a concepo de ambos como sociedade poltica era bem semelhante. - O ideal era a autosuficincia.

ATENAS - de monarquia passa a oligarquia. - o rei era chefe de guerra, juiz e sacerdote. - cidados, quanto mais ricos mais participavam do poder. - uma elite compe a classe poltica. - segundo Aristteles era uma democracia.

ESPARTA - repblica militarista. - Diarquia - Conselho (28 cidados acima de 60 anos) - Assemblia (decidiam por aplausos) - Poder Executivo era exercido por 5 magistrados com mandato de um ano e tinham a funo de vigiar os reis. Tambm cuidavam da educao das crianas, fiscalizavam a vida pblica e julgavam os processos civis.

- Governo oligrquico.

ESTADO ROMANO

- origem familial incio com um pequeno agrupamento familiar. - famlia era formada pelo PATER, SERVUS e FAMULUS. - Experimentaram vrias formas de governo. - Aspirou construir um imprio mundial. - distinguia o Estado Romano trs espcies de poder: Dominium(poder menor), Potestas(poder dos magistrados) e Imperium(poder de soberania). - eleies no Congresso Marte, nica seo de voto. - os romanos foram separando o Direito da moral, mas confundiam lei e Direito. DEMOCRACIA

- Prtica sob forma direta, onde o povo governa a si mesmo, em Assemblias Gerais realizadas em praa pblica.

- PLATO Em sua obra Repblica s era possvel acontecer com dois mil cidados. - Depois em sua obra Dilogo das Leis admitiu que seria possvel acontecer para cinco mil cidados.

- ARISTTELES os cidados devem conhecer-se para ter discernimento ao escolher os magistrados. - o corpo eleitoral formado por cidados que exercem os chamados direitos polticos ou direitos de cidadania.

DEMOCRACIA ANTIGA

-O conceito veio de Atenas: poder do povo, poder exercido pelo povo. - Todo cidado podia falar ao povo desde que: - provasse que estava no gozo dos direitos polticos; - no dever nada ao tesouro pblico; - ser legitimamente casado; - ter bons costumes;

- ter cumprido seus deveres para com seus pais; - ter feito todas as expedies militares que foi convocado; - no ser covarde; - Eram garantias do cidado grego o usufruto de trs princpios bsicos: a) ISONOMIA igualdade perante a lei; b) ISOTIMIA livre acesso s funes pblicas; c) ISAGORIA Igualdade de participar das Assemblias.

DEMOCRACIA REPRESENTATIVA OU INDIRETA

- Se caracteriza pelo imprio das leis; - Soberania popular e nacional; - Sufrgio universal, partidos polticos; - Princpio das separaes dos poderes; - Respeito oposio poltica; - Constitucionalizao; - Limitaes das prerrogativas dos governantes pelas liberdades pblicas;

DEMOCRACIA SEMIDIRETA CONTEMPORNEA

- Referendo - Iniciativa popular - Veto popular - Plebiscito - Direito de revogao - Recall - Mandato Imperativo

También podría gustarte