Está en la página 1de 13

Gliclise

Bioqumica

ndice

y Gliclise Significado y Um pouco de histria y Gliclise Definio y Sequncia da Gliclise y Aps a gliclise y Referencias bibliogrficas

3 4 5 7 12

14

Gliclise - Significado
S.f. Degradao da glicose sob a influncia de enzimas durante o processo metablico.

Um pouco de histria

A gliclise foi a primeira reaco metablica a ser elucidado e a melhor compreendida.

Os primeiros estudos conhecidos do processo glicoltico foram feitos em 1860, quando Louis Pasteur descobriu que microrganismos eram responsveis pela fermentao. Em 1897, Eduard Buchner mostrou que o extracto obtido da macerao de leveduras, mesmo isento de microrganismos vivos, fermentava acares, e chamou a esse extracto de zimase, recebendo o Prmio Nobel da Qumica em 1907. Em 1905 Arthur Harden and William Young mostraram que a zimase podia ser separada em 2 extractos: um contendo molculas grandes e sensveis ao calor (que hoje sabemos serem as enzimas) e uma fraco de molculas menores e pouco sensveis ao calor (que sabemos hoje serem as coenzimas), e que estes s fermentavam o acar quando se encontravam juntos. Harden recebeu o Prmio Nobel da Qumica em 1929. A via glicoltica detalhada foi determinada em 1940, com as contribuies de Otto Meyerhof (Nobel da Medicina ou Fisiologia em 1922) e alguns anos depois por Luis Leloir (Nobel da Qumica em 1970). A maior dificuldade na determinao da via devido ao curto tempo de vida e baixas concentraes dos intermedirios, o que faz a gliclise uma via metablica muito rpida. Louis Pasteur verificou que a levedura crescia 10 vezes mais rpido quando digeria o acar na fermentao do que se fosse usado o oxignio.

Gliclise Definio

Gliclise (do grego antigo " " (glyks), adocicado e " " (lsis), quebra, degradao) a sequncia metablica composta por um conjunto de dez reaces catalisadas por enzimas livres no citossol, na qual a glicose oxidada produzindo duas molculas de piruvato, duas molculas de ATP e dois equivalentes reduzidos de NADH+, que sero introduzidos na cadeia respiratria ou na fermentao. A gliclise uma das principais reaces para a gerao de ATP nas clulas e est presente em todos os tipos de clulas. A importncia da gliclise na nossa economia energtica relacionada com a disponibilidade de glicose no sangue, assim como com a habilidade da glicose gerar ATP tanto na presena quanto na ausncia de oxignio. A glicose o principal carbohidrato na nossa dieta e o acar que circula no sangue para assegurar que todas as clulas tenham suporte energtico ininterrupto. O crebro utiliza quase exclusivamente glicose como combustvel. A oxidao de glicose a piruvato gera ATP pela fosforilao (a transferncia de fosfato de intermedirios de alta energia da via do ADP) a nvel de substrato e NADH. Subsequentemente, o piruvato pode ser oxidado a CO2 no ciclo de Krebs e ATP gerado pela transferncia de electres ao oxignio na fosforilao oxidativa. Entretanto, se o piruvato e o NADH gerados na gliclise forem convertidos a lactato (gliclise anaerbica), ATP pode ser gerado na ausncia de oxignio, atravs da fosforilao a nvel de substrato.

Reaco Global Glicose + 2 NAD+ + 2 ADP + 2 Pi -----------> 2 NADH + 2 piruvato + 2 ATP + 2 H2O

A gliclise uma reaco central quase universal do catabolismo da glicose, a reaco com o maior fluxo de carbono na maioria das clulas. A quebra glicoltica de glicose a nica fonte de energia metablica em alguns tecidos de mamferos e tipos celulares (hemcias, medula renal, crebro e esperma, por exemplo). Alguns tecidos de plantas que so diferenciados para armazenar amido (como os tubrculos da batata) e algumas plantas aquticas derivam a maior parte de sua

energia da gliclise; muitos microorganismos anaerbicos so inteiramente dependentes da gliclise.

Fermentao um termo geral para a degradao anaerbica de glicose (gliclise anaerbica) ou outros nutrientes orgnicos para obteno de energia, conservada como ATP. Os organismos primitivos originaram-se num mundo cuja atmosfera carecia de O2 e, por isto, a gliclise considerada a mecanismo biolgico mais primitivo para obteno de energia a partir de molculas orgnicas, presente em todas as formas de vida actuais. No curso da evoluo, a qumica dessa sequncia de reaces foi completamente conservada; as enzimas glicolticas dos vertebrados so intimamente similares, na sequncia de aminocidos e na estrutura tridimensional, a seus homlogos nas leveduras e no espinafre. A gliclise difere entre as espcies apenas em detalhes de sua regulao e no destino metablico subsequente do piruvato formado. Os princpios termodinmicos e os tipos de mecanismos reguladores que governam a gliclise so comuns a todas as reaces metablicas celulares. O estudo da gliclise pode, portanto, servir como modelo para muitos aspectos das reaces metablicas. A gliclise nas clulas procariontes ocorre no citoplasma e nas eucariontes ocorre no citossol. A mais comum e conhecida forma de gliclise a reaco Embden-Meyerhof, que foi inicialmente apresentada por Gustav Embden e Otto Meyerhof.

Sequncia da Gliclise
A quebra dos seis carbonos da glicose em duas molculas de piruvato com trs carbonos ocorre em dez passos; os primeiros cinco dos quais constituem a fase preparatria (fase de investimento) e os cinco seguintes, a fase de gerao de ATP (fase de rendimento).

Fase 1: Preparao, regulao e gasto de energia

Na fase inicial preparatria da gliclise (fase de investimento), a glicose fosforilada duas vezes por ATP e clivada em duas trioses fosfato. Nesta fase, a clula gasta duas molculas de ATP, o ction Mg2+ indispensvel para as reaces, e processam-se cinco reaces bioqumicas. Nenhuma energia armazenada, pelo contrrio, duas molculas de ATP so investidas nas reaces de fosforilao.

Hexoquinase

Na primeira reaco, a glicose que entra nos tecidos fosforilada no grupo hidroxila em C6, com o gasto energtico de uma molcula de ATP, dando origem a glicose-6-fosfato e ADP. Essa reaco, catalisada pela enzima hexoquinase, irreversvel sob condies fisiolgicas devido a seu G (energia livre de Gibbs)altamente negativo. Trata-se de um dos trs passos que regulam a gliclise. A fosforilao da glicose na primeira reaco impede que esta saia da clula novamente (a gliclise realiza-se no citoplasma da clula). Ao adicionar um grupo fosfato glicose, ela torna-se uma molcula carregada negativamente e impossvel atravessar passivamente a membrana celular, mantendo-a aprisionada dentro da clula. Glicose-6-fosfato um ponto de ramificao no metabolismo de carbohidratos. Ela um precursor para quase todas as reaces que utilizam a glicose, incluindo gliclise, via da pentose fosfato e sntese de glicognio. De um ponto de vista oposto, ela tambm pode ser gerada a partir de outras rotas do metabolismo de carbohidratos, tais como glicogenlise (quebra de glicognio), via da pentose fosfato e gliconeognese (sntese de glicose a partir de no-carbohidratos). As hexoquinases, enzimas que catalizam a fosforilao da glicose, so uma famlia de isoenzimas tecido-especficas que diferem nas suas propriedades cinticas. A isoenzima encontrada no fgado e clulas do pncreas tem um km muito mais alto do que outras hexoquinases e chamada de glicoquinase. As cinases so enzimas que catalizam a transferncia de um grupo fosforil terminal do ATP para um assessor nuclefilo. No caso da hexoquinase, o assessor uma hexose, normalmente D-glicose, embora a hexoquinase possa catalisar a fosforilao de outras hexoses comuns, tais como Dfructose e D-manose. A hexoquinase, como muitas outras cinases, requer Mg2+ para sua actividade, pois o verdadeiro substrato da enzima no ATP-4, e sim MgATP-2.

Em muitas clulas, parte da hexoquinase encontra-se ligada a porinas na membrana mitocondrial externa, estas do a essas enzimas o acesso precoce ao ATP recm sintetizado conforme ele sai da mitocndria.

Reaco 2: Fosfoexose-isomerase

Na segunda reaco, catalisada pela enzima glicosefosfato-isomerase (tambm chamada de fosfoexose isomerase), a glicose-6-fosfato, uma aldose, convertida num processo de isomerizao reversvel em frutose-6-fosfato, uma cetose, assim, permitindo um stio de entrada para a frutose da dieta na gliclise. Esta isomerizao tem um papel crtico na qumica geral da via glicoltica, uma vez que o rearranjo dos grupos carbonil e hidroxil em C-1 e C-2 uma preparao necessria para os prximos dois passos. A fosforilao que ocorre na reaco seguinte (reaco 3) requer que o grupo em C-1 seja primeiramente convertido de um carbonil para um lcool e, na reaco subsequente (reaco 4), a clivagem da ponte entre C-3 e C-4 pela aldolase requer um grupo carbonil em C-2.
Reaco 3: Fosfofrutoquinase

Na reaco nmero 3, a clula investe outra molcula de ATP para fosforilar a frutose6-fosfato e convert-la em frutose-1,6-bisfosfato. Esta tambm uma reaco irreversvel e de controlo desta via metablica, catalisada pela enzima fosfofrutoquinase, que a enzima marca-passo da gliclise. Esta etapa ocorre para deixar a molcula simtrica para a reaco de clivagem na etapa seguinte.
Reaco 4: Aldolase

Na reaco 4, a frutose-1,6-bisfosfato clivada em duas trioses: gliceraldedo-3-fosfato e dihidroxiacetona fosfato. Esta reaco catalisada pela enzima aldolase.
Reaco 5: Triosefosfato isomerase

O gliceraldedo-3-fosfato e a dihidroxiacetona fosfato so ismeros facilmente interconvertveis pela enzima triosefosfato isomerase. Ocorre ento a converso da dihidroxicetona P em gliceraldedo 3P, a nica triose que pode continuar a ser oxidada.

Fase 2: Produo de ATP e oxidao

Na fase de gerao de ATP (de rendimento), gliceraldedo-3-fosfato (uma triose fosfato) oxidado pelo NAD e fosforilada usando fosfato inorgnico. A ponte de fosfato de alta energia gerada nesta etapa transferida ao ADP para formar ATP. O fosfato restan te tambm rearranjado para formar outra ponte de fosfato de alta energia que transferida ao ADP. Como h dois moles de triose fosfato formados, o resultado da fase de gerao de ATP de quatro ATPs e dois NADH. O resultado uma produo global de dois moles de ATP, dois moles de NADH e dois moles de piruvato por mol de glicose.
Reaco 6: Triose fosfato desidrogenase

Na primeira reaco desta fase, a nmero 6 no seguimento da fase anterior, cada gliceraldedo-3-fosfato oxidado (desidrogenado) pelo NAD+ (e o NAD+ passa a NADH) e fosforilado por um fosfato inorgnico, dando origem a 1,3-Bifosfoglicerato (1,3 BPG). Esta reaco catalisada pela enzima Triose fosfato desidrogenase.
Reao 7: Fosfoglicerocinase

Na reaco 7, catalisada pela enzima 1,3 BiP glicerato cinase, a 1,3 BPG transfere um grupo fosfato para uma molcula de ADP dando origem a uma molcula de ATP e a 3fosfoglicerato. Esta a primeira etapa da gliclise que sintetiza ATP directamente na via.
Reao 8: Fosfogliceromutase

Na reaco 8, a enzima fosfogliceromutase reposiciona a posio do grupo fostato 3Fosfoglicerato, dando origem a 2-fosfoglicerato (grupo fosfato ligado ao carbono 2), preparando o substrato para a prxima reaco.
Reao 9: Enolase

A reaco 9 uma reaco de desidratao catalisada pela enzima enolase. O 2fosfoglicerato desidratado formando uma molcula de gua e fosfoenolpiruvato (PEP), um composto altamente energtico. Foi devido a esta configurao energtica que o grupo fosfato foi transferido da posio 3 para 2 na reaco anterior.

Reao 10: Piruvato cinase

A reaco 10, ltima desta via metablica, catalisada pela enzima piruvato cinase, h transferncia do grupo fosfato do fosfoenolpiruvato para uma molcula de ADP, formando-se ento uma molcula de ATP e piruvato. Tendo em conta que por cada molcula de gliceraldedo-3-fosfato produz-se duas molculas de ATP, na gliclise so produzidos ao todo 4 ATPs e gastos 2. O saldo energtico de 2 molculas de ATP e 2 NADH por molcula de glicose.

Aps a gliclise
Ciclo de Krebs

Para o ciclo da glicose interagir com o ciclo de Krebs, h uma reaco intermediria a qual transforma o Piruvato em Acetil-CoA. Nesta etapa, ocorre a entrada de NAD e CoA-SH. O Piruvato gerado na gliclise sofre desidrogenao (oxidao) e descarboxilao catalisado pelo complexo Piruvato desidrogenase. Durante essas reaces, adicionada a coenzima A(CoA). Desta forma, a partir de cada piruvato, produz-se um acetil-CoA. Esta etapa fundamental, principalmente no fgado, que regula a glicemia no sangue, pois irreversvel. O piruvato, pode ser transformado

10

novamente em glicose, atravs do gasto de energia, num processo chamado gliconeognese, processo essencial para manuteno do nvel mnimo de glicose no corpo, sem o qual certos tecidos morreriam, por no realizarem o ciclo de Krebs. Uma vez transformado em acetil-CoA, no h como gerar glicose novamente, sendo este acetil-CoA usado para produzir energia (com oxignio), corpos cetnicos, gordura, colesterol ou isoprenides. Quando usado para produzir energia, o acetil-CoA vai para o ciclo de Krebs, onde ser oxidado, produzindo CO2, gua e GTP (energia). Os produtos da oxidao so oxidados pelo oxignio na Fosforilao oxidativa, gerando ainda mais energia. Somado com a gliclise, so produzidos 38 ATP por molcula de acar.

Fermentao Anaerbica

A fermentao ocorre quando, aps a gliclise, no realizado o ciclo de Krebs, porque o organismo em questo no o possui ou porque esta via est bloqueada, como durante a hipxia (falta de oxignio). Em ambos os casos, a gliclise gasta NAD+ e produz NADH. Como a quantidade de NADH na clula limitada, este deve ser regenerado a NAD+. Para isso, alguma molcula deve receber estes electres que o NADH carrega. Na respirao aerbia, o oxignio recebe estes electres, mas na ausncia de oxignio, o produto da glicose piruvato, ou seus derivados, recebem estes electres.

11

No caso do ser humano, outros animais e algumas bactrias, a ausncia de oxignio suficiente leva a reaco do NADH com o piruvato, gerando NAD+ e cido lctico (Fermentao lctica). No caso das leveduras e bactrias do gnero Zymonas, ocorre a Fermentao alcolica: o piruvato descarboxilado, gerando acetaldedo, atravs da enzima piruvato descarboxilase (ausente em animais), e o NADH reduz o acetaldedo, produzindo NAD+ e etanol (como nos processos fermentativos do po, dos vinhos e das cervejas). Alguns microorganismos fermentam produzindo outras variadas substncias, como nos estudos de Chaim Weizmann, primeiro presidente de Israel (produzindo acetona), ou usando outros receptores de electres que no o oxignio, como nitrato, sulfato, ies frricos, etc.

Referncias bibliogrficas
Artigos acedido na Internet:
y y

http://pt.wikipedia.org/wiki/Glic%C3%B3lise Http://www.dbio.uevora.pt/jaraujo/biocel/glicolise.htm

12

13

También podría gustarte