Está en la página 1de 4

TICA SEGUNDO IMMANUEL KANT Ronaldo Luiz de Abreu1(Ceunsp) RESUMO Trata o presente trabalho da tica kantiana, cuja base

para a razo moral tem como fundamento a capacidade racional do ser humano, baseada num deverser. Tambm faz-se uma aluso aos Imperativos Categrico e Hipottico. Chegaremos ao ponto onde Kant afirma que uma lei deve ser aplicada a todos em igualdade, pois se dado a um individuo praticar determinados atos, estes atos devero ser igualados a todos os indivduos. Palavras-Chave: tica imperativos. Introduo . Immanuel Kant nasceu em 22 de abril de 1727 na cidade de Knigsberg, antigo imprio da Prssia e morreu em 1804. considerado um dos mais influentes filsofos da modernidade, sua idias foram inspiradas em outros filsofos, como Hegel e Max, seus ensinamentos influenciaram o Direito Internacional, a Pedagogia e a Sociologia.

A filosofia moral de Kant afirma que a base para toda razo moral a capacidade do homem de agir racionalmente. O fundamento para esta lei de Kant a crena de que uma pessoa deve comportar-se de forma igual a que ela esperaria que outra pessoa se comportasse na mesma situao, tornando assim seu prprio comportamento uma lei universal.

Kant em seu sistema tico descrito em seu trabalho Metafsica da tica (1797) fundamentou que, em uma crena de que a razo a autoridade final para a moralidade, ele acreditava que as aes de qualquer tipo precisam partir de um sentido de dever ditado pela razo, e nenhuma ao realizada p interesse ou p obedincia a lei ou costumes pode ser considerada moral. Para Kant somente as aes realizadas por dever so susceptveis de valorao moral.

Tambm afirmou que nenhuma ao baseada apenas na obedincia da lei deve ser considerada como moral. A histria comprovou esse conceito. Por exemplo: durante a Segunda Guerra Mundial, as pessoas que obedeciam lei nazista e seguiram as leis nazi-

O autor discente do 10 semestre do Curso de Direito do Centro Universitrio Nossa Senhora do Patrocnio CEUNSP.

fascistas no agiram humana e eticamente. Matar e torturar seres humanos inocentes nunca so atos morais, mesmo que a lei de um pas permita ou at encoraje isso.

Imperativo Categrico e Imperativo Hipottico

Kant descreveu classes de mandamentos dados pela razo. E descreveu que todo ato, no momento de iniciar-se aparece conscincia moral sob duas classes de mandamentos que ele chama de imperativos hipotticos e imperativos categricos e distingue esses conceitos como: Imperativo Hipottico so sempre subordinados a uma condio, ou seja, enunciam um mandamento subordinado a determinadas condies que deve ser seguido para obter um resultado, como exemplo, Se querer sarar, toma remdio. Imperativo Categrico por sua vez desvinculada de qualquer condies e que foi colocado por Kant como Age de tal maneira que o motivo que te levou a agir possa se convertido em lei universal

Na formulao do imperativo categrico, fundamentou a tica e moral humana, que implica no dever de atuar somente quando nossa mxima pode ser convertida em lei universal. Imperativo porque constituem um dever de atuao, categrico porque incondicional, no subordinado a nenhum fim. Responde portanto a formulao dever fazer A, sem atender as conseqncias que por ventura possam ocorrer. A esses imperativos categricos prprios da moral, contrapem os imperativos hipotticos condicionados aos imperativos de ordem para lograr um interesse ( prazer, reconhecimento, recompensa, utilidade...), sua formulao se queres B, faa A

Nesse contexto, qualificou os juzos morais como aes que no correspondem nem ao bem nem ao mal, ou mesmo alquilo que o homem faz efetivamente, mas estritamente aquilo que quer fazer. Esta postulao com respeito aos juzos morais, conduz a concluso de que a nica coisa que verdadeiramente pode ser boa ou m a vontade humana

Um exemplo disso:

Motoristas podem estacionar seus veculos em fila dupla apenas em casos de emergncia (por exemplo, com o propsito de resgatar uma pessoa). De acordo com a

filosofia moral de Kant, essa lei deve-se aplicar a toda e qualquer pessoa que se encontre nessa mesma situao. Isto significa que ningum pode estacionar em fila dupla por motivo de preguia ou porque no encontrou uma vaga livre. Pois se todas as pessoas estacionassem em fila dupla, e isso se tornasse uma lei universal, o trnsito ficaria confuso e a cidade viraria um caos.

Portanto, s permitido estacionar em fila dupla em casos de emergncia. As excees a essa regra os casos de emergncia ocorreriam em situaes nas quais todas as pessoas estacionariam em fila dupla e/ou considerariam justificvel o fato de outros terem feito isso.

A situao descrita acima exemplifica a lei moral de Kant que afirma que uma pessoa deve agir numa situao da mesma forma que espera que todas as outras pessoas ajam.

Concluso

A lei moral de Kant baseada na idia de que os seres humanos so racionais e independentes. Em sua obra, Metafsicas da tica (1797), Kant prope que a razo humana a base da moralidade. Segundo Kant, toda ao deve ser tomada com um senso de responsabilidade ditado pela razo.

BIBLIOGRAFIA

KANT, Immanuel. Crtica da Razo Pura. Trad. por Manuela P. dos Santos & Alexandre F. Morujo. Lisboa: Fundao Kalouste Gulbenkian, 1989 COBRA, Rubem Q. - Immanuel Kant. Disponvel em : www.cobra.pages.nom.br, Internet, Braslia, 1997. Acesso: 25 Set 2006.

También podría gustarte