Está en la página 1de 13

Capitulo 1 Enfoque Filosfico e Histrico da Questo Sexual.

A sexualidade um problema antropolgico, o ser humano esta encaixado em uma dupla dimenso: O mundo em que esta mergulhado e seu corpo com seu carter sexual. Dentro dessa dualidade so fabricados mitos que refletem seu ser na criao do mundo. Na Grcia antiga, o mito da Teogonia de Hesodo, explica o nascimento dos deuses, nos quais os homens se projetavam, com elementos como amor, castramento e separao dos sexos. O amor volta a aparecer na filosofia grega. Em O Banquete, Plato dedica a escrita totalmente ao amor, uma forma do homem atingir o divino e imortalizar-se atravs do pensamento. O amor final na filosofia estabelece uma ligao entre a beleza fsica e a educao esttica. Ama-se a alma e as boas aes. Isso conduz ao conhecimento e define uma terceira etapa, que tem a educao intelectual como eixo e o amor pelas cincias. Assim o amor final, ignora a atividade sexual. Existem tambm outras noes alm da sexualidade, so elas: o amor, o erotismo e a procriao. O erotismo define a arte de amar, o jogo amoroso sem a necessidade sexualidade genital. Porem o erotismo no implica necessariamente no amor, o amor sentimento de aproximao entre seres, elementos primordiais. O amor fora que constri e o dio separa. Tambm pode ser considerado em um sentido mais amplo, incluindo a amizade e visando a harmonia entre seres. O amor e a sexualidade so duas noes separadas. A sexualidade de ontem, tem como base o cristianismo, que sempre rejeitou o ertico e o sexual, tornando-os o lugar dos pecados, desonra. Freud definia toda religio como a universalizao da neurose obsessiva. Poderamos estender a analise e qualificar a religio crist como doena fobo-obsessiva da sexualidade. J a sexualidade de hoje, pode ser colocada no processo de descristianizao da sociedade, esse fenmeno foi muito visvel a partir da segunda metade do nosso sculo.

Comentrio: Esse capitulo iniciaa discusso sobre a sexualidade, passando pelos mitos e o conceito de amor e sexualidade. A sexualidade certas vezes reprimida, em outras utilizada para a criao de mitos, que projetam as ideias sexuais dos homens nos deuses. O capitulo tambm mostra como a sociedade muda de tempos em tempos e como essas mudanas afetam o carter sexual dela.

Capitulo 2 Era uma vez um pas onde os deuses faziam amor. Os nossos ancestrais culturais mais antigos, os babilnios, tinham muito orgulho de sua cultura. Cultos que devotavam o amor sensual era um dos motivos desse orgulho. Duas fontes fazem a Babilnia ser familiar para ns, o antigo testamento, onde ela desprezada pelos hbitos culturais. A Babilnia criou organizou a sexualidade fora do casamento, por meio da prostituio sagrada, tal prostituio mostram dois aspectos da cultura babilnia: as prticas e representaes mitolgicas. A sociedade era patriarcal, com casamentos arranjados, os maridos tinham o direito de repudiar uma mulher estril e de ter esposas secundarias ou concubinas. Existiam praticas de intensa liberdade sexual, a influencia sumria inclui uma prostituio sagrada, dedicada a deusa Inanna. Essa deusa era cultuada por numerosas mulheres, algumas mulheres eram reservadas somente a adorao da deusa, outras associadas da prostituio (que era igualmente homossexual). Para os babilnios, o amor uma atividade natural, as proibies so mnimas, elas dizem em respeito a alguns dias do calendrio, violncia sexual, incesto e relaes com as sacerdotisas reservadas deusa. A prostituio sagrada apresentada como uma das conquistas da civilizao, a babilnia no conhece o pecado da carne e ignora o ascetismo, estimulando o eudemonismo. Encontra-se ainda na elementos da sociedade babilnica no amor grego, a sociedade grega tambm patriarcal, porem o casamento monogmico (em partes), o homem tinha total liberdade sexual, porem a mulher era presa fidelidade conjugal. Na sociedade grega, o homem tambm tem a possibilidade de fazer amor com os dois sexos, porem em um espao reservado e particular. O homem grego no pode ser chamado de homossexual, o termo correto pederasta. O relacionamento com jovens uma maneira de iniciar seu aprendiz vida sexual, porem quando o aprendiz atinge a maioridade ele passa a ser o mentor e as posies so trocadas. A pederastia uma relao normal certamente no contra a natureza, ela valorizada por razoes ao mesmo tempo afetivas e sociais.

Em Roma, a bissexualidade continua a reger as praticas sexuais, a homofilia muda de natureza, o romano cultiva o gosto pela virilidade e repudio a passividade. O parceiro passivo deve ser um escravo. O casamento um ato informal, podendo haver o divorcio a qualquer momento, mesmo que o cnjuge no seja avisado. Em casos de adultrio, o marido torna-se desafortunado, pois faltou com firmeza como senhor. A esposa um ser irresponsvel e pode ser emprestada como um objeto entre dois senhores. A tica sexual da antiguidade tardia para uma heterossexualidade de reproduo, sem romper com a bissexualidade. No cristianismo que existe essa ruptura, identificando o sexo ao mal, e a homossexualidade como um ato contra a natureza.

Comentrio: O legal do capitulo, ver como existem mudanas de culturas e mesmo assim a sexualidade parece ter o mesmo valor, com poucas diferenas. Os babilnios com sua prostituio sagrada, os gregos com o casamento e a pederastia, os romanos com o culto pela virilidade. So diferentes pontos de vista, porem em todas o valor da mulher menor do que o do homem, e em todas as sociedades antigas, a pederastia e a bissexualidade eram tratadas de sutil.

Capitulo 3 Depois Deus criou o pecado da carne Deus criou um jardim maravilhoso, chamado de den, e cria o homem para poder observar sua criao, porem ordena ao homem: De toda rvore do jardim podes comer. E da arvore do conhecimento, do bem e do mal, no comeras dela, porque, no dia em que comeres dela, morrera

O homem estava sozinho, e Deus criou da costela de Ado, uma companheira para ele. Carne de sua carne. A mulher porem foi enganada pela serpente, e oferece a Ado o fruto proibido, no momento em que adquirem o conhecimento, percebem que estonus. Eles perderam a Inocncia. O bem e o mal, era um conhecimento reservado somente a deus e o homem ao buscar esse conhecimento, ultrapassar esse limite desrespeita a vontade divina e tentar se igualar a Deus. O homem porem, no tinha o conceito do que seria o bem e o mal, sendo assim Deus foi figura do grande perverso. Ele deu meios de escolha ao homem mas sem o conhecimento de sua escolha. O Amor e o Mal so duas questes distintas, o pecado original a vontade do homem de se apropriar sozinho do bem e do mal, discernir sem Deus. A partir do momento em que Deus criou a diferena dos sexos, dando uma companheira ao primeiro humano, foi para falar da legitimidade do ato sexual. Flon de Alexandria analisa que o delito de Ado comandado por sua parte sensvel, tentada pelo prazer e que desvia de sua vocao espiritual. Santos Agostinho afirma que o pecado passado de gerao em gerao pelo ato sexual. Ou seja, o pecado uma doena que se transmite por via sexual, porem ele no afirma que o sexo seja o pecado original, e sim uma forma de transmisso dele.

A associao do sexo ao pecado original acontece quando ele afirma que o castigo para o homem o fogo pungente do desejo sexual. O pecado original e o sexo so associados pela concupiscncia. So Tomas de Aquino, acreditava que a reproduo existia antes do pecado, porem no havia problema na unio carnal enquanto o homem vivia na inocncia. A igreja crist ento, cria o sacramento do casamento no sculo XII com a finalidade de legitimar o sexo, porem o sexo no casamento deve seguir trs regras: um local exclusivo para ser feito (sexo sem casamento pecado), exclusivo para procriao e sem o prazer sexual. O homem responsvel por acalmar o vulco sexual da mulher, tal ideia surgiu diante da potencia do orgasmo feminino, logo uma maior concupiscncia e a origem do pecado. O orgasmo feminino considerado essencial para a fecundao, at 1860. A partir dai a descoberta de que o gozo feminino no tinha papel fecundativo. Com isso a ablao do clitris era feita para evitar o prazer da mulher. Tanta represso sexual no sculo XIX, causou uma depresso social, o silencio sexual trs umahisteria feminina e uma melancolia masculina. o sexo em luto.

Comentrio: Esse com certeza um dos captulos mais trabalhosos para se ler, as diversas teorias teolgicas e o repudio do amor carnal pela igreja crist, trazem tempos mais obscuros na questo sexual. As mulheres perdem ainda mais o valor, sendo atribudas de toda a culpa do pecado original, telogos pregam a castidade e negao da sexualidade como nica forma de salvao. O orgasmo, a masturbao e a homossexualidade so criminalizadas, toda forma de prazer vista como pecado. uma poca em que o homem perde quase que totalmente sua sexualidade.

Capitulo IV Enfim vem o tempo possvel para o amor sem deus nem vergonha. O casal contemporneo comea vivendo relao sexual s vezes tem filhos e eventualmente se casam. O casamento anda mal nos dias de hoje, como tradio medieval que destinava a casta monogamia, hoje o contrato de unio civil rompe a divida conjugal da igreja. A tecnociencia e as evolues na biomedicina podem gerar filhos sem a necessidade do ato sexual, em provetas, os diferentes mtodos contraceptivos, a plula anticoncepcional deu a mulher uma independncia igualitria perante os homens, o planejamento familiar fundamental. Hoje em dia, a iniciativa amorosa ainda masculina, porem o homem prope e a mulher dispe, podendo negar o homem caso no goste. Isso ope diretamente ao antigo modo de se pensar, atividade/passividade que correspondia ao masculino/feminino. A biotecnologia permitiu no somente o sexo sem procriao, mas tambm a procriao sem sexo. Utilizando mtodos de fecundao in vitro, para selecionar o patrimnio gentico dos pais e implantar no tero da me. A Igreja crist vai contra os mtodos contraceptivos, alm da fecundao in vitro. Ambas so uma afronta direta ao costume religioso de sexo somente para a procriao. O surgimento da AIDS introduz o conceito de parceiros de risco, o que deixa claro que a sociedade se relaciona com diversos parceiros, e a emergncia de uma bissexualidade reconhecida socialmente. Com a liberao sexual, o sexo se torna em uma mecnica exigente, homens devem conseguir satisfazer suas mulheres, com isso surge sexologia, verdadeiras clinicas do orgasmo que se focam em curar problemas de ereo e intensificar a potencialidade do gozo.

Comentrio: Os avanos cientficos e a possibilidade da relao sexual sem a necessidade de procriao batem de frente com os ideais cristos. Comea a liberao sexual e a comercializao do ideal de Sex Machine, existe tambm o conceito de diversos parceiros. Esse capitulo mostra o inicio do mundo atual, onde podemos ter vrios parceiros sexuais, sem a necessidade de casamento, ou qualquer sacramento que salvara nossas almas. A sexualidade volta, e atinge um patamar muito alto na sociedade., buscamos o aprimoramento de tcnicas sexuais, a amplificao do orgasmo, o prazer a cima da religio.

Capitulo V Liberao, tica e Moral da Responsabilidade Sexual O movimento hedonista moderno provem de uma liberao sexual, cujo principio de situar-se em um espao possvel ilimitado. Essa liberao vem para suprimir a represso de vrios sculos. O imperativo categrico do orgasmo aparece como um dever, fazendo com que pessoas tratem seus problemas sexuais em clinicas, o orgasmo um clmax do prazer, desejvel para qualquer sexualidade perfeita e sua busca legitima. Porem, transformar isso em tirania, condena a to chamada liberdade sexual. A atividade sexual deve ser livremente escolhida, sem culpa. Nossa sociedade, apesar de clamar por ser liberada sexualmente, esta longe de ser assim. Ainda existem muitos tabus sexuais e pudores ridculos. O cristianismo tem razoes profundas para temer o sexo, pela primeira vez, os homens inventaram um Deus de Amor que exclua a sensualidade. A este deus de amor, preciso dar o casto amor. Sacrificar o sexo a mnima das coisas, se quisermos nos elevar at o exemplo cristico e reencontra-lo. A doutrina crist surge como uma das modalidades que os homens puderam inventar para conjurar um medo arcaico diante do prazer. Uma tica e uma moral so assim definidas so suficientes para viver uma sexualidade livre e responsvel. Assim, o estupro proibido, no porque Deus o quer, mas porque ele uma ofensa integridade da pessoa, uma negao de sua livre vontade. As diversas campanhas sobre a AIDS no desencadearam um pnico coletivo, o que demonstra certa maturidade da sociedade moderna. O preconceito contra homossexuais ainda muito grande, ouviu-se de diversas autoridades religiosas que a AIDS foi uma forma de castigas a liberalizao da cultura gay. Porem, nenhuma situao histrica irreversvel, estamos vivendo uma poca singular. Em nenhum momento da historia conjugamos desta forma a igualdade entre sexos e a liberdade sexual. A histria no linear e definitiva, faz pouco tempo que deixamos de encontrar em ns um mal marcado pela sujeira da carne. O ser humano inventa o ser humano, falta ainda inventar uma sexualidade para um projeto de existncia livre. A sexualidade faz parte de nossa existncia.

Comentrio: Aps a grande liberao sexual, atingimos um ponto de estabilidade, buscamos formas ticas e morais para lidar com assuntos referentes a sexualidade. A AIDS surge, e diante das campanhas de preveno, temos uma demonstrao de maturidade da sociedade. Muitos conceitos ainda devem ser revistos, o sexo no questo de numero de parceiros, mas o prazer de forma livre e satisfatria para ambos os sexos.

A construo do eu na Modernidade: da Renascena ao sculo XIX


Questes Orientadoras: Capitulo 2 1. Qual a diferena entre a meditao solitria de um monge medieval e a experincia de solido de um homem do sculo XX? Um monge medieval, medita em busca da salvao de sua alma, sem pensar como um individuo, ele sempre observado por um deus onipresente. J o homem no sculo XX tem uma interioridade particular e sigilosa, onde seus pensamentos so individuais e solitrios. 2. Procure identificar alguma forma atual de entender o mundo que seria impensvel na Idade Mdia O mundo impensvel na idade media, um mundo individualista, portanto a melhor forma de entender isso, seria com as profisses individuais como aprpria psicologia. Na idade mdia, seria impossvel a concepo de problemas com o EU. O sistema acadmico tambm no seria possvel, pois no havia o pensamento de se constituir enquanto humano, seu destino era predestinado, no havia a necessidade de se educar. Capitulo 3 1. Como foi possvel conciliar a crena em um Deus onipotente e a crena na liberdade do homem? A crena foi modificada, Deus entendido como criador e juiz porem a sua obra funciona com as prprias leis. Surge assim a possibilidade de conhecimento as leis naturais. Deus no interfere mais durante a vida do homem, mas sim na sua criao e no seu julgamento final. 3. Entre o mundo medieval e o mundo renascentista, qual parece gerar mais angustia no homem? Por qu? O mundo renascentista gera muito mais angustia no homem. No mundo medieval, o homem era sempre observado por um Deus maior e onipresente tendo assim a proteo e a vigilncia de deus. No mundo renascentista, o homem se v sozinho e necessita aprender a lidar com o mundo e diversas culturas que so diferentes da que ele estava acostumado.

Capitulo 4 3. Por que no Renascimento o homem perdeu suas certezas? Diante de tantas mudanas nos padres de comportamento, o homem renascentista se sente perdido diante de tantas culturas diferentes e da ideia do comercio. As feiras de rua, comeam a ter um carter comercial e aberto para toda a Europa, surgem varias culturas e religies diferentes em que o renascentista sente-se na obrigao de rever seus conceitos, ou considerar que as crenas aleias so erradas ecatequiza-las Capitulo 5 1. Como se relaciona a crena na liberdade do homem e a tentativa de submet-lo a uma ordem disciplinar rgida no sculo XVI? A liberdade humana a causa da sua perdio. Logo os exerccios espirituais dizem que o homem deve utilizar sua liberdade para escolher a salvao, se privando da mesma. Abrindo mo da liberdade e transferindo-a a autoridade religiosa com determinao, lhe daria a salvao. 3. Quais poderiam ser as relaes entre os Exerccios Espirituais e as atuais terapias de auto-ajuda? Tanto os exerccios espirituais, quanto as terapias de auto-ajuda, tem base de que o homem livre, e que podemos atingir qualquer objetivo. Seja ela a salvao de nossa alma ou a terapia dos nossos problemas por meio de regras de conduta.

Marcelo Guedes dos Santos

A SEXUALIDADE ONTEM E HOJE Professora Vera Lcia Blum

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CURSO DE PSICOLOGIA CUIAB-MT 2010

También podría gustarte