Está en la página 1de 14

FUNDEP

Fundao de Apoio ao Ensino, Extenso, Pesquisa e Ps-Graduao


Edital de Concurso n 001/2006 Concurso Pblico Realizado em 10/12/2006
PROVA DE ENSINO MDIO
IDENTIFICAO DO CANDIDATO (favor preencher em letra de forma):
CARGO: AGENTE

DE TRNSITO _________________________ Assinatura do Candidato

CANDIDATO (A): ____________________________________________ N. DE INSCRIO: __________________________________________ RG: ________________________________________________________

INSTRUES
Prezado(a) Candidato(a): Leia atentamente as instrues a seguir: 1. Assine o caderno de prova no espao determinado. 2. O caderno de prova dever conter 30 (trinta) questes. 3. A durao da prova ser de, no mximo, 3 horas e 30 minutos. 4. A interpretao das questes faz parte da prova no sendo permitido fazer perguntas aos fiscais. 5. A prova individual, sendo vedada a comunicao entre os candidatos durante a sua realizao. 6. Ser excludo do concurso o candidato que utilizar material de consultas ou qualquer sistema de comunicao, durante a realizao da prova. 7. Em cada questo h somente uma resposta correta. 8. No decorrer da prova, caso seja observada qualquer anormalidade grfica, esta dever ser comunicada ao fiscal da sala. Caso seja observada irregularidade na formulao de alguma questo da prova ou ainda existncia de questes fora do contedo programtico, estas informaes devero ser protocoladas por meio de recurso Coordenao Geral na data de hoje para posterior anlise. Caso no o faa nesse momento poder, ainda, protocolar, junto CETTRANS, recurso dirigido Comisso Organizadora de Concursos, no perodo de 11 a 13 de dezembro de 2006. 9. O carto de respostas (gabarito) ser considerado como nico e definitivo documento para efeito de correo da prova escrita, devendo ser assinado e preenchido corretamente, no podendo haver substituio em virtude de erro no preenchimento. No sero computadas as questes no assinaladas, bem como aquelas que contenham mais de uma resposta. Alm disso, as questes que contenham emendas ou rasuras, ainda que legveis, tambm no sero consideradas, sendo de sua inteira responsabilidade os prejuzos advindos das marcaes feitas incorretamente no carto de respostas. 10. O caderno de prova dever ser entregue aos fiscais, juntamente com o carto de respostas preenchido, ao final da prova. 11. Ao receber seu carto de respostas (gabarito): a) Confira os dados de identificao, certificando-se de que estejam corretos. b) Assine no local indicado. c) Preencha completamente, com caneta esferogrfica preta, o campo correspondente alternativa que considera correta em cada questo.

Boa Prova!

1 3 4 6 LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO E, EM SEGUIDA, RESPONDA S QUESTES QUE LHE SEGUEM (DE 01 A 07). ================================================================== 7 LEI No 10.741, DE 1 DE OUTUBRO DE 2003 8 Dispe sobre o Estatuto do Idoso e d outras providncias 9 CAPTULO X 10 Do Transporte 11 Art. 39. Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes 12coletivos pblicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos servios seletivos e especiais, quando 13prestados paralelamente aos servios regulares. 14 1o Para ter acesso gratuidade, basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que 15faa prova de sua idade. 16 2o Nos veculos de transporte coletivo de que trata este artigo, sero reservados 10% (dez 17por cento) dos assentos para os idosos, devidamente identificados com a placa de reservado 18preferencialmente para idosos. 19 3o No caso das pessoas compreendidas na faixa etria entre 60 (sessenta) e 65 (sessenta e 20cinco) anos, ficar a critrio da legislao local dispor sobre as condies para exerccio da 21gratuidade nos meios de transporte previstos no caput deste artigo. 22 Art. 40. No sistema de transporte coletivo interestadual observar-se-, nos termos da legislao 23especfica: Regulamentado pelo DEC. N 5.934/ 18.10.2006. 24 I a reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por veculo para idosos com renda igual ou inferior a 2 25(dois) salrios-mnimos; 26 II desconto de 50% (cinqenta por cento), no mnimo, no valor das passagens, para os idosos 27que excederem as vagas gratuitas, com renda igual ou inferior a 2 (dois) salrios-mnimos. 28 Pargrafo nico. Caber aos rgos competentes definir os mecanismos e os critrios para o 29exerccio dos direitos previstos nos incisos I e II. 30 Art. 41. assegurada a reserva, para os idosos, nos termos da lei local, de 5% (cinco por 31cento) das vagas nos estacionamentos pblicos e privados, as quais devero ser posicionadas de 32forma a garantir a melhor comodidade ao idoso. 33 Art. 42. assegurada a prioridade do idoso no embarque no sistema de transporte coletivo.
34 5
2

Prova de Ensino Mdio Lngua Portuguesa

==================================================================

35
36 37 38 39 40

01.

De acordo com a Lei N 10.741, CORRETO afirmar que sero reservados 10% (dez por cento) dos assentos...: Aos idosos com mais de 60 (sessenta) anos que fizerem uso do transporte interestadual. Aos idosos com mais de 65 (sessenta e cinco) anos que fizerem uso do transporte interestadual. Aos idosos com mais de 65 (sessenta e cinco) anos que fizerem uso do transporte coletivo urbano e semi-urbano. Aos idosos entre 60 (sessenta) e 65 (sessenta e cinco) anos que fizerem uso de transporte coletivo urbano e semi-urbano. A todos os idosos que fizerem uso do transporte interestadual.

(A) (B) (C) (D) (E)

02.
(A) (B) (C) (D) (E) 2

Em relao ao Art. 40 da Lei N 10.741, INCORRETO afirmar que: As vagas gratuitas, no transporte interestadual, sero destinadas aos idosos que comprovarem renda igual ou inferior a 2 (dois) salrios-mnimos. Cada veculo dever destinar 2 (duas) vagas gratuitas para idosos com renda igual ou inferior a 2 (dois) salrios-mnimos. Caso as vagas gratuitas, do veculo, tenham excedido, o idoso ter direito a desconto de 50% (cinqenta por cento), no mnimo, no valor das passagens. A legislao especfica que determina as normas de vagas gratuitas no transporte interestadual est regulamentada pelo Decreto N 5.934/18.10.2006. Todos os idosos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos tero vagas garantidas no transporte interestadual. Ainda em relao Lei N 10.741, analise as afirmaes abaixo: O idoso maior de 65 (sessenta e cinco) anos tem acesso gratuidade no transporte coletivo pblico urbano e semi-urbano, desde que apresente um documento que comprove sua idade. No transporte coletivo pblico urbano, a maioria dos assentos deve ser reservada aos idosos. Aos idosos compreendidos entre 60 (sessenta) e 65 (sessenta e cinco) anos, a legislao local que deve dispor sobre o exerccio da gratuidade nos meios de transporte coletivo pblico urbano e semi-urbano. Em relao s afirmaes anteriores, assinale a alternativa CORRETA: As afirmaes (1), (2) e (3) esto corretas. Somente a afirmao (1) est correta. As afirmaes (1) e (3) esto corretas. As afirmaes (2) e (3) esto corretas. Nenhuma das afirmaes est correta. Assinale a alternativa em que os sinais de pontuao esto CORRETAMENTE empregados: A Lei N 10.741, de 1 de outubro de 2003 dispe sobre o Estatuto do Idoso e d outras providncias. Aos idosos, com renda igual ou inferior a 2 (dois) salrios-mnimos, que excederem as vagas gratuitas, a empresa dever providenciar desconto de, no mnimo, 50% (cinqenta por cento) no valor das passagens. Aos idosos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurado, entre outras coisas: gratuidade, no transporte coletivo pblico urbano; gratuidade no transporte interestadual; assentos no transporte coletivo, desde que apresentem, documentos que comprovem sua idade. Aos idosos cabe fazer cumprir a Lei exigindo o que lhes de direito. As empresas de transporte devem ... seguir a Lei, respeitando o direito garantido, aos idosos.

03.
(1) (2) (3)

(A) (B) (C) (D) (E)


3

04.
(A) (B) (C)

(D) (E) 5

05.
(A) (B) (C) (D) (E) 2 3 4

Em relao norma padro da lngua portuguesa, CORRETO afirmar que: Nas linhas 5-6, em fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos pblicos, a palavra assegurada foi empregada no feminino singular para concordar, em gnero e nmero, com o termo que a antecede. Nas linhas 6-7, em exceto nos servios seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos servios regulares, o termo paralelamente, que se refere aos servios regulares, expressa uma circunstncia de modo ao seu referente. Na linha 16, em No sistema de transporte coletivo interestadual observar-se-, o verbo observar est flexionado na terceira pessoa do plural, e aponta para uma ao facultativa futura. Ainda em relao ao verbo observar-se- (linha 16), o significado da partcula se, nesse contexto, a si mesmo, sendo, portanto, denominada de pronome pessoal do caso reto; Na linha 27, em assegurada a prioridade do idoso, se retirarmos o artigo feminino singular que antecede a palavra prioridade, a concordncia adequada passa a ser assegurado prioridade do idoso.

06.
(A) (B) (C) (D) (E) 5 6 7 8

Em relao ao emprego do acento indicador de crase, CORRETO afirmar que: Na linha 8, em Para ter acesso gratuidade, houve crase porque a preposio a est diante de uma palavra feminina que admite o uso do artigo a; Em casos como o da linha 8, em Para ter acesso gratuidade, o emprego da crase facultativo; Na linha 8, em Para ter acesso gratuidade, pode-se substituir a preposio a pela preposio para, sem alterar o sentido do 1, do Art. 39, e sem prejudicar a regncia do verbo acessar; Na linha 16, em No sistema de transporte coletivo interestadual observar-se-, o emprego do acento no a, no termo observar-se-, mostra uma ocorrncia em que a crase obrigatria; Nas linhas 25-26, em de forma a garantir a melhor comodidade ao idoso, na preposio ao, antes da palavra masculina idoso, o uso do acento grave proibido, mas na preposio a, antes do verbo garantir, o seu emprego facultativo.

07.
(A) (B) (C) (D) (E) 9

O emprego da acentuao grfica em lngua portuguesa segue algumas convenes. Nessa perspectiva, marque o que for CORRETO: As palavras d, ficar e so acentuadas porque so oxtonas terminadas em a e e. As palavras providncias, pblicos e veculos so acentuadas por serem proparoxtonas. As palavras providncias, etria e salrios so acentuadas porque so paroxtonas terminadas em ditongo. As palavras especfica, mnimo e nico so acentuadas por serem oxtonas terminadas em a e o. As palavras etria e critrio so acentuadas por serem proparoxtonas terminadas em ditongo.

1 2 4 5 5 7 8
6 3

Prova de Ensino Mdio Matemtica

08. Uma impressora imprime 600 folhas de uma planilha de dados em 1 hora e 40 minutos.
Dividindo o trabalho por 4 impressoras que trabalham o dobro da velocidade, o tempo necessrio para a concluso da impresso ser de: 20 minutos. 8,5 minutos. 25 minutos. 12,5 minutos. 16,5 minutos

(A) (B) (C) (D) (E)

09. Um determinado fungo de pele, numa criana infectada, cobre uma rea de 1 mm. Sabe-se
que este fungo se propaga na pele de forma a dobrar a rea afetada a cada 24 horas. Sem qualquer tratamento, passados 10 dias, a rea infectada ser de: 10,24 cm. 1,24 cm. 1,024 cm. 102,4 cm. 124 cm.

(A) (B) (C) (D) (E)

10. Um celular com sua bateria carregada leva 200 horas para descarreg-la sem ser utilizado (em
modo espera). O mesmo celular com a mesma carga na sua bateria leva 160 horas para descarreg-la, sendo utilizado 1 hora (em ligaes) neste perodo. O mesmo celular com a mesma bateria carregada, sendo utilizado por 4 horas (em ligaes) no perodo, para descarregar levaria: 32 horas. 40 horas. 36 horas. 100 horas. 155 horas.

(A) (B) (C) (D) (E)

11. Uma populao de uma espcie de animal, existente em uma reserva ecolgica, era de 1000

indivduos no ano 2000. Por falta de predadores, o nmero de indivduos desta populao veio sendo duplicado a cada ano. Desconsiderando-se possveis mortes, o total de animais no ano 2006 deve ser de: 64.000 elementos. 6.000 elementos. 12.000 elementos. 24.000 elementos. 16.000 elementos.

(A) (B) (C) (D) (E)

12. Em uma construo foram levantadas 5 colunas cujas alturas formam uma progresso
(A) (B) (C) (D) (E) aritmtica de razo 25 cm. Sabendo-se que a coluna mais baixa possui 3 metros de altura, qual a altura da coluna mais alta? 3,25 m. 4,50 m. 4,00 m. 3,75 m. 4,25 m.

13. Em uma determinada rua havia 48 carros estacionados, sendo que parte deles estava de forma

(A) (B) (C) (D) (E)

irregular. Sabe-se que a razo entre o nmero de carros regulares para o nmero de carros irregulares era 5 3 . Pode-se afirmar ento que: O nmero de carros irregulares era menor que 14. Havia mais carros irregulares do que regulares. Havia 30 carros regulares. Havia 16 carros irregulares. O nmero de carros irregulares era mpar.

14. A figura a seguir representa um retngulo do qual foi retirado um tringulo retngulo.
2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 (A) (B) (C) (D) (E) 13 14

3 cm 7 cm

5 cm

12 cm

Com base nas medidas fornecidas na figura, pode-se concluir que a rea da parte hachurada de: 64 cm2. 68 cm2. 76 cm2. 78 cm2. 84 cm2.

1 2 5 6
7 8 9 10 11 12 13 3 4

Prova de Ensino Mdio Conhecimentos Gerais

15.

Nos ltimos anos, a Organizao das Naes Unidas (ONU) vem elaborando relatrios peridicos sobre o Desenvolvimento Humano. As informaes abaixo foram retiradas de relatrios recentes. No final da dcada de 1990: O quinto da populao mundial que vive nos pases de renda mais elevada tinha 86% do PIB mundial, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%. O quinto da populao mundial que vive nos pases de renda mais elevada tinha 82% das exportaes mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%. Os 20% mais ricos so responsveis por 86% do consumo mundial, enquanto os 20% mais pobres so responsveis por 1,3% do consumo. 1 bilho de pessoas detm 80% da riqueza produzida no mundo, enquanto 5 bilhes de pessoas, que vivem na maioria dos pases, fica com o restante. A distncia da renda do quinto da populao mundial que vive nos pases mais pobres, que era de 30 para 1, em 1960 passou para 60 para 1, em 1990, e chegou a 74 para 1, em 1997. Tendo como base as informaes acima, assinale a opo CORRETA:

(A) Houve uma diminuio da disparidade entre as naes. (B) Diminuiu a marginalidade nos pases pobres. (C) Houve uma incluso progressiva de pases no sistema produtivo. (D) Os dados revelam uma crescente concentrao da renda, recursos e riquezas. (E) As informaes apresentam uma distribuio eqitativa dos resultados obtidos com as inovaes tcnicas. 14 15 16

16. Fernando Henrique Cardoso e seu partido, o PSDB, governaram o Brasil de 1994 a 2002.
Sobre esse perodo pode ser afirmado: (A) Foi aprovada a atual Constituio e formulada uma nova poltica econmica denominada de Plano Real. (B) Houve uma reverso no processo de privatizao das empresas estatais iniciado nos governos anteriores. (C) Seu governo teve incio devido ao processo de Impeachment de Fernando Collor, afastado por envolvimento em corrupo. (D) Caracterizou-se como um governo de carter popular com amplo apoio dos movimentos sociais organizados. (E) Foi aprovada a emenda constitucional que criou a reeleio para o executivo no Brasil. 17

1 2

17. Qual das alternativas abaixo NO corresponde atual organizao poltica e administrativa
do Brasil? (A) O Brasil um pas democrtico, organizado politicamente na forma de Repblica Federativa. Os estados, os municpios e o Distrito Federal formam uma unio indissolvel. (B) No Brasil, ao Poder Legislativo, composto pelo Congresso Nacional, que congrega a Cmara dos Deputados e o Senado Federal, compete elaborar leis que regulam a vida do povo. (C) No Brasil o poder est dividido em Poder Executivo, Legislativo e Moderador. A este cabe agir como juiz e moderar as questes conflituosas quer seja entre pessoas ou entre os poderes. (D) A primeira Constituio Republicana entrou em vigor em 1891 e a ltima, a chamada Constituio Cidad, foi aprovada em 1988. (E) O Brasil um pas marcado por extremas desigualdades sociais. Diante disso, a democracia acaba por resumir-se apenas igualdade do voto e no participao real e efetiva de todos.
3 4 5 6

18.

Leia atentamente as afirmaes sobre o Estado do Paran e responda: 1) Dentre as primeiras descries sobre o relevo, o clima, a vegetao, os rios e o modo de vida paranaense encontramos as realizadas por Raposo Tavares, feitas quando foram realizadas Guerras Santas para caar ndios. 2) A Marcha para o Oeste, segundo os intelectuais governistas da poca, representava a recriao do bandeirantismo paulista. 3) Antes das estradas pavimentadas que cortam o Estado do Paran, ligando o Oceano Atlntico e a Costa do Pacfico no Peru, as comunicaes e o deslocamento da populao eram feitos no meio das matas pelo Caminho do Peabiru. 4) A rea de terra localizada entre os Rios Iguau e Piquiri, objeto de disputas entre os governos do Paran e de Santa Catarina, aps a Proclamao da Repblica ficou conhecida como Contestado. 5) Dentre as antigas pousadas hoje grandes cidades do Paran fundadas pelos tropeiros esto Lapa, Castro, Ponta Grossa, Maring e Londrina. 6) A poltica de erradicao do caf no Paran acelerou o processo de transformaes econmicas do setor agrcola e levou a uma maior mecanizao da terra modificando o perfil da produo de alimentos e a distribuio da terra.

(A) As afirmaes 1, 2 e 6 esto corretas. (B) As afirmaes 2, 3 e 6 esto corretas. (C) As afirmaes 1, 3, 5 e 6 esto corretas. (D) Todas as afirmaes esto corretas. (E) Todas as informaes so incorretas.
7

19.

Movimento da Populao de Cascavel por dcadas 1960 - 2005


300.000 200.000 100.000 0 Rural Urbano Populao Dcada 1 34.324 5.274 39.598 1960 2 55.608 34.709 89.417 1970 Rural 3 39.671 123.698 163.369 1980 Urbano 4 15.224 177.066 192.290 1991 5 16.606 6 18.915

245.580 265.625 262.198 284.540 2000 2005 Dcada

Populao

Fonte: IBGE Censos Demogrficos de 1960, 1970, 1991, 2000, 2005. (SANTANA, 2006).

Considerando o grfico acima e a evoluo econmico-social do municpio de Cascavel, INCORRETO afirmar que: (A) A inverso entre a populao rural e urbana de Cascavel ocorreu na dcada de 1970. (B) O aumento da populao urbana se deu em decorrncia do processo de modernizao da agricultura da regio. (C) O expressivo crescimento da populao urbana ocorrido entre 1970 e 1991 se deu em conseqncia do aumento da taxa de natalidade. (D) O rpido crescimento da cidade aumentou a demanda pelos servios essenciais oferecidos populao. (E) Na atualidade menos de 7% da populao de Cascavel vive no interior do municpio.
2 3

20. A luta desses primeiros homens contra a mata virgem; o combate do machado contra o

pinheiro secular; o sofrimento do homem isolado na mata, sob as picadas dos mosquitos, a ardncia do carrapato a entranhar-se sob a pele; a falta de alimentao que vezes no chegava no devido tempo, por no o permitirem as condies de estradas ou as chuvas prolongadas. Isso tudo chamamos hoje de pioneirismo. (Citado por SCHNEIDER, 2002, p. 63). O texto acima refere-se difcil vida dos colonos no incio da colonizao da regio. Sobre o processo de colonizao da regio NO se pode afirmar que:

(A) A falta de populao brasileira no Oeste do Paran ocasionou o predomnio completo de paraguaios e argentinos. (B) A justificativa oficial para a criao do Territrio Federal do Iguau foi a necessidade de nacionalizar a chamada fronteira guarani. (C) Capitalistas gachos, com o apoio do Governo Federal, desejavam essas terras para realizar vantajosos negcios imobilirios. (D) A regio Oeste, de receptora de migrantes nas dcadas de 1940 e 1950, passou a expuls-los a partir de 1960. (E) Entre os colonos preferidos pelas colonizadoras para ocupar a regio destacaram-se os italianos, alemes, caboclos e poloneses.

1 2 5 6 10
11 12
7 8 9 3 4

Agente de Trnsito Conhecimentos Especficos

21. O uso de luzes em veculos em movimento obedece a algumas determinaes. Dentro do


permetro urbano provido de iluminao, o condutor: (A) Utilizar luz de posio do veculo durante a noite e durante o dia nos tneis providos de iluminao pblica. (B) Utilizar acesos os faris do veculo, utilizando luz alta, exceto durante a noite ao cruzar com outro veculo ou ao segui-lo. (C) Manter acesos os faris do veculo utilizando luz baixa durante a noite e durante o dia nos tneis providos de iluminao pblica. (D) Manter acesos os faris do veculo utilizando luz de posio durante a noite. (E) Manter acesos os faris do veculo utilizando luz alta durante a noite nas vias com iluminao pblica.
13 14 15

22.

A velocidade mxima permitida para a via ser indicada por meio de sinalizao, obedecidas suas caractersticas tcnicas e as condies de trnsito. Onde no existir sinalizao regulamentadora, a velocidade mxima permitida, nas vias urbanas, ser de:

(A) Sessenta quilmetros por hora nas vias de trnsito rpido; cinqenta quilmetros por hora nas vias arteriais; quarenta quilmetros por hora nas vias coletoras; trinta quilmetros por hora nas vias locais. (B) Oitenta quilmetros por hora nas vias de trnsito rpido; sessenta quilmetros por hora nas vias arteriais e nas vias coletoras; trinta quilmetros por hora nas vias locais. (C) Cento e dez quilmetros por hora nas vias de trnsito rpido; oitenta quilmetros por hora nas vias arteriais; sessenta quilmetros por hora nas vias coletoras; trinta quilmetros por hora nas vias locais. (D) Oitenta quilmetros por hora nas vias de trnsito rpido; sessenta quilmetros por hora nas vias arteriais; quarenta quilmetros por hora nas vias coletoras; trinta quilmetros por hora nas vias locais. (E) Cento e dez quilmetros por hora nas vias de trnsito rpido; oitenta quilmetros por hora nas vias arteriais; quarenta quilmetros por hora nas vias coletoras e nas vias locais. 16

23. A placa de regulamentao octogonal determina que o condutor:


(A) Deve parar obrigatoriamente o seu veculo antes de entrar na via. (B) D a preferncia ao veculo que transita na via em que vai entrar. (C) Est proibido de parar ainda que por pouco tempo. (D) Pode parar quando necessrio para entrar na via. (E) Deve dar preferncia ao veculo que transita na via em que vai entrar, reduzindo a velocidade.
2

24. Um silvo longo por parte da autoridade de trnsito significa:


(A) Acenda a lanterna. (B) Diminua a marcha. (C) Ateno, siga. (D) Trnsito impedido em todas as direes. (E) Motoristas a postos.
3

25. Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor com o farol apagado, constitui infrao e implica na seguinte penalidade: (A) Infrao grave, com a penalidade de multa, reteno do veculo e suspenso do direito de dirigir. (B) Infrao leve, com a penalidade de multa. (C) Infrao gravssima, com a penalidade de multa e reteno do veculo at regularizao. (D) Infrao grave com a penalidade de multa. (E) Infrao gravssima com a penalidade de multa e suspenso do direito de dirigir.
4

26. Para habilitar-se nas categorias D e E ou para conduzir veculo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergncia ou de produto perigoso, o candidato dever preencher os seguintes requisitos: (A) Ser maior de 21 anos, estar habilitado no mnimo h um ano na categoria B, ou no mnimo h um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria D; e no mnimo h um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria E. (B) Ser maior de 21 anos, estar habilitado no mnimo h dois anos na categoria B, ou no mnimo h um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria D; e no mnimo h um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria E. (C) Ser maior de 21 anos, estar habilitado no mnimo h um ano na categoria B, ou no mnimo h um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria D ou E. (D) Ser maior de 18 anos, estar habilitado na categoria B, ou na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria D; e habilitado na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria E. (E) Ser maior de 18 anos, estar habilitado na categoria B, h um ano.

1
2

27. Assinale a alternativa INCORRETA com relao ao procedimento adequado quando for
necessrio prestar socorro em caso de acidente automobolstico: (A) A situao de emergncia justifica ajuda de forma limitada. (B) Caso a velocidade mxima para a via for de 80 Km/hora, coloque o tringulo a 80 metros do local do acidente. (C) Jamais abrir cap e porta-malas como forma de chamar a ateno. (D) Informar ao socorrista o local exato, o tipo de acidente, o perfil da vtima, o nvel de ocorrncia e gravidade. (E) Informar ao socorrista as condies de trnsito e os procedimentos realizados anteriormente.

3 4

28. Quando o condutor deixar de manter acesa a luz baixa e o veculo estiver em movimento,
durante a noite, constitui uma infrao que implica na seguinte penalidade: (A) Infrao leve, com penalidade de multa. (B) Infrao gravssima, com a penalidade de multa e suspenso do direito de dirigir. (C) Infrao grave, com penalidade de multa. (D) Infrao grave, com penalidade de multa e reteno do veculo e suspenso do direito de dirigir. (E) Infrao mdia, com a penalidade de multa.
5 6

29. Utilizar o veculo em via pblica para demonstrar ou exibir manobra perigosa, arrancada

brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus, constitui infrao e tem a seguinte penalidade:

(A) Infrao gravssima e penalidade de multa. (B) Infrao grave, penalidade de multa, suspenso do direito de dirigir e apreenso do veculo. (C) Infrao grave e penalidade de multa. (D) Infrao gravssima, penalidade de multa, suspenso do direito de dirigir e apreenso do veculo. (E) Infrao mdia e penalidade de multa. 7
8

30. O condutor de veculo destinado conduo de escolares deve satisfazer os seguintes


requisitos: (A) (B) (C) (D) (E) 9 Ter idade superior a 21anos e ser habilitado na Categoria D. Ter idade superior a 18 anos e ser habilitado na Categoria E. Ter idade superior a 21 anos e ser habilitado na Categoria C. Ter no mnimo 20 anos e ser habilitado na Categoria E. Ter no mnimo 20 anos e ser habilitado na Categoria D.

También podría gustarte