Está en la página 1de 3

Licenciatura em Engenharia Electrotcnica e de Computadores

Laboratrios de Electrnica e Computao I Avaliao Complementar 28 de Junho de 2010

Durao total do miniteste : 2h 00m


Leia atentamente o enunciado e responda objectivamente responda no enunciado

Nome

Considere o circuito da figura seguinte. Determine o valor das intensidades de corrente nas 3 resistncias recorrendo ao LTSpice.

(2,5)

(1,5)

Escreva a declarao SPICE que permita gerar uma onda quadrada de frequncia 10 kHz, amplitude 10Vpp, ciclo de trabalho de 50%, e valor mdio nulo. Sugesto: teste em LTSpice copiando as linhas de cdigo produzidas.

Implemente um rectificador positivo com filtragem e carga de 100. O condensador a utilizar de 10F, a tenso de entrada de 9Veff, frequncia 10kHz e o dodo utilizado o 1N5819. a) Desenhe o circuito completo em SPICE. b) Qual o comando SPICE que permite a anlise transitria para os 3 primeiros perodos do sinal de entrada ?

(5,0)

c)

Quais os passos a seguir para realizar uma anlise paramtrica ao condensador utilizado no rectificador ? Escreva a directiva que permite experimentar condesandores com os valores 100nF, 1F e 10F;

d) Esboe o resultado obtido com o condensador de 100nF e resistncia de carga de 1kIndique o valor mnimo de tenso sada. e) Considerando a alnea d), aumente a frequncia do sinal de entrada para 50kHz e faa uma nova simulao transitria no mesmo intervalo de tempo. Quais as diferenas observadas ? O que que conclu desta alterao ?

Departamento de Engenharias ECT, Raul Morais@2009

Pg - B 1 de B 3

Licenciatura em Engenharia Electrotcnica e de Computadores

Laboratrios de Electrnica e Computao I Avaliao Complementar 28 de Junho de 2010

Construa agora uma fonte de alimentao simtrica com base num transformador de duplo enrolamento no secundrio. Obtenha o mesmo valor da tenso de entrada do rectificador mas agora recorrendo a um transformador com as seguintes caractersticas do primrio: resistncia de enrolamento 10 e indutncia 2500H. A tenso a aplicar a tenso da rede elctrica. a) Qual a inductncia do secundrio de modo a que a tenso em cada enrolamento do secundrio seja exactamente 12Veff ? Justifique o valor encontrado b) Esboce o circuito completo e comente todos os elementos que sejam necessrios correcta simulao do circuito. c) Faa as devidas alteraes ao circuito apresentado na alnea anterior de modo a que todas as alternncias sejam aproveitadas no processo de rectificao. d) Esboce o resultado e d uma explicao sucinta.

(4,0)

Construa a funo necessria para gerar o sinal ilustrado na figura:

(2,0)

Departamento de Engenharias ECT, Raul Morais@2009

Pg - B 2 de B 3

Licenciatura em Engenharia Electrotcnica e de Computadores

Laboratrios de Electrnica e Computao I Avaliao Complementar 28 de Junho de 2010

Implemente em LTSpice o circuito da figura seguinte. Responda as questes seguintes.

(5,0)

a) Diga qual a utilidade de uma anlise AC. Qual a lista de comandos necessrios a uma anlise AC de 500 pontos por dcada entre 1mHz e 1GHz ? b) Visualizada a resposta em frequncia (apenas amplitude ignore a resposta de fase), diga que tipo de filtro . Identifique, aproximadamente, a frequncia de corte deste filtro, ou seja, indique o ponto a -3dB. c) Se o condensador C1 tomar os valores 10p, 1n, 10n e 100n, o que que acontece banda de frequncias ? Responda, realizando uma simulao paramtrica em C1, esboando a amplitude (em dB) dos resultados obtidos. d) Se pretender um tipo de filtro com resposta oposta ao indicado na alnea b), qual seria o novo circuito ?

Bom trabalho
Departamento de Engenharias ECT, Raul Morais@2009 Pg - B 3 de B 3

También podría gustarte