Está en la página 1de 3

jogos e puzzles at s actividades didcticas no computador.

Cada aula tem vrios momentos nos quais so introduzidas estas actividades e recursos e cabe-nos a ns, professores, aferir qual o momento mais propcio para cada uma delas.

3Como avalia a concretizao das actividades educativas e o cumprimento dos objectivos de aprendizagem dos seus alunos? Identifique as principais dificuldades e as estratgias que usou para as superar.
Ao longo do perodo de avaliao constatei que a disponibilidade horria para alguns alunos era manifestamente insuficiente . No obstante, realizei actividades e estratgias que fossem de encontro s suas necessidades imediatas e que os mantivessem concentrados, interessados e empenhados na sua aprendizagem durante o mximo de tempo possvel, atendendo sempre ao seu ritmo e aos objectivos propostos no PEI. Tentei estar em permanente articulao com os Professores do Ensino Regular, para que o apoio fosse ao encontro das necessidades reais dos alunos. Assim, ao longo do ano lectivo, apoiei os alunos na realizao de tarefas relacionadas com as diversas reas nas quais demonstravam dificuldades.

4Como avalia a relao pedaggica que estabeleceu com os seus alunos e o conhecimento que tem de cada um deles?
Ao longo deste ano lectivo, procurei estabelecer com os alunos, quer na sala de aula, quer fora dela, uma relao prxima com base no dilogo e no respeito mtuo, tendo sempre em linha de conta que a actividade docente no se esgota no perfil institucional do professor, tendo de ser complementada pela sua funo de educador (o professor um actor multifacetado, desempenhando variadssimos papis: educador, amigo, pai / me, confidente). Dentro da sala de aula tentei desenvolver um trabalho que fosse apelativo e motivador para os alunos. Tratando-se de crianas com Necessidades Educativas Especiais (NEE), procurei variar as actividades e ir ao encontro das suas necessidades reais, fazendo com que se sentissem aptos e capazes de superar com sucesso as actividades propostas, tornando-os assim mais motivados e autnomos, incrementando a sua auto-estima, de modo a prepar-los para a vida activa.

5 Como avalia o apoio que prestou aprendizagem dos seus alunos?


Penso que o apoio que prestei aprendizagem dos alunos foi bastante positivo e isso reflectiu-se no s no seu interesse e empenho, bem como nos seus resultados escolares. Ao longo do ano, fui fazendo avaliao diagnstica e formativa, tendo sido possvel identificar progressos em algumas reas.

6Como avalia o trabalho das aprendizagens dos alunos? Identifique sumariamente os instrumentos que utilizou para essa avaliao e os respectivos objectivos.
Ao longo de todas as sesses de apoio, os alunos foram observados e avaliados qualitativamente atravs do sucesso/insucesso na realizao de fichas de trabalho, jogos e actividades didcticas no computador e do empenho, motivao e autonomia demonstrados relativamente s actividades propostas e s matrias leccionadas. Esta avaliao visa a sua responsabilizao face s suas aprendizagens, bem como o colmatar das dificuldades por eles apresentadas. Procurei variar os processos e instrumentos de avaliao e escolhi-os em funo do tipo de resultados que se pretendiam dos alunos.

7Identifique a evoluo dos resultados dos seus alunos. Avalie o seu contributo para o progresso desses resultados e o cumprimento dos objectivos individuais estabelecidos neste mbito.
Considere o progresso dos alunos, ponderando quer os resultados escolares, quer os progressos verificados no mbito do Programa Educativo Individual para eles delineados. As medidas contempladas nos PEI revelaram-se eficazes. Todos os alunos, apesar de se encontrar diferentes, conseguiram evoluir e melhorar os seus resultados escolares de uma forma positiva. O apoio por mim em em nveis

. O apoio por mim visou o preenchimento de algumas lacunas, bem como a consolidao das aprendizagens para que assim, e nelas, conseguissem obter um maior nvel de sucesso. Todavia, relevante referir que o aumento do nmero de horas de apoio traria um nvel de sucesso mais elevado no patamar das aprendizagens atendendo complexidade de algumas situaes.

Como avalia a sua participao e contributo para a definio e concretizao de estratgias de preveno e reduo do abandono escolar e o cumprimento dos seus objectivos individuais estabelecidos neste mbito? Identifique sumariamente as aces e iniciativas que desenvolveu.
No se verificaram ocorrncias de abandono escolar nem existe nenhuma criana em risco de abandono escolar. Contudo, tento sempre incutir nas crianas o gosto pela escola e faz-las compreender a sua importncia para o crescimento cognitivo e pessoal de cada uma. Dispus-me sempre a ajuda-las na resoluo de problemas, tanto de aprendizagem como pessoais, para que me vissem no s como uma professora mas tambm como uma amiga com quem pudessem sempre contar.

Como avalia o seu contributo para a vida da escola e em particular a sua participao nos projectos e actividades previstas ao nvel da escola/agrupamento e de turma? Identifique as actividades que dinamizou e/ou em que participou?
Participei e dei o meu contributo em todos os projectos e actividades desenvolvidas na escola. Tentei tambm manter o contacto com os professores das vrias turmas esclarecendo as alteraes ao novo Decreto-Lei que regulamenta a Educao Especial. Apoiei na elaborao dos PEIs e contribu para a elaborao de vrios documentos para o grupo da Educao Especial.

10 Como avalia a sua participao nas estruturas de orientao educativa e nos rgos de gesto e o contributo que deu para o funcionamento respectivo?
Participei e dei o meu contributo em todas as reunies de departamento, Conselhos de Turma e Conselhos de Docentes, dando sugestes e identificando problemas.

11Como avalia o estado de actualizao dos seus conhecimentos cientficos e pedaggicos e a sua capacidade de utilizao das Tecnologias de Informao e Comunicao?
A profisso de professor exige uma actualizao constante face aos novos programas e recursos que vo surgindo. Como tal, ao longo da minha carreira, tenho tentado acompanhar estes progressos mantendo-me sempre actualizada. Hoje em dia, as TIC tm um papel preponderante nas aprendizagens e constituem um novo recurso ao qual os alunos aderem com grande motivao. Quando nos referimos a pessoas com necessidades educativas especiais, as TIC podem ser vistas e utilizadas como um tipo de material que composto por ferramentas e tecnologias usadas com a finalidade de proporcionar uma maior independncia e autonomia pessoa portadora de deficincia.

12 Refira as aces de formao contnua realizadas e a classificao nelas obtida e avaliando o contributo de cada uma delas para o seu desempenho profissional
No decorrer do perodo de avaliao fiz as seguintes aces de formao: a) NEE: modos de ser e fazer (Curso 25 h ainda no tenho conhecimento da classificao nem tenho o diploma); b) Aplicao do referencial proposto pela CIF-CJ no processo de avaliao e elaborao do PEI. Foram promovidas pela APEI (Associao de Profissionais de Educao de Infncia) e CERCICA (Cooperativa para a Educao e Reabilitao de Cidados Inadaptados de Cascais) respectivamente.

13 Identifique sumariamente as suas necessidades de formao e de desenvolvimento profissional


Dado que me encontro numa profisso que est em contnua mudana, quer pela adaptao e remodelao de programas, quer pela alterao e substituio de legislao, e pela constante transformao da realidade escolar, sinto necessidade de formao para assim,

poder dar uma melhor resposta a esta realidade. Hoje em dia temos que lidar com problemas no s directamente relacionados com a mudana de programas e de leis, mas tambm directamente

También podría gustarte