Está en la página 1de 5

BOBINAS E APLICAES

CURITIBA 2010

1 INTRODUO A bobina mais simples no passa de um fio eltrico enrolado. Como habitualmente em eletricidade o fio tem que ser condutor eltrico, mas deve possuir um isolamento eltrico a revesti-lo (por exemplo, um verniz isolante ou um revestimento plstico). Se assim no for, no vai funcionar como se espera e pode mesmo queimar-se.

2 DESENVOLVIMENTO 2.1 BOBINAS MAGNTICAS OU ENROLAMENTOS Boninas so equipamentos eletro-eletronicos que tem por finalidade a produo do campo magntico em torno do seu eixo. So compostas por espiras magntico enrolado em forma de mola sobre um ncleo cermico, metlico ou mesmo sem ncleo. O fio magntico, de cobre, recebe uma (ou mesmo varias, dependendo do tipo), camadas de verniz que o torna eletricamente isolado, desta forma mesmo que uma espira toque a espira vizinha no h contato eltrico. Na prtica, as bobinas magnticas so usadas ou para gerar um campo magntico ou ento para criar uma indutncia no circuito no qual ele est ligado. Bobinas magnticas para rels e contatores Bobinas magnticas tipo solenides para vlvulas

Bobinas magnticas para campainhas, buzinas, cigarras, sinalizadores Bobinas magnticas para circuitos eletrnicos e maquinrios Bobinas magnticas para aplicao mecnica 2.2 APLICAES As aplicaes das bobinas so variadas. A mais evidente produzir magnestismo, tornando-se a bobina num im eltrico ou eletrom. No entanto, para as pequenas correntes usadas nos casos habituais, o magnetismo produzido muito fraco. H porm uma maneira de reforar enormemente, basta introduzir uma pea de ferro macio no interior da bobina. A explicao do funcionamento da bobina no to simples como o da resistncia. Da compreenso do seu funcionamento resultam as suas aplicaes. Uma das utilizaes mais comuns no interior das armaduras das lmpadas fluorescentes, para possibilitarem o funcionamento destas. o chamado balastro. A grande maioria dos alto-falantes tem como elemento central um eletrom. Tambm nos automveis a gasolina se usa uma bobina (de ignio) para produzir uma fasca que incendeia a gasolina e permite o funcionamento do motor. Os transformadores so mquinas que servem para transformar uma tenso alternada noutra com outro valor (mais alto ou mais baixo). A sua parte principal um conjunto de, pelo menos, duas bobinas. Todos os aparelhos eletrnicos domsticos (rdios, televisores, etc.) tm um transformador. um fator importante para aumentar o peso dos aparelhos, pois os transformadores tm um ncleo de ferro. Outra aplicao importante das bobinas na constituio dos geradores e dos motores eltricos. Aplicaes dos geradores so, por exemplo, a produo de energia eltrica nas centrais eltricas ou nos estaleiros de obras onde necessria energia eltrica e no h possibilidade de usar a rede pblica de distribuio. Aplicaes dos motores so, por exemplo, o motor de arranque dos automveis e todos os eletrodomsticos rotativos, os espremedores, as mquinas de lavar, etc. As bobinas tambm se usam em eletrnica. Para se compreenderem as suas utilizaes aqui, necessrio avanar um pouco no estudo do seu funcionamento.

2.3 BOBINAS E FORMAO DA IMAGEM Devido as Bobinas de Gradiente, o equipamento de Ressonncia Magntica nos permite fazer imagens da estrutura desejada em formas de cortes em um sentido previamente especificado. Para cada sentido escolhido, designado um nome para o plano de corte da imagem. So eles: Sagital, Axial ou Coronal. Bobina Gradiente, se torna necessrio tambm para a aquisio da Imagem, as Bobinas de Rdio-Frequncia. So Responsveis pela emisso e recepo dos sinais de rdio. Podemos classific-las da seguinte forma: Bobina Corporal: est fica dentro do magneto; circunda completamente o paciente, inclusive a mesa onde ele fica acomodado. Bobina de volume integral circunferncias: menores e separadas, tambm circundam a parte examinada... Ex: Bobina para Cabea e a Bobina para membro. Bobinas de superfcie: Estas so colocadas sobre a rea a ser examinada. Geralmente, este tipo de Bobina, utilizada para visualizao de regies mais superficiais. Ex.: Bobina para ombro. Principal vantagem o aumento da razo Sinal Rudo. 3 CONCLUSO A fonte de formao de imagem no RM o ncleo de certos tomos de hidrognio ou prtons de hidrognio. Usualmente os prtons do organismo encontram-se em posio desordenada. Quando uma parte do corpo colocada dentro do magneto, os prtons de hidrognio so sintonizados para captar sinais de ressonncia, tendem a se alinhar e girar na mesma direo, como se fossem exrcitos de pequenos pies. Em seguida entra em ao a bobina, ou antena emissora de rdio, que vai emitir um sinal dentro do campo magntico. O sinal de RF produz um desalinhamento de prtons, que passam a se comportar de forma desalinhada, num movimento semelhante a um "bamboleio" de um pio, quando est comeando a perder energia cintica; o mesmo ocorre com os prtons de hidrognio. Quando cessa o sinal de RF os prtons voltam a sua posio inicial de alinhamento e liberam energia.

También podría gustarte