Está en la página 1de 15

ASPECTOS LEGAIS DO ENQUADRAMENTO DE GUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRNEAS

Camila Macdo Medeiros1; Mrcia Maria Rios Ribeiro2; Ubirajara Duarte Lima3; Dayse Luna Barbosa4 & Jos do Patrocnio Tomaz Albuquerque5

RESUMO - A crescente utilizao quantitativa dos recursos hdricos e os danos resultantes das aes antrpicas sobre a sua qualidade fez com que fossem iniciados movimentos no sentido de criar normativos legais para proteo desses recursos. O presente artigo analisa a situao das normas legais em mbito federal e do estado da Paraba para um dos instrumentos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos, o enquadramento dos corpos de gua. ABSTRACT - The increasing use of quantitative water resources and damage caused by human actions on their quality got them started movements to create legal regulations to protect these resources. This article examines the situation of the federal and state of Paraba statutory considering one of instruments for the Water Resources National Policy: the water bodies classification.

Palavras-chave: Poltica Nacional de Recursos Hdricos, Instrumentos de gesto, Paraba

1 Universidade Federal de Campina Grande. Mestranda em Engenharia Civil e Ambiental, Caixa Postal 505, Campina Grande-PB, 8321011157, camilamedeirosm@gmail.com. 2 Universidade Federal de Campina Grande. Professora Adjunta, Caixa Postal 505, Campina Grande-PB, 8321011157, mm-ribeiro@uol.com.br. 3 Universidade Federal de Campina Grande. Graduando em Engenharia Civil, Caixa Postal 505, Campina Grande-PB, 8321011157, ubirajara.eng@gmail.com. 4 Universidade Federal de Campina Grande. Professora Adjunta. Caixa Postal 505, Campina Grande-PB, 8321011157, dayseluna@yahoo.com.br. 5 Universidade Federal de Campina Grande. Pesquisador. Caixa Postal 505, Campina Grande-PB, 8321011157, patrociniotomaz@uol.com.br.
1

1 - INTRODUO Com a crescente utilizao quantitativa dos recursos hdricos e o decrscimo qualitativo dos mesmos v-se a necessidade da implementao de instrumentos de controle do uso da gua. Entre esses instrumentos enfatiza-se o enquadramento dos corpos de gua em classes segundo usos preponderantes. O enquadramento dos corpos de gua o estabelecimento do nvel de qualidade (classe) a ser alcanado ou mantido em um segmento de corpo de gua ao longo do tempo, e visa assegurar s guas qualidade compatvel com os usos mais exigentes a que forem destinadas e a diminuir os custos de combate poluio das guas, mediante aes preventivas permanentes (Lei n 9.433/97, Art. 9). um instrumento de Gesto de Recursos Hdricos (GRH) e relaciona-se com os demais instrumentos de GRH (outorga, cobrana, planos, sistemas de informaes) e instrumentos de gesto ambiental (licenciamento e zoneamento). Relaciona-se, portanto, com o processo de gesto de recursos hdricos e com o planejamento do uso do solo. O enquadramento dos corpos de gua deve ser visto como um instrumento de planejamento, pois deve estar baseado no necessariamente no estado atual do corpo hdrico, mas nos nveis de qualidade que deveriam possuir ou ser mantidos nos corpos de gua para atender s necessidades estabelecidas pela comunidade (ANA, 2007). As metas de qualidade da gua indicadas pelo enquadramento constituem a expresso dos objetivos pblicos para a gesto dos recursos hdricos. Deste modo, essas metas devem corresponder ao resultado final de um processo que leve em conta os fatores ambientais, sociais e econmicos (Costa et al., 2007). De acordo com a Lei n 9.433/97, as classes de enquadramento sero estabelecidas pela legislao ambiental. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), rgo vinculado ao Ministrio do Meio Ambiente (MMA) no uso de suas atribuies e atravs das Resolues n 357/05 e n 396/08 dispe sobre a classificao e diretrizes para o enquadramento dos corpos de gua superficiais e subterrneos, respectivamente. Muitas propostas de implantao desse instrumento so fundamentadas em bases institucionais, em diagnsticos que identifica as condies atuais da qualidade da gua e nos usos preponderantes na bacia hidrogrfica (Cordo et al., 2008). Este trabalho discute aspectos legais e institucionais relativos ao instrumento do enquadramento dos corpos de gua, tanto superficial, quanto subterrneo, comparando e confrontando os normativos.

X Simpsio de Recursos Hdricos do Nordeste

2 - HISTRICO DO ENQUADRAMENTO DOS CORPOS DE GUA NO BRASIL O primeiro dispositivo legal relacionado questo da qualidade da gua datado do ano de 1934, com a publicao do Cdigo de guas. A Tabela 1 apresenta uma relao de normas relativas ao enquadramento dos corpos de gua no Brasil.

Tabela 1 Normas relativas ao enquadramento dos corpos de gua no Brasil (adaptado da ANA, 2007)
ANO
1934 1955 1976

Normativo
Cdigo de guas Decreto Estadual n 24.806 Portaria n 013, de 15 de janeiro, do Ministrio do Interior

Descrio
A ningum lcito conspurcar ou contaminar as guas que no consome, com prejuzo de terceiros. O Estado de So Paulo regulamentou o primeiro sistema de classificao dos corpos de gua do Pas, e enquadrou alguns rios. Primeiro sistema de enquadramento dos corpos de gua na esfera federal. Aps a edio da Portaria n 013 alguns Estados tambm realizaram o enquadramento dos corpos de gua: So Paulo (1977), Alagoas (1978), Santa Catarina (1979) e Rio Grande do Norte (1984). Criados Comits de Estudos Integrados de Bacias Hidrogrficas para diversos rios brasileiros, principalmente na Regio Sudeste. Entre os estudos, destacam-se os de enquadramento dos corpos de gua das bacias do rio Paranapanema (1980) e do rio Paraba do Sul (1981). Substituiu a Portaria n 013, de 1976, do Ministrio do Interior. Esta resoluo estabeleceu uma nova classificao para as guas doces, salobras e salinas do Territrio Nacional, distribudas em 9 classes, segundo os usos preponderantes a que as guas se destinam. O IBAMA realizou o enquadramento dos corpos de gua de domnio da Unio na Bacia do rio So Francisco, segundo as classes da Resoluo n 20 do CONAMA. Alguns estados realizaram os enquadramentos de seus corpos de gua principais ou de algumas bacias selecionadas: Paraba (1988), Paran (entre 1989 e 1991), Rio Grande do Sul (entre 1994 e 1998), Minas Gerais (entre 1994 e 1998), Bahia (1995 e 1998) e Mato Grosso do Sul (1997). A Constituio Federal concedeu atribuio Unio para instituir o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos. O Estado de So Paulo instituiu sua Poltica Estadual de Recursos Hdricos, por meio desta lei, a qual representou um marco no campo normativo dos recursos hdricos, j que se antecipou lei federal. Poltica Nacional de Recursos Hdricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos define o enquadramento como um dos instrumentos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos. Criao do Conselho Nacional de Recursos Hdricos - CNRH (estabelece as diretrizes complementares para implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos). Criao da Agncia Nacional das guas (A ANA tem a funo bsica de disciplinar, em carter normativo, a implementao, a operacionalizao, o controle e a avaliao dos instrumentos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos). Estabelece os procedimentos para o enquadramento dos cursos de gua em classes de qualidade. A Resoluo substituiu a Resoluo CONAMA n 20, de 1986 (essa resoluo define a classificao das guas doces, salobras e salinas em funo dos usos preponderantes). Trata da classificao das guas subterrneas e traa as diretrizes ambientais para seu enquadramento. Dispe sobre procedimentos gerais para o enquadramento dos corpos de gua superficiais e subterrneos. Constitui critrios e procedimentos gerais para proteo e conservao das guas subterrneas no territrio brasileiro.

1978

1986

Resoluo n 20 do CONAMA

1989 Dcadas de 1980 e 1990 1988 1991 Lei n 7.663

1997

Lei n 9.433

1998 2000 Lei n 9.984

2000 2005 2008

2008 2008

Resoluo CNRH n 12 CONAMA n 357 Resoluo CONAMA n 396 Resoluo CNRH n 91 Resoluo CNRH n 92

X Simpsio de Recursos Hdricos do Nordeste

3 - AS RESOLUES 357/05, 396/08, 91/08 E 92/08 A seguir so apresentadas algumas informaes contidas nas resolues, de maneira a facilitar a visualizao das diferenas entre elas.

3.1 - Resoluo CONAMA 357/05 A Resoluo CONAMA n 357/05 dispe sobre a classificao e diretrizes ambientais para o enquadramento dos corpos de gua superficiais, como tambm estabelece as condies e padres de lanamento de efluentes. Tem-se a classificao das guas doces, salobras e salinas do territrio brasileiro em 13 classes de acordo com a qualidade requerida para os seus usos preponderantes, nesta classificao h o detalhamento do destino da gua. Quanto aos padres de qualidade das guas determinados nesta Resoluo, estes estabelecem limites individuais para cada substncia em cada classe. Os parmetros de qualidade de gua selecionados para subsidiar a proposta de enquadramento devero ser monitorados periodicamente pelo Poder Pblico. De acordo com a Resoluo, os efluentes de qualquer fonte poluidora somente podero ser lanados, direta ou indiretamente, nos corpos de gua, aps o devido tratamento e desde que obedeam s condies, padres e exigncias dispostos na mesma e em outras normas aplicveis. O enquadramento dos corpos de gua dar-se- de acordo com as normas e procedimentos definidos pelo Conselho Nacional de Recursos Hdricos - CNRH e Conselhos Estaduais de Recursos Hdricos. O enquadramento do corpo hdrico ser definido pelos usos preponderantes mais restritivos da gua, atuais ou pretendidos.

3.2 - Resoluo CONAMA 396/08 A Resoluo CONAMA n 396/08 dispe sobre a classificao e diretrizes ambientais para o enquadramento, preveno e controle da poluio das guas subterrneas. A classificao das guas feita em 6 classes, no havendo o detalhamento do destino da gua. As guas subterrneas da Classe Especial devero ter suas condies de qualidade naturais mantidas. Os padres das Classes 1 a 4 devero ser estabelecidos com base nos Valores de Referncia de Qualidade VRQ, determinados pelos rgos competentes, e nos Valores Mximos Permitidos para cada uso preponderante, observados os Limites de Quantificao Praticveis LQPs apresentados na Resoluo. Tambm ficam estabelecidos como condicionantes para o enquadramento das guas subterrneas em Classe 5, que as mesmas estejam em aquferos, conjunto

X Simpsio de Recursos Hdricos do Nordeste

de aqferos ou pores desses, confinados, e que apresentem valores de Slidos Totais Dissolvidos superiores a 15.000mg/L. De acordo com esta Resoluo, a aplicao e disposio de efluentes e de resduos no solo devero observar os critrios e exigncias definidos pelos rgos competentes e no podero conferir s guas subterrneas caractersticas em desacordo com o seu enquadramento. O enquadramento das guas subterrneas ser realizado por aqufero, conjunto de aquferos ou pores desses, na profundidade onde esto ocorrendo as captaes para os usos preponderantes, devendo ser considerados no mnimo: I - a caracterizao hidrogeolgica e hidrogeoqumica; II - a caracterizao da vulnerabilidade e dos riscos de poluio; III - o cadastramento de poos existentes e em operao; IV - o uso e a ocupao do solo e seu histrico; V - a viabilidade tcnica e econmica do enquadramento; VI - a localizao das fontes potenciais de poluio; e VII - a qualidade natural e a condio de qualidade das guas subterrneas.

3.3 Resoluo CNRH 91/08 A Resoluo n 91/08 do Conselho Nacional de Recursos Hdricos dispe sobre procedimentos gerais para o enquadramento dos corpos de gua superficiais e subterrneos. O enquadramento dos corpos de gua se d por meio do estabelecimento de classes de qualidade conforme disposto nas Resolues CONAMA nos 357/05 e 396/08, tendo como referncias bsicas: I - a bacia hidrogrfica como unidade de gesto; e II - os usos preponderantes mais restritivos. Os procedimentos para o enquadramento devem observar as etapas indicadas na Figura 1.

X Simpsio de Recursos Hdricos do Nordeste

Figura 1 Procedimentos para enquadramento de corpos de gua (CNRH, 2008).

X Simpsio de Recursos Hdricos do Nordeste

A Resoluo CNRH n 91/08 determina, ainda, que cabe aos rgos gestores de recursos hdricos, em articulao com os rgos de meio ambiente, o monitoramento, controle, fiscalizao dos corpos de gua, para avaliar se esto sendo cumpridas as metas do enquadramento. Os rgos tambm devero elaborar e encaminhar, a cada dois anos, relatrio tcnico ao respectivo comit de bacia hidrogrfica e ao respectivo Conselho de Recursos Hdricos, identificando os corpos de gua que no atingiram as metas estabelecidas e as respectivas causas pelas quais no foram alcanadas, ao qual se dar publicidade. Os corpos de gua j enquadrados com base na legislao anterior publicao desta Resoluo devero ser objeto de adequao aos atuais procedimentos.

3.4 Resoluo CNRH 92/08 Outra normativa importante para a proteo das guas subterrneas a Resoluo CNRH 92/08 que considera a necessidade de promover a utilizao racional das guas subterrneas e sua gesto integrada com as guas superficiais, de forma sustentvel. Entendemos que a gesto integrada e sustentvel somente ser efetivada quando considerarem que as guas subterrneas no ocorrem s em profundidade, mas afloram em superfcie, constituindo a vazo de base de cursos d1gua, as fontes e os reservatrios superficiais naturais (lagos, lagoas, etc). Esta resoluo estabelece critrios para a proteo e conservao das guas subterrneas.

4 - O ENQUADRAMENTO DOS CORPOS DE GUA NO BRASIL O enquadramento tem provises tanto na Lei n 9.433/97, quanto nas polticas estaduais da maioria dos estados. Apenas os estados do Cear, Gois, Paraba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, So Paulo, Santa Catarina e Tocantins, no tem nas leis de guas o enquadramento como instrumento, embora o mesmo deva subsidiar a outorga e a cobrana. Brites et al. (2009) apresentaram em seu estudo, um novo critrio metodolgico aplicado na Bacia Hidrogrfica do Alto Iguau, na Regio Metropolitana de Curitiba. A metodologia proposta estabeleceu a possibilidade de associar valores de vazo a valores de concentraes da Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO), e desta forma relacionou estas concentraes a uma probabilidade de ocorrncia. Esta associao possibilitou analisar a permanncia da classe de enquadramento no tempo e com isso definiu-se uma probabilidade mnima de ocorrncia desejada dentro do qual o enquadramento dever ser obedecido. A aplicao desse critrio na bacia auxiliou de forma satisfatria na tomada de deciso no processo de efetivao do instrumento de enquadramento. Garcia et al. (2009) propuseram o enquadramento para os rios das bacias Alto Iguau e afluentes do Alto Ribeira estimando os impactos financeiros que determinadas opes de enquadramento produziria no setor de saneamento. Essa pesquisa buscou orientar o grau de
X Simpsio de Recursos Hdricos do Nordeste 7

preservao destas bacias segundo seus usos preponderantes como mananciais de abastecimento ou corpos receptores para Curitiba e Regio Metropolitana. A proposta tcnica avaliou o grau de poluio das bacias sob a tica do setor de saneamento e, a partir da capacidade de diluio dos rios, estimou-se o impacto econmico. Paz et al. (2005) desenvolveram um estudo sobre o Lago Guaba, no Rio Grande do Sul. O lago se constitui no principal manancial de abastecimento para mais de 1,5 milhes de habitantes, incluindo o municpio de Porto Alegre. Empregando um modelo bidimensional horizontal realizouse a simulao numrica hidrodinmica do lago, considerando determinadas condies de vento, vazo afluente nos rios formadores e de oscilaes do nvel da gua na interface com a Lagoa dos Patos. Tal simulao identificou os padres de circulao da gua e estabeleceu um zoneamento hidrodinmico. O zoneamento subsidiou a segmentao do Lago para o enquadramento em classes de usos preponderantes. No estado do Maranho, Nogueira et al. (2004) desenvolveram uma pesquisa com o propsito de contribuir com os gestores pblicos, usurios e sociedade em geral no sentido de questionar a metodologia estabelecida para o enquadramento. O objetivo foi, de tambm, conscientiz-los da importncia de manter a qualidade das guas, enfatizando a utilizao dos mltiplos usos, facilitando a implementao, no estado do Maranho, dos procedimentos necessrios para que se viabilizem os referidos enquadramentos. Haase e Silva (2003) desenvolveram trabalho junto a Fundao Estadual de Proteo Ambiental, Comitesinos e a Universidade Regional Unisinos, contando com ampla participao da sociedade da bacia hidrogrficas do rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Com relao ao enquadramento subterrneo, uma das dificuldades encontrada que o Brasil no possui uma rede nacional de monitoramento da qualidade das guas subterrneas. Apenas alguns estados realizam esse monitoramento. O Estado de So Paulo um deles, que realiza o mesmo desde 1990, onde dispe de 170 poos, fazendo anlises semestrais de 40 parmetros. Minas Gerais implantou em 2005, uma rede de monitoramento da qualidade das guas subterrneas, constituda por 39 poos tubulares profundos, que compreende as bacias dos rios Verde Grande, Riacho, Jequita e Pacu. O Distrito Federal est instalando uma rede com 132 poos, para monitorar as reas mais explotadas (ANA, 2007). A lei estadual n 13583/00, que dispe sobre a conservao e proteo das guas subterrneas no Estado de Gois, contempla em seu Art. 6 sobre a implantao de poos de monitoramento da qualidade da gua nas reas de influncia de depsitos de combustveis, aterros sanitrios e cemitrios. No Rio Grande do Sul, Descovi Filho et al. (2008) apresentaram estudos preliminares a respeito do enquadramento das guas subterrneas na bacia hidrogrfica do rio Santa Maria. Avaliaram qualitativamente os recursos hdricos subterrneos com a finalidade de fornecer
X Simpsio de Recursos Hdricos do Nordeste 8

subsdios ao enquadramento para a gesto integrada destes com os recursos hdricos superficiais. A espacializao dos STD obtida em Sistema de Informaes Geogrficas evidenciou a ampla ocorrncia de guas com caractersticas de classe 1. O Projeto Integrao dos instrumentos de outorga, enquadramento e cobrana para a gesto das guas subterrneas (ASUB, 2009) estuda critrios para aplicao integrada dos instrumentos de outorga, enquadramento e cobrana pelas guas subterrneas em trs bacias hidrogrficas brasileiras (Bacia hidrogrfica do rio Paraba-PB, Regio hidrogrfica do rio Pratagy-AL e Bacia hidrogrfica do rio Santa Maria-RS).

5 - APARATO LEGAL PARA O ENQUADRAMENTO NA PARABA A lei que institui a Poltica Estadual de Recursos Hdricos da Paraba - PERH, a Lei n 6.308/96 (alterada pela Lei n 8.446/07) tem como um dos objetivos e princpios bsicos fazer o gerenciamento dos recursos hdricos de forma participativa e integrada, considerando os aspectos quantitativos e qualitativos desses recursos e as diferentes fases do ciclo hidrolgico. Uma das diretrizes da poltica a proteo dos recursos hdricos contra aes comprometedoras da sua qualidade, quantidade e usos. A execuo da Poltica de Recursos Hdricos da Paraba regida pelos seguintes instrumentos: Sistemas Integrados de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hdricos, Plano Estadual de Recursos Hdricos e Planos e Programas Intergovernamentais. Nesta mesma lei estabelecida a estrutura do sistema de gerenciamento, sendo um dos rgos de sua composio, de carter deliberativo e normativo, o Conselho Estadual de Recursos Hdricos- CERH. Entre as diversas atribuies do CERH est a aprovao do enquadramento de corpos de gua em classes de uso preponderante, com base nas propostas dos rgos e entidades que compem o Sistema Integrado de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hdricos e a instituio de Cmaras Tcnicas. O Decreto n 18.378/96 que dispe sobre a Estrutura Organizacional Bsica do Sistema Integrado de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hdricos, baseado na Lei n 6.308/96, deixa clara a aprovao do enquadramento de corpos de gua em classes de usos preponderantes, com base nas propostas do rgo gestor. O Decreto n 18.824/97 (alterado pelo Decreto n 19.257/97) aprova o Regimento Interno do Conselho Estadual de Recursos Hdricos - CERH. No regimento interno do CERH-PB compete ao mesmo promover o enquadramento dos cursos de gua em classes de usos preponderantes. A Cmara Tcnica de Cincia e Tecnologia, Sistema de Informaes, Monitoramento e Enquadramento dos Corpos Hdricos do CERH-PB foi criada pelo Decreto n 25.764/05, no entanto, at a presente data esta Cmara no est em exerccio.

X Simpsio de Recursos Hdricos do Nordeste

O Plano Estadual de Recursos Hdricos tem como base os planos das bacias hidrogrficas, que contm, entre outros elementos, por exemplo, metas de curto, mdio e longo prazo para se atingir ndice progressivos atravs de utilizao prioritria e proposta de enquadramento dos corpos de gua em classes de usos preponderantes. O rgo responsvel em estudar e propor o enquadramento dos corpos de gua no estado da Paraba a SUDEMA Superintendncia de Administrao do Meio Ambiente, vinculada a SEMARH (Secretaria de Estado do Meio Ambiente dos Recursos Hdricos e da Cincia e Tecnologia). Em 14 de agosto de 2009 foi assinada a Lei n 8.871 redefinindo a denominao da Secretaria de Estado de Cincias e Tecnologia e do Meio Ambiente- SECTMA, para Secretaria de estado do Meio Ambiente dos Recursos Hdricos e da Cincia e Tecnologia- SEMARH. O Decreto n 12.360/88 que dispe sobre a Estrutura Organizacional Bsica e o Regulamento da Superintendncia de Administrao do Meio Ambiente e dos Recursos Hdricos da ParabaSUDEMA/PB atribui, no seu art. 14, coordenadoria dos estudos ambientais, estudar e propor enquadramento dos corpos de gua de acordo com a legislao vigente. A classificao das guas, bem como o enquadramento dos principais rios do estado da Paraba foram divulgadas por meio de Diretrizes do Sistema Estadual de Licenciamento de Atividades Poluidoras SELAP no ano de 1988. A Diretriz 201 classifica as guas interiores do Estado, segundo os usos preponderantes. A seguir segue a relao das Diretrizes e das bacias hidrogrficas que possuem enquadramento de guas superficiais, realizadas conforme a ento Resoluo CONAMA n 20/86. Neste caso, a SUDEMA deveria proceder o re-enquadramento, conforme preceitua a Resoluo n 91/08 do CNRH. Diretriz 204 Enquadramento dos corpos dgua da Bacia hidrogrfica do rio Piranhas. Os rios formadores e/ou afluentes desta Bacia ficaram enquadrados em classe 2. Diretriz 205 Enquadramento dos corpos dgua da Bacia hidrogrfica do rio Paraba. A classificao dos rios, riachos e audes pertencentes a esta Bacia variaram entre as classes 1, 2 e 3. Diretriz 206 Enquadramento dos corpos dgua da Bacia hidrogrfica do rio Mamanguape. Os corpos de gua desta Bacia ficaram entre as classes 1, 2 e 3. Diretriz 207 Enquadramento dos corpos dgua da Bacia hidrogrfica do rio Curimata. Os rios e riachos da Bacia do Curimata foram classificadas em 1 e 2. Diretriz 208 Enquadramento dos corpos dgua da Bacia hidrogrfica do Litoral e Zona da Mata. Os corpos de gua desta Bacia ficaram entre as classes 1, 2 e 3. Diretriz 209 Enquadramento dos corpos dgua da Bacia hidrogrfica do rio Jac. O rio e afluentes, da nascente at a divisa de Estado PB/RN foram classificados em classe 2. Diretriz 210 Enquadramento dos corpos dgua da Bacia hidrogrfica do rio Trairi. A Diretriz no apresenta classificao para os corpos de gua desta Bacia.
X Simpsio de Recursos Hdricos do Nordeste 10

Recentemente foram aprovadas pelo CERH-PB duas resolues. A Resoluo n 08, de 01 de maro de 2010, considerando a Diretriz do COPAM DZ 201 de 09 de maro de 1988, a qual determina o enquadramento de corpos de gua no estado da Paraba, para estabelecer os critrios de metas progressivas obrigatrias de melhoria de qualidade da gua para fins de outorga para diluio de efluentes em cursos de gua de domnio do estado da Paraba. E a Resoluo n 09, de 01 de maro de 2010, que encaminha a casa civil proposta de Decreto regulamentando o Fundo Estadual de Recursos Hdricos FERH. O FERH um dos instrumentos da PERH, com a finalidade de oferecer suporte financeiro execuo desta poltica. O Decreto n 31.215 de 30 de abril de 2010 regulamenta o FERH. A SUDEMA realiza o monitoramento para alguns parmetros fsicos, qumicos e biolgicos dos rios da Bacia do rio Piranhas, do esturio do rio Paraba, riacho do Cabelo, riacho Mussur, rio Abia, rio Boa gua, rio Caboco, rio Camaratuba, rio Cui, rio Jaguaribe, rio Mamanguape, rio Miriri, rio Mucatu, rio Mumbaba, rio Paraba alto, mdio e baixo. E tambm dos seguintes audes: Boqueiro do Cais, Curimata, Poleiros, Cacimba de Vrzea, Vaca Brava, So Salvador, Tau, Araagi, Paraso, Jos Rodrigues e Capivara. A realidade que, por falta de enquadramento, todas as guas paraibanas so consideradas de classe 2, nos termos da Resoluo CONAMA 20/86. (VIEIRA, 2008). A Companhia de gua e Esgotos da Paraba (CAGEPA) faz o acompanhamento de alguns parmetros de qualidade da gua de audes e poos no estado da Paraba, mas no significa que fazem parte da rede de monitoramento da SUDEMA. A Resoluo CONAMA 91/08 em seu Art. 8 dispe que as agncias de gua ou de bacia ou entidades delegatrias das suas funes, em articulao com os rgos gestores de recursos hdricos e os rgos de meio ambiente, elaboraro e encaminharo as propostas de alternativas de enquadramento aos respectivos comits de bacia hidrogrfica para discusso, aprovao e posterior encaminhamento, para deliberao, ao Conselho de Recursos Hdricos competente. Neste sentido a AESA est atualmente preparando um projeto, com base nos dados dos processos de outorgas, cadastros da SUDEMA, CAGEPA e outros, objetivando formar uma rede de monitoramento da qualidade das guas superficiais, para ento propor em parceria com a SUDEMA, um novo enquadramento para as guas superficiais da Paraba. No caso especfico da Bacia hidrogrfica do rio Paraba existe o Regimento do Comit da Bacia que tem como uma de suas competncias discutir e aprovar a proposta do rgo gestor do meio ambiente (SUDEMA) para o enquadramento dos corpos de gua da bacia em classes de usos preponderantes, com o apoio de audincias pblicas, assegurando o uso prioritrio para o abastecimento humano.

X Simpsio de Recursos Hdricos do Nordeste

11

6 - DISCUSSO A partir das anlises dos normativos brasileiros sobre o enquadramento dos corpos de gua procurou-se sistematizar as informaes contidas de maneira a facilitar a visualizao das diferenas abordadas em cada uma delas. Foi possvel verificar, por exemplo, que as Resolues do CONAMA para o enquadramento das guas superficiais e para as guas subterrneas no consideram o mesmo nmero de classes para suas classificaes. Alm disso, a Resoluo que trata das guas superficiais qualifica as guas em doce, salobra e salina, inexistentes na Resoluo que trata das guas subterrneas e as guas subterrneas podem ser, tambm, doces, salobras ou salgadas como, por exemplo, acontece com os aquferos mais profundos ocorrentes nas bacias sedimentares do Paran - Chaco Paranaense, Parnaba, etc. Um aspecto observado foi que a Resoluo 396/08 no apresenta os limites individuais dos parmetros estabelecidos para classificar a qualidade da gua subterrnea por tipo de uso, como ocorre na Resoluo 357/05 das guas superficiais. Outro questionamento em torno da Resoluo que trata das guas subterrneas o seu Art. 5 que menciona que as guas subterrneas da Classe Especial devero ter suas condies de qualidade naturais mantidas, mas no define essas condies de qualidade natural do aqufero. A aplicao destes normativos dever se adequar a realidade de cada Bacia/Sistema aqufero, considerando, por exemplo, elementos e compostos qumicos mais comumente ocorrentes de acordo com os usos preponderantes e com prioridade de uso para o abastecimento humano. Com relao ao enquadramento subterrneo, uma das dificuldades encontrada que o Brasil no possui uma rede nacional de monitoramento de qualidade das guas subterrneas, incluindo-se neste contexto o estado da Paraba.

AGRADECIMENTOS Esta pesquisa se insere no mbito do projeto Integrao dos instrumentos de outorga, enquadramento e cobrana para a gesto das guas subterrneas financiado pelo MCT/FINEP/CTHIDRO. A primeira autora tem bolsa da CAPES para realizao do seu mestrado. O terceiro e quinto autores tem bolsas financiadas pelo referido projeto. Os autores agradecem a todas as instituies mencionadas. BIBLIOGRAFIA ANA Agncia Nacional de guas (2007). Cadernos de Recursos Hdricos. Panorama do Enquadramento dos Corpos de gua. Braslia.

X Simpsio de Recursos Hdricos do Nordeste

12

ASUB (2009). Integrao dos instrumentos de outorga, enquadramento e cobrana para a Gesto das guas Subterrneas. Relatrio Tcnico Parcial n 1. Campina Grande. Universidade Federal de Campina Grande. BRASIL (1997). Lei Federal n. 9.433 de 08 de janeiro de 1997. Institui a Poltica Nacional de Recursos Hdricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos. Senado, Braslia. BRITES, A. P. Z.; PORTO, M. F. do A.; FERNANDES, C. S. (2009). Enquadramento dos corpos dgua: uma nova viso. XVIII Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos. CNRH Conselho Nacional de Recursos Hdricos (2008). Resoluo n 91 de 05 de novembro de 2008. Dispe sobre procedimentos gerais para o enquadramento dos corpos de gua superficiais e subterrneos. Braslia. CNRH Conselho Nacional de Recursos Hdricos (2008). Resoluo n 92 de 05 de novembro de 2008.Estabelece critrios e procedimentos gerais para proteo e conservao das guas subterrneas no territrio brasileiro. Braslia. CONAMA Conselho Nacional de Meio Ambiente (2005). Resoluo n. 357 de 17 de maro de 2005. Dispe sobre a classificao dos corpos de gua e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condies e padres de lanamento de efluentes, e d outras providncias. Braslia. CONAMA Conselho Nacional de Meio Ambiente (2008). Resoluo n. 396 de 03 de abril de 2008. Dispe sobre a classificao e diretrizes ambientais para o enquadramento das guas subterrneas e d outras providncias. Braslia. CORDO, M.J.S.; IDEIO, S.M.A.; SANTOS, D.S. (2008). Enquadramento de corpos hdricos: contexto legal e diagnstico no caso da Bacia Hidrogrfica do rio Paraba, PB. IX Simpsio de Recursos Hdricos do Nordeste. COSTA, W. D.; ALBUQUERQUE, J. do P. T. de; BRANCO, R. L. de C.; MARANHO, C. M.L.; GOLDFABER, M. (2007). Estudo de caracterizao e verificao da disponibilidade hdrica da vertente litornea do estado da Paraba. Estudos Hidrogeolgicos. Relatrio Final. Tomo I Texto. Ministrio da Integrao Nacional. DESCOVI FILHO, L. L.; SILVA, J. L. S. da SILVA; FORGIARINI, F. R.; SILVEIRA, G. L. da (2008). Subsdios ambientais para o enquadramento das guas subterrneas da Bacia Hidrogrfica do Rio Santa Maria Rio Grande do Sul. XV Congresso Brasileiro de guas Subterrneas e XVI Encontro Nacional de Perfuradores de Poos. GARCIA, C. S.; LOPARDO, N.; GONALVES, R. C. ; ANDREOLI, C. V.; FRANCO, P. L. P. (2009). Proposta de enquadramento para os rios das bacias do Alto Iguau e afluentes do Alto Ribeira Curitiba e Regio Metropolitana. XVIII Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos. GOIS (2000). Lei Estadual n 13.583, de 11 de janeiro de 2000. Dispe sobre a conservao e proteo ambiental dos depsitos de gua subterrnea no Estado de Gois e d outras providncias. Disponvel on-line em: <www.gabinetecivil.goias.gov.br/leis_ordinarias/2000/lei_13583.htm>. HAASE, J. F.; SILVA, M. L. B. C. (2003). Enquadramento das guas do Rio dos Sinos um processo participativo. XV Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos. Curitiba: ABRH.
X Simpsio de Recursos Hdricos do Nordeste 13

NOGUEIRA, J. A.; OLIVEIRA, C. M. M.; BEZERRA, V. L. A. R. (2004). Enquadramento dos corpos dgua no Estado do Maranho. VII Simpsio de Recursos Hdricos do Nordeste. PARABA (1988). Decreto Estadual n 12.360, de 20 de janeiro de 1988. Dispe sobre a Estrutura Organizacional Bsica e o Regulamento da Superintendncia de Administrao do Meio Ambiente e dos Recursos Hdricos da Paraba - SUDEMA/PB., e d outras providncias. Disponvel on-line em: <www.sudema.pb.gov.br/legis_files/decreto12360.html>. PARABA (1996). Decreto Estadual n 18.378, de 31 de julho de 1996. Dispe sobre a Estrutura Organizacional Bsica do Sistema Integrado de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hdricos, e d outras providncias. Disponvel on-line em: <www.aesa.pb.gov.br/legislacao/decretos/estadual/18378_96_estrutura_sistema_RH.pdf>. PARABA (1996). Lei Estadual n. 6.308, de 02 de julho de 1996. Institui a Poltica Estadual de Recursos Hdricos, suas diretrizes e d outras providncias. Disponvel on-line em: <www.aesa.pb.gov.br/legislacao/leis/estadual/politica_estadual_recursos_hidricos.pdf>. PARABA (1997). Decreto Estadual n 18.824, de 02 de abril de 1997. Aprova o Regime Interno do Conselho Estadual de Recursos Hdricos CERH. Disponvel on-line em: <www.aesa.pb.gov.br/legislacao/decretos/estadual/18824_97_regimento_CERH.pdf>. PARABA (1997). Decreto Estadual n 19.257, de 31 de outubro de 1997. D nova redao a dispositivos do Regimento Interno do Conselho Estadual de Recursos Hdricos, aprovado pelo Decreto n. 18.824, de 02 de abril de 1997, e d outras providncias. Disponvel on-line em: <www.aesa.pb.gov.br/legislacao/decretos/estadual /19257_97_nova_redacao_CERH.pdf>. PARABA (2005). Decreto Estadual n 25.764, de 30 de maro de 2005. Dispe sobre a criao de Cmaras Tcnicas no mbito do Conselho Estadual de Recursos Hdricos CERH e d outras providncias. Disponvel on-line em: <www.aesa.pb.gov.br/legislacao/decretos/estadual/25764_05_camaras_tecnicas_CERH.pdf>. PARABA (2007). Lei Estadual n 8.446, de 28 de dezembro de 2007. D nova redao e acrescenta dispositivos Lei n 6.308, de 02 de julho de 1996, que institui a Poltica Estadual de Recursos Hdricos, e determina outras providncias. Disponvel on-line em: <www.aesa.pb.gov.br/legislacao/leis/estadual/Lei_Estadual_8.446.pdf>. PARABA (2009). Lei Estadual n 8.871, de 14 de agosto de 2009. Redefine atribuies, estrutura e denominao da Secretaria de Estado da Cincia e Tecnologia e do Meio Ambiente SECTMA; d nova redao e revoga dispositivos da Lei n 7.779 de 07 de julho de 2005, que criou a Agncia Executiva de Gesto de guas do Estado da Paraba AESA e da Lei n.8.186, de 16 de maro de 2007, que define a estrutura organizacional da Administrao Direta do Poder Executivo Estadual e d outras providncias. Disponvel on-line em:<www.aesa.pb.gov.br/legislacao/leis/estadual/Lei_8871_06_SEMARH.pdf>. PARABA (2010). Decreto Estadual n 31.215, de 30 de abril de 2010. Regulamenta o Fundo Estadual de Recursos Hdricos FERH, e d outras providncias. Disponvel on-line em: <www.aesa.pb.gov.br/legislacao/decretos/estadual/decreto_FERH.pdf>. PARABA (2010). Resoluo n 08, de 01 de maro de 2010. Estabelece critrios de metas progressivas obrigatrias de melhoria de qualidade de gua para fins de outorga para diluio de efluentes em cursos de gua de domnio do Estado da Paraba. Disponvel on-line em: <www.aesa.pb.gov.br/legislacao/resolucoes/cerh/Resolucao_08.pdf>.
X Simpsio de Recursos Hdricos do Nordeste 14

PARABA (2010). Resoluo n 09, de 01 de maro de 2010. Encaminha a Casa Civil proposta de Decreto que regulamenta o Fundo Estadual de Recursos Hdricos FERH, e d outras providncias. Disponvel on-line em: <www.aesa.pb.gov.br/legislacao/resolucoes/cerh/Resolucao_09.pdf>. PAZ, A. R. da; REIS, L. G. de M.; LIMA, H. V. C. (2005). Uso de modelagem hidrodinmica visando a segmentao de corpos dgua rasos para enquadramento: o caso do Lago Guaba (RS). XVI Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos. Joo Pessoa: ABRH. SUDEMA Superintendncia de Administrao do Meio Ambiente (1988). Sistema Estadual de Licenciamento de atividades poluidoras SELAP. DZS 201: Classificao das guas interiores do Estado. Joo Pessoa. SUDEMA Superintendncia de Administrao do Meio Ambiente (1988). Sistema Estadual de Licenciamento de atividades poluidoras SELAP. DZS 204: Enquadramento dos corpos dgua da bacia hidrogrfica do Rio Piranhas. Joo Pessoa. SUDEMA Superintendncia de Administrao do Meio Ambiente (1988). Sistema Estadual de Licenciamento de atividades poluidoras SELAP. DZS 205: Enquadramento dos corpos dguas da bacia hidrogrfica do Rio Paraba. Joo Pessoa. SUDEMA Superintendncia de Administrao do Meio Ambiente (1988). Sistema Estadual de Licenciamento de atividades poluidoras SELAP. DZS 206: Enquadramento dos corpos dgua da bacia hidrogrfica do Rio Mamanguape. Joo Pessoa. SUDEMA Superintendncia de Administrao do Meio Ambiente (1988). Sistema Estadual de Licenciamento de atividades poluidoras SELAP. DZS 207: Enquadramento dos corpos dgua da bacia hidrogrfica do Rio Curimata. Joo Pessoa. SUDEMA Superintendncia de Administrao do Meio Ambiente (1988). Sistema Estadual de Licenciamento de atividades poluidoras SELAP. DZS 208: Enquadramento dos corpos dgua da bacia hidrogrfica do Litoral e Zona da Mata. Joo Pessoa. SUDEMA Superintendncia de Administrao do Meio Ambiente (1988). Sistema Estadual de Licenciamento de atividades poluidoras SELAP. DZS 209: Enquadramento dos corpos dgua da bacia hidrogrfica do Rio Jac. Joo Pessoa. SUDEMA Superintendncia de Administrao do Meio Ambiente (1988). Sistema Estadual de Licenciamento de atividades poluidoras SELAP. DZS 210: Enquadramento dos corpos dgua da bacia hidrogrfica do Rio Trairi. Joo Pessoa. VIEIRA, Z. M. de C. L. (2008). Metodologia de Anlise de Conflitos na Implantao de Medidas de Gesto da Demanda de gua. Tese de Doutorado. Curso de Ps-Graduao em Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, 237 p.

X Simpsio de Recursos Hdricos do Nordeste

15

También podría gustarte