Está en la página 1de 5

RESUMO DE DIREITO CIVIL OBRIGAES PARTE IX DO PAGAMENTO EM CONSIGNAO

1. CONCEITO
O pagamento em consignao consiste no depsito, pelo devedor, da coisa devida, com o objetivo de liberar-se da obrigao. E meio indireto de pagamento, ou pagamento especial. Instituto jurdico colocado disposio do devedor para que, ante o obstculo ao recebimento criado pelo credor ou quaisquer outras circunstncias impeditivas do pagamento, exera, por depsito da coisa devida, o direito de adimplir as prestaes, liberando-se o lime obrigacional (evitando as conseqncias da mora). Terminologia dos sujeitos da obrigao: DEVEDOR sujeito ativo da consignao = Consignante. CREDOR em face de quem se consigna = Consignatrio. BEM - OBJETO DO DEPSITO = Consignado. Art. 334 do Cdigo Civil trabalha com a expresso "coisa devida", por isso permite a consignao no s de dinheiro como tambm de bens mveis ou imveis. Ex.: o credor, que se recusar a receber os mveis encomendados s porque no est preparado para efetuar o pagamento convencionado d ensejo ao marceneiro de consign-los judicialmente. O aludido artigo prescreve, tambm, que o depsito pode se judicial ou extrajudicial, este, feito em estabelecimento bancrio oficial, onde houver, quando se tratar de pagamento em dinheiro (vide art. 890 do Cdigo de Processo Civil). Portanto, se o credor, sem justa causa, recusa-se a receber o pagamento em dinheiro, poder o devedor optar pelo depsito extrajudicial ou pelo ajuizamento da ao de consignao em pagamento. Esta de natureza declaratria, podendo ser ajuizada tambm quando houver dvida sobre o exato valor da obrigao. CUIDADO!!!! No cabe a consignao, por sua natureza, nas obrigaes de fazer e de no fazer. Vale ressaltar que a consignao instituto de direito material e de direito processual. O Cdigo Civil menciona os fatos que autorizam a consignao. O modo de faz-lo previsto no diploma processual (art. 890 a 900 do Cdigo de Processo Civil).

2. NATUREZA JURDICA
Duas observaes devem ser feitas sobre sua natureza jurdica: * Forma de extino das obrigaes, constituindo-se em um pagamento indireto da prestao avenada. * Vale lembrar que a consignao em pagamento no , em verdade, um dever, mas sim mera faculdade do devedor, que no pde adimplir a obrigao por culpa do credor.

3. HIPTESES DE OCORRNCIA

O art. 335 do Cdigo Civil apresenta um rol, no taxativo, dos casos que autorizam a consignao. Outros so mencionados em artigos esparsos, como nos arts. 341 e 342, bem como em leis avulsas (Decreto-lei n. 58/37, art. 17, pargrafo nico; Lei n. 492/37, arts. 19 e 21, n. III etc.). As hipteses apresentadas pelo cdigo so: a) se o credor no puder, ou, sem justa causa, recusar receber o pagamento, ou dar quitao na devida forma (inciso I). A norma exige que a recusa seja justa, mas a constatao da veracidade de tal justia somente pode ser verificada, em definitivo, pela via judicial. Ex.: A, locador de um imvel a B, se recusa a receber o valor do aluguel ofertado por este ltimo, por considerar que deveria ser majorado por um determinado ndice previsto em lei, B poder consignar o valor, se entender que o reajuste indevido. A hiptese acima apresentada aplicvel, tambm, para o caso de A aceitar receber o valor, mas se recusar a dar quitao, que direito do devedor. b) se o credor no for, nem mandar receber a coisa no lugar, tempo e condio devidos (inciso II). Trata-se de dvida qurable (quesvel), em que o pagamento deve efetuar-se no domiclio do devedor. Se o credor no comparecer ou mandar terceiro para exigir a prestao, isso no afasta, por si s, o vencimento e a exigibilidade da dvida, pelo contrrio, pelo que se autoriza a consignao do valor devido. Ex.: Se A acerta receber um pagamento de B no dia 21.04. 2008 e, chegando o dia combinado, A no comparece, nem manda ningum em seu lugar, a dvida vencer no pagamento. Para evitar as conseqncias jurdicas da mora, poder B depositar o valor devido disposio de A, extinguindose a obrigao. c) se o credor for incapaz de receber, for desconhecido, declarado ausente, ou residir em lugar incerto ou de acesso perigoso ou difcil (inciso III). O incapaz, em razo de sua condio, no deve receber o pagamento. A exigncia da lei que o devedor pague ao seu representante legal. Mas se, por algum motivo, o pagamento no puder ser efetuado a este (por inexistncia momentnea ou por ser desconhecido, ou se recusar a receb-lo sem justa causa, por exemplo), a soluo ser consign-lo; Credor desconhecido, ocorre por exemplo, se A deve a importncia de R$1.000,00 a B

e este vem a falecer, no se sabendo quem so seus efetivos herdeiros, na data de vencimento da obrigao. Ausncia situao ftica, qualificada juridicamente como morte presumida (vide arts. 22 e 6 do Cdigo Civil); Lugar incerto ou de acesso perigoso ou difcil constitui tambm circunstncia que enseja a consignao, pois no se pode exigir que o devedor arrisque a vida para efetuar o pagamento. No ser obrigado, por exemplo, o devedor, a dirigir-se ao domiclio do credor para entregar a res(coisa) devida se o local foi declarado em calamidade pblica, em face de uma epidemia ou de uma inundao. claro que nesta hiptese, nem mesmo a ao poder ser proposta no domiclio do credor. d) se decorrer dvida sobre quem deva legitimamente receber o objeto do pagamento (inciso IV). Se dois credores mostram-se interessados e receber o pagamento, e havendo dvida sobre quem tem direito a ele, deve o devedor consignar judicialmente o valor devido, para que o juiz verifique quem o legtimo credor ou qual a cota de cada um, se entender ambos legitmimados. o caso, por exemplo, de dois municpios que se julgam credores de impostos devidos por determinada empresa, que tem estabelecimentos em ambos. Comparecendo mais de um pretendente ao crdito, o devedor excludo do processo, declarando-se extinta a obrigao. O processo prossegue entre credores. Se comparecer apenas um pretendente, ter o crdito de levantar a quantia depositada. No comparecendo nenhum, converterse- o depsito em arrecadao de bens de ausentes (Cdigo de Processo Civil, art. 898). e) se pender litgio sobre o objeto do pagamento (inciso V). Estando o credor e terceiro disputando em juzo o objeto do pagamento, no deve o devedor antecipar-se ao pronunciamento judicial e entreg-lo a um deles, assumindo o risco (CC, art. 344), mas sim consign-lo judicialmente, para ser levantado pelo que vencer a demanda. Ex.: se A e B disputam, judicialmente, a titularidade de um imvel locado, no deve o locatrio D fazer o pagamento direto, sem ter a certeza de quem o legtimo dono.

4. REQUISITOS DE VALIDADE

Para que a consignao tenha fora de pagamento, preceitua o art. 336 do Cdigo Civil, "ser mister concorram, em relao s pessoas, ao objeto, modo e tempo, todos os requisitos sem os quais no vlido o pagamento". Em relao s pessoas, deve ser feito pelo devedor e ao verdadeiro credor, sob pena de no valer, salvo se ratificado por este ou se reverter em seu proveito (arts. 304 e seguintes, 308 e 876). Quanto ao objeto, exige-se a integralidade do depsito, porque o credor no obrigado a aceitar pagamento parcial. (vdeo pargrafo primeiro do art. 899 do CPC) Quanto ao modo no se admitir modificao do estipulado, devendo a obrigao ser cumprida da mesma maneira como foi concebida originalmente. Ser o convencionado, no se admitindo, por exemplo, pagamento em prestaes quando estipulado que deve ser vista. Observar, tambm, as dvidas querable e portable.

Quanto ao tempo, deve ser, tambm, o fixado no contrato, no podendo efetuar-se antes de vencida a divida, se assim foi convencionado. A mora do devedor, por si s, no impede a propositura da ao de consignao em pagamento, se ainda no provocou conseqncias irreversveis, pois tal ao pode ser utilizada tanto para prevenir como para emendar a mora. Ex.: se, apesar do protesto de cambial representativa de prestao, a credora no rescindiu o pacto e nem exerceu o dbito, nada obsta que a alegada recusa das prestaes seguintes permita a utilizao da consignatria.

5. REGULAMENTAO / LEVANTAMENTO DO DEPSITO


Se a coisa devida for imvel ou corpo certo (coisa certa) que deva ser entregue no mesmo lugar onde est, poder o devedor citar o credor para vir ou mandar receb-la, sob pena de ser depositada (CC, art. 341). Nos casos mencionados neste dispositivo, a presuno a de que o devedor no pode levar o bem a depsito, pois, sendo imvel, no se desloca de um lugar para outro sem perder suas caractersticas essenciais. o caso dos imveis e dos outros bens que devem permanecer onde se encontram. A providncia a ser tomada para a consignao se restringir a chamar o credor para receb-la ou mandar algum faz-lo, sob pena de considerar-se efetuado o depsito. No possvel, em caso de o credor no ir receber, depositar em outro lugar o bem. Assim sendo, considera-se feito o depsito e o bem permanece onde se encontra. Em se tratando de coisa indeterminada (incerta), faltando a escolha da qualidade e se esta competir ao credor, o devedor no ser obrigado a permanecer aguardando indefinidamente que ela se realize, podendo cit-lo para esse fim, sob cominao de perder o direito e de ser depositada a coisa que o devedor escolher; feita a escolha por este, "proceder-se- como no artigo antecedente" (art. 342). Realizado o depsito com a finalidade de extinguir a obrigao, seu levantamento depender do momento em que o devedor pretender realizar tal ato, buscando retornar as coisas ao status quo ante.
a)

Antes da aceitao ou impugnao do depsito: nesse momento, tem o devedor total liberdade para levantar o depsito, uma vez que a importncia ainda no saiu de seu patrimnio jurdico. uma faculdade, mas que acarreta o nus de pagar as despesas necessrias para o levantamento. Depois da aceitao ou impugnao do dbito pelo credor: no foi julgada a procedncia do depsito. A oferta j est caracterizada. O depsito poder ser levantado pelo devedor, mas, agora, somente com a anuncia do credor, que perder a preferncia e a garantia que lhe competia sobre a coisa consignada (ex.: preferncia por hipotec, no concurso de credores), com liberao dos fiadores e co-devedores que no tenham anudo (CC art. 340). Julgado procedente o depsito: admitido em definitivo o depsito, o devedor j no poder levant-lo, ainda que o credor consinta, seno de acordo com os outros devedores e fiadores (CC art. 339). Obviamente, se estes concordarem com o levantamento, cai o impedimento criado pela lei, retornando tudo ao status quo ante por expressa manifestao da autonomia da vontade.

b)

c)

O art. 892 do Cdigo de Processo Civil permite, quando se trata de prestaes peridicas, a continuao dos depsitos no mesmo processo, depois de efetuado o da primeira, desde que se realizem at cinco dias da data do vencimento. O pargrafo nico do art. 896 do mesmo diploma obriga o demandado que alegar insuficincia do depsito a indicar o montante que entende devido.

BIBLIOGRAFIA FIGUEIREDO, Fbio Vieira. Direito Civil: direito das obrigaes. So Paulo: Rideel, 2007. GAGLIANO, Pablo Stolze. Novo curso de direito civil, volume II: obrigaes / Pablo Stolze Gagliano, Rodolfo Panplona Filho. 9 .ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2008. GONALVES, Carlos Roberto. Direito Civil brasileiro, volume 2: teoria geral das obrigaes. 5. ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2008. VENOZA, Slvio de Salvo. Direito Civil: teoria geral das obrigaes e teoria geral dos contratos. 8. ed. So Paulo: Atlas, 2008. (Coleo direito civil; v.2). VIANA, Marco Aurlio Silva. Curso de direito das obrigaes. 1.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2007. b

También podría gustarte