Está en la página 1de 5

Art. 23 do Cd. Penal: No h crime quando o agente pratica o fato: II - em legtima defesa Art. 25 do Cd.

Penal: Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. A legtima defesa uma causa de excluso da ilicitude. A ordem jurdica visa a proteo dos bens juridicamente tutelados. E no s punir a agresso, mas preveni-la. Quem defende, seja embora violentamente, o bem prprio ou alheio injustamente atacado, no s atua dentro da ordem jurdica mas em defesa dessa mesma ordem. Atua segundo a vontade do Direito. O seu ato perfeitamente legtimo e exclui, portanto, a hiptese de crime. Quando algum age em legtima defesa, o fato permanece tpico, mas no h crime: excluindo-se a ilicitude, e sendo ela requisito do crime, fica excludo o prprio delito. Em conseqncia, o sujeito deve ser absolvido. Por isso, o Cdigo Penal diz que "no h crime." Os requisitos da legtima defesa so: 1) agresso injusta, atual (presente) ou iminente (prestes a acontecer); 2) preservao de direito (qualquer bem jurdico), prprio ou de outrem; 3) repelida por meios necessrios, usados moderadamente. Analisaremos aqui o seguinte pressuposto: AGRESSO INJUSTA. A injustia da agresso um dos requisitos indispensveis configurao da legtima defesa. Da porque, alm de existir a agresso, necessrio que essa seja injusta, ou seja, que represente conduta no autorizada pelo Direito. Agresso a conduta humana que ataca ou coloca em perigo um bem jurdico (a agresso tem que ser uma conduta humana). O ataque de animais no enseja a legtima defesa, mas sim o estado de necessidade, pois a expresso "agresso" indica conduta humana. A legtima defesa causa objetiva da excluso da antijuridicidade. S vai existir quando estiverem presentes seus pressupostos. A injustia da agresso um dos requisitos indispensveis sua configurao. Da por que, alm de existir a agresso, necessrio que essa seja injusta, ou seja, que represente conduta no autorizada pelo Direito.

Na legtima defesa, a agresso contra conduta humana. A agresso pode ser ativa ou passiva (ao ou omisso). Tratando-se de conduta passiva (omissiva), preciso que o agressor omitente esteja obrigado a atuar. Comete agresso passiva (omissiva) o carcereiro que, diante do alvar de soltura, por vingana, se nega a libertar o recluso. A agresso tem que ser injusta, deve ser contrria ao ordenamento jurdico (ilcita). Se a agresso lcita, a defesa no pode ser legtima. Assim, no se encontra acobertado pela legtima defesa quem repele uma diligncia de penhora em seus bens realizada por um oficial de justia munido de mandado judicial. A conduta do oficial, se bem que constitua agresso, no injusta. No necessrio, entretanto, que essa agresso constitua um tipo penal (um crime) mas sim um ato contrrio ao direito. Admite-se legtima defesa contra quem pratica o fato acobertado por causa de excluso da culpabilidade, como a coao moral irresistvel, obedincia hierrquica ou embriaguez completa proveniente de caso fortuito ou fora maior pois, tratando-se de causas que excluem a culpabilidade do agente, a ilicitude do fato praticado pelo agressor permanece ntegra, pelo que se admite a defesa lcita. Assim, se Tcio, sob coao moral irresistvel, est prestes a agredir Semprnio, este pode reagir em legtima defesa. Legtima Defesa X Legtima Defesa No h legtima defesa contra legtima defesa. Duas pessoas, agindo uma contra a outra, no podem encontrar-se em legtima defesa. Ento, no h legtima defesa contra legtima defesa (ou seja, legtimas defesas recprocas). Se Tcio se encontra em legtima defesa contra Semprnio porque a conduta deste constitui agresso injusta. Ora, se o comportamento de Semprnio ilcito, no pode ser ao mesmo tempo lcito.

Legtima Defesa Real X Legtima Defesa Putativa H legtima defesa putativa (imaginria) quando o agente, por erro de tipo ou de proibio plenamente justificado pelas circunstncias, supe encontrar-se em face de agresso injusta, atual ou iminente, a direito prprio ou de outrem. No exclui a ilicitude do fato, mas a tipicidade do fato ou a culpabilidade do agente. Diante disso, a conduta que constitui a legtima defesa putativa injusta, ensejando que o suposto agressor inicial pratique a ofensa legtima. Exemplo: Caio ameaa Mlvio de morte; Caio, certo dia, encontrando-se com Mlvio, leva a mo cintura como se estivesse procura da arma; Mlvio, supondo que vai ser alvejado com arma de fogo, empolga o seu revlver estando prestes a atirar em Caio; Caio, que apenas estava procurando um leno, percebendo que se encontra na iminncia de ser atingido, toma de Tcio um revlver e mata Mlvio. Mlvio estava em legtima defesa putativa, pois, diante das circunstncias (ameaa anterior e meno suposta de Caio empolgar uma arma), sups a iminncia da agresso injusta. Como a legtima defesa putativa no exclui a ilicitude, a conduta de Mlvio era injusta, permitindo a legtima defesa real de Caio.

Legtima Defesa Putativa X Legtima Defesa Putativa Admite-se hiptese de legtimas defesas putativas. Exemplo: Tcio e Caio, inimigos, esto armados e encontram-se; ambos levam a mo na altura da cintura procura de um objeto qualquer; os dois, supondo a iminncia da agresso, sacam das armas e acionam os gatilhos, ferindo-se. Prova-se depois que nenhum dos dois pretendia agredir o outro. As duas tentativas de homicdio foram praticadas em legtima defesa putativa. preciso que a agresso seja dolosa? No preciso que a agresso seja dolosa. Na conduta culposa, tambm cabe a legtima defesa. A conduta culposa tambm pode atacar ou pr em perigo o bem jurdico. Exemplo: O carcereiro que, por negligncia, deixa de soltar o preso que j cumpriu a pena comete injusta agresso ao seu direito de liberdade, ensejando a repulsa legtima daquele. Pode alegar legtima defesa quem provoca uma situao de legtima defesa? No pode alegar legtima defesa quem provoca uma situao de legtima defesa. Exemplo: Mlvio, amante de Mary May, querendo matar o marido da sua amsia, vai para a casa desta e esconde uma arma em baixo do travesseiro, sabendo a hora que o marido vai chegar; o marido de sua amsia chega e ele v que o marido vai tentar agredi-lo; Mlvio, ento, em "legtima defesa", dispara contra o marido da sua amsia. Neste caso, no cabe alegar a legtima defesa, pois foi ele o provocador da situao de legtima defesa. Duelo, desafio, convite para a briga Quem aceita o desafio e parte para a briga no pode invocar a justificativa da legtima defesa. Aceitar desafio equivale a disputar duelo e quem assim procede no age em legtima defesa, porque pode evitar a agresso. No pode invocar legtima defesa prpria quem desafia a terceiro para luta. Quem provoca e desafia no pode ser considerado como estando em legtima defesa. Esta pressupe revide a injusta agresso, o que no ocorre se houve desafio inicial do agressor. Se algum, provocado ou ameaado, vai ao encontro do seu inimigo e o afronta, no h dvida de que nem um nem outro pode invocar a necessidade da defesa, portanto, o ataque pessoa que invoca a sua justificao: eles o quiseram. assim que no duelo, de qualquer modo ele seja, no se pode falar em legtima defesa porque ambos os adversrios se colocam conscientemente nas condies recprocas de ofensa e defesa. Tomadas de

satisfaes No pode invocar legtima defesa quem procura o desafeto para tomar satisfaes. Se o acusado, armado de faco, procura os ofendidos, na casa dos mesmos, para tirar satisfao acerca de atos de seus filhos e inicia a agresso, manifesta se torna a ilicitude de sua conduta, no podendo, por isso, alegar em seu prol, a excludente da legtima defesa prpria. A jurisprudncia pacfica no sentido de que no pode invocar legtima defesa quem se dirige a desafeto para tomar satisfaes. Ateno: Injusta Provocao (a que se refere o art. 121, 1 e o art. 129, 4, ambos do Cdigo Penal) diferente de: Injusta Agresso (a que se refere o art. 25 do Cdigo Penal)

Injusta provocao aquela antijurdica, sem motivo razovel. Injusta agresso a reao a uma agresso. Obs.: na legtima defesa no h agresso: h reao. Ou seja, aquele que age em legtima defesa no est agredindo: est reagindo. Mesmo no caso de legtima defesa, o inqurito tem que haver e o processo tambm, pois o processo o cronograma para apurar se estiveram presentes todos os pressupostos da legtima defesa. A questo da legtima defesa deve ser analisada em juzo.

Bibliografia: COSTA, lvaro Mayrink da. Direito penal - parte geral. Editora Forense. 5 edio, 1995. FRANCO, Alberto Silva & outros. Cdigo penal e sua interpretao jurisprudencial. Editora RT. 5 edio, 1995. DELMANTO, Celso e Roberto & JNIOR, Roberto Delmanto. Cdigo penal comentado. Edio Renovar. 5 edio, 1999.
Autora: Daniela de Arajo Munis

También podría gustarte