Está en la página 1de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Faculdade de Nutrio
Curso de Cincias e Tecnologia de Alimentos

Prtica de Volumetria de Oxidao-Reduo Preparo da soluo Tiossulfato 0,1 N

1. Pese massa suficiente para fazer 200,00 mL de uma soluo de Tiossulfato (S2O3-) 0,1 N,
anotando todas as casas decimais. 2. Dissolva o sal em gua destilada; 3. Transfira para um erlenmeyer de 200,00 mL; 4. Acerte o menisco adicionando gua destilada at a marca.

Pradronizao do Tiossulfato 0,1 N

1. Pese aproximadamente 0,20g de dicromato de potssio (K2Cr2O7), no ultrapassando 0,23g.


2. Pese 2g de iodeto de potssio (KI) 3. Em um erlenmeyer adicione os dois sais anteriormente pesados adicione 50 mL de gua e 8 mL de cido clordrico concentrado. 4. Titule com a soluo com o tiossulfato at colorao amarela. 5. Adicione 0,5 mL de soluo de amido 1% e continue titulando at a viragem da cor prpura para verde. 6. Calcule o fator de correo do tiosulfato. Determinao do ndice de Perxido em leos comestveis Este mtodo determina todas as substncias, em termos de miliequivalentes de perxido por 1000g de amostra, que oxidam o iodeto de potssio nas condies do teste. Estas substncias so geralmente consideradas como perxidos ou outros produtos similares resultantes da oxidao da gordura. aplicvel a todos os leos e gorduras normais, incluindo margarina e creme vegetal, porm susceptvel e, portanto qualquer variao no procedimento do teste pode alterar o resultado da anlise. Procedimento: leos e gorduras normais 1. Pese (5 0,05) g da amostra em um erlenmeyer de 250 mL (ou 125mL). 2. Adicione 30 mL da soluo cido actico-clorofrmio 3:2 e agite at a dissoluo da amostra. Adicione 0,5 mL da soluo saturada de KI e deixe em repouso ao abrigo da luz por exatamente um minuto. 3. Acrescente 30 mL de gua e titule com soluo de tiossulfato de sdio 0,1N com constante agitao. 4. Continue a titulao at que a colorao amarela tenha quase desaparecida. 5. Adicione 0,5 mL de soluo de amido indicadora e continue a titulao at o completo desaparecimento da colorao azul. 6. Prepare uma prova em branco, nas mesmas condies e titule. Margarina e creme vegetal: 1. Funda a amostra, com constante agitao, em placa aquecedora ou em estufa a (60-70) C. Evite aquecimento excessivo, particularmente prolongado acima de 40C. Uma vez completamente fundida, remova a amostra da placa at a camada aquosa se separe.

QUMICA ANALTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Faculdade de Nutrio
Curso de Cincias e Tecnologia de Alimentos 2. Decante leo e filtre em papel Whatman n 4 ou equivalente. A amostra deve estar clara e brilhante. 3. Proceda a determinao conforme o descrito para leos e gorduras normais. Nota: Se o volume gasto na titulao da amostra for menor que 0,5 mL, usando soluo de tiossulfato de sdio 0,1N, repita a determinao com soluo 0,01N. No caso do branco, o volume gasto no deve exceder a 0,1 mL da soluo de tiossulfato de sdio 0,1N. Clculo: (A-B) x N x f x 1000 / P = ndice de perxido em meq por 1000 g da amostra A = n de mL da soluo de tiossulfato de sdio 0,1 (ou 0,01N) gasto na titulao da amostra B = n de mL da soluo de tiossulfato de sdio 0,1 (ou 0,01N) gasto na titulao do branco N = Normalidade da soluo de tiossulfato de sdio f = fator da soluo de tiossulfato de sdio P = n de g da amostra Referncia Bibliogrfica: AMERICAN OIL CHEMISTS SOCIETY. Official methods end recommended praticces of the American Oil Chemists Society. 4th ed. Champaign, USA, AOCS, 1990. [AOCS Official method Cd8-53]. INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas Analticas do Instituto Adolfo Lutz. v 1: Mtodos qumicos e fsicos para anlise de alimentos, 3. ed. So Paulo: IMESP,1985. p. 307-308.

QUMICA ANALTICA

También podría gustarte