Está en la página 1de 26

Instrutivo para seguimento e incidncia de casos de litgio internacional

La presente publicacin ha sido realizada con la cofinanciacin de la Agencia Espaola de Cooperacin Internacional para el Desarrollo - AECID. Su contenido es de responsabilidad exclusiva de CLADEM y no refleja necesariamente la posicin institucional de la AECID. La inclusin de su logotipo no implica que apruebe o respalde las posiciones expresadas en este documento

Instrutivo para seguimento e incidncia de casos de litgio internacional

1 2
Breves pautas sobre aes em mbito nacional e internacional

ndice
Mecanismos de seguimento ao cumprimento das decises perante os sistemas universal (ONU) e interamericano (OEA) de direitos humanos

Comisso de seguimento

3 4 5
Reparaes

Garantia de no repetio

pg. 5

pg. 8

pg. 11

pg. 12

pg. 13

Instrutivo para seguimento e incidncia de casos de litgio internacional

6 7 8 9 10 11
Articulao combinada de estratgias: litgio e monitoramento Confidencialidade Incidncia perante o Poder Legislativo Ferramentas multiplicadoras Os meios de comunicao de massa

Estado de alerta permanente

pg. 15

pg. 16

pg. 17

pg. 18

pg. 19

pg. 21

4 INSTRUTIVO PARA SEGUIMENTO E INCIDNCIA DE CASOS DE LITGIO INTERNACIONAL

Instrutivo para seguimento e incidncia de casos de litgio internacional

INSTRUTIVO PARA SEGUIMENTO E INCIDNCIA DE CASOS DE LITGIO INTERNACIONAL

Breves pautas sobre aes em mbito nacional e internacional1


Este instrutivo apresenta-se como complemento do Instrutivo para deteco e seleo de casos emblemticos (2009) e do Instrutivo para apresentao de casos de litgio internacional (2010) editados pelo Programa de Litgio do Cladem.
O documento tem como objetivo oferecer algumas breves pautas que possam inspirar, orientar e contribuir aos processos de:

Desenhar estratgias e aes para a otimizao e potencial interveno no seguimento e na incidncia dos casos de litgio internacional. Fortalecer os nveis de incorporao e uso dos casos em aes distintas no mbito internacional, regional e nacional. Lograr o cumprimento e implementao das resolues internacionais. Replicar e alcanar outros objetivos e aes vrias s quais se possam estender, potencializando o uso destas resolues em outros casos e situaes, em outros pases e em toda a regio.

1 Documento elaborado por Viviana Della Siega, comunicadora social, integrante do INSGENAR (Instituto de Gnero, Direito e Desenvolvimento) e por Mara Gabriela Filoni, advogada, integrante do CLADEM Argentina (Rosrio), em coordenao com o Programa de Litgio Internacional do CLADEM.

6 INSTRUTIVO PARA SEGUIMENTO E INCIDNCIA DE CASOS DE LITGIO INTERNACIONAL

Nos ltimos anos, incrementou-se visivelmente o acionar de litgios internacionais nos sistemas de proteo aos direitos humanos. O Cladem, em aliana com organizaes nacionais e internacionais, vem atuando nesse sentido com a apresentao e seguimento de casos emblemticos como parte da interveno para promover a defesa dos direitos humanos das mulheres. O esforo que supe a preparao destes casos deve estar acompanhado por estratgias adequadas, que permitam potencializar ao mximo um aproveitamento integral com relao ao reconhecimento e proteo efetiva dos direitos das mulheres e um avano nos parmetros nacionais mediante a adequao, cada vez mais ajustada, ao que estabelece o sistema internacional de direitos humanos. Muitos destes casos so paradigmticos das falncias que os Estados apresentam no momento de dar cumprimento s obrigaes contradas perante os sistemas universal ou regionais de direitos humanos.2 Em razo disso, uma adequada difuso constitui um alerta para os Estados que se veem enfrentados a reparaes pecunirias e a chamados de ateno e, simultaneamente, vai sentando as bases de medidas legislativas, administrativas e polticas, assim como de mudanas culturais para garantir a no repetio de fatos similares.

>

Perante um litgio internacional podemos nos encontrar frente a diferentes etapas do processo:

> >

Casos que contam com uma sentena, uma resoluo ou deciso com recomendaes ou um acordo de soluo amistosa - segundo o sistema e rgo (corte, comit, comisso) perante o qual se tenha apresentado e solucionado o caso - que leva a uma srie de compromissos por parte do Estado demandado, e que deve dar lugar a um seguimento rigoroso por parte das peticionrias para verificar o cumprimento efetivo, em tempo e forma, das obrigaes devidas pelo Estado. Casos que aguardam deciso de mrito, o que no implica necessariamente uma impossibilidade na realizao de aes de difuso ( necessrio analisar os critrios de confidencialidade de cada caso, dependendo do sistema perante o qual tenha sido apresentado). Casos que se encontram espera da deciso de admissibilidade, os quais seguramente merecem manter-se em reserva.

2 El sistema universal se conforma en el mbito de la Organizacin de las Naciones Unidas y, paralelamente, se han conformado los sistemas regionales europeo, interamericano, africano y ms recientemente empieza a desarrollarse el asitico.

INSTRUTIVO PARA SEGUIMENTO E INCIDNCIA DE CASOS DE LITGIO INTERNACIONAL

Resulta oportuno recordar que as obrigaes e deveres que os Estados assumem ao subscrever um pacto ou conveno internacional so os de respeitar, proteger e garantir os direitos humanos; vale dizer, abster-se de violar os direitos neles previstos e, ao mesmo tempo, adotar medidas positivas para garantir seu exerccio em condies de igualdade e sem discriminao de nenhuma ndole.
Sem dvida, cada caso haver de apresentar suas prprias caractersticas, mas podemos estabelecer delineamentos gerais que devero adaptar-se a cada situao em particular. O que deve resultar evidente que cada litgio, para alm da reparao /s vtima/s, deve converter-se em uma bandeira para o que poderamos denominar o nunca mais. Isto , a no reiterao da violao aos direitos humanos por parte do Estado, pelo que cada litgio deve ser um ensinamento e se transformar em um instrumento para a capacitao e sensibilizao tanto para os funcionrios/as de todos os poderes do Estado (Legislativo, Executivo e Judicirio) e de todos os nveis (nacional, provincial ou estadual e municipal) quanto para as mulheres como sujeitos de direito e para a sociedade em geral. A experincia que cada caso proporciona constitui-se em uma oportunidade histrica para potencializar a defesa dos direitos humanos das mulheres e colocar os instrumentos e mecanismos internacionais ao alcance de todas. Resulta oportuno recordar que as obrigaes e deveres que os Estados assumem ao subscrever um pacto ou conveno internacional so os de respeitar, proteger e garantir os direitos humanos; vale dizer, abster-se de violar os direitos neles previstos e, ao mesmo tempo, adotar medidas positivas para garantir seu exerccio em condies de igualdade e sem discriminao de nenhuma ndole. Perante uma sentena, recomendao ou acordo de soluo amistosa (ou ainda antes em determinados casos, por exemplo, se o Estado acatou pretenses da demanda e resultou pertinente) o primeiro que se impe sua difuso, utilizando para tanto meios de comunicao tradicionais e alternativos, pginas webs das organizaes da sociedade civil que possam estar envolvidas no tema, fruns diversos em nvel nacional, regional e internacional, diferentes mbitos institucionais, tais como magistratura, ministrio pblico, defensorias pblica e do povo, universidades, reas de direitos humanos, etc., preservando - se for necessrio - a identidade das vtimas. Temos aqui um ponto vital que deve ser levado em considerao antes de qualquer abordagem e tem a ver com acordos prvios que se realize com as vtimas para determinar qual o grau de exposio que esto dispostas a tolerar. Se menor de idade, resultar imprescindvel preserv-la. O respeito sua identidade e s decises que adotem a respeito resulta inquestionvel e muito importante haver aclarado esta questo previamente a toda ao de difuso. Ademais, h que se levar em conta que esta postura pode mudar no transcurso do tempo e a adequao deciso das vtimas deve ser prioritria.

8 INSTRUTIVO PARA SEGUIMENTO E INCIDNCIA DE CASOS DE LITGIO INTERNACIONAL

Mecanismos de seguimento ao cumprimento das decises perante os sistemas universal (ONU) e interamericano (OEA) de direitos humanos
No interior dos sistemas universal e interamericano de direitos humanos cada rgo prev formas de seguimento ao cumprimento das decises resultantes dos casos de litgio internacional, e importante considerlas para fins de acompanhamento e verificao das possibilidades de intervenes nessa etapa.
No sistema universal de direitos humanos, da Organizao das Naes Unidas (ONU), via de regra, quando um Comit decide em um caso que houve violao pelo Estado Parte dos direitos reconhecidos no tratado, inicialmente convida o Estado para que apresente informao, em geral, em um prazo de trs meses, sobre as medidas que tenha adotado para dar efeito resoluo do Comit. Contudo, haver variaes e particularidades nas formas de seguimento de acordo a como funcionam os diferentes Comits. No folheto informativo No. 07 (Rev.1)3 do Escritrio do Alto Comissariado das Naes Unidas para os Direitos Humanos, ao tratar do procedimento de denncias apresentadas em virtude de tratados internacionais de direitos humanos, indicam-se algumas referncias e particularidades quanto ao seguimento das decises no Comit de Direitos Humanos,4 no Comit contra a Tortura (CAT),5 no Comit para a Eliminao da Discriminao Racial (CERD)6 e no Comit para a

3 Documento disponvel em http://www.ohchr.org/Documents/Publications/ FactSheet7Rev.1sp.pdf

4 Quando o Comit decide que houve uma violao pelo Estado dos direitos reconhecidos no Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Polticos, convida-o a proporcionar informao, dentro de um prazo de trs meses, sobre as medidas que tenha adotado para dar efeito resoluo. Esta obrigao baseia-se no fato de que o Estado, em virtude do art. 2 (3) do Pacto, comprometeu-se a garantir um remdio efetivo por qualquer violao de seus direitos. Notificar-se- o/a autor/a da comunicao sua resposta para que possa fazer comentrios. frequente que o Comit indique qual seria o remdio apropriado (por ex.: pagamento de uma indenizao). Se o Estado no adota as medidas apropriadas, remete-se o caso a um membro do Comit, o Relator Especial para o seguimento das decises, para que considere que novas medidas podem ser adotadas. O Relator Especial pode fazer peties especficas ao Estado ou se reunir com seus representantes para examinar as medidas adotadas. A menos que, excepcionalmente, eliminese a informao, esta se publica junto com as medidas adotadas pelo Relator Especial em um relatrio anual sobre seguimento. 5 Quando o CAT considera que uma medida de um Estado ou poderia ser incompatvel com suas obrigaes em virtude da Conveno, envia ao Estado sua resoluo com um pedido de informao sobre sua aplicao no prazo de 90 dias. Segundo o art. 112 (5) de seu regulamento, o Estado est obrigado a informar as medidas que tenha adotado de acordo com a deciso do CAT. luz da informao apresentada, o Relator Especial do CAT para o seguimento das resolues adota as medidas que possam resultar apropriadas. 6 similar ao CAT, mas quando o CERD toma uma deciso (chamada opinio) sobre o mrito de uma denncia, costuma fazer sugestes e/ou recomendaes inclusive se formalmente tenha chegado concluso de que no houve violao da Conveno. Essas podem ser gerais ou especficas, e se dirigem ao Estado interessado ou a todos os Estados Partes na Conveno. Segundo o art. 95 (5) de seu regulamento, convida-se o Estado para que informe oportunamente ao CERD das medidas que adote de acordo com as sugestes e recomendaes. Ao receber a informao, o Comit toma as medidas que considere adequadas.

INSTRUTIVO PARA SEGUIMENTO E INCIDNCIA DE CASOS DE LITGIO INTERNACIONAL

Eliminao da Discriminao contra a Mulher (CEDAW).7 No sistema interamericano de direitos humanos, da Organizao dos Estados Americanos (OEA), vale destacar, em relao ao seguimento das decises sobre os casos, o previsto pelos dois rgos que o integram: a Comisso Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e a Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH). Quanto CIDH, uma vez publicado um relatrio sobre um acordo de soluo amistosa ou sobre uma deciso de mrito de um caso nos quais tenha formulado recomendaes, a Comisso poder tomar as medidas de seguimento que considere oportunas, tais como solicitar informao s partes e celebrar audincias, com o fim de verificar o cumprimento com os acordos de soluo amistosa e recomendaes.8 A Comisso informar da maneira que considere pertinente sobre os avanos no cumprimento de tais acordos e recomendaes.9 Nesse marco, ademais de proporcionar CIDH as informaes que periodicamente costuma pedir s partes, uma das intervenes que pode resultar oportuna, critrio das peticionrias, solicitar Comisso a realizao de uma audincia de seguimento (e posteriormente reunies de trabalho) sobre o cumprimento de um acordo de soluo amistosa ou das recomendaes de uma deciso de mrito.10 A CIDH decidir sobre tal solicitao e a realizao de uma audincia ou reunio de trabalho entre
7 Segundo o procedimento de seguimento estabelecido no art. 7 do Protocolo Facultativo CEDAW, o Estado dever enviar ao Comit, em um prazo de seis meses a partir da data em que recebeu a deciso e as recomendaes deste, uma resposta por escrito na qual explique com detalhe todas as medidas que tenha adotado a respeito. O Comit poder convidar o Estado a apresentar mais informao sobre a situao geral da aplicao dos direitos reconhecidos pela Conveno no Estado, seja diretamente ou por meio de seu seguinte relatrio peridico ao Comit. 8 Cf. artigo 48 (1), Regulamento da CIDH http://www.cidh.oas.org/Basicos/ Portugues/u.Regulamento.CIDH.htm 9 Idem, artigo 48 (2). Em seus relatrios anuais disponveis na web http://www. cidh.oas.org/anuales.port.htm, no captulo sobre o sistema de peties e casos individuais, a Comisso costuma dedicar um item especfico ao Estado de cumprimento das recomendaes da CIDH. 10 Cf. artigo 64, Regulamento da CIDH http://www.cidh.oas.org/Basicos/ Portugues/u.Regulamento.CIDH.htm. Na pgina web da CIDH http://www. cidh.org/Prensa/periodossesiones.htm mantm-se atualizada as informaes sobre os perodos de sesses anuais da Comisso, os prazos para apresentar solicitaes de audincias e reunies de trabalho, e a quem devem estar dirigidas, com indicao dos meios e endereos (fax/correio eletrnico ou postal) pelos quais podem ser enviadas.

peticionrias, Estado e comissionados/as poder contribuir ao processo de lograr avanos no cumprimento dos acordos e recomendaes no mbito local, assim como, entre outros aspectos, buscar obter pronunciamentos relevantes da Comisso diante dos descumprimentos verificados. Nesse sentido, pode-se mencionar exemplos de alguns resultados obtidos com esse tipo de interveno:

a.

No caso sobre violncia domstica contra as mulheres de Maria da Penha contra Brasil (Relatrio No 54/01),11 somente aps a solicitao das peticionrias e realizao de uma audincia de seguimento junto CIDH, em seu perodo de sesses de maro de 2002, que se logra a concluso definitiva do processo criminal contra o agressor de Penha no mbito interno, pela dupla tentativa de homicdio que a deixou paraplgica. Igualmente, em outubro do mesmo ano, depois de uma reunio de trabalho junto CIDH, logra-se a deteno do agressor que se encontrava dando aulas em uma universidade pblica do pas.

11 Relatrio de mrito resultante do caso apresentado por Maria da Penha, CEJIL e CLADEM. Disponvel em http://www.cidh.oas.org/annualrep/2000port/12051.htm

10 INSTRUTIVO PARA SEGUIMENTO E INCIDNCIA DE CASOS DE LITGIO INTERNACIONAL

b.

No caso de Mamrita Mestanza contra Peru (Relatrio 71/03),12 aps uma reunio de trabalho solicitada pelas peticionrias e celebrada em outubro de 2010, a CIDH emite em seu comunicado de imprensa13 que recebeu informao sobre a prescrio da ao penal para a investigao da esterilizao forada da qual foram vtimas mais de 2.000 mulheres durante o governo de Alberto Fujimori. A CIDH condenou esta situao de impunidade e recordou que no acordo de soluo amistosa, firmado em 10 de outubro de 2003, o Estado havia se comprometido a individualizar e punir devidamente os responsveis.14

Quanto aos casos que tenham chegado Corte IDH e logo sido objeto de uma sentena, a superviso de seu cumprimento (da mesma forma que de outras decises do Tribunal) realizar-se- mediante a apresentao de relatrios estatais e das observaes a tais relatrios por parte das vtimas ou seus representantes, assim como das observaes da CIDH a estes. A Corte poder requerer a outras fontes de informao dados relevantes sobre o caso, que permitam apreciar o cumprimento. Poder tambm requerer peritagens e relatrios que considere oportunos. Quando considere pertinente, o Tribunal poder convocar o Estado e os representantes das vtimas a uma audincia para supervisionar o cumprimento de suas decises. Uma vez que conte com a informao pertinente, determinar o estado de cumprimento da deciso e emitir as resolues que estime pertinentes.15 Outra possibilidade que, tambm na fase de superviso de cumprimento da sentena, terceiras pessoas ou instituies alheias ao litgio podem intervir apresentando um escrito de amicus curiae,16 o que proporciona uma oportunidade de participao direta a organizaes, universidades, redes cidads etc. para facilitar Corte IDH o acesso a maiores elementos para a avaliao do cumprimento da sentena.

12 Relatrio sobre acordo de soluo amistosa resultante do caso apresentado por DEMUS, CLADEM, APRODEH, CRLP (atual CRR) y CEJIL. Disponvel em http://www.cidh.oas.org/women/Peru.12191sp.htm 13 Comunicado de Prensa 109/10: http://www.cidh.org/Comunicados/ Spanish/2010/109-10sp.htm 14 Ver tambm Anexo do Comunicado http://www.cidh.org/Comunicados/ Spanish/2010/109a-10sp.htm

15 Cf. Artigo 60, Regulamento CorteIDH http://www.corteidh.or.cr/regla_por.pdf 16 Cf. Artigo 44 (4), Regulamento CorteIDH http://www.corteidh.or.cr/regla_por. pdf

INSTRUTIVO PARA SEGUIMENTO E INCIDNCIA DE CASOS DE LITGIO INTERNACIONAL

11

Comisso de seguimento

Quando as condies e as relaes assim o permitam, pode ser de grande utilidade, a criao de uma Comisso de Seguimento conformada por representantes das partes do caso, tanto autores como demandados, a efeitos de incentivar, colaborar e monitorar o cumprimento do petitrio e/ ou das recomendaes da deciso. Isto depender do estado da causa e das relaes entre as partes.

Em algumas situaes pode ocorrer que no seja necessrio esperar que o rgo emita a deciso correspondente para comear a cumprir a agenda reparatria. H casos nos quais, havendo o Estado acatado as pretenses da demanda, e ainda sem resoluo, possvel atravs de um acordo escrito celebrado entre as partes, autores e demandados, dar incio ao cumprimento das reparaes solicitadas pelas peticionrias.17 Nesse caso, pode-se aproveitar esse mesmo convnio para estabelecer a criao da Comisso de Seguimento, a composio da mesma e muito importante ter bem estabelecidos os prazos nos quais se estimaro os cumprimentos, para fins de poder fazer um seguimento preciso de cada ponto do
17 Isso aconteceu, por exemplo, no marco do caso LNP, que trata da discriminao de gnero e etnia no sistema de justia ocorrido na provncia de Chaco, Argentina, o qual foi apresentado por INSGENAR e CLADEM perante o Comit de Direitos Humanos das Naes Unidas, no ano 2007 (Comunicao 1610/07). LNP uma jovem indgena que foi estuprada em outubro de 2003, aos 15 anos, por 3 jovens do povoado (brancos, descendentes de europeus nascidos na Argentina) e apesar de provado em juzo o acesso carnal pela fora, so todos absolvidos em um processo repleto de irregularidades, preconceitos de gnero e discriminao tnico-racial.

petitrio. necessrio evitar as postulaes ambguas, sem termos, objetivos ou tempos precisos, que podem resultar em meros atos de desejo dos governos, mas sem chegar a se efetivar e sem possibilidade de reclamo de descumprimento se no tm um prazo prestablecido. Em qualquer caso, mas em particular naqueles casos em que, como consequncia de uma deciso, iniciese um processo penal de investigao e punio aos responsveis pelas violaes ocorridas, deverse- considerar se e quando necessrio exigir ao Estado medidas especiais de proteo das vtimas, defensoras, organizaes civis intervenientes, j que em relao a estas se podem gerar ou agravar situaes de ameaas e riscos em virtude de atores civis e/ou funcionrios governamentais que sero processados e que podem ter contato com setores de poder de grande influncia.

12 INSTRUTIVO PARA SEGUIMENTO E INCIDNCIA DE CASOS DE LITGIO INTERNACIONAL

Reparaes

Quando se determinem pagamento de indenizaes, compensaes por danos e o reembolso de gastos e custas, dever verificar-se o cumprimento efetivo dos mesmos, em tempo e forma, exigindo sua concretizao nos casos de demoras injustificadas. Esta exigncia pode efetuar-se atravs de notas, entrevistas pessoais, chegando aos meios de comunicao depois de haver esgotado os passos prvios. Nem sempre conveniente a utilizao dos meios massivos como primeira via, j que resulta positivo - e prova de boa-f - dar a oportunidade ao Estado de emendar sua falta.
Quando se estabelea uma reparao simblica - pedido de perdo /s vtima/s, ato pblico de reconhecimento de responsabilidade internacional pelas violaes de direitos humanos por parte do Estado, publicao da deciso em meios locais e nacionais, construo de monumentos em homenagem s vctimas, etc. resulta conveniente que as peticionrias possam dar seguimento ao planejamento dos mesmos a fim de garantir o contedo e a forma desta reparao, os quais devem respeitar o estabelecido na deciso e, muito especialmente, ter em especial considerao os sentimentos das vtimas e/ou seus familiares. habitual que as decises no se esgotem na reparao pessoal das vtimas e/ou seus familiares, seno que se estabeleam obrigaes para o Estado, relacionadas a medidas de preveno a incidir em mudanas mais estruturais no pas, como leis e polticas pblicas em distintos campos dos direitos humanos, destinadas no repetio das violaes. Tais medidas podem implicar, a ttulo de exemplo, em: reformas legislativas, com a derrogao de normas vigentes ou a sano de novas leis, elaborao de protocolos de ateno, programas e cursos de capacitao a agentes pblicos de diferentes setores, confeco de estatsticas diferenciadas por sexo, campanhas atravs de meios de comunicao, criao de servios integrais para as vtimas de similares violaes a seus direitos, estabelecimento de recursos adequados para garantir o desfrute efetivo dos direitos, entre muitssimas outras. Recordemos que para o direito internacional as reparaes incluem cinco tipos de medidas: restituio, compensao, reabilitao, satisfao e garantia de no repetio.

INSTRUTIVO PARA SEGUIMENTO E INCIDNCIA DE CASOS DE LITGIO INTERNACIONAL

13

Garantia de no repetio

A garantia de no repetio refere-se no somente vtima, mas a qualquer outra pessoa, de forma que provavelmente as medidas que se impem para o cumprimento desta exigncia sejam as que requeiram maior esforo de seguimento por parte das peticionrias, inclusive com maior grau de mobilizao de distintos atores sociais em aes de presso nacional, regional ou internacional para a exigibilidade de sua implementao.

Resulta mais simples para um governo, via de regra, pagar uma indenizao que produzir as profundas mudanas que assegurem a plena vigncia dos direitos humanos. A ttulo de exemplo, no sistema interamericano as reparaes que em geral costumam ter maior nvel de cumprimento por parte dos Estados so as relativas indenizao econmica e, em segundo lugar, a reparao simblica; o cumprimento muito menor em relao a aes de justia local e s garantias de no repetio. As violaes aos direitos humanos tm muito mais a ver com modos operativos por parte do Estado que por desvios de algum de seus agentes e/ou funcionrios; revelam padres de conduta instalados no aparato institucional. Portanto, para buscar assegurar que as medidas impostas para a no repetio - o nunca mais, anteriormente mencionado - realmente se concretizem, resulta aconselhvel, sempre que seja

possvel, planejar reunies multissetoriais com os distintos ministrios e/ou secretarias responsveis por adotar as medidas, concretizar as transformaes e levar adiante as polticas pblicas. A respeito, conveniente que cada reunio culmine em atascompromisso em que fiquem claramente refletidos os termos de como, quando e com que recursos humanos, tcnicos e financeiros vo se realizar as medidas, a quem convocam, enfim, tudo que revele uma ideia precisa de efetivo cumprimento. provvel que as organizaes peticionrias - sempre de vasta experincia na defesa dos direitos humanos das mulheres - tenham uma perspectiva muito mais acabada e maior conhecimento com relao s mudanas que se devam produzir e s aes que se devam concretizar. , nesse sentido, onde tm muito contribuir.

14 INSTRUTIVO PARA SEGUIMENTO E INCIDNCIA DE CASOS DE LITGIO INTERNACIONAL

Recordemos ainda que, dadas as condies em cada caso, criar um mbito favorvel, no confrontador, tambm pode produzir melhores resultados que enfrentamentos estreis. A ideia atuar com firmeza, preciso, mas em um clima de cooperao. Nessas reunies ou encontros seguramente podero ser detectados/as aqueles/as funcionrios/as com melhor pr-disposio e capacidade de assumir em maior profundidade os compromissos. Contudo, muitas veces tambm se revelam prticas gatopardistas (isto , faz-se mudar algo, mas na realidade nada se modifica), ento h que direcionar uma especial ateno mediante telefonemas, cartas, reunies mais personalizadas, para lograr que estes agentes impulsionem as transformaes necessrias. Quando se constata negligncia absoluta por parte do Estado para cumprir com as decises dever recorrerse a medidas mais contundentes. A ttulo de exemplo, no caso KL contra Peru,18 em cinco anos de seguimento e reunies realizadas com os rgos responsveis para dar cumprimento resoluo do Comit de Direitos Humanos das Naes Unidas, o Estado no foi capaz de responder com a implementao de nenhuma de suas obrigaes.19 As organizaes de mulheres, aps reiterados pedidos formais de informao ao Ministrio da Sade sobre as aes que realizou para cumprir com a resoluo do Comit, decidiram apresentar uma demanda de amparo20 para que essa instncia responda de imediato, e sob responsabilidade, acerca da aprovao de um protocolo para facilitar o acesso ao aborto teraputico s mulheres nos servios pblicos de sade.

Esta apresentao potencializda por uma srie de atividades de solidaridade e exigibilidade, articuladas e impulsionadas desde o mbito local21 e regional no marco dos cinco anos de descumprimento da resoluo de KL: declaraes de apoio e artigos jornalsticos de personalidades, cartas de solicitao para audincias com as embaixadas do Peru nos pases da regio, manifestaes perante o Ministrio da Sade, o Congresso e o Conselho de Ministros do Peru, entre outras. Este trabajo supe uma coordenao prvia na qual se estabeleam claramente os objetivos e as ideias-fora que se ho de transmitir, sem fissuras e enfocadas claramente sobre as metas propostas.

18 No caso KL contra Peru perante o Comit de Direitos Humanos das Naes Unidas, em que a vtima representada por DEMUS, CLADEM e CRLP (atual CRR), demanda-se o Estado por obrigar a jovem a levar adiante uma gravidez e dar luz um feto anenceflico, negando-se a ela o aborto teraputico que legal neste pas. KL teve denegado, por hospital pblico, o direito ao aborto teraputico, e apesar do risco para sua vida e sua sade, deu luz uma menina que viveu somente 4 dias, perodo em que teve que amament-la. Aps a morte de sua filha, entrou em estado de profunda depresso. 19 Em 2010, passados 5 anos da resoluo, o Estado no havia cumprido as obrigaes e recomendaes derivadas da mesma, vale dizer: a publicao da resoluo do Comit, a indenizao de KL como recurso efetivo de reparao pelas violaes de seus direitos cometidas e a aprovao do protocolo para acesso ao aborto teraputico como medida de no repetio, evitando que se cometam violaes semelhantes no futuro. 20 Demanda apresentada por Demus Estdio para a Defesa dos Direitos da Mulher, Centro da Mulher Peruana Flora Tristn e Movimento Manuela Ramos.

Quando se constata negligncia absoluta por parte do Estado para cumprir com as decises dever recorrer-se a medidas mais contundentes. A ttulo de exemplo, no caso KL contra Peru, em cinco anos de seguimento e reunies realizadas com os rgos responsveis para dar cumprimento resoluo do Comit de Direitos Humanos das Naes Unidas, o Estado no foi capaz de responder com a implementao de nenhuma de suas obrigaes.
21 Articularam-se, entre outras organizaes, basicamente a partir do ponto focal peruano da Campanha 28 de Setembro pela Despenalizao do Aborto na Amrica Latina, Cladem Peru e o Grupo Impulsor da Campanha por uma Conveno Interamericana dos Direitos Sexuais e os Direitos Reprodutivos.

INSTRUTIVO PARA SEGUIMENTO E INCIDNCIA DE CASOS DE LITGIO INTERNACIONAL

15

Articulao combinada de estratgias: litgio e monitoramento


A articulao combinada de estratgias de litgio e monitoramento pode-se revelar positiva nas aes de seguimento e incidncia para potencializar avanos no processo de cumprimento das decises dos rgos internacionais. Mas, para alm da instncia e/ou etapa em que se encontre um litgio, pode ser articulado com uma ao de monitoramento, a fim de lhe dar maior visibilidade.
Temos antecedentes que do conta da eficcia desta combinao de estratgias. No caso de litgio anteriormente mencionado sobre violncia domstica contra as mulheres, de Maria da Penha contra Brasil, quando j se havia pronunciado a Comisso Interamericana de Derechos Humanos (CIDH) em sua deciso de mrito do ano 2001, incidiu-se com a apresentao de um relatrio alternativo especfico e interveno oral sobre o caso perante o Comit CEDAW,22 o que fortemente impactou e contribuiu para que, no ano 2003, o Comit recomendasse ao governo do Brasil elaborar uma lei especfica sobre a matria. Da resultam avanos para a elaborao e adoo da Lei 11340/2006 sobre violncia domstica contra a mulher, conhecida precisamente como Lei Maria da Penha. Estratgia similar foi adotada pelas organizaes que levam adiante os casos LNP23 e LMR24 contra Argentina. Nesta ocasio, ainda quando no tenha havido pronunciamento do Comit de Direitos Humanos das Naes Unidas, foram apresentados dados e/ou dossis sobre os casos como anexos dos relatrios alternativos enviados tanto a este Comit como ao Comit CEDAW, o que influiu positivamente nas recomendaes que estes organismos fizeram ao pas no ano 2010.

22 Relatrio apresentado por AGENDE, CEJIL e CLADEM, como informao adicional ao relatrio alternativo apresentado pela sociedade civil ao Comit. Entre outros aspectos, destaca-se que o descumprimento das recomendaes pendentes da CIDH no caso representava violaes Conveno CEDAW e Recomendao Geral No. 19 do Comit.

23 Cf. nota 17. 24 O caso LMR contra Argentina foi apresentado, no ano 2007, ao Comit de Direitos Humanos das Naes por CLADEM, INSGENAR e ACDD (Catlicas pelo Direito de Decidir). LMR uma jovem com deficincia mental que tem denegado, por hospitais pblicos, o direito de realizar aborto legal por gravidez resultante de estupro praticado por seu tio, apesar de que existe, inclusive, autorizao da justia; mas tem que recorrer ao circuito clandestino para faz-lo.

16 INSTRUTIVO PARA SEGUIMENTO E INCIDNCIA DE CASOS DE LITGIO INTERNACIONAL

Confidencialidade
Embora esta vinculao de estratgias entre litgio e monitoramento seja recomendada como altamente positiva, muito importante previamente publicao do caso nos relatrios alternativos ou sua difuso por qualquer outro meio, tomar em conta a etapa na qual o mesmo se encontra, em ateno confidencialidade que requer o processo em alguma de suas etapas, de acordo ao Comit onde tenha sido apresentado se falamos do sistema universal ou a Comisso ou Corte se for no sistema interamericano. No obstante, nos casos como LNP e LMR, apesar de que se encontravam em etapa de confidencialidade no momento de sua publicao, os mesmos j haviam sido dados a conhecer publicamente pelo Estado demandado, pelo que foi possvel public-lo.

INSTRUTIVO PARA SEGUIMENTO E INCIDNCIA DE CASOS DE LITGIO INTERNACIONAL

17

Incidncia perante o Poder Legislativo


Se entre as recomendaes se estabelece a necessidade do Estado de adequar as leis nacionais normativa internacional de direitos humanos, o que pode exigir a sano de novas normas, no basta com a deciso do Poder Executivo (quando esta exista) para a concretizao de tal compromisso. Este pode enviar um projeto de lei ao Poder Legislativo (seja o Congresso Nacional ou as Legislaturas Estaduais, etc.), mas logo deve dar-se o debate para sua aprovao. importante poder incidir sobre o contedo do projeto de lei e a tramitao do mesmo.25
Requer-se, ento, uma estratgia especialmente direcionada aos/s legisladores/as. Convm, nestes casos, elaborar e difundir uma carta modelo de apoio iniciativa para remet-la a cada um/a dos/as congressistas; solicitar entrevistas e entregar-lhes um dossi com os argumentos que fundamentam o projeto, recordando sempre que as obrigaes assumidas ao subscrever um pacto ou conveno de direitos humanos so tanto para todos os nveis do Estado (nacional, estadual/provincial e municipal) como para todos os poderes (executivo, legislativo e judicirio). Tambm se podem, entre tantas outras aes, usar as peties online e ainda organizar mesas em lugares de grande afluncia de pblico para coletar assinaturas de adeso nova norma que se quer impulsionar. A entrega das listas de assinaturas pode dar lugar a um ato em frente ao Congresso. A participao e mobilizao da cidadania, as intervenes urbanas, o posicionamiento no cenrio pblico, apelam e comprometem aos atores polticos.

25 A ttulo de exemplo, menciona-se brevemente, quanto a esse aspecto, o processo de incidncia para lograr a Lei Maria da Penha. Entre 2002 e 2004, um Consrcio de ONGs feministas (Advocaci, Agende, Cfemea, Cepia, Cladem, Themis) e especialistas de vrias reas temticas, trabalhram em uma proposta de anteprojeto de lei relativa violncia domstica e familiar contra as mulheres, incorporando a longa experincia acumulada pelo movimento brasileiro de mulheres sobre o tema. Por Decreto Presidencial, a Secretaria de Polticas para as Mulheres (SPM) constitui um Grupo de Trabalho Interministerial, no qual participa o Consrcio, para trabalhar sobre a proposta. Em novembro de 2004, a SPM apresenta o projeto de lei ao Congresso Nacional, e o Consrcio se manifesta publicamente nos pontos que considera positivos, mas tambm naqueles com os quais est em desacordo. Constituem-se articulaes entre a sociedade civil, o Poder Legislativo e Executivo, que debatem o projeto de lei em seminrios e audincias pblicas nas 5 regies do pas, o que leva elaborao de um projeto substitutivo, que aprovado e sancionado em agosto de 2006, resultando na Lei 11.340 (Lei Maria da Penha).

18 INSTRUTIVO PARA SEGUIMENTO E INCIDNCIA DE CASOS DE LITGIO INTERNACIONAL

Ferramentas multiplicadoras
importante potencializar, em nvel nacional, o uso efetivo e a difuso da jurisprudncia internacional alcanada e da experincia que se tenha ganhado com os casos de litgio, que possam ser relevantes no s para o seguimento e incidncia dos mesmos, seno para aplicao em outros casos e situaes similares em cada pas da regio.
Difuses de publicaes, artigos ou boletins sobre a experincia dos casos, as decises e seu seguimento26 e/ou a criao de pginas web;27 o uso da jurisprudncia dos casos em escritos de amicus curiae apresentados em litgios em mbito nacional ou internacional, assim como em oficinas e seminrios para pblicos especializados ou em geral podem ser, entre outras, algumas das ferramentas a ser utilizadas com potencial efeito multiplicador. Em particular, a publicao de um dossi ou livro narrando todas as etapas do processo de litgio e os xitos obtidos constituem uma ferramenta valiosssima para, por um lado, visibilizar o trabalho

Os contedos desses materiais podem ser adaptados e dirigidos em apresentaes para diferentes pblicos
realizado e por outro, como material de capacitao que se pode multiplicar em panis, seminrios, oficinas, cursos, espaos diversos. Os contedos desses materiais podem ser adaptados e dirigidos em apresentaes para diferentes pblicos. Fala-se a partir da prtica, do fato concreto, da vida mesma e isto tem uma fora extraordinria, de projees impensveis. A narrao de cada caso converte-se, desta maneira, em uma experincia educativa e em um modelo a seguir e contribui ao reconhecimento e defesa dos direitos das mulheres, assim como a instalar a convico de que os instrumentos e mecanismos do sistema de proteo dos direitos humanos, tanto universal como regional, podem e devem ser aproveitados.

26 A ttulo de exemplo, pode-se mencionar as publicaes: Campo Algodonero - Anlisis y propuestas para el seguimiento de la sentencia de la Corte Interamericana de Derechos Humanos en contra del Estado mexicano (Red Mesa de Mujeres de Ciudad Jurez A.C./CLADEM, 2010) e Caso LNP. Discriminacin por gnero en el sistema de justicia en casos de violencia sexual (INSGENAR/ CLADEM, 2010). 27 Para propiciar o debate e a ao em torno ao seguimento da sentena do caso Campo Algodonero, por exemplo, foi criada a pgina web: www. campoalgodonero.org,mx

INSTRUTIVO PARA SEGUIMENTO E INCIDNCIA DE CASOS DE LITGIO INTERNACIONAL

19

Os meios de comunicao de massa


Na atualidad devemos reconhecer que os meios de comunicao mediatizam a realidade de tal modo que o que no est nos meios no existe; mais ainda, em muitos casos vo marcando a agenda pblica, de maneira que, para alm das consideraes que possamos ter a respeito deles, no podemos deixar de valorizar o impacto que geram na opinio pblica e no efeito que produzem sobre os poderes do Estado e seus agentes.
Hoje h numerosas alternativas web sites, meios online, blogs, redes sociais, entre outras - que tm uma importante cobertura e devem ser aproveitadas. Mas os meios tradicionais tm uma massividade ineludvel e conveniente aceder a eles ainda que no sempre respondam com a amplitude que esperamos. Embora as pessoas se informem especialmente atravs de rdio e televiso, estes se nutrem dos meios grficos para armar sua programao. Os/as jornalistas de rdio e televiso se atualizam nos jornais da manh ainda que seja habitual, ao mesmo tempo, que as salas de redao e os estdios de rdio mantenham os canais de notcias ligados continuamente. Recomenda-se a toda organizao civil elaborar uma lista de dados com os meios de comunicao locais e nacionais para que, chegado o momento, possa dar conta da ao que realiza. Na medida do possvel, ademais dos e-mails dos meios de comunicao, devese completar tal lista com correios de programas e de jornalistas, assim como seus telefones. Estabelecer relaes mais permanentes, em lugar de contatos ocasionais, de grande utilidade na hora de lograr a difuso da informao pretendida. Uma forma de estabelecer estas relaes consiste em estar disponvel, no momento que se recebe um convite para conceder entrevistas, para participar de um programa, assim como quando somente se requer maior informao de dados. Os temas relacionados com mulheres ocupam cada vez mais espaos e os/ as comunicadores/as necessitam contar com pessoas e/ou organizaes que possam orient-los nesse sentido, pois estes temas em alguns casos terminam no sendo publicados (ou aparecendo de maneira parcial), porque os/as jornalistas no contam com uma agenda de contatos adequada para consultar a respeito dos mesmos. Da a importncia de formar Porta-vozes do Caso, assegurando que vrias pessoas estejam preparadas para apresentar o caso diante da imprensa, assim como distribuir informao de qualidade e autorizada. Esta prtica nos vai destacando junto aos/s jornalistas afins ao nosso trabalho e devemos recorrer especialmente a eles/as no momento de nos assegurarmos que aquilo que temos para compartilhar seja divulgado.

20 INSTRUTIVO PARA SEGUIMENTO E INCIDNCIA DE CASOS DE LITGIO INTERNACIONAL

Notas de imprensa
Devemos ter muita clareza de que o que nos preocupa no necesariamente interessa aos meios. Por isso, muitas vezes, h que encontrar recursos para provocar o interesse da imprensa para cobrir um evento ou tema ao qual queremos dar visibilidade.28 Recordemos, ainda, que os programas recebem centenas de correios eletrnicos diariamente e que os eliminam muito facilmente. Por isso, a melhor maneira de trabalhar neste sentido remetendo a informao a todos os meios/programas/jornalistas, mas logo chamar por telefone aqueles que sabemos ter melhor pr-disposio para transmitir a informao que nos interessa difundir. Tambm necessrio cuidar para no enviar aos/s comunicadores/as correios que no contenham informao a eles (por exemplo, as cadeias), pois assim corre-se o risco que estes terminem sendo marcados como lixo eletrnico. Em todas as notas resulta conveniente dar um ou mais telefones de contato.

colidir com outros eventos importantes e o horrio no deve coincidir com a hora de sada dos noticirios. O melhor momento costuma ser o da manh (mas no demasiado cedo, pois as redaes dos jornais comeam a ter mais gente no meio da manh), j que d tempo suficiente para a edio nos casos da televiso e para ser retransmitida nos distintos programas nos casos da rdio.

A conferncia de imprensa um recurso muito valioso pela capacidade de chegar simultaneamente a distintos meios de comunicao, mas exige que o tema que a convoca deva ser realmente importante
Ademais da informao proporcionada na conferncia, conveniente contar com dossis com material adicional para aquele/as reportrs que queiram se aprofundar no tema. Entretanto, recordemos que o mundo da informao rpido e fugaz e no comum que jornalistas dediquem demasiado tempo leitura, razo pela qual aquilo que desejamos que se difunda deve ser expressado na conferncia, com clareza e com dados precisos. A convocatria deve realizar-se alguns dias antes e ser reconfirmada sua concretizao no mesmo dia para evitar o esquecimento, j que a agenda jornalstica cheia e se compete com muitas outras atividades simultneas que se producem no mesmo dia e na mesma hora. Uma vez realizada a conferncia deverse- contar com a lista de meios presentes, de forma tal que, caso se creia conveniente, poder ser enviado um dossi ao meio que no compareceu.

A conferncia de imprensa
A conferncia de imprensa um recurso muito valioso pela capacidade de chegar simultaneamente a distintos meios de comunicao, mas exige que o tema que a convoca deva ser realmente importante. Requer um trabalho prvio de convocatria pessoal a jornalistas que possam assegurar sua presena. Das conferncias no participam os/as apresentadores/ as de programas, mas os/as reprters, vale dizer, aqueles/as que cobrem as noticas fora dos estdios ou salas de redao. O lugar, dia e hora de realizao no um tema menor. O lugar deve ser acessvel e cmodo, o dia no deve
28 Por ejemplo, cuando se present el libro sobre el caso LNP (Argentina), en lugar de enviar una gacetilla titulada Presentacin del libro, se titul Indito pedido de perdn en nuestro pas. Por supuesto que, en el contenido de la gacetilla luego se mencionaba sobre el pedido de perdn en el caso, manteniendo la credibilidad de la informacin, pero alcanzando el objetivo de difusin, en la prensa, del evento de presentacin del libro.

INSTRUTIVO PARA SEGUIMENTO E INCIDNCIA DE CASOS DE LITGIO INTERNACIONAL

21

Estado de alerta permanente


muito importante o seguimento permanente do caso e estar muito atentas ao seu desenvolvimento em nvel internacional ou nacional. s vezes as comunicaes dos rgos podem no ser to acessveis como so na justia local, pelo que, na medida do possvel, til ter algum contato direto para o seguimento. Se no se pode viajar sede do Comit ou Comisso do caso, tratar de aproveitar se alguma companheira o faa para que tente ver o processo e/ou obtenha qualquer informao adicional. Inclusive importante monitorar periodicamente a pgina web dos rganos internacionais para tais efeitos.
Por outro lado, tambm devemos estar atentas s repercusses do caso em todo momento, de tal modo que possamos capitalizar as mesmas a nosso favor. Para isso devemos fazer um seguimento muito zeloso dos meios de comunicao, especialmente os prximos zona referida ao caso, como tambm do Dirio ou Boletim Oficial da Provncia/Estado em que o fato tenha ocorrido. Podem surgir questes tanto positivas como negativas que devemos conhecer. Por exemplo, pode haver sido processado algum funcionrio envolvido na violao de que se trate ainda quando no se tenha previsto,29 haver sido outorgada outra reparao vtima,30 etc. Estas so,
29 No caso LNP contra Argentina, as peticionrias se inteiraram pelo Boletim Oficial da Provncia do Chaco, de 13 de setembro 2010, que a Direo de Sumrios havia iniciado um sumrio em relao ao mdico interveniente no exame da menina por haver violado o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Polticos. 30 No mesmo caso, o Governo de Chaco decidiu outorgar-lhe um terreno e construir uma casa para a vtima. A mesma j foi entregue. Esta reparao no estava includa na agenda reparatria apresentada pelas peticionrias.

todavia, situaes bastante raras em que, por diversos motivos, algumas iniciativas possam partir do prprio Estado demandado e aparecer excepcionalmente como atos positivos e/ou espontneos, mas preciso no esquecer que somente surgem posteriormente s peties de denncia e aes de presso em mbito nacional e internacional, pelo que perfeitamente lcito apropriar-se destes resultados e tom-los como uma conquista obtida graas interveno do litgio, sem a qual no haveria sido possvel. O certo que os Estados no atuam espontaneamente, e os xitos alcanados com os casos de litgio internacional a curto, mdio e longo prazo, sempre sero resultado das aes e mobilizaes de seguimento e incidncia, sob a presso exercida tanto no mbito nacional como internacional.

Dezembro 2010

Instrutivo para seguimento e incidncia de casos de litgio internacional


Dezembro 2010

También podría gustarte