Está en la página 1de 24

faa voc mesmo

pequenas reparaes e poupanas no lar

Independente Credvel Perto de si

ndice
No precisa de ser um especialista para pr mos obra e deixar a sua casa impecvel. Os pequenos trabalhos que juntmos neste guia esto ao alcance de todos. Alis, de to simples, pode nem ser fcil encontrar um profissional que os execute. Caso consiga ach-lo, muito provvel que tenha de abrir os cordes bolsa.
Reparar uma porta que fecha mal Substituir um vidro Colocar um varo para cortinados Reparar um interruptor avariado Suspender um candeeiro de tecto Encastrar spots no tecto Aparar uma sebe Evitar a obstruo de algerozes e tubos de queda Reparar uma torneira tradicional que pinga Desentupir um lava-loia ou um lavatrio 4 6 8 10 12 13 14 16 18 20

DECO PROTESTE, Lda. Av. Eng. Arantes e Oliveira, 13, 1. B 1900-221 LISBOA Tel. 808 200 146/ 218 410 801 www.deco.proteste.pt Editor responsvel Pedro Moreira Coordenao editorial Joo Mendes Projecto grfico Manuel Estrada Design Ilustraes Genevive Dejean & Co. Ilustrao da capa Javier Vzquez Paginao Alexandra Lemos Depsito Legal ??? ISBN ??? Impresso

Esta publicao, no seu todo ou em parte, no pode ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma ou processo, electrnico, mecnico ou fotogrfico, incluindo fotocpia, xerocpia ou gravao, sem autorizao prvia e escrita da editora.

carpintaria e manuteno

Reparar uma porta que fecha mal


Quando uma porta fecha mal, a primeira coisa a fazer identificar a origem do problema, para encontrar a soluo.
abrir, para detectar rapidamente a zona de embate. Outra soluo fazer deslizar uma folha de papel entre a ombreira e a porta fechada, at a primeira ficar presa. Lixe essa zona. Se necessrio, use uma plaina e faa o acabamento com lixa. O trinco no encaixa na fechadura? Se a lingueta no encaixar no batente da fechadura, confirme se as dobradias esto bem fixas e, em caso negativo, aparafuse-as. Pode tambm realinhar uma porta que tenha cedido com uma anilha de metal ou nylon nos pernos das dobradias (fig. a). Outra possibilidade limar a parte inferior da entrada do ba-

A porta encrava porque est deformada? A madeira macia pode empenar devido a variaes da humidade. Examine o perfil da porta, como se estivesse a observar o cano de uma espingarda, para detectar eventuais curvaturas, por pequenas que sejam. Uma porta deformada quase impossvel de consertar. Mais vale substituir. Uma parte da porta roa na ombreira? Se a porta prender, verifique se as dobradias esto soltas e fixe-as. No caso de continuar a bater, procure pontos onde a tinta esteja gasta (na ombreira ou na porta). Se tiver dvidas, passe giz pela lateral, feche a porta e volte a

(fig. b)

faa voc mesmo


Material necessrio
Chave de parafusos Giz Lixa Plaina Lima redonda
(fig. a)

Betume para madeira Formo Martelo Anilhas de metal ou de nylon

Retirar parafusos cobertos de tinta


Insira uma chave adequada na cabea do parafuso e d um golpe seco com um martelo. Quando a tinta saltar, pode retirar o parafuso.

referidas ou colocar anilhas nos pernos das dobradias. No tendo descado, a nica soluo lixar ou aplainar a parte de baixo. Uma dica prtica: cole no pavimento, no stio onde a porta roa, uma folha de lixa com adesivo (fig. c). Faa passar a porta vrias vezes por cima da lixa at deixar de roar. Finalmente, retire a lixa.

tente at o trinco voltar a entrar com facilidade (fig. b). Por vezes, a porta empena ligeiramente e a lingueta fica desalinhada com a entrada do batente. Neste caso, desloque um pouco o batente, retire-o e encha os buracos dos parafusos com betume para madeira. Em seguida, desenhe o contorno do batente na nova posio. Para confirmar a posio correcta, passe o giz no trinco e na lingueta. Desbaste a madeira com um formo e um martelo e aparafuse o batente. A porta roa no pavimento? Se a porta tiver descado e roar no pavimento, pode testar as solues atrs

(fig. c)

carpintaria

Substituir um vidro
(fig. c)

Acontece a qualquer um. Uma bola perdida, uma janela que se fecha com fora e... um vidro estilhaado. Conhea todos os truques para mudar um vidro simples de uma porta ou janela. J um vidro duplo ou triplo um trabalho fora do alcance da maioria. Mais vale contratar um especialista.

Retire os pedaos do vidro, comeando pela parte de cima da janela. Use luvas grossas e compridas, que tambm protejam os pulsos. Com um formo velho, elimine os restos de betume com cuidado, para no cortar a madeira. Tire os pregos com uma turqus ou despregue as rguas que seguram o vidro (fig. a). Limpe o encaixe com lixa e/ou uma escova de metal.
(fig. a)

Mea o encaixe da janela em vrios pontos. Se encontrar diferenas, tome nota da medida menor e tire 2 a 3 mm. Mande cortar o vidro com estas dimenses. Para transportar a vidraa, embrulhe-a em carto ou numa manta, por exemplo. Tratando-se de vidros grandes, pea ajuda a algum. Use luvas grossas. Unte o caixilho com leo de linhaa, para melhorar a fixao da tira de betume de vidraceiro (1 cm), a aplicar
(fig. b)

e manuteno

faa voc mesmo

Material necessrio
Luvas Formo velho Turqus Lixa e/ou escova de metal Fita mtrica leo de linhaa Betume de vidraceiro Esptula Silicone

Pregos Pistola pequenos Pedaos Martelo pequenos de aglomerado Alicate universal ou fsforos Tinta

em seguida. Pressione bem o betume e trabalhe com um movimento regular ao longo do encaixe, prestando especial ateno aos cantos (fig. b). Retire o excesso. Em alternativa, pode usar silicone.

draceiro de 20 em 20 cm (fig. d). Crave-os meio centmetro e dobre-os em direco ao vidro com um alicate universal. Retire o excesso de betume ou silicone.

4 5

Coloque alguns pedaos de aglomerado ou fsforos na parte de baixo do caixilho, para o vidro no assentar directamente sobre ele. Empurre o vidro contra o betume ou o silicone fazendo fora nas extremidades e no no centro (fig. c). Com um martelo pequeno, coloque pregos de vi(fig. d)

6 7

Aplique betume ou silicone na ranhura, alise a superfcie (se usar silicone, passe o dedo molhado em gua com sabo) e elimine o excesso. Acabe os cantos em oblquo (fig. e).

Deixe o betume secar e endurecer durante, pelo menos, 24 horas antes de pintar. Veja as instrues na embalagem. Aplique a tinta at cerca de 2 mm por cima do vidro, para a chuva no penetrar entre o vidro e o betume. O silicone raramente pintado, uma vez que existe em vrias cores.

(fig. e)

carpintaria e manuteno

Colocar um varo para cortinados


Os cortinados podem ser pendurados num varo de madeira ou lato. Para calcular o comprimento do varo, acrescente 50 a 60 cm largura da janela. Preveja ainda, pelo menos, 10 cm de cada lado, para haver espao quando abrir os cortinados. Alguns vares tm fixao dupla, para os cortinados e as cortinas.
Os suportes do varo devem ser fixos parede com buchas e parafusos (fig. a e fig. b). Use rgua e nvel de bolha de ar para colocar os suportes mesma altura. Tirar as medidas a partir do tecto nem sempre um mtodo fivel. Se fixar o varo dentro do vo da janela, fica mais prtico aplicar suportes em meia-lua de ambos os lados (fig. c). Mantenha um espao de, pelo menos, 5 cm em relao ao tecto. Tambm neste caso, os suportes so colocados com buchas e parafusos.

Insira o varo num dos suportes e passe as argolas. Depois, coloque-o no segundo suporte (fig. b).

2 3

(fig. a)

Se necessrio, corte o varo medida. Tratando-se do espao no interior do vo, retire 2 cm largura entre as paredes laterais, para instalar com facilidade.

faa voc mesmo

Material necessrio
Fita mtrica Berbequim Buchas e parafusos Chave de parafusos Nvel de bolha de ar Rgua Suportes Argolas

(fig. d)

(fig. b)

Pregos pequenos sem martelar os dedos


Sugerimos duas tcnicas: segure o prego com um alicate de pontas finas (fig. 1); espete o prego num carto, junto extremidade. Segure o carto para cravar o prego com o martelo. Rasgue o carto antes de ter empurrado completamente o prego e guarde-o para voltar a usar (fig. 2).

(fig. 1)

(fig. 2)

(fig. c)

10

electricidade e iluminao

Reparar um interruptor avariado


Corte a corrente antes de trabalhar na instalao. No mnimo, isole os disjuntores que protegem o circuito em causa, desligando o disjuntor diferencial. Para confirmar a falta de tenso, verifique se a luz fica apagada quando liga o interruptor.
Tire o espelho e o bloco do interruptor (basta remover os dois parafusos nos lados) e verifique se os fios esto ligados nos pontos de contacto. Se necessrio, empurre um pouco mais os fios (fig. a) com um alicate de bicos e aperte os parafusos. No caso de haver pouco cobre vista, tem de descarnar o fio com um alicate apropriado, que permite cortar e tirar a bainha de isolamento sem danificar o condutor. O alicate descarnador tradicional tem uma ranhura em V em cada parte cortante e regula o dimetro do fio com um parafuso de rosca. J o modelo automtico no precisa de regulaes (fig. b). Se as pontas de cobre de um cabo multifilar estiverem vista, dobre-as com um alicate universal (fig. c), para impedir que saiam do dis-

(fig. a)

2 3

faa voc mesmo

11

Material necessrio
Chave de parafusos Alicate descarnador Alicate de bicos Alicate universal
(fig. c)

positivo de fixao e evitar um curtocircuito.

Que tipo de bucha usar?


Se a parede ou tecto forem ocos, no pode usar buchas vulgares, sem capacidade para se segurarem. Tem de recorrer a buchas para materiais ocos (ver figura abaixo). Ao apertar o parafuso, o dispositivo abre e afasta-se ao longo da rosca. Estas buchas so usadas, por exemplo, para fixaes numa parede de placas de gesso, colocada sobre outra parede. Por sua vez, as buchas basculantes tm dois elementos giratrios de metal, dobrados de modo a passarem pelo buraco. Abrem-se ao aparafusar e ficam apoiados na face interior da parede.

Se esta operao no resolver o problema, prefervel substituir o interruptor. Quem no tem conhecimentos na matria deve chamar um electricista.

(fig. b)

bucha para materiais ocos

bucha basculante

12

electricidade e iluminao

Suspender um candeeiro no tecto

Material necessrio
Caixas de juno Chave de parafusos Placa de suspenso

A tampa da caixa de aplique, instalada no tecto, tem muitas vezes um gancho para pendurar candeeiros. No sendo o caso, precisa de aparafusar um gancho a uma viga ou fixar uma bucha, se o tecto for de beto. A ser formado por placas de gesso, insira uma bucha basculante. Use sempre uma placa de suspenso com trs orifcios e prenda o gancho no superior.

Passe o cabo do candeeiro pela roscea de acabamento e nos outros buracos da placa de suspenso (fig. a). Ligue os fios do candeeiro aos que saem do tecto, atravs de uma caixa de juno. Afrouxe os parafusos da caixa, insira os fios e volte a apertar os primeiros. Por vezes, os pontos de ligao encontram-se j numa caixa de juno.

2 3

Prenda a placa de suspenso no gancho e encoste a roscea de acabamento ao tecto.

(fig. a)

faa voc mesmo

13

Encastrar spots no tecto

Material necessrio
Faca Serra craniana Berbequim Serra de recortar Caixas de juno Chave de parafusos

As lmpadas de baixa tenso (12 V) libertam menos calor, pelo que pode encastr-las num tecto falso. Mas tem de deixar espao livre em redor de cada projector, para o calor poder libertar-se.
Se o tecto tiver isolamento, corte um bocado do material com uma faca depois de abrir o buraco para o spot. Respeite a distncia mnima entre os projectores e a superfcie a iluminar. Para tal, leia as instrues do fabricante. Tenha ainda o cuidado de no ultrapassar a potncia do transformador, ligando muitas lmpadas ou modelos com potncia elevada. cortar a corrente antes de iniciar este tipo de trabalhos. As ligaes propriamente ditas so feitas com uma caixa de juno.

Depois de ter ligado todos os projectores, insira-os nos buracos com as molas fixadoras (fig. c).
(fig. a) (fig. b)

Faa furos circulares no tecto com uma serra craniana montada num berbequim (fig. a). Se no tiver um aparelho com o dimetro certo, recorra a uma serra de recortar equipada com lmina curta (fig. b). Os buracos tm de ser suficientemente grandes para montar os spots. Em regra, o dimetro certo referido pelo fabricante.
(fig. c)

Os projectores de halogneo, no geral, so montados em paralelo. Neste caso, o cabo de alimentao chega ao primeiro projector (com um fio azul e outro preto) e, da, parte para o seguinte, da mesma forma, at chegar ao ltimo. No se esquea de

14

exterior e jardim
Os corta-sebes elctricos so mais leves do que os modelos a gasolina e exigem menos manuteno. Reverso da medalha: so menos potentes e no conseguem cortar ramos to grossos como os modelos a gasolina.
Para obter uma sebe compacta e sem buracos, precisa, antes de mais, de garantir que o topo no rouba luz e seiva ao resto da planta, o que pode provocar a queda de folhas ou agulhas na parte inferior. Por isso, o melhor aparar em forma de trapzio (fig. a). A parte de baixo fica mais larga do que o cimo (cerca de 10 cm por cada metro de altura).

Aparar uma sebe

Para trabalhar com estes aparelhos, precisa de uma tomada elctrica e uma extenso ou enrolador de cabo elctrico. No corte a sebe quando estiver a chover ou se a planta se encontrar molhada, para evitar acidentes. Se plantar uma sebe nova, no espere que atinja a altura definitiva. Corte-a antes. Deste modo, os ramos crescem e a planta fica mais densa.
(fig. a)

Quando o tronco atingir a altura desejada, corte o topo do ramo principal, para travar o crescimento da planta. Apare durante o perodo de crescimento (entre a Primavera e o Outono). As sebes folhosas devem ser cortadas entre Junho e Outubro. J as conferas podem ser trabalhadas entre Abril e o fim de Agosto. Para conseguir uma planta direita, estique cordas entre postes, altura desejada (fig. b), e mantenha o corta-sebes mesmo por cima.

4 5

(fig. b)

6 7

Para trabalhar em altura, pode recorrer a um banco ou escadote. Mas verifique a sua estabilidade. Comece pelos lados e trabalhe de baixo para cima. Evita que os ramos

faa voc mesmo

15

Material necessrio
Corta-sebes Corda e postes Banco ou escadote Equipamento de segurana Tesoura de desbastar Panal Extenso ou enrolador de cabo

(fig. d)

(fig. e)

j cortados fiquem presos numa zona ainda intacta.

10 11

8 9

Segure o corta-sebes com as duas mos. Por vezes, mesmo a nica forma de mant-lo ligado. As lminas so mais eficazes quando esto ligeiramente inclinadas em relao aos ramos a cortar (mx. 15).

Se existirem ramos demasiado grossos para o corta-sebes, use uma tesoura de desbastar (fig. e).

Para evitar que o cabo se prenda nas lminas, enrole-o volta do ombro e trabalhe na direco oposta da tomada elctrica (fig. c). Assim, diminui o risco de encontrar o cabo pelo caminho. Para evitar que a ficha se solte com facilidade, prenda o cabo no aparelho (fig. d). Por vezes, vem equipado com um sistema para segurar o cabo. Proteja ouvidos, olhos e mos.

Quando o corta-sebes bloqueia, seja prudente: solte imediatamente o boto, desligue o aparelho e retire o ramo entalado. Evite que as lminas entrem em contacto com elementos em metal, como arames ou guias. Quando trabalhar junto do cho, tenha cuidado com pedras e areia. Uma forma prtica de recolher as ramagens cortadas , antes de comear a trabalhar, forrar o local onde vo cair com um panal, ou seja, um pano grande (fig. f). Pode us-las depois para compostagem.

12

(fig. c)

(fig. f)

16

exterior e jardim
Material necessrio
Escada de mo P pequena Vassoura pequena Grelha em forma de meia-esfera Grelha ou rede para algerozes

Evitar o bloqueio de algerozes e tubos de queda

Se um algeroz ou tubo de queda ficar entupido com lixo, lquenes ou folhas, a gua da chuva no escoada. Em casos extremos, pode transbordar e penetrar nas paredes prximas. Faa uma limpeza a fundo uma ou duas vezes por ano, de preferncia com tempo seco.
Retire o lixo maior com a p. Em seguida, varra com uma vassoura pequena. Assegure-se de que no ficam pregos ou outros objectos metlicos, que podem dar origem a ferrugem e criar buracos.

Durante a limpeza, evite que entre lixo no tubo de queda: se necessrio, tape o ralo. Depois, aposte na preveno. Uma grelha em forma de meia-esfera no tubo de queda (fig. a) impede a entrada de folhas.

2 3

(fig. a)

Outra soluo, ainda mais eficaz e que facilita a limpeza, impedir que as folhas se acumulem no ralo do tubo. Existem diversas grelhas e redes para o efeito (fig. b), que pode encaixar dentro ou sobre o algeroz com a ajuda de extensores ou abraadeiras. Por vezes, preciso cort-las medida. Caso use uma grelha ou outro tipo de filtro, verifique regularmente se preciso limpar. A operao ser menos frequente se usar uma rede para cobrir o algeroz a todo o comprimento.

4
(fig. b)

faa voc mesmo

18

canalizao e sanitrios

Reparar uma torneira tradicional que pinga


Consoante o tipo de torneira, esta pea pode ser uma junta ou um elemento de cermica. Em princpio, as torneiras com componentes cermicos no sofrem desgaste. Por seu lado, as tradicionais tm uma junta e, quando esta se desgasta e/ou endurece devido ao calcrio da gua, comea a pingar. Nessa altura, necessrio substituir a junta.

Uma torneira a pingar no s incomoda como, a prazo, pesa na factura. Muitas vezes, a fuga deve-se ao desgaste da pea que garante a estanquidade.

Antes de qualquer interveno, no se esquea de cortar a gua, seja atravs da torneira de segurana ou, se no existir, do contador. Consoante o tipo de torneira, h diferenas na forma de desmontar. Torneira exterior Comece por fechar a torneira de segurana mais prxima daquela onde vai trabalhar.

Abra completamente a torneira e espere que a gua deixe de correr. Se possvel, recolha-a num recipiente e reutilize-a.

(fig. a)

Substitua a junta (fig. c1) e, se necessrio, a anilha de estanquidade (fig. c2), por outras de igual dimenso.

3 4 5 6

Desenrosque a porca do veio (fig. a). Retire o corpo da torneira (fig. b).

(fig. b)

Volte a montar os elementos, desta vez pela ordem inversa, e abra a alimentao de gua.

faa voc mesmo


1

19

Material necessrio
Chave de bocas Juntas Chave de parafusos

2
(fig. c)

Torneira interior Corte a entrada de gua, fechando a torneira de segurana correspondente ou a do contador.

Volte a montar os elementos e abra a alimentao de gua.

Abra completamente a torneira at a gua parar de correr. Se possvel, recolha-a num recipiente e reutilize-a.

Desenrosque a porca do veio (fig. f). Tire o corpo da torneira. Substitua a junta e, se necessrio, a anilha de estanquidade (fig. g).
(fig. d)

3 4 5

Com uma chave de parafusos, retire a tampa azul ou vermelha (fig. d). Remova o manpulo (fig. e).

(fig. e)

(fig. f)

(fig. g)

20

canalizao e sanitrios

Desentupir um lava-loia ou um lavatrio


Como a grelha do ralo no retm todos os resduos, por vezes, o lavatrio ou o lava-loia ficam entupidos. Para resolver o problema, pode usar um desentupidor qumico ou de ventosa ou limpar o sifo. Desentupidor qumico Com este mtodo, no precisa de desmontar o equipamento. Mas tenha muito cuidado ao usar qumicos. Podem ser eficazes, mas so tambm corrosivos e atacam as juntas de estanquidade. Use luvas e evite salpicos. Esvazie ao mximo o lavatrio e passe a gua para um balde. Encha o ralo (buraco de sada) com soda custica e deite cuidadosamente gua a ferver por cima (fig. a). Em alternativa, pode comprar um desentupidor pronto a usar. Depois de o produto ter actuado (fig. b), deixe correr gua limpa. Desentupidor de ventosa. Tambm no tem de desmontar nada. Tape o orifcio de escoamento com um pano, para que nem a gua nem o ar possam sair. Deite alguma gua no lavatrio. Coloque o desentupidor no ralo, empurre o cabo para baixo e levante o bordo da ventosa. Quando a borracha estiver

O sifo acumula impurezas de todo o gnero: resduos de sabo, cabelos, restos de comida, etc.

(fig. a)

(fig. b)

faa voc mesmo

21

Material necesario
Desentupidor qumico Trapo Desentupidor de ventosa
(fig. d)

Arame Alicate ajustvel ou chave inglesa

cheia de gua, os movimentos de bombagem ficam mais eficazes (fig. c). Se a gua no sair primeira, repita a operao as vezes necessrias. Quando o sifo estiver desentupido, retire o trapo do orifcio de escoamento. Abra a torneira e deixe a gua correr, para eliminar a sujidade. Limpeza do sifo Se nada disto resultar, provvel que o sifo esteja muito entupido. Nesse caso, preciso desmont-lo. Como o sifo tem sempre gua, no se esquea de colocar um balde debaixo do lavatrio. Na hiptese de ter acabado de usar um desentupidor qumico, tenha muito cuidado. Use luvas de borracha e evite os salpicos, sobretudo para os olhos.

O sifo em S o mais comum em instalaes antigas. Desenrosque o bujo de escoamento com um alicate e mantenha o sifo imvel com uma ripa de madeira (fig. d). Se a cuba no se esvaziar, dobre um arame em forma de gancho, introduza-o no sifo e, com movimentos circulares, tente retirar o mximo de sujidade (fig. e, na pgina seguinte). Limpe as seces que ligam ao lavatrio e ao esgoto. Volte a montar o bujo e limpe o lavatrio, para eliminar a sujidade no sifo e cano de descarga. A parte inferior do sifo de garrafa desmontvel. Segure o cano do esgoto com uma mo e desenrosque o reservatrio com a outra. Se no conseguir desmontar com a mo, use um alicate ajus-

(fig. c)

22

canalizao e sanitrios

Evitar o entupimento de um cano de esgoto


O ralo do lavatrio ou lava-loia, no geral, tem uma grelha para reter os detritos. Se no for o caso, pode sempre colocar uma. E lembre-se: nunca empurre os resduos pela grelha. Retire-os e coloque-os no lixo. No deite borras de caf ou folhas de ch no lava-loia. O mesmo se aplica aos restos de molho ou gordura. Se, apesar de tudo, despejar gordura no cano, passe gua quente. A gordura mantm-se lquida e eliminada. De outro modo, pode solidificar e acumular-se. Os sifes de garrafa so fceis de desmontar. Limpe-os regularmente.

(fig. e)

(fig. f)

tvel. Proteja o equipamento com um pano, sobretudo se for cromado (fig. f). Cuidado com os sifes em PVC, porque podem rachar se forem demasiado apertados. Na maioria das vezes, a limpeza do reservatrio limita-se a uma lavagem cuidadosa. Se o tubo de evacuao estiver entupido, pode recorrer a uma espiral mecnica (fig. g). O sifo em U constitudo por um tubo em forma de U, fixo por uma porca em cada ponta. Se tiver abertura lateral ou em baixo, proceda como para o sifo em S (fig. h).

(fig. f)

faa voc mesmo

23

(fig. g)

(fig. h)

No caso de o sifo no ter abertura, precisa de ser completamente desmontado. Para isso, desaperte as porcas de ligao de cada lado do U com um alicate ajustvel ou uma chave inglesa (fig. i). Se tiver dificuldade em desenroscar uma porca, aperte-a um pouco. Ser mais fcil desenroscar em seguida. Limpe as duas seces do U com um arame dobrado em gancho (fig. j). Limpe bem o sifo antes de voltar a montar. Ateno: nunca limpe um sifo entupido sobre um lavatrio. A sujidade retirada de um poder entupir o outro. Antes de voltar a montar um sifo, verifique se as juntas de estanquidade esto em bom estado. Se necessrio, substitua-as.

(fig. i)

(fig. j)

Faa economias, com a informao sobre consumo sempre disponvel em

www.deco.proteste.pt

También podría gustarte