Está en la página 1de 12

VIOLO POPULAR 1 Mdulo Prof: Givaldo M.

Pastana

Introduo a teoria musical A msica uma arte que anteriormente agregava outras manifestaes artsticas como: teatro,dana, poesia... A esse agrupamento dava-se o nome de Mousik, que significa Arte das musas. Tem suas remotas origens na pr histria, onde o homem (no o homo sapiens) a usava como forma de agradecer aos deuses pelos presentes celestes (chuva por exemplo) e tambm para se comunicar (a distncia por exemplo, atravs de batuques). Qualquer som propaga notas musicais. Por exemplo, o som do vento, o som do trovo, o bater de uma porta, bater palmas... Mas no podemos dizer que qualquer som gera msica! Atualmente o conceito de msica resume-se em: Msica uma arte na qual expressamos sentimentos, atravs do som. Eu complemento esse conceito com: ...atravs do som organizado em: melodia, harmonia e ritmo. Harmonia: Agrupamento de sons (notas) formando os acordes; Exemplo de instrumentos de Harmonia: Violo, Piano, Guitarra... Melodia: Sucesso de sons (notas); Exemplo de instrumentos de melodia: Saxofone, Violino, Gaita... Ritmo: Pulsao da msica. ele que define a velocidade (andamento), a estrutura (compasso) e a cadncia da pea musical. Exemplo de instrumentos de ritmo: Bateria, percusso... Ob: Alguns instrumentos contem todos os trs itens: Violo, Piano... Analisemos esses trs itens no violo: *Harmonia: Produzida com a mo esquerda (para os destros) ao pressionar-se as cordas em grupos de 3 (trades), 4 (ttrades) ou mais notas, gerando acordes;

*Melodia: Produzida, no violo, com a mo esquerda (para os destros) ao tocar-se sucessivamente notas musicais uma aps outra ou em arpejos; *Ritmo: Produzido com a mo direita (para os destros) atravs de formulas de dedilhados (movimentos feitos com os dedos polegar, indicador, mdio e anelar, de maneira coerente e livre), puxadas, batidas ou palhetadas (usualmente guitarristas). A msica gerada atravs de sons definidos. Essa definio medida atravs das trs propriedades de som: *Altura: Definida atravs da diferena entre sons graves (as cordas mais grossas do violo, La e Mi), mdios (as cordas centrais, Sol e R) e agudos (as duas cordas mais finas do violo, Mi e Si); *Intensidade: : Propriedade que define sons fracos e fortes. Volume de som, ou seja som alto e som baixo (no confundir com altura!). Para exemplificar d um toque forte nas cordas (no para arrebent-las!) e logo em seguida d um leve toque. Sentiu a diferena? Se sentiu certamente entendeu a parada ok? ; *Timbre: Propriedade que define a qualidade de som. o que chamamos de A cor do som, em palavras simples identidade sonora. Tomemos como exemplo a diferena entre o som da guitarra do Chimbinha e a do super-mega-ultra guitar hero Steve Vai . Tambm podemos citar como exemplo mais clssico a diferena entre o som de um violo de cordas de ao (tonante) e um de cordas de ao (Takamine) Ob: A voz humana um instrumento de melodia, pois gera uma nota por vez, salvo alguns casos bizarros de pessoas que emulam duetos.

Tonalidade e Escalas Na msica existem acidentes que podem alterar a sonoridade original da nota. Tais acidentes ou alteraes so: Sustenido (#): Eleva o som da nota em tom; Bemol (b): Reduz a nota em tom; Dobrado sustenido (##): Eleva o som da nota em 1 tom; Dobrado bemol (bb): Reduz o som da nota em 1 tom;

Bequadro: Anula o acidente e restituindo a nota o som natural. Ob: Quando uma nota possui nomenclatura diferente e mesmo som damos o nome de Enarmonia:

Tom e Semitom O intervalo entre duas notas musicais medido por: Tom: Maior intervalo entre duas notas; Semitom: Menor intervalo entre duas notas, equivale a tom. Exemplo:

Veja no piano como identificar os tons e semitons e os acidentes:

Tetracorde Srie de quatro tons que preenchem um intervalo. Esse termo usado para qualquer segmento de escala ou srie tonal de quatro notas. O termo tetracorde surgiu na Grcia antiga. Significa quatro cordas referindo-se a instrumentos como a harpa e a lira.

Escala diatnica e cromtica Imagine uma escada com 8 degraus. Sabemos que existem 7 notas musicais naturais (d, r, mi, f, sol, l, si) e 5 acidentes ou alteraes (d#, r#, f#, sol#, l#) ou (rb, mib, solb, lb, sib).

Nesta escada os degraus (teclas de um teclado) pretos representam os acidentes (sustenido/bemol) e os brancos as notas naturais.

Ob: Nesta escada temos na verdade 12 notas musicais (7 naturais e 5 acidentes) o ltimo degrau (d) a oitava do primeiro degrau (d). Vamos analisar a formao da escala diatnica, que formada por 8 sons com cinco intervalos de tom e dois de semitom: D T R T Mi S F T Sol T L T Si S D Guarde esta frmula, pois ela servir parta montarmos as outras escalas em outras tonalidades atravs de exerccios: TTSTTTS Os intervalos de 1 tom inteiro so formados pelo acrscimo do sustenido entre as duas notas: D d# R R r# Mi F f# Sol Os intervalos de 1 semitom so formados pelo intervalo sem sustenido: Mi F Si D Ao introduzir os acidentes musicais na escala diatnica formamos a escala cromtica: Escala cromtica ascendente de D: D D# R R# Mi F F# Sol Sol# L L# Si D Escala cromtica descendente de D: D Rb R Mib Mi F Solb Sol Lb L Sib Si D A escala cromtica formada por uma sequncia de semitons onde esto representadas todas as notas que formam o sistema musical ocidental. Leitura de cifras Cifras so smbolos universais que representam as notas musicais e os acidentes. Acordes Maiores: Sol sol# L L l# Si

D - C R - D Mi - E F - F Sol - G L - A Si B Acordes Menores: D menor Cm R menor Dm Mi menor Em F menor Fm Sol menor Gm L menor Am Si menor Bm Acordes com stima: D com stima C7 R com stima D7 E assim sucessivamente... Mais a frente aprenderemos outros smbolos. Tablatura A tablatura uma forma de notao musical simples que informa ao intrprete da pea musical onde colocar os dedos e que notas tocar. Difere da partitura por no informar os demais itens da msica, como: Compasso, andamento, tonalidade... Para executar uma pea em tablatura faz-se necessrio uma audio prvia da mesma. Na partitura o intrprete l a pea e a executa sem precisar ouvir antes.

Nesta pequena tablatura estudaremos a cano Noite Feliz. Aqui temos a melodia da cano. As linhas em vermelho representam as seis cordas do violo e seus respectivos nomes: 1 E (MI) PRIMA (AGUDA) 2 B (SI) 3 G (SOL) 4 D (R) 5 A (L) 6 E (MI) BORDO (GRAVE) Os nmeros sobre as linhas vermelhas representam as casas do violo a serem pressionadas com os dedos da mo esquerda. O zero significa tocar a corda solta. As letras em verde so as cifras da harmonia (acordes) da cano. Introduo ao Ritmo Compasso Simples

O ritmo o item mais importante da msica. O andamento tambm fundamental. Andamento: Velocidade de uma pea musical. Um andamento medido pelo nmero de pulsaes (tempos) por minuto. O andamento determina quantas notas sero tocadas num perodo (compasso). Ritmo: Maneira pela qual um andamento executado. Estabelece que notas (pulsaes) tero maior nfase. ele que d vida a msica. Compasso: Sucesso de pulsaes regulares dividida em pequenos blocos contendo um certo nmero de pulsaes ou tempos. Pode ser simples ou composto. O compasso simples se divide em: Compasso binrio Compasso de dois tempos:

Compasso ternrio Compasso de trs tempos:

Compasso quaternrio Compasso de quatro tempos:

Sempre o primeiro tempo de cada compasso ser forte e os demais fracos e meio forte.

As origens do Violo O violo o instrumento musical mais popular que existe e remonta suas origens a cerca de 4 mil anos atrs na antiga Mesopotmia , Egito e Roma antiga. Seus ancestrais so principalmente a vihuela e o alade. O violo moderno, no caso de 6 cordas, tem origem rabe e somente no sculo 18 surgiu na Europa, mais precisamente na Espanha. O nome violo, segundo os historiadores, existe somente no Brasil e deriva do termo vihuela que era um instrumento primitivo espanhol que originou a viola portuguesa (possua 10 cordas e foi introduzida no Brasil pelos jesutas portugueses). O termo guitarra originou-se do grego kethara, que era um tipo de lira. Anatomia e estrutura do violo O violo possui 6 cordas que geralmente so afinadas em l (diapaso de 440 Hz). Essas cordas so divididas de baixo para cima em: 3 primas (agudas) mi,si,sol; 3 bordes (graves) re,l,mi.

Eis abaixo as principais partes do violo:

A mo esquerda e a direita A mo direita responsvel pela sesso rtmica da msica. Os seus dedos so simbolizados pelos seguintes nomes:

A mo esquerda responsvel pela harmonia (acordes) e melodia (solos). Seus dedos so assim representados:

O dedo polegar, neste caso, servir como dedo de apoio:

Exerccios para mo direita: 1 Neste exerccio o polegar ser responsvel pelas cordas mais graves (re,l e mi). O dedo indicador ser responsvel pela corda 3 (sol), o mdio pela corda 2 (si) e o anular pela corda 1 (mi). A frmula do exerccio esta: p,i,m,a. Depois de exercitar bastante evoluir para a outra frmula: p,i,m,a,m,i Primeiros acordes: Um acorde formado pela juno de no mnimo 3 notas (trade). Neste caso temos os acordes naturais maiores e menores, que sero demonstrados nos seguintes diagramas:

Ob: Os nmeros sobre os traos (cordas) representam os dedos da mo esquerda que pressionaro as cordas do violo para formar os acordes. O trao em negrito que cobre toda a escala do brao do violo chama-se pestana. feita com dedo 1 (indicador) da mo esquerda. As letras sobre os diagramas de acordes representam simbolicamente os mesmos, so chamadas de cifras: D C R D Mi E F F Sol - G L - A Si - B

A letra m minscula que vem aps o acorde simboliza a palavra menor, exemplo: Cm: D menor

As Cordas do Violo

Durante muito tempo usou cordas de tripa animal nos violes. Imaginemos o tamanho do problema que nossos heroicos violonistas tinham de enfrentar para afinar seus violes! Sem falar na curta vida til dessas cordas e o timbre que devia ser deveras ruim. Pois bem, agradeamos a um (seno o mais importante) violonista chamado Andr de Segvia. Ele, devido aos problemas citados, um

dia deu a ideia de se usar cordas feitas de nylon (cordas de ao j existiam). Da para frente a qualidade do timbre das cordas tem melhorado sensivelmente. Aconselho ao iniciante usar cordas de nylon, mas isso muito pessoal. Geralmente se usa nylon para tocar MPB, peas eruditas... e o ao para tocar baladas, rock ou seja canes e musicas com batidas. Recapitulando: O violo popular geralmente tocado com 6 cordas: 1 Mi Aguda Prima; 2 Si Aguda Prima; 3 Sol Aguda Prima; 4 R Grave Bordo; 5 L Grave Bordo; 6 Mi Grave Bordo. Voc deve estar se perguntando o porque de dois Mi, um na primeira corda e outro na sexta. Pois bem, meu caro aluno, isso ocorre porque o violo afinado em uma afinao padro chamada afinao em L (diapaso) de 440Hertz . A primeira corda mais aguda (altura) que sexta (grave) atravs de uma distncia de duas oitavas.

Givaldo Miranda Pastana Professor de violo/produtor musical

También podría gustarte