Está en la página 1de 9

PORTUGAL NO SC.

XVIII

1. Localiza os territrios portugueses no sc. XVIII. Brasil, Aores, Madeira, Cabo Verde, Guin, Angola, Moambique, S. Tom e Prncipe, Goa, Damo, Diu, Macau, Timor. 2. Faz um pequeno texto sobre os recursos naturais e as actividades econmicas desenvolvidas no Brasil a partir do sc. XVII. No Brasil foram descobertas, pelos bandeirantes , minas de ouro e pedras preciosas e a partir da desenvolveu-se a explorao mineira no Brasil. As produes agrcolas tambm eram muito importantes, em que se destaca o cultivo de cana-de-acar, cultivada em grandes plantaes. A produo de acar enriqueceu os chamados senhores do engenho . 3. Descreve o movimento dos bandeirantes e as suas consequncias. Os bandeirantes eram colonos aventureiros que em grupo, faziam expedies armadas que partiam do litoral para o interior do Brasil procura de escravos ndios, ouro e pedras preciosas. Estas expedies chamavam-se Bandeiras, algumas delas chegaram a ser formadas por mais de 250 homens. Foram eles que descobriram as minas de ouro e pedras preciosas em Mato Grosso, Gois e Minas Gerais. a partir desta altura que se desenvolve a exploraomineira no Brasil. As principais Bandeiras partiram de S. Paulo, Baa e Recife. 4. Refere as medidas tomadas pelo rei para diminuir o contrabando. D. Joo V para evitar o contrabando e assegurar a cobrana dos impostos reais, ordenou que o ouro fosse fundido em barras. Essas barras eram cunhadas com as armas reais e nelas eram gravadas o peso e o ano da fundio. O ouro era transportado em cofres feitos em ferro e tinham fechaduras cheias de segredos e mecanismos muito complicados era quase impossvel abri-los. 5. Faz um texto sobre a movimentao de populao entre a frica e o Brasil. Nesta poca foram levados para o Brasil um grande nmero de escravos africanos para trabalharem nos engenhos, nas plantaes e nas minas. Os escravos vinham principalmente de Angola (para a Baa), Moambique (para o Rio de Janeiro) eS. Tom e Prncipe (para Pernambuco). Os homens africanos eram transportados acorrentados e ao monte no poro do navio negreiro . As muheres e crianas eram separadas e transportadas ao monte. Faziam as necessidades no mesmo local, o calor e o cheiro tornavam-se insuportveis.

6. Explica a importncia do Padre Antnio Vieira. O Padre Antnio Vieira foi um padre jesuta que muito lutou pela libertao dos escravos e dos ndios brasileiros. 7. Explica o que se entende por Monarquia Absoluta. uma monarquia em que o rei tem todos os poderes e governa sozinho, nem convoca as Cortes . 8. Refere as caractersticas mais marcantes da maneira de viver da corte de D. Joo V. A corte vivia com luxo e ostentao. A principal residncia do rei continuava a ser o Palcio daRibeira mas existiam outros paos reais o Pao de Belm e o Palcio das Necessidades. Estes palcios eram muito ricos, com paredes decoradas com quadros e tapearias, os mveis erammuitos e variados e em cima deles havia peas de prata e loua das ndias. Havia, com frequncia, grandes festas: bailes, concertos, sesses de poesia, jogos de salo, caadas e passeios. As senhoras que anteriormente no saiam de casa passaram a animar as festas e os seres. As touradas eram espectculos quase obrigatrios nas festas da corte, participavam os nobres que aproveitavam para mostrar a sua valentia e a arte de montar. A ida pera e ao teatro fazia igualmente parte dos divertimentos da famlia real e da nobreza. A famlia real e alguns nobres mais ricos faziam-se transportar em coches ricamente decorados, puxados por seis cavalos. Havia tambm as segues, as berlindas e as liteiras. 9. Faz um texto sobre o desenrolar de uma festa neste reinado. Os banquetes eram interminveis, com grande nmero de pratos. O caf ou o chocolate terminavam a refeio e por essa altura os homens tiravam das suas tabaqueiras um pouco de rap (p de tabaco), que com toda a delicadeza, aspiravam. 10. Descreve um solar de um nobre desse tempo. O exterior dos solares tinha pedra talhada, escadarias e grandes varandas. Tinham paredes revestidas a azulejo. O interior tinha paredes com pinturas e grandes espelhos. Os tectos tinham candelabros e em cima dos mveis objectos de prata e loua das ndias.

11. Como vivia o povo? No campo vivia com grandes dificuldades. Alguns emigravam para o Brasil. Os que ficavam continuavam a ter um tipo de vida idntica ao dos sculos anteriores. Viviam de uma agricultura de sobrevivncia, agravada com pesados impostos. Nas cidades, o povo ocupava-se dos trabalhos domsticos e dos muitos servios que davam vida cidade aguadeiros, vendedores ambulantes, carregadores, regateiras, artesos, pequenos comerciantes, criados. Nas ruas existiam muitos mendigos, desprotegidos, rfos e delinquentes. Nas cidades tambm havia grupos de burgueses que apesar de terem enriquecido com o comrcio, no eram admitidos na corte, nem conseguiam ser convidados a frequentar as casas dos nobres.

12. Explica em que consistiam as cerimnias pblicas. Eram cerimnias em que toda a populao participava touradas, cortejos,procisses e os autos-de-f. Estas cerimnias tinham muitas vezes a presena do rei, que se servia destes momentos para mostrar todo o seu luxo e poder.

13. Faz um pequeno texto sobre a Arte Barroca. A Arte barroca caracterizada pela decorao muito rebuscada com medalhes, torneados, pinculos, curvas e contracurvas. No interior das igrejas e palcios utilizavam-se frequentemente revestimentos em talha dourada, azulejos e mrmores.

14. Justifica a situao de crise econmica do reino quando D. Jos I subiu ao trono. O ouro que chegava do Brasil era cada vez menos. A agricultura no produzia e as indstrias eram poucas. Comprava-se quase tudo ao estrangeiro. O povo vivia em grandes dificuldades. A nobreza e o clero, que tinham recebido de D. Joo V grandes honras e dinheiros, abusavam do seu poder.

15. Faz um pequeno texto sobre a personalidade do Marqus de Pombal. O Marqus de Pombal que no reinado do pai de D. Jos I tinha sido embaixador de Portugal em Viena de ustria, foi nomeado seu ministro. O Marqus tinha uma grande capacidade dedeciso e era eficaz naquilo que fazia, como ficou demonstrado a seguir ao terramoto de 1755. Mandou logo enterrar os mortos e socorrer os feridos, mandou vigiar a cidade para evitar osroubos e encarregou o engenheiro Manuel da Maia e o arquitecto Eugnio dos Santos fazerem um plano para a reconstruo de Lisboa. Conquistou a confiana do rei que lhe entregou o controlo do governo do reino. Assim o Marqus pode iniciar um conjunto de reformas para desenvolver o Pas e fortalecer o poder absoluto do rei.

16. Faz uma pequena notcia sobre o Terramoto que ocorreu no seu tempo. Catstrofe em Lisboa. Um violento terramoto ocorreu nesta linda cidade, provocou incndios,pilhagens e o terror instalou-se na cidade. A parte baixa da cidade ficou destruda. Pensa-se que cerca de 20 000 pessoas morreram e 10 000 edifcios ficaram em runas incluindo o Palcio Real da Ribeira.

17. Faz um pequeno texto sobre a reconstruo de Lisboa. O Marqus de Pombal acompanhou a reconstruo de Lisboa e encarregou o engenheiro Manuel da Maia e o arquitecto Eugnio dos Santos de fazerem um plano para a reconstruo de Lisboa. Decidiu arrasar a Baixa , que era a parte mais destruda e construir a uma zona nova e arejada a Lisboa pombalina com caractersticas prprias: y y y Ruas largas e perpendiculares umas s outras, com passeios calcetados e esgotos; Edifcios harmoniosos, todos da mesma altura, com bonitas varandas de ferro forjado e construdos com um sistema de proteco contra sismos; Uma grande praa a Praa do comrcio construda no sito do antigo Terreiro do Pao, onde iam dar as ruas nobres da cidade. Esta praa era sem dvida a mais bela praa ribeirinha da Europa. Vinte anos depois foi construda, pelo escultor Machado de Castro, a esttua de D. Jos I.

18. Comenta a frase As notcias da Europa chegavam rapidamente . As notcias chegavam rapidamente a Portugal atravs da imprensa, dos estrangeiros e dos portugueses que viviam ou tinham vivido no estrangeiro (como o prprio marqus de Pombal). Nas ruas vendiam-se almanaques, vidas de santos, peas de teatro de cordel e a clebre Gazeta de Lisboa o jornal da poca. O gosto pela moda francesa fez reanimar os locais de convvio. Apareceram os sales literrios, os cafs e botequins (casa de bebidas). A se reuniam artistas, poetas, escritores, polticos, para discutir as ideias avanadas da Europa ou criticar a sociedade da poca. 19. Indica as principais reformas pombalinas. Reformas econmicas para diminuir as importaes, instalou novas indstrias. Para protegera agricultura, a pesca e desenvolver o comrcio retirou aos comerciantes estrangeiros os grandes lucros e criou as companhias comerciais controladas pelo estado, como por exemplo a Companhia dos vinhos do Alto Douro e a Companhia de Pescas do Algarve . Reformas Sociais Procurou mostrar a fora do poder absoluto do rei. Perseguiu a nobreza e o clero, principalmente os Jesutas. Protegeu os comerciantes e os burgueses e declarou oficialmente o comrcio como profisso nobre. Em 1771, proibiu a escravatura no reino mas continuou a existir nas colnias portuguesas. Reformas no ensino criou escolas menores (parecidas com as do 1 ciclo) por todo o pas e reformou a Universidade de Coimbra.

AS INVASES NAPOLENICAS 20. Localiza no tempo a revoluo francesa. Ocorreu nos finais do sc. XVIII, em 1789. 21. Indica quais os objectivos dos revoltosos. Queriam acabar com o poder absoluto do rei e com os pesados impostos e obrigaes que lhes eram exigidos pela nobreza e pelo clero. Defendiam que todas as pessoas eram iguais perante a lei, todas tinham os mesmos direitos e deveres. O prprio rei devia obedecer s leis do pas. Defendiam que a liberdade era um direitode todos.

22. Faz um pequeno texto sobre Napoleo Bonaparte e os seus objectivos para a Frana. Napoleo era um militar ambicioso que depois de alguns anos do incio da guerra ficou frente do governo francs. Em pouco tempo conseguiu dominar uma grande parte da Europa, mas a Inglaterra continuava a resistir, o seu grande objectivo era dominar toda e Europa incluindo Inglaterra e Portugal. 23. O que se entende por bloqueio continental. Como Inglaterra continuava a resistir aos exrcitos franceses, Napoleo para enfraquecer Inglaterra, ordenou a todos os pases europeus que fechassem os seus portos aos navios ingleses. A essa ordem chamou-se Bloqueio Continental. 24. Justifica as invases francesas a Portugal. Portugal no aderiu ao Bloqueio Continental porque era um velho aliado de Inglaterra e mantinha com ela relaes comerciais. Por isso em Novembro de 1807 as tropas napolenicas, entraram em Portugal. 25. Explica a fuga da famlia real portuguesa para o Brasil. Quando se iniciaram as invases francesas, governava Portugal o prncipe regente D. Joo, filho de D. Maria I. A rainha tinha enlouquecido por isso desde 1799 que o prncipe D. Joo era o Regente do Reino. Para no serem presos pelas tropas francesas, a rainha e o prncipe regente partiram, a 27 de Novembro de 1807 para o Brasil, que na poca era uma colnia portuguesa. Acompanharam a Famlia Real pessoas da corte, magistrados, alguns funcionrios e todos aqueles que quiseram mudar-se para o Brasil, num total de 15 000 pessoas. Saram de Portugal 15navios de guerra e 20 navios mercantesque tambm levavam jias, pratas, mveis, tapearias, livros e tudo o que foi possvel transportar. Ficou a governar Portugal uma Junta de Regncia, presidida pelo Marqus de Abrantes. 26. Descreve as 3 invases francesas. 1 Invaso (1807) Foi chefiada pelo general Junot. Entraram em Portugal perto de Castelo Branco, para onde se dirigiram. A seguir tomaram a direco de Lisboa, quando l chegaram acabaram com a Junta de Regncia e passou o prprio general Junot a governar Portugal. O general Junot perdeu as batalhas de Rolia e do Vimeiro, o que obrigou a pedir paz e assinar um tratado Conveno de Sintra onde se comprometeu a sair de Portugal.

2 Invaso (1809) Foi chefiada pelo marechal Soult, entraram em Portugal junto a Chaves e dirigiram-se para o Porto. Teve grande resistncia de toda a populao e teve que abandonar Portugal. 3 Invaso (1810) Foi chefiada pelo general Massena que tinha fama de nunca ter sido derrotado. Entraram junto de Almeida e dirigiram-se para Coimbra. A caminho de Coimbra deu-se a Batalha do Buaco. As tropas francesas tiveram muitas baixas mas tentaram, a todo o custo chegar a Lisboa mas as chamadas linhas de Torres Vedras , com os seus fortes e canhes, defenderam os canhes. Massena foi obrigado a desistir e a retirar-se de Portugal em Maro de 1811. 27. Explica como se verificou a resistncia popular s invases. Junot distribuiu tropas francesas por todo o territrio portugus. Os franceses destruram culturas, incendiaram culturas, mataram pessoas e roubaram das Igrejas e casas tudo o que puderam, a populao portuguesa reagiu e apareceram espontaneamente em vrios pontos do pas movimentos de resistncia popular. (ver alguns locais no mapa) 28. Descreva a ajuda inglesa. Portugal pediu ajuda a Inglaterra e estes desembarcaram cerca de 9 000 militaresingleses na praia de Lavos (prximo da Figueira da Foz). Formou-se um exrcito anglo-portugus. Este exrcito, comandado pelo General Wellesley, atacou os franceses e venceram-nos nas batalhas de Rolia e do Vimeiro. Na 3 invaso tambm foi um exrcito anglo-portugus que combateu os franceses na batalha do Buaco. A REVOLUO LIBERAL DE 1820 29. Refere as principais razes do descontentamento dos portugueses. y A Famlia Real e a corte portuguesa continuavam a viver no Brasil e parecia no desejarem regressar; y O Reino tinha ficado mais pobre e desorganizado com as invases napolenicas; y Os ingleses no saram de Portugal e controlavam quase todo o comrcio com o Brasil, o que prejudicava em muito os comerciantes portugueses. Era portanto necessrio expulsar os ingleses de Portugal e obrigar o rei a voltar do Brasil. Entretanto era de cada vez maior o nmero de adeptos das novas ideias liberais vindas de Frana. Essas pessoas queriam um governo liberal que garantisse a liberdade e a igualdade de todos os portugueses perante a lei.

30. Identifica Gomes Freire de Andrade, Manuel Fernandes Toms e o Sindrio . Gomes Freire de Andrade: Era general e foi o primeiro chefe dos liberais portugueses, fez em Lisboa uma tentativa para expulsar os ingleses, mas os conspiradores foram descobertos e mortos. - Manuel Fernandes Toms: Era um juiz do Tribunal da Relao do Porto que foi um dos elementos mais importantes do Sindrio Sindrio era uma sociedade secreta que tinha como objectivo preparar uma revoluo. Era formado por um conjunto de burgueses portuenses (comerciantes, juzes, proprietrios) que se reuniam em segredo e trabalhavam com a maior prudncia. 31. Localiza no tempo e no espao a Revoluo Liberal. A Revoluo Liberaldeu-se no dia 24 de Agosto de 1820. Teve origem no Porto, a populao do Porto aderiu e fez grandes manifestaes de apoio assim como noutras zonas do Norte do Pais.A adeso de Lisboa deu-se cerca de um ms mais tarde e depois espalhou-se por todo o Pas. 32. Ordena cronologicamente os principais acontecimentos desde a Revoluo formao da Monarquia Constitucional. - 24 de Agosto de 1820 - Revoluo Liberal, com origem no Porto e norte do Pas. - 1 de Outubro de 1820 Lisboa recebe os revolucionrios nortenhos e criado um Governo Provisrio a Junta Provisional de Governo do Reino . - Dezembro de 1820 Eleies para as Cortes Constituintes que iriam fazer a primeira Constituio portuguesa. Foram as primeiras eleies em Portugal. - 4 de Julho de 1821 O rei D. Joo VI regressa a Portugal. - 1822 Aprovao da primeira Constituio portuguesa. - 1 de Outubro de 1822 Portuguesa. O Rei D. Joo VI jurou com toda a solenidade a Constituio

33. Refere a aco das Cortes Constituintes. A principal funo era elaborar uma Constituio documento que a lei fundamental de um pas. Do seu trabalho saiu a primeira Constituio portuguesa a chamada Constituio de 1822.

34. Relaciona as primeiras leis com as ideias liberais. A Constituio de 1822 baseava-se nos princpios de igualdade e liberdade dos cidados. A lei era igual para todos, qualquer que fosse a sua origem e a sua riqueza. Acabavam assim os antigos privilgios da nobreza e clero. Por tudo isto se diz que a Constituio de 1822 defendia ideias liberais. 35. Apresenta as principais caractersticas da Constituio de 1822. Passou-se de uma monarquia absoluta para uma monarquia liberal ou Constitucional, o rei tinha que seguir a Constituio. O rei deixava de ter todo o poder e passava a ter de o dividir.Havia o poder legislativo (pertencia s Cortes, os deputados eleitos faziam as leis), o poderexecutivo (pertencia ao governo, o rei e os seus ministros faziam cumprir as leis), o poderJudicial (pertencia aos tribunais, os juzes jugavam quem no cumpria as leis). 36. Explica a independncia do Brasil. Quando em 1821 D. Joo VI regressou a Portugal deixou a governar o Brasil o prncipe D. Pedro. Com o regresso do rei as Cortes Constituintes decretaram que o Brasil voltasse a ter acondio de colnia portuguesa, o comrcio externo voltasse a fazer-se passando por Portugal e que o prncipe D. Pedro, herdeiro do trono portugus viesse viver para Portugal. Perante estas imposies o prncipe, apoiado pela burguesia brasileira, decidiu ficar no Brasil. Assim as Cortes enviaram novas ordens para o Brasil anulando todos os puderes do prncipe. Quando D. Pedro recebeu a notcia, decidiu declarar a independncia do Brasil, era o dia de 7 de Setembro de 1822.

También podría gustarte