Está en la página 1de 13

PUC- RIO CENTRO UNIVERSITRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQ 1028 DESENHO DE ARQUITETURA I

COBERTURAS A cobertura a parte superior da construo que serve de proteo contra o sol, a chuva, os ventos etc. Existem superfcies planas, como as lajes horizontais e inclinadas e os telhados com telhas cermicas, de alumnio, de plstico, de fibrocimento, de zinco, de ardsia etc, e superfcies curvas, como as abbadas, as cpulas, as estruturas em arco e as cascas.

Tipos de Coberturas: As coberturas so classificadas segundo os sistemas construtivos e materiais utilizados. Desta forma, encontram-se: a) coberturas minerais: so materiais de origem mineral, entre as quais placas de pedras como a ardsia, muito utilizadas na antiguidade (castelos medievais) e mais recentemente apenas com finalidade esttica em superfcies cobertas com acentuada declividade (50% < d >100 %). b) coberturas vegetais rsticas (sap): de uso restrito a construes provisrias ou com finalidade decorativa, so caracterizadas pelo uso de folhas de rvores, depositadas e amarradas sobre estruturas de madeiras rsticas ou beneficiadas. c) coberturas vegetais beneficiadas: podem ser executadas com pequenas tbuas (telhado de tabuinha) ou por tbuas corridas superpostas ou ainda, em chapas de papelo betumado; d) coberturas com membranas: caracterizadas pelo uso de membranas plsticas (lonas), assentadas sobre estruturas metlicas ou de madeiras ou atirantadas com cabos de ao tenso-estruturas, ou ainda, por sistemas inflveis com a utilizao de motores insufladores; e) coberturas em malhas metlicas: caracterizadas por sistemas estruturais sofisticados, em estruturas metlicas articuladas, com vedao de elementos plsticos, acrlicos ou vidros. f) coberturas tipo cascas: caracterizadas por estruturas de lajes em arcos, em concreto armado, tratadas com sistemas de impermeabilizao;

g) terraos: estruturas em concreto armado, formadas por painis apoiados em vigas e tratadas com sistemas de impermeabilizao, isolamento trmico e assentamento de material para piso, se houver trfego; h) telhados: so as coberturas caracterizadas pela existncia de um sistema de apoio de cobertura, revestidas com telhas (materiais de revestimento). Os telhados constituem o sistema construtivo mais utilizado na construo civil, especialmente nas edificaes unifamiliares. No caso do Brasil, a arquitetura vernacular utiliza-se, principalmente, de telhados com telhas cermicas.

Coberturas Planas As coberturas planas so caracterizadas por superfcies planas tambm denominadas de panos ou guas. Na maior parte dos casos, os planos de cobertura tm inclinaes ( - ngulo) iguais e, portanto, declividades (d%) iguais. No caso do revestimento superior de uma edificao ter inclinao mxima de = 75, a rea identificada como cobertura. Para 75, o revestimento denominado fechamento lateral. A cobertura deve ter inclinao mnima que permita o escoamento das guas das chuvas, e direcionadas segundo o plano (projeto) de captao dessas guas. As coberturas horizontais tm inclinao entre 1 a 3% e as consideradas inclinadas tm caimento igual ou maior de 3%. Quanto inclinao das coberturas, as mesmas podem ser classificadas em: a) coberturas com pequenas declividades, denominadas terraos; b) coberturas em arcos; c) coberturas planas em superfcies inclinadas, determinadas por painis de captao dgua.

As estruturas ou sistemas de apoio de coberturas planas podem ser executados em madeira, metal ou concreto armado, podendo ser inclusive mistos. A escolha e definio do material so determinadas pelas exigncias tcnicas do projeto, como o estilo, a funo, o custo, vo de sustentao, etc. Quanto definio estrutural, as armaes de coberturas podem ser executadas com os seguintes sistemas: a) em Madeira: Sistema de vigas e arcos treliados em madeira macia Sistema de vigas e arcos treliados em madeira colada Sistema de trelias tipo tesouras Sistema tipo cavalete b) em Metal: Sistemas de vigas e arcos treliados Sistemas de estruturas especiais (trelias espaciais etc.) c) em Concreto Armado: Sistemas de vigas pr-moldadas Sistemas de prticos d) sistemas de estruturas especiais integradas Nos projetos arquitetnicos, a determinao dos planos de cobertura compe e determina a Planta de Cobertura, elaborada nas escalas 1:100, 1:200 ou 1:500. Nesta planta, definem-se linhas divisrias denominadas: espigo, rinco, cumeeira e calhas. importante, ainda, indicar a declividade dos panos ou guas por setas ortogonais aos lados do polgono de cobertura, mostrando a orientao da declividade dos panos.

Correspondncia entre inclinao ( ) e declividade (d%):

1,0 1,7 5,5 5,7 8,6 10,0 11,3 15

d% 1,7 3,0 9,6 10,0 15,0 17,6 20,0 26,8

17,8 20,0 25,0 26,6 30,0 35,0 40,0 45,0

d% 32,0 36,4 46,6 50,0 57,7 70,0 83,9 100,0

Acabamentos laterais de coberturas: 1. Oito - elevao externa em alvenaria de vedao acima da linha de forro (p-direito), que ocorrem com a eliminao das tacanias (planos de cobertura de forma triangular, limitado pela linha lateral da cobertura e dois espiges); 2. Platibandas - elevao de alvenarias acima da linha de forro, na mesma projeo das paredes, com objetivo funcional de proteo das coberturas; 3. Beiradas - caracterizadas pela projeo das estruturas de apoio de cobertura alm da linha de paredes externas, e a inexistncia da execuo de acabamento com forro; 4. Beirais - caracterizados pela projeo das estruturas de apoio de cobertura alem da linha de paredes externas, com a execuo de forros. Em algumas definies
2

arquitetnicas, executam-se os prolongamentos das lajes de forro em balano estrutural, alm da linha de paredes externas.

Detalhes complementares - elementos de captao de guas: canaletas, calhas e ralos; - iluminao e ventilao zenital: clarabias, lanternins e domus.

Tipos de telhado 1. Uma gua Caracterizada pela definio de somente uma superfcie plana com declividade, para cobrir uma pequena rea edificada ou para proteger entradas ou varandas.

casa na Lagoa; projeto de Oscar Niemeyer.

2. Duas guas Caracterizada pela definio de duas superfcies planas, com declividades iguais ou distintas, unidas por uma linha central denominada cumeeira ou distanciadas por uma elevao (tipo americano). O fechamento da frente e fundo feita com oites.

3. Trs guas Caracterizada como soluo de cobertura de edificaes de reas triangulares, onde se definem trs tacanias unidas por linhas de espiges.

Trs guas
tacania

4. Quatro guas Caracterizada por coberturas de edificaes quadrilteras, de formas regulares ou irregulares.

5. Mltiplas guas Coberturas de edificaes cujas plantas so determinadas por superfcies poligonais quaisquer, onde a determinao do nmero de guas definida pelo processo do tringulo auxiliar.

COMPONENTES DA COBERTURA Estrutura Madeira, ao, alumnio, concreto armado pr-moldado, bambu etc. Telhas cermicas: francesa, colonial, escama, esmaltada, mista, plana ou capa canal. Outros tipos de telhas: fibrocimento, alumnio, sandwich tipo Bernini, concreto pr-moldado, pvc, translcida, ardsia, onduline, ecolgica etc.
4

Telhas

Impermeabilizaes Forros

1.Fria - Lquida, polmeros, pelculas, mantas 2.Quente - Asfltica e mantas. Madeira, lambris, trelia, gesso, estuque, alumnio, chapa, pvc.

TELHADOS USUAIS

TIPO DA TELHA

N. / m

PESO COM INCLINAO MADEIRAMENTO (kg / m) (graus) 40 / 50 50 / 70 16 a 25 13 a 16 07 a 10

DECLIVIDADE (%) 30 a 45 25 a 30 13 a 16

Francesa Colonial Ondulada (fibrocimento)

13 a 15 18 a 25

Em telhados de duas declividades, de igual comprimento, o clculo da porcentagem da mesma deve ser feito considerando a metade do vo total. Exemplo : p=h/m 30% = h/ 700

h m

h = 2.10 m

TESOURAS As tesouras funcionam como elementos de absoro das cargas do telhado. Algumas de suas peas so submetidas compresso e outras trao.

tera caibro 5 x 16 cm empena ripa 1 x 5 cm

tirante

cumeeira escora

pendural

frechal

linha ou tensor

estribo

ESFOROS QUE ATUAM NOS ELEMENTOS DE UMA TESOURA DE MADEIRA Esquematicamente a figura abaixo mostra esses esforos. Sendo as peas: 1. 2. 3. 4. Empena Escora Linha ou tensor Pendural

C/4
1

C/4
2

4 3

C/4

C/8

1/4

1/4

1/4

1/4

Temos que as peas 1 e 2 (empena e escora) trabalham em compresso (flexo-presso) e que as peas 3 e 4 (tensor e pendural) trabalham em trao. Os esforos que atuam em cada pea de uma tesoura, podem ser determinados com o uso do Diagrama de Cremona (da Grafosttica) e da frmula de Euler.

Peso Prprio Telhas Francesas = 25 (inclinao) e p = 45 kg / m 45% (declividade) Telhas Coloniais 90 kg / m = 15 (inclinao) e p = 25% (declividade)

Vento 62 kg / m

gua da Chuva 13 kg / m

Total 120 kg / m

45 kg / m

15 kg / m

150 kg / m

TRAADO USUAL DOS TELHADOS Quando as guas possuem igual inclinao, a soluo baseia-se no seguinte teorema: a interseo de dois planos de igual inclinao a bissetriz do ngulo formado pelas horizontais de mesma cota dos planos.

FORMAS USUAIS DOS TELHADOS As linhas principais de um telhado so: Cumeeira - divisor da gua horizontal Espigo - divisor de gua inclinado Rinco - receptor de gua inclinada (calha)
gua-furtada cumeeira espigo

espigo

cumeeira

Regras prticas: 1. Os rinces formam ngulos de 45 com as projees das paredes e saem dos cantos internos, sendo portanto o encontro de dois planos ou guas; 2. Os espiges formam ngulos de 45 com as projees das paredes, e saem dos cantos externos; 3. As cumeeiras so linhas paralelas a uma direo das paredes e perpendiculares a outra direo;

Conforme as 3 regras prticas, pode-se traar qualquer projeto de telhado por mais recortado e complicado que seja, como os exemplos de traados a seguir.

ELEVAO 1

ELEVAO 2

Telhado com 3 guasELEVAO 1


ELEVAO 3

ELEVAO 2

ELEVAO 3

PLANTA

COBERTURA DE SUPERFCIES TRIANGULARES As trs bissetrizes indicadas na figura abaixo so as intersees, denominadas espiges, dos planos, com igual declividade e contendo os lados horizontais AB, BC e CA do tringulo ABC.

Analogicamente, na figura abaixo temos uma cobertura irregular onde as bissetrizes dos ngulos das horizontais so os cinco espiges do telhado.

COBERTURA DE SUPERFCIES QUADRADAS Para cobertura dessas superfcies com telhado clssico, h quatro solues para uma certa declividade: tipo duas guas, tipo quatro espiges ou as outras duas indicadas abaixo:

SUPERFCIE COM PTIO INTERNO OU JARDINS

ptio interno

PEAS COMPLEMENTARES

TIPO Beiral Platibanda Rufo Calha Condutor

DESCRIO

FUNO

a distncia entre a parte Evita o excesso de umidade nas externa da parede e a paredes extremidade do telhado Parede de pouca altura e acima Destinada a encobrir o telhado da cobertura Pea de arremate entre as Vedao, evitar infiltrao de telhas ou calhas e a parede gua Cano que lembra um sulco Recebe as guas pluviais, especialmente as do telhado

Cano que sai da calha at o Escoar as guas pluviais que solo vm do telhado

10

A seguir so apresentados exemplos ilustrados dessas peas para melhor compreenso

cachorro

telha

calha pluvial

beiral Beiral
DET. A

proj. edif.
PLANTA DO TELHADO COM BEIRAL

condutor pluvial

CORTE ESQUEMTICO DETALHE A

platibanda calha pluvial rufo

telha

DET.B

platiband a

calha pluvial

PLANTA DO TELHADO COM PLATIBANDA CORTE ESQUEMTICO DETALHE B

11

TIPOS DE COBERTURAS Chapas, telhas e membranas

Existem diversas opes de materiais para telhamento de coberturas. A especificao depende do projeto, do custo, do clima etc. A seguir, alguns tipos mais conhecidos:

1 Chapa de ao zincado a) existem perfis ondulados, trapezoidais e especiais; b) podem ser obtidas em cores, com pintura eletrosttica; c) permitem executar coberturas com pequenas inclinaes; d) podem ser fornecidas com aderncia na face inferior de poliestireno expandido para a reduo trmica de calor; e) principais fornecedores: Chapas Dobel (sueca), Mini Kalha Tekno e Perkrom.

2 Telhas autoportantes a) executadas com chapas metlicas ou concreto protendido, em perfis especiais (autoportantes) para vencer grandes vos, variando de 10 a 30 metros, em coberturas planas e arcadas, sem a existncia de estrutura de apoio; b) utilizadas em construes de galpes industriais, agrcolas, esportivos, hangares etc; c) principais fornecedores: Kalha Tekno, Imasa, Pimental, Macmetal, Cimasa, Cassol, Consid etc.

3 Telhas de alumnio a) o material mais leve, e de maior custo; b) fornecidas em perfil ondulados e trapezoidais; c) refletem 60% das irradiaes solares, mantendo o conforto trmico sob a cobertura. So resistentes e durveis; d) cuidado deve ser observado para no apoiar as peas diretamente sobre a estrutura de apoio em metal ferroso, as peas devem ser isoladas no contato; e) principais fornecedores: Alcan, Alcoa, Asa, Belmetal etc.

4 Telhas plsticas a) fornecidas em chapas onduladas e trapezoidais, translcidas e opacas, de PVC ou Poliester e em cores; b) principais fornecedores: Goyana, Tigre, Plagon, Trorion etc.

5 Telhas cermicas a) so tradicionalmente usadas na construo civil; b) tipos principais: francesa, colonial, plan, romana, plana ou germnica.

12

6 Telhas de vidro a) formatos similares s telhas cermicas; b) utilizadas para proporcionar uma maior iluminao zenital.

7 Telhas de fibrocimento a) so fabricadas com cimento portland e fibras de amianto, sob presso; b) incombustveis, leves, resistentes e de grande durabilidade; c) fcil instalao, existindo peas de concordncia e acabamento, e exigindo estrutura de apoio de pouco volume; d) perfis variados e tambm autoportantes, com at 9,0 m de comprimento.

8 Telhas de chapas compensadas e aluminizadas a) feitas com lminas de madeira compensada, coladas a alta presso; b) incombustveis; c) alta resistncia mecnica, suportando peso de cinco pessoas; d) refletem os raios solares, permitindo temperaturas interiores mais baixas; e) dimenses das peas: C = 2,2 m, L = 1,00 m, e = 6 mm.

9 Telhas de concreto a) telhas produzidas com trao especial de concreto leve, proporcionando um telhado com 10,5 2 telhas por metro quadrado e peso de 50 kg/m ; b) perfis variados com textura em cores obtidas pela aplicao de camada de verniz especial de base polmero acrlica; c) alta resistncia das peas, superior a 300 kg.

10 Chapas de policarbonato a) apresentadas em chapas compactas (tipo vidro) ou alveolares, transparentes ou translcidas, em cores, praticamente inquebrveis (resistncia superior ao do vidro em 250 vezes), baixa densidade, resistentes a raios ultra-violeta, flexveis, material auto extinguvel no gerando gases txicos quando submetido a ao do fogo; b) a aplicao de chapas de policarbonato, devido variedade de tipos e espessuras, a soluo para inmeras indicaes, tais como: coberturas em geral, luminosos, blindagem, janelas e vitrines etc.; c) basicamente as chapas de policarbonato podem ser instaladas em qualquer tipo de perfil: de ao, alumnio ou madeira, porm, necessrio que tenham boa rea de apoio e folga para a dilatao trmica.

11 Lonas e membranas a) utilizadas principalmente em eventos e espaos de grande dimenso, tensionadas por cabos de ao ou estruturas metlicas;

13

También podría gustarte