Está en la página 1de 8

MAPA DE RISCO

O QUE ? Mapa de Risco uma representao grfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho (sobre a planta baixa da empresa, podendo ser completo ou setorial), capazes de acarretar prejuzos sade dos trabalhadores: acidentes e doenas de trabalho. Tais fatores tm origem nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalaes, suprimentos e espaos de trabalho) e a forma de organizao do trabalho (arranjo fsico, ritmo de trabalho, mtodo de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento, etc.). PARA QUE SERVE? Serve para a conscientizao e informao dos trabalhadores atravs da fcil visualizao dos riscos existentes na empresa. Reunir as informaes necessrias para estabelecer o diagnstico da situao de segurana e sade no trabalho na empresa. Possibilitar, durante a sua elaborao, a troca e divulgao de informaes entre os trabalhadores, bem como estimular sua participao nas atividades de preveno. COMO SO ELABORADOS OS MAPAS? Conhecer o processo de trabalho no local analisado: os trabalhadores: nmero, sexo, idade, treinamentos profissionais e de segurana e sade, jornada; os instrumentos e materiais de trabalho; as atividades exercidas; o ambiente. Identificar os riscos existentes no local analisado, conforme a classificao especfica dos riscos ambientais. Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficcia. Medidas de proteo coletiva; medidas de organizao do trabalho; medidas de proteo individual; medidas de higiene e conforto: banheiro, lavatrios, vestirios, armrios, bebedouro, refeitrio, rea de lazer. Identificar os indicadores de sade, queixas mais freqentes e comuns entre os trabalhadores expostos aos mesmos riscos, acidentes de trabalho ocorridos, doenas profissionais diagnosticadas, causas mais freqentes de ausncia ao trabalho. Conhecer os levantamentos ambientais j realizados no local. Elaborar o Mapa de Riscos, sobre o layout da empresa, indicando atravs de crculos: _ O grupo a que pertence o risco, de acordo com a cor padronizada. _ O nmero de trabalhadores expostos ao risco, o qual deve ser anotado dentro do crculo. _ A especificao do agente (por exemplo: qumico - slica, hexano, cido clordrico; ou ergonmico-repetitividade, ritmo excessivo) que deve ser anotada tambm dentro do crculo.

_ A intensidade do risco, de acordo com a percepo dos trabalhadores, que deve ser representada por tamanhos proporcionalmente diferentes de crculos. _ Quando em um mesmo local houver incidncia de mais de um risco de igual gravidade, utiliza-se o mesmo crculo, dividindo-o em partes, pintando-as com a cor correspondente ao risco. _ Aps discutido e aprovado pela CIPA, o Mapa de Riscos, completo ou setorial, dever ser afixado em cada local analisado, de forma claramente visvel e de fcil acesso para os trabalhadores. Anexo

Smbolo Proporo Tipos de Riscos

4 2 1
SIMBOLOGIA DAS CORES

GRANDE MDIO PEQUENO

O AMBIENTE DE TRABALHO

RISCOS AMBIENTAIS _ Compreendem os seguintes riscos: _ Agentes qumicos _ Agentes fsicos _ Agentes biolgicos _ Agentes ergonmicos _ Riscos de acidentes decorrentes do ambiente de trabalho _ So capazes de causar danos sade e integridade fsica do trabalhador em funo de sua natureza, intensidade, suscetibilidade e tempo de exposio. TIPOS DE RISCOS AOS QUAIS O TRABALHADOR EST EXPOSTO

RISCOS FSICOS _ So aqueles gerados por mquinas e condies fsicas caractersticas do local de trabalho, que podem causar danos sade do trabalhador. RISCOS FSICOS COSEQNCIAS

RISCOS QUMICOS _ So aqueles representados pelas substncias qumicas que se encontram nas formas lquida, slida e gasosa, e quando absorvidos pelo organismo, podem produzir reaes txicas e danos sade.

RISCOS BIOLGICOS _ So aqueles causados por microorganismos como bactrias, fungos, vrus e outros. So capazes de desencadear doenas devido contaminao e pela prpria natureza do trabalho.

RISCOS ERGONMICOS _ Estes riscos so contrrios s tcnicas de ergonomia, que exigem que os ambientes de trabalho se adaptem ao homem, proporcionando bem estar fsico e psicolgico. _ Os riscos ergonmicos esto ligados tambm a fatores externos (do ambiente) e internos (do plano emocional), em sntese, quando h disfuno entre o indivduo e seu posto de trabalho.

RISCOS MECNICOS OU DE ACIDENTES _ Os riscos mecnicos ou de acidentes ocorrem em funo das condies fsicas (do ambiente fsico de trabalho) e tecnolgicas imprprias, capazes de colocar em perigo a integridade fsica do trabalhador.

También podría gustarte