Está en la página 1de 13

Para pensar critrios de noticiabilidade

Gislene Silva

Resumo

Este estudo prope uma sistematizao dos critrios de noticiabilidade, baseando-se em trs instncias: 1) critrios de noticiabilidade na origem do fato (seleo primria dos fatos / valores-notcia), com abordagem sobre atributos como conflito, curiosidade, tragdia, proximidade etc; 2) critrios de noticiabilidade no tratamento dos fatos, centrados na seleo hierrquica dos fatos e na produo da notcia, desde condies organizacionais e materiais at cultura profissional e relao jornalista-fonte e jornalista-receptor; e 3) critrios de noticiabilidade na viso dos fatos, sobre fundamentos tico-epistemolgicos: objetividade, verdade, interesse pblico etc. Como parte de uma reflexo em trs tempos, este estudo trata do primeiro eixo: a partir de demarcaes para os conceitos de noticiabilidade, seleo e valores-notcias, faz o levantamento de vrios valores-notcia e organiza um elenco simplificado com o objetivo de operacionalizar anlises de notcias.

Abstract

This study intends to develop a classification system for newsworthiness based on three conditions: 1. event root (fact primary selection) including attributes such as conflict, curiosity, drama and proximity; 2. Event treatment including hierarchical selection; 3. Event view including objectivity and public interest. In this first stage, it presents a simplified list of news values in order to set up a news analysis operational system.

95

Palavras-chave

Noticiabilidade, seleo de notcias, valores-notcia

Keywords

Newsworthiness, news values, events, classification system

As buscas por respostas pergunta sobre como acontecimentos se transformam em notcia tm contribudo, ao longo das ltimas quatro dcadas, para a consolidao de fundamentos importantes no campo das teorias da notcia e do jornalismo. No entanto, o uso de conceitos comuns entendidos de maneira muito diversa tem dificultado a sistematizao de idias basilares no estudo da produo noticiosa. Com freqncia, emprega-se como sinnimos os conceitos de noticiabilidade, valores-notcia e seleo de notcias. Interessa-nos aqui, como a primeira das trs etapas de um estudo em andamento, situar valoresnotcia e seleo de notcias como conceitos especficos pertencentes ao universo mais amplo do conceito de noticiabilidade. Para Schudson,

no percurso dessa longa cadeia produtiva da notcia que devemos investigar a rede de critrios de noticiabilidade, compreendendo noticiabilidade como todo e qualquer fator potencialmente capaz de agir no processo da produo da notcia

96

...a criao das notcias sempre uma interao de reprter, director, editor, constrangimentos da organizao da sala de redao, necessidade de manter os laos com as fontes, os desejos da audincia, as poderosas convenes culturais e literrias dentro das quais os jornalistas freqentemente operam se as pensar (apud CORREIA: 133).

no percurso dessa longa cadeia produtiva da notcia que devemos investigar a rede de critrios de noticiabilidade, compreendendo noticiabilidade (newsworthiness) como todo e qualquer fator potencialmente capaz de agir no processo da produo da notcia, desde caractersticas do fato, julgamentos pessoais do jornalista, cultura profissional da categoria, condies favorecedoras ou limitantes da empresa de mdia, qualidade do material (imagem e texto), relao com as fontes e com o pblico, fatores ticos e ainda circunstncias histricas, polticas, econmicas e sociais. Tal entendimento nos leva a estabeleEstudos em Jornalismo e Mdia
Vol.II N 1 - 1 Semestre de 2005

cer instncias ou conjuntos diferenciados de critrios de noticiabilidade: (a) na origem dos fatos (seleo primria dos fatos / valores-notcia), considerando atributos prprios ou caractersticas tpicas, que so reconhecidos por diferentes profissionais e veculos da imprensa; (b) no tratamento dos fatos, centrando-se na seleo hierrquica dos fatos e levando-se em conta, para alm dos valores-notcia dos fatos escolhidos, fatores inseridos dentro da organizao, como formato do produto, qualidade do material jornalstico apurado (texto e imagem), prazo de fechamento, infra-estrutura, tecnologia etc, como tambm fatores extra-organizacionais direta e intrinsecamente vinculados ao exerccio da atividade jornalstica, como relaes do reprter com fontes e pblicos; (c) na viso dos fatos, a partir de fundamentos ticos, filosficos e epistemolgicos do jornalismo, compreendendo conceitos de verdade, objetividade, interesse pblico, imparcialidade que orientam inclusive as aes e intenes das instncias ou eixos anteriores. Esses conjuntos, com certeza, no funcionam de modo isolado. Na prtica da produo noticiosa, todos esses critrios variados de noticiabilidade atuam concomitantemente. Mauro Wolf um dos autores que explica noticiabilidade como resultante da cultura profissional e seus valores como tambm da organizao do trabalho.
A noticiabilidade constituda pelo complexo de requisitos que se exigem para os eventos do ponto de vista da estrutura do trabalho nos aparatos informativos e do ponto de vista do profissionalismo dos jornalistas , para adquirir a existncia pblica de notcia. (p.195).

Mais adiante, referenciando Magistretti, Wolf continua sua explicao:

Sendo assim, o produto informativo parece ser resultado de uma srie de negociaes, orientadas pragmaticamente, que tm por objeto o que dever ser inserido e de que modo dever ser inserido no jornal, no noticirio ou no telejornal. Essas negociaes so realizadas pelos jornalistas em funo de fatores com diferentes graus de importncia e rigidez, e ocorrem em momentos diversos do processo de produo. (WOLF:.200).

O termo gatekeeper foi introduzido pelo psiclogo social Kurt Lewin, em 1947, e tratava de decises domsticas relativas aquisio de alimentos para casa; de acordo com Michael Kunczik (p.234), o conceito foi empregado j em 1913 com esse sentido de seleo de informaes , em trabalho alemo sobre formao de gostos literrios.

Nelson Traquina, ao falar da teoria etnoconstrucionista, entende que as notcias so o resultado de um processo de produo definido como a percepo, a seleo e a transformao de uma matria-prima (principalmente os acontecimentos) num produto (p.94). E citando Robert Hackett, enumera que esse produto resulta de: caractersticas tecnolgicas de cada meio noticioso, logsticas de produo jornalstica, imperativos comerciais, retraimentos oramentais, inibies legais, disponibilidade de informao das fontes, necessidade de narrar o fato de modo inteligvel e atraente, para um determinado pblico (p. 63). reducionista, portanto, definir noticiabilidade ou somente como conjunto de elementos por meio dos quais a empresa jornalstica controla e administra a quantidade e o tipo de acontecimentos ou apenas como o conjunto de elementos intrnsecos que demonstram a aptido ou potencial de um evento para ser transformado em notcia. Noticiabildiade seria a soma desses dois conjuntos, acrescentada daquele terceiro que trata de questes tico-epistemolgicas. Prefervel ser localizar tal aptido do fato em si no campo dos valores-notcia, entendidos aqui como atributos que orientam principalmente a seleo primria dos fatos e, claro, que tambm inter-

ferem na seleo hierrquica desses fatos na hora do tratamento do material dentro das redaes. Antes, porm, retomemos o conceito de seleo de notcias. A necessidade de se pensar sobre critrios de noticiabilidade surge diante da constatao prtica de que no h espao nos veculos informativos para a publicao ou veiculao da infinidade de acontecimentos que ocorrem no dia-a-dia. Frente a volume to grande de matriaprima, preciso estratificar para escolher qual acontecimento mais merecedor de adquirir existncia pblica como notcia. Muitos autores ao analisar a seleo de notcias concentram sua ateno nos valores-notcias (caractersticas do fato em si) e na ao pessoal do profissional, mas, ao avanarem nas comprovaes de que a seleo prossegue no trajeto do tratamento dos fatos dentro da redao, costumam empregar como sinnimos seleo e valores-notcia. Ambos so componentes da noticiabilidade, mas recomenda-se aqui neste estudo compreender tais conceitos de modo distinto. Os estudos de seleo de notcias partem geralmente do conceito de gatekeeper (seletor de notcia), aplicado ao jornalismo no estudo clssico de David Manning White, divulgado nos anos 501 e difundido nos estudos acadmicos de comunicao na dcada de 60. Muito antes, porm, segundo Michael Kunczik, h registros de estudos sobre o modo como se selecionam as notcias.
No Schediasma Curiosum de Lectione Novellarum, de 1676, Cristian Weise afirma que ao selecionar as notcias se deve separar o verdadeiro do falso. Daniel Hartnack, em 1688, tambm tratou do problema da sele-

97

o de notcias em seu Erachten von Einrichtung der alten teutschen und neuen europisschen Historien, enfatizando a importncia dos fatos. As conseqncias de um acontecimento eram decisivas para decidir se ele seria divulgado ou no. (KUNCZIK: 241).

A seleo, portanto, se estende redao adentro, quando preciso no apenas escolher, mas hierarquizar.

98

Naquela que considerada a primeira pesquisa acadmica sobre jornalismo, De relationibus novellis, de Tobias Peucer tese apresentada em 1690 na Universidade de Leipzig , tambm j se fala em seleo de fatos que merecem ser recordados ou conhecidos, e, como se ver diante, o autor j descreve as caractersticas de tais acontecimentos. Ao se pensar, tradicionalmente, a seleo a partir de fatos que tenham valor como notcia, vinculou-se tais conceitos a uma nica definio. A seleo, certamente, comea na etapa primeira de ter-se que escolher entre alguns acontecimentos e outros para se noticiar. Nessa etapa, que poderamos nomear como seleo primria, os valores-notcia funcionam como critrios de boa orientao, consolidados na prtica histrica; uns mais persistentes e outros mais mutveis. Mas no basta aos seletores de notcias escolher entre um acontecimento que ser publicado e outro que ficar de fora, na gaveta das matrias mortas ou que simplesmente ser deletado, sem chance de ganhar vida pela visibilidade noticiosa. Entre os selecionados ser preciso escolher novamente quais deles merecem entrar nas chamadas dos telejornais ou quais ganharo as primeiras pginas dos impressos, ou mesmo quais ocuparo mais espao nas pginas internas. A seleo, portanto, se estende redao adentro, quando preciso no apenas escolher, mas hierarquizar.
Estudos em Jornalismo e Mdia
Vol.II N 1 - 1 Semestre de 2005

Ora, ao tratar jornalisticamente os fatos na produo material da notcia, a seleo e hierarquizao recorrem sim aos valores-notcia. Mas estes agem aqui apenas como uma parte do processo, pois nessas escolhas seqenciadas entraro outros critrios de noticiabilidade, como formato do produto, qualidade da imagem, linha editorial, custo, pblico alvo etc. Valores-notcia, as caractersticas do fato em si, em sua origem, so somente um subgrupo de fatores agindo juntamente com esse segundo conjunto de critrios de noticiabilidade, relacionados agora ao tratamento do fato. Estudar a seleo implica, inclusive, rastrear os julgamentos prprios de cada seletor, as influncias organizacionais, sociais e culturais que este sofre ao fazer suas escolhas, os diversos agentes dessas escolhas postados em diferentes cargos na redao, e at mesmo a participao das fontes e do pblico nessas decises aqui vale lembrar os estudos de agendamento (agenda-setting), que complexificam as investigaes sobre o processo de seleo das notcias. No que diz respeito especificamente aos valores-notcias, o conceito poderia ser demarcado sistematizando-se aspectos apontados de forma ligeira por vrios autores. Chamados tambm de valores informativos ou fatores de notcia, esse grupo de critrios cerca a noticiabilidade do acontecimento considerando origem do fato, fato em si, acontecimento isolado, caractersticas intrnsecas, caractersticas essenciais, atributos inerentes ou aspectos substantivos do acontecimento. Antes de se pensar nos critrios de noticiabilidade atuantes no tratamento do fato, e em todas as diferenciaes de apresentao da notcia em produtos jornalsticos diversos, possvel investigar a repetio da seleo primria,

a homogeneidade da escolha por diferentes profissionais e veculos. No por acaso, como lembra Nelson Traquina (p.55), foi esse, j em 1965, o objetivo do estudo sobre a estrutura das notcias internacionais de J. Galtung e M. Ruge, a primeira reflexo terica sobre a questo dos valores-notcia na seleo dos acontecimentos pelos jornalistas. Pesquisas pontuais demonstram que a seleo, em diferentes produtos jornalsticos, toma como valor noticioso o mesmo tipo de acontecimento. Procurar a similaridade nesse caso deve ser to pertinente, do ponto de vista da pesquisa, como investigar as diferenciaes. J se sabe que os valores-notcia agem em todo o processo de produo da informao jornalstica. Disso no se discorda aqui. O problema o uso que se faz do conceito. Para Wolf, valores-notcia so critrios de relevncia difundidos ao longo de todo o processo de produo e esto presentes tanto na seleo das notcias como tambm permeiam os procedimentos posteriores, porm com importncia diferente (p.202). Nessa definio, a seleo parece restrita apenas em sua etapa primria, sendo que, como defende-se nesse exerccio reflexivo, ela continua na etapa seguinte, includa no conjunto dos demais procedimentos posteriores, a que chamamos de tratamento do fato. O autor baseia-se na anlise de P. Golding e P. Elliot (Making the news, 1979), em que a compreenso da ao dos valores-notcia mais clara, indo da seleo primria ao tratamento do material jornalstico, mas com definio igualmente no muito precisa:
Os valores-notcia so usados de duas maneiras. So critrios para selecionar, do material disponvel para a redao, os elementos dignos de serem includos no produto fi-

nal. Em segundo lugar, eles funcionam como linhas-guia para a apresentao do material, sugerindo o que deve ser enfatizado, o que deve ser omitido, onde dar prioridade na preparao das notcias a serem apresentadas ao pblico.(...) Os valores/notcia so a qualidade dos eventos ou da sua construo jornalstica, cuja ausncia ou presena relativa os indica para a incluso num produto informativo. Quanto mais um acontecimento exibe essas qualidades, maiores so suas chances de ser includos. (Golding e Elliot apud WOLF: 203).

J se sabe que os valores-notcia agem em todo o processo de produo da informao jornalstica. Disso no se discorda aqui. O problema o uso que se faz do

Apesar de agirem em diferentes momentos, na seleo primria, para a triagem, e na seleo hierrquica, como linhasguia para o tratamento das matrias, os valores-notcia devem ser definidos como as qualidades dos eventos e no da sua construo jornalstica. Eles participam ativamente da construo noticiosa, mas a produo da notcia e sua qualidade so resultado de muitos outros critrios ou fatores de noticiabilidade. Demarcar o conceito de valores-notcia no territrio do acontecimento em si no significa, porm, ignorar a presena do sujeito-jornalista diante da matria-prima noticiosa. Pamela Shoemaker fala da utilizao de um esquema noticioso (news schema), uma espcie de esquema categorial relativo s notcias, e cr, todavia, que a construo de categorias um processo que ultrapassa cada pessoa em particular, seu julgamento pessoal do que noticioso (news judgement), especialmente quando esse profissional se integra num grupo, como acontece geralmente nos rgos de comunicao jornalstica (apud Sousa:43). Numa mesma abordagem, Schudson observa que as notcias se apiam e fazem uso de padres culturais pr-existentes para se realizarem e para produzirem sen-

99

100

tido (apud Sousa:38). Tambm D. Altheide trabalha com a idia de perspectiva da notcia (news perspective), de que a escolha do que noticivel implica caractersticas necessrias para o fato entrar no formato, estilo, natureza da narrativa (apud Campbell:117). preciso considerar que os valores-notcia so um mapa cultural, como define Stuart Hall; ou como afirma John Hartley, os valores-notcia no so naturais nem neutros, eles formam um cdigo que v o mundo de uma forma muito particular (peculiar at). Os valores-notcia so, de fato, um cdigo ideolgico (ambos autores apud Traquina:115-116). Cristina Ponte, pesquisadora portuguesa, resume bem a problemtica dos valores-notcia. Primeiro ao lembrar, citando H. Hughes, que os valores-notcia no so simples marcas de seleo, mas, mais importante, so marcas de representao; uma vez que a seleo seria um acto ideolgico de representao (p.129). Depois, ao retomar Stuart Hall:
Ao contrrio da idia de que as notcias se pautam, sobretudo, pelo inesperado (um homem que morde o co...) ou pela negatividade (bad news, good news) e ainda reconhecendo a fora cultural destas imagens, tenta-se nesta reviso acentuar outras dimenses de valores-notcia, uma das estruturas mais opacas de significado, nas palavras de Stuart Hall. Para este investigador britnico, os valores-notcia so mais do que uma listagem de atributos das notcias, combinados ou combinveis. Operam como estrutura de retaguarda social, profunda e escondida, e requerem um conhecimento consensual sobre o mundo. (PONTE: 114).

A demarcao do conceito de valores-notcia se d, ento, dentro da larga compreenso de que a notcia uma construo social, ou como prefere Schudson, a notcia um produto cultural. Um mapa, cdigo, perspectiva ou esquema que orienta o trabalho do jornalista, que os auxilia no campo do saber de reconhecimento2. Esse saber de reconhecimento a capacidade de identificar quais so os acontecimentos que possuem valor como notcia. Esse saber, argumentam vrios pesquisadores em discordncia de muitos profissionais jornalistas, no instintivo, no depende de faro. Na opinio de Golding e Elliot, no verdade que os valores-notcia estejam alm da compreenso dos jornalistas, eles constituem referncias claras e disponveis a conhecimentos compartilhados a respeito da natureza e objetos das notcias, referncias que podem ser utilizadas para facilitar a elaborao complexa e rpida dos noticirios (apud Wolf: 203). Mais ainda, no campo de estudos sobre produtos jornalsticos especficos, os valores-notcia constituem tambm referncias para a operacionalidade de anlises de notcias, permitindo identificar similaridades e diferenciaes na seleo ou hierarquizao de acontecimentos em diversos veculos da imprensa, e possibilitando percepes histricas e culturais sobre o processo produtivo das notcias. Podem ter utilidade no s no estudo de fatos noticiveis, mas tambm no que diz respeito a acontecimentos noticiados.

Ao indicar quais as caractersticas dos acontecimentos merecedores de serem conhecidos pelo pblico, Peucer j dizia no

Valores notcias: atributos dos acontecimentos

2 Um dos trs saberes apontados por Ericson, Baranek e Chan, 1987, (apud Traquina:118) e que incluem ainda saber de procedimento e saber de narrao.

Estudos em Jornalismo e Mdia


Vol.II N 1 - 1 Semestre de 2005

sculo XVII que o que comum e normal possui pouco valor informativo. E como acontecimentos que mereceriam ser conhecidos e recordados, elencava:
Os prodgios, as monstruosidades, as obras ou os feitos maravilhosos e inslitos da natureza, da arte, as inundaes ou as tempestades horrendas, os terremotos, os fenmenos descobertos ou detectados ultimamente, fatos que tm sido mais abundantes do que nunca neste sculo. Depois as diferentes formas de imprios, as mudanas, os movimentos, os afazeres da guerra e da paz, as estratgias, as novas leis, os julgamentos, os cargos polticos, os dignatrios, os nascimentos e mortes dos prncipes, as sucesses de um reino, as inauguraes e cerimnias pblicas (...), as obras novas dos homens eruditos, as instituies, as desgraas, as mortes e centenas de coisas mais que faam referncia histria natural, histria da sociedade, da Igreja, da literatura: tudo isto costuma ser narrado de forma embaralhada nos peridicos... (PEUCER: 21)

sade, segurana e bem-estar, e refora a idia de que um acontecimento noticiado pode conter um ou vrios elementos de interesse.
s vezes, a matria conter diversos destes elementos provocadores de interesse, outras vezes, apenas um. Em cada caso, o elemento dominante presente nos indica qual o tipo de categoria do assunto. (BOND: 71).

A escolha dos termos em negrito foi baseada em valores-notcia elencados posteriormente por diversos autores.

Tambm Kaspar Stieler, mencionado por Michael Kunczik (p.242), dizia em 1695 que os redatores deveriam saber distinguir entre o importante e o que comum; e apontava como valores explcitos a novidade, a proximidade geogrfica, a proeminncia e o negativismo. Dando um salto para o sculo XX, Walter Lippmann, em 1922, em obra inaugural, Opinio pblica, elege como atributos: clareza, surpresa, proximidade geogrfica, impacto e conflito pessoal. Em 1959, Fraser Bond publica Introduo ao Jornalismo, no qual destaca entre as caractersticas dos fatos sua capacidade de despertar o interesse e a ateno do pblico. Lembra das situaes da vida humana, como

O autor enumera doze situaes a que denomina valores jornalsticos das notcias, e que podem ser assim resumidas3: referente pessoa de destaque ou personagem pblico (proeminncia); incomum (raridade); referente ao governo (interesse nacional); que afeta o bolso (interesse pessoal/econmico); injustia que provoca indignao (injustia); grandes perdas de vida ou bens (catstrofe); conseqncias universais (interesse universal); que provoca emoo (drama); de interesse de grande nmero de pessoas (nmero de pessoas afetadas); grandes somas (grande quantia de dinheiro); descoberta de qualquer setor (descobertas/invenes) e assassinato (crime/violncia). Na seqncia, vrios pesquisadores propem, a partir de seus trabalhos de campo, diversas listagens de atributos dos acontecimentos, caractersticas necessrias para que fatos fossem selecionados como notcias. Em 1965, como j foi dito, Galtung e Ruge, ao se perguntarem como os acontecimentos se transformam em notcias, chegaram a doze valores-notcia: freqncia, amplitude, clareza ou falta de ambigidade, relevncia, conformidade, impreviso, continuidade, referncia a pessoas e naes de elite, composio, personificao e negativismo. No decorrer da segunda metade do scu-

101

lo XX, e a partir dos levantamentos feitos por Nelson Traquina, Mauro Wolf e Michael Kunczik e de textos de autores brasileiros como Manuel Carlos Chaparro, Mrio

Erbolato e Nilson Lage, pode-se encontrar diversos elencos de valores-notcia:

Elencos de valores-notcias
Stieler: novidade, proximidade geogrfica, proeminncia e negativismo. Lippman: clareza, surpresa, proximidade geogrfica, impacto e conflito pessoal. Bond: referente pessoa de destaque ou personagem pblico (proeminncia); incomum (raridade); referente ao governo (interesse nacional); que afeta o bolso (interesse pessoal/econmico); injustia que provoca indignao (injustia); grandes perdas de vida ou bens (catstrofe); conseqncias universais (interesse universal); que provoca emoo (drama); de interesse de grande nmero de pessoas (nmero de pessoas afetadas); grandes somas (grande quantia de dinheiro); descoberta de qualquer setor (descobertas/invenes) e assassinato (crime/violncia). Galtung e Ruge: freqncia, amplitude, clareza ou falta de ambigidade, relevncia, conformidade, impreviso, continuidade, referncia a pessoas e naes de elite, composio, personificao e negativismo.

102

Golding-Elliot: drama, visual atrativo, entretenimento, importncia, proximidade, brevidade, negativismo, atualidade, elites, famosos. Gans: importncia, interesse, novidade, qualidade, equilbrio. Warren: atualidade, proximidade, proeminncia, curiosidade, conflito, suspense, emoo e conseqncias. Hetherington: importncia, drama, surpresa, famosos, escndalo sexual/crime, nmero de pessoas envolvidas, proximidade, visual bonito/atrativo. Shoemaker et all: oportunidade, proximidade, importncia/impacto, conseqncia, interesse, conflito /polmica, controvrsia, sensacionalismo, proeminncia, novidade/curiosidade/raro. Wolf: importncia do indivduo (nvel hierrquico), influncia sobre o interesse nacional, nmero de pessoas envolvidas, relevncia quanto evoluo futura. Erbolato: proximidade, marco geogrfico, impacto, proeminncia, aventura/conflito, conseqncias, humor, raridade, progresso, sexo e idade, interesse pessoal, interesse humano, importncia, rivalidade, utilidade, poltica editorial, oportunidade, dinheiro, expectativa/suspense, origi-nalidade, culto de heris, descobertas/ invenes, repercusso, confi-dncias.

Estudos em Jornalismo e Mdia


Vol.II N 1 - 1 Semestre de 2005

Chaparro: atualidade, proximidade, notoriedade, conflito, conhecimento, conseqncias, curiosidade, dramaticidade, surpresa. Lage: proximidade, atualidade, identificao social, intensidade, ineditismo, identificao humana.

Gomis, Lorenzo. Do importante ao interessante ensaio sobre critrios para a noticiabilidade no jornalismo. Pauta Geral 4, 2002, pp 225-242.
4

A proposta que se faz aqui pensar uma tabela operacional que contemple no s o consenso entre os atributos listados pelos diversos autores como tambm a incluso de outros que por preciso e originalidade possam contribuir para anlises de acontecimentos noticiveis/noticiados. Um primeiro procedimento necessrio, de acordo com o conceito de valores-notcia adotado aqui nesse artigo, separar atributos que funcionam mais como macro-valores-notcia ou pr-requisitos para qualquer seleo jornalstica, j que sem tais valores antecedentes os demais, os micro-valores-notcia, nem se efetuam como questo. Esse o caso de atualidade (novidade), importncia, interesse, negativismo, imprevisibilidade, coletividade e repercusso. Ser um fato atual ou um acontecimento portador de algum dado novo o princpio primeiro do jornalismo. Quanto importncia e ao interesse, o tema remete imediatamente clssica separao entre hard news e soft news / fait divers ou, na conceituao de Lorenzo Gomis4, o importante seria a informao que todos precisam saber e o interessante, uma informao que o pblico gostaria de saber, uma informao agradvel de se conhecer. Os dois conceitos, segundo o autor, cobrem todo campo de valores-notcia (p.226). Gomis destaca ainda da grande

lista o valor-notcia repercusso, que nas listagens se equivale ao de conseqncia e, em segundo plano, ao de continuidade. Sugere-se ainda separar da elaborao de um elenco operacional de valores-notcia outros macro-valores-notcia: negativismo (negatividade) X otimismo (positividade), coletividade X individualidade e ainda a impreviso (imprevisibilidade) X previso (previsibilidade/continuidade). Esses macro-valores regem os demais, os micro-valores-notcia. Um acontecimento cujo valor-notcia dominante seja a tragdia ou a proeminncia pode ser resultado da combinao dos macro-atributos negativo-coletivo-imprevisto ou positivo-individual-previsto, ou resultado de todas as variaes a possveis, retomando inclusive os macro-valores importante (interesse pblico) e/ou interessante (interesse do pblico) lembrando ainda, obviamente, que um mesmo acontecimento pode carregar em si mesmo atributos contrrios. Tambm os valores-notcia clareza e freqncia exigiriam estudos aprofundados para justific-los num elenco operacional de atributos. O primeiro, por nem sempre impedir que acontecimentos inacabados ou mesmo obscuros sejam eleitos como notcias; o segundo, por se contrapor ao valornotcia raridade (incomum/fora da normalidade), embora a repetio (de aumentos

103

de preos, de assassinato etc) possa justificar muitas pautas. Como sugesto de uma tabela operacional que possibilite anlises de acontecimentos noticiosos selecionados/selecionveis por diferentes veculos da imprensa, segue a listagem abaixo. Ela resultado de uma avaliao dos atributos apontados

anteriormente por diferentes autores, considerando at mesmo aqueles citados por Peucer, como o que diz respeito s sucesses de um reino e formas de imprio e cerimnias pblicas. Essa tabela foi aplicada, como primeiro experimento, por rica Franzon na anlise das chamadas de dois telejornais,

Proposta de tabela de valores-notcia para operacionalizar anlises de acontecimentos noticiveis / noticiados


IMPACTO Nmero de pessoas envolvidas (no fato) Nmero de pessoas afetadas (pelo fato) Grandes quantias (dinheiro) PROEMINNCIA Notoriedade Celebridade Posio hierrquica Elite (indivduo, instituio, pas) Sucesso/Heri

104

CONFLITO Guerra Rivalidade Disputa Briga Greve Reivindicao POLMICA Controvrsia Escndalo

ENTRETENIMENTO/CURIOSIDADE Aventura Divertimento Esporte Comemorao

CONHECIMENTO/CULTURA Descobertas Invenes Pesquisas Progresso Atividades e valores culturais Religio

RARIDADE Incomum Original Inusitado

PROXIMIDADE Geogrfica Cultural

Estudos em Jornalismo e Mdia


Vol.II N 1 - 1 Semestre de 2005

SURPRESA Inesperado

GOVERNO Interesse nacional Decises e medidas Inauguraes Eleies Viagens Pronunciamentos

TRAGDIA/DRAMA Catstrofe Acidente Risco de morte e Morte Violncia/Crime Suspense Emoo Interesse humano

JUSTIA Julgamentos Denncias Investigaes Apreenses Decises judiciais Crimes

rica Franzon, monografia. Os valores-notcia em telejornais, dez.2004, III Curso de Especializao em Estudos de Jornalismo (lato sensu) da UFSC. (orientadora a Profa. Gislene Silva).

o Jornal Nacional, da TV Globo, e o Jornal da Cultura, da TV Cultura de So Paulo5. Foi possvel verificar, entre outras coisas, que ambos os telejornais do destaque para os acontecimentos ligados proeminncia, ao governo e justia, nessa ordem de entrada; ou ainda que, nas chamadas do Jornal Nacional, fatos relacionados tragdia/drama e ao entretenimento ocupam mais lugar; e que, no Jornal da Cultura, acontecimentos muito polmicos ou vinculados ao conhecimento tm certa prioridade. Esse elenco de valores-notcia aqui proposto dever ser aplicado outras vezes para ganhar mais validade, testando sua operacionalidade no estudo dos acontecimentos selecionados e hierarquizados na primeira-pgina dos impressos, nas chamadas nos telejornais e mesmo nas capas de revistas essa tabela exposta aqui passou modificaes depois da pesquisa de Franzon.

Mas faz-se necessrio nesses exerccios de investigao no se esquecer das advertncias feitas por Fernando Correia: valores-notcia se aplicam em todas as fases da atividade jornalstica; no se constituem necessariamente como impedimentos ao trabalho do jornalista; no funcionam isoladamente, mas em diferentes combinaes e de forma negociada; fazem parte da cultura profissional dos jornalistas, constituindo-se no em critrios abstratos ou pontuais, mas sim num quadro de avaliao racionalizado e interiorizado pelos jornalistas; sua utilizao visa permitir uma operacionalidade no processo de produo da notcia e orientao da ao da rotina dos jornalistas; valores-notcia evoluem com o tempo, no constituindo arqutipos imutveis. Vicent Campbell, quando discute news values and news selection, traz novos ar-

105

106

gumentos que contribuem para complexificar a demarcao do conceito de valoresnotcia. Um deles o de que os valores notcia determinam a seleo dos acontecimentos e, ao mesmo tempo, a seleo de fatos noticiosos tambm determina os valores-notcia. Ou seja, valores-notcia seriam causa e conseqncia da seleo. O autor, fazendo referncia ao estudo de Rodney Tiffen, ainda aponta as limitaes das teorias dos valores notcia: o argumento de muitos estudiosos de que no existe uma frmula universal; a pouca consistncia desses valores, considerados muito vulnerveis e mutantes; e o fato de que no s diferentes organizaes como at mesmo reprter e editor de uma mesma empresa discordam entre si e percebem diferentemente o que so os valoresnotcia. Delimitar valores-notcia separadamente do conceito de seleo de notcias, definir valores-notcia como atributos do acontecimento e reconhec-los ao mesmo tempo como construo social e cultural apenas um primeiro procedimento para pensar a noticiabilidade, cujo processo exige muitas outras reflexes, passando, como etapas seguintes, pelo tratamento dos fatos noticiosos e pela interpretao que a notcia faz desses acontecimentos.

Gislene Silva
Professora do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a pesquisadora defendeu em 2000 a tese O imaginrio rural do leitor urbano: o sonho mtico da casa no campo, no programa de doutoramento em Antropologia da PUC de So Paulo.

Sobre o texto
Parte dessa reflexo sobre a distino do conceito de valores-notcia frente aos conceitos de seleo de notcia e noticiabilidade se encontra no trabalho apresentado pela autora na II SBPJor, Salvador, Ba, nov.2004.
Estudos em Jornalismo e Mdia
Vol.II N 1 - 1 Semestre de 2005

BOND, F. Fraser. Introduo ao jornalismo. Rio de Janeiro: Agir, 1959. CAMPBELL, Vicent. News values and news selection. In Information age jornalism. London: Arnold, 2004. CHAPARRO, Manuel Carlos. Pragmtica do jornalismo buscas prticas para uma teoria da ao jornalstica. So Paulo: Summus, 1994. CORREIA, Fernando. Os jornalistas e as notcias. Lisboa: Editorial Caminho, 1997. ERBOLATO, Mrio L. Tcnicas de codificao em jornalismo redao, captao e edio no jornal dirio. So Paulo: tica, 1991. GALTUNG, J. e RUGE M. A estrutura do noticirio estrangeiro: a apresentao das crises do Congo, Cuba e Chipre em quatro jornais estrangeiros. In: TRAQUINA, Nelson (org). Jornalismo: questes, teorias e estrias. Lisboa: Veja, 1994, p.61-73. GANS, Herbert J. Deciding whats news. New York: Vintage Books, 1980. GOMIS, Lorenzo. Do importante ao interessante - ensaio sobre critrios para a noticiabilidade no jornalismo. Pauta Geral 4, 2002. KOVACK, Bill e ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo; o que os jornalistas devem saber e o pblico exigir. So Paulo: Gerao Editorial, 2003. KUNCZICK, Michael. Conceitos de jornalismo; norte e sul. So Paulo: Edusp, 2001. LAGE, Nilson. Ideologia e tcnica da notcia. Florianpolis: UFSC - Insular, 2001. PEUCER, Tobias. Os relatos jornalsticos. Estudos em Jornalismo e Mdia, v. 1, n. 2, p.13-30,

Bibliografia

2o semestre de 2004. PONTE, Cristina. Leituras das notcias: contributos para uma anlise do discurso jornalstico. Lisboa: Livros Horizonte, 2004. SCHUDSON, Michael. Discovering the news: a social history of american newspaper. New York: Basic Books, 1978. ____________. The power of news. Cambridge: Harvard University Press, 1995a. ____________. Creating public knowledge. Media

Studies Journal, v.9, no 3. New York: Columbia University, 1995b. SOUSA, Jorge Pedro. Teorias da Notcia e do Jornalismo. Chapec, SC: Argos, 2002. TRAQUINA, Nelson. O estudo do jornalismo no sculo XX. So Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2001. WOLF, Mauro. Teorias da comunicao de massa. So Paulo: Martins Fontes: 2003.

107

También podría gustarte