Coleção Fábulas Bíblicas Volume 21


O LIVRO MAIS
IDIOTA DA BÍBLIA
Mitologia e Superstição Judaico-cristã

JL
jairoluis@inbox.lv

Sumário
1
2
3
4
5

-

O livro mais incoerente da Bíblia. ......................................4
O diálogo mais estranho da Bíblia. .................................. 16
A desgraça de ser filho de um personagem bíblico. ............ 24
Outro plágio bíblico descarado ........................................ 31
Mais bobagens do Cristianismo >>> ............................... 32
Mais conteúdo recomendado .......................................... 33
Livros recomendados .................................................... 34
Referências e Fontes:.................................................... 43

3

1 - O livro mais incoerente da Bíblia.

É algo absolutamente incompreensível como o Livro de Jó
conseguiu entrar para o cânon bíblico. Sãos tantas as coisas
absurdas, estranhas e irracionais que contém, que é um
verdadeiro mistério sua permanência na Bíblia depois de tantos
séculos de revisões e filtragens. Qualquer leitor medianamente
imparcial e equânime (e até mesmo um crente retardado) se daria
conta disso. São tantas as coisas ilógicas e sem sentido que
mesmo dentro da própria visão bíblica é difícil enumerá-las todas.
Muitos cristãos dizem que Jó nunca existiu na realidade, mas que
é apenas uma espécie de fábula ou parábola para dar um exemplo
de fé verdadeira. No resto da Bíblia só é citado duas vezes em
4

tampouco existe qualquer documento extra bíblico que o mencione. O que chama muito a atenção. mas na realidade sua autoria é completamente desconhecida – nada diferente dos demais livros da Bíblia. Os entendidos modernos estimam sua data de origem durante a época de 5 .Ezequiel 14:14-20 e Tiago 5:11. Tormentos de Jó. William Blake Dizem que segundo a tradição talmúdica foi Moisés o seu autor. já que não menciona nenhum detalhe da história de Israel. Há indícios que fazem pensar que foi escrito em época muito primitiva. já que a história de Jó nos esclarece muito sobre as características de Deus e nos dá muita informação sobre o cosmos e a Terra.

já que esta história irremediavelmente nos recorda a prova de fé de que também foi vítima Abraão quando devia matar seu único filho Isaque. 15 anos antes ele teve Ismael). embora exista uma crescente tendência de aceitar datas posteriores. o bom e paciente Jó é submetido a uma bateria de humilhações tanto materiais. O resto do livro é só uma série de papo furado entre as queixas e lamentos de Jó e três de seus “amigos” Elifaz. pois isaque não era filho único de Abraão. oferecendo-o como sacrifício a Deus. (Aqui deus além de esquecer sua onisciência. (Parece que aqui deus esqueceu completamente de sua onisciência) Isso é algo estranho.Salomão (250 AEC). Por acaso a história estúpida de Abraão não foi suficiente para mostrar o significado da fé cega e do sacrifício insano e precisava ainda ser reforçada com outra história parecida em Jó? Jó era um homem bom e temeroso a Deus. riqueza. Os dois primeiros capítulos do livro de Jó descrevem as conversas entre Deus e o Diabo e como isso afetou a vida tranquila do bom Jó. Bildade e Zofar. A essência ou moral central do livro de Jó é a “Fé”. bons filhos e uma vida invejável. Alguns estudiosos afirmam que Jó foi o primeiro livro escrito de todo o compendio bíblico. Sendo as datas mais aceitas entre 600 a 400 AEC. físicas e espirituais como prova de sua fé em Deus. também perdeu a memória. mais tarde se incorpora ao diálogo o quarto amigo Eliú e termina com o próprio Deus em um interessante monólogo de quatro capítulos (38-41). pelo que Deus o havia recompensado com saúde. Mas a vida de Jó dá uma reviravolta completa quando acontece uma espécie de aposta celestial entre Deus e o Diabo. 6 .

Vejamos algumas superficialmente: 1 . já que são tantas e tão variadas que impressionariam inclusive aos próprios crentes. 11 . e toca-lhe em tudo quanto tem. veio também Satanás entre eles.Então respondeu Satanás ao Senhor.Porventura tu não cercaste de sebe. e disse: De rodear a terra. Jó 2:1-7 7 . homem íntegro e reto.Mas estende a tua mão. 8 . e a sua casa.Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor.E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele. temente a Deus.E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor. a ele. e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? 10 .Mencionar todas as incoerências e idiotices que possui o livro de Jó seria muito extenso. 12 . e que se desvia do mal. A conversa no céu entre Deus e o Diabo é simplesmente hilariante e surpreendente. e verás se não blasfema contra ti na tua face. e passear por ela.Conversa entre Deus e o Diabo. somente contra ele não estendas a tua mão. 9 . Existe algum crente com algum cérebro que acredite que esse diálogo ocorreu de verdade como é descrito na Bíblia? (Jó 1:6-12 e Jó 2:1-7) Jó 1:6-12 6 .E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor. e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. 7 .

4 . e passear por ela. e que ainda retém a sua sinceridade. homem íntegro e reto.1 .Injustiça e assassinato dos filhos de Jó. e disse: Pele por pele. 3 . 7 . temente a Deus e que se desvia do mal. desde a planta do pé até ao alto da cabeça. por que fez tudo isso com o coitado? Por que tiveram que morrer inocentes e fazer Jó passar por uma 8 . portanto também sabia o destino de Jó.E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele. de seus servos e do gado. Recordem amigos leitores que Deus é onisciente.E. 5 .E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão. em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR. 2 . 2 .Então Satanás respondeu ao Senhor. e feriu a Jó de úlceras malignas. e disse: De rodear a terra. havendo-me tu incitado contra ele.Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao Senhor. porém guarda a sua vida. veio também Satanás entre eles. Se Deus já sabia que Jó permaneceria fiel e inclusive que ganharia a aposta com Satanás. sabe o futuro de todos nós e. apresentar-se perante o SENHOR. e verás se não blasfema contra ti na tua face! 6 . e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. 3 . para o consumir sem causa.Contradição com a onisciência de Deus. e toca-lhe nos ossos. sabe tudo.Porém estende a tua mão. vindo outro dia.Então saiu Satanás da presença do Senhor. e na carne. Todos estes totalmente inocentes e tão somente vítimas da vaidade de Deus para mostrar ao seu amigo (o Diabo) que ele tem razão.

e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro. COM A DEVIDA PERMISSÃO E SUPERVISÃO DE DEUS. e o consolaram acerca de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado. Na conversa entre ambos parece que o responsável direto pela morte dos filhos de Jó assim como de suas lesões corporais é o Diabo. mas que o próprio deus é o responsável pelas desgraças de Jó.terrível prova quando Deus já sabe qual será o resultado? Só de sacanagem? 4 . e se condoeram dele. Jó 2:6 E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão. (Jó 1:12 e Jó 2:6). havendo-me tu incitado contra ele. temente a Deus e que se desvia do mal. e um pendente de ouro. homem íntegro e reto. Jó 42:11 Então vieram a ele todos os seus irmãos. para o consumir sem causa. e todas as suas irmãs. E Satanás saiu da presença do Senhor. somente contra ele não estendas a tua mão. (Jó 42:11 e Jó 2:3) Jó 1:12 E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão. e comeram com ele pão em sua casa. Mas logo lemos com assombro que não é bem assim. Jó 2:3 E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele. porém guarda a sua vida. 9 . e todos quantos dantes o conheceram. e que ainda retém a sua sinceridade.Contradição da origem dos males de Jó.

6 . Assim fazia Jó continuamente. decorrido o turno de dias de seus banquetes. Contradizendo tudo o que normalmente se pensa sobre Deus e as orações.A possibilidade de pedir pela salvação de outros. que. mas é muito bom ler a confirmação na Bíblia. e os santificava.Satanás é filho legítimo de Deus e irmão de Jesus. porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos. enviava Jó. e se levantava de madrugada. pois. veio também Satanás entre eles.Satanás tem influência no comportamento de Deus. e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Jó 1:5 Sucedia. O Diabo manda em Deus! 10 .5 . Isso já sabíamos. Jó 1:6 E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor. em Jó 1:5 onde Jó faz sacrifícios e pede a Deus interceder por seus filhos “se por acaso tivessem pecado”. 7 . e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles.

a correção do Todo-Poderoso. PARA O CONSUMIR SEM CAUSA.Isto sim é o mais incrível de tudo! Deus manipulado como um fantoche por Satanás e confirmado por um versículo Bíblico. mas que isso é bom para nós. e todas as suas irmãs. Jó 5:17 Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende. pois. e um pendente de ouro. Será que é por isso que a grande maioria 11 . homem íntegro e reto.Deus é castigador. e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro. É incrível não só ler que Deus é um deus de castigos. e todos quantos dantes o conheceram. não desprezes. Confirmação: Jó 42:11 Então vieram a ele todos os seus irmãos. E O CONSOLARAM ACERCA DE TODO O MAL QUE O SENHOR LHE HAVIA ENVIADO. e que ainda retém a sua sinceridade. HAVENDO-ME TU INCITADO CONTRA ELE. Engane-se com seus próprios olhos: Jó 2:3 E disse o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele. e comeram com ele pão em sua casa. e se condoeram dele. temente a Deus e que se desvia do mal. 8 .

ao lugar destinado a todos os viventes. 10 .dos crentes leva uma vida miserável e cheia de “provações”? Estão sendo castigados por Deus para aprenderem a viver? 9 .Deus é o responsável pelos fenômenos naturais. e as suas mãos curam. sobre o que foram postas? E quem colocou sua pedra de esquina. Assombroso! Jó 5:18 Porque ele faz a chaga. Jó 30:23 Sei que me farás descer até a morte.E as suas bases.Quem marcou os limites das suas dimensões? Vai ver que você sabe! E quem estendeu sobre ela a linha de medir? 6 .Deus é o causador direto das enfermidades e da morte."Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? espondame. 11 . 5 . e ele mesmo a liga. se é que você sabe tanto. Jó 37:6 12 .O livro de Jó nos diz que a terra tem alicerces e está fixa Jó 38:4-6 4 . ele fere.

Deus odeia conhecimentos. não dá ele atenção a todos os sábios de coração?" Obs.A Bíblia diz que existem unicórnios. Jó 37:24 Bíblia NVI Por isso os homens o temem. vulcões. ele não respeita os que se julgam sábios de coração. os sábios e os que querem ter Jó 37:24 ACF Por isso o temem os homens. furacões e enchentes.Ele diz à neve: ‘Caia sobre a terra’. basta ver as multidões de crentes sem cérebro. e à chuva: ‘Seja um forte aguaceiro’.: Note que a Bíblia NVI inverte totalmente o sentido da frase. 13 . Em qual Bíblia confiar? Isso não nos surpreende. 12 . Jó 39:9 NVI "Será que o boi selvagem consentirá em servir você? e em passar a noite ao lado dos cochos do seu curral? 13 . Graças a Deus temos os Tsunamis.

Quase sem nenhuma dúvida os capítulos 32 ao 37 (discurso de Elihú) são uma inserção posterior porque ao final do livro. mas no contexto é virtualmente impossível atribuir-lhe 27:7–23. Muitos eruditos consideram certas partes como inserções posteriores. Em sua forma mais primitiva falta de 17 a 25% do texto hebraico.Na versão Reina Valera 1960 e em todas as Bíblias em português mudaram a palavra “unicórnio” por “búfalo” ou “boi”. os unicórnios não existem! Até mesmo a escritura.   A razão? Simples. Foi muito complicada a tradução deste livro e é provavelmente um dos livros menos “inspirados” por Deus. Se assim fora. mas não 14 . algo que facilmente poderia acontecer com um frágil rolo papiro. e por isso incorreta. a tradução é livre e perifrástica. Em ordem descendente de importância. Provavelmente seja parte da terceira exposição de Zofar. provavelmente porque os tradutores se sentiram intimidados pela tarefa que tinham pela frente. Deus refuta os argumentos dos três amigos e perdoa Jó. Os principais problemas textuais se encontram nos capítulos 26–27. 41:1–34). as principais são:    Os discursos de Eliú (32 ao 37). 40:15–24. e pode ter acontecido que parte do manuscrito original tenha se perdido. Os louvores à sabedoria divina (28) e Certas partes da resposta de Deus (39:13–18. Sem dúvida escutamos Jó falar em 27:2–6. a tradução e a ordem semântica do livro de Jó prejudicam enormemente a sua credibilidade. ou possivelmente de Bildade. não se conseguiu nenhuma reconstrução satisfatória do texto. O vocabulário do livro tem mais de 110 palavras que não se encontram em nenhuma outra parte.

O livro de Jó contém abundantes citações e numerosos problemas que vão muito além da razão e da lógica comum. Além do mais. CONTRADITORIO. portanto pode dizer todas as incoerências. UM LIVRO ABSURDO. Universities and Colleges Christian Fellowship. Ao contrário. pois parece ignorar por completo o desejo de Jó de uma explicação ou justificação para seus sofrimentos. COM PÉSSIMOS EXEMPLOS DE MORAL E MUITO MAL ESCRITO… SIM. o crente usará suas “respostas” prontas de sempre:   “Deus é Deus” e. INCOERENTE. Por outro lado isso pode não estar muito longe da verdade: o livro de Jó é uma representação muito clara de Deus. Claro. (*) New Bible Dictionary 1982. como exemplos da bondade e ensinamentos de Deus. humilha Jó e lhe desafia para que explique como foi criado o universo e como se encontra ordenado. a atitude de Deus deixa muito a desejar (para um ente perfeito e amoroso). (*) Ao que parece o livro de Jó está pessimamente redigido e por isso muito sujeito a erros humanos.menciona Eliú. IGUAL A DEUS. Por isso mesmo é assombroso e surpreendente cada vez que alguém elogia ou cita Jó e seu livro. England. absurdos e sandices que desejar. 15 .

12 . E Satanás saiu da presença do SENHOR. Não podemos deixar de citar o delicioso diálogo entre Balaão e sua encantadora jumenta.O diálogo mais estranho da Bíblia. Jó 2:1-7 1 . Também há conversas um tanto bizarras como as que tinham Deus e Moisés o tempo todo. e toca-lhe em tudo quanto tem. ou a conversa entre o rico e Lázaro no Novo Testamento. 7 . veio também Satanás entre eles. o Diabo. 8 . e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? 10 . e disse: De rodear a terra. já que nos revela muitas particularidades tanto de deus como de seu filho. 9 .Então respondeu Satanás ao SENHOR. e passear por ela. e passear 16 . 11 .Porventura tu não cercaste de sebe. veio também Satanás entre eles. vindo outro dia. Na Bíblia há muitas conversas divertidas e engraçadas. e que se desvia do mal. e disse: De rodear a terra.E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR. apresentar-se perante o SENHOR. temente a Deus. em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR.2 . E aqui nos deleitaremos em uma conversa bizarra entre Deus e o Diabo no livro de Jó.E. somente contra ele não estendas a tua mão.Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao SENHOR.Mas estende a tua mão.E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão. É um diálogo sumamente interessante. e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. homem íntegro e reto. 2 . a ele. e a sua casa. e verás se não blasfema contra ti na tua face.Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR.E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele. Vamos à Bíblia: Jó 1:6-12 6 .

7 .Porém estende a tua mão. e disse: Pele por pele. e toca-lhe nos ossos. Vamos analisar com mais detalhe esta assombrosa conversa entre os representantes do bem e do mal. para o consumir sem causa. uma espécie de parábola onde se ilustra uma prova de fé com o pobre do Jó. em nenhuma parte há a menor insinuação de que não foi um diálogo real.E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão. e verás se não blasfema contra ti na tua face! 6 . temente a Deus e que se desvia do mal. e feriu a Jó de úlceras malignas. 3 . segundo a Bíblia. desde a planta do pé até ao alto da cabeça. Mas lamentavelmente para o crente. 4 . e que ainda retém a sua sinceridade.E disse o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele. A primeira coisa a considerar sobre esse estranho diálogo é que. porém guarda a sua vida.Então saiu Satanás da presença do SENHOR. pois essa conversa tem tantas coisas insólitas e contraditórias que o mais lógico é crer que não foi real. e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. Alguns crentes mais sensatos alegam que esse diálogo é simbólico e não literal. e na carne. (Pai e filho no caso – note que o bem e o mal já estavam bem estabelecidos no seio da própria família de Deus). foi totalmente real. Se lermos com cuidado todo o livro não encontraremos nenhuma vírgula de insinuação de que fosse uma parábola ou lição de moral (E que moral!).Então Satanás respondeu ao SENHOR. havendo-me tu incitado contra ele.por ela. homem íntegro e reto. Isso é razoavelmente compreensível. 17 . 5 . Recordemos que Jó é para os crentes um personagem real e não um mero simbolismo de redenção e fé.

mas estranhamente lemos neste versículo que suas reuniões não apenas parecem ser frequentes.Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR. O versículo nos conta que essas “reuniões” de família entre Deus e seus súditos celestiais eram frequentes e normais. com certeza sabe de onde vem Satanás. Se Deus sabe tudo.E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR. ou seja. e disse: De rodear a terra. Jó 1:7 7 . De cara já vemos uma situação muito singular. Sempre somos levados a pensar que Deus e Satanás são inimigos de morte e que não podem se ver nem tolerar um a outro. Tanto é assim que essa reunião acontece duas vezes (Jó 2:1). Por que pergunta então? Isso nos recorda a pergunta que Deus fez a Adão no Gênesis logo 18 . veio também Satanás entre eles. e ao que parece é tratado com grande cortesia pelo anfitrião. mas em um ambiente de total simpatia e cumplicidade.Jó 1:6 6 . Deus sabe tudo.   Deus pergunta a Satanás De onde vens? Isto é espantoso! Recordemos que uma das qualidades que definem a Deus é a onisciência. e passear por ela. coisa de família mesmo. Deve ser uma coisa comum fazer essas reuniões no céu ao estilo churrasco de fim de semana onde se reúne toda a família e até algum parente indesejado. Também vemos neste versículo que Satanás é descrito como um filho de Deus (portanto irmão de Jesus).

E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele. e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.depois de ter pecado. a ele. E. Satanás não pode aceitar tanta presunção e arrogância de Deus. 11 .E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão. e a sua casa.Então respondeu Satanás ao SENHOR. Parece que Deus está se gabando para Satanás do quanto lhe saiu bom o seu servo Jó. 19 . E Satanás saiu da presença do SENHOR. Jó 1:9-11 9 . e lhe responde ao desafio. temente a Deus.Mas estende a tua mão. Jó 1:12 12 . e que se desvia do mal. Só eu percebi ou essa conversa é muito semelhante com a que teríamos com algum amigo em uma mesa de bar? Chama muito a atenção e intimidade como Deus se dirige a seu opositor e filho rebelde. somente contra ele não estendas a tua mão. homem íntegro e reto. claro. e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? 10 .Porventura tu não cercaste de sebe. e toca-lhe em tudo quanto tem. Onde estas? (Gênesis 3:9) Deus anda meio fora da casinha? Jó 1:8 8 . e verás se não blasfema contra ti na tua face.

em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR. como os filhos do bom Jó. e até seu gado? Que tipo de Deus de amor é este? Aqui termina a primeira conversa entre Deus e Satã. a qual é seguida pelos lamentáveis fatos ocorridos com a família e os bens de Jó. e passear por ela. 20 .    Por acaso Deus já não sabia que Jó permaneceria fiel? Ou Deus não sabia que em todo esse rolo da aposta com o Diabo sofreriam pessoas inocentes. Outra reunião da família celestial.E.Amigo leitor crente cristão prestou bem a atenção neste versículo? Seu Deus de amor acaba de dar permissão a Satanás para que prejudique um homem sumamente bom APENAS com a desculpa de demonstrar que tem razão (mesmo. seus escravos. Uma espécie de “Quem tem razão?”. Imagino que sejam dominicais. sabendo antecipadamente o resultado). apresentar-se perante o SENHOR. Isso parece a simples solução de uma aposta. e disse: De rodear a terra. veio também Satanás entre eles. vindo outro dia. Jó 2:2 2 . Logo depois (para ver quem está ganhando a aposta) ambos voltam a ter outra conversa muito parecida em Jó 2:1-7: Jó 2:1 1 .Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao SENHOR. por causa de sua onisciência.

contradizendo frontalmente o versículo Jó 1:12. homem íntegro e reto.E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão. para o consumir sem causa”. Jó 2:3 3 . e que ainda retém a sua sinceridade. agora nos demos conta de que é apenas um fantoche de quem parece estar levando a culpa de tudo isso: Satanás. havendo-me tu incitado contra ele. Compare os dois: 1:12 . temente a Deus e que se desvia do mal. Lemos que Deus diz a Satanás: “(Jó) retém a sua sinceridade. E Satanás saiu da presença do SENHOR. todo-poderoso e perfeito.E disse o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele.De novo a pergunta idiota de Deus. somente contra ele não estendas a tua mão. Onde está o Deus que é infinitamente justo? Que tipo de Deus é este que é capaz de arruinar a vida de um bom homem mesmo sabendo que o faz sem motivo algum? Este versículo também nos prova que foi Deus e não Satanás quem causou todo o mal ao infeliz Jó. 21 . para o consumir sem causa. ISTO É REALMENTE INCRÍVEL! Deus está admitindo que se deixa “incitar” ou intimidar por Satanás! Todos nós sempre acreditamos que Deus era independente. havendo-me tu incitado contra ele. Isto sim é interessante. Inclusive Deus admite que “Arruinou sem motivo” ao pobre do Jó.

que a tenham deixada exposta ao ridículo dessa maneira.E disse o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele. Existe algum crente que a considere adequada ou minimamente moral? São tantas as incoerências que parece impossível que entre tantas revisões e alterações que sofreu a Bíblia. e verás se não blasfema contra ti na tua face! 6 . Que tipo de indivíduo é esse Deus que é capaz de se deixar influenciar por Satanás. quem foi testemunha dessa conversa de doidos? Segundo os pseudo-estudiosos bíblicos o escritor dessa conversa foi Moisés. para o consumir sem causa.Porém estende a tua mão. este versículo Jó 2:3 é o que mais nega e contradiz as qualidades de Deus.Então Satanás respondeu ao SENHOR. homem íntegro e reto. e feriu a Jó de úlceras malignas. porém guarda a sua vida. como sempre.     4 . Não sei se essa conversa é divertida ou é uma verdadeira loucura. 7 . o prejudicado é o inocente Jó. e disse: Pele por pele.E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão. Amigos leitores. havendo-me tu incitado contra ele.Então saiu Satanás da presença do SENHOR. temente a Deus e que se desvia do mal. e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. Creio que é o versículo mais “ateu” de toda a Bíblia. 5 . desde a planta do pé até ao alto da cabeça. e que ainda retém a sua sinceridade. caindo em suas provocações? Ambos voltam a tentar resolver a aposta e. e na carne. A propósito. É de se supor que Moisés a tenha escrito baseado em 22 .2:3 . e toca-lhe nos ossos.

desfrutando de sua conversa como dois velhos amigos. Moisés com seu vinho e Deus com seu néctar e ambrosia. (Veja Êxodo 33:22-23) Seguindo as características da conversa escrita em Jó. 23 .uma das tantas conversas íntimas que teve com o deus invisível que gostava de lhe mostrar o traseiro. podemos imaginá-los conversando de forma casual.

(Filhos e filhas de Jó sendo oprimidos por Satã.3 . William Blake). 24 .A desgraça de ser filho de um personagem bíblico.

E o seu gado era de sete mil ovelhas. Vejamos: Jó 1:1-5 1 . que saiu de sua casa cheia de alegria para celebrar o regresso de seu pai e acabou queimada em uma fogueira. Vamos recordar o trágico destino de alguns filhos. sem levar em conta Isaque. reto e temente a Deus e desviava-se do mal. e claro. 3 . mas o pouco que podemos ler já é suficiente para nos deixar estarrecidos com a atitude do Deus de amor. que quase termina sendo sacrificado pelo fanatismo de seu pai às provas de fé absurdas de seu Deus insano. quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas. Adão e Eva. e era este homem íntegro. cujo nome era Jó. que sofremos todo tipo de humilhações e calamidades pela ira do amoroso Deus com a desobediência de seus primeiros filhos. ou a pobre filha de Jefé. recordemos o amargo destino dos filhos do sumo sacerdote Aarão. eram também muitíssimos os servos a seu serviço. E pior ainda é ser filho de um personagem bíblico. (por que ele não apedrejou seu filho rebelde. Mas talvez o maior exemplo da desgraça de ser “filho” sejamos nós mesmos. Exemplos como esses são frequentes na Bíblia. três mil camelos. O Livro de Jó faz pouca referência a seus filhos. 2 . são o melhor exemplo de como Deus pode ser injusto e insensato: os filhos de Jó. que se não eram muito famosos ou populares.Havia um homem na terra de Uz. o Diabo?) e o caso do mesmíssimo filho de Deus que foi condenado praticamente a suicidar-se contra sua vontade (como teria confessado ele mesmo no Getsêmani). que foram fulminados pela ira de Deus simplesmente por acenderem mal a um fogo.E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.Alguém já se deu conta do quanto é difícil ser um filho na Bíblia? Temos o exemplo clássico do mandamento do Deus imutável para apedrejar os filhos desobedientes. de 25 . a humanidade inteira.

pois. decorrido o turno de dias de seus banquetes. Isto confirma que eram boas pessoas.E sucedeu um dia. deram sobre os camelos.Estando ainda este falando. veio outro. dá permissão a Satanás para que faça o que quiser contra Jó para provar sua fé. e só eu escapei para trazer-te a nova. 14 . e aos servos feriram ao fio da espada. e as jumentas pastavam junto a eles. e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho. enviava Jó.Sucedia. para demostrar o quanto Jó lhe era bom e fiel. em que seus filhos e suas filhas comiam. e disse: Ordenando os caldeus três tropas. Jó 1:13-20 13 . Assim fazia Jó continuamente. 5 . 4 . eles houvessem pecado sem saber. e aos servos feriram ao fio da espada. 16 . e queimou as ovelhas e os servos. e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles. e bebiam vinho.E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez. 17 . Podemos confirmar acima que os sete (7) filhos de Jó eram boas pessoas. que. a tal ponto que o próprio Jó faz sacrifícios em nome deles para “se por acaso” e sem querer. e os santificava. 18 . e os tomaram. 19 - 26 . porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos. em casa de seu irmão primogênito. e lhe disse: Os bois lavravam. e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Despois desta descrição a Bíblia nos conta uma bizarra conversa entre Deus e Satanás (que já vimos aqui mesmo) onde Deus. na casa de seu irmão primogênito. e só eu escapei para trazer-te a nova. e amaldiçoaram a Deus no seu coração. e só eu escapei para trazer-te a nova. 15 . e os tomaram. veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu.Estando este ainda falando.Que veio um mensageiro a Jó. e se levantava de madrugada. veio outro.maneira que este homem era maior do que todos os do oriente. e os consumiu.E deram sobre eles os sabeus.Estando ainda este falando.

por acaso Deus não é onisciente? Por acaso Deus não sabia que a fé de Jó prevaleceria e que ele não a abandonaria. e deu nos quatro cantos da casa. e rasgou o seu manto. também morreram escravos inocentes.Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto.  Há várias coisas que precisamos considerar neste caso.” 27 . maldizendo a Deus? Por que mesmo Deus já sabendo o que aconteceria.“Deus não é o responsável pela morte dos filhos de Jó nem de seus males. Sem sombra de dúvida. e adorou. São absolutamente incompreensíveis.Então Jó se levantou. é Satanás. vemos que os filhos de Jó são assassinados simplesmente para resolver uma aposta pessoal entre Deus e Satanás. Vejamos agora algumas desculpas idiotas que alguns cristãos costumam usar neste caso específico: Desculpa 1 . teve que permitir a morte de todas as pessoas inocentes apenas para confirmar algo que já tinha conhecimento? Ou será que todas essas mortes não são mais do que consequências da ludopatia de Deus e da sua vaidade de ganhar uma simples aposta? Para um ser perfeito esse Deus tem muitas fraquezas humanas. e se lançou em terra. absurdos e incoerentes os fatos relatados no livro de Jó como tema central do livro: a prova de fé de Jó!     Responda amigo crente. e só eu escapei para trazer-te a nova. E entre os danos colaterais desta aposta. além dos animais que não tinham nenhuma culpa. que caiu sobre os jovens. 20 . e morreram. e rapou a sua cabeça.

onde é aprovada a permissão para Satanás causar males a Jó. Deus deu “Permissão” a Satanás para fazer o mal contra Jó. ao que parece este versículo confirma que FOI DEUS e não Satanás que derramou todos os males sobre o podre coitado do Jó. ocorre porque ele está agindo sob a permissão e apoio total de Deus.Então vieram a ele todos os seus irmãos. e se condoeram dele. e o consolaram acerca de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado. Sem sombra de dúvida. Jó recebe de seus familiares as condolências por “todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado” … (¡?) Mas não era Satanás quem tinha causado todos os males contra Jó e sua família? Não. e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro. Vemos que depois de superada a “Prova”. e todos quantos dantes o conheceram. mas ao ler o final do livro de Jó encontramos um versículo interessante e assustadoramente revelador: Jó 42:11 11 . e comeram com ele pão em sua casa. Há algo de curioso e estranho sobre isso. e um pendente de ouro. recordemos que os filhos de Jó morreram ao serem atingidos por uma parede que foi açoitada por um forte vento (Jó 28 . este versículo se contradiz com Jó 1:12.Nada pode ser mais errado do esta afirmação. Apenas outra contradição Bíblica! Que novidade! Além disso. e todas as suas irmãs. Todo crente assume que Satanás pratica todos esses males. com isso também podemos deduzir que todo o mal que acontece no universo e que é atribuído a Satanás.

e cedo pereçais da boa terra que o Senhor vos dá.html Isso é ridiculamente falso. Jó 28:25 Quando regulou o peso do vento. Jó 37:6 6 . Fonte: http://jeshuaministries. não Satã. por isso Jó oferecia sacrifícios a Jeová (holocaustos diários). Em nenhum momento a Bíblia sequer insinua que eram más pessoas.e a ira do Senhor se acenda contra vós.com/id14. já que segundo o próprio Jó. e a terra não dê o seu fruto. furacões. e não caia chuva. Deuteronômio 11:17 17 . e feche ele o céu. Portanto. Desculpa 2 .   Jó sabia que seus filhos desperdiçavam dinheiro (seu dinheiro) e pior ainda. pois conheciam o Deus de Jó. comendo e bebendo em banquetes. deviam ser virtuosos.Pois à neve diz: Cai sobre a terra. não cometiam pecados 29 . chuvas e fenômenos naturais são causados por Deus e não por Satanás. como também às chuvas e aos aguaceiros: Sede copiosos. Jó sabia que seus filhos tinham escolhido andar e viver em rebeldia (pecado).Os filhos de Jó morreram por causa de sua vaidade e extravagância. o responsável pelo vento que derrubou a parede e tirou a vida dos filhos de Jó foi Deus. e fixou a medida das águas. mas seus filhos já eram responsáveis.1:19). Recordem amigos crentes que os ventos. ao contrário.tripod.

já que nunca foi filho de ninguém. por isso não deveria sair por ai demonstrando e exibindo suas bondosas qualidades em troca de sangue inocente. Nem imagino o que estaria provando quando assassinou todas as crianças durante o dilúvio. e o que seria melhor do que assassinar seus bons filhos? Desculpa 3 . 30 .visíveis e. Deve ser por isso que nós.A morte dos filhos foi necessária para provar a fé de Jó. Além do mais. seus filhos sofremos por seus atos insanos. se fossem maus. como seu pai. Sempre pensei que Deus era perfeito e todo-poderoso. Este triste exemplo da morte dos filhos de Jó vem somar-se a todas as demais mortes e humilhações que os filhos sofrem na Bíblia por culpa de Deus. Como em todo caso semelhante. Creio que no fundo o ensinamento de Deus para com os filhos é simplesmente porque Deus nunca teve a experiência do que é ser um filho. dar um exemplo ou ganhar uma aposta. Deus assassina e sacrifica pessoas inocentes só para demostrar um ponto. Ou seja. que sentido teria matá-los? A ideia é de que fosse uma prova dolorosa para Jó. as desculpas idiotas dos crentes cristãos são inumeráveis e quase sempre tendem a terminar com a tristemente célebre frase assassina de discussões: “Os caminhos de Deus são misteriosos”. fazia sacrifícios para o caso de pecarem ou blasfemarem sem saber (Jó 1:5).

O protagonista do relato mesopotâmico intitulado “O homem e seu Deus” (traduzido de uma tabuleta do século 18 AC) é chamado descaradamente de “o Jó sumério”. O texto egípcio “Protestos do camponês eloquente” (século 21 AC) é um antecedente ainda mais antigo. A história cananeia de Keret é a de um homem que perdeu sua família como Jó. já que foi muito anterior e não posterior ao Jó fake bíblico.Outro plágio bíblico descarado Na cultura suméria. registrada em milhares de placas de argila. já existia o nome de Jó e parte de sua história.4 . 31 . tinha grande tradição um gênero literário denominado balag ou lamentação. E em vários textos extra-bíblicos do Oriente Próximo antigo.

5 .sugarsync.com/pf/D0297736_98010216_94119 COLEÇÃO FÁBULAS MÓRMONS .com/pf/D0297736_83480671_12202 32 .com/jairo_luis_1 DOWNLOAD 4SHARED VOLUMES INDIVIDUAIS OU TODOS http://www. fábulas infantis.com/folder/NeRGFeff/COLEO_FBULAS_MR MONS. Desmascarando de maneira simples. todas as mentiras do cristianismo.scribd.4shared. plágios descarados.MAIS DE 2500 PÁGINAS       LER ONLINE OU BAIXAR http://es. É GRÁTIS E SEMPRE SERÁ.com/folder/3zU2dz2o/COLEO_FBULAS_BBL ICAS.sugarsync.html DOWNLOAD DIRETO TODOS OS VOLUMES DISPONÍVEIS EM ARQUIVO ÚNICO DE MAIS DE 300 MB https://www.Mais bobagens do Cristianismo >>> COLEÇÃO FÁBULAS BÍBLICAS MAIS DE 70 VOLUMES.com/jairo_luis_1 DOWNLOAD 4SHARED VOLUMES INDIVIDUAIS OU A PASTA TODA http://www.scribd.html DOWNLOAD DIRETO TODOS OS VOLUMES DISPONÍVEIS > 112MB https://www. com a Bíblia e com o raciocínio lógico mais básico possível.       LER ONLINE OU BAIXAR http://es. contos engraçados e costumes primitivos de povos primitivos e ignorantes da idade do bronze. usadas para enganar e explorar pessoas bobas e ingênuas com histórias falsas.4shared.

Mais conteúdo recomendado 33 .

34 . cuja existência real ninguém conseguiu demonstrar. quando e. magistralmente. quem o escreveu. and expanded to book length in 1858. Often controversial. Uma obra que desmistifica e quebra os pilares de uma instituição tão arraigada em nosso mundo atual. como tem sido pervertido ao longo dos séculos. yet always engaging.Livros recomendados 570 páginas Mentiras Fundamentais da Igreja Católica é uma análise profunda da Bíblia. com o autor Originally published as a pamphlet in 1853. acima de tudo. em que circunstâncias. Entrevista AQUI. The Two Babylons seeks to demonstrate a connection between the ancient Babylonian mystery religions and practices of the Roman Catholic Church. Um a um. que permite conhecer o que se deixou escrito. É uma das melhores coleções de dados sobre a formação mitológica do cristianismo no Ocidente. Este livro de Pepe Rodriguez serve para que crentes e não crentes encontrem as respostas que sempre buscaram e posaam ter a última palavra. The Two Babylons comes from an era when disciplines such as archeology and anthropology were in their infancy. 317 páginas 198 páginas Com grande rigor histórico e acadêmico Fernando Vallejo desmascara uma fé dogmática que durante 1700 anos tem derramado o sangue de homens e animais invocando a enteléquia de Deus ou a estranha mistura de mitos orientais que chamamos de Cristo. and represents an early attempt to synthesize many of the findings of these areas and Biblical truth. o autor revela aspectos mais questionáveis da fé judaico-cristã.

312 páginas "Su visión de la historia de la Iglesia no sólo no es reverencial. 17 de junho de 1995. 20 de mayo de 1990 Gonzalo Puente Ojea. La chispa de su estilo se nutre. nos oferece uma ampla e sólida informação sobre esse período da história da Igreja na sua transição de uma marcada atitude de condescendência com regimes totalitários conservadores até uma postura de necessária acomodação aos sistemas democráticos dos vencedores ocidentais na Segunda Guerra Mundial”. 22 de outubro de 1995." Fernando Savater. ‘no deja títere con cabeza’. El País. sino que.600 páginas 600 páginas “Dois informadíssimos volumes de Karlheinz Deschner sobre a política dos Papas no século XX. Fernando Savater. 35 . exceto no caso do fundamentalismo islâmico. Su sarcasmo y su mordaz ironía serían gratuitos si no fuese porque van de la mano del dato elocuente y del argumento racional. mas alguns exercícios de memória a este respeito são essenciais para a compreensão do surgimento de algumas monstruosidades políticas ocorridas no século XX e outras tão atuais como as que ocorrem na ex-Jugoslávia ou no País Basco”. como o primeiro. El Mundo. Ler online volume 1 e volume 2 (espanhol). Eu sei que não está na moda julgar a religião por seus efeitos históricos recentes. por usar una expresión familiar. El País. uma obra surpreendentemente silenciada peols mesmos meios de comunicação que tanta atenção dedicaram ao livro de João Paulo II sobre como cruzar o umbral da esperança a força de fé e obediência. por lo demás. “Este segundo volume. de la mejor tradición volteriana. Para comprar (Amazon) clique nas imagens.

“Se bem que o cristianismo esteja hoje à beira da bancarrota espiritual. continua determinando os códigos oficiais desde a Europa até a América. el profesor Karl Deschner nos ofrece una visión crítica de la doctrina de la Iglesia católica y de sus trasfondos históricos. la ordenación sacerdotal de las mujeres y el celibato de los sacerdotes. Confluyen en esta obra dos personalidades de vocación ilustradora y del máximo relieve en lo que. casi constituye un Género literario propio: la crítica de la iglesia y de todo dogmatismo obsesivamente <salvífico>. Desde la misma existencia de Jesús. Paris ou Nova York. e as limitações formais de nossa vida erótica continuam sendo basicamente as mesmas que nos séculos XV ou V. la iglesia sigue anclada en el pasado y bloqueada en su rigidez dogmática. desde Voltaire. segue impregnando ainda decisivamente nossa moral sexual. puestos en duda y expuestas las conclusiones en una obra de rigor que. 36 .136 páginas 480 páginas 304 páginas De una manera didáctica. métodos y razones de una de las instituciones más poderosas del mundo: la Iglesia católica. Todos estos asuntos son estudiados. ¿Por qué esa obstinación que atenta contra la dignidad y la libertad de millones de personas? El Anticatecismo ayuda eficazmente a hallar respuesta a esa pregunta. el uso de anticonceptivos. Pois o que alguns pastores nômadas de cabras pensaram há dois mil e quinhentos anos. Karlheinz Deschner. na época de Lutero ou de Santo Agostinho. inclusive aos não cristãos ou aos anticristãos. hasta la polémica transmisión de los Evangelios. subsiste uma conexão tangível entre as ideas sobre a sexualidade dos profetas veterotestamentarios ou de Paulo e os processos penais por conduta desonesta em Roma. ha venido a cuestionar los orígenes. la instauración y significación de los sacramentos o la supuesta infalibilidad del Papa. E isso nos afeta a todos no mundo ocidental.” "En temas candentes como los del control demográfico. traducida a numerosos idiomas.

(263 pg) La Iglesia antigua: Falsificaciones y engaños 5 . desde el paleocristianismo hasta el final de la era constantiniana 2 .1 – (365 pg) Los orígenes.(294 pg) La época patrística y la consolidación del primado de Roma 3 .(297 pg) De la querella de Oriente hasta el final del periodo justiniano 4 .(263 pg) Alta Edad Media: El siglo de los merovingios 37 .(250 pg) La Iglesia antigua: Lucha contra los paganos y ocupaciones del poder 6 .

Em 1971 Deschner foi convocado por uma corte em Nuremberg acusado de difamar a Igreja. 38 .(201 pg) Alta Edad Media: El auge de la dinastía carolingia 8 . Ganhou o processo com uma sólida argumentação.7 . mas aquela instituição reagiu rodeando suas obras com um muro de silêncio que não se rompeu definitivamente até os anos oitenta.(282 pg) Siglo X: Desde las invasiones normandas hasta la muerte de Otón III Sua obra mais ambiciosa. ao largo dos séculos. dos quais se publicaram nove até o presente e não se descarta que se amplie o projeto. principalmente). Itália e Espanha. Suíça. quando as obras de Deschner começaram a ser publicadas fora da Alemanha (Polônia. a “Historia Criminal do Cristianismo”. para a conquista e conservação do poder.(282 pg) Siglo IX: Desde Luis el Piadoso hasta las primeras luchas contra los sarracenos 9 . projetada em princípio a dez volumes. Tratase da mais rigorosa e implacável exposição jamais escrita contra as formas empregadas pelos cristãos.

7000 años de historia) al norte de Israel. luego se data y se cartografía por fecha) que permitió el descubrimiento de la sedentarización de los primeros israelitas sobre las altas tierras de Cisjordania. 639 páginas EL PAPA DE HITLER: LA VERDADERA HISTORIA DE PIO XII ¿Fue Pío XII indiferente al sufrimiento del pueblo judío? ¿Tuvo alguna responsabilidad en el ascenso del nazismo? ¿Cómo explicar que firmara un Concordato con Hitler? Preguntas como éstas comenzaron a formularse al finalizar la Segunda Guerra Mundial. A fin de responder a estos interrogantes. El profesor Cornwell plantea unas acusaciones acerca del papel de la Iglesia en los acontecimientos más terribles del siglo. Se le debe igualmente importantes contribuciones a los recientes datos arqueológicos sobre los primeros israelitas en tierra de Palestina (excavaciones de 1990) utilizando un método que utiliza la estadística ( exploración de toda la superficie a gran escala de la cual se extraen todas las signos de vida. y con el deseo de limpiar la imagen de Eugenio Pacelli. director del instituto de arqueología de la Universidad de Tel Aviv y coresponsable de las excavaciones en Mejido (25 estratos arqueológicos. Es un libro que es necesario conocer. extremadamente difíciles de refutar. 39 . incluso de la historia humana.414 páginas LA BIBLIA DESENTERRADA Israel Finkelstein es un arqueólogo y académico israelita. tiñendo con la sospecha al Sumo Pontífice. el historiador católico John Cornwell decidió investigar a fondo su figura.

mas em nenhum momento soa incompleto ou deixa lacunas. 326 páginas Santos e pecadores: história dos papas é um livro que em nenhum momento soa pretensioso. que afirma não ter tido a intenção de soar absoluto. sadistas y sodomitas. 40 .. Algunos eran bastardos. O subtítulo é explicado pelo autor no prefácio. algunos eran fornicarios y adúlteros en gran escala. algunos fueron padres de hijos ilegítimos. algunos eran ermitaños. 480 páginas Jesús de Nazaret. uno era viudo. su posible descendencia y el papel de sus discípulos están de plena actualidad. algunos de los cuales renunciaron a sus esposas e hijos a cambio del cargo papal. al menos uno era adorador de Satanás.. el autor. varios eran asesinos. uma de suas histórias.513 páginas En esta obra se describe a algunos de los hombres que ocuparon el cargo de papa. mas sim. y continuaron durante sus días vendiendo objetos sagrados para forrarse con el dinero. Kevin Quinter es un escritor de ficción histórica al que proponen escribir un bestseller sobre la vida de Jesús de Nazaret. Muchos eran hijos de sacerdotes.. algunos herejes. Não é a história dos papas. otro un ex esclavo. otros incrédulos. Llega así la publicación de El puzzle de Jesús. es un estudioso que se ha dedicado durante décadas a investigar los testimonios acerca de la vida de Jesús. Entre los papas hubo un gran número de hombres casados. muchos se convirtieron en papas comprando el papado (simonía). obispos y papas. Vale dizer que o livro originou-se de uma série para a televisão. que a mucha gente le gustaría no tener que leer.. profundizando hasta las últimas consecuencias. que aporta un punto de vista diferente y polémico sobre su figura. Earl Doherty.

writing. not only casts doubt. historical evidence and testimony that. 41 . and magnitude. as Christians assert. In a highly readable companion to books on faith and history. but shatters the myth that there was.576 páginas 380 páginas 38 páginas First published in 1976. the scholar and author Johnson has illuminated the Christian world and its fascinating history in a way that no other has. An Atheist Classic! This masterpiece. indeed. Friedman sigue las cuatro fuentes del modelo de la hipótesis documentaria pero se diferencia significativamente del modelo S de Julius Wellhausen en varios aspectos. Paul Johnson's exceptional study of Christianity has been loved and widely hailed for its intensive research. a 'Jesus Christ'. La Biblia con fuentes reveladas (2003) es un libro del erudito bíblico Richard Elliott Friedman que se ocupa del proceso por el cual los cinco libros de la Torá (Pentateuco) llegaron a ser escritos. by the brilliant atheist Marshall Gauvin is full of direct 'counter-dictions'.

ya sea mediante la violencia. por Paulo. aunque defensor de la historicidad de un Jesús de carne y hueso. tal y como se conoce actualmente. Y si bien es cierto que.391 páginas PEDERASTIA EM LA IGLESIA CATÓLICA En este libro. ni honesto. de forma consciente y activa. 42 . jamás puede ser lícito. el hecho puede verse como un "pecado" -según el término católico-. Usar como objeto sexual a un menor. Robert Ambelain. el engaño. encubre u ordena encubrir esos comportamientos deplorables. tanto desde el ordenamiento jurídico interno que le es propio. ya que en todos los ordenamientos jurídicos democráticos del mundo se tipifican como un delito penal las conductas sexuales con menores a las que nos vamos a referir. un delito. Y comete también un delito todo aquel que. desconocía las leyes judaicas y dicha religión. además. la astucia o la seducción. quién. son tratados como "delitos". no como "pecados". cometidos por el clero o por cualquier otro. amplia en estas líneas la descripción que hace en anteriores entregas de esta trilogía ( Jesús o El Secreto Mortal de los Templarios y Los Secretos del Gólgota) de un Jesús para nada acorde con la descripción oficial de la iglesia sino a uno rebelde: un zelote con aspiraciones a monarca que fue mitificado e inventado. tal como hace la Iglesia católica. los abusos sexuales a menores. Este extrajo de cada religión aquello que atraería a las masas para así poder centralizar su nueva religión en sí mismo como cabeza visible de una jerarquía eclesiástica totalmente nueva que no hacía frente directo al imperio pero si a quienes oprimían al pueblo valiéndose de la posición que les había concedido dicho imperio (el consejo judío). ante todo y por encima de cualquier otra opinión. y quien además usó todos los arquetipos de las religiones que sí conocía y en las que alguna vez creyó (las griegas. ni admisible abordarlo sólo como un "pecado" al tiempo que se ignora conscientemente su naturaleza básica de delito. supone. según Ambelain. como desde la praxis cotidiana de sus prelados. romanas y persas) arropándose en los conocimientos sobre judaísmo de personas como Filón para crear a ese personaje.

com/ http://www.org 43 .wikipedia.blogspot.com/ Bíblia Sagrada http://pt.ateoyagnostico.Referências e Fontes: http://ateismoparacristianos.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful