Está en la página 1de 10

FERREIRA, L. F. S. ; LIMA, L. A. N. . A educao fsica na compreenso dos diretores de escola da rede municipal de ensino de florianpolis SC.

In: IV Seminrio Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2010, Rio Claro. Anais - IV Seminrio Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2010. A EDUCAO FSICA NA COMPREENSO DOS DIRETORES DE ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANPOLIS SC.
Luiz Fabiano Seabra Ferreira Luiz Augusto Normanha Lima UNESP

Resumo
Educao Fsica uma disciplina que faz parte do currculo escolar. Existem diversas concepes, significados e metodologias sobre essa rea de estudos multidisciplinar. O responsvel pela organizao e gesto da escola o diretor, dessa forma, ele est diretamente em contato com os professores e suas respectivas disciplinas. Foi realizada uma Anlise estrutural do fenmeno situado objetivando desvelar a compreenso que os diretores possuem sobre os professores de educao fsica e a educao fsica. Foram atribudos pelo diretor diversos significados, dentre eles, podemos destacar a socializao da criana; desenvolvimento corporal; aprendizado de jogos, regras esportivas e sociais; preveno de doenas; combate ao sedentarismo, desenvolvimento crtico, autonomia e cidadania, entre outras competncias. Dessa forma, a educao fsica indispensvel para a formao holstica dos alunos e para se atingir esse objetivo o professor deve estruturar suas aulas de modo diversificado e criativo, estando inserido no projeto poltico-pedaggico da escola levando em considerao as caractersticas dos alunos bem como do meio no qual esto inseridos. H uma integrao e um envolvimento entre os alunos e o professor de educao fsica, pois a sua prtica cotidiana permite essa aproximao. Palavras-chave: Educao Fsica Escolar. Diretor. Fenomenologia.

Abstract
Physical education is a discipline that makes part of the school curriculum. There are several conceptions, meanings and methodologies about this studies multidiscipline area. The responsible person for school organization and administration is the principal, thus, he is directly in touch with the teachers and her respective disciplines. It was accomplished a structural Analysis of the situated phenomenon objectifying unveil the comprehension that the directors own about the teachers of physical education and the physical education. They were attributed by the several director meanings, among them, can highlight child's socialization; Corporeal development; Learning of games, sporty and social rules; Diseases prevention; Combat to the sedentary, critical development, autonomy and citizenship, come in other competences. Thus, the physical education is indispensable for students holistic formation and to if reach that goal the teacher should structure his classes in a varied and creative manner, being inserted in school project politician-pedagogical carrying in consideration the characteristics of students as well as of the half in which are inserted. There is an integration and an involvement among students and the teacher of physical education, because its everyday practice allows this approach. Keywords: School Physical Education. Principal. Phenomenology.

INTRODUO
A Educao Fsica como disciplina curricular, deve estar estruturada sobre determinados princpios que fundamentam o ensino escolar, dentre eles, os Parmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares Nacionais. Esses princpios podem ser encontrados na proposta pedaggica da escola, que deve explicitar os mtodos e contedos utilizados para se atingir objetivos. A partir de diversas diretrizes os professores organizam suas aulas, nem sempre levando em considerao aspectos locais, tais como; localidade, pblico alvo, materiais disponveis, entre outros. Dessa forma, muitos professores se utilizam de referenciais tericos, mas na prtica as aulas esto distantes dos modelos adotados, mesmo porque impossvel adotar apenas um modelo, ou teoria como referencial, pois a educao fsica uma rea do conhecimento multidisciplinar. Ganhando experincia profissional no mbito da educao fsica percebemos diversas divergncias entre as discusses acadmicas, e a efetiva prtica da educao fsica escolar pelos professores, pois,
as descries tericas preservam um carter de generalidade, enquanto que as questes prticas tem como caracterstica a especificidade de uma situacionalidade complexa com caractersticas particulares e exigncias especficas de temporalidade e espacializao do sujeito da aprendizagem (MARTINS, 1999, p. 11).

Essas divergncias foram se tornando inquietaes que instigaram esta pesquisa, objetivando procurar respostas que levassem a compreenso de como as teorias acadmicas estavam to distantes da realidade prtica. Mais uma foi procurada em literatura que tentasse explicar tais fenmenos dentro da educao fsica escolar. Contudo, no foram encontradas respostas que satisfizessem por completo. Essa dualidade entre teoria e prtica foi o ponto de partida para esta investigao que pretende desvelar como os diretores de escola, compreendem a educao fsica. Esse um fenmeno muito amplo, desta forma, procurei situ-lo na experincia daquele que organiza e dirige a escola, o diretor de ensino.

PR REFLEXO A ESCOLA E A DIREO


A escola como instituio social, tem a funo de sistematizar a experincia humana acumulada, estimulando um progresso social compatibilizando, atravs da situao ensinoaprendizagem, as funes sociais com os interesses individuais. Devemos estar atentos a distores causadas pelas ideologias e interesse dominantes, evitando ao mximo que a educao se torne mercadoria de consumo, sem reflexo e desconectada de uma cultura histrica criada pelo prprio homem. (MURAMOTO, 1992) Para que a escola possa atingir seus objetivos, de forma que a educao seja adequada aos interesses dos alunos e da sociedade como um todo, a administrao escolar deve estar centrada nos interesses comuns, orientando e controlando as aes dentro da escola. Para que isso acontea o diretor, os funcionrios e os professores devem estar integrados, com o objetivo de elaborar um projeto pedaggico de acordo com as necessidades dos alunos e da comunidade local no qual essa escola est inserida. Este projeto deve garantir oportunidades para melhorar as relaes de trabalho, valorizando e aperfeioando o professor e garantindo condies materiais para uma prtica qualitativa. O ato de planejar a atividade intencional pela qual se projetam fins e se estabelecem meios para atingi-los. Por isso, no neutro, mas ideologicamente comprometido. (ALONSO,1974, p. 10)

Ao longo da histria, o papel do diretor escolar vem sofrendo transformaes. O papel de autoridade mxima est sendo trocado por um papel mais flexvel e participativo dentro das atividades propostas pela escola. A funo de direo est se fundindo a idia de cooperao. Atualmente podemos encontrar em algumas instituies de ensino, os conselhos de escola constitudos por pais, alunos, professores e direo, que visam uma organizao, planejamento e administrao em grupo. (NOGUEIRA, 1992)

A EDUCAO FSICA E SUAS CONCEPES/MODELOS


A Educao Fsica pode ser enquadrada dentro de modelos ou concepes, tais como higienista, militarista, esportivista, desenvolvimentista, crtico-superadora, crtico emancipatria, entre outras. De acordo com Daolio (2005);
o que une todas as proposies de educao fsica nesses ltimos anos a busca de embasamento cientfico para compreender a rea. Esse o mrito de Go Tani, de Joo Freire, do Coletivo de Autores (Carmen Lcia Soares, Celi Nelza Zlke Taffarel, Elizabeth Varjal, Lino Castellani Filho, Micheli Ortega Escobar e Valter Bracht), de Elenor Kunz, de Valter Bracht, de Mauro Betti, dos seguidores e simpatizantes de cada uma das proposies existentes e de muitos outros estudiosos srios da educao fsica. Entretanto, cada um deles parte de pressupostos tericos diferentes e, embora discutam e reconheam uns mais que outros o conceito de cultura na educao fsica atual, apresentam proposies tambm diferentes.

Na concepo higienista, o principal objetivo da educao fsica proporcionar sade aos seus praticantes. Nessa concepo a educao fsica deve formar indivduos fortes, sadios e ativos. Para se atingir esses objetivos a educao fsica deveria utilizar mtodos que disciplinassem os hbitos das pessoas, levando-as ao afastamento de prticas que pudessem provocar danos a sade e a moral. Nesse contexto a ginstica era a principal atividade fsica disseminada nas aulas de educao fsica. Nessa viso a educao fsica atua como agente de saneamento pblico erradicando males que pudessem deteriorar a sade dos indivduos. (GUIRALDELLI JR., 1988). A concepo militarista de educao fsica surgiu no Brasil na dcada de 30 quando a edio francesa do Regulamento Geral de educao fsica foi oficializado no Brasil (BETTI, 1991). O mtodo francs era centrado nos aspectos antomo-fisiolgicos do indivduo. O desenvolvimento do corpo, a manuteno e melhoria do funcionamento dos rgos so os principais objetivos deste modelo. A educao fsica militarista exige pouca ou quase nenhuma reflexo terica. Aspectos sociais e psicolgicos so praticamente ignorados. O modelo militarista tem a funo de selecionar os mais aptos para exercer atividades sociais e profissionais. Para isso impe padres de comportamento estereotipados para que os indivduos suportem a luta, o combate, a guerra (GHIRALDELLI JR., op. cit.). O Decreto-lei n. 2.072 de 8 de maro de 1940, que dispunha sobre a obrigatoriedade da Educao Cvica, Moral e Fsica da infncia e da juventude, fixava as suas bases e para implement-las organizava uma instituio nacional denominada juventude brasileira. (...) Tinha por objetivo, conforme palavras do prprio Presidente Vargas, ...incrementar a educao cvica das novas geraes, organizando a juventude por forma a construir reserva facilmente mobilizvel, sempre que houver objetivo patritico a alcanar... Silva (citada por CASTELLANI, 1991, p. 89) Para atingir os objetivos propostos por este modelo, so utilizados mtodos especficos centrados em seis formas de trabalho fsico: exerccios educativos: so sinergias musculares escolhidas como base de preparao para uma determinada aplicao; as aplicaes compreendem sete grupos de exerccios; marchar, trepar, saltar, levantar e transportar, correr, lanar, atacar, e defender-se; flexionamentos: so movimentos com efeitos corretivos e

localizados sobre cada articulao e os msculos que a comandam; jogo: a regulamentao dos movimentos instintivos que todo ser vivo levado a executar espontaneamente, quando impulsionado pela necessidade do exerccio; esportes individuais: so entendidos como exerccios artificiais nos quais a dificuldade progressiva e quase ilimitada e exige qualidades fsicas superiores, que podem ser desenvolvidas mediante um treinamento especial; esportes coletivos: alm das qualidades fsicas, exigem qualidades morais (BETTI, 1991). Este mtodo tem como norma o agrupamento dos alunos de acordo com suas habilidades desenvolvidas. O modelo esportivista ou bio-psico-social surgiu na educao fsica aproximadamente na dcada de 40 quando MUSA (citado por BETTI, 1991, p.26) props um mtodo de educao fsica baseado no esporte. Este mtodo possua objetivos e caractersticas que visavam o aprimoramento das condies psico-morfo-fisiolgicas melhorando a sade, promovendo a prtica de hbitos higinicos e atuando no desenvolvimento intelectual. Isto fazia com que a pratica de atividade fsica no restringisse sexo ou idade. Na dcada de 60 o professor Augusto Listello iniciou a difuso do Mtodo Desportivo Generalizado, criado pelo Instituto Nacional de Esportes da Frana que visava incorporar os esportes de forma predominante nas aulas de Educao Fsica. Para MEDEIROS (citado por BETTI, 1991, p. 97) este novo mtodo representava uma educao fsica mais prazerosa, que trocava os exerccios fsicos militares feitos por obrigao, por atividades que tinham grande nfase no aspecto ldico. Dentro deste modelo, o jogo se torna o principal meio para atingir objetivos como: busca de performance, aperfeioamento e especializao dos gestos, melhora da aptido fsica, aquisio de novas habilidades, iniciao esportiva. Nesse contexto, o esporte pretende apresentar grande valor educativo. O modelo desenvolvimentista de educao fsica surgiu de questionamentos feitos contra os conceitos tradicionais que predominavam na Educao Fsica do final dos anos 70. Esses questionamentos surgiam de professores, que ao regressar de cursos de ps-graduao no exterior, questionavam a educao fsica escolar nos alicerces estruturados pela concepo militarista de educao fsica. O modelo desenvolvimentista de educao fsica embasado por diversas teorias que explicam o desenvolvimento motor, afetivo-social e cognitivo dos indivduos. Seus objetivos so: estimulao do desenvolvimento de capacidades perceptivomotoras e de capacidades fsicas, atravs de experincias motoras oferecidas em ambiente propcio e organizado de acordo com as caractersticas de crescimento e desenvolvimento dos alunos envolvidos. (OLIVEIRA, 1988, p. X) Segundo TANI (et alii, 1988) a abordagem desenvolvimentista busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, uma fundamentao para a educao fsica escolar, que trabalha com crianas de quatro a catorze anos. A concepo crtico-superadora em oposio ao modelo mecanicista prope uma educao fsica baseando-se nas teorias marxistas e no-marxistas. Essas discusses do grande nfase nos aspectos sociais que permeiam a educao brasileira, levantando questes de poder, interesse, esforo e contestao (DARIDO,1999). De acordo com Coletivo de autores, (1992) a pedagogia crtico-superadora possu caractersticas prprias, tais como: interpretao da realidade social e emisso de juzo de valor, seguindo uma tica que representa os interesses de uma determinada classe social. Os contedos trabalhados dentro da concepo crtico-superadora podem ser chamados de cultura corporal e devem ser de relevncia social, respeitando sua contemporaneidade e adequando-se as caractersticas scio-cognitivas dos alunos. Os jogos, o esporte, a capoeira, e a ginstica devem fazer parte do currculo. (DARIDO, op. cit.). Para Daolio (2005):
o mrito dessa abordagem foi justamente deslocar o centro de preocupao da rea de educao fsica escolar de dentro para fora do indivduo. Assim, um programa escolar de educao fsica no teria como prioridade contemplar o desenvolvimento motor, cognitivo ou afetivo do indivduo, mas a expresso corporal como linguagem, como conhecimento universal criado pelo homem.

Esse patrimnio cultural, composto por jogo, ginstica, esporte e dana elementos da chamada cultura corporal , deve ser garantido a todos os alunos, de forma que eles possam compreender a realidade social como dinmica e passvel de transformaes.

Por ser uma concepo mais recente, muitos professores ainda encontram dificuldades para subsidiar a prtica educativa. RESENDE (citado por DARIDO, 1999, p. 24-25) afirma que ..os que defendem os pressupostos da perspectiva dialtica ou histrico crtica ainda no deram contribuies relevantes no sentido da elaborao didtico-pedaggica, de modo a subsidiar a prtica educativa. Cada uma dessas concepes influenciam a forma como os professores de educao fsica atuam profissionalmente. Mas, no so s os professores de educao fsica, qualquer profissional, seja da rea da sade, ou cincias humanas, pode se influenciar por uma viso, ou concepo de educao fsica. Assim, o diretor de escola, tem uma experincia muito intensiva com a educao fsica e pode ter ou no influncias de uma ou mais concepes desta rea de conhecimento. No se espera neste estudo chegar a um modelo explicativo indicando-se qual a concepo que dos diretores de escola possuem. O que se quer compreender e para isto interpretar a compreenso que o diretor tem sobre a educao fsica. A compreenso do diretor da escola atingida quando interrogado sobre o que educao fsica. O discurso do diretor, seu estado de mente, tambm ser revelado, assim como a sua linguagem, a sua imaginao, sua percepo de mundo, de homem, de educao e de educao fsica.

SITUANDO O FENMENO
O diretor o cargo administrativo mais importante da escola, ele tem um olhar sobre todos os professores. Esta pesquisa tem por objetivo desvelar o pensar do diretor, como ele atribui significados e compreende a educao fsica. Aqui fenmeno compreendido dentro de uma perspectiva fenomenolgica, existencial, tal como cada sujeito vivencia suas experincias cotidianas no interior da escola. O fenmeno se manifesta na conscincia (significados) que os diretores de ensino possuem sobre a educao fsica escolar. Para isso interrogamos esses sujeitos acerca de suas experincias/vivncias sobre o tema abordado, no caso a educao fsica escolar.

INTERROGAO
A presente pesquisa tem como finalidade, interrogar o diretor de escola e desvelar o seu pensar, a sua percepo e os significados atribudos ao professor de educao fsica no mbito escolar. A interrogao dirigida para diretores da rede pblica escolar de Florianpolis, Santa Catarina. Uma pergunta foi dirigida aos diretores: o que para voc o professor de educao fsica e a educao fsica?

METODOLOGIA
A Anlise Qualitativa do Fenmeno Situado o mtodo que Inicia-se com a tentativa de descobrir um modo verdadeiramente filosfico de estudar a conscincia que era redutvel Psicologia (MARTINS, 1989, p.91). Na pesquisa fenomenolgica, o pesquisador no parte de referenciais tericos, nem e de explicaes causais, mas sim da experincia vivida dos sujeitos, o mundo vida. Lima (1990, p. 19) diz que: Na regio ontolgica o fenmeno interrogado diretamente, isto , aquilo que se est procurando conhecer, e a melhor maneira de faz-lo atravs de algum que experienciou ou que est experienciando o fenmeno.

Esta metodologia objetiva uma compreenso do fenmeno, apartir de trs momentos importantes na anlise dos dados, so eles: descrio, reduo e interpretao do fenmeno que se est investigando. A descrio nesta metodologia de pesquisa ser feita atravs dos discursos dos diretores de escolas, que sero obtidos atravs de gravaes de audio. A reduo consiste na formulao de unidades de significado, apartir de frases que revelem os significados da experincia vivida. Para Lima (1990, p. 21) a reduo especifica uma regio afetiva, cognitiva, da experincia consciente. A intencionalidade surge como um foco de comunicao, isto , emotivo, dirigido para a ao, referencial, potico, ou mesmo metalingustico. Na interpretao fenomenolgica devemos observar alguns procedimentos: - Para designarmos as unidades de significado, devemos ler e re-ler o discurso diversas vezes, afim de obtermos um insight sobre o que o indivduo quer revelar. Para isso o pesquisador deve agir de forma natural e espontnea frente ao fenmeno que est sendo interrogado. - A discriminao das unidades de significado, pode ser obtida toda vez que o pesquisador, notar alguma mudana psicologicamente perceptvel atravs dos discursos elaborados pelos diretores de escola. Isso quer dizer que, na pesquisa qualitativa, se opera com a suposio de que a realidade psicolgica no est pronta mo no mundo e que no pode ser vista simplesmente, mas que precisa ser construda pelo pesquisador. - Transformao das expresses cotidianas dos diretores de escola em linguagem adequada a interpretao do fenmeno. O processo de transformao deve ser realizado atravs do processo de reflexo e de variao imaginativa (MARTINS, 1989, p. 99-100). Lima (op. cit., p. 23) afirma que estas transformaes so necessrias porque as descries feitas por sujeitos ingnuos expressam de forma oculta alguma realidade mltipla e preciso esclarecer, elucidar o aspecto do fenmeno que se busca, numa profundidade adequada para que se possa chegar a uma compreenso clara do que se interroga. - Sntese das unidades de significado transformadas numa proposio consistente sobre o fenmeno que est sendo investigado. O ltimo passo da anlise qualitativa a sntese que o pesquisador precisa fazer e integrar os insights contidos nas unidades de significado transformadas em uma descrio consistente da estrutura situada do fenmeno (MARTINS, op. cit., p. 100). O termo insight significa evidncia e refere-se quilo que se doa conscincia e , no seu sentido mais elevado, um ato de razo (MARTINS, op. cit., p. 107). Os itens citados acima fazem parte da Anlise Ideogrfica que procura fazer uma anlise psicolgica individual de cada descrio. Ao trmino da Anlise Ideogrfica, devemos proceder com a Anlise Nomottica que procura uma normatividade nos resultados. Esta fase da pesquisa responsvel pela apresentao dos resultados. Nesse momento passamos de uma anlise individual para o geral. Na Anlise Nomottica o objetivo chegar numa estrutura geral psicolgica. A estrutura geral o resultado da compreenso das convergncia e das divergncias que se mostram nos casos individuais. Para se concluir a Anlise Nomottica, devemos passar por alguns momentos que no devem ser confundidos com passos a seguir, mas sim a indicaes para a realizao dessa anlise. Comparao de Sujeitos: Os discursos como um todo devem formar convergncias e divergncias das unidades de significado. As convergncias so significados comuns, que so encontrados nos discursos dos diretores de escola sobre a Educao Fsica. Esses significados podem fazer parte da estrutura do fenmeno que est se mostrando. As divergncias so aspectos peculiares dos diretores de escola encontrados em seus discursos. Isso quer dizer que elas indicam disposies individuais que fazem com que o sujeito reaja de maneira muito pessoal ao dos agentes externos (MARTINS,1989, p. 108). Variao imaginativa: Deve-se ir alm dos casos reais aos quais as descries ingnuas individuais permitiram acesso para se chegar generalidade dos significados. A variao

imaginativa deve ser empregada para chegar a um insight da generalidade essencial. Nesta fase da pesquisa podemos utilizar todas as formas de variaes possveis para o fenmeno. Formulao Explcita de Generalidades: a formulao das verdades de modo claro o essencial, que diz respeito s condies suficientes e necessrias, constituintes e relaes estruturais do fenmeno em geral. Precisa, ainda, de forma crtica, refletir sobre suas possveis afirmaes e perguntar-se posso obter o fenmeno sem tais anlises? Se a resposta evidente obtida dos dados empricos e das variaes imaginativas for no, ento a afirmao expressa necessria ao fenmeno (MARTINS, op cit., p. 109-110).

CONSTRUO DOS RESULTADOS


Os significados atribudos pelos diretores de escola ao professor de Educao Fsica e a Educao Fsica se mostram em diversas convergncias e sete individualidades.

AS CONVERGNCIAS
Como o diretor compreende o professor de Educao Fsica. Os professores de Educao Fsica sofrem influncias de teorias, concepes, modelos e ideologias que teorizam a Educao Fsica, e isto, influencia diretamente a sua prtica cotidiana. A ps-graduao no est contribuindo para a formao de um professor mais comprometido com prtica educacional. O professor deve ser criativo ao planejar suas atividades. Essas atividades devem dar nfase na transformao do aluno (mas eles no descrevem quais transformaes so estas). H uma integrao e um envolvimento entre os alunos e o professor de educao fsica, pois a sua prtica cotidiana permite essa aproximao. Quando o professor se ausenta da aula, os alunos sentem-se frustrados, pois as aulas devem conter explicaes sobre as atividades realizadas. Os professores de educao fsica so os responsveis pelo processo de socializao ocorrido durante as aulas desta disciplina. Muitos professores de educao fsica no valorizam suas atividades, bem como sua profisso. A universidade a responsvel pela formao dos professores, portanto, h necessidade de uma formao continua de qualidade. A compreenso que o diretor possui sobre a Educao Fsica. A educao fsica possui uma prtica muito diversificada que pode estar ligada a diversas atividades fora do contexto escolar. Os diretores compreendem as diversas possibilidades de prticas de educao fsica como tendo objetivos abrangentes, combate ao sedentarismo, a educao fsica ligada a medicina, a preveno de doenas, pode servir tambm ao turismo, ou estar na empresa combatendo a manipulao e possibilitando a criatividade (ginstica laboral). No mbito escolar a educao fsica considerada uma disciplina curricular importante para a formao do aluno. A disciplina educao fsica deve estar integrada ao projeto poltico-pedaggico elaborado pela escola (tal projeto no foi explicitado pelo diretor). A educao fsica vista como guia para trabalhar o corpo, visando a construo de uma criana saudvel que pratique esportes, deve objetivar a sociabilizao dos alunos, visando a formao de uma criana capaz de ser solidaria, companheira, cooperativa que saiba trabalhar em grupo respeitando as individualidades de outras pessoas. No entanto, durante as aulas, os meninos e meninas no esto conseguindo desenvolver atividades em conjunto. As aulas de educao fsica so vistas como uma prtica que possibilita extravasar as emoes contidas. Essa prtica trabalha o corpo na sua totalidade.

Deve-se atribuir regras e valores teis as brincadeiras realizadas nas aulas oferecidas pelos professores. A educao fsica est passando por transformaes em suas concepes e prticas no mbito escolar.

AS INDIVIDUALIDADES
A experincia com a educao fsica militar marcou a percepo do diretor que expe: a educao fsica deve ter uma proposta consciente (porm no explicitou qual seria essa conscincia). Estamos na virada do milnio e a educao fsica se mostra fundamental (mas no revela o sentido disso). Alguns alunos preferem mais uma bola do que um livro. As aulas de educao fsica no tem relao com outras atividades dentro da escola. O professor de educao fsica deve questionar regras. Os professores de educao fsica necessitam de reas abertas para realizar seu trabalho. O professor de educao fsica recebe mritos por suas realizaes dentro da escola. O profissional de educao fsica deve ser habilitado e estar inscrito em seu rgo representativo.

FORMULAO EXPLCITA DE GENERALIDADES


A educao fsica uma disciplina obrigatria no currculo escolar. As atividades desta disciplina devem estar fundamentadas de acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN) e outros documentos que possibilitam a estruturao da disciplina, neles esto contidos algumas diretrizes que devem nortear e dar subsdios a prtica cotidiana do professor de educao Fsica. Podemos destacar diversos objetivos que so atribudos a educao fsica, tais como: socializao da criana; desenvolvimento corporal; aprendizado de jogos, regras esportivas e sociais; preveno de doenas; combate ao sedentarismo, desenvolvimento crtico, autonomia e cidadania, entre outras competncias. Com isso podemos dizer que a educao fsica escolar deve estar relacionada com o aprendizado das diversas possibilidades de cultura corporal vigentes na sociedade moderna. O homem enquanto ser pensante que possui uma auto-imagem, no vive sem o conhecimento. A prtica da educao fsica escolar deve ser compreendida como necessria para o desenvolvimento e explorao das infinitas possibilidades de compreenso de homem e de sua cultura corporal, seja ela expressa atravs dos jogos, esportes, lutas, ginstica, atividades rtmicas, ou outras formas de manifestao do corpo. de fundamental importncia a preservao das caractersticas ldicas contidas nas brincadeiras infantis, pois, o universo infantil rico em possibilidades de aprendizagem atravs do prprio corpo e com o corpo, se movimentar, da explorao das infinitas particularidades que nos tornam to individuais, ao mesmo tempo que construmos uma identidade coletiva importantssima para o reconhecimento do homem como um ser social pensante. Buscamos com isso superar o velho e arcaico modelo de ensino tradicional que no respeita a cultura do aluno (o que ele sabe), implantando novas possibilidades de inter-relaes entre aluno e professor. A concretizao de uma educao mais humanista exige uma postura dos docentes diferente desta que ainda predomina em muitas escolas, pois surgem na atualidade concepes educacionais que possibilitam um homem conhecedor de suas multiplicidades culturais, e preservando e dissimulando o conhecimento construdo historicamente. Com isso estaremos contribuindo para o desenvolvimento de uma educao voltada para as transformaes sociais que possam levar o homem a viver formas mais harmoniosas de convvio social, respeitando os limites, regras e desenvolvendo uma tolerncia com o prximo. Para se atingir os objetivos descritos acima os professores, fazem uso de um conjunto de conhecimentos que devem ser fornecidos pelas diversas disciplinas que compem o currculo do
8

curso superior de educao fsica. As universidades so responsveis pela formao profissional e cultural desses professores. A formao acadmica deve estar voltada para o desenvolvimento de um profissional capaz de trabalhar de maneira satisfatria com a grande diversidade cultural existente em nossa sociedade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ALONSO, M. Reconceptualizao do papel do Diretor um esquema terico de anlise. So Paulo, 1974. 194p. Tese (Doutorado em Educao) Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. BETTI, M. Educao Fsica e Sociedade. So Paulo: Movimento, 1991. CASTELLANI FILHO, L. Educao Fsica no Brasil: A histria que no se conta. 3.a ed. Campinas: Papirus, 1991. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educao fsica. So Paulo: Cortez, 1992. DAOLIO, J. A ordem e a (des)ordem na Educao Fsica brasileira. REVISTA BRASILEIRA DE CINCIAS DO ESPORTE, Vol. 25, No 1 (2003). Disponvel em: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php?journal=RBCE&page=article&op=viewArticle &path[]=179 Acessado em 10 de junho de 2009. DARIDO, S. C. Educao Fsica na Escola: questes e Reflexes. Araras: Topzio, 1999. GHIRALDELLI JR, P. Educao Fsica progressista: a pedagogia crtico-social dos contedos e a Educao Fsica brasileira. So Paulo: Loyola, 1988. LIMA, L. A. N. A Capoeira: Um Discurso em extino. So Paulo: Dissertao de Mestrado Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, 1990. MARTINS, J. e BICUDO, M. A. V. A Pesquisa Qualitativa em Psicologia: fundamentos e recursos bsicos. So Paulo: Moraes/Editora da Pontifcia Universidade de So Paulo, 1989. MARTINS, M. A. V. O Terico e o Prtico na Formao de Professores. In: CAPPELLETTI, I. F. e LIMA, L. A. N. (orgs). Formao de Educadores. So Paulo: Olho dgua, 1999. p.7-18. MURAMOTO, H. M. S. A Construo da Proposta Pedaggica: possibilidades e limites. Srie IDIAS, v.15, 1992, p. 49-55. NOGUEIRA, M. J. Diretor/Dirigente: a construo de um projeto pedaggico na escola pblica. Srie IDIAS, v.15, 1992 p. 57-69. OLIVEIRA, S. G. M. Prefcio. In: MANOEL, E. S. et ali. Educao Fsica Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. So Paulo: EPU; Editora da Universidade de So Paulo, 1988, p. IX-XI. TANI, G.; MANOEL, E. J.; KOBUBUN, E.; PROENA, J. E. Educao fsica escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. So Paulo: EPU/Edusp, 1988.

Luiz Fabiano Seabra Ferreira Email seabrafabiano@hotmail.com

Luiz Augusto Normanha Lima Email lanlima@rc.unesp.br

FERREIRA, L. F. S. ; LIMA, L. A. N. . A educao fsica na compreenso dos diretores de escola da rede municipal de ensino de florianpolis SC. In: IV Seminrio Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2010, Rio Claro. Anais - IV Seminrio Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2010.

10

También podría gustarte