Está en la página 1de 23

Plano de Estudo – Regime de Progressão Parcial

Ano: 2º Ano

Componente Curricular: Sociologia.

Objetivos de aprendizagem: Compreender as diversas abordagens a respeito
da cultura, no pensamento social brasileiro. Pensar, a partir das teorias
sociológicas brasileiras, as questões referentes à desigualdade social no Brasil.
Compreender as relações hegemônicas presentes na sociedade brasileira e as
condições de exclusão social. Relacionar os movimentos sociais com diversos
aspectos referentes à economia, cultura, sociedade e meio ambiente entre
outros.

Conteúdos:

 CULTURAS: DIVERSIDADE ÉTNICA CULTURAL NO BRASIL.

 A DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL.

 MOVIMENTOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS.

RECURSOS DIDÁTICOS PARA A ATIVIDADE 1:

CULTURAS: DIVERSIDADE ÉTNICA CULTURAL NO BRASIL.

Cultura Brasileira: A cultura brasileira resulta da mistura de raças e etnias que
constituem o País desde o descobrimento. Embora seja a mesma, a língua é
pronunciada de maneira diferente no Sul, no Sudeste, no Norte, no Nordeste e
no Centro-Oeste. Todas diferem do português falado em Portugal.

Diversidade cultural no Brasil: diversidade cultural refere-se aos diferentes
costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta,
culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos.
Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses,
árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil. Apesar

br/geografia/diversidade-cultural-no- brasil. onde a história da imigração portuguesa no Brasil confunde-se .com. A cultura vinícola do sul do Brasil se concentra principalmente na região da serra gaúcha e de campanha.do processo de globalização.br/cultura-brasileira https://www. http://mundoeducacao. Cultura Portuguesa: Portugal foi o país europeu que exerceu mais influência na formação da cultura brasileira.youtube. O indivíduo branco. Cultura dos Imigrantes: Os imigrantes deixaram contribuições importantes na cultura brasileira. por apresentar uma grande dimensão territorial.htm https://www. https://www. que participou da formação da cultura brasileira. A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país.com.com/watch?v=HpdPc60mkFA Diversidade cultural no Brasil: Cultura Indígena: Foram muitas as contribuições dos índios brasileiros para a nossa formação cultural e social.bol. criar uma sociedade homogênea onde os aspectos locais continuam fortemente presentes.youtube. Entretanto. onde predomina descendentes de italianos e alemães. foi dos portugueses que recebemos a herança cultural fundamental. que busca a mundialização do espaço geográfico tentando.todamateria. através dos meios de comunicação. O Brasil. fazia parte de vários grupos que chegaram ao país durante a época colonial. possui uma vasta diversidade cultural.uol.com/watch?v=3YxwGjStqg4 A Cultura Brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira.

uol. tantos aspectos da vida humana mudam tão rapidamente e para tantas pessoas ao redor do planeta. b) A sociedade brasileira é muito complicada. crenças ou manifestações culturais e artísticas. nas ciências. na moralidade.htm O estudo das sociedades humanas é importante não só para melhor conhecermos a nós mesmos mas. c) A sociedade brasileira se originou de: índios . e) A sociedade brasileira se originou de várias misturas de religião. A sociedade brasileira é multirracial isso significa que: a) A sociedade brasileira se originou de várias religiões. d) A sociedade brasileira se originou de relações inter-raciais. na política. Nessas circunstâncias. para melhor compreendermos as pessoas que vivem em outros contextos socioculturais. cada região brasileira apresenta aspectos singulares relativos aos costumes. http://www.com.portaldovestibulando. E isso tem ocorrido em todas as áreas: nas artes. também. .br/brasil/a-diversidade-cultural-no-brasil. brancos e negros. Nunca como hoje.com nossa própria história. não é surpresa que tenha aumentado de maneira significativa o interesse pelo estudo das sociedades humanas. embora constituam um fenômeno dos mais complexos e as ciências sociais integrem um campo de pesquisa jovem em que predomina o debate e a controvérsia. na família e na economia. http://brasilescola. Todas são afetadas. na educação. na religião. Diversidade Cultural Brasileira. 1.com/2017/10/cultura-e-sociedade. pois a mistura de raças sempre foi um problema.html Atividade 1: CULTURAS: DIVERSIDADE ÉTNICA CULTURAL NO BRASIL.

por isso. d) Tudo começa com a natureza (tudo aquilo não criado pelo homem como água. a cultura sofre mudanças. As mudanças geralmente não são aceitas por quê? a) Os aspectos da vida cultural estão ligados entre si. d) a invenção ou introdução de novos conceitos. e a adaptação da sociedade. b) A resistência à mudança representa uma vantagem. serão adotadas evitando o esforço da sociedade em adotar. parentescos e etc. por exemplo.2. religiões. a alteração mínima de somente um deles pode ocasionar efeitos em todos os outros. o conceito de mudança nunca apresenta resistência. em velocidades distintas nas diferentes sociedades. b) a difusão de conceitos e a adaptação do homem dentro do contexto social. dinâmico. terra). c) a difusão de políticas públicas para atender a sociedade. vento. e a difusão de conceitos a partir de outras culturas. c) Os aspectos da vida cultural está em constante mudança. 3. interferir na escolha de membros para o governo. Modificações na maneira de produzir podem. e) a invenção ou introdução de novos conceitos da mistura ideológica. e que sejam por isso inevitáveis. Para haver mudança cultural é necessário que ocorra vários fatores. . e) Os aspectos da vida cultural está em constante mudanças simbólicos. instituições sociais. comportamentos. e depois rejeitar um novo conceito. outros se adicionam. Traços se perdem. pois a sociedade é um organismo vivo. no sentido de que somente modificações realmente proveitosa. Dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural: a) a invenção ou introdução de novos conceitos. organizações sociais e políticas. Mudança cultural como mecanismo adaptativo e cumulativo.

. imerso em sua própria cultura. tende a encarar seus padrões culturais como os mais racionais e mais ajustados a uma boa vida. d) evitar conhecer outras culturas para não haver influências. pluralidade e complexidade. O ser humano comum. Não se trata. e) facilitar nosso modo de vida. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico. e) demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus. c) o contato com outras culturas. (Enem 2013) A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento.) Com base no texto. b) o contato com outras culturas iguais a sua. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente. mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. portanto. Quanto muito percebe algo que é inadequado e que “poderia ser de outra forma”. c) derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira. d) contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual. 5. a análise de manifestações culturais de origem africana. como a capoeira ou o candomblé. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro. 1988. b) perderam a relação com o seu passado histórico. O que permite uma percepção cultural mais intensa é o: a) não se misturar com culturas diferentes. isso faz parte da nossa natureza humana.4. (MINAS GERAIS. deve considerar que elas: a) permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.

a desigualdade social no Brasil tem sido percebida nas últimas décadas. a desigualdade tende a se acumular. O terço intermediário se aproxima mais do inferior que do superior”.br/sociologia/classes-sociais.com.com/watch?v=MjctI7ENoz8 . não como herança pré-moderna. a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social. dada pela distribuição desigual de renda. Segundo dados da ONU.youtube. pois é um dos países mais desiguais. De modo geral. A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo. No Brasil. em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. Segundo Rousseau.htm https://www. Todavia.uol. http://brasilescola. mas sim como decorrência do efetivo processo de modernização que tomou o país a partir do início do século XIX. Vista aérea da favela da Rocinha ao lado de condomínios de luxo no Rio de Janeiro.RECURSOS DIDÁTICOS PARA A ATIVIDADE 2: A DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL.

as transferências do Programa Bolsa Família são responsáveis por 13% da redução da desigualdade no país. . embora nos últimos anos ela tem diminuído. pobreza. Bairro periférico no Distrito Federal onde as condições de vida são precárias. Decorrente. desnutrição. consequências da desigualdade social no Brasil são observadas pela: favelização. Entretanto. apontam a diminuição da pobreza e. Resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-2011) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). essencialmente. Desigualdade Social no Brasil A Desigualdade Social no Brasil é um problema que afeta grande parte da população brasileira. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). da má distribuição de renda. desemprego. estima-se que 16 milhões de pessoas ainda permanecem na pobreza extrema. consequentemente. miséria. marginalização e violência. da desigualdade social.

o índice de Gini na área social foi de 0. principalmente nos países menos desenvolvidos é a pobreza. no .com. https://www.br/desigualdade-social-no-brasil/ https://www. a meta do Plano Brasil Sem Miséria prevê a capacitação de um milhão de pessoas inscritas no "Cadastro Único" até 2014. Rede Cegonha.com/watch?v=0tfC6a7E9KM Desigualdade Social no Brasil Como desigualdade social podemos entender a diferença de poder aquisitivo entre as classes econômicas de um determinado país. Mais Educação. Brasil Sorridente. Brasil Alfabetizado. No entanto. Outros Programas Públicos Sociais do Brasil que podemos destacar são: Bolsa Família.youtube. em 2011. Previdência Rural. tem como principal objetivo desenhar o mapa da pobreza do Brasil. Saúde da Família. Para tanto. A desigualdade social. A consequência direta da desigualdade social. Plano Brasil Sem Miséria (BSM) O Plano Brasil Sem Miséria. No Brasil. envolvendo desde desigualdade de oportunidades no mercado de trabalho até a desigualdade de escolaridade. podemos desmembrar a desigualdade social em diversos aspectos. demonstrando o menor número desde 1960 (0. criado em 2011.todamateria.527.535).

com. a desigualdade social no Brasil remonta ao Brasil Colônia. Segundo dados atribuídos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).br/desigualdade-social/ Essa desigualdade é um dos maiores problemas da sociedade e é uma das causas de boa parte dos conflitos entre povos. já que somos um dos piores países do mundo neste tipo de diferença entre as classes sociais. marcando a distribuição desigual de rendas. fato constatado na maioria dos países. os rendimentos de 1% das pessoas mais ricas do mundo são compatíveis àqueles de 57% da população mais pobre do planeta. apoiando a desigualdade econômica: a influência dos colonizadores. a desigualdade social é uma das características mais importantes. os padrões de títulos de posse de latifúndio e a escravidão. A desigualdade social é consequência da má distribuição da riqueza. Para muitos estudiosos. transforma-se quase sempre na desigualdade econômica. . Em nosso país. quando tínhamos 3 pilares que estratificavam a população brasileira.conjunto. antes do Império. Cabe ao conjunto da sociedade criar meios para o desenvolvimento social e estabelecimento de um conjunto de regras que possam minimizar a desigualdade social. https://portalsuaescola. ATIVIDADE 2: A DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL.

c) a estratificação da sociedade brasileira é dividida em classes sociais. Com base na charge. assinale a alternativa incorreta: .01 (Upe-ssa 2 2016) Observe a charge a seguir: A estrutura social é um tema presente nos estudos sociológicos. O Brasil é um país subdesenvolvido e que ainda possui uma significativa quantidade de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. a exemplo do apresentado na charge. e) a classe média no Brasil é caracterizada por possuir grande acúmulo de dinheiro que a torna uma estrutura social frágil. Esse fato o deixa satisfeito com sua condição social. 02. que são determinadas por condições econômicas e sociais de vida. se comparada a outras organizações sociais. pois a obtenção de outros elementos de sobrevivência depende. b) os movimentos sociais funcionam como mecanismos que incentivam a criação de espaços sociais. exclusivamente. d) o morador de uma das casas da charge compara sua residência com a de uma classe social superior. é CORRETO afirmar que: a) a desigualdade social fundamenta-se na habitação. dos indivíduos. Sobre os fatores que contribuem para a construção e permanência da pobreza no Brasil.

v. b) O tipo de colonização ao qual o Brasil foi submetido no passado exerce influência até os dias atuais na distribuição da riqueza no país. por comodismo ou escolha. 3. p. O principal fator reside em uma tradição cultural de desvalorização do trabalho. sociais. Apesar do crescimento econômico e da diminuição do número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza nos últimos anos.. Segundo pesquisas. Novo olhar história. 2010. C. porém [. enquanto os demais ficam com a menor parcela.. as desigualdades sociais ainda são profundas e estão entre os principais problemas enfrentados pela sociedade. 263. – Texto adaptado.] ainda há muito a ser melhorado. 03. (PELLEGRINI.) Considere as seguintes afirmações sobre a sociedade brasileira. sendo resultado de uma série de fatores históricos. ao longo desses anos.(Ucs 2012) A sociedade brasileira obteve várias conquistas durante o período da redemocratização e. d) O desenvolvimento tardio do país configura-se como uma das causas do quadro de pobreza brasileiro. c) Fatores históricos possuem influência insignificante na expressiva quantidade de pessoas que vivem na pobreza no Brasil. implantou mudanças positivas em relação à cidadania e aos direitos civis dos brasileiros. e) A histórica dependência econômica que nosso país tem em relação às nações desenvolvidas e organismos financeiros internacionais agravam ainda mais a desigualdade social e a pobreza existentes no Brasil. São Paulo: FTD. conjunturais e políticos. . a) A pobreza no Brasil não é causada por um episódio único. M. I. pequena parte da população brasileira detém a maior parte da riqueza nacional. A maior parte dessas pessoas opta por não trabalhar.

. Vivem uma realidade que ressalta a brutalidade. alimentam-se mal e não frequentam escolas. além do problema com a toxicodependência. As crianças em situação de rua perambulam pelas cidades. O menor trabalha em pedreiras. b) I e II. avalie as proposições a seguir: I) O cálculo adotado pelo Brasil em 2011 define extrema pobreza como aquela em que o indivíduo recebe menos de 70 reais mensais. Das afirmações acima. d) apenas II e III estão corretas.As pessoas consideradas em situação de extrema pobreza são assim classificadas de acordo com critérios estabelecidos por organismos internacionais. sendo seu trabalho trocado apenas por arroz e farinha. A exploração da mão de obra infantil ocorre da mesma forma em todas as regiões brasileiras. Sobre esse dado. II) Segundo a ONU e o Banco Mundial. III. o desamparo. Se adotada a medida internacional.II. ONU e Banco Mundial são muito distintos. III) Os critérios adotados pelo Governo brasileiro. II e III estão corretas. a violência. 04. cerca de 2 a 3 reais por dia. viadutos ou marquises. dormem sob pontes. as pessoas em situação de extrema pobreza são aquelas que vivem com menos de 1. na colheita de amendoim e em carvoarias. a) apenas I está correta. c) apenas I e III estão corretas. Estão corretas as alternativas: a) I e III. b) apenas II está correta. e) I.25 dólar por dia. teríamos no Brasil um número muito maior de pessoas classificadas em situação de extrema pobreza.

. Que programa é esse? a) PETI. minha vida. b) Nas regiões sul. e) A maior parte das pessoas em situação de pobreza é encontrada em pequenas cidades e propriedades rurais isoladas. e) Garantia safra. pois não há mais números significativos de pessoas em situação de pobreza. RECURSOS DIDÁTICOS PARA A ATIVIDADE 3: MOVIMENTOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS. d) Todas as alternativas. a) A pobreza está concentrada exclusivamente em estados da região norte e nordeste do país. a questão da pobreza já foi superada. b) Bolsa Família. d) A pobreza está concentrada em poucas cidades do país. contam com pessoas abaixo da linha da pobreza. sudeste e litorais brasileiros. essa situação é inexistente. 06. Na maior parte dos municípios brasileiros. Entretanto.c) II e III. o foco principal dessas políticas tem sido um programa em que o Governo oferece subsídio para famílias em condições de pobreza ou miséria acentuada. d) Minha casa. 05-A respeito da distribuição das pessoas em situação de pobreza no país assinale a alternativa correta. principalmente as periferias dos grandes centros metropolitanos. c) Praticamente todos os municípios brasileiros.Nos últimos anos. e) Apenas a alternativa I. c) Prouni. o país tem adotado políticas públicas para o combate à fome e à miséria no país.

negros e das mulheres.uol.br/sociologia/movimentos-sociais.htm https://www. http://mundoeducacao. dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico.bol. sindicais e a organizações não governamentais (ONGs). Os movimentos sociais são os meios de intervenção direta no contexto político que os grupos minoritários possuem. Os movimentos sociais são característicos de uma sociedade plural. os movimentos populares. Os indivíduos que integram nossa sociedade possuem necessidades inseridas em realidades diferentes.com.com/watch?v=PVeXqkVzxhw . Fazem parte dos movimentos sociais. que se constrói em torno do embate político por interesses coletivos e/ou individuais. Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). O que é – O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político.youtube. o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios. O sociólogo francês Alain Touraine considera que a semente dos movimentos sociais está no conflito entre classes e vontades políticas.

No Brasil. No Brasil. projeto e ideologia. é preciso a conjugação de alguns fatores como. Por fim.youtube. ao se instituírem. Composição de um Movimento Social: Para que haja um movimento social efetivo.todamateria. https://www. merecem destaque o MST e os movimentos em defesa dos índios e os movimentos negros. Note ainda que fazem parte dos movimentos sociais no Brasil os movimentos populares. os movimentos sociais ganharam destaque a partir da década de 1960. os movimentos sociais estabelecem uma disposição hierárquica. Uma parcela muito grande da sociedade tinha sido contra o regime militar. sindicais e a organizações não governamentais (ONGs).com.com/watch?v=bHPHoUOPBs4&t=233s .br/movimentos-sociais/ https://www.

De acordo com Anderson e Parker. É difícil não ouvir falar nas rádios. Movimentos sociais estão sendo um dos temas mais populares em todo o mundo. Na sociedade. Um movimento social pode. Assim. A cada ano é possível notar que surgem novos movimentos sociais querendo ganhar força e se estabilizar. um grande número de mudanças foi provocado pelos esforços exercidos individualmente e coletivamente pelas pessoas. o comportamento e as relações sociais em uma sociedade maior”. portanto. TVs e pela internet sobre sua influência. Lundberg e outros definem o movimento social como: “uma associação voluntária de pessoas envolvidas em esforços concertados para mudar as atitudes. o movimento social é o esforço de uma associação para provocar uma mudança na sociedade. Ele também pode ser direcionado para resistir a . Tais esforços foram chamados de movimentos sociais. o movimento social é: “uma forma de comportamento pluralista dinâmico que se desenvolve progressivamente a uma estrutura ao longo do tempo e visa a modificação parcial ou completa da ordem social”. ser definido como: “uma ação coletiva com alguma continuidade para promover ou resistir a uma mudança na sociedade ou grupo de que é parte”.

d) desenvolvem-se a partir do controle do Estado e dos partidos políticos. enquanto outros podem tentar mudar isso completamente. . Essa afirmação faz referência aos programas do governo brasileiro que tentam remediar os problemas de grupos minoritários. b) determinam a opinião pública sobre as questões ecológicas. indígenas.uma mudança. http://geniodoenem. Assim. sem-terra e sem-teto. dentre esses movimentos. os empresários e os deficientes físicos. apoiando contestação da política econômica. 01-(Unicentro) Os novos movimentos sociais são diferentes das ações coletivas de antes por eles politizarem a esfera privada e tornarem públicas as problemáticas das minorias sociais.“Apesar do esforço governamental.br/tipos-de-movimentos-sociais-e-o-que-sao/ ATIVIDADE 3: MOVIMENTOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS. Entre esses grupos. Alguns movimentos são direcionados para modificar certos aspectos da ordem social existente. destacam-se aqueles que: a) envolvem negros. indígenas e políticos. b) O Movimento dos Sem-Teto.com. podemos destacar como minorias em situação precária: a) os deficientes físicos. 02. não abarcando questões globais. ainda existem sérios problemas referentes ao atendimento das necessidades básicas dos grupos minoritários”. e lutam por melhores salários. e) realizam pressão política. c) produzem discussões locais e regionais.

(Unicentro 2012) A vida política não acontece apenas dentro do esquema ortodoxo dos partidos políticos. Sobre as alterações nas práticas culturais decorrentes: a) As pessoas deixaram de contatar as redes sociais já consolidadas e as substituíram por encontros presenciais realizados por meio da rede mundial de computadores. ou mesmo os bloqueia efetivamente. é correto afirmar: 04. 03-(Ufpa 2013) As novas tecnologias da informação e comunicação tornaram- se uma realidade nas relações sociais contemporâneas e contribuem para a maior integração das pessoas neste início do século XXI. o que intensifica o uso convencional dos serviços dos correios.. O que geralmente ocorre é que alguns grupos percebem que esse esquema impossibilita a concretização de seus objetivos ou ideais. indígenas e os quilombolas.] Às vezes. e) os deficientes físicos e políticos. [. c) A violência urbana impede que sejam ampliadas as redes e grupos sociais tradicionalmente vinculados ao capitalismo. e isso causou o afastamento das pessoas das lutas por causas sociais mais amplas. dessas novas tecnologias informacionais.. os indígenas e os quilombolas. a mudança . da votação e da representação em organismos legislativos e governamentais.c) Os estudantes. d) Os deficientes físicos. b) As dinâmicas das culturas vinculadas à virtualidade dos meios de comunicação consolidam a cultura popular em detrimento da cultura de massa e da indústria cultural. d) A educação e a religião estão apartadas do processo de utilização de mídias eletrônicas. e) As novas tecnologias de informação e comunicação têm sido utilizadas nas ações coletivas de pessoas envolvidas com as demandas dos movimentos sociais.

o Exército nacional lança um documento declarando que não mais desempenharia a função de perseguir os escravos fugitivos. Aos jangadeiros. A tática da recusa também foi muita empregada. Porto Alegre : Artmed. que realizavam o transporte de escravos da decadente zona açucareira do Nordeste para a região Sul. Há um tipo comum de atividade política não ortodoxa. e) movimento de acomodação urbana. 4. ed. Nas cidades eram frequentes a realização de manifestações e comícios em favor do fim da escravidão.política e social só pode ser realizada recorrendo-se a formas não ortodoxas de ação política. que se chama de: a) interação social. A. por exemplo. Sociologia.. [. ganhando maior respeito e adesão popular. Tradução Sandra Regina Netz.. entraram inúmeras vezes em greve.] Esse texto.Leia o texto abaixo: [. GIDDENS. 05. b) mobilidade lateral. Em 1887. que busca promover um interesse comum ou assegurar uma meta comum através de ações fora das esferas institucionais..] O movimento abolicionista intensificou-se.. os tipógrafos passaram a não imprimir folhetos com textos que defendessem a escravidão. refere-se a mobilização sociais que provocaram a assinatura da a) Lei Áurea b) Lei de Terras c) Lei dos Sexagenários . Na imprensa. 2008. d) princípio preventivo. Todas as ações levam progressivamente o trabalho escravo a se desagregar. c) movimento social. Uma série de iniciativas de caráter popular em defesa da abolição foram surgindo.

sobre a gestão do destino comum da sociedade. mas também a democratização da sociedade e a construção de uma cultura democrática.br/obras/arquivo_169.A. (Adaptado de CARVALHO. Ampliar a tolerância. Maria do C. de gênero. disputar espaço no Estado e no mercado. que se articula. vão . Participação social no Brasil hoje. II. nos espaços de definição e execução das políticas públicas. III. tradicionalmente privatizado pelos seus vínculos com grupos oligárquicos. Esse é ainda um desafio. o Estado torna- se lentamente permeável à participação de novos atores sociais. Participar da gestão dos interesses coletivos significa participar do governo da sociedade. Considerando o texto e essa conjuntura.A. eliminar as segregações raciais. rompendo as fronteiras dos espaços onde têm sido confinados.pdf> Acesso em maio 2011. amplia-se uma cultura democrática no Brasil. construído contrapartidas que colocam num outro patamar de dignidade e respeito setores excluídos da sociedade. tendo em vista o significado da participação social: I.org. que constitui espaços públicos nos quais reivindica opinar e interferir sobre a política. O Estado brasileiro. vai lentamente cedendo espaço. a partir dos anos 70. o respeito democrático pelo diferente.(Unimontes 2012) À medida que. entre outras. tornando-se mais permeável a uma sociedade civil que se organiza. de opção sexual.arrombando as portas da ditadura. junto com outros setores democráticos. que os movimentos sociais. A radicalização da democracia não significa apenas a construção de um regime político democrático.polis.d) Lei Eusébio de Queirós e) Lei Feijó 06. apesar das limitações e precariedades. Disponível em <http://www. analise as afirmativas. Os movimentos sociais têm.. é o resultado da .

Acesso em 28 de fevereiro de 2018. "Desigualdade social". II. Participar significa questionar o monopólio do Estado como gestor da coisa pública. Disponível em <http://brasilescola. Estão corretas as afirmativas a) II. DIANA. IV. III e IV. Wagner de Cerqueira e. abrir caminhos para o aprendizado da negociação democrática e afirmar a importância do controle social sobre o Estado. construir espaços públicos não estatais. III e IV. e) Nenhuma das alternativas. <http://mundoeducacao. Orson. d) I.br/ cultura-brasileira/> Acesso em 27 de fevereiro de 2018.todamateria. Daniela. II e III.uol. . Paulo Silvino.com. RIBEIRO. apenas. Disponível em <http://brasilescola. apenas.br/sociologia/classes-sociais.br/geografia/desigualdade-social. Referências Bibliográficas adicionais: Sites: CAMARGO. Acesso em 26 de fevereiro de 2018. III e IV. apenas.uol. Brasil Escola.br/sociologia/movimentos-sociais- breve-definicao.incidência de práticas participativas que constroem e modificam os valores sociais. Diversidade Cultural Brasileira <https://www. com.bol.htm> Acesso em 27 de fevereiro de 2018.com.htm>. "Movimentos sociais: breve definição". FRANCISCO.uol.com. b) I.htm>. Brasil Escola. c) I. Desigualdade Social.

2004 OLIVEIRA. O´Donnell. 2000. Rio de Janeiro. 2013. N. R. As etapas do pensamento sociológico. LARAIA. Editora VOZ. São Paulo: Saraiva. Tempos de Sociologia. 4ª ed.B. Livros: ARON. 2003.http://www. B. BOMENY. Roque Barros. ed. Nelson Werneck. 17ª Ed. J. TOMAZI. . São Paulo: Ática. Tempos Modernos.. Síntese de História da Cultura Brasileira. Ensino Médio/ Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul. Pérsio Santos de.com/2014/08/movimentos-sociais-questoes- de. Vargas. Campo Grande MS. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 5ª. Editora do Brasil.portaldovestibulando. São Paulo: Martins Fontes. 2012. 2013. H. Fundação G. Cristina. Freire-Medeiros. COSTA.. SODRÉ. REFERENCIAL CURRICULAR. Introdução à Sociologia. D. Cultura – Um conceito antropológico. 2014. São Paulo: Bertrand Brasil. Raymond. Emerique. 2016.html> Acesso em 28 de fevereiro de 2018.. São Paulo: Moderna. Sociologia para o Ensino Médio.