Está en la página 1de 1
 
 
APELO - Apoio a Claude Mangin Asfari em greve de fome desde 18 de abril.
Sua Excelência, Presidente da República Francesa Claude Mangin Asfari, cidadã e professora francesa de um colégio da região de Paris, é esposa de Naama Asfari, um preso político saharaui em Marrocos.  Na segunda-feira, 16 de abril de 2018, pela segunda vez em quase dois anos, Claude Mangin Asfari foi impedida de aceder ao território marroquino, sem lhe serem dadas quaisquer explicações. Essa recusa equivale a uma proibição da visita ao marido, que é uma violação grave do seu direito básico à vida privada e familiar, o que é contrário ao direito internacional humanitário. Claude decidiu entrar em greve de fome em 18 de abril para obter a restauração do seu direito de visitar o seu marido Naama, atualmente detido na prisão de Kenitra, em Marrocos. Antes de outubro de 2016, Claude Mangin Asfari pôde visitar regularmente Naama encarcerado em Marrocos desde novembro de 2010. A primeira recusa de entrada e visita, em outubro de 2016, ocorreu num momento muito especial, quando o Comitê contra a Tortura da ONU (CAT), considerou favoravelmente a queixa de tortura de Naama Asfari. O parecer final do CAT, emitido em 12 de dezembro de 2016, reconheceu em relação à Naama a violação  pelo Estado marroquino de vários artigos da Convenção contra a Tortura e outras Penas ou Tratamentos Cruéis, Desumanos ou Degradantes. O CAT convidou expressamente o Reino de Marrocos a
"abster-se de qualquer ato de pressão, intimidação ou represálias que possa prejudicar a integridade física e moral do denunciante e de sua família".
 Consideramos que essas proibições de entrada constituem represálias contra Naama e sua esposa, que violam as recomendações da CAT. Pedimos a V. Excelência e ao governo francês que envidem todos os esforços para garantir que as autoridades marroquinas respeitem o direito internacional humanitário e permitam que Claude Mangin Asfari visite o seu marido, Naama Asfari.
Birlehlu, 5 de maio de 2018 Fatma Mehdi, Secretária Geral da União Nacional das Mulheres Saharauis

Recompense su curiosidad

Todo lo que desea leer.
En cualquier momento. En cualquier lugar. Cualquier dispositivo.
Sin compromisos. Cancele cuando quiera.
576648e32a3d8b82ca71961b7a986505