Está en la página 1de 4

Frases do Livro da Terezinha Rios – Compreender e Ensinar

Fazer da Escola não apenas o lugar de qualificação, do treinamento, mas o
lugar da formação. E restaurar em sua ação cotidiana a articulação entre
a alegria dionisíaca e a sisudez do espírito apolíneo. Creio que isto significa
fazer a escola retornar a seu futuro. (Neidson Rodrigues)

O ensino não pode ser “dado”, mas antes deve ter a qualidade de
algo que, sendo “apresentado” pelo educador, possa também ser
“encontrado” a partir da subjetividade do educando. (Rosa, 1998)

Compreender supõe, antes de tudo, perguntar-se algo e abrir com
isso um espaço de novas significações e sentidos. (Josep Maria Puig)

Novas exigências educacionais pedem às universidades e cursos de
formação para o magistério um professor capaz de ajustar sua didática às
novas realidades da sociedade, do conhecimento, do aluno, dos diversos
universos culturais, do meio de comunicação. ( José Carlos Libâneo)

1997) Um mundo fragmentado exige. para a superação da fragmentação.. (Arendt. a articulação estreita dos saberes e capacidades. assumindo diante dela uma atitude crítica. aprendemos a lidar com nossa realidade. que além do mais. A compreensão é uma atividade interminável. em constante mudança e variação. abrangência e profundidade a realidade.... parece não reservar um papel relevante ao pensamento propriamente reflexivo. O mundo contemporâneo.. 1993) . orienta-se num esforço de compreensão. pensamento este que leva os homens a exteriorizarem comportamentos desencantados face à política e adotarem atitudes céticas face aos valores. um olhar abrangente e. (Rios). (Japiassu. é atarefa constante do filósofo. uma visão de totalidade. Ver com clareza. (Terezinha Rios) A filosofia se caracteriza como uma busca amorosa de um saber inteiro. marcadamente dominado pelo pensamento tecnocientífico. por meio da qual. no que diz respeito ao ensino.. conciliamo-nos com ela. isto é tentamos nos sentir em casa no mundo.

. não tanto sobre o verdadeiro e o falso. de nossas estruturas mentais. muito maiores diferentes. 1965) A filosofia nos permite refletir. em suas complexas relações com a sociedade. do saber. por isso (. isto é.A cabeça da gente é uma só e as coisas que há e que estão para haver são mais de muitas. bem como um competente repensar e recriar do fazer na área da educação. para o total.. do aluno. (Ildeu Coelho) A didática é a disciplina que ordena e estrutura teorias e práticas em função do ensino.) é a disciplina-chave da profissionalidade do Professor. e engajamo-nos na transformação de nossos quadros de pensamento. no trabalho para pensarmos de outra forma e para sabermos como devemos nos conduzir e nos tornar o que ainda não somos. está a serviço do trabalho profissional do professor e. (Libâneo) . e a gente tem de necessitar de aumentar a cabeça. ( Jorge Larrosa) A docência é um processo complexo que supõe uma compreensão da realidade concreta da sociedade. com esforços e tateamentos. com sonhos e ilusões. ( Guimarães Rosa. Ela é um movimento pelo qual. da educação. do ensino-aprendizagem. da escola. na modificação dos valores recebidos. desprendemo-nos do já adquirido como verdadeiro. mas sobre nossa relação com a verdade.

Que festa é esta que é promovida pelo Corpo docente e pelo Corpo discente de uma Instituição?. O que fica é a lenta e difícil tomada de consciência duma personalidade.. O Corpo diz: Eu sou uma festa. A Ciência diz: O corpo é uma máquina..Coisa bonita de pensar: Festa no corpo a corpo que é a aula. espaço de ensinagem. (Rios) . A Publicidade diz: O corpo é um negócio.Galeano nos traz: A Igreja diz: O corpo é uma culpa. as datas da história da França e a classificação dos vertebrados. ( Terezinha Rios) Os anos de escola passam e esquece-se a regra de três.