Está en la página 1de 5

Lista de exercícios

Português - 8º ano

1. Analise o termo destacado, colocando 0I para objeto indireto e CN para complemento
nominal.

a) Precisávamos de você naquele instante.
b) O trabalho é sempre útil ao homem.
c) A obediência ao regulamento é necessária.
d) Recorremos ao diretor, naquela situação dificil.

2. Coloque AA para adjunto adnominal e CN para complemento nominal.

a) Um jornal de Salvador noticiou o fato.
b) A cesta está cheia de frutas.
c) Temos confiança em nossos jogadores.
d) O amor de mãe é muito bonito.
e) Tenho necessidade de dinheiro, para amanhã.
f) O medo das coisas causa infelicidade.

3.Sublinhe os adjuntos adnominais que aparecem nas orações abaixo.

a) Vou tomar um gostoso suco de limão.
b) Meu colega tem duas lindas amigas.
c) A professora de Português ficou decepcionada com a bagunça.
d) Nenhum aluno conseguiu resolveu aquele problema de matemática.

Texto para as questões 4 e 5.

d) É preciso reduzir o consumo de água para poupar o meio ambiente. 8. b) Teobaldo foi cúmplice do desfalque. Dos grupos de frases a seguir. Identifique os complementos nominais das frases a seguir. c) A resposta ao aluno não foi convincente. a) A enchente alagou a cidade. d) Sinto imenso carinho por você. c) Diminuiu a devolução de cheques em nossa cidade. Logo é a) objeto indireto. e) Muitos caminhos foram abertos pelos bandeirantes. Você acha que é esse o problema dele? Justifique com elementos da tirinha. c) adjunto adnominal. não é necessário extinguir os recursos naturais. g) Tenho amor à pátria. a) Sempre teve receio de roubos e assaltos. 9. b) Precisamos de mais informações. e) A leitura amplia nossos conhecimentos. c) Os homens aspiram à paz. d) O professor não quis responder ao aluno. b) complemento nominal. Grife o COMPLEMENTO NOMINAL das frases abaixo e identifique a palavra que o complementa (advérbio. b) A ciência só terá valor se for em benefício do ser humano. não é necessária a extinção dos recursos naturais. 7. c) Todos os presentes tinham interesse pelas propostas ecológicas. d) Os pedidos foram feitos por nós. assinale a opção em que o termo em destaque é complemento verbal. a expressão em destaque completa o sentido da palavra “medo” e é essencial para o sentido da frase. f) As pessoas têm necessidade de amor. b) Sejamos úteis à sociedade. 10. h) O público é ávido de informações. e) Estou contente com os resultados. A oração que apresenta complemento nominal é a) Os pobres necessitam de ajuda. adjetivo ou substantivo). Em“medo de altura”.4. d) complemento verbal. b) Para que haja progresso. O personagem que fala dá uma justificativa para o fato de Ernie não buscar o sucesso: ter medo de altura. . c) As crianças têm loucura por guloseimas. a) Para que haja progresso. Assinale a alternativa em que o termo grifado é complemento nominal. 6. 5. a) Os amigos estavam à espera de notícias.

g) Lembre-se. b) Temos confiança em nossos jogadores.. c) Já organizamos a resistência a qualquer ataque inimigo. complemento nominal. e) objeto indireto.) entretanto eu te diviso. inexperiente das luzes que vais acender. dos amigos.. d) A assistência às aulas tem sido normal. Escreva OI para objeto indireto ( que completa verbo ) e CN para complemento nominal ( que completa nome) . 12. b) objeto indireto. j) O orador fez alusão ao fato. e) Naquela situação difícil recorremos ao diretor. O mundo se tinge com as tintas da antemanhã (. objeto indireto. Analise as frases a seguir: I -"(.. objeto indireto. ainda tímida. a) Cuide de seus interesses que eu cuido dos meus.)" A função sintática das palavras grifadas nos períodos dos itens I.. complemento nominal.11."(." II . c) complemento nominal. pelo menos.) minha carne estremece na certeza de tua vinda.. h) Fez grandes investimentos em terras. i) A notícia agradou a todos.. adjunto adnominal." III -"Havemos de amanhecer. d) complemento nominal. complemento nominal. II e III é. objeto direto. Gabarito 1. l) O gosto pela música vem desde criança. respectivamente: a) adjunto adnominal. f) Gostamos de pessoas sinceras. adjunto adnominal. objeto direto. OI CN CN OI . objeto direto.

duas. de Português d) Nenhum. e) Estou contente com os resultados. b) Teobaldo foi cúmplice do desfalque. de matemática 4. 9. g) Tenho amor à pátria. h) O público é ávido de informações. a) de roubos e assaltos b) do ser humano c) de cheques d) de água 7. B 6. B 10. d) Sinto imenso carinho por você. de limão b) Meu. a) Um. f) As pessoas têm necessidade de amor. c) As crianças têm loucura por guloseimas. a) Os amigos estavam à espera de notícias. C . gostoso. lindas c) A.2. aquele. AA CN CN AA CN CN 3. C 11. A 8. ----- 5.

CN l) O gosto pela música vem desde criança. dos amigos. OI j) O orador fez alusão ao fato.12. CN d) A assistência às aulas tem sido normal. CN i) A notícia agradou a todos. OI h) Fez grandes investimentos em terras. CN c) Já organizamos a resistência a qualquer ataque inimigo. OI g) Lembre-se. pelo menos. OI f) Gostamos de pessoas sinceras. OI/OI b) Temos confiança em nossos jogadores. CN e) Naquela situação difícil recorremos ao diretor. a) Cuide de seus interesses que eu cuido dos meus. CN .