Está en la página 1de 7

Proposta de Projetos Integradores

6 º Semestre Engenharia Civil 1
Gerencia e Planejamento de Empresas
e Empreendimentos

1. OBJETIVO

Formar uma base de conhecimento que possibilite ao futuro profissional o
gerenciamento de projetos civis.

O objetivo deste trabalho prático é a Análise de custos, tempos e de
viabilidade de construções, dividido em três etapas:

1º Elaboração de um plano de negócio (Business Plan - BP) de um
empreendimento. (Item 2)

2º Orçamento e Planejamento do Empreendimento Imobiliário. (Item 3)

3º Consolidação da Viabilidade Técnica, econômica e financeira do
empreendimento (Item 4)

Os dados para elaboração, bem como, as informações que o grupo de
trabalho deverá buscar em campo são fornecidos a seguir.

 Localização (escolher rua ou avenida próximo à moradia de um dos integrantes do grupo. Elaboração do Plano de Negócios – Business Plan (0 à 2.  Prazo para desenvolvimento do projeto/aprovações: 6 meses. .0 Pontos) 2.  Prazo para comercialização: 6 meses.  Poderá ser usado projeto desenvolvido no 5º Semestre. que melhor se adapte ás condições do terreno e da localização (bairro e endereço escolhido pelo grupo).  É estabelecido como premissa que já há Levantamento Topográfico e Projeto de Arquitetura.  Prazo para construção: 36 meses. seguindo as seguintes premissas:  Terreno de até 5. Proposta de Projetos Integradores 6 º Semestre Engenharia Civil 2 2.1 O empreendimento Cada grupo de trabalho deverá conceber um edifício.  O projeto deverá ser legal (ou seja deve respeitar as Normas e Diretrizes de Uso e Ocupação de Solo). de forma que os dados possam ser facilmente coletados).000 m2.

2.2. 2.2 Dados a serem levantados 2.6 Total da área privativa.4 Forma de aquisição do terreno (o grupo poderá sugerir uma forma de aquisição. área de estacionamento e outros. 2. de andares.5 Preço de venda do imóvel em R$ por m2: o grupo deverá pesquisar para o tipo de empreendimento projetado qual o preço por m2 que poderá ser vendida a unidade.2. 2. na região que o grupo está estudando.2 Verificação das possíveis condições. 2.3 Valor do terreno em R$ por m2 (pesquisar o valor na região). sondagens de terreno. definindo: área total a ser construída. 2. se é permuta por aptos. e qualquer outra despesa para implantação do empreendimento: o grupo deverá levantar estes custos ou outros custos por estimativas fundamentadas. nº. preliminares.2. área privativa.2.9 Custos de projeto. conforme projeto arquitetônico. conforme projeto arquitetônico.2. de unidades. .7 Total da área construída. Proposta de Projetos Integradores 6 º Semestre Engenharia Civil 3 2.2.2. 2. 2.8 Área construída e custo de construção por m2: o custo por m2 poderá ser levantado em revistas de construção ou estimado pelo grupo através de levantamento em construtoras da região. Geotécnicas do Terreno. nº. Em função da área possível de construção conceber e projetar edifício. compra parcelada ou outras).1 Zoneamento e coeficiente de aproveitamento (utilizar o máximo de aproveitamento permitido para a área em estudo).2. 2.

3 Entrega do Business Plan (BP) Cada grupo de trabalho deverá entregar um relatório digitado e uma via eletrônica (CD).10 Custos com marketing.2. propaganda. Por exemplo: 40% de venda nos 3 primeiros meses e o restante nos 3 meses seguintes.2.0 ponto) • Avaliação técnica e financeira do grupo. (até 1. etc. Proposta de Projetos Integradores 6 º Semestre Engenharia Civil 4 2.5 ponto) .2.( até 0. 40% em parcelas mensais durante n meses. contendo: • Apresentação e Concepção do empreendimento. 2. 2.5 Ponto) • Parâmetros levantados e/ou estimado pelo grupo. gastos com comercialização e outros: o grupo deverá levantar estes em pesquisa de campo. (Até 0. parcelas intermediárias.12 Tabela de vendas: Como será cobrado pelo valor de cada unidade. Por exemplo: 10% de sinal. 2. valor a ser pago nas chaves.11 Plano de venda das unidades: simular um plano de venda das unidades.

Imprevistos e Contingências. Deverá ser pesquisada a produtividade dos serviços. Lucro Operacional e Impostos. com a inserção de Custos Indiretos.0 Pontos) 3.2 Elaboração do Escopo e Memorial Descritivo Mediante as informações Preliminares já desenvolvidas cada grupo deverá estabelecer o escopo de construção e o memorial descritivo detalhado de todo o empreendimento. As composições dos serviços poderão ser extraídas do TCPO/PINI (Tabela de composições de preços para orçamento). Composições SINAPI. Bonificação e Despesas Indiretas (BDI): levantar ou estimar este valor. 3. 3. Custo Financeiro.(0 a 6.3 Dados a serem levantados Pesquisar custos com fornecedores e fabricantes ou efetuar a composição de custos para cada alternativa. mão-de-obra e equipamentos). Orçamento e Planejamento do Empreendimento . CPOS.1 O empreendimento Cada grupo deverá Listar e estudar as opções de sistemas construtivos alternativos disponíveis no mercado (pesquisar a metodologia executiva e aplicações de cada um) e efetuar o levantamento de quantidades dos serviços e insumos (materiais. Administração Central. EDIF ou SIURB também são aceitáveis ou consultas a fornecedores e fabricantes. Proposta de Projetos Integradores 6 º Semestre Engenharia Civil 5 3. .

Até 1. • Elaboração da Curva “S”.4 Plano Executivo Cada grupo de trabalho deverá entregar um relatório digitado e uma via eletrônica (CD). contendo: • Concepção do edifício e dos Sistemas Construtivos. Até 1.5 Pontos.0 Ponto • Curva ABC das Fases. Serviços e Insumos. Proposta de Projetos Integradores 6 º Semestre Engenharia Civil 6 Deixar claro todas as premissas e considerações que foram adotadas para o desenvolvimento do estudo. • Planilha Orçamentaria.5 Ponto. 3.5 Pontos. • Parâmetros levantados e/ou estimado pelo grupo. Até 1. . Etapas. Até 0. Até 0. Até 1.0 Ponto. Até 0.0 Ponto • Elaboração do Cronograma Físico Financeiro da Obra.5 Ponto. • Elaboração da Estrutura Analítica de Projeto.

(0. Responsável pela Orientação do Projeto Profº Oseias Soares Moraes.5 Ponto).5 Ponto). Valor Presente Líquido. analisando-se o diagrama e calculando os seguintes indicadores: 1.5 Ponto).0 Pontos) Com os dados levantados. 3. . contendo: A data Limite para entrega é dia 07 de junho de 2016 até as 19:00 em mãos ao Professor Orientador. Índice Lucro/Receita. 4.5 Ponto). (0. 2. Análise da Viabilidade (de 0 à 2. Taxa Interna de Retorno (TIR). (0. (0. Diagrama de Fluxo de Caixa. Cada grupo de trabalho deverá entregar um relatório digitado e uma via eletrônica (CD). deverá ser realizado estudo de viabilidade através de Diagrama de Fluxo de Caixa. Proposta de Projetos Integradores 6 º Semestre Engenharia Civil 7 4. A viabilidade do empreendimento deverá ser realizada.