Está en la página 1de 4

Planejamento – Ensino Médio

Matéria: Espanhol
Professor: Adail Pereira David
Data: 05/02/2017
Competência: 1: Tener un repertorio básico de palabras y frases aisladas
relativas a situaciones concretas para incrementar la riqueza de vocabulario.
Conceitos / Conteúdos: UNIDAD 0
- El alfabeto
- Frases para comunicarse en la clase
- Saludos y despedidas
- Artículos determinados
- Género y número de los sustantivos
- Vocabulario: útiles escolares, países y capitales
Procedimentos:
• Manejo de las frases y funciones que facilitan la participación del alumno en
las actividades de clase.
• Manejo de funciones básicas, en registro formal e informal, en actividades
cotidianas, como saludar, presentarse y presentar a los demás, preguntar
significados de palabras y cómo se deletrean, o dar un número telefónico y
pedirlo; reconocimiento de los cognatos y falsos cognatos.
• Discriminación de sonidos nasales y abiertos, fonemas, reconocimiento inicial
de sonidos básicos, vocales, consonantes y diptongos, así como la función del
acento tónico y el ortográfico.
• Uso adecuado de frases y funciones para hacer una invitación, aceptarla o
rechazarla, dando una pequeña explicación, utilizando el registro formal e
informal, y para describir de manera sencilla a alguien y preguntar o dar la
hora.
• Utilización de diversas estrategias para lograr la comprensión de las ideas
generales de las historias escuchadas a través de audios, sobre familia,
pasatiempos, actividades recreativas, deportes, etcétera.

Atitudes: • Interés por practicar el idioma español de manera comunicativa.
• Disposición para aceptar los errores, como una parte natural del aprendizaje
de un idioma.
• Escucha activa y respetuosa a los compañeros de grupo.
• Respeto y seguimiento de las normas acordadas para el trabajo y la
convivencia.

Aprendizagens esperadas:
oir Reconoce el sonido de las letras y sílabas del español y algunas frases
del cotidiano.
leer Comprender palabras sencillas del vocabulario, sentencias y frases del
cotidiano.
hablar Imitar correctamente el sonido de las letras de alfabeto y algunas
palabras sencillas.
Perder el miedo de hablar algunas frases sencillas.
escribir Escribir correctamente las letras y las señales que son nuevas en
español.

3) Recursos: os alunos devem descobrir o que seus companheiros já sabem. países y curiosidade e capitales interesse. Tema: Lenguaje y países hispanohablantes. 3 aprender.Frases para comunicarse en la clase os colegas. Montar e organizar: Finalidade: 1) Itinerário: pesquisar quais são os países Explicar para os “hispanohablantes”.Pedir que cada aluno imite todos os novos para evitar sons do espanhol.Exposição interativa: aula expositiva sobre 4.Virtudes e Descobrir e os países. quais são suas competências que já possuem. 4) Missão: cada um deve escolher um país para ser seu embaixador durante o semestre (exceto Espanha e México - esses serão reservados para os melhores embaixadores). Pesquisar alguns lugares interessantes Interculturalid Planejar com eles ade: Abertura e emblemáticos de cada país por onde como e o que um novo idioma será aprendido. comentários . Caridade com . a pronuncia da língua espanhola. 12) e a novas Ancoragem: 2) La maleta: os alunos devem montar sua culturas. Apoiar-se no livro (pág. Organização dos momentos de ensino aprendizagem Sequência didática / Estratégias Didáticas / Eixos Transversais Aulas: 3 aulas duplas conforme as cores e dias abaixo. outros países. b. estar encantado) e despertar . a. . palabras y frases escuchadas con cercanía fonética a la original. Reproduce los sonidos.Vocabulario: útiles escolares. Sequência Estratégias Didáticas Eixos Didática Transversais 8 de Fevereiro Motivação: Trabalho em Equipe: Os alunos. vão passar. Abrir o Indagar mala de viagens com elementos horizonte conhecimentos necessários para se comunicarem em mental para prévios. definir em equipe alunos para que para qual deles vão viajar (4 países por serve o que vão equipe). Formação construir novas Católica: . Organiza interacciones y participa con relativa efectividad en una variedad de contextos.Indicadores: 1. 2. devem planejar uma VIAGEM ao mundo (sensação de dos ‘hispanohablantes’. Vai aprender mais sobre ele tentar convencer a turma a ir visita-lo. divididos em Captar a atenção equipe. Devem analisar as pensar grande e situações pelas quais poderão passar no de forma global. país onde for e o que vão necessitar aprender. Andaime: .El alfabeto aprendizagens.

Rezar com eles as orações básicas para atitudes que aprendam distinguir as pronúncias depreciativas corretas diante dos erros . artística e Transferência Mesa Redonda acervo cultural Aplicar a uma da . Apoiar-me no livro e nas audições (pag 8- 9). Pedir aos alunos para expor (falado e por equipe e aplica. 3% Memoria: Aprenderse el Ave María y el ou dificuldades. Dar tempo para que cada aluno- situação. Rezar em equipe e individualmente as desenvolvimento do pensamento orações aprendidas de forma que eles se autónomo do escutem e autocorrijam. R. Género y número de los sustantivos processo de . Síntese . G. negativos. Usar os trava-línguas de forma lúdica. realidade e . companheirism escrito) qual é sua maior virtude para lo/transferi-lo aprender o espanhol. o. relevantes adquiridas. para outras situações/context os de sua vida. . Padre Nuestro y Viene Espíritu Santo . V” burlas ou . as humanidade: competências embaixador exponha sobre seu país e adquiridas em outras Abertura um situações ou contextos tente ganhar a simpatia dos colegas para diferentes . novos – de forma a novas estratégica. Instrução Nesse primeiro mês: Diferenciada: . 1-Sensibilidade aluno. LL.muitas novo idioma e vezes completamente ir visitá-lo. Pedir aos alunos para expor (falado e por caridade para regular os escrito) qual é sua maior dificuldade ou que se apoiem processos mutuamente e mentais e de qual é a maior dificuldade que eles aprendizagem imaginam que encontrarão para aprender cresça no para o espanhol. 10-11 Consolidação: 15 de Fevereiro . . culturas. potenciar com . Insistir na pronúncia das letras “D. Artículos determinados Garantir o . E . completa das aprendizagens . Metacognição Auto avaliação: 4-Virtudes: Conhecer e . Link para próxima aula "5% actividades del libro" pag. 5% Correção das atividades do livro pag. J. Ñ. espírito de autorregular-se. apropriação da 10-11. Identificar as qualidades pessoais e estilos Apoiar e de cada aluno. Colocar atenção para perceber se os Realizar uma alunos aprenderam os sons diferentes das síntese e consoantes em espanhol e se estão se integração esforçando por falar em espanhol. T.

Saludos y despedidas Fevereiro 22 de .Projetor. Recursos / . anotar e analisar com capacidades. Internet (usar o laboratório de Materiais computadores ou pesquisar em casa). . livro didático e mídia Necessários: oferecida junto ao livro e livro de teste DELE. base em suas . outros professores quais são as principais interesses pessoais e/ou qualidades e dificuldades dos alunos."2. Buscar aprender. Estratégia para potencializar Avaliação . dificuldades.0.5% Mi diccionario (criar um vocabulário pessoal com as palavras somativa.5% comportamento e participação na sala de aula: esforço por falar em Pode ser espanhol diagnóstica. caixas de som.5% Caderno formativa ou . .