Está en la página 1de 10

e-Sword

São muitos os softwares gratuitos que auxiliam o estudante no estudo das
escrituras, e como tal, já tive a oportunidade de conhecer diversos deles. O
que que mais usei foi o e-Sword, um projeto audacioso que colocou em um
só programa uma série de comentários gratuitos a disposição do estudante
de teologia. O pacote inicial do programa vem com apenas algumas das
ferramentas, que podem ser ampliadas quase que ad infinitum por outros
desenvolvedores, como o Bible Support. Além das ferramentas disponíveis
nos websites gratuitos, o e-Sword tem duas ferramentas que podem auxiliar
e muito estudante: Um editor de texto integrado ao programa que permite
ao estudante selecionar e colar direto dos comentários e outros livros
informações importantes para o estudo da passagem, e uma ferramenta de
pesquisa que permite ao estudante buscar palavras e frases em diferentes
versões das escrituras. Como o texto grego/hebraico não está
completamente taggeado, a ferramenta de busca é limitada a termos
específicos e a expressões exatas. O programa ainda não é capaz de
realizar buscas mais complexas, ou qualquer tipo de busca sintática, mas já
oferece um grande avanço aos websites gratuitos. De fácil customização, o
e-Sword foi um dos meus programas favoritos durante muitos anos.
theWord

assim como o e-Sword. o theWord tem alguns comentários mais recentes disponíveis para download. Infelizmente o theWord. o que faz com que a biblioteca disponível de modo gratuito seja significativamente ampliada. A equipe do theWord também oferece uma série de conteúdos pagos que podem ser adquiridos pelo estudante à medida que tem necessidade. Olive Tree Bible Software . Além das ferramentas que o e-Sword oferece. realiza apenas pesquisas mais básicas. que contém uma quantidade quase infinita de comentários e outros livros de teologia. Um desses é a série de comentários New International Commentaries. uma excelente série de comentários críticos que deveriam fazer parte da pesquisa do estudante das escrituras. mas o estudante pode encontrar nesses dois programas materiais de excelente qualidade para o estudo das escrituras. O melhor desses sites é o theWord Modules. Como acontece com o e-Sword. o theWord também conta com desenvolvedores extraoficiais que criam conteúdos para o programa.Outro programa similar a ao e-Sword que também vale a pena ser mencionado é o theWord.

L. sejam na falta de condições de realizar uma pesquisa mais complexa. Ainda assim. o que faz que a reflexão apresentada esteja largamente desatualizada. John Piper. como a biblioteca é vasta e são muitos os comentários disponibilizados para esse programa. Em geral. Em alguns casos. pode ser usado em diferentes plataformas (iOS. o melhor conteúdo do programa é pago. Torrey e tantos outros. Mac e PC). como D. John Knox. os módulos legais. mesmo na versão paga é bem limitada. Prós e Contras das Ferramentas Gratuitas Em geral. o estudante pode se beneficiar da possibilidade de comprar aos poucos os livros que precisa. é que as ferramentas de busca. alguns dos livros pagos nesse programa são gratuitos no theWord e e-Sword. e o estudante terá que desenbolsar uma boa quantia para ter acesso a algumas das ferramentas disponíveis para o programa. seria como estudar as . Infelizmente. as ferramentas gratuitas são limitadas. Infelizmente. o estudante também pode usar o conhecido Olive Tree Bible Software (OTBS).Além desses. e talvez em nada diferente das versões gratuitas do e-Sword e theWord. Outra limitação desse programa. C.Moody. R. O OTBS tem traduções mais recentes disponíveis gratuitamente além de diversos livros de autores conhecidos. Robert Mounce. Kindle. que além de fazer tudo o que o e-Sword e theWord. seja na atualidade dos materiais disponíveis para a pesquisa.A. Android. por serem de domínio público. são de livros que caíram em domínio público.

e fazer uso de tudo o que cada um desses programas e websites oferecem gratuitamente e de modo complementar: O que não tem num.escrituras há pouco mais de dois séculos atrás. ou traduzidas para o nosso idioma. ou de apresentar evidências que foram recentemente descobertas ou ainda de lidar com questões atuais da linguística. pois são pouquíssimas as ferramentas produzidas em portugues. sem excessão. Outra limitação brutal é que todos. gramática. Por outro lado. existem o conhecimento do inglês. Outro problema é que esses programas serve apenas como biblioteca virtual. Uma boa combinação desses programas dará ao estudante uma biblioteca teológica invejável. Accordance e Logos. Embora os recursos digitais sejam ainda mais acessíveis que o material impresso. e parte do trabalho e da pesquisa tem que ser feita manualmente. A quantidade de material disponível para esses programas e websites é incontável. esses programas possibilitam que o estudante tenha acesso a uma biblioteca virtual que antes seria apenas possível se o mesmo morasse em um seminário. A. certamente tem no outro. mas as três principais são: BibleWorks. mas que os livros mais antigos não tem condições de lidar com questões que são importantes hoje. BibleWorks . sociologia e de tantas outras áreas do conhecimento que podem servir a reflexão teológica dos nossos dias. Isso não significa que os livros mais recentes são melhores. Os programas gratuitos tem suas limitações técnicas. grande parte do trabalho continua sendo do estudante. Além disso. 2. Ferramentas Pagas São muitas as ferramentas pagas. o estudante pode ter todas essas ferramentas ao mesmo tempo. que dificilmente serão superadas ou equiparadas às capacidades de outros programas pagos.

incluindo várias versões em português. O que é legal no BW é que os desenvolvedores vendem o programa basicamente pagando o preço dos royalities das ferramentas que usam para oferecer a pastores e estudantes de teologia o melhor programa pelo menor preço possível. ele precisará desembolsar muito mais do que o valor do BW. Com essa ferramenta.O BibleWorks (BW) é certamente a ferramenta com melhor custo benefício. Por exemplo. o que permite que o estudante faça pesquisas complexas. na sua língua materna e em tantas outras línguas que tiver interesse. O BW. mas um programa de exegese com o foco no texto das escrituras. sintáticas além de permitir o acesso a excelentes gramáticas gregas e hebraicas. o BW tem mais de 200 traduções disponíveis em mais de 40 idiomas. e o mais barato. o estudante consegue pesquisar com um clique o texto das escrituras no original. pois além de oferecer possíveis traduções . Caso o estudante queira comprar os mesmos livros e ferramentas dispoíveis no BW no Accordance ou Logos.’ não é uma biblioteca virtual. diferente dos ´concorrentes. O pacote inicial oferecido pelo BW é o mais completo entre os outros programas pagos. Para missionários que trabalham com tradução. o BW já vem com a Greek Grammar Beyond the Basics (Daniel Wallace) e Biblical Hebrew Syntax (O’Connor.00 (dólares!). Além disso. apesar de seu preço inicial ser de $389. além de mais de 50 versões dos textos originais das escrituras. Waltke) taggeados para facilitar a pesquisa dos mesmos. o BW é um tipo de ferramenta indispensável.

B. e com isso enriquece o estudo teológico do pastor. mostrando o texto de cada um deles com apenas um clique. Accordance . Ou seja. ele também integra uma série de léxicos que ajudam o missionário a avaliar contextualmente o sentido do termo. o BW também integra cópias digitais de todo o conteúdo do Center for Studies of the New Testament Manuscripts e o aparato crítico do Center for New Testament Textual Studies. como os escritos de Josefo (em grego e inglês). como por exemplo o Codex Leningrado taggeado com vogais. Entretanto. Também tem a versão Sinóptica dos Evangelhos. Na versão mais recente. o NA28. As possibilidades estão em muito além das capacidade dos programas gratuitos e oferecem ao estudante condições de uma pesquisa mais aprimorada. Para aqueles que apenas gostam da pesquisa teológica não irão encontrar no BW a melhor ferramenta. missionários e estudantes de teologia que tem condições de lidar com o texto bíblico no seu idioma original. já vem com uma série de textos importantes para a exegese das escrituras. senão necessário. O BW foi desenvolvido para pastores. Um estudante completamente leigo nas línguas originais ficará perdido com tantas possibilidades e provavelemente fará um investimento muito alto para deixar de usar as ferramentas de pesquisa que o programa oferece. missionário e seminarista. a Vulgata e tantos outros recursos (que podem ser vistos exaustivamente aqui). Como o BW é uma ferramenta de pesquisa de alto nível.para cada termo em um determinado texto. que o estudante tenha conhecimento técnico mais desenvolvido para conseguir fazer uso das ferramentas que o programa oferece. o BW oferece um rápido acesso a ferramentas sintáticas e morfológicas além de apresentar onde os Pais da Igreja usaram esse verso. os Targums que servem como referência para o entendimento de muitos dos textos das escrituras dentro e fora da tradição cristã. Para pastores que precisam extrair do texto o sentido do mesmo para suas pregações. é uma ferramenta que coloca diante do estudante ferramentas e informações essenciais para o estudo das escrituras à distância de alguns cliques. é fundamental. O BW também incorpora importantes textos para o estudo das escrituras. o Ralph’s LXX. que permite ao estudante analisar de modo paralelo os textos dos evangelhos sinópticos. dos Pais Apostólicos (em grego e em inglês).

e não é tão completa como aquela do BW. Entretanto. As diferentes coleções podem ser analisadas lado a lado (aqui) e o estudante pode planejar como pretende investir seus recursos. Alias. sendo que a coleção básica custa apenas $59. o Accordance permite que o estudante compre somente o que gostaria de usar. e os resultados são em geral extremamente acertivos.90. o que faz do programa muito mais acessível que o BW. O preço das coleções do Accordance são. precisará investir mais que o custo do BW. o Accordance não fica em nada atrás do BW. O Accordance também vem com um app . uma biblioteca inicial para a exegese do texto bíblico custa $299. Já no Accordance. o estudante sempre pode ampliar sua biblioteca com tempo. Entretanto. mais acessíveis do que a compra dos mesmos produtos individualmente. Entretanto. No que se refere as capacidades desse programa. o Accordance é vendido como diferentes coleções. o estudante pode comprar esses módulos apenas quando sentir que tais ferramentas lhes são úteis e necessárias.00 (Original Languages). são poucos os estudantes que querem iniciar seus estudos lendo Targums em Aramaico ou os Pais da Igreja em Grego. Por exemplo. o estudante deve estar ciente que se quiser uma biblioteca no Accordance paralela àquela que o BW oferece. como também uma biblioteca virtual (como o Logos). o que não acontece com o BW. a medida que sente necessidade (veja aqui). Entretanto. Diferente do BW. diferente do BW. No Accordance a customização é mais simples e eficiente e o acesso a informação mais organizado. o sistema de pesquisa do Accordance é mais simples que o do BW. pois é tanto uma ferramenta para a exegese (como o BW). o que faz com que o BW seja pesado demais para o orçamento do estudante. O Accordance também oferecedescontos para estudantes e professores. e permite que a compra seja feita em parcelas. sem dúvida nenhuma.O Accordance é sem sombra de dúvidas um programa entre o BW e o Logos. Pesquisas sintáticas complexas são realizadas com facilidade.

um guia exegético além de . O Logos certamente tem a maior biblioteca virtual e o que oferece o maior conjunto de ferramentas para facilitar o estudo das escrituras. assim como o BW. Logos Bible Software O Logos Bible Software é uma biblioteca virtual que também pode realizar pesquisas sintáticas complexas. na qual você pode adicionar centenas de comentários de excelente qualidade à medida que precisa ou pode comprá-los. o Accordance pode ser sua biblioteca virtual. mas é o mais complexo dos três. ao contrário do BW. Entretanto. como umpreparador de sermões. o Accordance exige que o estudante tenha um conhecimento mais do que elementar das línguas originais para fazer um bom uso das ferramentas de exegese que o programa oferece. como fazem os outros softwares. as versões mais recentes do Logos tem sido atualizadas para realizar o que nenhum outro software faz: com oBible Sense Lexical. e faz a bibliografia também de modo automático. o Accordance é sem sombra de dúvidas uma opção melhor que o BW. C. o Logos pode pesquisar conceitos além de apenas palavras específicas. e provavelmente o mais impreciso. É realmente útil e fácil de usar. Entretanto. Entretanto. O Logos também tem ferramentas extremamente úteis para a pesquisa teológica. o Logos permite que o estudante busque determinadas palavras e conceitos. Utilizando um sistema reverso interlinear. Para aqueles que precisam de livros para estudar e gostam de ter sempre por perto seus livros. O Logos se equipara em suas capacidades de pesquisa sintática com o BW e o Accordance. O Logos tem um sistema automático de citações que já inclui a nota de rodapé quando o estudante copia e cola uma determinada frase de um livro em um documento de word.gratuito para iOS e nele o estudante pode colocar grande parte da sua biblioteca. mesmo quando a palavra não é utilizada em determinados textos.

O preço do Logos é certamente alto. o Accordance se equipara ao BW. Entretanto. ficarão decepcionados com o mesmo. os livros doados são bons e valiosos. oferece o suporte necessário para o estudante analisar um texto exegeticamente. Como um programa de exegese e pesquisa. o programa em si é gratuito. se o estudante intentar comprar as coleções inteiras. o que em alguns casos. Além disso. Aqueles que gostariam de montar uma biblioteca virtual. e o estudante pode adicionar os livros que quiser a medida que precisar. Com o Logos. o programa oferece dicas. O Logos. O BW é o software que oferece a menor quantidade de opção de livros para serem adicionados a plataforma original. além de uma série de comentários do NT. A única coisa que esses programas tem em comum é o fato de que o bom proveito da ferramenta é dependente do inglês. Prós e Contras dos Programas Pagos É evidente que os programas pagos são superiores aos gratuitos. Aqueles que procuram por um excelente programa de exegese encontrarão no BW uma excelente opção. D. o Logos também oferece diferentes tipos de descontos. o estudante pode verificar a estrutura do texto com apenas um clique. que inclui 63 volumes. O Logos também está expandindo seu relacionamento com editoras brasileiras e pretende oferecer ainda mais livros no nosso idioma. A ideia das coleções é oferecer ao comprador uma quantidade grande de livros por um preço mais acessível que se comprados individualmente. O estudante que quiser montar sua biblioteca virtual encontrará no Logos a melhor opção disponível. o BW é certamente rápido e eficiente. o Logos mensalmente doa um livro da sua coleção. No que se refere ao BW o grande problema é o custo benefício. bem como estudar o sentido das palavras nos mais importantes léxicos disponíveis para o estudo das escrituras. Outra vantagem do Logos é que uma vez que o estudante tem sua versãogratuita e sua conta. e em geral. a maioria das coleções adiciona livros que o estudante jamais vai abrir. Entretanto. As ferramentas . o Logos é o único dos programas que já tem uma coleção para estudos em português. o custo do pacote básico do BW é certamente a mais barata dos três programas. O preço de entrada é muito alto em comparação com o Accordance e o Logos. Entretanto. No que se refere ao Accordance o problema é o custo dos pacotes. Por outro lado. mas cada um tem seus prós e contra. mesmo que o estudante não seja um perito nas líguas originais.permitir que o estudante pesquise sua biblioteca inteira com apenas um clique. Além disso. é motivo suficiente para não comprar as coleções. No que se refere ao desempenho. Por outro lado. mas como uma biblioteca virtual o Logos é definitivamente superior. entre eles os livros do Carlos Osvaldo (Foco e Desenvolvimento do Antigo e Novo Testamento). o preço de entrada é menor que o BW. através de menus (tipo dropdown) para facilitar a pesquisa realizada e permitir que pessoas sem conhecimento técnico pesquisem em nível acadêmico termos e expressões no texto original. por ter sido desenvolvido para pastores.

e a capacidade de customização é a melhor entre os três programas. aquele que quer fazer exegese de qualidade precisará ter ao menos dois desses programas: O Logos e BW ou Accordance. Agora. Accordance ou Logos. mas poderão vistar diversos artigos e vídeos para aprender a como realizer pesquisas mais complicadas. mas se eu puder deixar “meus pitacos. Aqueles que gostariam de fazer análises exegéticas encontrarão dificuldades. eis a questão? A verdade é que resposta a essa pergunta depende do que o estudante de fato precisa. o que multiplica as possibilidades de pesquisa do estudante. quem usa PC preferirá o BW (mesmo que o BW tenha uma versão para Mac). o Logos usa muito do processamento do computador e o deixa mais lento que o normal. Agora. o Logos é sem dúvida a melhor opção. e quem procura um programa para seus livros virtuais. O sistema de pesquisa exegética do Accordance é imbatível. expressão ou até mesmo uma referência bíblica. Nem todos estudantes das escrituras serão exegetas. precisarão investir uma boa grana em programas como o BW. Josefo ou outros documentos antigos. No fim das contas a decisão é sua. Baixe todos os livros gratuitos que puder. Por ser completamente interligado. enquanto outros o Logos. ou seu programa de exegese. bem como todos tem seus problemas. mas se equipara ao BW nesses quesitos. Nem todos precisam ler os Targums. mas guarde dinheiro para investir em sua biblioteca virtual. A diferença entre esses programas fica a critério do usuário: uns preferem o BW. É mais leve e mais rápido que o Logos. as versões gratuitas disponíveis na internet ou em programas sem custos serão suficientes. mas também uma biblioteca virtual optarão pelo Accordance. outros o Accordance. Aqueles que querem mais que um programa de exegese. 3. Em geral. Eu já acredito que eles são todos bons. Você não vai se arrepender! . aqueles que querem fazer exegese de qualidade e ter acesso a bons livros de pesquisa teológica (sem precisar morar numa biblioteca). O Logos funciona bem em ambas as plataformas. ao passo que a pesquisa comum permite que o estudante vasculhe toda a biblioteca em busca de uma palavra. O sistema de pesquisa exegética é mais lento e o menos efetivo. No que se refere ao Logos o problema é o preço e o desempenho do programa.exegéticas do Accordance são excelentes. A biblioteca virtual disponível do Logos é imbatível. Para esses. enquanto que usa Mac preferirá o Accordance (mesmo que o Accordance tenha uma versão para PC). E Agora!? O que fazer!? Comprar ou não comprar.” diria que vale a pena investir nesses programas. especialmente por que você não precisa deixar de usar as ferramentas gratuitas.