Está en la página 1de 11

banho de marinheiro e vela de boiadeiro

por Lucimar Dzioba de Araujo - sexta, 26 agosto 2011, 21:53
Olá Rodrigo!
Seria mais curiosidade....as ervas de marinheiro são as mesmas de caboclo
(calendula,alfazema,samambaia,salvia,guiné,alecrim e eucalipto) e o dia de vibração
tambem é o mesmo ( terça-feira ), essas duas linhas tem alguma coisa em comum?
Outra curiosidade é referente as velas usadas: no assentamento de boiadeiro é usada de
cor amarelo/preta e na oferenda e ponto riscado usadas vela laranja/preta, porque?
Axé - Lucimar
por Rodrigo Queiroz - sábado, 27 agosto 2011, 15:17
Olá irmão, salve!
Muito obrigado, você identificou um erro de diagramação.
Segue o banho e dia correto de marinheiros:
Sábado
Alfazema,
Erva Cidreira,
Anis Estrelado,
Jasmim,
Rosa Branca,
Eucalipto,
Sal Grosso
Quanto ao caso do boiadeiro o correto é vela laranja/preto
Obrigado
==
Re: FÓRUM DE DÚVIDAS 05
por Aldo Giovani Garcia - sábado, 27 agosto 2011, 22:47
OLA RODRIGO,
A MINHA DÚVIDA É A SEGUINTE; PONTO RISCADO; ASSENTAMENTO E
BANHO COM ERVAS
1 - PODEMOS COLOCAR UMA PESSOA, "PARENTE, CONHECIDO..."
DENTRO DE UM PONTO RISCADO?
2 - ASSENTAMENTO: PODEMOS USAR O MESMO ASSENTAMENTO PARA
O
CASAL, EX: MARIDO E MULHER?
3 - OS BANHOS, TOMAR NA CABEÇA??
por Rodrigo Queiroz - segunda, 29 agosto 2011, 14:36
Olá Aldo, salve!
1 - não pode colocar ninguém dentro, somente vc;
2 - pode ser assentamento para o ambiente, mas quem cuida é apenas um - quem fez;
3 - tomar na cabeça sim, ela faz parte do seu corpo.

03 ..(resumo). por Rodrigo Queiroz .Nisso o Preto-Velho se levanta e se apresenta como um homem jovem..? 02 .o que os levou até as trevas ? Dizer que Exu mora nas trevas e trabalha em função da luz me parece um castigo. mas que preferia continuar seu trabalho como Exu pois das vezes que esteve em terra não "cumpriu / aproveitou a oportunidade".Os Exus são espíritos que estão nas trevas em função da luz. com trajes brancos e diz que ele escolheu se apresentar como Preto-Velho pela humildade e simplicidade... Como que nas trevas eles conseguem ter bons olhos para trabalhar em função da luz. 14:38 Olá Rodrigo! Para as bicolores usar a predominante.Isso acontece nos graus Caboclo e Preto-Velho ? Isso é possível para as outras linhas ? Obrigada Axé . mesmo tenho 100% de certeza de que Exu é maravilhoso. 29 agosto 2011. 15:28 Salve Rodrigo.. tem uma passagem em que uma moça vai a um centro de Umbanda e encontra um Preto-Velho muito cansado.Assim como o Caboclo das Sete Encruzilhadas foi um padre em outra encarnação. seu jeito de falar com tamanha inteligência. Algumas perguntas envolvem outras linhas mas mesmo assim são pertinentes a aula em questão.. é possível que os Boiadeiros e as outras linhas de trabalho tenham vivido fora dessa realidade/desse arquétipo que hoje fazem parte ? Exemplo: que um Boiadeiro não tenha vivido no sertão mas "entrou" para esse arquétipo. o movimento astral está sempre “recrutando” novos espíritos para as linhas de trabalho ? Como é isso ?! Você recomenda algum livro a respeito ? 04 . falo disso na aula.Mesmo sabendo dos graus de evolução. como proceder na dificuldade em encontrar velas bicolores ou velas de cores específicas? Obrigado.Abraços == Dificuldade com velas bicolores por Rodrigo Flávio de Oliveira Miranda .. 29 agosto 2011.segunda.Ainda falando de evolução. 29 agosto 2011. Abraços == Boiadeiro / Evolução por Danaíra Santiago Mioni ... com trajes rasgados porém muito sábio.? 05 ... usar vermelho..Vejo esse caso como o do Caboclo das Sete Encruzilhadas que antes foi um padre.No livro "Encontros com a Verdade" de Elisa Masselli. Específicas tem sempre a substituivel. ex: vermelho/preto. e essa moça comenta que não compreende sua aparência.segunda.. branco. 10:46 Irmão. lá vão elas: 01 . os espíritos das outras linhas de trabalho podem vir a reencarnar ? Ou isso seria uma "regressão" ? Tenho essa dúvida pois no livro do "Marabô" ele cita que ele teve mais oportunidades para reencarnar..segunda..

15:35 Olá Rodrigo!! Quando estamos fazendo o sinal da Cruz tem algum problema se no caso trocar a esquerda em primeiro e depois a direita? No material que você nós enviou... Uma palavra para este curso é prazeroso. mas para estas restaram algumas dúvidas e queria a confirmação com você. 5 . porem sem condições de ascensão vibratória. 30 agosto 2011. os Orixás. a sua direita e a sua esquerda e peço-lhe em nome do meu pai Obaluayê que abra o seu lado sagrado para mim.Sim é possível.Exus podem reencarnar como processo evolutivo. pode sim. Abraços por Danaíra Santiago Mioni .. 2 . Um abraço Danaíra == Cruz por Marcos Antonio Cabral Junior . 30 agosto 2011. o seu embaixo. 13:16 Olá Danaíra.. 30 agosto 2011.eu sempre vou voltar no assunto dito em aula para que não fiquem dúvidas ! rs Já li o Guardião da Meia Noite. vamos lá: 01 .. 3 . 17:51 Salve Rodrigo ! Obrigada pelas respostas ! Sei que o conteúdo das minhas dúvidas foi dito em aula.terça. Leia A Redenção e Guardião da Meia Noite. 29 agosto 2011. comentei isso em aula.terça. está escrito assim eu saúdo o seu alto. desconheço literatura. vou providenciar A Redenção. está me acrescentando muito muito muito de uma forma especial..por Rodrigo Queiroz .Exu é o grau de espíritos caídos por conta própria que já se redimiram e estão positivados. Que Deus te abençoe. espíritos do nível 1 a 3 podem reencarnar para lapidar questões mais específicas e por intenção.Sim. os de nível 4 adiante só reencarnariam pode missões.segunda.Sim é constante.. 4 . muito Axé.. 13:17 . sempre que fazemos o sinal da cruz temos que dizer essas palavras? Axé a todos Marcos Cabral por Rodrigo Queiroz .terça.

Rodrigo == Re: FÓRUM DE DÚVIDAS 05 por maria jose martins malavasi . Axé Mazé por Rodrigo Queiroz .terça. embora muito próximo (densidade) de nós encarnados. 1. conforme vc. você assistiu o vídeo? Aguardo.. 18:49 Rodrigo.. Rodrigo. é um grau acima de Exu? 3.quarta. O grau boiadeiro. 10:54 Prof.. 30 agosto 2011. 19:09 Salve Sacerdote Rodrigo. comentei tudo isso em aula. li que boiadeiro é um grau intermediário para os Exus que conseguem evoluir. Todo Exu teria que passar pelo grau boiadeiro para ascender a outro grau? 2. Está muito acima de mim. Costumamos observar o comportamento das pombogiras e comentar sobre sua luz. Uma pombogira uma vez falou pra mim acerca de uma "mana" sua. mostrou na aula! Ficou muito legal e fortaleceu minha conexão com Yemanjá no momento em . 13:18 Olá Elizabete.Olá Marcos. Uma padilha é uma pombagira.quarta. 29 agosto 2011. Abraços == Re: FÓRUM DE DÚVIDAS 05 por Elizabete Garcia . No material que vc mandou. E tbm pode evocar outro Orixá. salve! Irmã.terça. 31 agosto 2011. 12:56 Naturalmente irmã! Rodrigo == Re: uso de conchas para marinheiros por cristine branco . 31 agosto 2011." Isso significa dizer que vai chegar uma hora que essa pombogira evolui tanto que deixa de trabalhar na linha de pombagira e passa para outro grau? Obrigada.segunda. Gostaria de saber se posso fazer os pontos riscados no piso do jardim. salve! Pode sim. "Ela é muito mais evoluída do que eu. 30 agosto 2011. por Rodrigo Queiroz . Certo? Como pode essa mesma padilha ser uma cigana? 4. e disse. segundo a "sabedoria popular" só se usa conchinha para Yemanjá. então. Fiz a taça com agua e sal e conchinhas para Yemanjá no meu congá doméstico. 1. sem cobertura.

.terça... ok? Você acredita em azar??? Me explique o que é isso. c... corais etc. qualquer elemento marinho. bacana vc... ou não é recomendável? tem gente que diz que marinheiro acredita que conchinha do mar traz azar.. Pessoalmente entendo "azar" como aquele carinha do desenho animado que anda com uma núvem em cima da cabeça soltando raios e trovões o tempo todo. na Bahia a cultura popular faz muita referência ao fato que pegar "concha" do mar de Yemanjá traz mal algouro/fechamento de caminhos até que o subtrator devolve a concha à Yemanjá e peça desculpas pela subtração indevida. 13:25 Salve Irmão! Sobre os marinheiros. conchas. 2. 31 agosto 2011.. Segundo me foi ensinado no candomblé angola as riquezas do mar são somente de Yemanjá e ela não aceita que seus "bens" segam retirados de seus domínios... obrigada pela orientação! rsrsrs.. que se resolve no terreiro. 6 setembro 2011. ter feito menção à questão do "azar" contida na minha dúvida sobre as conchinhas. eu amo!!! ) obrigada.... eu comecei meu desenvolvimento na linha cruzada umbanda/candomblé angola (mais candomblé que umbanda).. ((sera?) porque eu tenho uma coisa inexplicável com conchas do mar.. A menina que trabalha comigo. == Marinheiro por Rodrigo Flávio de Oliveira Miranda .quarta... e sempre peço como lembrança de viagem para os amigos. por Rodrigo Queiroz . posso usar conchinhas no assentamento dos marinheiros. .quarta. Rosinha da praia e a Caboclinha do Mar ADORAM conchinhas. por cristine branco .. e não acredito em azar propriamente dito e sim em obsessão de origem interna ou externa. só nele. Abraços Re: Azar.que fiz.. 31 agosto 2011. gostaria de uma explicação: concordo com o que falaste acerca dos exageros na incorporação (o exemplo dado do soluço foi ótimo!). 18:01 Pai Rodrigo. claro que pode.. Agora eu tenho conchinhas até. 12:58 Olá Cris Irmã. axé.

porém. mas pode naturalmente ocorrer a intenção da entidade para um maior envolvimento/aproximação. falando mais claro.quarta. principalmente após a ingestão do álcool (claro. salve! É confuso determinar. para alcançar o ponto necessário no consulente. tudo dentro do respeito). As dúvidas: a) necessàriamente Exu. fazendo graça. 15:07 Olá Leonardo. Li o teu livro "A Redenção" e fiquei com uma dúvida. que a linha dos marinheiros trabalha muito o emocional e. salve! Chegará uma hora que o espirito não terá esta opção. 31 agosto 2011. ficou claro? Abraços == Re: FÓRUM DE DÚVIDAS 05 por maria jose martins malavasi . 31 agosto 2011. nos trabalhos. Grande abraço == Evolução por LEONARDO COOPER . no decorrer da gira.. precisa passar para o grau Boiadeiro? ou . Vimos que Exu pode galgar evolução. costumam "quebrar o gelo" se utilizando do "balanço do bêbado". agindo dessa forma? É recurso da entidade ou animismo/mistificação do médium? Abraços por Rodrigo Queiroz . mas sim muito conscientes. bem como água e óleo.quarta. não sendo assim espíritos com pouca evolução. um questionamento: percebi. Tranca Ruas das Sete Encruzilhadas é um comandante e tem um grau elevado. parece-me muitas vezes um animismo saudável.quarta.Resta.. Às vezes. mesmo com os médiuns. mas gostam de trabalhar nas Trevas. até mesmo falando com a língua enrolada. certo? Ele poderá ir para a Luz como boiadeiro e assim por diante. costumam ir mudando a postura. Como fica essa forma de alguns marinheiros brincarem com a consulência e. passando para o grau Boiadeiro. O Sr. 31 agosto 2011. para deixar de trabalhar na Treva a serviço da Luz. 31 agosto 2011.quarta. 22:51 Salve Sacerdote Rodrigo Queiroz. existirá uma mudança vibratória. 13:39 Olá Rodrigo. ou galgar uma evolução na linha de Exu e continuar nas Trevas a serviço da Luz? Pergunto porque em alguns livros há relatos de espíritos com possibilidades de ir para Luz. Mas. por Rodrigo Queiroz . 15:03 Olá Rodrigo.

salve! Ze da Peixera e baiano de fato Mas e possivel vir lampioes na gira de baianos. nem na comunicação. nem na forma de trabalhar). sertanejo mas vem na linha dos baianos? Grata Axé Mara Carvalho por Rodrigo Queiroz . Conhecimento e Luz. 11:57 Olá Mazé! Sendo assim. Mazé por Rodrigo Queiroz . 16:35 Ola Mara. Sendo impertinentes as dúvidas.quinta. Rodrigo. normalmente. minha convivência com a palavrinha NÃO é tranquila rsrsrs Axe. 5 setembro 2011.segunda. mas se puder responder agradeço. ainda assim pode estar na condição Exu? Perdão Mestre. 16:36 . (Exu) sem no entanto participar dos serviços junto ás Trevas? c) Exu que não mantem mais o Arquétipo (nem na postura física. mas isso nao os torna da linha dos baianos Abraços == Encantados por Renato Cairolli . sei que aqui não estamos em Curso de Exu.segunda.? E as aulas digitadas quando vao ser colocas na plataforma? obrigado Renato Cairolli por Rodrigo Queiroz . 14:59 Olá. 5 setembro 2011. 1 setembro 2011.. responderei esta questão quando falarmos da linha de exu. por exemplo Zé da Pexera vem na linha dos baianos podemos dizer que ele é cangaceiro. mantendo sua condição de Guardião.quinta.quinta. salve irmão Pode acontecer de entidades como Maria Bonita e Lampião virem na linha dos baianos.. 1 setembro 2011. Quando for disponibilizado serei a primeira a fazer inscrição. 1 setembro 2011. Abraços == Re: FÓRUM DE DÚVIDAS 05 por Mara Lucia Carvalho . 16:20 Gostaria de saber em que aula vai falar da linha dos Encantados.b) Exu pode evoluir e trabalhar sòmente a serviço da Luz junto aos encarnados.

para piratas é a mesma cor ou acendemos vela bicolor azul/preta? Aproveitando o tema. 18:08 Nunca ouvi falar de Piratas na umbanda. 9 setembro 2011. me tire uma dúvida. isso para marinheiro azul/preta é o ideal.. Abraços por Renato Cairolli .. 22:20 Olá Rodrigo1 A vela fica dentro do pote com sal grosso e agua. 09:21 Eu nao sei muito bem oque seria as linhas por isso gostaria de mais informaçoes sobre elas .lucimar por Rodrigo Queiroz .. tem algum problema acender no altar em casa? Axé . eu dei uma rapida leitura no livro "Encantaria Brasileira" e o que entendi é que ela é uma linha muito sutil e pouco conhecida nao sei expecificar mas nada sobre ela você conhece???? teria algum material que poderia me ajudar?? obrigado por Rodrigo Queiroz . salve! Encantados é o termo usado no tambor de mina e outras vertentes afro brasileiras em relação aos espíritos comunicantes nestas religiões. 15:12 Olá. 11 setembro 2011. 9 setembro 2011.domingo. geralmente fica de tres a quatro dias queimando nessa cor. 09:11 Olá irmão. 11 setembro 2011. Sugiro que faça Teologia. salve! O que seria "linha dos encantado"? Assim que vamos recebendo as digitaçoes vamos publicando.terça. isso mesmo == piratas por Lucimar Dzioba de Araujo ..sexta.domingo. 6 setembro 2011.. Pode ser no Congá sempre que for aceso para a direita. Não é tema do nosso curso. 10 setembro 2011. a cor preta é absorvedora. quando acendemos vela para os guias bicolor que metade é preta. fiquei em duvida. Abraços == Pontos riscados por Ana Paula R.Lucimar por Rodrigo Queiroz . 09:12 Olá Lucimar. 17:27 Olá Renato. . começa em Janeiro de 2012 Abraços == assentamento de marinheiro por Lucimar Dzioba de Araujo . 11 setembro 2011.sexta.Ola Renato. Para marinheiros acendemos vela bicolor branca/azul.domingo. para mim foi novidade. AXÉ .. irmão Rodrigo. Morais ..sábado.

ao trocá-la há alguma oração específica? E se a bebida apresentar sinais de mofo depois de algum tempo. 16:04 Olá Marcus. 19 setembro 2011. depois de alguns dias a vela apaga. 20:06 Feito o assentamento. salve! Ao trocar vela. Abraços == Re: FÓRUM DE DÚVIDAS 05 por Marcus Ribas . 18 setembro 2011. ok? Nada impede de na ativação você direcionar a atuação do ponto para as pessoas. 19 setembro 2011. ou animal doméstico que precise de emanaçoes de saúde. ou apenas ele não servirá de ajuda a outra pessoa. uma criança. No caso do líquido apenas descarte. Que Olorum o abençoe. Se um guia indicar que alguém entre daí é outra história. disse que sentiu as energias fluindo pelo seu corpo e sentiu-se melhor. Gostaria de saber se mais alguém que precise daquela energia pode entrar também: por exemplo. Como ela entrou depois de mim as energias emanadas pelo ponto deixaram de atuar sobre mim e ficaram apenas nela? Ou tudo foi dividido por dois? Sei lá. ou um familiar que precise de ajuda espiritual etc. que em resposta a um dos irmaõs. 17 setembro 2011.segunda. faça sua oração pessoal. agora li. 10:44 Boa tarde irmão. Aguardo seu retorno. podemos trocá-la antes de acender uma nova vela? Coloquei minha esposa dentro do ponto riscado.segunda. animais. e aguarde para renovar quando foi acender a vela.num dos videos você falou para ficarmos de 15 a 20 minutos dentro do ponto riscado. ninguém fora você pode entrar no ponto . por Rodrigo Queiroz . 16:01 Olá irmã. somente quem está recebendo a vibração do curso está autorizado a entrar no ponto. Abraços == Re: FÓRUM DE DÚVIDAS 05 por João da Matta e Silva Neto . isso me deixou confuso.domingo. Serve sim para sustentação de gira. vc disse que só nós poderíamos entrar. poderia ser usado por duas pessoas ( eu e minha esposa ) ou mais ou cada um tem que fazer o seu. energia de boidadeiros. lugares.sábado. 16:08 Olá João. energizar a gira em sua magnetização. O que fiz foi errado e tenho de refazer o ponto. Obrigado por Rodrigo Queiroz . Abs. . E se este ponto serve somente para a pessoa entrar sobre ele ou também apos feito em um dia gira de boiadeiros. por Rodrigo Queiroz . no caso minha esposa? O curioso é que ela entrou. Gostaria de saber se este ponto riscado ao qual vimos em aula. 19 setembro 2011. serviria para sustentar.segunda. irradiar.

=S Pode existir essa interação? Como posso explicar isso? Ou ainda. 10:43 Rodrigo. muda a ordem.terça. envolvendo outras pessoas.sempre veio junto com Baianos. posso acender a vela palito ou não é necessário? Re: FÓRUM DE DÚVIDAS 05 por Rodrigo Queiroz . 20 setembro 2011.quinta. 6 outubro 2011. ou trocar a água e o sal grosso? Nos assentamentos normalmente coloca-se uma vela de sete dias. eu costumo no dia indicado para cada entidade. Se a vela de 7 dias do assentamento estiver acesa. então temos este zelo. não é necessário. 20:10 Irmão. usando-se as sete ervas mencionadas.quinta. 22 setembro 2011. Abraços == Banho de marinheiro por Rodrigo Flávio de Oliveira Miranda . no banho de Marinheiro..terça. fiquei com 2 dúvidas: 1 .. 20 setembro 2011.A vela bicolor nos pontos riscados pode ser substituída por velas de 1 só cor? E . 14:29 Olá João. o que prevalece é a entidade trabalhando. Mas como este exercício já entra no campo do atendimento. uma vez que usamos também o sal grosso? Abraços por Rodrigo Queiroz . Caso você incorporado e o guia colocar alguém no ponto. 20 setembro 2011. 10:34 Sobre o assentamento dos Marinheiros: quando baixar a água colocada na cumbuca. trabalho com um e. inclusive. devo recolocá-la apenas. Pode recolocar umas 2 vezes.terça. olá! Depois dessa aula.. ok? Grande abraço == Re: FÓRUM DE DÚVIDAS 05 por João da Matta e Silva Neto . como você comentou que Maria Bonita vem na linha de Baiano. é possível tomá-lo da cabeça aos pés. acender uma vela palito.A autorização para entrar no ponto é apenas para quem está recebendo a vibração do curso. 23:03 Neste caso pode sim irmão Axé == Cangaceiros X Baiano ou Boiadeiro E Vela Bicolor por Fabi Cardoso ..Sempre vi Cangaceiro na linha de Baiano. pode ter Lampião na linha de baiano também? 2 . Na prática nada de mal acontecerá e naturalmente coisas boas fluirão. às vezes quando ele vem trabalhar .

sábado. mas ainda continuo em dúvida. 2 . 14:47 Irmão. este espírito terá que passar.Tem que ser gradual. 14:44 Olá Fabi As linhas podem interagir normalmente. Marinheiro) e quando continuar evoluindo passará por algum grau do nível 3 e. para um do nível 4 (Caboclo. salve! Sei que nos fóruns já foram dadas algumas respostas neste sentido. um Boiadeiro (nível 1) quando evolui passa necessariamente para algum grau do nível 2 (por exemplo. se quiser continuar integrando o Movimento Umbanda Astral. quando este Boiadeiro evolui para o nível 2. Preto Velho. 2 .Vide o gráfico Abraços .sábado. obrigatoriamente. 1) Quando um espírito que atue nas linhas de trabalho da Umbanda ascende evolutivamente. Preto Velho ou da Linha do Oriente? Como isto se processa? 3) Existem. por isso desculpe-me pela ignorância e insistência.Sim.porque usar bicolor? Obrigada e abs! por Rodrigo Queiroz . salve! 1 . mas cada um é cada um. Baiano. 18:17 Olá Rodrigo. por Rodrigo Queiroz . é um a um. posteriormente. e vela bicolor é simbólico.Pode sim usar de uma cor. 6 outubro 2011. Abraços.Será alocado em linhas de trabalho pertinente na ocasião 3 . Abraços == Re: FÓRUM DE DÚVIDAS 05 . linhas de trabalho em nível hierárquico acima de Caboclo e Preto Velho? 4) Quais são as linhas de trabalho do nível 3? Muito obrigado pela compreensão e paciência.quinta. 8 outubro 2011.NÍVEIS EVOLUTIVOS DAS LINHAS por Marcel Andriolo Ramos . o s Mestres de Magia 4 . ele “será” Baiano ou Marinheiro? E quando chegar no nível 4. ou poderá pular algum nível e ir direto de um grau do nível 1 para um grau do nível 3? 2) Se for como sugerido acima. 8 outubro 2011. não se pula nível. Oriente). por cada um dos níveis superiores existentes? Por exemplo. “será” Caboclo. na Umbanda.