Está en la página 1de 5

Deveres do secretrario as ala

Secretário da Ala
Toda ala deve ter um secretário qualificado e operante. Ele é recomendado pelo bispado e é chamado e
designado, por imposição de mãos, por um membro da presidência da estaca. Deve ser portador do
Sacerdócio de Melquisedeque e ser digno de ter uma recomendação para o templo.
O secretário da ala é treinado pelo bispo e pelos secretários da estaca e trabalha sob a direção do bispado.
O bispo pode encarregá-lo de responsabilidades como as descritas nesta seção. Podem ser chamados
secretários adjuntos da ala para ajudar (ver o item 13.4.3).
Para outras responsabilidades do secretário da ala, ver Manual 2, item 4.6.4.

Responsabilidades Referentes à Manutenção de Registros
O secretário da ala auxilia o bispado nos assuntos administrativos. Mantém um registro das designações
dadas e das decisões tomadas nas reuniões de liderança da ala e também lembra o bispado dos assuntos
que precisam ser acompanhados ou reexaminados posteriormente.
O secretário da ala (e os secretários adjuntos da ala designados para isso) prepara os registros e relatórios
da ala. Isso inclui os registros financeiros (ver capítulo 14), os relatórios de progresso de membros (ver o
item 13.5), os registros de membros (ver o item 13.6) e os registros históricos (ver o item 13.7). O
secretário da ala certifica-se de que os registros e relatórios estejam corretos e completos e que sejam
enviados dentro do prazo.
O secretário da ala (e os secretários adjuntos da ala designados para isso) reúne-se regularmente com o
bispo para examinar os registros e relatórios. Ele fornece informações tiradas desses materiais para ajudar
os líderes a identificar (1) as necessidades dos membros e das organizações; (2) a disponibilidade de
recursos, como, por exemplo, recursos financeiros e portadores do sacerdócio; e (3) as tendências e os
pontos fortes e fracos.
Ao preparar os relatórios de progresso dos membros, o secretário examina as informações fornecidas
pelas organizações da ala para certificar-se de que estejam corretas e completas. Ele resolve os problemas
relacionados à manutenção de registros antes de entregar os relatórios ao bispo. Trabalha diretamente com
os secretários para resolver pequenos problemas e discute os problemas mais graves com o bispo ou, a
pedido do bispo, com o líder da organização.
O secretário da ala deve familiarizar-se com os programas de manutenção de registros dos sistemas
computadorizados da Igreja, onde houver. Ele ou um secretário adjunto da ala fornece catálogos de
membros, listagens e listas de frequência para o bispado e para outros líderes do sacerdócio e das
auxiliares.
Quando solicitado, o secretário da ala ou um secretário adjunto da ala fornece aos membros uma cópia de
seu respectivo Resumo de Ordenanças Individuais para os registros pessoais deles e para ajudá-los a
acessar os serviços de história da família e outros serviços da Igreja. Ele deve imprimir esses resumos
usando o programa computadorizado de manutenção de registros da Igreja. Nas áreas que não tiverem
esse programa, ele pode solicitar as cópias ao escritório administrativo designado.
Outros deveres referentes à manutenção de registros que o bispado pode dar ao secretário da ala ou a um
secretário adjunto da ala incluem:

Ele deve ser portador do Sacerdócio de Melquisedeque e ser digno de ter uma recomendação para o templo. Ao treinar os secretários adjuntos e outros secretários. conforme a necessidade. por um membro da presidência da estaca ou por um sumo conselheiro designado.7.4 e 6. os relatórios de progresso de membros (ver o item 13. por imposição de mãos.6) e os registros históricos (ver o item 13. 4. 13. o bispado pode designar para eles as diferentes áreas de manutenção de registros da ala. Registrar as informações dos conselhos disciplinares da ala (ver os itens 6.24).1. Se um secretário adjunto da ala ficar designado para as finanças.10. 2. dos grupos de sumos sacerdotes e das auxiliares. Treinamento de Manutenção de Registros O secretário da ala coordena o treinamento de manutenção de registros dos secretários adjuntos da ala e dos secretários dos quóruns. como os registros financeiros (ver capítulo 14). Preparar o formulário de Líderes Apoiados para a conferência da ala. por imposição de mãos.1. ele precisa ser portador do Sacerdócio de Melquisedeque.10. os registros de membros (ver o item 13. 2. o secretário da ala deve ajudá-los a compreender como as informações contidas nos registros e relatórios podem ajudar os líderes.4. O bispado também pode designar um secretário adjunto da ala para familiarizar-se com o material da Igreja e para saber como pedi-lo aos Centros de Distribuição da Igreja. 3. . por um membro da presidência da estaca ou um sumo conselheiro designado. 1. Ele assegura-se de que os secretários recém-chamados sejam treinados e que os secretários recebam treinamento. sempre que um programa de manutenção de registros da Igreja for implementado ou atualizado e quando os registros não estiverem sendo preenchidos corretamente.4 Secretário Executivo da Ala O secretário executivo da ala é recomendado pelo bispo e chamado e designado. Assegurar-se de que os certificados de bênção. 3. Fazer a manutenção e atualização do site da ala. e ordenação ao sacerdócio sejam entregues aos membros da ala e que essas ordenanças sejam pronta e devidamente registradas. Registros Históricos da Ala Ver o item 13. Esses irmãos devem ser portadores do sacerdócio e ser dignos de ter uma recomendação para o templo. Esse secretário coordena o trabalho de ajudar a informar os membros da ala da existência desses materiais e como adquiri-los. Os secretários adjuntos da ala trabalham sob a direção do bispado e do secretário da ala.5). batismo e confirmação. 4.11).7). se a ala tiver um site aprovado pela Igreja (ver o item 17. 13. Se forem chamados secretários adjuntos da ala. Eles são recomendados pelo bispado e chamados e designados.3 Secretários Adjuntos da Ala Um ou mais secretários adjuntos da ala também podem ser chamados.4.

Também identificam os membros que estão se aproximando da idade em que podem receber ordenanças. O secretário da ala e o secretário executivo da ala assistem a essa reunião. planejam maneiras de fortalecer as pessoas e famílias e avaliam os quóruns.5 Líderes do Sacerdócio e das Auxiliares Os líderes do sacerdócio e das auxiliares supervisionam a manutenção de registros de suas organizações. Pode ser auxiliado pelo representante da Liahona e por outras pessoas indicadas pelo bispado. Pode ajudar o bispado com assuntos do seminário e do instituto.2). Ele coordena os assuntos da ala entre o bispado e outros líderes. 13. os membros do bispado debatem em conselho os assuntos da ala. A pedido do bispado. Reunião do Bispado O bispado geralmente se reúne pelo menos uma vez por semana. os membros do bispado identificam os membros a serem chamados para servir na ala.1 e 11. Nessa reunião. quando for encarregado disso.4. Avalia a situação do ensino familiar na ala com o bispado. Outras pessoas podem ser convidadas pelo bispo para essa reunião. Eles podem designar os secretários para fazer grande parte desse trabalho sob sua direção. Reúnem-se regularmente com os secretários para garantir que os registros estejam exatos. como a matrícula dos alunos (ver os itens 11. as auxiliares. Ele reúne-se com o bispado e prepara a agenda das reuniões. quando necessário. Também informa ao secretário executivo da estaca quando houver membros que estejam planejando entrar para as forças armadas.5). Também pode auxiliar na integração dos trabalhos do conselho da ala e do comitê executivo do sacerdócio.O secretário executivo é um assistente administrativo do bispado. cartas e comunicados da Igreja. O secretário mantém um registro das designações dadas e das decisões tomadas. Durante essa reunião. ele acompanha a execução das designações dadas nessas reuniões (ver Manual 2. dos líderes da Igreja e dos manuais. Ele mantém uma lista atualizada de nomes e endereços dos membros da ala que servem nas forças armadas e distribui essa lista para o comitê de bem-estar da ala. e . Também planejam como implementar os ensinamentos das escrituras. inclusive as ordenações do sacerdócio. os programas e as atividades. Se for designado para isso pelo bispo. 4. coordena o trabalho de promover a assinatura das revistas da Igreja e ajuda os membros a receberem a bênção de ter as revistas da Igreja em casa.6. completos e sejam entregues dentro do prazo previsto. Ele marca compromissos para o bispado e também distribui prontamente publicações. Também é membro do comitê executivo do sacerdócio da ala e do conselho da ala.

o secretário da ala.quais irmãos serão recomendados ao presidente da estaca para ser ordenados élderes e sumos sacerdotes e para servir como missionários. o secretário da ala. Outros itens da agenda para essa reunião podem incluir prestar contas de designações. O comitê executivo do sacerdócio se reúne regularmente para tratar de questões referentes ao sacerdócio. planejar reuniões. Os membros do conselho da ala se esforçam para ajudar as pessoas a fortalecer o testemunho. o secretário executivo da ala. o secretário executivo da ala. receber as ordenanças de salvação. Por uma questão de conveniência. Quando necessário. Os líderes do sacerdócio e das auxiliares também têm a responsabilidade específica de zelar pelos membros de suas organizações e de fortalecer cada um deles. a presidente da Sociedade de Socorro. o líder de grupo de sumos sacerdotes. o líder da missão da ala. o líder da missão da ala e o presidente dos Rapazes. Zelar pelo bem-estar dos membros da ala é uma responsabilidade geral de todos os membros do conselho da ala.4 Conselho da Ala O conselho da ala inclui o bispado. o líder de grupo de sumos sacerdotes. pode ser benéfico para o comitê executivo analisar previamente alguns assuntos que estarão na agenda do conselho da ala. o presidente do quórum de élderes. A maioria dos assuntos específicos de cada organização do sacerdócio ou auxiliar deve ser abordada pelos líderes na própria organização. Contudo.3 Comitê Executivo do Sacerdócio O comitê executivo do sacerdócio da ala inclui o bispado. 4. a das Moças e a da Primária e o presidente dos Rapazes e o da Escola Dominical. o comitê executivo pode reunir-se imediatamente antes da reunião do conselho da ala. guardar os convênios e tornar-se seguidoras consagradas de Jesus Cristo (ver Morôni 6:4–5). De modo geral. o presidente do quórum de élderes. o conselho completo da ala aborda somente os assuntos que (1) requerem a coordenação entre as organizações. o bispo pode convidar a presidente da Sociedade de Socorro para participar de algumas reuniões do comitê executivo do sacerdócio da ala para discutir assuntos confidenciais referentes ao bem-estar e coordenar as designações do ensino familiar e das professoras visitantes. . ou (3) são de interesse da ala como um todo. ele não precisa abordar assuntos que serão discutidos no conselho da ala. (2) são beneficiados pela discussão e pelo empenho conjunto do conselho. examinar o calendário e o orçamento da ala. Normalmente. e não por todo o conselho. Além .

disso. . cada um dos membros do conselho da ala pode abordar assuntos de natureza delicada ou confidencial em particular com o bispo.