Está en la página 1de 33

1

Sumário
O QUE É ASTROLOGIA
KÁRMICA.................................................................................02
INTERPRETAÇÃO DOS
DECANATOS............................................................................03
PLANETAS EM MOVIMENTO
RETRÓGRADO.............................................................12
OS PLANETAS E SEUS SIGNIFICADOS
ESOTÉRICOS................................................13
OS
ELEMENTOS....................................................................................
.............................13
SIGNIFICADO DE PLANETAS
CONFINADOS...............................................................16
SIGNOS
INTERCEPTADOS.............................................................................
..................17
OS NODOS
LUNARES........................................................................................
...............19
SATURNO ......................................................................................
.....................................
A XII CASA - EXPERIÊNCIAS MAIS IMPORTANTES NA ÚLTIMA
VIDA...............
VERTEX..........................................................................................
.....................................

1

2
ASPECTOS COM
VERTEX..........................................................................................
.......
VERTEX NOS
SIGNOS.........................................................................................
...............
VERTEX NAS
CASAS...........................................................................................
...............

ASTROLOGIA KÁRMICA

2

3
Os efeitos das experiências em últimas vidas são pronunciados em
aspectos importantes da existência atual, influenciando nos interesses,
hábitos e fobias. A causa destas tendências escapa-se freqüentemente
às explanações convencionais.
A Astrologia Kármica examina as conexões possíveis com as vidas
passadas, especialmente a ultima existência, usando os métodos
astrológicos. A intenção deste tipo de astrologia não é fornecer uma
interpretação completa de uma carta natal, mas para desenvolver uma
perspectiva especial.
A Astrologia Kármica, por ter um enfoque espiritual, serve como
ferramenta para encontrar determinadas chaves da vida que no
princípio são escondidas geralmente na maior parte das vezes.
O conceito do Karma freqüentemente esta associado somente as
conseqüências que recebe a pessoa pelos erros cometidos no passado,
idéia que é separada completamente da etimologia do sânscrito da
palavra do Karma: ação. A partir daí se pode obter a idéia da açãoreação, na qual como sabemos é uma lei que se dá no mundo físico. O
universo deve circular e tudo o que nós nos emitimos retorna a nós,
mas mais do que nada como uma lei universal cuja razão seja acordar
nossa consciência.

INTERPRETAÇÃO DOS DECANATOS
3

podendo em alguns casos. A presença do Sol indica um carma positivo em vidas passadas. se você soube utilizar sua autoridade natural. muito firme e ambiciosa. Precisa estar em constante movimento.4 Cada signo de 30° contém três decanatos de 10°. Oferece a lição da ousadia. De qualquer forma. planeta regente do signo de Áries. você nasceu entre às seis da manhã e seis da tarde é uma pessoa extrovertida. Já se nasceu entre as seis da tarde e seis da manhã é uma pessoa muito profunda e não gosta de mostrar logo a sua necessidade de liderar. da impulsividade e da estratégia com motivação a uma ação dinâmica. É uma clara indicação de que você concluiu com sucesso uma missão no passado e agora se encontra pronta para iniciar um novo ciclo. Você é um ariano típico porque este decanato é regido por Marte. Se por exemplo. ÁRIES 1° DECANATO: MARTE/ ÁRIES Ação puramente instintiva que leva à auto-percepção. você está cheio de energia e de garra para começar um novo empreendimento. Sendo este o primeiro decanato. quer gratificações sexuais sem preocuparse muito com o parceiro. ter o Sol como regente juntamente com Marte é muito bom e indica uma pessoa que será muito firme em suas decisões e também com grande vontade para se destacar. uma nova vida. Apresenta-se ao mundo de forma dramática. mas a posição de Marte no seu mapa astral é que determinará basicamente suas chances de sucesso e a bagagem cármica que se traz. A posição do sol no mapa astral nos dará mais informações sobre o que você fez. Portanto. isso significa que você está iniciando um novo ciclo encarnatório (já que nas últimas vidas conseguiu encerrar um ciclo de aprendizado). 2° DECANATO: SOL/ LEÃO Oferece poder de continuidade à impulsividade de Áries: porem mais obstinado. firme ou arrogante para ganhar o reconhecimento social. Essas subdivisões realçam com precisão o significado pleno de cada signo. O sol também indica vidas passadas tanto sob o corpo feminino quanto masculino. ser famosa. para conquistar o lugar que acha que merecer. ainda que em vidas passadas recentes a pessoa tenha vindo mais sob um corpo de homem do que de mulher. Encara a vida corajosamente. 4 .

quer aprender. Pode também ter havido algumas vidas curtas. tios ou vizinhos. a pessoa é curiosa. Mente de negociante. Isso significa vidas passadas muito voltadas para o corpo. 3° DECANATO: SATURNO/ CAPRICÓNIO 5 . Isto significa que você é uma alma antiga. É claro que o posicionamento de Vênus nos dirá mais claramente qual é a situação. Luta verbalmente mais para proteger sua segurança. porem. do magnetismo e da sensualidade. para as artes e a beleza.5 3° DECANATO: JÚPITER/ SAGITÁRIO Fornece otimismo. mentalmente alerta e pode ter talento para o ensino. Assim nessa vida. Critica. 2° DECANATO: MERCÚRIO/ VIRGEM Propicia interesses intelectuais e discriminação de valores Mente mais desenvolvida. pode ser. tornando-a forte e dominadora. O posicionamento de mercúrio por signo nos dirá como essas tendências se manifestaram. Mercúrio também indica carma com primos. Um homem taurino do 1º decanato pode ser considerado um tanto feminino ainda que seja completamente normal. O segundo decanato é regido por Mercúrio. que em vidas passadas se envolveu com a religião e com o estudo das grandes filosofias de vida. Quer segurança financeira. O posicionamento de Júpiter nos dirá qual tipo de carma que se traz. Há uma grande atração pelos relacionamentos quando se tem Vênus como regente de decanato. do charme. TOURO 1° DECANATO: VÊNUS/ TOURO Oferece a lição do amor. Aumento da expressão pessoal. expansividade. Decide devagar. Quer afeto tangível. O taurino do primeiro decanato é regido por Vênus. para escrever. lealdade. Isso significa que pode haver carma de relacionamentos predominando em sua vida. Júpiter lida mais com o carma coletivo do que realmente o carma pessoal. para a estética. irmãos. É uma clara indicação de uma última vida feminina e de predomínio de vidas passadas como mulher. demasiado rígido. Também não aprecia discussões e desarmonia. Possessividade e ciúmes. é intolerante com estupidez. estudar. o que indica uma vida passada em que se recebeu algum tipo de instrução. para a oratória e para representar.

Você tem talento artístico ou em vidas passadas foi um artista. seu objetivo é aprender o máximo que puder para que possa aprofundar sua missão nas próximas vidas. 6 . você é uma alma antiga. o planeta do carma. É uma pessoa responsável e se ainda é jovem. Como Mercúrio é relacionado com irmãos. Nesta vida. pratico. e às vezes. Ás vezes recorre a pequenos truques para que possa conseguir o que deseja. Mente inquieta. indicando um carma de relacionamentos. podendo. Prefere um relacionamento onde haja conversa. o que lhe confere vivacidade. Assim. facilidade para administrar bens e muita capacidade para trabalho. 3° DECANATO: URANO/ AQUÁRIO Propicia originalidade de idéias. mas também ambicioso para fins egoístas. Mente imaginativa. excentricidades e humanitarismo. Nessa vida. impertinente ou inclinada a enganar e trapacear os outros. Por isso. Pelo lado negativo pode ser uma pessoa fofoqueira. Versatilidade. se considera um tanto sem sorte. primos. Este decanato é regido pelo planeta Vênus. Você é regido pelo planeta Mercúrio. tudo para você ocorre de forma lenta. ser dispersivo. GÊMEOS 1° DECANATO: MERCURIO/ GÊMEOS Comunicativo e curioso em relação a variados assuntos. Este decanato é regido por Saturno. Alegre. O posicionamento de Vênus nos dirá mais sobre seus relacionamentos passados. Você possui sabedoria. tios e vizinhos. esperteza e facilidade em se comunicar. paciente. deve procurar ser menos dependente de seus parentes. mas está repassando nessa vida lições que já deveria ter aprendido. Fornece forte ambição social. porém. mas evasiva. mas pouca profundidade ou firmeza. No entanto. perspicácia. da sensualidade e da diplomacia. você pode ter elos cármicos com eles. trocas mentais. Metódico. O posicionamento de saturno por signo nos dirá mais sobre as lições não aprendidas. deve buscar ser bastante correto nos relacionamentos. com certeza é considerado maduro para sua idade. Provavelmente é uma alma jovem que recentemente iniciou algum aprendizado.6 Lição de maturidade. O signo em que Mercúrio se encontra dará mais informações sobre seu passado cármico. perfeccionista. 2° DECANATO: VÊNUS/ LIBRA Oferece a lição do charme. amigável.

além de seus talentos. Intuição. 7 . Pelo lado positivo. É inteligente. através de seus talentos tecnológicos e de sua inteligência. são pessoas que sabem ouvir. inventivo. Também é uma indicação clara de algum tipo de iniciação anterior e de conhecimento sobre a natureza mágica e talvez mau uso do sexo. apaixonada pela tecnologia e pelo ensino. É uma alma antiga. mas bastante inovadoras. aconselhar. Pelo lado negativo. A presença da lua neste decanato mostra um relacionamento cármico com a mãe ou como mãe e vidas passadas predominantemente femininas. Este decanato é regido pela lua. O posicionamento de plutão nos dirá mais sobre o carma que elas carregam. As pessoas deste decanato são almas antigas e que carregam um tormento interior por causa de vidas passadas tumultuada. Ás vezes são populares e conseguem mudar a comunidade onde vivem. CÂNCER 1° DECANATO: LUA/ CÂNCER Oferece a lição da sensibilidade emocional. você é muito voltado para o futuro. Mente inovadora ou excêntrica. gênio ou louco. As emoções são intensas e vigorosas. Nessa vida procurará transformar a sociedade em que vive.7 Instabilidade. podem ser um tanto acomodadas e sonhadoras. As pessoas deste decanato são muito femininas. Vive no passado. Certo materialismo e possessividade também estão presentes e estas pessoas passarão por muitas transformações emocionais nessa vida. Materializa relacionamentos ou quer ser protegida e cuidada. Este decanato é regido pelo planeta plutão e por marte. está sempre procurando novidades e adora a vida urbana. desconsidera idéias dos outros. voltadas ao lar e à família. No geral. É importante ter segurança domestica. O posicionamento da lua no mapa nos dirá mais sobre a natureza desse carma 2° DECANATO: PLUTÃO/ ESCORPIÃO Oferece a lição do primeiro contato com o inconsciente. com o objetivo de derrubar uma mente muito estreita. maneira de falar aberta e inconvencional. Este decanato é regido por Urano. apoiar e estimular os outros a irem em frente. da fecundidade. Você tinha como obrigação cármica nascer nesse século. O posicionamento de Urano nos dirá mais sobre o carma coletivo ou social que a pessoa traz consigo. Podem ter participado de eventos históricos perturbadores ou contribuído para que um grupo social sofresse. Intuição forte.

pode haver um vínculo cármico bastante forte com ele. Oferece a lição da autoridade. o que faz com que os cancerianos deste decanato sejam intuitivos. Pelo lado positivo. de forma digna e leal ou ostentador e pomposo. dificilmente terá problemas materiais e com certeza fará algumas viagens proveitosas que ampliarão seus horizontes mentais. Também pode ter havido alguma vida em que se deteve algum tipo de liderança sobre uma comunidade. O posicionamento de júpiter dirá mais sobre o seu carma. absorvendo as emoções alheias como uma esponja. Nessa vida deverá continuar com o crescimento espiritual e a continuar levando positividade aos outros. portanto para esta vida certa facilidade. No entanto. da autovalorização e de autoestima. Estão na verdade terminando um pequeno ciclo cármico e por isso passarão por certas dificuldades na vida ou problemas de saúde. autoconfiante e orgulhoso.8 3° DECANATO: NETUNO/ PEIXES Sensível e compassivo. Oferece a lição da expansividade construtiva. se Júpiter estiver retrógrado ou mal aspectado você pode ser um tanto arrogante e pomposo. Em vidas passadas conseguiu concluir com eficiência sua missão de vida e trazem. Como o Sol se relaciona com o pai. Este decanato é regido pelo Sol. Oferece a lição da persuasão. 3° DECANATO: MARTE/ ÁRIES 8 . Este decanato é regido por Júpiter. O posicionamento de Netuno nos dará mais informações sobre o carma netuniano que possuem. religiosos e com poderes de cura. LEÃO 1° DECANATO: SOL/ LEÃO Digno. São pessoas melancólicas. sonhadoras e sentem saudades de uma vida passada que consideram perfeitas. o que é excelente. O posicionamento do Sol no mapa astral indicará mais as áreas de vida em que a pessoa traz um talento. Este decanato é regido por netuno e por júpiter. pois acha que tudo tem de cair do céu. Expande nobremente. Realmente você teve abundância material no passado e apoiou alguma religião. 2° DECANATO: JÚPITER/ SAGITÁRIO Fornece adaptabilidade e visão ampla sobre os objetivos da vida.

você veio com o objetivo de desenvolver uma maior autoconfiança. No passado pode ter tido algum problema mental. mas com certo talento artístico. ao lado de uma necessidade de independência. Oferece a lição da consolidação objetiva de estruturas materiais existentes. consistente nos seus desejos e ações. escritor ou professor. porque você traz um carma nessa área. Você foi uma pessoa inconseqüente em seus atos. Nessa vida. pois dá importância a tudo que ocorre a sua volta. indicando que você foi uma pessoa instruída no passado. desenho ou teatro. deve combater o pessimismo e a dificuldade em colocar em prática seus projetos. da liderança e da estratégia como uma ação dominadora. indicando que você é uma alma antiga.9 Fornece coragem e iniciativa. É fiel e bastante confiável nos relacionamentos. Oferece a lição de organizar as coisas como julga mais adequado organizando as coisas de forma mais adequada possível. 3° DECANATO: VÊNUS/ TOURO Propicia sociabilidade e satisfação no trabalho. Na verdade. Na verdade é uma pessoa profunda e metódica. Também é possível que tenha tido numerosas vidas. oratória. Pode ter tido talento para a escrita. Oferece a lição da tomada de consciência dos limites e a utilização sistemática dos recursos para melhorar o presente. VIRGEM 1° DECANATO: MERCÚRIO/ VIRGEM Analítico e discriminador em relação à evolução pessoal. Age passionalmente. O posicionamento de Vênus por signo nos dirá mais sobre o seu carma. Pode ter sido um pesquisador. Este decanato é regido por Mercúrio. tios e primos tende a ser um tanto cármico. O relacionamento com irmãos. tendência à depressão ou cometido suicídio. 9 . Este decanato é regido por Saturno. Nessa vida. Nessa vida você deve procurar se especializar em alguma profissão 2° DECANATO: SATURNO/ CAPRICÓRNIO Fornece potencial de organização e objetivos sociais bem definidos. mas um tanto curtas. Oferece a lição da impulsividade. deve buscar ser mais sincero nos relacionamentos. Não quer ficar pra trás.

No entanto. devem buscar trabalhos relacionados com a escrita e a comunicação. Estas pessoas são inteligentes e bastante comunicativas. Vênus lhe dá um corpo e um rosto agradável e às vezes extremamente bonito. Podem ter mais de um casamento ou algumas amizades coloridas. dotando de consciência social e gosto pelas mudanças. Este decanato é regido pelo planeta Urano. você teve uma boa cultura e trabalharam politicamente. mas ser excessivamente vaidoso. escritor. expansivo. O signo em que se encontra mercúrio nos dirá mais sobre o carma que a pessoa traz. Oferece a lição do esforço mental para buscar o equilíbrio diante das exigências sociais. Oferece a lição do sucesso social. jornalismo. O relacionamento com irmãos. primos e tios é carmicamente positivo. Nessa vida. Não gosta de ficar parados e sempre está atrás de novas idéias e novas abordagens. Deve aprender a discernir o luxo da necessidade. O posicionamento de Vênus nos dirá mais sobre seus talentos. Oferece a lição companheirismo e a harmonia nas relações. Assim. O posicionamento de Urano por signo nos dirá mais sobre o carma que se traz. Você traz para essa vida bom gosto. No passado. Este decanato é regido por Vênus. Nos relacionamentos. editor. indicando que houve estudos e aprendizados no passado. relaciona-se facilmente com as outras pessoas num nível pessoal. planeta do amor e da arte.10 LIBRA 1° DECANATO: VÊNUS/ LIBRA Interessado na harmonia e no equilíbrio entre si mesmo e os outros. Pode ter talento artístico. 2° DECANATO: URANO/ AQUÁRIO Sua mente é estimulada por interesses originais. deve aprender a não ser arrogante nem convencido. tendem a ser aberto. ensino. por exemplo. No entanto. em vidas passadas você foi uma pessoa muito romântica e tinha dons artísticos. podem ser fofoqueiras e excessivamente curiosas. ESCORPIÃO 1° DECANATO: PLUTÃO/ ESCORPIÃO 10 . Este decanato é regido por Mercúrio. mas um tanto independente. 3° DECANATO: MERCÚRIO/ GÊMEOS Adaptável. uma certa sorte no amor e doçura. como.

mas deve aprender a utilizar melhor o poder psíquico que possui. da transformação e da investigação do mundo interno e externo. grandes iniciados. Este decanato é regido por Netuno. bruxos. que pode envolver perdas e certo sofrimento. dotando este grupo de muita intensidade emocional. Oferece a lição da intensidade manifestando a capacidade de assumir o controle exercendo o próprio poder sobre o meio ambiente. Possui uma memória excepcional. O posicionamento de Netuno nos dirá mais sobre o carma que carregam. Você é muito intuitiva. podendo experimentar os altos e baixos da vida. Como Netuno se relaciona com religião. mais particularmente com a experiência da maternidade e com a mãe. Oferece a lição da transcendência ultrapassando a experiência comum através da revelação. Oferece a lição do encanto e das emoções expressivas que possa criar um elo emocional favorável a todos os envolvimentos. Muito talentosa. Indicio de que está passando por uma intensa depuração cármica. Na verdade. Sua vida será estranha e ligada a acontecimentos mágicos ou coletivos. é uma pessoa com grande capacidade de regeneração e pode mudar a vida dos outros (tanto para melhor quanto para pior). portanto dos três decanatos o que possui menos carma. Este decanato é regido pela Lua. Isso ocorre. Nessa vida. Este decanato é regido por Plutão e por Marte.11 Intensamente emocional. mas pode ser insegura emocionalmente. deve evitar os esquemas vingativos. porque no passado foi uma pessoa ambiciosa e que pode ter prejudicado alguém com seus planos maquiavélicos. sendo. é bem possível que tenham sido inquisidores. o carma relacionado com a Lua é o de família. mostrando que você está perto de eliminar um carma que a atormenta há algumas vidas. O posicionamento de Plutão nos dirá mais sobre o carma que carregam. 2° DECANATO: NETUNO/ PEIXES Envolvimento intenso na ajuda aos outros e consciência das obrigações espirituais. sensitiva e um tanto impressionável. Pelo lado positivo. a possessividade e o ódio. Nessa vida. deve aprender a promover a paz no lar e a ser menos desconfiada nos relacionamentos. 3° DECANATO: LUA/ CÂNCER Fornece amizade e simpatia quando se envolve. SAGITÁRIO 1° DECANATO: JÚPITER/ SAGITÁRIO 11 . O posicionamento da Lua por signo ou por casa nos dirá mais sobre o carma que o nativo carrega.

Oferece a lição da autoconfiança exigindo liberdade para se expressar de acordo com seu código pessoal de comportamento. dotando-lhe de bom humor. ter problema de peso ou excesso de idealismo. 2° DECANATO: MARTE/ ÁRIES Fornece originalidade e liberdade em termos de expansão. traz uma paixão pelas viagens e pelos esportes. Em vidas passadas. Este decanato é regido pelo Sol.12 Anseio impaciente de se expandir. 3° DECANATO: SOL/ LEÃO Fornece estabilidade e incorpora intenção pessoa a atividades de expansão. possui muita sabedoria interior e pode ser um excelente pai de família. Oferece a lição da expansividade e da moralidade expressando a sua personalidade de forma grandiosa e marcante. teve instrução religiosa e certa abundância material. este poder foi mais de caráter espiritual. De certa forma. Este decanato é regido por Júpiter. Deve evitar o jogo. vigor e otimismo. Nessa vida. o fumo e a bebida. Isso ocorre. o excesso de comida. porque no passado. Nessa vida. Oferece a lição da originalidade e da individualidade. Pode ter vivido na alta sociedade ou ter tido o poder nas mãos. CAPRICÓRNIO 1° DECANATO: SATURNO/ CAPRICÓRNIO 12 . Se por exemplo. dotando-o de coragem. Deveria ter uma profissão que o permitisse estar sempre ao ar livre ou se divertindo. Já se nasceu entre as seis da tarde e seis da manhã. porque no passado é quase certo que pecou por algum desses itens. O posicionamento de Júpiter nos dirá mais sobre o carma que se traz. indicando que você é uma pessoa espiritualmente desenvolvida. possui grande chance de subir na vida e às vezes possui muita sorte. você é muito extrovertido e orientado para seus objetivos. Nessa vida. otimismo e generosidade. você é uma fonte de luz e inspiração aos outros. você concluiu muito bem a sua missão de vida. nasceu entre as seis da manhã e seis da tarde. Pelo lado negativo pode ser um tanto esnobe. O posicionamento de Marte por signo em seu mapa astral dirá que tipo de pessoa você foi. Você é alegre e jovial. Este decanato é regido por Marte.

tios e/ou primos. Há carma de relacionamentos. Este decanato é regido por Saturno. Pode ter tido vidas passadas em que foram dominados ou viveram sob condições pouco 13 . 2° DECANATO: VÊNUS/ TOURO Abranda a aspereza de Capricórnio ao mesmo tempo em que propicia forte determinação. Oferece a lição do domínio pela autodisciplina e pela organização metódica do seu ambiente. É uma pessoa profunda e fiel quanto aos seus pensamentos. fortemente individualista inventivo. Geralmente o relacionamento com os pais é cármico e a pessoa sofre um pouco na infância por causa do seu excesso de maturidade. deve aprender a se soltar mais. indicando que você é uma alma antiga. O posicionamento de Mercúrio nos dirá mais sobre o carma que você traz. Oferece a lição da determinação. Deve ter cuidado com a fofoca e com as depressões mentais que às vezes o atingem. Pode ter facilidade em enganar ou trapacear no jogo e nos relacionamentos. Oferece a lição da autoridade. Em vidas passadas. se sente só e pode ter tendência a depressão. O posicionamento de Vênus nos dirá mais sobre o carma que se traz.13 Prático. porque você procurou explorar financeiramente seu cônjuge. Este decanato é regido por Urano. Nessa vida. você pode ter tido algum bloqueio mental ou um grande desejo em aprender que não foi realizado. Ás vezes. é o menos preso ao passado e realmente tem como objetivo se libertarem de um passado opressor. De todos os signos do zodíaco. Este decanato é regido por Mercúrio. deve aprender a ser fiel e constante em seus relacionamentos. 3° DECANATO: MERCÚRIO/ VIRGEM Fornece potencial de organização e acelera os processos mentais. Você é uma pessoa materialista porque no passado trabalhou bastante. dotando-lhe de um grande interesse pelas novas tecnologias e talento para utilizá-los de forma eficiente. Nessa vida. ambicioso e interessado nas realizações e no respeito social. O posicionamento de Saturno no mapa natal nos dirá mais sobre o carma que se traz. dotando-lhe de mais jovialidade do que dos primeiros decanatos. Traz uma certa sabedoria e conhecimentos filosóficos. AQUÁRIO 1° DECANATO: URANO/ AQUÁRIO Autoconfiante. Oferece a lição da compreensão universal da natureza. do tempo e da humanidade. Provavelmente há carma relacionado com os irmãos.

porque em vidas passadas pode ter cometido suicídio ou sofrido de depressões mentais. busca a liberdade a qualquer custo. A vida não será comum. O posicionamento de Vênus no mapa natal nos dirá mais sobre este carma. O posicionamento de netuno nos dirá mais sobre o carma que se traz. nessa vida. Oferece a lição da jovialidade e do desembaraço. Vênus também indica carma de relacionamentos. pode ter mais de um casamento nessa vida. Este decanato é regido por Netuno.14 favoráveis. Este decanato é regido por Mercúrio. Oferece a lição das experiências espirituais. 2° DECANATO: LUA/ CÂNCER 14 . Você é uma pessoa psíquica e intuitiva. No passado. Nessa vida. da dignidade e da integridade. sua principal missão será servir e curar os outros. mostrando um grupo mais voltado para a justiça e para a beleza. você foi iniciado em alguma sabedoria secreta. pois sempre os ventos de mudança estarão soprando em suas vidas. trazendo então para esta vida um certo carma religioso. deve buscar o equilíbrio mental. Oferece a ela mesma a lição da aceitação. Por causa disso. Assim. do significado da vida e da supremacia do espírito sobre a matéria. trazendo certa mediunidade. É também uma pessoa otimista e voltada para os prazeres. dotando-o de muita sensibilidade emocional. Este decanato é regido por Vênus. dotando-lhe de vivacidade. Nessa vida. O posicionamento de Urano nos dirá mais sobre o carma que este grupo traz. O posicionamento de Mercúrio por signo nos dirá mais sobre o carma que se traz. Está sempre querendo aprender e pode ter talento para escrever. 2° DECANATO: MERCÚRIO/ GÊMEOS Aumenta a curiosidade quanto ao insólito ou ao desconhecido. 3° DECANATO: VÊNUS/ LIBRA Fornece capacidade de trabalhar bem com as pessoas. As mulheres nascidas sob este decanato podem ser muito bonitas. PEIXES 1° DECANATO: NETUNO/ PEIXES Sentimentos de separação são dissolvidos a fim de contribuir para um todo mais amplo. inteligência e curiosidade. Também podem ter tido vidas curtas.

Dão excelentes curadores e médiuns PLANETAS EM MOVIMENTO RETRÓGRADO Um planeta retrógrado parece estar movendo-se para trás através do zodíaco. 3° DECANATO: PLUTÃO/ ESCORPIÃO Proporciona autocontrole e capacidade de resistência em relação aos compromissos. Devem buscar o autoconhecimento e o equilíbrio emocional. Este decanato é regido pela Lua. Em vidas passadas cometeu muitos erros. o objetivo e o subjetivo. da sensibilidade e da idiossincrasia. são muito intuitivos e psíquicos. 15 . JÚPITER R: tem dificuldade de expandir-se. para o sexo desenfreado e para a bebida.15 Fornece fortes qualidades simpáticas e capacidade de evolução num nível social. Nessa vida. Num enfoque de nível esotérico. pois desperdiça a vida. Oferece a lição da solidão. exageros sensuais ou financeiros. o pragmático e o ideal e ainda o intenso desejo de integrar essas aparentes contradições. mas agora está em uma fase de grande depuração. pois conhece o melhor e o pior da sociedade. Este decanato é regido por Plutão. VÊNUS R: negligencia com posses. Auto-indulgengia. Por outro lado. pode ser mais sonhador do que realizador. Possui uma memória extraordinária e deveria usar de seus talentos artísticos para subir na vida. No entanto. MARTE R: esforços rejeitados ou mal-empregados. são interpretados como traços difíceis trazidos de vidas passadas. é talentoso no lar e basicamente caseiro. Há carma de maternidade. Oferece a lição do relativo e o absoluto. nervosismo ou exige perfeição demasiada. MECURIO R: maneira de comunicar impraticável. dotando-o de muita intensidade emocional. dotando de uma ligação forte com a mãe e com as mulheres em geral. Os tormentos emocionais que traz pode fazê-lo resvalar para as drogas. Deve usar o que aprendeu. sujeito a acidentes. valores e afeto. Agressividade.

Possibilidade de fatalidades acha vida injusta.16 SATURNO R: dificuldade em aceitar responsabilidade por suas ações. um comportamento já conhecido. ou usa escapismos diversos: álcool. URANO: os aspectos de Urano vão sacudir aquelas situações que. portanto a própria reencarnação. mas vive a situação que criou. Os planetas e seus significados esotéricos Os planetas. Seu uso resulta na Lei de Causa e Efeito. URANO R: Dificuldade de fazer mudanças. droga. Os aspectos críticos de mercúrio podem indicar o mau uso do intelecto e da razão numa encarnação passada. Pensamento negativo. NETUNO: aspectos críticos de Netuno podem indicar assuntos que foram pervertidos no passado. 16 . Sente-se abusado ou acha que o mundo lhe deve algo. SOL: indica o caminho espiritual e a missão atual da pessoa. PLUTÃO R: precisa crescer. sujeito a condições estranhas e desilusões. MARTE: mostra o uso que a pessoa fez das suas energias em outra vida. É um planeta de transformação e. MERCÚRIO: mostra a capacidade de aprender e assimilar suas experiências passadas. que deixaram-se iludir. NETUNO R: fantasia para evitar problemas. VÊNUS: vai mostrar o que fizemos com os nossos relacionamentos em outra encarnação passada. Sua grande fonte é o seu próprio poder. JÚPITER: o signo onde está Júpiter mostra como a pessoa ganhou suas recompensas cármicas. precisam ser alteradas. PLUTÃO: Ele está no portal da vida espiritual. SATURNO: a localização de Saturno indica onde pode existir Carma acumulado. as suas posições no mapa e os aspectos que fazem indicam padrões de energias já conhecidas. LUA: É o fluxo do que a pessoa foi no passado. pois há risco de regredir. erotismo. Os aspectos críticos indicam as frustrações afetivas que tivemos. carmicamente.

e partindo do princípio que todas as coisas são formadas pelos quatro elementos. O fogo e o ar são ativos. Quando as coisas pioram. cheia de oportunidades a explorar. apanhar sol para restaurar suas energias no verão e suportar o inverno. otimismo. A água e a terra são passivos. o mundo da fantasia é real. A pessoa tende a ser por demais inquietas e ativas. Qualidades: Quente e Seca. Sentido dramático. fogo e ar. Fogo tem habilidade de criar alem das possibilidades. exageradamente preocupadas em fazer com que aconteça alguma coisa no mundo. podem dar origem a uma maneira extremamente insensível e rude. para a astrologia o homem. a pessoa poderá se “consumir” no fogo da sua própria atividade. Fogo demais A ênfase exagerada no fogo. Fé é a sua força e a sua bandeira. Seu plano é espiritual. Entusiasmo. Precisam viver fora de casa.17 OS ELEMENTOS Os quatro elementos fundamentais da Terra são: terra. Fogo demais pode levar a problemas no trato com os outros. Segurança demais lhe sufoca. portanto eis a cruz que caracteriza a manifestação da vida terrestre. Energia alta. pois a impulsividade. O Elemento FOGO. morar em cidades ou onde haja bastante atividade. rápida e grande talento para desfazer conexões. porque acredita me milagres: fé no futuro. espontaneidade. alegria. é um produto da Terra. Não é necessariamente a fé mística. da Natureza. negativos e noturnos. água. Leão e Sagitário a vida é um oceano de infinitas possibilidades. positivos e diurnos. não tem importância. que é um cosmos dentro do cosmos. mas no seu ideal. Para os signos de Áries. o egocentrismo e o desejo sem freios de agir diretamente. a vida é um palco. Falta de fogo 17 .

Touro. Uma forte ênfase em Netuno ou. leva muito tempo para sr superado. Terra tem medo da desordem. morar perto de plantas. Quando quer algo é determinada e vai até o fim. Materialista que não tem noção das suas ações.18 Quando a energia ígnea está faltando provavelmente a digestão será deficiente. não se sente bem em 18 . avarento. constante e calma. mas defende-se e protege o que tem. Virgem e Capricórnio compõem o elemento Terra. O Elemento TERRA Qualidades: Fria e Seca Energia concentrada. Eficiente. Interessada em produtividade. Sua maneira de se expressar é estável. dogmática. A falta de Fogo se manifesta como uma falta de animo e uma tendência a não confiar na própria vida. lenta e grande talento para desfazer conexões. possui grande paciência e uma forte ênfase em Marte ou no Sol poderá trazer alguma compensação. Os desafios assustam e qualquer problema mais grave. Fogo tem medo da ordem. ordeira. poderá ajudar a pessoa a dirigir o seu senso pratico de uma forma que a habilite a transcender as qualidades mais negativas deste desequilíbrio. que surge na vida. Pessimismo. não sabe prover suas necessidades básicas ou sobreviver. mas pouco flexível e sem imaginação. Muitas vezes a alegria de viver esta acentuadamente ausente e a pessoa é destituída de fé e otimismo. Falta de terra Fora de realidade. visão estreita. Quer suas satisfações. A Terra ignora as visões. A Terra precisa ter contato com a natureza. Terra demais Utilitário. podendo ser monótona e rotineira. os sonhos: é possessiva. conseguindo mais do que esperado. ate certo ponto em júpiter. é passiva. só se compromete com o que é possível. sem raízes ou lugar aonde pertencer. simplista. Contudo. entretanto. com o campo.

Pode ter problemas de articulação e de expressão. mudar de cenário. a mediunidade. Escorpião e Peixes levam consigo as características deste elemento. Libra e Aquário compõem o elemento da mente. Falta de Ar Irrefletido. Pessoas com o signo de Gêmeos. andar e falar. Ar demais Excesso de autoridade. ou silencia ou fala absurdos. Por isso é difícil a intimidade que lhe restringe. pouco sentimento. intimo. sujeito à exaustão. fora da realidade. se não controlam suas reações emocionais acabam passando por freqüentes instabilidades interiores. Por isso. 19 . Sua linguagem é a do coração. de preferência em lugares altos. o que significa sua sensibilidade e vulnerabilidade tão marcantes. Ar liga-se a tudo e a todos sem se envolver porque precisa de espaço. Por isso tem dificuldade de explicar algo racionalmente e se pressionado. rápida e grande talento para estabelecer conexões. não coopera. O Elemento ÁGUA Qualidades: Fria e Úmida Energia concentrada. precisa descansar. Planeta Mercúrio destacado compensa a falta de ar. O Elemento AR Qualidades: Quente e Úmida Energia alta. a fertilidade. lenta e grande talento para estabelecer conexões. não percebe nada. A Água pode ser simbolizada pela alma ou a emoção. dificuldade em se ajustar a pessoas novas ou coisas diferentes e novidades. Subjetivo. sem poluição. desligado. Devem viver ao ar livre. Planeta Saturno destacado compensa falta de terra. profundo. pois quer conhecer tudo. Para água só o sentimento é real.19 estruturas e organizações e entra no mundo da imaginação porque não aceita limitações. não conhece seu corpo e suas necessidades básicas. sistema nervoso frágil. Câncer. não sabe se relacionar. Água é o instinto.

mundo da fantasia: não vê a realidade. Tem muita consciência das necessidades de sobrevivência. difícil de expressar sentimento. O lado problemático deste tipo é que estas pessoas são motivadas por sentimentos. fazendo com que se apeguem demasiadamente ao passado e tenham medo do presente e do futuro. Parece frágil porque não costuma atacar. está presente na sua memória. absorvente. por temores. ser otimista: porque é sujeito a depressões. tem seus altos e baixos e não deve aborrecerse por isso. não se sentem bem se não estão suportando algum fardo. Falta de Água Pouca simpatia e compaixão. Insensível. carente. As características mais fortes desse tipo são: sagacidade profunda. Ênfase exagerada em Água e Terra. Deve viver perto da água. senão um dia explode. deve relaxar e deixar vir a dor. mas também vence a ultima batalha. bebê-la. 20 . É instável e inconsciente. quer no seu trabalho cotidiano. É preciso vencer seus medos. de segurança e da confiança que os outros depositam na sua solidez e no seu empenho. Água é excelente para trabalho psíquico e metafísico. emoções à flor da pele. desconfia de intuições. entrar dentro dela. Cheio de medo e apreensões. Planetas Lua e Netuno destacados compensam falta de água. medo de sofrer. de fato. Água demais Extremamente sensível. Existe também o medo de sofrer ou de ser aprisionado por algo. gravidade e auto-proteção em todas as atividades. magoas e indolências. Falta de Ar e Fogo. por necessidades de segurança. Cultiva tempestades emocionais. quer emocionalmente.20 Outra tendência é ser absorvente e querer viver através dos outros. O passado é hoje. Água é sentimento e afinal o sentimento nem sempre é uma coisa consistente e explicável. por hábitos e condicionamentos passados. Isso dá origem a uma tendência para manipular os outros com o fito de satisfazer a própria necessidade de segurança. Trabalham com afinco e. mas vida interior rica.

Pode gerar uma sensação de vazio interno num indivíduo que tem poucas metas em relação à vida. cheio de aspirações. Em geral não aceita suas próprias idéias. uma pessoa com pouca vitalidade. valores e aquisições que só têm significado real para a própria pessoa (como coleções que não implicam nenhum retorno futuro). VÊNUS CONFINADO = Poderá haver amores secretos ou platônicos. um Descendente em mesma situação revela desinteresse ou pouca consciência acerca do que afeta a terceiros). mas não a utiliza. pode ser um pouco alienada em relação a si mesma (um Ascendente desarmônico – ou seu Regente – revela uma pessoa que não se conhece direito. sua maneira de abordar a vida é todo realista e descobrem que precisam aprender sobre o lado sombrio da vida por meio de experiências difíceis e de desilusões. não conhece seu corpo e seus limites. Poderá ter uma personalidade mal estruturada. ou tem muita. que pensa positivamente e cujas intenções e motivos estão acima da critica. apática e desinteressada pela vida.21 Ênfase exagerada em Ar e Fogo. suas decisões. Pode sentir que nunca experimentou o amor verdadeiro. Como indicador de matrimônio pode-se esperar uma relação sem reciprocidade de sentimento. e isso a torna vulnerável. a experimentação é o ideal. MERCÚRIO CONFINADO = Sua capacidade de percepção e análise tenderá para o inconvencional ou original. de “representar” os papéis sociais com “personalidades” diferentes. Freqüentemente negligencia as próprias necessidades e sentimentos que poderiam trazer-lhes maior estabilidade e força interior. segundo as funções relativas às condições do meio) – mostra-se sempre a mesma. seus conceitos. dificuldades em expressar atitudes diferentes em meios diferentes (ou seja. predisposto a forte carência afetiva. Contudo. Para esse nativo o aprendizado direto não surtirá bons efeitos. Significado de Planetas Confinados SOL CONFINADO = A pessoa tenderá a ter pouca iniciativa própria ou a aproveitar mal a vida. 21 . Falta de Água e Terra É um idealista. tem pouca força de vontade. Apego a coisas inúteis ou a pessoas que não lhe trazem felicidades. Pode indicar presença de pensamentos obsessivos/compulsivos e a pessoa poderá sentir-se mal compreendida justamente por não saber se expressar devidamente e justificar suas idéias.

não tem nenhum alvo em específico em sua vida. Se aparece um signo interceptado. descrente e cético. nem facilmente percebidas. Podem criar frustrações devido à dificuldade de exteriorização desta atividade expressa pelo signo. qualquer tipo de deficiência ou repressão.22 MARTE CONFINADO = Revoltas ou agressividade sem motivos deverão surgir repentinamente (na maioria das vezes ele irá acumular a raiva até que esta exploda. sendo pior em casas de seu Exílio ou Queda. Poderá também achar que é uma pessoa com pouca “Sorte” e para a qual poucas oportunidades apareceram na vida. Pode ser um fatalista. Se uma oportunidade lhe surge ele tenderá a agarrá-la com tamanha sede que será capaz de atropelar todas as normas de conduta e ética que achar que são inválidas (de acordo com as outras disposições do mapa). SATURNO CONFINADO = Essa pessoa achará. JÚPITER CONFINADO = Poderá sentir-se oprimido. negligenciadas ou situações mal trabalhadas (para a Astrologia Kármica têm a ver com vidas passadas). mas também pode vir a tornar-se ódio contido). sendo inerte por natureza. de senso de responsabilidade e de conhecimento de seus próprios limites. É melhor se um dos signos estiver numa casa de sua Regência ou Co-Regência ou ainda de sua Exaltação. haverá fatalmente duas cúspides de 22 . tendo-se negligenciado as funções indicadas por esse setor. Signos Interceptados Apesar de freqüentemente indicarem um certo desequilíbrio e conflitos. Os signos interceptados costumam retratar uma certa carência interna. devido à falta de perspectiva que o ambiente oferece para manifestálos. os signos interceptados não expressam. sem perspectivas. mas informam sobre qualidades não desenvolvidas. algo que nos falta e nos incomoda e que estamos sempre procurando encontrar nos outros – o par de signos sofre um bloqueio tanto em nível de expressão quanto de percepção (que caracteriza a dificuldade de circulação do fluxo energético). pois não sabe esperar e amadurecer o que faz. É uma pessoa que não sabe como agir. as dificuldades partem das condições e situações externas (casas). especialmente se houver um planeta confinado. Carece de metodologia. apontando para atividades e comportamentos contrários à natureza ativa (dinâmica) do signo. Geralmente as circunstâncias ou situações a ele relacionadas não são objetivas. triste. súbitas reações agressivas são esperadas nesses casos. que o tempo é seu inimigo. necessariamente. certamente.

o Sul ou Cauda do dragão. Na interpretação do horóscopo o Nodo simboliza a ligação entre o presente e o futuro. É o ponto de encontro entre 3 elementos tão importantes em nosso horóscopo. tem o mesmo grau e minutos do Nodo Norte somente está o signo exposto a este. a Astrologia Kármica diz que esses setores mais curtos foram bem vivenciados em vidas passadas. ele é o ponto de encontro entre as relações de Causa e Efeito. onde a órbita da lua em torno da terra é cruzada com a órbita da terra em torno do sol. Estas são interpretadas como sendo áreas em que o indivíduo presta menos atenção. desde que o nó do descendente fala sobre nosso passado. OS NODOS LUNARES Os nós lunares indicam aqueles pontos no firmamento. ou seja. a Lua e o caminho aparente do Sol (eclíptica). O Nodo Lunar permanece em um signo durante 19 meses. Pelo qual nos guiamos. As duas interseções podem ser calculadas e estão em direções opostos dando forma à linha dos nós. O resumo de nossas experiências passadas está contido no Nodo. o Nodo é a primeira chave. ou podem ser indicadoras de estágios de desenvolvimento mais compacto. O Nodo Lunar fisicamente falando é um ponto equinocial é o elemento de ligação entre a Terra. Representa hábitos que não queremos deixar por razões de comodidade. compondo assim as “casas curtas” do mapa.23 casas em um mesmo signo. portanto de menor exigência para o desenvolvimento do indivíduo. e é colocado na carta (o Sul) em sentido contrário. 23 . a de como e porque de estarmos aqui. Na efeméride temos a posição do Nodo Norte ou Cabeça de dragão. visto que a amostra do nó ascendente a lição futura e principal que nós devemos aprender na vida atual. O princípio da reencarnação é ilustrado por esta linha central lunar. sintético. Nesse processo de evolução ao qual chamamos vida. ele é a transição e a mistura destes dois Nodos é a experiência do que fomos ontem e o descobrimento do que seremos amanhã.

O Nodo Sul é o nosso calcanhar de Aquiles. Para alguns. acumulados de outras vivências e não resolvidos. se a estrutura for firme e forte. hábitos. o homem está sempre descontente com as velhas maneiras e métodos de fazer as coisas e é com grande 24 . que na maioria das vezes.24 Portanto se analisarmos bem este elemento do mapa astral. é como um trampolim para o crescimento futuro. terão que lutar muito para modificá-lo e construir outro tipo de vida. mas. um magnetismo sedutor. para que possamos desenvolver e evoluir realmente. idéias. examinando os efeitos de tudo que criaram e permanecem presos dentro dele. O homem tende a permanecer nos modelos e hábitos passados como numa confortável situação em que tudo lhe é familiar. podemos obter respostas que nos ajudarão a encontrar nossa verdadeira posição nesta vida. é o nosso ponto vulnerável. é a nossa experiência ainda não vivenciada. Mas o Nodo Norte exerce um fascínio. cujos efeitos sentimos na vida atual. traz a vida presente por fruto de muita realização. a cada dificuldade que se consegue ultrapassar. É como que hipnotizadas. eventos e atitudes. permanecem no mesmo molde de comportamento e maneira de viver. pela vontade que este tem para desvendar o desconhecido. mais para os outros. Todas as pessoas querem saber sempre. para que possa progredir construindo e criando uma nova meta de vida. encontrados aqui no ponto Zenith do homem. podendo alterar muito pouco o futuro por estar preso arraigado à fundação daquilo que ele criou. Além do Nodo. Nodo Sul (a Cauda do Dragão) O Nodo Sul é simbolicamente o passado do homem. com centenas e milhares de anos de trabalho nele mesmo. é o conjunto de pensamentos. de tudo que é novo. o Nodo Sul pode limitar-nos. Segundo Martim Shumam: São os modelos de comportamentos profundamente arraigados. Para o indivíduo é um novo ciclo que irá viver e carrega por isto as apreensões do desconhecido. Apesar dos obstáculos. raramente param e olham o passado. Neste Nodo o indivíduo recebe mais ajuda cósmica. Nodo Norte (a Cabeça do Dragão) O Nodo Norte simboliza o futuro.

buscando Deus. a arquitetura. Às vezes em seu mundo interno a temperatura levanta.25 desejo de descobrir e explorar o mais alto potencial de seu futuro que ele procede e em cada degrau transposto. Você em horas precedentes ou últimas ele viveu em relação ao homem militar. O Objetivo do Nodo Norte é elevar-nos e através de uma espiral ascendente atingir a mais alta evolução. ele se sente melhor com ele mesmo. Nós carregamos uma memória kármica em nossa mente inconsciente. qual a não se manter acordado até o mesmo momento em que é emitido à ação. Alguns destes assuntos têm para você uma atração especial do ponto subconsciente da vista. que influencia o momento atual. mas evidente sua raiva é uma garantia de que internamente nunca para se render. repentino. o trabalho do metal. os mecânicos ou as aventuras de exploração desconhecida da terra. A CASA 12 NOS SIGNOS: Áries na casa 12: A impulsividade e as atitudes obstinadas podem gerar-lhe limitações e dificuldades. Quando nós diluímos às barreiras criadas pelo medo e por sentidos inconsciente da falha. Sua mente subconsciente sempre está movendo-se com plantas e estratégias novas. Na astrologia tradicional a casa XII representa seu Eu subconsciente. Quanto maior o número de planetas na casa XII. uma importância maior terá em sua vida e será necessária para refletir sobre seu significado. descobrimos que a rota ou a passagem para a transformação pessoal são além daquelas limitações velhas. Saturno CASA 12. Porém o homem não conseguirá atingir os objetivos da Cabeça do Dragão senão souber desligar-se dos hábitos e comportamentos negativos. EXPERIÊNCIAS MAIS IMPORTANTES NA ÚLTIMA VIDA. para quais é recomendável que canaliza aquelas energias para as atividades intensas. adquiridos anteriormente. 25 . Trabalhos profundos da psique de Su da maneira energética. evitando consequentemente a irritabilidade.

) são satisfeitos com a maneira confortável. mas isso parece-lhe como muito distante o poder fazer. Seus amigos tocantes e sensibilidade do fim da faceta mais encontram-se com somente o. querendo saber formulários novos e diferentes dos povos para pensar. etc. testa então e as limitações aparecerão. vestido. Você necessita a proteção e a tranqüilidade do repouso de modo que seus psique sejam equilibrados e no formulário bom. qual lhe produz às vezes determinado aceleração psíquico inconsciente. etc. Sua necessidade subconsciente grande da família não significa que você obtém o que você quer nesse campo de uma maneira fácil. tornar-se possessivo com coisas ou pessoas. Câncer na casa 12: Seu repouso é verdadeiramente seu “castelo encantado” e seu “santuário”. o mundo da coisa feminina. uniforme. Deve moderar uma inclinação natural adotar rotinas repetitivas ou. qual é algo muito distante. Gêmeos na casa 12: Você de uma maneira subconscious uma é atraído pelo mundo intelectual e da comunicação. Você é uma pessoa mais romântica de que declara na aparência e pouco por seus doçura e sentimentos bons serão expressos mais e para melhorar. qual não sempre a lhe ser fácil. Os psique profundos de alma trabalham relacionar-se de contínuo toda a informação que lhe vem da parte externa. então não mostra facilmente seus estados emocionais para a parte externa. entusiástico e sempre na batalha por algo ou por alguém. Touro na casa 12: Você de uma maneira subconsciente é atraído para o conforto material e a acumulação dos bens. A psique necessita do intercâmbio das idéias e dos pensamentos com os povos por meio da relação interpessoal. a costa e o mar. raciocine porque a diversidade dos pensamentos e de ocorrências originais é enorme. De modo que profundo seus psique sejam precisos estabilizado que as necessidades básicas (que alimenta. a alimentação. Em um momento ou em um ciclo precedente você poderia ter sido alguém relacionado às crianças.26 vibrante. sensualidade. casa. 26 . qual você pode observar em seus sonhos. Você necessita “falar sempre” com se e tem um talento intelectual potencial grande. Uma das razões que m s lhe requer que a energia interna é a dúvida e a necessidade a escolher entre dois ou mais tendências opostas.

de energia pessoal concentrada. mas não sem sofrer. O Vertex. O Vertex é chamado às vezes também o terceiro ângulo da carta. é sobre o destino. você pode começar o que você pede. 27 . O Vertex cai na maior parte entre as quintas e oitavas casas. sacrifício ou tragédia do potencial. pois é um ponto de ação. Estes são os preços de pedir demais no tempo errado. Os desejos e as esperanças podem ser cumpridos muito de uma maneira perversa. o Vertex e o Anti-Vertex (o ponto oposto do Vertex) indicam eventos kármicos na vida de um indivíduo a respeito da causa e do efeito. Astrologicamente. Ter cuidado do que você deseja para si. Representa uma instrução importante da vida. Seu ponto exato varia dependendo da data.27 Leão na casa 12: Vertex O Vertex é ficado situado no lado direito do mapa natal na seção ocidental da roda. Os relacionamentos pessoais são destacados especialmente O Vertex tem sido freqüentemente chamado de segundo Descendente. como muitas outras características astrológicas discutidas na Astrologia Kármica. do tempo e do lugar do nascimento do indivíduo. Este ponto consulta à interseção da eclíptica e ao vertical principal nos céu.

ou melhor. O Vertex divide o mapa em outras duas partes. O meridiano divide em duas partes. Deve ser usado como uma informação adicional aos relacionamentos pessoais. à direita e esquerda. a conjunção ou a oposição (pois seria uma conjunção ao Anti-Vertex). nos encontros ou decisões importantes da vida. algumas dramáticas. No mapa levantado para o momento de um eclipse ou lunação. Podem ser considerados os aspectos críticos feitos ao Vertex. conforme o local de nascimento. em alguns poucos casos nas Casas 4 ou 9. fatalidade. Isto é. encontros importantes em qualquer nível. O Vertex costuma atrair acontecimentos quando é acionado nas previsões ou no signo e casa onde ele está. maneira de atuar com os outros. 28 . são os aspectos mais importantes. O Vertex estaria ligado ao que poderia ser chamado de destino. Geralmente o Vertex cai entre as casas 5 e 8 do mapa. Ele ajuda a compreender certas coisas. criando os hemisférios oeste e leste. embora também possa ser encontrado. ou aproximadamente. que atraísse a pessoa a outras pessoas ou situações que deixariam marcas na vida. O ASC e o DESC são eixos criados pela intersecção do plano da eclíptica com os planos do horizonte e do meridiano. que é o oposto ao Vertex. Não é tão importantes quanto outros pontos de intersecção da eclíptica no mapa. O horizonte divide o mapa em duas partes. à sua expressão. Qualquer planeta colocado nesse eixo Vertex/Anti-Vertex influirá na expressão da identidade. com ASC/MC. em cima e em baixo. energia. embora seja uma posição mundana existente no gráfico astrológico. entretanto. Por isso. Geralmente são acontecimentos nos quais a pessoa tem pouco controle. frente e atrás. como por exemplo. respectivamente. também existe o Anti-Vertex. fica sempre no hemisfério oeste. relacionamentos. sejam com pessoas ou através de circunstancias de vida. o local onde está o Vertex pode acionar acontecimentos dessa área. criando os hemisférios sul e norte.28 O Vertex não é um ponto básico do mapa.

entre envolvimento e desligamento e assim deve ser interpretado conforme as casas e signos onde caírem.29 A casa onde o Vertex cai é menos importante do que o planeta que lhe aspecta. é o conflito entre independência e dependência. Sob outro ponto de vista. parceiros em geral. inclusive as relações mais compromissadas. os relacionamentos atraídos pelo Vertex podem trazer aprendizado. embora com importância menor. sócios. cônjuges. descontrolar ou ficar como gangorra ou então fazer projeções nos outros. Aspectos 29 . É como se a pessoa operacionalizasse o signo e o planeta em conjunção ao Vertex através dos outros. São experiências procuradas nas outras pessoas. É a tensão entre a auto-afirmação e o desejo de agradar aos outros. Portanto. Deve-se analisar o Vertex como um auxiliar do Descendente e o AntiVertex como um auxiliar do Ascendente. Enquanto que o signo e o planeta em conjunção ao Anti-Vertex seria assumido pela outra pessoa. Projeta-se muito no Vertex. em relação ao que se quer das pessoas e não se vê em si próprio. é o exagero de qualquer situação. neste caso a pessoa identifica-se comum lado e nega o oposto. abrindo mão de investir nessas necessidades por conta própria. O maior problema nisso tudo. A não ser que caia numa casa com um Stellium (mais de três planetas). Atraem-se pessoas que preencham essas necessidades. Os problemas em todos os eixos é a pessoa oscilar de um extremo ao outro. Perde-se o próprio poder e independência. há mais submissão. terapeutas. A desistência de investigar em si e compulsivamente procurar nos outros a situação do Vertex é que faz com que as pessoas acabem se atraindo por outras de forma “fatal”. o Vertex poderá dar indicações dos relacionamentos. acabando por atrair esse oposto. entretanto.

indicam frustrações. Sob aflições. senso artístico. admiração. beleza. Precisa comunicar. enraizamento. prazeres. desejo de aprovação. extroversão. ouvir. aprender a ser objetivo. alegria. raiva. Quer conforto. charme. românticos e estéticos. Conjunção com Mercúrio: A mente é dada o poder e a compreensão no raciocínio e na habilidade comunicando-se. habilidade criativa. mais compromissos. Conjunção com Sol: Força. ligações emocionais. companhia. embora menos importantes que as conjunções e oposições. persuasão. energia. usar a inteligência ou a mente. amor. 30 . Vejamos os aspectos com Vertex (influem nos relacionamentos). segurança. Quando há uns trânsitos ou uns aspectos progredidos ao Vertex. Busca proteção. Sob aspectos favoráveis. as qualidades do signo do Vertex estarão enfatizadas. dependência. Chamar atenção. Conjunção com Vênus: Expressão elevada de tendências sociais. A gentileza e a graça atraem outro. segurança material. independência. nós somos levados pelas pessoas (indicados pela posição da casa) para expressar as aptidões do sinal do Vertex. nós parecemos ter problemas com a energia do sinal do Vertex. entender.30 Conjunções ao Vertex indicam temas procurados nas outras pessoas. conexões. Conjunção com Marte: Auto-afirmação. conflitos nos relacionamentos. Quadraturas. Tendência fazer exame da ação direta. desligar-se. Conjunção com Lua: Sentimentos intensos e influência emocional dominante. coragem.

analisa. busca amizades e novas experiências. sabedoria. a arte. 31 . rebeldia. generosos. paternaliza. Conjunção com Urano: Originalidade. e atitude independente. Ter responsabilidade. mas a austeridade pode desanimar relacionamentos mornos. assumir deveres e obrigações. usar a fantasia e a imaginação. mas muitos obstáculos e limitações ser superado. criatividade e tendências dinâmicas. quer ajudar. Propensão às mudanças repentinas. evolução. duro. manipulador. torna-se vitima. Gênio. Conjunção de Júpiter: A atitude geral do otimismo. ter atividade de constante e poder no mundo exterior. a beleza. sério e respeitado para o auto-disciplina. Conjunção com Netuno: Os casos dos outros planetas envolvidos são difíceis ou impossíveis compreender. lutar. competir. podendo ser agressivo. tem anseios e expectativas e pouca ação. controla. Comportamento incomum. não quer ficar preso. Conservador. Busca o infinito. Ser diferente. Conjunção com Plutão: Poder transformar si próprio e a própria vida. obsessivo. ganha cooperação disposta de outra. ambicioso. inovar. profundidade. individualidade. salvar.31 Precisa afirmar-se. questiona. Vontade poderosa. Introspecção e poder penetrantes da concentração. da benevolência e da consciência de possibilidades construtiva. Busca crescimento. Precisa de concentração. Outros planetas são canais para a intuição. Conjunção com Saturno: Ambição e trabalho duro. misticismo. Nos aspectos com o Vertex. a pessoa procura esses significados com os outros. rigidez de perfeição.

32 . a segurança ou a paz (segunda casa). há mais intensidade. Como é um ponto de relacionamento. ou nossa ligação entre o psíquico e o soma (sexta casa) através do contato com aqueles nas profissões de ajuda. ou através dos sonhos e das fantasias criativas (décima-segunda casa). Na oitava/segunda casa. Vertex nas casas Quinta/décima casa propensão a vivenciar um encontro romântico predestinado ou encontro criativo (quinta casa) através dos contatos com amigos ou grupos (décima primeira casa). ou protelar. vivenciar o momento decisivo. o resultado da nossa vida diária.32 Se o aspecto é critico. deve ser observado na SINASTRIA. Na sétima/primeira casa. conflitos e dificuldades. estimulação. epiphanies repentinos poderá radicalizar os efeitos através das parcerias socialmente significativas (sétima casa) projetando-se para o mundo exterior (primeira casa). Sexta/décima-segunda casa. Se for harmônico flui com mais tranqüilidade e facilidade. destino pode chegar na forma de um encontro erótico ou de uma pesquisa intensa (oitava casa) perpetrada por um desejo ao prazer.

33 33 .

Intereses relacionados