Está en la página 1de 11

Aula TTR

Tenso transitria de restabelecimento (TTR)

Introduo

A interrupo de corrente de falta considera a condio de manobra mais severa a que um disjuntor pode ser submetido. Quanto maior a corrente maior a solicitao imposta. Quando ocorre uma falta em um sistema de potncia, os disjuntores mais prximos devem isolar o trecho defeituoso, o mais rpido possvel, de forma a minimizar os efeitos da falta sobre o restante do sistema.
2/11

O Processo de Extino

To logo iniciada a separao mecnica dos contatos do disjuntor, a continuidade eltrica se processa atravs de um arco (a corrente no pode variar instantaneamente devido conservao do fluxo magntico nas indutncias do circuito). iniciado todo um processo voltado para tentar extinguir o arco no interior do disjuntor.

3/11

Etapas para Extino do Arco (1)

Simultaneamente com a separao mecnica dos contatos do disjuntor, realizado o resfriamento do meio no interior da cmara de extino (atravs de sopro de leo isolante, ar comprimido ou gs SF6). Esse sopro, apesar de provocar uma deformao no arco (alongamento), no o extinguir, mas tentar evitar seu reacendimento por reignio trmica, imediatamente aps sua extino.
4/11

Etapas para Extino do Arco (2)

Somente quando a corrente alternada passa por zero que o arco efetivamente se extingue. A partir da extino do arco, as capacidades trmica e dieltrica comeam a ser recuperadas. Ao mesmo tempo vai se estabelecendo uma tenso atravs dos contatos que tentar reacender o arco, quer por reignio trmica, quer por ruptura do dieltrico (filme1, filme2, filme3, filme4)
5/11

Etapas para Extino do Arco (3)

A tenso eltrica sobre os contatos possui uma ou mais componentes que oscilam a freqncias determinadas pelos parmetros da rede e outra que oscila freqncia da fonte de alimentao. A combinao dessas componentes resulta em uma tenso que possui um transitrio inicial de freqncia elevada (Tenso de Restabelecimento Transitria TRT).
6/11

Importncia da Tenso de Restabelecimento Transitria - TRT

Para que a interrupo da corrente de falta seja garantida, as suportabilidades trmica e dieltrica do disjuntor devem ser sempre superiores TRT. Portanto, a capacidade de interrupo de um disjuntor determinada pela magnitude da corrente de falta e pela tenso de restabelecimento transitria atravs dos seus terminais.
7/11

Caractersticas da Tenso de Restabelecimento Transitria - TRT


A partir do surgimento da TRT, uma onda de tenso comea a se propagar atravs da LT. As reflexes que ocorrero em pontos prximos contribuiro para o aumento dos valores iniciais da TRT. As reflexes que ocorrero em pontos distantes contribuiro para o aumento dos valores de pico da TRT. A magnitude total da TRT compreende, portanto, o surto inicial provocado pela abertura do disjuntor, acrescido das reflexes que chegam ao ponto onde o surto teve incio.
8/11

Parmetros Importantes da TRT

Para no haver reignio trmica do arco no perodo inicial necessrio que o resfriamento do interior da cmara do disjuntor seja mais rpido do que a taxa de crescimento da TRT (TCTR). Em seguida, quando os contatos do disjuntor j esto mais afastados e as temperaturas no interior da cmara so menores, os valores atingidos pela TRT no podem ser superiores suportabilidade dieltrica do meio de extino, para evitar a ruptura do dieltrico.
9/11

Formas de Definio da TCTR


Taxa mdia de crescimento de zero ao pico mximo da TRT. ii. Taxa de crescimento de zero ao primeiro pico da TRT. iii. Mxima taxa mdia de crescimento, expressa como a tangente curva da TRT passando pela origem. iv. Mximo valor instantneo da TCTR.
i.
10/11

Sensibilidades TCTR

Os disjuntores a leo so mais sensveis TCTR definida em i e ii. Os disjuntores a ar comprimido e a SF6 so mais sensveis TCTR definida em III e iv. Logo, para se adotar a definio da TCTR mais conveniente, deve-se ter em mente o tipo de meio de extino do disjuntor.
11/11

También podría gustarte