Está en la página 1de 3

Disciplina: Introduo ao Direito Mdulo: 3.

Docente RAFAEL ALTAFIN GALLI Data de Postagem:

PLANTO DO DIA 11/03/2013


NOME: CDIGO: POLO:

1) Por favor quero que me explique melhor sobre jurisprudncia. R: Jurisprudncia consiste na reunio de sentenas ou acrdos dos Tribunais, e que so utilizadas como base para as decises de outros juzes. Trata-se de uma sntese da sentena do juiz, e que pode ser utilizada por outros juzes como base para as suas decises. 2) O que lide? R: Lide, o conflito de interesses entre duas pessoas. 3) O que hermenutica jurdica? R: Hermenutica a arte de interpretar a lei ao caso concreto. 4) Quais so as formas de pacificao dos conflitos de vida em sociedade? R: Temos quatro formas de pacificao dos conflitos de vida em sociedade. So elas: autotutela, autocomposio, arbitramento e jurisdio. 5) Fale um pouco sobre elas, professor. R: Autotutela, a soluo do conflito com as prprias foras. No permitida em nosso ordenamento; Autocomposio, o acordo entre as partes, para por fim ao conflito; Arbitramento, a soluo do conflito, por uma terceira pessoa que no o juiz; E a jurisdio a busca do Judicirio para a soluo do conflito. 6) Quais so as espcies de jurisdio? R: Temos a jurisdio civil (cuida dos conflitos de vida em sociedade) e penal (cuida somente de crimes), especial (cuida de conflitos especiais, como a justia do trabalho, militar, eleitoral) e comum (cuida dos demais conflitos comuns de vida em sociedade)e a superior (os tribunais de justia, o STJ e o STF) e a inferior (os fruns locais). 7) Um servidor pblico, pode abrir uma empresa? R: O funcionrio pblico, por seu estatuto, no pode possuir uma empresa. 8) O que direito e quais so os tipos de direito? R: Direito o conjunto de normas que regem a vida em sociedade. Ns temos dois ramos do direito, o pblico e o privado. Dentro do direito pblico, ns temos o direito constitucional, administrativo, tributrio, econmico, financeiro, penal, processual e da seguridade social. Dentro do direito privado, ns temos o direito civil, empresarial e do trabalho.

9) O que direito publico e privado? R: Direito pblico, so as normas pertencentes a toda a coletividade. Dispe as regras referentes ao Estado e a sua relao com as pessoas. J o direito privado, consiste nas normas referentes s relaes entre as pessoas em si, entre os particulares. 10) Na sociedade empresarial Limitada, os scios respondem pelo valor das quotas, e como na ilimitada? At que ponto pode chegar a responsabilidade? R: Ricardo, na sociedade de responsabilidade ilimitada, os scios podem responder com o seu patrimnio pessoal, perante as dvidas da empresa. Depois, de esgotado os bens da empresa, pode-se buscar os bens pessoais dos scios, para a satisfao dos crditos. 11) Em que consiste os novos direitos? R: Direitos sociais, consiste nas normas que envolvem questes sociais, tais como as leis trabalhistas e previdencirias. Direito coletivo, rene, as normas referentes a um grupo determinado de pessoas, como o direito empresarial, do consumidor, e direitos humanos, consiste nas normas referentes a dignidade humana. Direito difuso, rene os direitos pertencentes a toda a sociedade, sem qualquer distino, sendo os mesmos, indivisveis e indisponveis. Como o direito ao meio ambiente. 12) Professor, fale um pouco sobre os trs poderes, Executivo, Legislativo e Judicirio. R: O Poder Executivo ele tem a funo de Administrar o Estado. Na esfera federal ns temos a Unio, ou seja, o Governo Federal (presidncia), na esfera Estadual, o Governo do Estado e na esfera Municipal, as Prefeituras. O Poder legislativo, tem a funo de elaborar as leis. Na esfera federal, temos o Congresso Nacional, na esfera estadual, as Assembleias do Estado, e na esfera municipal, as Cmaras dos Vereadores. E o Judicirio tem a funo de julgar os conflitos de vida em sociedade. formada em especial pelos Juzes, desembargadores e ministros dos Tribunais superiores. 13) O que servido administrativa? R: o nus real de uso imposto pela Administrao Pblica. Ocorre quando o Estado precisa utilizar uma parte da propriedade particular. Neste caso, o Estado deve pagar uma indenizao ao particular, pelo uso de sua propriedade. 14) O que empresrio e empresrio individual? R: O empresrio aquele que exerce uma atividade econmica organizada para a circulao ou produo de bens ou servios. O empresrio individual aquele que, sozinho, abre uma empresa. 15) Professor, na incapacidade absoluta, preciso um capaz para responder. Na incapacidade relativa, apenas para acompanhar, assistir, isso? R: Isso mesmo. Os absolutamente incapazes so representados por uma pessoa capaz. Ele no pratica nenhum ato, somente a pessoa capaz que o representa. J os relativamente incapazes, pratica alguns atos da vida civil e outros so assistidos por uma pessoa capaz. Eles praticam os atos, juntos de uma pessoa capaz.

16) Explique o que crime doloso e culposo. R: Crime doloso aquele que ocorre quando o agente tem a inteo de cometer um crime. Homicdio doloso, por exemplo, o agente tem inteno de cometer um

assassinato. Crime culposo, aquele que o agente no tem inteno de cometer o crime, mas o comete, ao agir com negligncia, imprudncia ou impercia. 17) Cessao de incapacidade e emancipao, a mesma coisa? R: A emancipao uma forma de cessao da incapacidade. uma forma de terminar a incapacidade. 18) O que direito trabalhista? R: So as normas que regem a relao entre empregado e empregador ou grupo de empregados e grupo de empregadores. 19) O que significa emancipao judicial? R: Os tutelados, ou seja, aqueles menores, cuja guarda esto com um tutor (geralmente um parente prximo, diante da morte dos pais), para a sua emancipao, necessrio uma autorizao judicial. Assim, trata-se de uma emancipao judicial. 20) Qual a diferena entre empresa limitada e ilimitada R; Nas empresas limitadas, a responsabilidade dos scios limitada ao valor de suas quotas. Em regra, eles no respondem com o seu patrimnio pessoal, perante as dvidas da empresa. Eles responderiam somente com o valor de suas quotas. Na empresa de responsabilidade ilimitada, os scios podem responder com o patrimnio pessoa, perante as dvidas da empresa. Se os bens da empresa, no forem suficientes para o pagamento das dvidas, os scios podero responder com o seu patrimnio pessoal perante as mesmas. 21) O que lei? R: Lei so as regras que regem a vida em sociedade. 22) Qual a diferena de tributo, imposto e taxa? R: Imposto e taxa so espcies de tributos Pedro e Fabiana. E o imposto um tributo pago, independente do retorno do poder pblico ao contribuinte. Trata-se de um tributo genrico. J a taxa, um tributo especfico, pago pelo contribuinte para um servio especfico do poder pblico, como a taxa de luz, paga para um servio especfico do poder pblico, que a iluminao.

También podría gustarte