Está en la página 1de 10

A FUNDAO DA LITERATURA BRASILEIRA EM NOITE NA TAVERNA

Cilaine Alves CUNHA1


RESUMO: Noite na taverna postula um estudo romntico da tradio literria como soluo das controvrsias entre Macrio e Penseroso, a respeito das exigncias de renovao da arte. Estabelecendo um dilogo com Schiller e retomando, a seu modo, tcnicas e cenas da obra de Laurence Sterne, Jos Cadalso e Byron, contrape velhos e novos modelos literrios, o que resulta em uma inesperada concepo de nacionalismo, contrria ao indianismo. PALAVRAS-CHAVE: Romantismo; indianismo; ironia; nacionalismo.

lvares de Azevedo insere-se num perodo duplamente decisivo da histria e da literatura brasileiras. No mbito propriamente histrico, assistiu ao reajuste no modo de vida da Colnia em transio rumo formao do Estado nacional; no plano literrio, participou ativamente da implantao do romantismo no pas. Na condio de espectador e agente desse processo, contribuiu para dar incio desintegrao das regras fixas de construo do texto literrio, adotando o estilo contraditrio, espontneo e fragmentrio da esttica romntica. Em parte devido a sua insero num perodo de grandes transformaes locais e mundiais, mas tambm devido a sua reflexo sobre a derrubada de antigos preceitos, um dos traos tpicos que perpassa sua obra, de incio a fim, a recorrente, quase obsessiva, discusso a respeito dos novos parmetros artsticos. Uma das melhores pistas para a compreenso de Noite na taverna a de Antonio Candido (1987), para quem o texto pode ser lido como complemento de Macrio. O ncleo central da hiptese de Antonio Candido apia-se na construo antagnica dos personagens desse drama, num esquema que faz Penseroso encarnar os ideais nacionalizantes prprios do cenrio intelectual da poca, o que o leva a defender o sentimento da ptria, o pitoresco e o otimismo social. Sat, por sua vez, funciona como uma espcie de (anti)guia espiritual do adolescente/estudante Macrio. Toma a si a tarefa de inici-lo nos aspectos mais convulsos e externos da vida, encarnando um ponto de vista ctico quanto aos rumos da civilizao e do progresso. J Macrio seria a sntese da pureza utpica de Penseroso e da falta de crena nas iluses, representando, para Antonio Candido (1987, p. 14), a suprema binomia do bem em face do mal. Alm dessa construo binmica dos personagens, a suposio
1

Departamento de Letras Clssicas e Vernculas - Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas USP 05508-900 So Paulo SP cilaine@usp.br

114

Itinerrios, Araraquara, 22, 115-133, 2004

115

Cilaine Alves Cunha

A fundao da literatura brasileira em Noite na Taverna

do crtico assenta-se ainda no tratamento simblico da morte de Penseroso, emblemtica do fim do ideal, da pureza e da crena. Com isso, ao final do drama, Sat ver-se-ia vontade para levar a cabo a iniciao demonaca de Macrio, convidando-o a espiar uma orgia por uma janela. Essa provvel participao da personagem Macrio como mero espectador das cenas macabras de Noite na taverna leva Antonio Candido a supor que Sat est desvendando a seu pupilo um tipo de experincia marcada por incesto, necrofilia, fratricdio, canibalismo, traio e assassnio:
Para este [Sat], morto Penseroso, isto , perdida a possibilidade de pureza e ideal, resta essa via feroz em que o homem procura conhecer o segredo da sua humanidade por meio da desmedida, na escala de um comportamento que nega todas as normas. Aqui, no se trata mais de anlise (como em Macrio), mas de fatos, acontecimentos e sentimentos levados ao mximo de tenso moral, at a fronteira da crueldade, da perverso e do crime, que testam as nossas possibilidade diablicas. (CANDIDO, 1987, p. 16)

Se acatarmos a sugesto de ler essas duas narrativas de Azevedo como intercomplementares, teremos de aceitar que essa conexo foi coincidentemente planejada pelo autor, ainda que ele no tivesse vivido a tempo de ver sua obra publicada. A hiptese ganha ainda maior probabilidade diante da tendncia tpica, nesse autor, de remeter uma obra sua a outra. Assim, enquanto o poema Lembrana de morrer dramatiza, numa chave sublime, a marginalizao e a excluso social do poeta, O poeta moribundo ridiculariza o anseio de glria literria de um eu lrico construdo como poeta medocre. O soneto Plida, luz da lmpada sombria possui seu correspondente pardico noutro poema do mesmo gnero, Passei ontem a noite junto dela, em que o tema do amor por uma donzela etrea e inatingvel do primeiro ser motivo de escrnio no segundo.2 Nesse sentido, a hiptese de conexo interna e intencionalmente estabelecida entre Noite na taverna e Macrio implica o estabelecimento de um vnculo entre as idias de uma e outra obra, levando a primeira delas a se configurar como soluo para o impasse gerado pelo choque do ceticismo de Sat/Macrio com o otimismo de Penseroso. No por acaso, uma das caractersticas mais marcantes de Macrio e Penseroso refere-se construo de ambos como homens de letras, o que justifica a constante reflexo sobre a arte. As idias de cada um a respeito da criao literria opem, de um lado, Macrio e Sat e, de outro, Penseroso, fazendo com que as divergncias entre eles sejam determinadas por avaliaes distintas a respeito do andamento do mundo. Macrio e Sat pensam que, uma vez que a cincia impotente para explicar os mistrios da vida e que no mais restam esperanas num mundo regido pela corrupo do dinheiro, tambm a poesia tende a desaparecer. A cumplicidade entre os dois deriva tambm da idia comum de que o desaparecimento de Deus da face da
2

Terra teria determinado a absoro, pela literatura, da melancolia, do ceticismo e da degradao moral; idia esta desenvolvida pelo prprio lvares de Azevedo num de seus estudos literrios, em que, procurando entender o carter dissoluto da obra de Byron, defende que, se aos poetas cabia transmitir o sentimento de sua poca, um perodo histrico marcado pela descrena e pela turvao das esperanas s poderia produzir uma poesia de cunho fnebre: Quando uma filosofia inteira estabelecia o axioma do ceticismo, e quando a populao dormia esquecida de Deus sobre os tmulos vazios de seus reis quando a cruz se estalara no frontispcio das catedrais, e a fronte lvida e ebrnea dos crucifixos se despedaara nas lajes do templo profanado no era de espanto que a poesia viesse entoar o cntico dos funerais da crena no cadver da religio (AZEVEDO, 1942a, p. 315). A construo de Sat obedece s mesmas caractersticas do heri fatal desenvolvido por Byron ao longo de sua obra. Como este, Sat um indivduo demonaco, misterioso, rebelde e indomvel, podendo por isso ser visto como encarnao do romantismo brasileiro, de tendncia byroniana, que tomou a vida e a obra de Byron como modelos de experincia bomia a ser imitada na vida e na literatura.3 Penseroso, por sua vez, defende, como notou Antonio Candido, o mesmo nacionalismo literrio proposto pelos poetas do indianismo, isto , a criao de uma tradio pela incorporao, na literatura, das caractersticas marcantes da natureza e da cultura brasileiras. Em Macrio, a divergncia acerca do tipo de romantismo a ser adotado pode ser exemplificada por um dilogo entre Macrio e Penseroso a respeito de um poema de cunho ctico. Para Penseroso, o livro que contm o poema imoral, e seu autor, maldito, pois ambos carecem de f. Condena veementemente quem se recusa a voltar sua poesia para as novas realidades, para as naes jovens, prenhes, segundo ele, de futuro:
Esperanas! Esse Americano no sente que ele o filho de uma nao nova, no a sente o maldito cheia de sangue, de mocidade e verdor? No se lembra que seus arvoredos gigantesco, seus oceanos escumosos, os seus rios, suas cataratas, que tudo l grande e sublime? (AZEVEDO, 1942b, p. 64).

Uma das fortes evidncias de que Macrio procura expor e, ao mesmo tempo, dialogar com as tendncias literrias da poca, mais precisamente com a obra de Gonalves Dias, reside no fato de Sat ser dotado da capacidade de formar espiritualmente o jovem adolescente. Nos poemas Quadras da minha vida e Poema americano e na prosa potica Meditao, de Gonalves Dias, um dos personagens mais recorrentes a figura do velho sbio que, ao se revestir da autoridade da experincia, possui uma vidncia absoluta a respeito dos males que assolam a sociedade. Ora, essa personagem, dotada da capacidade de formar espiritualmente jovens letrados,
3

Analisei a construo autopardica dos poemas de Lira dos vinte anos em O belo e o disforme: lvares de Azevedo e a ironia romntica. (ALVES, 1998).

Sobre a aclimatao do byronismo no Brasil ver Barboza (1974).

116

Itinerrios, Araraquara, 22, 115-133, 2004

Itinerrios, Araraquara, 22, 115-133, 2004

117

Cilaine Alves Cunha

A fundao da literatura brasileira em Noite na Taverna

transmitindo-lhes a f e a esperana no progresso ser retomada ao longo da obra de lvares de Azevedo, mas com traos que invertem os do velho sbio protetor das Luzes. Nos poemas Bomios e Meu sonho, ainda que dotado da capacidade de esclarecer, respectivamente, as trevas da alma dos personagens Puff e as angstias do eu, essa figura adquire traos malditos e misteriosos que o levam a oferecer uma formao demonaca a seus pupilos. Nesses dois poemas, esse heri demonaco torna-se o responsvel no pelo conhecimento rumo s Luzes, como em Gonalves Dias, mas, ao contrrio, pela descrena e pelos sentimentos mrbidos e melanclicos, do primeiro personagem, e pelos sonhos que podero levar o segundo morte. No prefcio a O conde Lopo, lvares de Azevedo reage permanncia da antiga funo do poeta como agente disseminador do santo, do justo e do belo e manuteno do fim didtico em literatura. Listando alguns autores do romantismo europeu (Byron, Victor Hugo e Goethe), afirma que, entre eles, a apresentao de quadros contra a moral no os torna menos belos. Defendendo romanticamente que a poesia o belo, a arte, para ele, j se libertara do carter edificante que at ento lhe era destinado. Em sua tica, os critrios de avaliao de uma obra no residem no carter edificante de seus quadros, mas, antes, em sua constituio como beleza artstica:
O immoral pde ser bello As vises nas do juizo derradeiro de Miguel Angelo Antony, Angela, Teresa, quasi todo o theatro emfim, quasi todas as obras de Alexandre Dumas so immoraes. Aquella alma de poeta quem negar contudo glorias e louros? quem poder no achar bellas essas paginas do romancista-rei do seculo. Jacques Rolla e Franz. Eis a pois Antony belo mas algumas odes immoraes de Horacio, no o so (AZEVEDO, 1942c, p. 419 - grifos do autor).

No mesmo intuito de abalar a defesa dos princpios da moral em literatura, lvares de Azevedo, no estudo sobre George Sand aps admirar a ousadia com que a escritora francesa logrou questionar a ordem estabelecida, desqualificando o casamento e as frmulas da propriedade, naquela sua teoria ardente balanceada entre o socialismo e o comunismo (AZEVEDO, 1942d) , procura justificar o atentado moral, efetivado, nessa obra, pela estilizao do adultrio:
No sou contudo daqueles que se arrepiam com a desenvoltura de Sand, Tartufo que suma virtuosamente a face nas mos ante os tesouros da beleza. A poesia a beleza desde que o poeta se no enxurde no lodo da obscenidade, desde que o assunto se lhe no desflore em mos torpes, seja embora a sua inspirao essa metafsica da matria que mana de D. Juan e Llia: que importa? (AZEVEDO, 1942d, p. 256 - grifos do autor).

Nesse propsito de implodir o fim edificante da literatura, a escolha, em Noite na taverna, do estilo gtico no parece fortuito. Embora no seja uma inveno do perodo, a preferncia dos escritores do romantismo pelo horror desencadeou um lento processo de estruturao do gnero, contribuindo para que ganhasse autonomia terica prpria. Ao se elevar condio de narrativa propcia a explorar os conflitos da existncia, o horror deixou de fazer parte de um plano estilstico baixo para se tornar uma das formas mais reputadas na passagem do sculo XVIII para o XIX. Em geral, os comentadores remontam sua origem ao romance gtico ingls, tomando O castelo de Otranto (1764), de Horace Walpole, como pioneiro do gnero (VIDAL, 1994). Concomitantemente ao processo de consolidao da burguesia como classe hegemnica, o restabelecimento do horror, nesse perodo, respondeu aos anseios da burguesia por uma fico que expressasse uma viso de mundo mais sentimental, desvinculada do convencionalismo moral aristocrtico (CARPEAUX, 1961, p. 1454-455). Na Alemanha, a ecloso, em 1770, do movimento pr-romntico Sturm und Drang surge com a proposta de renovar as letras nacionais, mas tambm como violenta reao f na razo e nas Luzes. Associando o Iluminismo aos ideais clssicos e cannicos da literatura francesa, cuja hegemonia na cultura alem esperavam enfraquecer, os stuermer tomaram os princpios iluministas como responsveis por uma racionalidade meramente formal, o que teria acarretado perda de espontaneidade e sensibilidade na cultura. A revolta ao predomnio da razo e da clareza na arte fez germinar outra viso acerca da natureza humana, que procura salientar a contradio e a irracionalidade das emoes, contrapondo, ao mundo da conveno, os impulsos, as emoes, a intuio e a inspirao espontnea do gnio (ROSENFELD, 1991, p. 7-24). No final do sculo XVIII, a desestruturao dos antigos valores estabelecidos, a alienao do trabalho e as cenas de terror, inauguradas pelas duas Grandes Revolues, contriburam para acentuar a perspectiva irracional da natureza humana. O anseio de fuga da realidade sombria para esferas misteriosas procura relativizar o moralismo que ditava a luta do bem contra o mal. Ao publicar, em 1781, Os bandoleiros, Schiller, ainda adepto do tom de revolta dos stuermer, que o distanciar de sua busca tardia pelo equilbrio e clareza clssicos, opera uma transformao na construo do vilo do romance gtico. Aprofundando o fascnio gerado pelo rebelde indomvel do Paraso perdido, de Milton, Schiller eleva o (anti)heri delinqente categoria do sublime, construindo sua personalidade com traos de ser dotado de extrema sensibilidade: No fim do sculo XVIII, o Satans miltoniano transfigura seu sinistro fascnio no tipo tradicional de bandido generoso, do sublime delinqente (PRAZ, 1996, p 74.). Na Inglaterra, o exemplo da narrativa de mistrio e imaginao, ainda que a servio da moralidade racional do mundo aristocrtico, ser retomado pela autora considerada o Shakespeare dos romancistas, Ann Radcliffe. Com Mysteries of Udolpho de 1794 e Italian, or the confessional of the black penitents de 1797, Radcliffe acentua o grau de violncia na estilizao do terror, num modelo que ser Itinerrios, Araraquara, 22, 115-133, 2004 119

118

Itinerrios, Araraquara, 22, 115-133, 2004

Cilaine Alves Cunha

A fundao da literatura brasileira em Noite na Taverna

retomado por seu contemporneo, Matthew Gregory Lewis. Com Ambrosio, or the monk de 1795, Lewis alcana o sucesso de Radcliffe, apropriando-se do carter ambguo do heri delinqente, misto de anjo desenvolvido por Schiller. Na passagem para o sculo XIX, a adaptao do gtico tradicional numa narrativa que valoriza a sensibilidade atormentada, vivendo o conflito gerado pelo embate de foras naturais e culturais, consolidar-se- no romance de Mary Shelley, Frankenstein de 1817. Na Frana, a literatura dos tmulos com a tpica cenografia em runas, enfatizando uma viso pessimista da vida e destino humano, far eco sobretudo nos romances Jacques Rolla e Noites, de Alfred de Musset, em A novela de uma mmia, de Thophile Gautier, e em Hans de lIslande, de Victor Hugo. A despeito da multiplicidade estilstica e autoral do horror, o principal fator que o unifica num gnero prprio reside no objetivo que procura despertar emoes no leitor, desencadeando sensaes simultneas de piedade e terror, atrao e relutncia, medo e fascnio. Ainda que haja controvrsias quanto identificao de O Castelo de Otranto como o pioneiro do gnero, sua relevncia histrica reside na forma com que Walpole modelou o gnero, fornecendo a unidade estrutural bsica a partir da qual ser desenvolvido. Num conjunto de esteretipos claros, a narrativa do horror situase, em geral, num ambiente sombrio ou em runas, contm s vezes passagens subterrneas e midas, de onde pendem quadros misteriosos, quando no em movimento, sendo quase invariavelmente protagonizada pela imaculada donzela perseguida pelo vilo cruel:
Alm disso, inclua um nobre malvado e tirano que desempenhava o papel de vilo; a santa amplamente perseguida em geral inspida herona que sofria os maiores terrores e servia de ponto de vista e centro das simpatias do leitor; o heri virtuoso e imaculado, de alta linhagem, mas trajando em geral humilde disfarce; e tambm o convencionalismo de ostentosos nomes estrangeiros para os personagens italianos em sua maioria e uma srie interminvel de elementos cenogrficos, tais como luzes estranhas, alapes midos, lmpadas apagadas, manuscritos ocultos e mofados, dobradias chiantes, tapetes que estremecem etc. (LOVECRAFT, 1994, p. 21)

material, procura expor uma pluralidade de tendncias filosficas que, de um modo ou de outro, abalam o objetivo dos representantes do romantismo oficial de impor o ecletismo como a filosofia do Imprio, propcia a sustentar a crena quanto ao papel da cincia e da f no desenvolvimento do progresso nacional. Graas proposta de promover a conciliao entre os mais diversos sistemas filosficos e tendncias polticas, o ecletismo foi adotado pelos letrados reunidos em torno de D. Pedro II como a filosofia oficial do Imprio e como uma nica tendncia filosfica vlida para orientar novos talentos. Seu maior defensor, Gonalves de Magalhes, refutou a convivncia com tendncias que divergiam de sua orientao e que, em pauta na Europa desde o final do sculo XVII, ou abalaram a crena na existncia de Deus, ou tomaram a subjetividade como o centro a partir do qual se funda o conhecimento. Em Ensaio sobre a histria da literatura brasileira, ao lado da retomada da tradio indgena e da representao do passado longnquo, Gonalves de Magalhes postula que filosofia e ecletismo sejam termos sinnimos, nica via de acesso, para ele, da evoluo da inteligncia brasileira e do progresso e das Luzes nacionais:
Depois de tantos sistemas exclusivos, o esprito ecltico anima o nosso sculo, ele se levanta como um imenso colosso vivo, tendo diante dos olhos os anais de todas as geraes, numa mo o archote da Filosofia aceso pelo gnio da investigao, com a outra aponta a esteira luminosa, onde se convergem todos os raios de luz, escapados do brando que sustenta. Luz e progresso; eis sua divisa. (MAGALHES, 1978, p. 145)

No mesmo propsito de Magalhes, Santiago Nunes Ribeiro toma por misso do poeta, ao lado da descrio da natureza americana e do entusiasmo religioso, da disseminao do amor pelo progresso e pela ptria e da legislao dos princpios da moral, o combate ao pensamento sensualista. Em lugar, o autor enfatiza o ecletismo, argumentando que, uma vez que suas idias remontam a Deus o princpio do conhecimento e das leis da natureza, cabia a ele apenas criticar as antigas estruturas da cincia e fundar as novas bases do pensamento:
Como a fada que a imaginao romntica sonhara, aniquilava os seus palcios esplendentes, a cincia faz desaparecer as suas teorias para substitu-las por outras mais brilhantes ou mais slidas. Assim ela tende a completar-se submetendo os fatos crtica pausada e transcendente de um ecletismo vasto e compreensivo. (RIBEIRO, 1980, p. 43)

No Brasil, a precursora na adaptao da narrativa do horror, ambientada em lugares sombrios com exaustivos episdios de sangue e depravao, desencadeados pelo heri celerado, foi Noite na taverna. Redigida provavelmente entre 1850 e 1852 e publicada postumamente em 1855, alcanou grande sucesso de pblico e uma forte repercusso nos crculos literrios da poca.4 O trao singular desta novela e o eixo em torno do qual gira o conjunto narrativo parecem residir na crtica concepo que tomava a literatura como instncia privilegiada de correo da moral. Alm disso, ao defender que a poesia valorize a sensibilidade como fonte a partir da qual emana seu
4

Entre as obras que foram escritas sob inspirao de Noite na taverna, destacam-se Runas da glria, de Fagundes Varela e o Pas das quimeras, de Machado de Assis. (PIRES, 1942, p. xi-xxiv).

A pronta reao de lvares de Azevedo tentativa de impor o ecletismo como sistema nico de orientao das idias e das produes literrias manifesta-se em seus discursos, em que traa um quadro negro da poltica governamental brasileira, da imprensa e do sistema educacional do pas para, a partir da, delimitar a misso poltica das sociedades acadmicas e da mocidade estudantil. Ressaltando que a forma Itinerrios, Araraquara, 22, 115-133, 2004 121

120

Itinerrios, Araraquara, 22, 115-133, 2004

Cilaine Alves Cunha

A fundao da literatura brasileira em Noite na Taverna

especfica com que a monarquia se consolidou, no Brasil, negava, aps quase vinte anos de Independncia, as promessas de liberdade, de instruo pblica e de popularizao do saber e, que, por outro lado, teria sido graas s sociedades secretas que o grito republicano se insurgira na Frana, Azevedo conclama a mocidade a despertar no governo os palpites de brasileirismos, a cobrar dele a jura de patriotismo e de liberalismo profundo. Em lugar de aceitar a orientao de Magalhes, que propunha adotar apenas a cultura francesa e o ecletismo como modelos a partir dos quais a literatura e as idias se desenvolveriam, Azevedo procura, nesse texto, direcionar a ateno de seu auditrio pelas mais diversas fontes literrias e filosficas, destacando, entre outras, a filosofia oriental, o transcendentalismo de Kant e Fichte e o idealismo de Hegel:
Comparai a filosofia dos tempos e os poetas: sonhai o labirinto tenebroso da filosofia Indostnica de Viasa, Capila e Gantana, onde porventura Pitgoras bebera as teorias da metempsicose, Socrtes e Plato seu idealismo; [...] embebei-vos no transcendentalismo alemo Kant, Fichte, Abicht no idealismo mais puro e vaporoso, reduzindo o pantesmo de Espinosa e a viso em Deus de Malebranche, ao egotismo de Fichte e Hegel e passai as longas noites de viglia com a Messada de Klopstock, o Fausto de Goethe, e as criaes negras de Johann Paulus Richter (AZEVEDO, 1942e, p. 423).

Nesse propsito de ampliar o horizonte das idias no Brasil e de criticar a concepo edificante da literatura, Noite na taverna filia seus cinco personagens principais a sistemas filosficos distintos, mas que, de um ou de outro modo, negam o conhecimento baseado no imprio da razo e, literatura, a funo de transmitir princpios morais. Fundamental nesse sentido, o captulo inicial, Uma noite do sculo, oferece uma sntese dialgica que condensa a reao viso edificante da poesia, alheia s contradies humanas. Em seu lugar, a fala de todas as personagens, ainda que apresente certas discordncias acerca do que consideram um sistema filosfico genuno, contrape em unssono o ceticismo e o hedonismo como postura de vida e como fundamento da poesia. Enquanto Bertram toma o fumo e o vinho como metforas do idealismo alemo ou, em outras palavras, como imagem do movimento da idia pelo esprito, o materialista Solfieri, ainda que admita, com os amigos, a imortalidade da alma como um ideal a ser perseguido, pensa que ele deve se deixar impregnar do lodo e podrido, disseminados pelo mundo. Para ele, a vida no , como a lua, um elemento puro e virtuoso, mas uma reunio ao acaso de molculas atradas. Analogamente a Bertram, Solfieri cr que das iluses nada se concretiza e que a existncia s tem sentido na febre do libertino, na bebida e na lascvia. O ateu Johann, por seu turno, condena a crena nos dogmas religiosos, o fanatismo e o culto dos cones catlicos. O nico consenso entre eles o de que a base de todo conhecimento reside no elemento sensvel e que, na poesia, assim como no estilo de vida, deve imperar uma atitude que chamam de epicurista, voltada para o culto do prazer. Sob a 122 Itinerrios, Araraquara, 22, 115-133, 2004

tica dos libertinos, o prazer se torna o fundamento da vida e a fonte de onde devemse extrair os materiais da criao potica. Tendo em vista as divergncias de lvares de Azevedo com a renovao da literatura pelos indianistas, pois cabe a Sat uma demonaca formao espiritual do adolescente Macrio, voltada para despertar nele uma conscincia precavida contra a f nas Luzes e a crena na humanidade, cabendo-lhe ainda postular outra perspectiva de acesso ao conhecimento, extrado de situaes em que impera o lado trgico e corrupto da vida, resta, ento, perguntar em que medida Noite na taverna prope alternativas de construo de uma literatura que descarte as propostas de Penseroso. Vale dizer que, se o dilogo com o nacionalismo de Penseroso sinaliza para sua morte, se Sat abre a Macrio a perspectiva de um mundo pintado com cores negras e prenhes de revolta, Noite na taverna pode estar contrapondo outra concepo de literatura e de ptria. Nessa novela, a estilizao da realidade como degradante e moralmente viciada desenvolve-se sob uma perspectiva cnica em que a violao de valores morais pelos diversos narradores justifica-se na falta de tica predominante no mundo. Os motivos que normalmente tenderiam a gerar averso, como o ato sexual com a catalptica, o seqestro da bela duquesa, a incurso inicialmente involuntria de Bertram no mundo do crime e a asfixia de sua musa ensandecida, o fratricdio cometido por Johann ou mesmo o cinismo omisso de Gennaro, que faz sobrepor a atrao por Nauza ao respeito pelo mestre e sua filha, e ainda a sorte de Johann sobre a de Artur e seu desconhecimento da identidade de Girgia, tudo isso se dilui na tica de um destino em que impera a fatalidade, desmobilizando, com isso, o senso moral do leitor. Entretanto, o principal motivo que opera o esvaziamento do senso moral num destino fatalmente trgico, unificando todas as histrias numa mesma viso de mundo, reside na impossibilidade de se levar a cabo um tipo de arte grandiosa, a concebida como aquela que se constitui de uma pureza espiritual, cujo desenvolvimento numa forma artstica entra em choque com essa mesma fatalidade. O esvaziamento da moral pela impossibilidade de se adentrar esferas artisticamente elevadas atravessa a fala de todos os discursos de todos os narradores que compem a passagem do tempo em suas vidas numa linearidade dividida em trs etapas. Os indianistas, como se sabe, em lugar de explorarem a passagem do tempo na vida do indivduo, pensaram a linearidade temporal como uma sucesso inerente histria do pas. Nos autores desse movimento, a diviso da histria em trs etapas remonta a primeira delas ao perodo anterior conquista, relativo cultura do aborgene. A segunda poca, por sua vez, iniciar-se-ia com a ocupao e se completaria com o fim do sistema colonial quando, finalmente, iniciaria a terceira etapa, correspondente ao perodo posterior Independncia. Nessa linearidade, Gonalves Dias, por exemplo, pressupe a evoluo da conscincia nacional de modo a fazer com que a genialidade

Itinerrios, Araraquara, 22, 115-133, 2004

123

Cilaine Alves Cunha

A fundao da literatura brasileira em Noite na Taverna

espontnea do aborgene tivesse sido abortada pelo arbtrio da dominao portuguesa, cabendo sua poca recuper-la e desenvolv-la mediante a documentao histrica e a estilizao da tradio indgena. Em Noite na taverna, diferentemente, a passagem do tempo refere-se unicamente vida do indivduo, no mais da coletividade. O decurso individual do tempo divide-se tambm em trs etapas, mas de modo a fazer corresponder as etapas da vida individual s fases da literatura. Assim, construo da juventude, pelos atributos alegria, espontaneidade e ingenuidade, corresponde um tipo de poesia que ganha os mesmos atributos e cuja forma mais representativa o idlio. A segunda fase do indivduo refere-se ao crepsculo da juventude, quando comea a perder a f e as esperanas na vida, pondo-se, agora, a lamentar a perda da poca de ouro das crenas e das iluses. Nessa etapa, o lamento potico da perda do passado tem obviamente na elegia a forma potica mais caracterstica, evoluindo, no entanto, rumo a uma narrativa de cunho macabro. Esta, por sua vez, expressa uma viso de mundo que toma a inverso dos valores morais como atitude nica do indivduo que j no acredita mais na capacidade de as foras humanas racionais viabilizarem uma existncia mais feliz.5 Assim, no dilogo inicial de Noite na taverna, um dos convivas sugere um brinde em nome de todas as reminiscncias, de todos os sonhos que mentiram e de todas as esperanas que desbotaram, ligando o passado das iluses ao ceticismo do presente. Nesse mesmo intuito de pensar o passado como fonte de um tipo de poesia alegre e jovial, em que a f e a esperana davam o tom e, no plo oposto, o presente como fonte de ensandecimentos e tormentos, embasando uma narrativa horripilante, a entrada abrupta de um poeta velho na taverna, durante a fala de Bertram, figura essa concepo da expanso do tempo na vida de todos aqueles indivduos de meia idade que so os narradores dos contos. Pensada como contraponto que elabora o elogio juventude, a construo do velho poeta ganha contornos de mito, alegorizando essa concepo do tempo que aproxima as diversas fases da vida a tipos de arte em tudo opostos. Enquanto os diversos narradores das diversas histrias encontram-se numa idade intermediria entre a juventude e o incio da maturidade, provavelmente entre os trinta e os quarenta anos, o velho misterioso, descrito com vestimentas que o aproximam da indigncia, antes de ser soldado de Napoleo, teria sido principalmente um poeta aos vinte anos, um libertino aos trinta e um vagabundo aos quarenta. De sua peregrinao pelo mundo restaram as lembranas de um amor trgico que se encerrou com a morte da amada em seus braos na primeira noite de amor.
5

Aps o fim de suas iluses amorosas, as lembranas daquele fim macabro tornaramse fonte das agonias do poeta, transformando-se ento na emblemtica rosa murcha, que conserva o esprito da mulher amada, do mesmo modo que a grinalda de flores murchas que Solfieri traz ao pescoo alegoriza um passado cujas lembranas servem de matria para sua narrativa aterrorizante. Seguindo a mesma tendncia de adotar o fim das iluses como fonte de uma narrativa horripilante, Bertram, no momento anterior ao relato da cena de antropofagia, interrompe a narrao no apenas para aumentar a intensidade do suspense em torno da cena que est prestes a ser narrada, mas tambm para compor uma concepo da experincia que procura justificar o gesto antropofgico pelo ocaso progressivo da crena e do idlio, dando origem viso ctica do presente que cria a narrativa de cunho macabro:
O que a existncia? Na mocidade o caleidoscpio das iluses: vive-se ento da seiva do futuro. Depois envelhecemos: quando chegamos aos trinta anos, e o suor das agonias nos grisalhou os cabelos antes de tempo, e murcharam como nossas faces e as nossas iluses esperanas, oscilamos entre o passado visionrio, e este amanh do velho, gelado e ermo despido como um cadver se banha antes de dar sepultura! (AZEVEDO, 1942g, p. 112).

A explorao trgica de foras humanas contraditrias e sensveis, como forma de evocar uma esfera artstica sublime foi teoricamente desenvolvida por Schiller, para quem a arte ganha uma funo at ento inaudita, sobrepondo-se razo e filosofia como formas privilegiadas de acesso ao conhecimento. Concebida como um terreno propcio para educar a sensibilidade segundo um ideal de natureza humana perfeita, esse estatuto privilegiado conferido arte representar-se-ia, nas obras, como uma realidade que se v em choque com a realidade cotidiana, sempre a colocar obstculos para sua consecuo. Para expressar a perda de reciprocidade que antes imperava entre a conscincia e o mundo e entre o signo e o significado, o discurso romntico estabelece dois modos distintos de organizar a relao entre sujeito e objeto. Num primeiro caso, o sujeito expressa, pela elegia, sua finitude, contrapondo-a imensido do universo: A primeira estrada conduz a um modo elegaco de tratar a vida breve oposta natureza perene. O sujeito reponta, mas para negar-se e desenhar os seus confins no espao e no tempo (BOSI, 1978, p. 246). No outro modo de expressar a ruptura dos limites tradicionais que estabelecia uma analogia entre a imagem e a percepo, o sujeito, pelo sublime, constri-se titanicamente, tomando a realidade como falta que impe limites ao esprito:
Mas h outro caminho. A evocao de certas paisagens em horas de sombra (poente, noite) engendra o contraste entre o mundo que some e que morre e o esprito que sobrevive. Este pode ser um espectro, Deus, (Como da noite o bafo sobre as guas/ Que o reflexo da tarde incendiava,/ S a idia de Deus e do infinito/ No oceano boiava A. de Azevedo), ou, etapa final, a conscincia do eu potico (BOSI, 1978, p. 246).

Ao longo do sculo XIX, a concepo de Herder segundo a qual o processo de desenvolvimento do indivduo, da histria de um povo e de sua literatura obedece a uma evoluo orgnica foi posta a servio da avaliao da produo de um poeta. Em Hegel, por exemplo, o talento do gnio assume sua forma melhor arrematada apenas na maturidade, quando, segundo, Herder, o escritor comearia a produzir uma prosa mais filosfica. Por isso, ainda que o gnio desabroche na juventude, sua fase ideal a maturidade, quando j viveu muitas experincias e j foi penetrado por todos os sentimentos e emoes, alcanando assim, um equilbrio entre fantasia e reflexo (HEGEL, 1991, p. 303-04).

124

Itinerrios, Araraquara, 22, 115-133, 2004

Itinerrios, Araraquara, 22, 115-133, 2004

125

Cilaine Alves Cunha

A fundao da literatura brasileira em Noite na Taverna

Schiller restabelece as bases do discurso sublime de forma que os conflitos da razo na experincia se tornem sua matria e seu fundamento. A fim de que a representao do pathos no desemboque numa comoo vazia, baseada apenas na fora do afeto e da comoo, prope que o pathos legtimo contenha idias, tomando a razo como fundamento da comoo. Ressaltando em diversos momentos que a violncia nega a natureza eminentemente racional do ser humano, Schiller concebe o pattico como uma luta entre as foras sensveis da natureza, tais como os afetos, sentimentos, paixes e emoes, com suas faculdades espirituais, a razo e a imaginao:
De um lado, o sentimento sublime consiste no sentimento de nossa impotncia e limitao no apreender um objeto; de outro lado, porm, no sentimento de nossa superioridade que teme quaisquer limites, sujeitando, espiritualmente, aquilo a que sucumbem as nossas foras sensveis. O objeto sublime ope-se pois nossa faculdade sensvel, e essa inadequao d ensejo a que consciencializemos uma nova faculdade em ns, que supera o que faz sucumbir a imaginao. Assim, justamente por opor-se sensibilidade que um objeto sublime ganha sentido adequado razo, pois que, ao causar dor atravs da faculdade inferior, acaba deleitando graas superior. (SCHILLER, 1964, p. 18)

Define o poeta ingnuo como aquele que se limita mera imitao da realidade, seguindo apenas a natureza simples e a sensibilidade e mantendo-se distante do reino das idias. Aproximando-o do pensamento dos clssicos, distingue-o do moderno poeta sentimental, reflexivo ou irnico, entendido como aquele que, refletindo sobre os objetos a sua volta, refere-os a uma Idia, lidando, por isso, com duas representaes e sensaes conflitantes: com a realidade enquanto limite e com a Idia enquanto infinito. Dessas duas esferas conflitantes surge a infinitude do ideal que contradiz a realidade, posta como falta (SCHILLER, 1967, p. 64). De acordo com essa concepo em que arte tem funo de desenvolver o ideal de perfectibilidade humana, a stira ganha um significado amplo por operar o misto entre dor e sensibilidade e entre alto e baixo, subdividindo-se em stira pattica (tragdia) e jocosa (comdia). O fundamento que unifica a compreenso desses gneros, alm da mistura, o entusiasmo despertado pelo ideal, ponto de partida para a indignao da stira pattica e do escrnio da jocosa. O sublime, compreendido como um misto de prazer e dor, baixo e alto, idlico, elegaco e trgico, potico e prosaico, evidencia-se, em Noite na taverna, no apenas na sensibilidade das personagens tragicamente constitudas pelo confronto do desejo interno ideal com a deformao da realidade, mas tambm numa viso de mundo ctica, para a qual a nica sada para a arte encontra-se no horror. A, a expanso do tempo individual um recurso que permite ao autor operar a fuso dos gneros de modo a fazer com que o idlio da juventude transmute-se na perda da espontaneidade e da ingenuidade do incio da meia-idade, que agora se v presa ao lamento nostlgico da perda idlica. A passagem da juventude para a meia-idade evolui, por sua vez, at velhice, numa crescente desiluso, desencadeando a substituio das iluses idlicas 126 Itinerrios, Araraquara, 22, 115-133, 2004

pela nostalgia elegaca e desta para o terror do gtico. Assim, a entrada do velho-poetaindigente na histria no fortuita, mas emblemtica da queda da arte rumo a uma velhice da humanidade em que impera a decadncia material, moral e espiritual do poeta a situado. Essa queda, simbolizada pelo poeta-velho, estabelece sugestivamente um paralelo entre ele e os heris-personagens de meia-idade, amantes da arte. Nessa decadncia, o velho tende a reafirmar, como Girgia exemplifica, que a incurso inicial na degradao moral desembocar inevitavelmente na literatura de cunho macabro. A esse misto de idlio, elegaco e trgico corresponde tambm a mistura dos estilos grotesco e sublime, proporcionado pela constituio dos heris fatais demonacos, que procuram despertar as sensaes mais exacerbadas e perversas como forma de reagir fatalidade do destino, sempre a corromper moralmente a vida e a arte. Assim, enquanto as figuras femininas de Noite na taverna constroem-se como alegoria da beleza artstica em processo de corrupo moral (e artstica), as personagens masculinas, constituem-se maneira do heri byroniano desenvolvido principalmente em Beppo e em Childess Harold Pilgrimage. Em todos os contos desta novela, a perspectiva fornecida pelos narradores-personagens, descritos como errantes poetas demonacos em permanente deslocamento. Heris infernais da transgresso, esses narradores byronianos constituem-se como anjos de juventude decada, crena ofuscada pelo tdio, detentores de um passado tenebroso cujas lembranas impelemnos a compor a narrativa que relatam. exceo de Arnold-o-louro, cuja caracterizao o aproxima da arte apenas por seu vnculo com Girgia, todos os outros heris ou so poetas, ou artistas plsticos ou mesmo amantes das artes, como o caso de Solfieri. A aproxim-los, ainda, a tendncia a imprimir um valor positivo a atos e comportamentos normalmente tidos por viciosos. Invertendo a ordem dos valores, esperam, num grito de revolta perverso, extrair da transgresso, do passado maldito, da corrupo, do sofrimento e da morte o modelo ideal de beleza atormentada. Exemplares, nesse sentido, a destruio de Girgia e sua identificao como irm de Johann desdobram-se no conto final quando ela adentrar a taverna para vingar sua profanao, assassinando o irmo. A, Arnold-o louro, pseudnimo de Arthur, reencontra-a aps cinco anos, transformada em prostituta. Seu reaparecimento, nesse momento, tem dupla funo, pois, ao mesmo tempo que permite ligar o passado dos contos ao presente da enunciao, numa linearidade moral em que o passado maldito justifica o comportamento do presente, possibilita tambm inverter a ordem dos fatos. Uma vez que Girgia quem violenta seu agressor, sua transmutao de virgem em mulher fatal, misto agora de prostituta poderosamente vingativa, confirma o predomnio da beleza corrompida pelo mundo sem tica. Num crculo duplamente vicioso, a transmutao de Girgia funciona tanto como reao degradao da vida e da arte pela fatalidade do destino, quanto, num movimento inverso, como fator desencadeador da degradao moral no mundo e na arte, j que a antiga beleza pura e virgem encobriu-se, agora, do invlucro impuro e salobro. Ao unificar o passado Itinerrios, Araraquara, 22, 115-133, 2004 127

Cilaine Alves Cunha

A fundao da literatura brasileira em Noite na Taverna

das lembranas com o presente da enunciao, Girgia torna-se representante de todas as belas virgens maculadas pela corrupo, alcanando definitivamente confirmar a impossibilidade de uma imaculada beleza espiritual. Dito de outro modo, a disseminao da degradao moral pelo mundo acaba tambm por selar o processo de transmutao do passado das iluses num eterno presente de devassido e crime, reafirmando o destino trgico da poesia e de poetas que, no passado de suas juventudes, prometiam sentimentos de esperana e alegria em seus versos e em suas vidas, e que, agora, no entanto, transformaram-se nos contos macabros de cada um deles. Nessa viso ctica que decreta o fim do passado idlico, a essncia eminentemente imoral da arte e, portanto, o vazio das utopias, seja na arte ou na vida, o tipo de narrador errante que viaja pelo mundo afora em busca de ocasies que possam oferecer reflexes acerca desse panorama negro torna-se fundamental, pois a fluncia da reflexo extrada do deslocamento temporal e espacial proporciona conferir mobilidade narrao. Caracterstica da obra de Byron e tambm de Noites florentinas, de Heine, a produo potica do deslocamento, em Noite na taverna, gera o movimento linearmente involutivo da esperana em direo desesperana, contrapondo o ideal de um tipo de arte florescente a seu plo negativo. Esse trnsito binmico entre dois tipos de arte, associados a dois tipos de tempo, conduz indiferenciao dos gneros em Noite na taverna. Se, em poemas, a produo potica do movimento faz com que as reflexes do gnio titnico dissolvam a forma tradicional, como no poema Meu sonho, de lvares de Azevedo, levando as divagaes a expandir a forma do verso medido ou mesmo a forma interna, na prosa de lvares de Azevedo a meditao dos personagens-narradoras sobre a arte e a vida leva a uma imploso do gnero inicialmente dramtico, que se dissolve na narrativa macabra. Alm de proporcionar a mistura entre os estilos baixo e sublime, j que o pathos que assola todas os personagens decorre da perda do ideal no mundo devassamente concebido, a produo potica do movimento permite extrapolar a regra das unidades de tempo, lugar e espao, do teatro clssico. Assim, do cenrio da taverna, onde a ao transcorre num curto espao de tempo, apenas em uma noite, a narrativa estende-se para os diversos pases e tempos dos pequenos contos, o que desemboca na expanso da unidade espcio-temporal inicial. Com isso, o conjunto formado pelo texto em questo, ao absorver o deslocamento na modelao dos gneros, gera o trnsito do drama, formado pelo dilogo da taverna, para o contos macabros, num estilo que dilui os limites do gnero, fazendo com que seu trao mais caracterstico seja a mistura. Por fim, retomando a proposta de Antonio Candido de que o convite de Sat para que Macrio assista a uma orgia refere-se ao universo macabro de Noite na taverna, constitudo como uma alternativa de vida e arte em que Macrio iniciado, essa alternativa condensa propostas e idias em tudo opostas s de Penseroso. Nesta novela, a decadncia da poesia ao longo do desenrolar do tempo decreta o fim da retomada do passado como motivo para uma literatura moralmente edificante, fim 128 Itinerrios, Araraquara, 22, 115-133, 2004

este figurado pela morte de todas as virgens imaculadas e pela transformao de Girgia em prostituta. A fora da f na razo, representada por Penseroso, modelando uma literatura de cunho edificante, desaparece diante de um mundo degradante, gerando uma literatura avessa moral e aos bons costumes. Entretanto, a principal resposta de Noite na taverna ao entusiasmo de Penseroso com a matria literria nacional, postulada pelo indianismo, tanto o silncio absoluto em torno da paisagem local, como a retomada deliberada da tradio europia. As apropriaes das fontes desta tradio em Noite na taverna so inmeras, abarcando nomes de lugares, personagens, motivos e episdios inteiros de muitas de suas obras. Em Macrio, a Itlia contrape-se inspida So Paulo, enquanto as personagens de Noite na taverna habitam as mais diferentes regies da Europa, Roma, Espanha, Dinamarca, Londres e Paris. No mesmo propsito de assentar a fonte da inspirao em obras da tradio ocidental, o captulo inicial desta novela, Uma noite do sculo, apresenta como narrador, j desde a primeira edio, uma personagem, Job Sterne, por meio da qual Azevedo acentua sua tendncia irnica de jogar com os nomes da tradio. Na antiga grafia, Job remete ao patriarca do Antigo Testamento, de alma generosa e temente a Deus. Em Lira dos vinte anos, dois poemas da srie Hinos de profetas contm epgrafes extradas do livro de J. Na histria de J, como se sabe, o Diabo, com o consentimento de Deus, submete o patriarca a inmeras e duras provas, sem, no entanto, conseguir abalar sua crdula resignao. Por outro lado, o sobrenome desse narrador, Sterne, pode ser uma aluso ao romancista ingls, Laurence Sterne, apreciado entre os romnticos por seu estilo digressivo, espontneo e irnico de narrar. Assim, ao construir uma conscincia narrativa modelada pela fuso da resignao crente de J com o esprito irnico de Sterne, Azevedo determina previamente as diretrizes de Noite na taverna, indicando que seu assunto restringir-se- ao confronto entre duas conscincias artsticas antagnicas, a feminina e a masculina, uma passiva e crente, outra cnica e mpia. Mesmo essa prtica de criar uma significao antagnica entre nome e sobrenome da personagem foi baseada em Laurence Sterne que, segundo Jos Paulo Paes, com Tristram Shandy, cria o seguinte jogo paradoxal: Tristram radica-se no adjetivo tristede vrias lnguas neolatinas, ao passo que shandy ou shan significa, no dialeto de Yorkshire, regio onde o escritor viveu grande parte de sua vida, alegre, volvel, tant (PAES, 1998, p. 601). Aprofundando a tendncia de construir narradores que aludem tradio europia, os ttulos dos captulos seguintes so batizados com nomes extrados, em sua maioria, de obras dessa tradio. Gennaro e Maffio so personagens do romance de Victor Hugo, Lucrcia Brgia; Bertram, tanto de Os bandoleiros, de Schiller, quanto de Marino Faliero, de Byron; Claudius Herman e Arnold batizam personagens de Manfred e The Deformed Transformed, deste ltimo autor; o nome Girgia pode ser uma variao de George Sand, escritora a quem lvares de Azevedo sempre dedicou admirao. Itinerrios, Araraquara, 22, 115-133, 2004 129

Cilaine Alves Cunha

A fundao da literatura brasileira em Noite na Taverna

Na Europa, j desde o sculo XVIII, a derrubada da antiga concepo de arte como reproduo das regras da conveno foi substituda por um novo conceito em que a relao do artista com as obras da Antigidade deve ocorrer no mais por fidelidade, mas como ponto de partida para o desenvolvimento da originalidade autoral. Apropriando-se da proposta de reviso da Antigidade, lvares de Azevedo, em literatura e civilizao em Portugal, prope reciclar as obras-primas da tradio literria do Ocidente e do Oriente, numa segunda leitura, procurando ampliar o horizonte cultural do pas. Nesse artigo, Azevedo elege a Castro, de Ferreira, como primeira obra trgica da fase que denomina herica da literatura portuguesa. Num discurso que, extrado da proposta de reviso das obras da tradio literria soa, em geral, petulante, critica o desvario sentimental que a Nova Castro, de Joo Batista Gomes, teria imprimido imitao dessa tragdia, contrapondo-lhe outro tipo de reviso da mesma obra. Destacando as passagens que considera mais belas, defende que uma segunda alternativa de retomada dessa obra teria de recuperar o sentimento trgico que a atravessa, mas sem deixar de considerar os movimentos que a imaginao do autor efetua para descrever as paisagens. Ferreira transforma-se, nessa tica, no Shakespeare da tradio portuguesa, devendo por isso ser eleito como modelo perfeito da antiga arte portuguesa, tendo a oferecer ao escritor o ponto de partida para a ruptura com as regras da conveno:
A tarefa por fazer na Castro no uma obra gigantesca, mas um esmero trabalhoso. Fora um limar de versos, um lavrar a esmeril de algumas arestas opacas daquela pedra, um apuro a timbre daquela poesia s vezes dura e tosca, selvagem muitas vezes como Shakespeare, sublime como ele, coadunar grandeza Euripdica das imagens o fluente e onomatopaico do verso dramtico.(AZEVEDO, 1942f, p. 366-7).

corpo da catalptica foi emprestado de Noites lgubres, novela espanhola datada de 1771, de autoria de Jos Cadalso, traduzida por Francisco Bernardino Ribeiro e publicada em 1844, na revista Minerva Brasiliense.6 A, o angustiado e deprimido Tediato tenta roubar o cadver de sua amada, sendo, no entanto, preso antes de realizar seu intuito. O motivo da antropofagia Azevedo extrai do Don Juan, de Byron. De outro livro desse autor, o episdio em que Herman mantm relaes de adultrio com ngela aps seu retorno anlogo ao de Beppo, em que o personagem homnimo reencontra, aps uma longa viagem, sua Laura casada. Isto sem falar na estilizao do incesto entre irmos, que Byron alimentou como lenda que ronda sua biografia. Outra lenda a seu respeito a de que teria por hbito organizar festas em que prestava culto a caveiras, aludida no crnio de poeta-louco que o velho de Noite na taverna carrega. Tendo em vista que uma das tendncias tpicas da obra de lvares de Azevedo a retomada da tradio literria mundial, Noite na taverna, ao decretar o fim do passado idlico e, no mesmo passo, direcionar sua narrativa para uma retomada da tradio ocidental, procura contrapor-se aos indianistas, que privilegiaram a inveno retroativa da nacionalidade no passado da cultura indgena, pressupondo, com isso, a fundao de uma tradio que j estaria em germe desde ento. Para lvares de Azevedo, o passado define-se como um tempo inefvel, distante e mitolgico, o que o leva a definir, em Literatura e civilizao em Portugal, a fundao literria brasileira como um processo inicial em andamento, voltando-a para o presente e para o futuro. A ironia alvaresiana irrompe, na novela, no gesto de evitar estabelecer qualquer referncia paisagem local, tomando a moralidade e a perfeio em arte como um ideal inatingvel. Ao retratar a arte moralmente pura e perfeita como inerente esfera do ideal, lvares de Azevedo engessa-a num passado perdido da humanidade, substituindo-a por um presente corrupto, o que origina a narrativa macabra. CUNHA, C. A. The Foundation of the Brazilian literature in Noite na taverna. Itinerrios, Araraquara, n. 22, p.115-133, 2004.
ABSTRACT: Noite na taverna presents the romantic review of the literary tradition as a solution to the controversy between Macrio and Penseroso about the demands of art renewal. While establishing a dialogue with Schiller and remaking, on its own terms, techniques and scenes from Laurence Sterns, Jose Cadalsos and Byrons works, it opposes the old art to a new model, which points to an unexpected conception of nationalism against indianismo, Brazilian literature inspired by themes of the life of American indigenous people. KEYWORDS: Romanticism; indianismo; irony; nationalism.

Em outro texto a respeito de George Sand, prope que o artista estude os elementos filosficos e literrios de sua obra para que possa tanto acompanhar o reaproveitamento que ela faz da obra de Byron, quanto imitar seu exemplo de vida aventureira em outra forma artstica:
Bof, que fora belo estudar-lhe um a um os elementos filosfico-literrios, ir buscar-lhe as inspiraes na vida aventureira, no entusiasmo excitado s insnias do poeta-rei, desse lord Byron, cujo ardente ceticismo calara no sculo as linfas calcrias a reverem suadas pelas estalactites gigantescas das grutas dos Andes [...]. quele que foi buscar nos elementos dos poemas de Musset a origem no Childe (que, se sobrarem-lhe horas, ir indag-los em alguns laureados da literatura modernssima) no ser intil estudo a relembrana do poetas ingls, nas harmonias selvagens de Mme. Dudevant. (AZEVEDO, 1942d, p. 252)

Em Noite na taverna, no apenas os nomes de personagens como tambm certas cenas de obras da tradio so programaticamente aproveitadas. O motivo do roubo do 130 Itinerrios, Araraquara, 22, 115-133, 2004

A comparao de Noite na taverna com Noites lgubres foi feita por Brito Boca que teve acesso traduo, na Minerva Brasiliense, de Bernardino Ribeiro (BROCA, 1979, p. 217).

Itinerrios, Araraquara, 22, 115-133, 2004

131

Cilaine Alves Cunha

A fundao da literatura brasileira em Noite na Taverna

Referncias
ALVES, C. O belo e o disforme: lvares de Azevedo e a ironia romntica. So Paulo; Ed. USP, 1998. AZEVEDO, A. de. Da descrena em Byron, Shelley, Voltaire, Musset. In:______ . Obras completas. So Paulo: Editora Nacional, 1942a. v.2, p.315. AZEVEDO A. de. Macrio. In:______ . Obras completas. So Paulo: Editora Nacional, 1942b. v.2, p.3-86. AZEVEDO, A. de. O conde Lopo. In:______ . Obras completas. So Paulo: Editora Nacional, 1942c. v.1,p.413-8. AZEVEDO, A. de. George Sand: Aldo o rimador. In:______ .Obras completas. So Paulo: Editora Nacional, 1942d. v.2, p.250-75. AZEVEDO, A de. Discurso pronunciado na sesso da instalao da Sociedade Acadmica do Ensaio Filosfico a nove de maio de 1850. In:______ . Obras completas. So Paulo: Editora Nacional, 1942e. v.2, p.416-27. AZEVEDO, A. de. lvares de Azevedo: literatura e civilizao em Portugal. In: ______ . Obras completas. So Paulo: Editora Nacional, 1942f. v.2, p.323-98. AZEVEDO, A. de. Noite na taverna. In: _____ . Obras completas. So Paulo: Editora Nacional, 1942g. v.2, p.87-164. BARBOZA, O. C. de C. Byron no Brasil: tradues. So Paulo: tica, 1974. BOSI, A Imagens do romantismo no Brasil. In: GUINSBURG, J. (Org.). O romantismo. So Paulo: Perspectiva, 1978. p.239-56. BROCA, B. Romnticos, pr-romnticos, ultra-romnticos: vida literria e romantismo no Brasil. So Paulo: Polis, 1979. CANDIDO, A. A educao pela noite. In: ______ . A educao pela noite. So Paulo: tica, 1987. p.10-22. CARPEAUX, O. M. Histria da literatura ocidental. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1961. HEGEL, G. Esttica: a idia e o ideal. So Paulo: Nova Cultural, 1991. LOVECRAFT, H. P. El horror na literatura. Madrid: Alianza, 1984. MAGALHES, G. De. Ensaio sobre a histria da literatura brasileira. Niteri: Revista Brasiliense, So Paulo, n.1, p.132-59, 1978. Edio Fac-Similar. PAES, J. P. Sterne ou o horror linha reta. In: STERNE, L. A vida e as opinies do cavalheiro Tristram Shandy. So Paulo: Companhia das Letras, 1998.

PIRES, H. lvares de Azevedo.Prefcio.In: AZEVEDO, A. Obras completas. So Paulo: Editora Nacional, 1942. v.1, p.xi-xxiv. PRAZ, M. A carne, a morte e o diabo na literatura romntica. Campinas: Ed. UNICAMP, 1996. RIBEIRO, S. N. Da nacionalidade da literatura brasileira. In: COUTINHO, A. Caminhos do pensamento crtico. Rio de Janeiro: Pallas, 1980. ROSENFELD, A. Da ilustrao ao romantismo. In: ______ . Autores pr-romnticos alemes. So Paulo: EPU, 1991. p.7-24. SCHILLER, F. Teoria da tragdia. So Paulo: Herder, 1964. SCHILLER, F. Poesia ingnua e sentimental. So Paulo: Iluminuras, 1967. VIDAL, A. J. Apresentao. In: WALPOLE, H. O castelo de Otranto. So Paulo: Nova Alexandria, 1994.p.7-10.

132

Itinerrios, Araraquara, 22, 115-133, 2004

Itinerrios, Araraquara, 22, 115-133, 2004

133

También podría gustarte