Está en la página 1de 45

CULTURA DA VIDEIRA

1.Introduo Em funo de a uva tratar-se de fruta cultivada h sculos, com mercados consolidados tanto para o consumo na forma de fruta fresca como na forma de vinho, seu cultivo encontra-se espalhado por todos os continentes, mas com ntida superioridade de pases europeus, como Itlia, Frana e Espanha. Fora desse bloco, destacam-se os Estados Unidos e a Turquia. J no Brasil os estados que mais se destacam so, o Estado do Rio Grande do Sul, So Paulo, Paran, Santa Catarina e Na regio do Trpico Semi-rido do Brasil e, mais especificamente, no Vale do Submdio So Francisco. O cultivo de uvas para o consumo in natura adquiriu relevncia econmica no plano internacional no final da dcada de setenta, quando o avano nas tecnologias aplicadas produo permitiu obter e ofertar um produto de qualidade nos diferentes mercados consumidores, favorecendo o incremento constante do consumo e exportao. Os fatores tcnico-econmicos de fundamental importncia para o desenvolvimento de uma viticultura economicamente vivel para fins de exportao so os seguintes: Plantio de cultivares adaptadas s condies climticas e que tenham aceitao pelo mercado consumidor; Tcnicas culturais mais adequadas (s) cultivar(es) explorada(s); Avaliao precisa dos custos de implantao e produo, assim como dos mercados consumidores; Implantao de adequada infra-estrutura para colheita e embalagem do produto, com conservao; Frigorfica; Disponibilidade de mo-de-obra especializada; Montagem e operao de uma eficiente estrutura de comercializao;

Disponibilidade de adequadas vias de acesso aos locais de embarque; Acesso a linhas de crdito para implantao dos vinhedos e construo de infraestrutura de packing house. Um estudo minucioso de tais fatores indispensvel para obter-se xito com a produo de uvas para exportao. A inexistncia ou deficincia de um destes fatores, numa regio que deseja desenvolver uma viticultura tecnificada e rentvel, compromete os futuros empreendimentos com problemas no s tcnicos, mas principalmente econmicos, pela falta de rentabilidade do prprio processo produtivo. Pretende-se, com este trabalho, ressaltar o desenvolvimento de um processo produtivo que abranja todos os fatores associados produo de uvas para a exportao.

2. Histria da Viticultura

Segundo os gelogos, foi na era Cenozica, que se processou h 100 milhes de anos, no perodo Quaternrio que o homem comeou alimentar-se de negros cachos de uvas. Hedric (1924) menciona achados freqentes de sementes de videira de permeio com vestgios das populaes pr-histricas e cujos frutos constituram importante parte do seu magro cardpio. Provavelmente a atual Groenlndia e outras regies hiperbreas so o centro paleontolgico de origem da videira, isto , foi nessas reas que se encontraram os fsseis mais antigos de plantas ancestrais das atuais vides cultivadas. Do mencionado centro, as videiras primitivas foram pouco a pouco ganhando as terras meridionais, seguindo duas direes principais: uma Amrico-asitica, Outra euro-asitica. Deste ltimo percurso que se origina a Vitis sezannensis, consagrada como a mais importante Vitis terciria, elo da evoluo para a Vitis vinifera a videira da atualidade.

3. Clima O clima possui forte influncia sobre a videira, sendo importante na definio das potencialidades das regies. Ele interage com os demais componentes do meio natural, em particular com o solo, assim como com a cultivar e com as tcnicas agronmicas da videira. As videiras europias (Vitis vinifera L.) so, na sua maioria, muito sensveis ao ataque de doenas fngicas, cuja incidncia est estreitamente relacionada com as condies climticas de temperatura, precipitao e umidade relativa. Em decorrncia destes fatores, a viticultura disseminou-se em regies de clima rido ou semirido, com mdia de precipitaes abaixo de 800 mm anuais, e que, alm disto, apresentam durante o ciclo fenolgico temperaturas elevadas, baixa umidade relativa, pouca nebulosidade e alta insolao.

3.1. Temperatura Temperatura do ar apresenta diferentes efeitos sobre a videira, variveis em funo das diferentes fases do ciclo vegetativo ou de repouso da planta, conforme exposto a seguir.

3.2. Pluviometria Aprecipitao pluviomtrica um dos elementos meteorolgicos mais importantes na viticultura. A videira uma cultura bastante resistente seca. Para a videira influem no somente a quantidade total de chuvas, mas tambm sua distribuio ao longo do ciclo vegetativo. As chuvas de inverno tm pouca influncia sobre a videira. importante que os solos apresentem disponibilidade hdrica adequada no perodo de brotao das plantas. Durante a primavera, as chuvas so importantes para o desenvolvimento da planta, porm, em excesso, podem favorecer o desenvolvimento de algumas doenas fngicas da parte area, bem como afetar fases importantes da videira, como a florao e a frutificao, causando baixo vingamento de frutos e desavinho.

3.3. Umidade Relativa A importncia da umidade relativa do ar est diretamente relacionada com o estado fitossanitrio da cultura da videira. Quando a umidade do ar baixa, a maioria dos fungos no encontra um ambiente favorvel para se desenvolver. Com isto, obtm-se uvas mais sadias, sem o uso excessivo de defensivos.

3.4. Luminosidade A videira uma planta exigente em luz. O manejo do dossel vegetativo do vinhedo deve proporcionar uma boa exposio foliar radiao solar. Durante o perodo de maturao das uvas a evoluo do teor de acar favorecido pea ocorrncia de dias ensolarados.

3.5. Ventos

No perodo das chuvas, a ocorrncia de ventos suaves benfica, por facilitar a secagem das folhas, reduzindo a incidncia do ataque de fungos. J os ventos fortes e constantes so, ao contrrio, muito prejudiciais, por dificultarem a conduo das plantas e produzirem queimaduras nas folhas e danos mecnicos nos frutos.

4. Cultivares

A viticultura uma atividade bastante diversificada no mundo e tambm no Brasil. A finalidade da explorao, a regio de cultivo, o solo e o clima predominantes influenciam diretamente na escolha das cultivares a serem utilizadas. A diversidade gentica encontrada tanto dentro das espcies do gnero Vittis como entre elas grande, permitindo , quase sempre, a escolha do material mais adequado, entre as centenas de cultivares existentes na cultura. Esse nmero ampliado ano a ano como resultado de diversos programas de melhoramento no mundo.

4.1. Porta-enxertos

Mais de uma dezena de porta-enxertos so utilizados na viticultura das regies temperadas do Brasil. Todavia, na escolha do porta-enxerto tambm devem ser considerados fatores como a fertilidade do solo e a susceptibilidade do porta-enxerto a doenas e pragas ocorrentes na regio ou local de plantio do vinhedo. Em certos casos a cultivar tambm pode ser determinante na escolha do porta-enxerto. A pesar da disponibilidade razovel de bons porta-enxertos, preciso mencionar que cada um deles tem sua deficincia intrnseca e s a experimentao regional pode determinar com regular preciso qual o melhor. Seja como for, a principal recomendao tcnica a de nunca usar um nico porta-enxerto em grandes reas.

Tropical (IAC 313) Originrio do cruzamento entre Go/ia e Vitis cinerea, herdou desta o desenvolvimento vegetativo contnuo, caracterstico das videiras de clima tropical. Da ser um portaenxerto muito vigoroso, com perfeita adaptao s condies climticas tropicais, com ramos que lignificam tardiamente e dificilmente perdem as folhas. Adapta-se bem aos diferentes tipos de solos com boa tolerncia aos nematides, e suas folhas so resistentes s principais molstias.

Jales IAC 572 Obtido do cruzamento entre Vitis caribea e 101-14 (Vitis riparia x Vitis rupestris). Porta-enxerto vigoroso, que se adapta bem tanto em solos argilosos como em arenosos. Com timo enraizamento e pegamento, apresenta folhas resistentes s principais molstias. Contudo esses porta-enxertos podem ser substitudos por outros, que se apresentem resistentes a nematides, embora menos vigorosos, mas que concorrem para uma produo de maior qualidade, como: Dog Ridge, Salt Creek, SO-4, R-99, Harmony.

1103 Paulsen Este porta-enxerto pertence ao grupo berlandieri x rupestris. Teve grande difuso no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina nos ltimos anos porque apresenta tolerncia fusariose, doena comum nas zonas vitcolas da Serra Gacha e do Vale do Rio do Peixe. vigoroso, enraza com facilidade e apresenta boa pega de enxertia. Tem demonstrado boa afinidade geral com as diversas cultivares. o porta-enxerto mais propagado atualmente na regio sul do Brasil. Entre os viticultores tambm conhecido como Piopeta ou Piopa.

Rupestris du Lot Trata-se de uma variedade de V. rupestris, caracterstica pelo hbito de crescimento ereto, sendo, por isso, conhecido pelos agricultores da Serra Gacha pelos nomes "Vassourinha", "Pinheirinho" ou "Arboreto". um porta-enxerto vigoroso, com sistema radicular pivotante, adaptado a solos profundos. Apresenta fcil enraizamento, boa pega de enxertia e induz alto vigor copa.

SO4 Este porta-enxerto do grupo berlandieri x riparia foi introduzido na dcada de 1970, sendo muito difundido no Rio Grande do Sul nos anos subsequentes. Em geral confere desenvolvimento vigoroso e boas produtividades maioria das copas. Atualmente muito pouco propagado devido alta sensibilidade fusariose e a problemas de

dessecamento do engao, uma anomalia verificada em certos anos, devido a desequilbrio nutricional envolvendo o balano entre potssio, clcio e magnsio. Estes problemas no tm sido constatados na regio de Livramento, onde o solo profundo e bem drenado.

4.2. Cultivares de uvas para mesa

Itlia Essa cultivar est apta a produzir, em plantios comerciais, cachos volumosos com um peso mdio de 500 g. Quando os cachos so bem raleados, produzem bagos grandes, com pelcula grossa de colorao amarelo-mbar, e sabor levemente moscato. Se for bem conduzida em sistema de latada, a produtividade dessa cultivar chega a 40t por hectare em um ano

Piratininga Em plantios comerciais, essa cultivar tambm pode produzir cachos volumosos, com um peso mdio de 450g, no sendo necessrio um desbaste muito rigoroso. Os bagos so grandes, de colorao rosa-avinhado, com pelcula grossa e sabor neutro, levemente cido. Sua produtividade atinge at 40t por hectare em um ano, quando a videira bem conduzida em sistema de latada

Nigara Branca a principal uva americana utilizada para a produo de vinho de mesa, sendo muito apreciada pelos consumidores devido ao intenso aroma e sabor caracterstico que confere ao vinho. Alm de expressiva rea cultivada nas principais regies produtoras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a Nigara Branca encontra-se difusa em pequenas reas em vrias partes do sul do Brasil e, tambm, no Sul de Minas Gerais, onde empregada na elaborao de vinhos caseiros e, tambm, para consumo in natura. Nigara Branca uma cultivar frtil e bastante resistente s doenas fngicas. Pode ser plantada de p-franco mas normalmente enxertada.

Nigara Rosada Surgiu de uma mutao somtica natural da Nigara Branca, no municpio de Jundia, (SP), em 1933. Possui as mesmas caractersticas de Nigara Branca, exceto a cor, mais atraente ao consumidor.

Isabel Apesar de todos os esforos para substituir esta cultivar desde a dcada de 1930, a Isabel persiste com 50% da uva produzida no Rio Grande do Sul e a principal cultivar plantada em Santa Catarina. Origina vinho tpico, em anos chuvosos pouco coloridos, apreciado por uma faixa especfica de consumidores. O suco de Isabel a base do suco brasileiro para exportao. uma cultivar de Vitis labrusca, muito bem adaptada s condies climticas do Sul do Brasil. Fornece produes abundantes em poda curta; resistente ao odio e s podrides do cacho, porm est sujeita a perdas pela incidncia de antracnose e de mldio. Normalmente enxertada mas pode ser plantada de pfranco; vinhedos de p-franco normalmente exigem um perodo de formao mais longo mas atingem 80-100 anos com produes econmicas.

Isabel Precoce um clone de Isabel, decorrente de mutao somtica, selecionado em 1993 num vinhedo comercial situado no municpio de Farroupilha. Apresenta as caractersticas gerais da tradicional cultivar Isabel, entretanto, tem a maturao antecipada em 35 dias. Foi avaliada na Embrapa Uva e Vinho e a partir do ano 2000 comeou a ser difundida como alternativa para a ampliao do perodo de produo e processamento de uvas para vinhos tintos de mesa e suco de uva. As condies para cultivo de Isabel Precoce so as mesmas da cultivar original.

Concord a labrusca mais procurada para a elaborao de suco pelas caractersticas de aroma e sabor que confere ao produto. Em geral cultivada de p franco com bons resultados. bastante produtiva quando em poda longa. Apresenta alta resistncia ao mldio e ao odio, porm, mostra-se um pouco sensvel antracnose, doena que pode causar perdas se no for convenientemente controlada na fase inicial do crescimento vegetativo. A pelcula da uva fina, por isso, bastante susceptvel ao rachamento de bagas quando ocorre tempo chuvoso na fase de maturao. Certos vinhedos apresentam abortamento floral com prejuzos significativos. As causas deste problema ainda no so conhecidas, podendo ser de ordem nutricional ou de origem fitossanitria. Concord cultivada principalmente nos trs Estados do Sul, sendo tambm conhecida como Francesa e Bergerac.

4.3. Cultivares de uvas para vinho e/ou suco

Uvas para vinho devem apresentar caractersticas que as recomendem para esse uso, como boa produo, colorao agradvel, sabor vinoso, aroma tpico. Por definio clssica, vinho o produto da fermentao dos frutos de Vitis vinifera. Entretanto,

muitas cultivares de venferas o hbridos, apesar de aptido razovel para determinado fim, acabam sendo utilizadas para outros fins.

Cabernet Franc De origem francesa, a principal vinfera tinta cultivada no Brasil (RS). De grande vigor, as plantas produzem relativamente pouco. Os cachos so alados, pequenos (70-150g). As bagas so pequenas, esfricas, pretas. Maturao mdia a tardia. Ela exige um bom controle fitossanitrio. Apesar de suas fracas caractersticas agronmicas, o vinho produzido de primeira qualidade.

Riesling Itlico Produtora de vinhos muito populares no Brasil, conhecida erroneamente por esse nome. originria da Frana (Meslier de Champagne), ao contrrio da original Riesling ( Renano), que de Reno, na Alemanha. De cachos mdios, cnicos, compactos. Bagas pequenas a mdia, redonda, amarelo-esverdeadas. Polpa deliqescente, aromtica. Bord o nome comum de cultivar Ives, de origem incerta, obtida por Henry Ives. Tambm chamada de Folha de Figo, na regio de Caldas, MG, cultivada em rea considervel nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paran. De bom vigor e produtividade, apresenta alta resistncia s doenas fngicas. Os cachos so pequenos (150g), cilndricos, s vezes alado e medianamente compacto. As bagas so pequenas (2 a 3g) , arredondadas, pretas, com polpa de textura fundente a mdia e sabor foxado. Seyve Villard 5276 Tambm denominada Seyval, esta cultivar uma hbrida complexa altamente produtiva e que apresenta alto potencial de acar, normalmente atingindo mais de 20Brix. Resiste ao mldio mas sensvel antracnose, necessitando controle no incio do ciclo vegetativo. Tambm sensvel filoxera galcola, s vezes exigindo tratamentos para seu controle. Deve ser enxertada e exige adubaes abundantes para suportar as grandes produes sem perda significativa do vigor e da longevidade. Origina vinho branco de mesa de muito boa qualidade. Durante algum tempo foi comercializada no Rio Grande do Sul como uva fina, em geral como Sauvignon ou como Riesling. Os dados apresentados podem variar significativamente de ano para ano e de local para local, alm da possibilidade de variaes devidas ao sistema de manejo vinhedo. empregado no

Couderc 13 Introduzida na dcada de 1970 pela Estao Experimental de Caxias do Sul, foi difundida com relativa facilidade por ser muito rstica e produtiva. O vinho pouco cido e neutro em sabor, podendo ser cortado com outros vinhos comuns. cultivada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, sendo que resultados de pesquisa a indicam como opo tambm para o Sul de Minas Gerais. uma cultivar resistente s doenas fngicas, entretanto, apresenta baixo potencial glucomtrico.

4.4. Cultivares sem sementes

Dois mecanismos naturais do origem s cultivares de uvas sem sementes, tambm chamadas de apirenos:partenocarpia e estenospermocarpia. Mundialmente, o interesse por uvas sem sementes aumenta cada vez mais no mercado consumidor de frutas. Entre as cultivares comercializadas esto:

IAC 457-11 Paulistinha Descendente de Niagara Branca com Sultanina. A planta vigorasa, apresenta ciclo curto e produtividade mdia. Os cachos so midios e cilndricos, pesando em mdia 200-300 g, necessitando de desbaste de 20% das bagas; resistncia pequena a mdia ao transporte para a comercializao. Bagas trincante, forma arredonda, sabor que lembra frutas tropicais; bagas carnosas, boa aderncia ao pedicelo. Essa variedade pode ser conduzida em espaldeira e latada, exigindo poda mdia longa ( quatro a oito gemas). Afinidade de enxertia normal para Ripria do Travi e IAC 766.

Thompson Seedless (Sultanina) Esta cultivar originria da sia Menor e foi cultivada na Califrnia, pela primeira vez, por Wilson Thompson, h mais de 100 anos. conhecida por outros nomes, como Sultanina, Sultana ou Kishmish oval. Seus cachos so grande, pesando em mdia 400-600g, acentuadamente alados, cilindro-alongados, compactos. As bagas so uniformes, de tamanho mdio, pesando em mdia 4-6g, ovalalongadas, cor esverdeada ou levemente dourada quando bem maduras, sem sementes, textura firme, sabor nobre. So de maturao mdia. As plantas so muito vigorosas e produtivas, devendo ser podadas em ramos bem longos (15 a20 gemas). Bem adaptadas a reas de intenso calor, so muito plantadas no deserto da Califrnia e Chile. H, pelo menos, 20 anos, a rea plantada com Thompson Seedless na Califrnia supera os 80.000ha.,dos quais cerca de 35.000 a 40.000 so exploradas como uva de mesa.

Perlette Esta cultivar foi obtida, na Califrnia, por Olmo, em 1936, do cruzamento entre Regina dei Vigneti e Sultanina Marble. No Nordeste do Brasil, as plantas dessa cultivar so de vigor mediano, produzindo em mdia 30 cachos por planta. Os cachos so de tamanho mdio (250 a 350g), compactos, cnicos e alados. Os bagos so pequenos, arredondados e de colorao verde-amarelada. A polpa crocante e de sabor levemente moscato. Um tamanho de 18 mm de dimetro, adequado para comercializao, atingido com duas aplicaes de 20ppm de cido giberlico. Atinge uma produtividade mdia de 20 t por hectare em dois ciclos por ano. A precocidade dessa cultivar sua caracterstica marcante.

5. Propagao

Normalmente, a videira propagada de forma vegetativa por estaquia e enxertia.

5.1. Seleo das estacas

As plantas destinadas ao fornecimento das estacas sero selecionadas, a priori, de acordo com as seguintes caractersticas: crescimento vigoroso, alta produtividade, bom aspecto sanitrio (livres de doenas e de pragas) e devem apresentar ramos bem lignificados e formados.

5.2. Preparo do material para estaquia

As estacas que se destinam ao plantio em viveiro ou diretamente no campo so cortadas com 25-30 cm de comprimento e com duas a trs gemas. O corte da base das estacas feito sobre o n; o do pice feito trs a quatro centmetros acima da gema superior, o que evita o ressecamento da mesma. As gemas que ficaro enterradas so eliminadas, para que haja maior absoro de gua, facilitando o enraizamento e evitando a emisso de ramos ladres.

5.3. Preparo do material para enxertia

Produtora Os enxertos ou garfos so fragmentos de vara da cultivar produtora que apresentam duas gemas. A extremidade superior cortada reta, trs a quatro centmetros acima da gema, e a inferior cortada em forma de cunha. A seguir enrola-se o enxerto com fita plstica, deixando-se somente as gemas e a cunha descobertas. A extremidade superior deve ser bem protegida, para evitar-se o dessecamento do enxerto.

Porta-enxertos para enxertia de mesa So fragmentos de vara da cultivar escolhida como porta-enxerto. Medem em torno de 25 - 30 cm e possuem duas a trs gemas. O corte inferior feito bem junto ao n e o superior 6 - 8 cm acima da gema superior. As gemas so eliminadas para favorecer o enraizamento e tambm para evitar que haja emisso de ramos ladres.

Porta-enxertos para enxertia de campo As mudas de porta-enxertos so plantadas no campo e seus ramos, em nmero de trs, so conduzidos na vertical. Todas as brotaes secundrias so eliminadas, o que favorece o engrossamento dos ramos que sero enxertados. Por ocasio da enxertia, cortam-se dois ramos a 20 cm do solo e eliminam-se todas as folhas abaixo do corte.

5.4. Enxertia

A enxertia consiste na unio do enxerto com o porta-enxerto,j devidamente preparados. Na enxertia de garfagem de fenda cheia, o enxertador deve observar a seguinte seqncia: a) Cortar verticalmente a estaca ou os ramos do porta-enxerto, abrindo uma fenda de dois a trs centmetros, sem atingira n imediatamente abaixo do local do corte; b) Introduzir nessa fenda o enxerto com a extremidade inferior cortada em cunha;

c) Certificar-se do estabelecimento de contato entre as cascas do enxerto e do porta-enxerto, ainda que tal contato s ocorra de um lado. Neste caso, a gema do enxerto prxima cunha deve ficar voltada para o lado em que as cascas se unem; d) Aps a colocao do enxerto na fenda do portaenxerto, fixaras mesmos com fita de plstico, para evitar um possvel deslocamento do enxerto, o que prejudicaria a enxertia. Na enxertia de campo, pode-se utilizaras plantas de porta-enxerto, com os ramos verdosos e material do enxerto em incio de lignificao pois, segundo observaes feitas, a cicatrizao se processa com maior rapidez e de maneira mais uniforme, no se produzindo, aparentemente, nenhuma necrose dos tecidos. A operao de enxertia pode ser realizada em qualquer poca do ano; o crescimento da muda, entretanto, menor no perodo mais frio, ou seja, de meados de maio a agosto. Os processos de enxertia citados apresentam alto ndice de pega. Sugere-se, ento, a enxertia de mesa por apresentar as seguintes vantagens: possvel no s antecipar em trs meses ou mais a primeira colheita, como tornar a formao da muda mais econmica; Atravs da seleo das mudas que formaro o vinhedo, obtm-se maior homogeneidade da rea; H a reduo na emisso de ramos ladres provenientes do porta-enxerto; possvel conseguir plantas vigorosas, semelhantes s obtidas com a enxertia de campo.

6. Estabelecimento do Vinhedo

O que se pretende com o cultivo da videira produzir uvas durante muitos anos, para isto importante que o solo da rea a ser implantada seja bem preparado e que nele se faam previamente todas as melhorias necessrias, antes da instalao dos sistemas de conduo e irrigao, e do plantio das mudas.

6.1. Localizao

O vinhedo dever ser localizado em rea com topografia apropriada para irrigao. Deve-se fazer um estudo criterioso das caractersticas do solo com relao a textura, profundidade e fertilidade. Os solos que apresentarem um perfil pouco profundo, com menos de um metro, devem ser descartados para o cultivo de uvas, pois a videira no se adapta a solos mal drenados e com lenol fretico superficial. As fileiras de plantio devem ser orientadas no mesmo sentido dos ventos dominantes, pois as videiras se ressentem com fortes rajadas de vento, que lhes so prejudiciais, no s por provocarem a quebra de ramos, mas tambm por causarem danos fsicos

nos cachos, tornando-os imprprios para a comercializao, por se apresentarem excessivamente manchados.

6.2. Quebra-Ventos Na implantao de um vinhedo deve-se dispor de rea livre para instalao de quebraventos formados por espcies vegetais, tais como eucalipto, leucena, bananeira e capim Cameron. Pode-se tambm, utilizar como quebra-vento telas de nylon, com 70% de densidade, colocadas alto, na vertical, do lado em que penetra o vento, em toda a extenso do vinhedo. Desse modo, consegue-se evitar que os bagos sofram danos mecnicos causados pelo vento, sob a forma de escoriaes superficiais que desqualificam a uva no processo de comercializao.

6.3. Preparo do solo

Limpeza da rea Deve-se eliminar do terreno toda a vegetao existente. de forma a permitir o total aproveitamento do solo. Essa limpeza, que consiste nas operaes de desmatamento, roagem e destocamento da rea, dever ser realizada quatro meses antes da data prevista para o plantio, o que resultar em tempo para a execuo dos trabalhos subseqentes de sistematizao da rea, anlise do solo, correo, instalao do sistema de irrigao, confeco do sistema de conduo e outros. Sistematizao da rea Conforme o mtodo de irrigao a ser utilizado, o nivelamento do terreno poder ser aconselhvel. Entretanto, a remoo de solo deve ser mnima, para que no ocorra exposio do subsolo.

Anlise do solo Logo aps a limpeza do terreno, trs meses antes do plantio, coletam-se amostras de solo representativas da rea onde ser implantado o vinhedo, num perfil com profundidade mdia de 35 cm. Tais amostras so enviadas a laboratrio especializado em anlise de solo para averiguao das necessidades de calagem e fertilizao do terreno.

Calagem Na hiptese do laudo da anlise de solo assinalar a necessidade de cal agem, esta dever ser feita de 30 60 dias antes do plantio, procurando-se sempre colocar calcrio suficiente para que o solo atinja um pH em tomo de 6,0 - 6,5.

Gradagem e arao Aps a distribuio do calcrio aconselhvel a operao de gradagem, a fim de incorporar o corretivo ao solo, seguida de uma arao profunda, revolvendo-se uma camada de 20 a 40 cm. No caso de solo com camada compacta e desunifom1e, podese utilizar com vantagens o subsolador, uma vez concluda a arao.4

Sulcagem para adubao bsica

Por causa do pequeno espaamento entre plantas nas linhas dos vinhedos, recomendase a abertura de sulcos para adubao. Pode-se tambm realizar a adubao por processo convencional de abertura de covas (40 x 40 x 40 cm). Os sulcos so abertos com uma profundidade mnima de 40 cm, e no sentido das linhas de plantio.

Implantao do sistema de irrigao O sistema de irrigao a ser utilizado, seja qual for, dever ser implantado antes de realizar a adubao bsica. O trabalho de instalao do sistema de irrigao , em geral, realizado pela empresa que fornece o equipamento.

6.4. Adubao bsica A adubao bsica dever ser realizada de 15 a 30 dias antes do plantio, de forma contnua, nos sulcos abertos para este fim. Aconselha-se, inicialmente, o uso de esterco de caprino ou de bovino na base de 20 litros por planta, para dar melhores condies fsicas, qumicas e microbiolgicas ao solo, o que ir favorecer a absoro dos nutrientes minerais pelas plantas: Os nutrientes minerais fsforo e potssio sero utilizados segundo as quantidades recomendadas no Quadro 1, de acordo com o resultado da anlise.

Nutriente Quantidade solo Quantidade aplicar (g/planta) no a

Fsforo (P-mg.dm-3) 0-10 11-20 21-40

Potssio (cmolc.dm-3) 0-0,10 0,110,20 50 0,210,40 30

150

100

70

80

Aps a adubao, fecham-se os sulcos, de maneira que haja a incorporao dos adubos.

6.5. Construo da latada

Na regio do Submdio So Francisco, o sistema de conduo tradicionalmente adotado para a videira a latada.

rea aconselhvel a construo de latadas com fileiras medindo at 200 m, e tendo o mesmo comprimento dos lados, cobrindo uma rea de quatro hectares. Desse modo, facilitam-se as prticas de cultivo e reduzem-se os custos de construo. Entre as latadas so abertas ruas suficientemente largas para permitir a manobra de mquinas.

Espaamento

Deve ser definido antes de se traar e construir a latada. Para cultivares enxertadas sobre portaenxertos vigorosos, o espaamento pode ser de 3 x 3 m ou 4 x 2 m: para cultivares enxertadas em portaenxertos menos vigorosos, pode ser de 3 x 2,5 m ou 3 x 2 m. As distncias entre fileiras inferiores a 3 metros no so aconselhveis, uma vez que dificultam os trabalhos mecanizados.

Traado Definida a distncia de plantio e preparado o terreno, esse pode ser demarcado da seguinte forma: i. Traado das linhas principais: crava-se uma estaca num dos cantos em que ficar a latada, a partir da traa-se um ngulo reto para que a latada fique devidamente retangular ou quadrada. Para formar o ngulo reto utiliza-se uma corda marcada com as distncias entre as fileiras; a 4 marca coincidir com a estaca fixada no ponto A, conforme se v na; a 8 marca dever corresponder estaca no ponto B, enquanto a 13 se ajustar com a primeira em C. Prolongando-se os lados AC e AB formam-se as linhas principais da latada. ii. Traado das linhas de plantio: na linha lateral em que esto demarcadas as distncias entre as linhas, faz-se um outro ngulo reto, demarcando-se uma nova linha de plantio (BD) paralela a primeira (AC). iii. Demarcao da rea: com base nos dois ngulos retos que foram traados na rea, demarca-se a linha A'B', cuja distncia deve ser igual da linha A'B', comprovando que os ngulos foram bem traados. Sobre a linha A'B' marca-se, com piquetes, a distncia entre as linhas de plantio, e a partir da marcam-se todas a linhas de plantio da rea.

Armao da estrutura da latada Completada a demarcao, faz-se a distribuio dos moires e das estacas na rea, de modo a colocar um moiro em cada canto da latada e estacas mais grossas em cada extremidade das linhas de plantio, enterradas num ngulo de 60 com o solo. A cada poste corresponder um esticador, destinado a sustentar o peso da linha de plantas.

Distribuio dos arames Uma vez assentados os postes, procede-se ao esticamento dos arames. Comea-se pelos fios de n 10 nas linhas de plantio, seguindo-se os fios de n 12, distribudos perpendicularmente s linhas de plantio a cada 6 m, os quais sustentaro os fios de n 14, que sero colocados a cada 0,50 m nas entrelinhas. Ver o esquema apresentado na. A latada dever ficar bem esticada, a 2m de altura, pois com o peso das frutas h sempre o risco de que fique muito baixa, tornando-se inadequada realizao dos trabalhos mecanizados. Fig. 11. Sistema de conduo de latada

6.6. Plantio

As mudas do porta-enxerto ou da produtora de p-franco ou enxertada podero ser levadas para o campo com dois a trs meses de idade, desde que tenham sido bem protegidas do ataque de pragas e doenas.

poca Havendo disponibilidade de mudas, o plantio pode ser efetuado em qualquer poca do ano. No entanto, para minimizar os custos com irrigao, aconselha-se o plantio no incio da estao chuvosa (dezembro).

Covas Devem ser de tamanho suficiente para acomodar o sistema radicular da muda. So abertas no camalho que se formou sobre a linha de adubo depositado no fundo do sulco de adubao.

Tutoramento Antes de plantar a muda ou imediatamente aps, enterrar um tutor que conduzir a brotao verticalmente at o arame do sistema de conduo.

Irrigao Imediatamente aps o plantio, deve-se irrigar abundantemente a rea, de modo que o nvel de umidade no solo chegue a capacidade de campo (Cc). Essa primeira rega favorece o pegamento das mudas, pelo fato de colocar suas razes em contato com os nutrientes previamente incorporados nos sulcos de adubao.

6.7. Prticas Culturais

Durante a fase inicial de crescimento, que se completa na primeira poda de frutificao, deve-se ter cuidados especiais com as pequenas videiras, executando todas as prticas culturais necessrias ao bom desenvolvimento da cultura. As prticas de poda de conduo, amarrao, limpeza da rea, combate formiga, tratamentos fitossanitrios e irrigao devem ser realizadas dentro de um cronograma de trabalho para que as plantas desenvolvam-se rapidamente, entrando em produo precocemente.

Poda de conduo e amarrao Aps o plantio, conserva-se um nico ramo, que conduzido at a latada, amarrado convenientemente ao tutor, a fim de obter uma planta de tronco bem ereto e evitar que se quebre pela ao do vento. Os ramos ladres que saem do portaenxerto e as brotaes laterais so eliminadas ainda novas, evitando-se desse modo a com petio com o ramo que est sendo conduzido. Quando o ramo ultrapassar a latada de uns 30 cm, procede-se sua poda, deixando-se a gema imediatamente abaixo do sistema de conduo. Quando as gemas apicais do ramo podado brotarem, deixam-se apenas as duas ltimas brotaes, que daro origem aos braos primrios.

Limpeza A partir do plantio indispensvel conservar as fileiras de plantas sempre limpas, para evitar que as mudas novas sejam abafadas pelas ervas daninhas. Nas entre linhas utiliza-se a roadeira ou enxada rotativa para manter a vegetao rasteira ao solo.

Combate s formigas Na fase inicial de desenvolvimento das videiras muito importante que se d combate eficiente s formigas, pois se estas atacarem na poca de aparecimento das primeiras folhas, praticamente inevitvel a perda das mudas. A melhor hora para localizar os caseiros e realizar seu controle com um formicida adequado a partir das 17 horas.

Tratamento fitossanitrio Na fase de crescimento das plantas necessrio proceder ao controle preventivo das doenas passveis de ocorrerem, sobretudo o odio durante o ano todo e o mldio no perodo chuvoso. Desse modo, as plantas podem desenvolver-se sadias e com maior rapidez.

Irrigao As regas devero ser realizadas de acordo com o tipo de solo e com o sistema de irrigao adotado. Na fase de desenvolvimento inicial da cultura muito importante que no haja limitao hdrica, o que acarretaria srios prejuzos ao crescimento e engrossamento da cepa, em conseqncia dos entrens muito curtos.

7. Nutrio e adubao

A produo de uvas de qualidade decorre, em grande parte, da nutrio equilibrada das videiras. O equilbrio alcanado quando as plantas recebem quantidades de nutrientes que atendem suficientemente s necessidades nutricionais da cultura para vegetar e produzir de maneira satisfatria. A nutrio da videira compreende uma srie de processos fsicos, qumicos, fisiolgicos e biolgicos, resultantes das interaes entre as plantas e o meio no qual esto estabelecidas. Nas reas de clima tropical, por exemplo, a videira d mostras de estar convenientemente nutrida quando aps a colheita e durante o perodo de maturao dos ramos sua folhagem e seus brotos terminais no apresentam sintomas visuais de deficincia ou excesso de nutrientes.

7.1. Sintomas de deficincia e de excesso nutricional

Na videira, quando os elementos nutritivos nas folhas e nos frutos esto presentes em quantidades abaixo ou muito acima do nvel normal, costumam manifestar-se anormalidades mais ou menos tpicas que servem para identificar a deficincia do nutriente que as origina. Tratando-se, porm, dos nutrientes que so consumidos em grande quantidade, como nitrognio, fsforo e potssio, por exemplo, no recomendvel esperar que apaream

os sintomas de deficincias para proceder fertilizao, pois quando estes se manifestam, a produo das plantas e a qualidade dos frutos j tero sido reduzidas substancialmente. No caso dos micronutrientes, quando do aparecimento dos primeiros sintomas, possvel ainda fazer-se as devidas correes na fertilizao das plantas, sem que haja um decrscimo significativo na qualidade e na quantidade dos frutos. Entretanto, o mais aconselhvel monitorar-se o vinhedo atravs de anlises foliares, realizando as fertilizaes com os nutrientes necessrios e em quantidades adequadas, evitando-se, desse modo, o aparecimento de sintomas de deficincia ou excesso nutricional.

7.1.1. Macronutrientes Nitrognio A falta desse elemento se manifesta inicialmente nas folhas mais velhas, que se tornam amareladas. Com a evoluo da deficincia, as plantas apresentam um dbil desenvolvimento, com o encurtamento dos entrens, brotaes contorcidas e avermelhadas, baixo percentual de pegamento dos frutos, resultando numa baixa produo, com cachos pequenos e desuniformes. O excesso de adubao nitrogenada desequilibra a relao carbono/nitrognio, que regula todo o mecanismo da diferenciao e induo das gemas florais, cuja conseqncia a diminuio da fertilidade das gemas.

Fsforo A deficincia desse elemento est ligada a reduo do sistema radicular, ao retardamento no crescimento e escassa lignificao dos tecidos. Os sintomas aparecem primeiro nas folhas mais velhas, que ficam opacas e de colorao verdeazulada, entretanto eles s se manifestam quando realmente a deficincia muito acentuada, o que geralmente no acontece no campo. Potssio A carncia desse elemento interfere na sntese protica, causando a elevao na quantidade de aminocidos livres; retarda a maturao, e as plantas produzem cachos pequenos, duros, verdes e cidos. Os sintomas de deficincia de potssio manifestam-se primeiramente nas folhas mais velhas, sob a forma de um amarelecimento internerval em cultivares de uvas brancas, seguido de necrose da zona perifrica do limbo que vai progredindo para o interior no tecido internerval. Em cultivares tintas, as folhas comeam por apresentar uma colorao avinhada entre as nervuras, seguindo-se pela necrose progressiva dos tecidos do limbo. As causas de deficincia de potssio nas plantas estariam associadas adubao potssica deficiente, ao antagonismo N/K resultante de um excesso de nitrognio, ocorrncia de falhas no manejo da irrigao e de danos no sistema radicular, assim como menor capacidade de absoro do potssio pelas diferentes cultivares.

Clcio A falta desse elemento afeta particularmente os pontos de crescimento da raiz; nas folhas jovens a sua deficincia se manifesta por uma clorose internerval e marginal, seguida da necrose das margens, mas tambm pode provocar a morte dos pices vegetativos.

Magnsio As folhas velhas apresentam clorose internerval, enquanto as nervuras permanecem totalmente verdes. Em cultivares de uvas brancas as manchas clorticas evoluem at a necrose dos tecidos do limbo; em cultivares de uvas tintas as manchas adquirem colorao avinhada e tambm evoluem at a necrose do tecido. Quando a carncia de magnsio muito acentuada, sobrevm o esgotamento geral das plantas. Nos cultivos irrigados, ela bastante freqente, sendo, pois, necessrio redobrar a ateno para os sintomas desse problema.

Enxofre A carncia desse nutriente dificilmente encontrada na videira, em virtude dos tratamentos fitossanitrios contra o odio, nos quais o enxofre utilizado como fungicida de contato, sendo ento absorvido pelas folhas na forma de S0 2.

7.1.2. Micronutrientes

Ferro Os sintomas de carncia de ferro na videira manifestam-se inicialmente nas folhas novas, como uma clorose internerval do limbo, permanecendo um reticulado verde fino nas nervuras. Os sintomas evoluem para a necrose da margem das folhas e queda prematura das mesmas. Excesso de clcio ativo no solo induz ao aparecimento do sintoma de deficincia de ferro, que nesse caso denominado de clorose frrica. Em solos maldrenados, com problemas de encharcamento, a reduo do ferro para formas insolveis favorecida, tornando-o indisponvel para as plantas.

Boro A carncia desse elemento manifesta-se com a morte dos pices vegetativos, a diminuio dos entrens, a emisso de feminelas e o envassouramento. Nos cachos florais, ocorre excessivo abortamento das flores, cuja conseqncia so os cachos muito raleados; a caliptra no se solta com facilidade por ocasio da florada, permanecendo sobre o bago em desenvolvimento. Pode sobrevir a necrose nos bagos, interna e externamente, alm do dessecamento parcial ou total dos cachos. O boro entra na formao da parede celular, de modo a evitar o excessivo endurecimento da mesma. Em plantas deficientes, h o rpido endurecimento da parede, o que no permite o aumento normal no volume da clula.

Mangans Sob condies de pH elevado, excesso de matria orgnica, altos teores de P, Cu e Zn e perodos de seca, aparecem sintomas de deficincia de mangans. Todavia, muito mais freqente e mais severa que a deficincia a toxidez desse elemento em condies de solos cidos das regies tropicais e subtropicais. Em solos maldrenados, com problemas de encharcamento, acontece uma reduo do mangans, que liberado para a soluo do solo em teores considerados txicos para as videiras. Os sintomas de carncia consistem em uma clorose marginal e internerval no bem definida. A toxidez

se manifesta com necrose internerval, evoluindo para um dessecamento total e queda das folhas.

Zinco A carncia desse elemento detectada pelos seguintes sintomas: folhas muito pequenas, manchas amarelas como mosaico, assimetria das folhas, dentes muito agudos, alargamento ou fechamento do seio peciolar, folhas muito lobadas, cachos pouco compactos, desenvolvimento de muitas feminelas e entrens curtos. A deficincia do zinco est relacionada com pH elevado, altos nveis de adubao fosfatada, solos encharcados e sem aerao.

Cobre Na videira no se verifica a carncia de cobre. Ao contrrio, em algumas situaes podem-se observar os danos causados pela presena excessiva desse elemento, sob a forma de clorose das folhas e dos ramos novos (pelo bloqueio do ferro), reduo do desenvolvimento do sistema areo e radicular, escassa germinao do plen, resultando em baixa fertilizao das flores e uma queda muito grande de bagos. A toxidez provocada pelo cobre decorre do acmulo, no solo, de produtos contendo esse elemento, os quais so utilizados no controle do mldio na videira. Os demais micronutrientes, como molibdnio, cobalto e cloro so teis videira em pequenssimas quantidades. No sendo observadas carncias, pois as necessidades das plantas em relao a esses elementos so atendidas pelos teores existentes no solo.

7.2. Recomendao de adubao A adubao de um vinhedo guarda estreita relao com o tipo de solo no qual foi estabelecido. Em solos de baixa fertilidade, h a necessidade de um maior aporte de nutrientes para suprir adequadamente as plantas. Em solos mais frteis a quantidade de adubos utilizados pode ser menor. A adubao da videira deve ser levada a efeito, de modo que no provoque um desequilbrio nutricional nas plantas, principalmente no que diz respeito aos macronutrientes. Como comentado anteriormente, o excesso de nutrientes causa igualou maior dano s plantas que a sua carncia.

7.2.1. Anlise foliar Segundo Christensen e outros, citados por ALBUQUERQUE (1996), o diagnstico das necessidade nutricionais da videira realizado atravs da anlise de tecidos no s muito eficaz como permite monitorar, quase que precisamente, o aporte de adubos e o uso dos nutrientes pelo vinhedo. Os tecidos utilizados para avaliao do estado nutricional de um vinhedo so o limbo e/ou o pecolo. Na Europa (Frana e Itlia) as anlises so realizadas em duas pocas, na florao e no incio do amadurecimento dos bagos, utilizando para a anlise os limbos e os pecolos juntos. Christensen e outros recomendam, nos Estados Unidos, a avaliao unicamente dos pecolos, os quais so coletados quando as plantas se encontram em plena florao. A amostragem de um vinhedo deve obedecer aos seguintes critrios: a) A rea a ser amostrada deve estar localizada em solo, o mais homogneo possvel;

b) As plantas que compem a amostra devem apresentar o mesmo nvel de vigor e de produo; c) As plantas com sinais visveis de doenas devero ser descartadas para a composio da amostra.

Os pecolos so coletados de plantas uniformemente distribudas no vinhedo a ser avaliado, sendo a amostra constituda por 80 a 100 pecolos coletados, um por planta, da folha oposta ao cacho. Os limbos devem ser descartados, preservando-se somente os pecolos. Caso a amostra no seja imediatamente entregue ao laboratrio, os pecolos sero guardados em sacos de papel aberto, em local seco e ventilado, para facilitar a secagem da amostra, e evitar o problema de fungos.

A anlise foliar tambm pode servir para identificar a deficincia ou o excesso de nutrientes numa rea problema. Nesse caso, coletam-se os pecolos das plantas portadoras de sintomas e os resultados sero comparados com os de plantas do mesmo vinhedo que no apresentem sinal algum de problemas nutricionais.

7.2.2. Adubaes de cobertura na fase de crescimento

Com o objetivo de realizar-se uma adubao equilibrada. sugere-se que, na fase de crescimento das plantas as adubaes nitrogenadas sejam parceladas em quatro aplicaes de 25 g por planta, a cada 45 dias nos solos arenosos, e duas de 50 g por planta, a cada 90 dias nos solos argilosos, iniciando a primeira aplicao 30 dias aps o plantio e terminando na primeira poda de frutificao. O potssio e o fsforo devem ser aplicados de uma s vez, na fase de crescimento, seis meses depois do plantio. As doses so as recomendadas na Quadro 2. 6.2.3. Adubaes de fundao na fase produtiva

Aps a primeira poda de frutificao, deve-se adubar o vinhedo a cada ciclo vegetativo, utilizandose esterco, fsforo, potssio e nitrognio, de forma equilibrada, considerando sempre as necessidades da cultura. O esterco e o fsforo so aplicados 20-25 dias antes de cada poda de frutificao, em sulcos abertos alternadamente em cada lado da linha das plantas. Nos ciclos do primeiro ano de produo, os sulcos devem ficar localizados a 50 cm de distncia das plantas; no segundo ano, a 80 cm, e do terceiro ano em diante, a 100 cm. Essas distncias relacionam-se com o crescimento do sistema radicular, que deve ser constante desde o momento em que a muda comea a expandir as razes at o total estabelecimento da planta, quando as razes devero ocupar o mximo da rea do solo que lhes destinada.

7.2.4. Adubaes de cobertura na fase produtiva

As adubaes com nitrognio e potssio so aplicadas em cobertura no local onde existir maior umidade e o mais prximo do sistema radicular, fazendo-se a seguir uma ligeira incorporao dos adubos. As adubaes nitrogenadas so parceladas em trs etapas: aplica-se 30% da dose total quando as brotaes atingirem 15 cm de comprimento, 30% na fase de chumbinho, e 40% logo aps a colheita.

As adubaes com potssio so parceladas em duas etapas: 30% da dose total aplicada na fase de chumbinho e 70% na fase de amolecimento dos bagos. As quantidades de nutrientes recomendadas acham-se descritas na Quadro 2. As quantidades de nutrientes podero ser alteradas de acordo com o monitoramento da cultura atravs de anlises foliares. As recomendaes acima descritas so para adubao no solo; no caso de utilizar-se fertilizao atravs da gua de irrigao, haver mudanas nas pocas e quantidades de nutrientes recomendados. Por ser o sistema de fertirrigao altamente eficiente na administrao de nutrientes s plantas, normalmente a quantidade de produto utilizado bem menor.

7.2.5. Adubaes foliares

possvel, com essas adubaes, suprir parcialmente as plantas no s de nitrognio, magnsio e enxofre, mas principalmente dos micronutrientes boro e zinco. Na fase de crescimento, as adubaes foliares so efetuadas a cada 20 dias, com formulaes comerciais, iniciando-se 10 dias aps a primeira adubao de cobertura, prosseguindo-se at a primeira poda de frutificao. Na fase produtiva, procede-se s adubaes foliares de acordo com as necessidades da cultura, normalmente determinadas por meio da anlise foliar. Com o uso de uma formulao comercial adequada cultura da videira, nas doses e pocas recomendadas pelo fabricante, raramente ocorrero problemas de deficincias nutricionais de micronutrientes.

Quadro 2. Adubao da videira (ALBUQUERQUE, 1996, adaptado). Fase de Desenvolvimento Crescimento 1 Nitrognio (no analisado) Fsforo (Mehlich - ppm P) 0 10 11 20 21 30 Potssio (Mehlichmeq.K/100ml) 0- 0,10 0,11 - 0,20 0,21 - 0,40 g de N / planta 80 100 120 150 180 200 2 Produo (ciclo) 3 4 5

Nutrientes no solo

g de P2O5 / planta 100 80 40 70 50 30 70 50 30 70 50 30 100 100 60 120 90 70

g de K2O / planta 80 60 40 80 60 40 100 80 60 120 100 80 150 120 90 200 160 120

8.Manejo do Vinhedo

As condies climticas de temperatura e luminosidade prevalecentes no trpico sem irido favorecem uma intensa atividade fisiolgica nas videiras, o que induz a uma precocidade de produo da cultura. A primeira colheita obtida a partir de 12 meses do plantio; e a partir da terceira colheita a produo j atinge patamares comerciais. Essa precocidade de produo, aliada falta de um longo perodo de repouso, torna indispensvel a adoo de um manejo adequado da cultura que preserve ao mximo a produtividade e a vida til das plantas. Para o melhor aproveitamento do vinhedo necessrio dar adequada formao s plantas jovens, realizar uma poda balanceada das plantas adultas e manter ainda um controle equilibrado entre a vegetao e a produo, atravs de podas verdes, desbaste de cachos e raleio de bagos.

8.1. Poda de formao

A poda de formao a que induz o adequado desenvolvimento do tronco e dos braos primrios e secundrios nas plantas ainda jovens. Aps o plantio das mudas na rea do vinhedo, conduz-se um ramo principal por planta, guiado por um tutor para que suba bem ereto at a latada. Os ramos ladres que saem do porta-enxerto e as brotaes laterais so eliminados quando ainda novos, evitandose que venham a competir com o ramo que est sendo conduzido. Quando o ramo principal ultrapassar a latada em cerca de 30 cm, efetua-se a sua poda. preservando-se a gema situada imediatamente abaixo do corte. O desabrochamento das duas gemas terminais. que em geral no difcil, d origem a dois ramos que sero conduzidos no sentido da linha das plantas e formaro seus braos primrios (Fig. 14 B), os quais se estendero por todo o espao que lhes destinado. Sobre esses braos, a intervalos de 35 - 40 cm, formam-se os braos secundrios na medida em que o espaamento definido permitir.

Um outro mtodo de conduo aquele em que se utiliza um nico brao primrio, direcionado a favor dos ventos dominantes. Sobre os braos secundrios, atravs de podas sucessivas, formam-se as unidades de produo em torno de 2 a 3 por brao secundrio, separadas de 1520 cm uma da outra.

8.2. Perodo de repouso

N o trpico, as plantas de videira caracterizam-se por um contnuo crescimento, que as capacita a produzir duas a trs safras por ano. As cultivares de ciclos feno lgicos medianos produzem duas safras e meia por ano, em decorrncia desse hbito de crescimento. importante ter-se, entretanto, entre uma safra e outra, um perodo de repouso de 20 a 30 dias, quando acontece a maturao dos ramos, com a fase final da diferenciao das gemas (crescimento do cacho a nvel microscpio) e o acmulo de hidratos de carbono. Para que tais atividades fisiolgicas se processem, necessrio que as videiras tenham uma folhagem sadia, sem sintomas de deficincias nutricionais e ou doenas, o que permite que as plantas continuem fotossintetizando ativamente, resultando num acmulo maior de substncias de reserva.

ainda nesse perodo que as plantas demonstram estar equilibradas nutricionalmente, pois quando aparecem nitidamente os sintomas de carncia ou excesso de nutrientes na folhagem. Durante o perodo de repouso, importante manter um certo nvel de umidade no solo, para evitar que as plantas sofram estresse hdrico. Segundo Pereira & Paez, citados por ALBUQUERQUE (1996), a ocorrncia de dficit hdrico no perodo de repouso compromete a brotao e a produo das videiras no ciclo seguinte. Como essa fase do ciclo fenolgico da videira em clima tropical tem sido muito pouco estudada, h aspectos associados aos processos hormonais e metablicos nela desenvolvidos que so praticamente desconhecidos.

8.3. Poda de frutificao

A poda de frutificao levada a efeito imediatamente aps o repouso permite que se regule a estrutura produtiva das plantas, facilitando a obteno de,colheitas satisfatrias e de excelente qualidade. Atravs da poda de frutificao deixa-se em cada unidade de produo, um esporo de duas gemas e uma vara com quatro ou mais gemas. A finalidade do esporo dar origem vara e ao esporo da poda do ciclo subseqente; enquanto que a da vara a produo de cachos. O nmero de gemas por vara determinado pelo vigor das plantas e pela localizao das gemas frteis; j a fertilidade das gemas, isto , a sua capacidade de emitir brotaes com cachos est determinada geneticamente em cada cultivar, sofrendo tambm influncia externa das condies climticas no momento da diferenciao floral, bem como do estado nutricional das plantas. De modo geral, recomendvel deixar-se o menor nmero de gemas possvel por vara e que seja compatvel com a cultivar trabalhada. Pretende-se com essa recomendao minimizar os efeitos negativos da m brotao das gemas que ocorre nas reas de clima tropical. No caso da cultivar Itlia, deixa-se em torno de quatro a oito gemas por vara, sendo que as gemas mais frteis esto localizadas da sexta at a oitava. Na Piratininga, as gemas frteis localizam-se da quarta sexta, podendo-se realizar uma poda mdia com varas de quatro a seis gemas.

8.4. Aplicao de reguladores de crescimento

As videiras desenvolvidas em regies tropicais caracterizam-se por apresentar um crescimento contnuo, no qual no ocorre senescncia e absciso natural das folhas, ou seja, elas no mudam de colorao e tampouco caem. H, alm disso, uma marcante dominncia apical nas varas deixadas pela poda, assim como uma tendncia produo de cachos muito compactos, em conseqncia das temperaturas elevadas e da baixa umidade relativa do ar, que favorecem a fecundao das flores. Essas caractersticas naturais do desenvolvimento das plantas podem ser modificadas pelo uso de reguladores de crescimento.

8.4.1. Brotao das gemas

As gemas da videira, sob condies de clima tropical, apresentam uma forte dominncia apical, que caracterizada pelo desabrochamento mais vigoroso das gemas terminais das varas, resultando numa brotao desuniforme e irregular da planta como um todo. Essa dominncia est supostamente relacionada com a produo e translocao de reguladores de crescimento, tais como as auxinas. As auxinas promoveriam o transporte de assimilados diretamente para a regio meristemtica da gema apical, bloqueando a disponibilidade dos nutrientes para as gemas laterais, e tambm agiriam inibindo o desenvolvimento das conexes vasculares entre as gemas laterais e o tecido vascular principal. Para diminuir os efeitos da forte dominncia apical nas videiras, conveniente utilizar alguns produtos qumicos que foram a brotao rpida e uniforme das gemas. Conforme pesquisas desenvolvidas na regio do Submdio So Francisco (Albuquerque e Albuquerque, citados por ALBUQUERQUE, 1996), os produtos mais eficientes para equilibrar a brotao so: a cianamida hidrogenada (H2CN2), o ethephon (c. 2cloroetilfosfnico) e a calciocianamida (Ca CN2).

8.4.2.Elongao da rquis e dos pedicelos

As condies semi-ridas tropicais, com baixa um idade relativa do ar e temperaturas elevadas, favorecem a polinizao e o pegamento dos frutos. Alm disso, parece diminuir o comprimento dos pedicelos, resultando em cachos muito compactos, com bagos desuniformes e deformados, por estarem comprimidos uns contra os outros. Para aumentar os pedicelos, facilitando a operao do raleio, pode-se aplicar 2 ppm de cido giberlico em asperso dirigida exclusivamente para os cachos florais, quando estes medirem 6 cm ou menos de comprimento. Esse tratamento deve ser realizado, de preferncia, nas primeiras horas da manh, para evitar problemas de fitotoxidade nos cachos florais. Em cultivares de uvas com semente, como a Itlia e a Piratininga, no se deve utilizar o cido giberlico para aumentar o tamanho dos bagos, por causa do efeito nocivo que o mesmo tem sobre a fertilidade das gemas, diminuindo a produtividade do vinhedo.

8.4.3. Colorao dos bagos

A cultivar Piratininga e outras cultivares de bagos rosados ou tintos apresentam, principalmente no perodo de clima quente, bagos de colorao desuniforme, em virtude da formao deficiente de pigmentos antocinicos que respondem pela colorao da pelcula que envolve as uvas, possvel corrigir esse problema pulverizando-se as plantas com uma soluo de ethephon a 200 ppm no incio de maturao dos cachos.

8.5. Conduo da parte area

A conduo da parte area das plantas em produo consta de um conjunto de prticas realizadas para melhorar o aspecto e a qual idade dos cachos, bem como promover o equilbrio entre a vegetao e a frutificao. A conduo da parte area mais utilizada nas cultivares para consumo in natura.

Amarrao Logo aps a poda, efetua-se a amarrao das varas, no apertando muito junto aos fios de arame, a fim de no prejudicar o seu crescimento transversal. Quando as novas brotaes atingirem 40 cm, em mdia, devem ser amarradas, para que no se quebrem pela ao dos ventos, como tambm, para que as folhas no fiquem sobrepostas, o que iria diminuir a taxa fotossinttica em relao a rea foliar total das plantas. A amarrao deve ser repetida medida que os ramos forem crescendo, mantendo-se sempre a planta bem conduzida, o que evitar ramos cados e emaranhados.

Esladroamento a remoo dos ramos estreis, quando atingirem a faixa de 10 a 30 cm de comprimento, para no causar ferimentos e nem desequilbrio fisiolgico nas plantas, proporcionando aos ramos remanescentes maior crescimento. Devem-se eliminar os ramos que nascem do tronco, os que esto em excesso e as brotaes duplas ou triplas originadas de uma nica gema. O aparecimento de muitos ramos ladres significa que o mtodo de poda adotado incorreto e h necessidade de uma poda menos severa. So deixadas, de modo geral, trs brotaes em cada vara.

Eliminao das gavinhas e despontamento dos ramos As gavinhas devem ser eliminadas antes ou at a florada. Os ramos devem ser despontados quando apresentarem de quinze a vinte folhas e j tiverem ocupado o espao a eles destinado. O objetivo dessas duas prticas acelerar a maturao das gemas basais, evitar a filagem ou o desavinho, melhorar a fecundao das flores, induzir a melhor formao dos frutos e equilibrar a vegetao.

Desnetamento Consiste no despontamento das feminelas ou ramos tercirios, deixando-se apenas uma ou duas folhinhas que auxiliam na assimilao de nutrientes, tendo em vista a melhor formao dos frutos e das gemas frutferas do ciclo subsequente. O desnetamento deve ser feito at o incio da florao.

Desfolhamento Deve ser feito no perodo de crescimento do ramo, com o propsito tanto de melhorar a ventilao e a insolao das videiras, como de facilitar o controle das doenas que atacam os cachos. No se deve tirar mais de cinco folhas por ramo e. naquele que estiver com cacho, devem ser deixadas acima deste, dez a dezoito tolhas. Essa prtica, entretanto, pode ser totalmente eliminada quando se faz o perfeito direcionamento e amarrao dos ramos.

Desbaste de cachos Consiste na remoo de cachos florais, antes da florao, e de cachos novos ou de parte deles, depois de os frutos se formarem. Eliminam-se os cachos dos ramos mais dbeis, com poucas folhas, doentes ou abafados por excesso de ramos e folhas. O objetivo dessa operao deixar a frutificao bem distribuda, evitando-se o amontoamento de cachos em alguns ramos e espaos vazios em outros.

Aumentando-se a relao entre as folhas e o nmero de cachos, proporciona-se melhor nutrio aos cachos remanescentes. Uma poda mais longa, na qual se deixa maior nmero de varas com seis a oito gemas, e a aplicao de reguladores de crescimento destinados a melhorar a brotao das varas podem aumentar efetivamente a capacidade de produo da videira. Ademais, com o desbaste dos cachos, possvel obter uma safra de qualidade, sem que as plantas sofram danos posteriores. Os cachos provenientes dos netos devem ser eliminados, tanto pelo fato de seu desenvolvimento estar atrasado como pela concorrncia que eles fazem aos cachos j formados. Resumindo, pode-se dizer que o tamanho dos cachos est em funo da superfcie foliar das plantas e a relao mais equilibrada de um cacho para dois ramos.

8.6.Descompactao dos cachos A descompactao ou raleio dos bagos tem por objetivo dar o melhor aspecto possvel aos cachos, atravs da eliminao de um certo nmero de botes florais ou, mais tarde, de bagos j formados em cada cacho, o que permite o desenvolvimento adequado dos bagos remanescentes. Winkler e outros, citados por ALBUQUERQUE (1996) comentam que o raleio realizado na abertura das flores aumenta o volume dos bagos remanescentes em 32%, e quando realizado 10 dias aps, o aumento chega somente a 18%. Evidenciando a importncia da realizao do raleio bem cedo. se possvel, antes da florada, ou no mximo, at o estdio de chumbinho (bagos com trs a quatro milmetros). Sempre que o raleio feito precocemente, necessrio que se realize uma toalete nos cachos, quando os bagos se encontrarem no estdio de azeitona. importante salientar que o tempo dispendido com o raleio precoce e a posterior toalete dos cachos menor do que aquele dispendido com o raleio realizado unicamente com tesoura no estdio de chumbinho. O raleio precoce bastante eficiente quando executado por mo-de-obra competente e responsvel. Esta deve ser selecionada e treinada dentro da fazenda para que se conhea, previamente, a qualidade do trabalho que ser feito. Do contrrio, podem sobrevir resultados totalmente desastrosos para a empresa: cachos deformados e excessivamente raleados (banguelos). A descompactao dos cachos na preflorao deve ser evitada nos perodos chuvosos, em virtude do problema de abortamento de flores e at mesmo de cachos, o que estaria possivelmente relacionado com a penetrao dos fungos: Botrytis eAlternaria. Recomenda-se, ento, para esse perodo, o raleio com tesoura na fase de ervilha (cinco a seis milmetros), quando o cacho se torna mais resistente.

Raleio manual na preflorao Os cachos so descompactados com a mo, dez dias antes da data prevista para florao.

Raleio com escova de plstico na preflorao Os cachos so descompactados com uma escova de plstico apropriada, dez dias antes da data provvel da florada. Pinicado Os cachos so descompactados com a mo, logo aps a formao dos bagos, quando estes apresentam menos que trs milmetros de dimetro.

Raleio com tesoura Os cachos so descompactados com tesoura apropriada, quando os bagos atingirem cinco a seis milmetros de dimetro.

9. Irrigao

Apesar de ser uma cultura que emprega diversos recursos tecnolgicos muitos produtores aplicam um insumo considerado chave para o prximo milnio - gua, sem nenhum critrio, o que torna necessrio a presena da Universidade e de pesquisadores locais imprescindveis para realizao de estudos e divulgao de resultados, atendendo a carncia de conhecimento em relao aos efeitos de diferentes sistemas de irrigao na cultura da videira. Esta, por muito tempo era realizada atravs do mtodo de sulco e hoje, na maioria das reas esto sendo empregados os mtodos de asperso sobre copa, no entanto, muitos j estabeleceram seus parreirais com sistemas mais avanados como a microsperso e outros mais tecnificados, empregam sistemas de gotejamento.A rea irrigada por microasperso tem sido aumentada em funo da restrio hdrica regional, aliada reduo de custos operacionais. A regio, durante o perodo de inverno, tem sofrido com a escassez de gua causada pelo pequeno porte de seus crregos, devido em parte a ausncia de conservao do solo e de matas ciliares e isto tem gerado muita preocupao aos agricultores quanto ao volume de gua utilizado, alm de inviabilizar o aumento de rea irrigada na regio. A gua essencial para o crescimento e desenvolvimento de todas as partes da videira. No solo, afeta o crescimento do sistema radicular no que diz respeito direo do crescimento, ao grau de expanso lateral, s ramificaes e profundidade de penetrao das razes, bem como relao entre a massa foliar e o sistema radicular. medida que se reduz a disponibilidade de gua, diminui o crescimento do sistema radicular e da parte area. Nesse caso, as razes so, de modo geral, menos afetadas que as brotaes. A primeira fase do ciclo vegetativo da videira caracteriza-se pelo crescimento acelerado das brotaes tenras. medida que escasseia a gua no solo, a velocidade de crescimento decresce rapidamente, os entrens diminuem e a folhagem das pontas, de uma cor verde-amarelada, toma-se verde-escura, semelhante ao das folhas maduras. Os sintomas descritos permitem inferir sobre a disponibilidade de gua no solo, denunciando a necessidade de mais gua no vinhedo. Quando o dficit hdrico se prolonga, as folhas mais velhas adquirem um tom amarelado e a margem do limbo desseca, tendendo a se enrolar. Finalmente, as folhas mais prximas da base dos brotos secam e caem. Uma reduo repentina da gua disponvel no solo do vinhedo produz o murchamento da folhagem e das partes tenras dos brotos, seguida do amarelecimento e queda das folhas. Este tipo de murcha comum quando as temperaturas so elevadas, os ventos so fortes e a gua disponvel no solo ocupado pelas razes escassa. A produo vitcola afetada pela reduo da gua disponvel para as plantas, porque essa restrio, alm de diminuir o tamanho potencial dos bagos e o comprimento e peso dos cachos, afeta tambm o contedo de slidos solveis e de outros componentes. A deficincia de umidade nos primeiros estdios de desenvolvimento dos cachos reduz marcadamente o tamanho dos bagos, sem que este possa se recuperar com irrigaes posteriores. No entanto, desde que eles tenham alcanado um tamanho satisfatrio, uma reduo moderada de gua pode ser favorvel, ao diminuir a taxa de crescimento dos sarmentos e estimular a acumulao de acares e pigmentao nos frutos.

9.1. Sistema de irrigao A videira adapta-se igualmente bem aos mtodos de irrigao por superfcie, por asperso e localizada. Dentre os mtodos de irrigao por superfcie, vale destacar o sistema de rega por sulcos, em que se utiliza sulcos convencionais ou sulcos curtos, fechados e nivelados. A derivao de gua nesse sistema pode ser feita por sifo ou por tubos janelados. No caso da irrigao por asperso, pode-se utilizar o sistema de rega por asperso 30bre copa de tipo mvel ou fixo. Quanto irrigao localizada, microasperso so viveis. tanto o sistema de gotejamento como o de

A escolha entre os sistemas de irrigao citados vai depender de uma srie de fatores tcnicos, econmicos e culturais associados a condies especficas do vinhedo. Entre os fatores tcnicos destacam-se os seguintes: I Recursos hdricos (potencial hdrico, situao topogrfica, qualidade e custo da gua) II Topografia; III Solos (caractersticas morfolgicas, reteno de gua, infiltrao, caractersticas qumicas e variabilidade espacial); IV Clima (precipitao, vento e evapotranspirao potencial); V Culturas (sistemas e densidade de plantio, profundidade efetiva do sistema radicular, altura das plantas, exigncias agronmicas e valor econmico); VI Aspectos econmicos (custos iniciais, operacionais e de manuteno VII Fator humano (nvel educacional, poder aquisitivo, tradio, etc.).

De modo geral, os sistemas de irrigao por sulcos e por gotejamento so indicados para solos argilo-arenosos e argilosos, enquanto os sistemas por asperso e por microasperso mostram-se mais adequados para solos arenosos e areno-argilosos.

9.2. Manejo de gua O manejo de gua est diretamente relacionado com o sistema de irrigao selecionado. Nos sistemas de irrigao por sulco e por asperso, por exemplo, o nvel de gua disponvel no solo deve ser mantido acima de 50%. No caso da irrigao localizada, o nvel de gua disponvel no solo deve ser mantido entre 80 e 100%. Recomenda-se, na irrigao localizada, que o manejo de gua seja monitorado por meio de tensimetros instalados em pontos correspondentes a 50% da profundidade efetiva das razes e imediatamente abaixo destas. A proporo recomendada de trs a quatro estaes de tensimetros instaladas numa parcela de solo uniforme e de tamanho no superior a dois hectares. A partir dessa parcela monitora-se a irrigao das demais reas da propriedade que apresentem o mesmo tipo de solo. As tenses de gua no solo aceitveis para o manejo das regas dependem dos tipos de solos cultivados. Para solos arenosos, as tenses podem variar entre 15 e 25 centibares; para os argilosos, podem alcanar de 40 a 60 centibares. As leituras dos tensimetros servem, em ambos os casos, para o ajustamento da lmina ou do volume de gua aplicado. Num solo cuja tenso de gua varie entre 15 e 25 centibares, por exemplo, deve-se reduzir em 10% o tempo de rega quando a tenso permanecer abaixo de 15 centibares durante uma semana de irrigao. Por outro lado, quando a tenso for superior a 25 centibares, deve-se aumentar o tempo de rega em 10%.

igualmente recomendvel acompanhar a flutuao do lenol fretico ao longo do tempo, atravs de poos de observao. Esses poos podem ser instalados em malhas quadradas de 250 x 250 m ou de 500 x 500 m. As leituras do nvel do lenol fretico feitas quinzenal ou mensalmente tm por finalidade identificar, em tempo hbil, os pontos crticos da rea cultivada. Sugere-se que a linha de saturao seja mantida abaixo de um metro em relao superfcie do solo, para que em nenhum momento prejudique o aprofundamento normal do sistema radicular das videiras.

10. Doenas e Pragas

As videiras em clima mido e quente so mais sujeitas a doenas causadas por fungos. Assim o cultivo da videira requer uma srie de medidas de controle, sem o quais inviabilizaria-se o cultivo de certas variedades. Dentre as principais, destacamse:

10.1. Odio

Agente causal: Uncinula necator (SchW.) Burril (Oidium tuckeri Berk.). O patgeno encontra-se disseminado por toda a zona vitcola e se desenvolve bem em clima seco. A doena favorecida pelo clima frio, pois o fungo se desenvolve desde temperaturas de 7C sombra ou luz difusa; porm, exposta luz, perece. A doena se manifesta em toda a planta, sendo as partes verdes e tenras as mais atacadas, causando prejuzos nos brotos, nas flores e nos frutos. Nas folhas novas, observa-se retraimento e murcha do limpo. As flores atacadas caem e os frutos, quando em formao, paralisam o desenvolvimento e ocorre rachadura, devido alterao sofrida pela casca. A principal medida de controle nos vinhedos comerciais feita por meio do uso de fungicidas, principalmente base de enxofre, que mundialmente utilizado pelo seu baixo custo e elevada eficcia e fungicidas sistmicos ,tais como benomil, tiofanato metilico, fenarimol e triadimefon (Celso Valdevino Pommer). Em regies de clima quente, no se recomenda empregar unicamente fungicidas sistmicos, devido ao aparecimento de raas resistentes a esses produtos.

10.2. Antracnose

Agente causal: Elsinoe ampelina ( de Bary) Shear (Splhaceloma ampelinum de Bary). O fungo dessa doena acha-se presente em todas as reas onde, durante a vegetao e a fruticao, ocorrem chuvas freqentes, sendo uma doena oriunda das condies midas, no exigindo grande temperatura para se desenvolver, praticamente desconhecida na viticultura do Nordeste semi-rido. As variedades vinferas so mais suscetveis que as americanas. No incio da brotao da videira, a antracnose a primeira doena a aparecer, atacando todos os rgos verdes da planta, preferencialmente os tecidos tenros. O fungo se desenvolve sobre as folhas e os frutos. Nas folhas, forma mancha parda deprimida. As manchas podem, ao se desenvolver, causar rupturas, desintegrando as folhas. Nos frutos, surgem manchas pardas, arredondadas, denominado olho de passarinho, e eles chegam a se fender e expor as sementes. O controle, durante o inverno, feito com calda sulfoclcica a 32 Baum. Utiliza-se 1L de calda para 8L de gua. Durante a vegetao, recomenda-se a aplicao de calda

bordalesa ou outro preparado cprico a cada quinze ou vinte dias, Ziram, Zineb, xido de cobre (Salim Simo et al. 1998).

Fig. 4. Sintoma de antracnose no ramo "cancros".

(Foto G. Nakashima).

Fig. 5. Bagas (Foto: G. Nakashima).

com

sintomas

de

antracnose.

10.3. Mldio

Agente causal: Plasmopara viticola (Berk & Curtis) Berl. & de Toni. Esta doena tambm conhecida como peronspora, mufa ou mofo e causa srios prejuzos viticultura, podendo a produo ser perdida totalmente quando no forem efetuadas medidas de controle. Geralmente as variedades de uvas europias ( Vitis vinifera L. ) so mais suscetveis ao mldio que as americanas e hbridas. uma doena sria nas regies midas e quentes.

O mldio afeta todas as partes em desenvolvimento da videira. Nas folhas os primeiros sintomas so um amarelo plido, na face superior folha (mancha de leo),e, na face inferior, por florescncia branca. So esporos do fungo que se disseminam facilmente. As folhas, as flores e os frutos secam quando o ataque intenso. Os frutos adquirem colorao cinza-azulada e mumificam-se. As variedades vinferas so mais suscetveis que as americanas. O controle pode ser feito com calda bordalesa, ferbam, carbendazin, Dithane M-45, Captan ou Zineb. A calda bordalesa a que propicia melhor vegetao e, conseqentemente, melhor produo (Salim Simo et al. 1998). Alm das doenas descritas, GALLI et al. (1968) citam ainda a podrido amarga (Melanconium fuligineum Cav) e a podrido da uva madura (Glomerella cingulata Ston). A primeira causa dano aos cachos j formados e nos colhidos e armazenados. A doena, atingindo o engao, dificulta a passagem da seiva e as bagas enrugam-se. Quando a doena atinge a baga, esta toma colorao parda, apodrece e cai. O sabor se torna amargo. A podrido da uva pode ocorrer no p ou durante o armazenamento e a comercializao. Os sintomas so manchas pardo-avermelhadas que chegam a recobrir o fruto todo, sobre as quais se notam pontuaes ligeiramente salientes. Os frutos atacando desprendem-se com facilidade, no apresentando, como no caso anterior, sabor amargo. Recomenda-se, para o controle das duas doenas, o uso de Maneb eZineb, Benomyl, Dithane M-48 (Salim Simo et al. 1998).

Fig. 1. "Mancha de leo" tpica de mldio (Foto: G. Nakashima).

Parte

de baixo da (Foto: G. Nakashima).

folha com

frutificao

do

fungo.

Sintoma de (Foto: G. Nakashima).

mldio

no

cacho

"gro

preto".

Tabela 1. Eficcia mdia de fungicidas recomendados para o controle do mldio baseado em resultados de trs anos de avaliao. Bento Gonalves, 1998. Princpio ativo Folpet Oxicloreto Oxicloreto Mancozeb Sulfato de Concentrao Dose Eficcia Classe Ao do produto g i.a. (%) g i.a./hl (%) toxicolgica 70 a 50 90 Contato IV 90 de cobre 50 137,5 Contato <70 IV de cobre + 60 + 70 a 20 + 20 Contato III 60 90 cobre 25 240 Contato 70 a IV

Mancozeb Ditianon

80 75

240

Contato + +

Cymoxanil + Mancozeb 8 + 64 Metalaxil + Mancozeb 8 + 64

93.75 Contato 20 + Penetrante 160 Contato 24 + Sistmico 192 Contato

90 70 90 >90 >90 >90

III II III II

10.4. Declnio da Videira

Agente causal: Eutypa lata (Pers.:Fr) Tul. et c. Tul. Libertella blepharis A. L. Smith). O declnio da videira tem sido, nos ltimos anos, a principal doena desta cultura, em algumas regies do municpio de Jundia (SP), principalmente sobre a variedade Niagara. Em condies de campo, o agente causal tem desenvolvimento vagaroso, decorrendo 3 a 4 anos para a parreira atacada mostrar os sintomas iniciais do declnio. Os ps doentes manifestam definhamento progressivo que paulatinamente acaba pela morte da planta. O comeo da doena se d em seguida operao da poda geral e, ao sobrevir o abrolhamento, a brotao nova vem muito desigual com os brotos sem uniformidade. As folhas se formam anormalmente menores, com o broto crestado, o limbo tem colorao amarela com reas bronzeadas e nota-se logo ausncia de florescimento. Grande quantidade de brotos morrem e secam ao atingirem meio a um centmetro de comprimento, assumindo colorao de palha. Estes aspectos constitui o primeiro sinal visvel da presena da infeco. Esta se d atravs dos cortes e ferimentos prprios da poda e, em sendo assim, a poda a responsvel pela principal transmisso do declnio. Para o controle deve arrancar e incinerar todas as videiras doentes, bem como queimar a galharia e outros restos da poda. Antes desta operao, efetuar um rigoroso tratamento de inverno, tal como se faz para combater a antracnose;desinfetar com gua sanitria todas as ferramentas utilizadas na poda dos ps afetados pelo declnio; na formao de novas parreiras, empregar estacas de cavalos e de garfo provindo de regio onde no h o declnio das videiras.

10.5. Viroses

As viroses doenas causadas por vrus das videiras assumem, na viticultura atual, uma das maiores ameaas, a ela impondo prejuzos de considervel importncia. Pela reduo que determina produtividade (reduo do nmero e do tamanho dos cachos); pela restrio que ocasionam ao vigor e longevidade das cepas alocadas. Duas importantes viroses afligem, de longa data, a viticultura mundial: o n-curto (court-nou, roncer, fanleaf) e o enrolamento da folha (enroulement, leaf roll). O combate restringe-se a medidas preventivas: evitar o emprego de material de propagao (estacas, bacelos, garfos) infectado. J que no se conhece, por enquanto, vetor algum do vrus, este passa das plantas atacadas para a sadia por via vegetativa.

10.6. Enrolamento da folha Embora nas cultivares vinferas esta virose cause srios prejuzos, em cultivares americanas ou hbridas, por apresentarem maior tolerncia, os efeitos negativos da doena so menos pronunciados, mesmo assim, podem causar perdas considerveis na produo, afetando, inclusive, o teor de slidos solveis e a acidez titulvel do mosto. A doena do enrolamento da folha causada por um complexo de oito vrus (Grapevine leafroll-associated virus, GLRaV), embora cada um dos vrus do complexo possa ocorrer de forma isolada. No Brasil, j foram detectados os vrus GLRaV-1 e -3 e, mais recentemente, o GLRaV-2 em vinhedos paulistas. As videiras americanas e hbridas no mostram os sintomas caractersticos da doena. Pode ser observado, em cultivares como Nigara Branca, Nigara Rosada e Concord, leve enrolamento e, s vezes, "queimadura" entre as nervuras principais, bem como reduo no desenvolvimento da planta. Na cultivar Isabel, a reduo no crescimento o sintoma mais evidente. As cultivares de porta-enxertos no mostram qualquer sintoma nas folhas quando infectadas pelo vrus, o que torna impossvel a distino entre plantas sadias e doentes pela simples observao.

Sintomas caractersticos virose do Enrolamento da folha em cultivar Vinfera. (Foto: G. Kuhn)

da

10.7. Escoriose Agente causal:Phomopsis vitcola (Sacc.) Sacc. uma doena importante em regies com excesso de chuvas, principalmente quando, aps a brotao, a planta permanece molhada por vrios dias. A escoriose se manifesta principalmente na base dos ramos do ano, apresentando os seguintes sintomas: necroses fusiformes ou arredondadas escuras, rachaduras e escoriaes superficiais no crtex. No outono os ramos podero se tornar esbranquiados a partir de sua base e conter pequenos pontos negros que so os picndios do fungo. Os ataques podem ocorrer nas nervuras principais de folhas jovens, pecolos e pednculo. No limbo foliar, forma manchas arredondadas de 3 mm a 15 mm de dimetro, sendo escura no centro e amarela(clorticas) na periferia. Os ramos de ano podem quebrar facilmente devido ao intumescimento da sua insero. Devido morte das gemas basais a poda deve ser realizada na parte mediana do ramo, que distancia muito a produo da cepa, causando desequilbrio da planta. O controle por meio do uso de material de propagao sadio, queima dos restos de cultura e uso de fungicidas.No inverno, reduzir o inculo pela remoo e destruio dos ramos doentes e/ou tratamento com calda sulfoclcica antes do inicio da brotao.

Na primavera, o controle deve ser realizado nos estdios inicias da brotao, por ser a fase mais sensvel da planta, nesta poca que as condies climticas so mais favorveis ao patgeno. Sendo recomendados tratamentos nos estdios 05 (ponta verde) e 09 (duas a trs folhas separadas).

Sintomas de (Foto: G. Nakashima).

escoriose

nos

ramos.

Sintomas de (Foto: G. Nakashima).

escoriose

nas

folhas.

10.8. Fusariose Agente causal: Fusarium oxysporum f.sp. herbemontis. Esta doena causa reduo drstica da produtividade da videira por provocar a mortalidade de plantas, alm de ser uma doena de difcil controle. A fusariose uma doena vascular, provocando interrupo na translocao da seiva. A doena reduz o crescimento de brotos, e provoca escurecimento interno da madeira, murchamento de folhas e de cachos. Os cachos murcham ainda verdes ficando aderidos aos ramos. As plantas infectadas podem morrer subitamente, normalmente em reboleiras. Em outras plantas pode-se verificar brotaes no tronco, que tambm morrero com a evoluo da doena. As medidas de controle so preventivas, pois o controle qumico no eficaz. As medidas preventivas recomendadas so: plantar em reas livres da doena, adotar prticas que no provocam ferimentos ao sistema radicular, escolher solos bem drenados para a instalao do vinhedo, usar material de propagao sadio. Em reas j contaminadas deve-se proceder ao arranquio das plantas infectadas com o mximo possvel de razes e queim-las, aplicar cal virgem nas covas, evitar o uso de mquinas

em reas contaminadas e depois em reas de vinhedos sadios, controlar a eroso para evitar o escoamento de guas superficiais de reas contaminadas para reas no contaminadas. A principal medida de controle a utilizao de porta-enxertos resistentes. O porta-enxerto Paulsen 1103 tem mostrado boa tolerncia fusariose, enquanto o porta-enxerto So4 muito suscetvel; a cv. Isabel de p franco apresenta boa tolerncia ao patgeno.

Sintoma de fusariose na Corte transversal (Foto: L. Garrido).

regio

do

tronco

da

planta.

10.9. Cancro bacteriano

Agente causal: Bactria Xanthomonas campestris pv. Viticola. Foi identificada pela primeira vez no Brasil em 1998, em vinhedos do Submdio do Vale do So Francisco (PE e BA) e no Piau. atualmente, a doena bacteriana da videira mais importante, especialmente na Regio do Vale do So Francisco, considerando a suscetibilidade das cultivares plantadas, a natureza da doena, que pode ocorrer de forma sistmica (infecta toda a planta), e as condies climticas favorveis. Nas demais regies vitcolas do pas, embora ainda no seja conhecida, a doena tem uma importncia potencial, visto que de modo geral as cultivares de Vitis vinifera so suscetveis. O patgeno transmitido principalmente atravs do material propagativo infectado e por meio de ferramentas utilizadas nas operaes de desbrota, poda, raleio de bagas e colheita. Os sintomas ocorrem na folha com pequenas manchas angulares escuras, circundadas ou no por um halo amarelado, distribudas de forma esparsa ou concentradas prximo s nervuras e bordas das folhas. Nas nervuras e pecolos podem aparecer manchas escuras, alongadas e irregulares. Nos ramos verdes e em ramos maduros, ocorre a formao de cancros e rachaduras longitudinais. No cacho, ocorrem fissuras e fendas necrticas no engao e leses escuras ligeiramente arredondadas nas bagas. Em cachos j formados, aps a necrose da rquis e de pedicelos, ocorre murcha das bagas. Os sintomas variam em intensidade, dependendo da cultivar afetada. No Submdio do Vale do So Francisco, a cultivar Red Globe e algumas cultivares sem sementes, principalmente, aquelas originadas da cultivar Thompson Seedless, tm se mostrado mais sensveis, apresentando alta incidncia em alguns parreirais. Cultivares suscetveis tm a produo reduzida e as plantas infectadas, geralmente, produzem cachos com sintomas de cancro no engao, o que torna a uva de mesa sem valor comercial. O controle mais eficiente da doena est na utilizao de mudas e material propagativo sadio, de modo a evitar introduo da doena na propriedade. Especialmente em regies onde a doena no conhecida os cuidados devem ser redobrados, evitando-se a introduo de material propagativo das regies onde a doena j foi detectada. Alm do material propagativo deve-se controlar tambm a introduo de uva, especialmente para vinificao, pois a bactria pode contaminar os cachos (pednculo, engao), os quais, aps a eliminao da cantina so distribudos

como matria orgnica nos vinhedos, podendo transformar-se, assim, num meio de introduo e disseminao da bactria nos vinhedos. Em regio de ocorrncia do cancro bacteriano, o manejo da doena deve ser feito, principalmente, no perodo seco, poca desfavorvel infeco. Entre as principais medidas podemos citar a poda de ramos infectados, a poda drstica ou poda de recepa, a eliminao de plantas com altos nveis de infeco, a desinfestao de tesouras e de canivetes, a queima de restos de cultura, principalmente aqueles resultantes da poda de ramos e de cachos infectados e da eliminao de plantas doentes. No Brasil, ainda no h produtos registrados para o controle do cancro bacteriano em videira. Entretanto, produtos base de cobre tm sido utilizados em pulverizaes e pincelamentos. Na avaliao da resistncia de vrios materiais de videira ao cancro bacteriano, observou-se em condies de campo, que V. vinifera foi altamente suscetvel doena, enquanto V. labrusca apresenta certa resistncia.

Sintomas em ramos e folhas causados pela bactria Xanthomonas campestres pv. viticolaviticola. (Foto: G. Kuhn).

11. Pragas

A videira, semelhana de outras culturas, suscetvel ao ataque de vrios insetos e caros. At a presente data, entretanto, as pragas no tm sido consideradas um fator limitante para a produo vitcola no Vale do Submdio So Francisco, uma vez que vm sendo eficientemente controladas com o uso de agroqumicos.

11.1. Cochonilhas As cochonilhas so insetos, de modo genrico, reconhecveis porque vivem grudados ao caule, tronco, sarmentos e bacelos das parreira, que danificam as plantas atravs da suco de seiva, cobertos por escudo ceroso, s vezes duro e resistente, outras vezes mais facilmente atacveis por remdio. Provocam fitotoxicidade devido injeo de enzimas digestivas, depositam excrees aucaradas nas folhas, resultando no aparecimento da fumagina e, s vezes, so responsveis pela transmisso de agentes patognicos. Como medida de controle, recomenda-se a poda de inverno que ajuda a eliminar o inseto dos ramos infestados. Aps a poda, deve-se pincelar com sulfato de ferrro a 30% ou, mais adotado atualmente, pulverizae antes do inchamento das gemas, quer com calda sulfoclcia a 38 Baum (1 litro de calda + 8 de gua), quer com

pulverizaes de dinitro-ortocresol (Rafatox, Selinon, EK 54), a 1% em gua, ou ainda, com mistura de litros de Dinoseb( Gebutox) + 2 litros de leo mineral miscvel + 100 litros de gua (Julio Seabra Inglez de Souza et al.1996). Associam 1% de leo mineral ou vegetal para auxiliar na ao dos inseticidas, porm, dependendo dos cultivares, como a Concord, pode ocorrer fitotoxicidade, sendo necessrio utilizar menores concentraes. importante que o controle seja direcionado fase de ninfa, que geralmente ocorre no incio da brotao, visto que quando a fmea est completamente desenvolvida, os inseticidas no atingem os ovos mantidos sob a carapaa, reduzindo a eficincia do tratamento. Alm disso, o perodo de alimentao do inseto maior, aumentando os danos planta. As espcies descritas a seguir so importantes em vinhedos da regio Sul do Brasil.

Parda ou do ramo-novo

Parthenolecanium persicae (Fabricius, 1776) (Hemiptera: Coccidae): : A cochonilhaparda apresenta uma gerao por ano, reproduzindo-se por partenognese no perodo de outubroa de zembro.

Cochonilha-parda (Foto: M. Botton)

em

ramos

de

videira.

Cochonilha-parda (Foto: M. Botton)

em

ramos

de

videira.

Cochonilha-do-tronco

Hemiberlesia lataniae (Signoret, 1869), Duplaspidiotus tesseratus (Charmoy, 1899) e D. fossor (Newstead, 1914) (Hemiptera: Diaspididae): As cochonilhas-do-tronco esto freqentemente associadas aos vinhedos, principalmente da cultivar Nigara, sendo muito semelhantes entre si.

Cochonilha-do-tronco. (Foto: M. Botton)

Cigarrinha-das-fruteiras

Aethalion reticulatum (L., 1767) (Hemiptera: Aetalionidae): Como este inseto apresenta hbito gregrio, as ninfas (Figura 8) so facilmente destrudas manualmente, o que pode ser feito no momento da poda de inverno.

Cigarrinha-das-fruteiras (Foto: M. Botton).

em

ramo

de videira.

11.2. caros da videira

Os caros que atacam a videira tm sido mais prejudiciais s cultivares vinferas produzidas em regies tropicais, onde o clima seco, favorecendo a multiplicao. A espcie que mais destaca o caro branco. caro branco Polyphagotarsonemus latus (Banks, 1904) (Acari: Tarsonemidae): O caro branco uma praga polfaga, sendo que na cultura da videira o ataque resulta num encurtamento dos ramos devido a alimentao contnua nas folhas novas. Nas situaes de elevada infestao, o controle deve ser realizado com acaricidas especficos. Em baixas infestaes, pode ser empregado o enxofre, direcionando-se o tratamento s brotaes novas. Entretanto, o uso do enxofre pode causar fitotoxicidade em cultivares americanas.

Dano do caro branco em ramos de videira.

| (Foto: M. Botton).

11.3. Mosca-das-frutas A mosca-das-frutas tem sido relatada danificando principalmente uvas de mesa, embora em vinhedos destinados ao processamento os danos ainda no tenham sido avaliados. Suas larvas vermiformes e sem pernas causam destruio parcial da polpa,

determinando seu posterior apodrecimento. Das moscas de frutas, a que mais comumente estraga a uva Ceratitis capitata Wiedl, internacionalmente conhecida como mosca do Mediterrneo; tem aproximadamente o tamanho das moscas caseiras, de colorao amarelada-marrom, com trax pintado de preto e branco e asas desenhadas mosaicos. O melhor combate consiste em tratamentos atrativos envenenados (iscas) ou seja, pulverizaes com soluo de Malathion ou Fenthion + melao. Outra receita dimethoate (Cygon, Fentron, Roxion); vercaptothion (Avigard, Chemthion, Datathion, Extermathion, Maladrex, Malasol, Malathion) ou trichlorfon (Danex, Dipterex) + um atrativo que pode ser acar ou protena de peixe solvel (cheiro forte que chama as moscas para a isca mortal) + gua (Julio Seabra Inglez de Souza et al. 1996). Exemplo: 300g de dimethoate 20% p solvel + 600g de protena de peixe solvel +100 litros de gua. Aplicar 50 litros/h. Alm destes remdios, que so eficiente, h ainda as armadilhas base de metileugenol, que atraem os machos das moscas e que, uma vez aprisionados, so facilmente liquidados.

Mosca-das-frutas (Foto: E. Hickel).

fmea

(esquerda)

macho

(direita).

11.4. Filoxera

A Filoxera ( Phylloxera vitifoliae) um inseto sulgador de menos de 2 milmetro de comprimento, dificilmente perceptvel a olho nu, munido de um bico com o qual suga a seiva das folhas e razes, da videira para a sua alimentao. Para o controle desta praga, no existem inseticidas que possam ser empregados de forma econmica para o controle do inseto nas razes. O emprego de inseticidas neonicotinides auxilia na reduo de infestaes no sistema radicular, porm, de forma isolada, no so eficientes para evitar que ocorram prejuzos cultura, alm da possibilidade de selecionar populaes resistentes. A maneira mais eficiente para evitar os danos do inseto atravs do emprego de porta-enxertos resistentes. De modo geral, todos os porta-enxertos empregados na regio de clima temperado so resistentes.

Nodosidades causadas (Foto: M. Botton).

pela

filoxera

em

razes

de

videira.

Galhas da (Foto: M. Botton).

filoxera

em

folhas

de

porta-enxerto.

11.5. Prola-da-terra

A Prola-da terra, Eurhizococcus brasiliensis (Hempel, 1922) (Hemiptera: Margarodidae) A prola-da-terra uma cochonilha subterrnea que ataca as razes de plantas cultivadas e silvestres. O inseto considerado a principal praga da videira sendo responsvel pelo abandono da cultura em vrias localidades devido as dificuldades de controle. A suco da seiva efetuada pelo inseto nas razes provoca um definhamento progressivo da videira, com reduo na produo e conseqente morte das plantas. Para prevenir sua introduo em reas indenes, sugerem-se as seguintes medidas: no plantar estacas enraizadas ou mudas de videira procedentes de locais onde a praga ocorra; evitar o plantio na propriedade de plantas hospedeiras da praga, procedentes de reas infestadas; tratar as mudas de videira dormentes mediante imerso em gua quente a 50C por cinco minutos ou expurgo com fosfina por perdo de trs dias. J em reas onde a praga est presente pode-se proceder a aplicao de inseticidas sistmico granulados no solo (Botton et al. 2000) verificaram eficincia de tiametox e de imidaclopride; o primeiro, em formulao granulada, pode ser aplicado diretamente no solo, mediante a abertura de sulco ao redor da planta, o segundo deve ser diludo em gua e regado no solo, na regio onde se encotra o sistema radicular da videira.

O mtodo ideal para controle dessa praga seria o uso de porta-enxertos resistentes. Pesquisas nesse sentido vm sendo conduzidas pelo IAC na regio de Angatuba, Sp, e rea infestada pelo inseto, onde o porta-enxerto IAC 571-6 apresentou resistncia moderada, em comparao com Ripria do Travi. Ainda nessa linha de pesquisa, (Soria et al. I999) tambm verificaram comportamento diferenciado de porta-enxertos de videira derivados de Vitis rotundifolia, os quais mostraram-se mais resistentes do que porta-exertos pertencentes a difernetes espcies de Vitis, em solo infestado por E. brasiliensis, na regio de Bento Gonalves, RS.

Prola-da-terra (Foto: G. Kuhn).

em

razes

de

videira.

12. Colheita

12.1.

Previso de colheitas e produtividade

As condies tropicais favorveis ao crescimento contnuo das videiras permitem que a poca das podas sejam reguladas pela demanda de mercado, podendo-se obter colheitas escalonadas ou concentradas. Sabendo-se que os ciclos feno lgicos das cultivares Itlia e Piratininga so de 110 a 120 dias e que o perodo de repouso entre os ciclos de 30 dias, estabelece-se que uma rea pode produzir duas vezes e meia ao ano de forma equilibrada e sem que as plantas sejam esgotadas. No processo produtivo da videira importante que se faa uma previso da quantidade de uvas a serem colhidas em funo da demanda. Para estimar a produtividade de um vinhedo, os seguintes clculos so possveis: atravs da poda chega-se a um padro para a rea de unidades de produo por planta (UPP) que calculado pela seguinte frmula: UPP = BS x UP, em que: BS = braos secundrios por planta; UP = unidades de produo por brao secundrio para o clculo do total de cachos por hectare (CPH), tem-se que:

CPH = UPP x NBF x pl/ha, em que: UPP = unidades de produo por planta ou varas por planta; NBF = nmero de brotao frteis; Pl/ha = plantas por hectare, de acordo com o espaamento.

Exemplo: Supondo-se que num vinhedo da cultivar Itlia estabelecido no espaamento de 4 x 2 m (1.250 plantas/hectare) todas as plantas fiquem, aps uma poda bem executada, com cinco (5) braos secundrios e que cada brao tenha trs (3) unidades de produo, ou seja, trs varas produtivas com oito gemas cada, e considerando-se a fertilidade destas como sendo de trs cachos em mdia, tem-se, pela aplicao das frmulas:

UPP = 5 x 3 = 15 CPH = 15 x 3 x 1.250 = 56.250 cachos/ha

Dispondo-se de 56.250 cachos por hectare e sabendo-se que o peso ideal dos cachos, para fins de exportao, de 400 a 500 g, calcula-se que a mdia de produtividade da rea ser a seguinte:

56.250 cachos/ha x 0,450 kg = 25.312 kg/ha

Para que o clculo da produtividade de uma rea possa ser preciso indispensvel que as podas e a conduo dos ramos sejam bem executadas, que as plantas estejam nutricionalmente bem equilibradas, no havendo problemas com a fertilidade dos ramos brotados.

12.2.Ponto de colheita

A maturao das uvas um processo fisiolgico que se caracteriza pelo incremento do contedo de acar, a diminuio da acidez, o aumento das antocianinas responsveis pela colorao da pelcula das uvas rosadas e pretas e a modificao da textura e do aroma tpicos de cada cultivar. de fundamental importncia que a colheita dos cachos seja realizada no ponto ideal para o consumo, pois as uvas cessam o processo de maturao aps terem sido colhidas, permanecendo inalterados os teores de acares e de cidos. Normalmente, as uvas so colhidas quando o teor de slidos solveis atinge nvel superior a 15 Brix, uma vez que, sob condies tropicais, elas so menos cidas e apresentam boa palatabilidade, ainda que possuam um teor de acares comparativamente menor. O teor de acar das uvas determinado pelo refratmetro. Outro aspecto, de relevante importncia, associado s uvas colhidas para exportao, diz respeito ao tamanho dos bagos, que devem medir, no mnimo, 22 milmetros de dimetro. Quando o vinhedo conduzido segundo as recomendaes desta publicao1[1][1], o percentual de uvas com esse dimetro alto, resultando no aproveitamento quase que total dos cachos para exportao.

12.3.Colheita manual

Os colheitadores devem colher os cachos maduros, cuja pelcula apresente colorao o mais uniforme possvel, cortando os pednculos bem compridos, o que evita a desidratao do engao. Os cachos so cuidadosamente colocados, em camada nica, em contentores prprios para colheita com 10 kg de capacidade. Esses contentores devem ser revestidos com um forro de polietileno expandido ou similar de 4 mm de espessura, para que no haja danos mecnicos nos cachos. A manipulao dos cachos pelos trabalhadores deve ser mnima, para evitar que as uvas percam a pruna (cerosidade natural), que lhes d um aspecto de frescor e as tomam apetecveis para os consumidores. conveniente que a colheita seja feita nas horas mais frescas do dia e que os contentores sejam imediatamente levados para o setor de embalagem da fazenda. Desse modo, as uvas apresentaro menor tem peratura, demorando menos tempo para perder o calor do campo.

12.4. Embalagem

A embalagem das uvas pode ser feita em galpes abertos ou fechados, com refrigerao (packing house). Tratando-se de frutas para exportao, muito importante que o produtor disponha de um local bem sombreado e arejado onde possa embalar as uvas e que as caixas no fiquem expostas ao sol, quer se trate dos contentores que chegam do campo ou das caixas de uvas embaladas. Os cachos so limpos e os bagos danificados e ou muito pequenos so eliminados. A seguir, so selecionados, segundo a classificao e a categoria a que pertencem. Utilizam-se, para embalar as uvas, caixas de papelo parafinado, especificamente confeccionadas para esse fim.

12.5.

Armazenamento

Uma vez colhidas e em baladas, as uvas devem ser armazenadas e transportadas sob condies adequadas, para que possam chegar ao consumidor em timas condies de consumo. Os seguintes cuidados so, pois, indispensveis:

Tratamento com anidrido sulfuroso Para retardar a ocorrncia de podrides por fungos nas uvas que vo ser armazenadas, recomenda-se fumig-las com anidrido sulfuroso. Este tem uma ao fungicida, que elimina todos os fungos que existem sobre os cachos e tambm conserva a colorao verde da rquis por mais tempo. A aplicao do anidrido sulfuroso pode ser feita de diferentes maneiras, seja em cmaras de fumigao, pela queima de enxofre ou pela liberao direta do gs comprimido proveniente de botijes, seja mediante a colocao em cada caixa de uva, de um papel gerador dessa substncia.

Refrigerao A elevada transpirao das uvas colhidas decorre da alta temperatura com que as frutas chegam do campo. necessrio, portanto, submet-las a um pr-resfriamento

por duas a trs horas, a fim de provocar a queda substancial dessa temperatura, com vistas uma melhore mais prolongada conservao do produto. Depois do pr-resfriamento, as caixas so colocadas em cmara fria para conservar as uvas, caso elas no sejam comercializadas de imediato.

13.

Referncia Bibliogrfica

Pommer, Celso Valdevino. Ed Uva: mercado/editado pr C.v.Pommer, 2003.

tecnologia

de

produo,

ps-colheita,

Salim Simo Tratado de fruticultura. Piracicaba: FEALQ, 1998. Uvas para o Brasil / Coordenao de Julio Seabra Inglez de Souza. Piracicaba: FEALQ, 1996 Fortunato Garcia Braga Cultura da uva nigara rosada /.- So Paulo: Nobel, 1988. GALLOTTI, G.J.M. & GRIGOLETI JNIOR, A. Doenas fngicas da videira e seu controle no Estado de Santa Catarina. Florianpolis, EMPASC, 1990. Embrapa Uva e Vinho Sistema de Produo, 2ISSN 1678-8761 Verso Eletrnica, Jul./2003

También podría gustarte