Está en la página 1de 12

75(16 '( (1*5(1$*(16 (3,&,&/2,'$,6 7,326 ( 5(35(6(17$d2 'DQLOR $PDUDO )UDQFR *LXVHSSH 'HGLQL Universidade estadual de Campinas, Faculdade

de Engenharia Mecnica, Departamento de Projeto Mecnico, Caixa Postal 6051, CEP 13089-970, Campinas, SP, Brasil. e-mail: amaral@fem.unicamp.br dedini@fem.unicamp.br 5HVXPR Os trens de engrenagens epicicloidais ou trens de engrenagens planetrias (TEPs) so sistemas de transmisso de alta complexidade cinemtica e de difcil visualizao. Entretanto, so grandes as suas vantagens: compactos, leves, permitem altas redues de velocidade, possuem alta confiabilidade pois tem engrenamento permanente, possuem capacidade de bifurcao e adio de potncia e permitem mltiplas relaes de transmisso. Sua principal aplicao so as caixas de transmisso automtica dos veculos modernos. Como existe uma grande variedade de possibilidades de configuraes na unio de vrios TEPs, o estabelecimento de formas de representao do sistema em estudo fundamental para sua compreenso. Este trabalho tem como objetivo, apresentar as diversas formas de representao adotadas por vrios autores e mostrar as equivalncias entre elas. 3DODYUDVFKDYH: Trens de engrenagens planetrias, trens de engrenagens epicicloidais, representao.  ,1752'8d2 Trem de engrenagem uma cadeia cinemtica destinada a transmitir rotaes. Segundo Pires e Albuquerque (1980), trs montagens so possveis: trem simples, trem composto e trem epicicloidal. Trem simples um sistema de engrenagens onde, em cada eixo, s existe uma engrenagem (Figura 1a). O trem de engrenagem chamado de composto, quando existe um ou mais eixos com duas engrenagens ou mais (Figura 1b). Nestes dois casos, o suporte dos eixos das engrenagens fixo. Quando existe um suporte, de pelo menos um eixo, dotado de movimento de rotao, o trem chamado de epicicloidal. Na Figura 1(c), os eixos que suportam as engrenagens intermedirias entre a engrenagem central e a externa (esta ltima com dentes internos), esto montados em um suporte que gira em torno do eixo central do conjunto. Essa possibilidade do eixo de uma engrenagem tambm poder girar ao redor de outro eixo, alm de girar em torno de si mesmo que caracteriza um trem epicicloidal. Essa nomenclatura se deve ao fato de um ponto, pertencente engrenagem que possui eixo mvel, descrever uma curva epicicloidal.

a) Trem simples

b) Trem composto

c) Trem epicicloidal

)LJXUD  - Tipos de trens de engrenagens.  75(16 '( (1*5(1$*(16 3/$1(75,$6 Devido a analogia com nosso sistema solar, este tipo de trem epicicloidal freqentemente chamado de trem planetrio ou trem de engrenagens planetrias ou simplesmente TEP. Em virtude disso, a engrenagem central chamada de solar e a., ou as engrenagens que giram em torno dela, so chamadas de planetrias ou satlites ou simplesmente planetas. Quase sempre se utiliza, tambm, uma engrenagem de dentes internos em torno do TEP, onde os planetrios tambm se engrenam. Esta chamada de anular, semelhante a um anel. O elemento que suporta o eixo mvel dos planetas e que pivota em torno do eixo principal do TEP chamado de suporte ou brao. A Figura 2 identifica estes elementos.
Engrenagem anular

1RPH

(TXLYDOHQWH

Trem de engrenagem planetria Engrenagem solar Engrenagem anular Engrenagem planetria Brao
Eixo principal

Trem de engrenagem epicicloidal Sol Coroa Planetrio, planeta ou satlite Suporte

Engrenagens planetrias Suporte ou brao

)LJXUD   Nomenclatura dos elementos de um TEP. Diversos autores definiram o que um trem de engrenagens planetrios Dubbel (1944) escreveu que engrenagens planetrias simples se caracterizam porque, nelas, existe uma roda fixa e outra mvel que gira ao redor da fixa e se engrena com ela.. Lima (1980) salientou que alguns sistemas de engrenagens se diferenciam dos comuns, pelo fato de possurem uma ou mais engrenagens com possibilidade de girar ao redor do prprio eixo e, simultaneamente, em torno de um outro eixo. Shigley (1984) escreveu que, em um tipo de trem de engrenagens, pode-se obter efeitos surpreendentes, fazendo-se com que algum dos eixos gire em relao aos demais. Tais trens chamam-se trens planetrios ou epicicloidais. Olson et al (1987) definiram que os trens de engrenagens planetrios consistem de uma ou mais engrenagens centrais com engrenagens planetas engrenadas e que giram em torno delas, de tal forma que os pontos dos planetas descrevam curvas epicclicas. Brasil (1988) definiu os TEPs, como trens de engrenagens em que alguns eixos so mveis, girando no s em torno de si mesmos, mas tambm em torno de outro eixo do trem. As engrenagens planetas esto ligadas por um brao de tal forma que a distncia entre os centros das engrenagens permanea constante.

Os TEPs so sistemas de transmisso de alta complexidade cinemtica e de difcil visualizao. Entretanto, suas vantagens so grandes: compactos, leves, alta reduo de velocidade, alta confiabilidade, alta densidade de potncia, capacidade de bifurcao e adio de potncia, capacidade diferencial, sistemas de mltiplas relaes de transmisso e engrenamento permanente, permitindo ainda a minimizao dos esforos nos mancais e alinhamento dos eixos. Estas so algumas das caractersticas que tornam os TEPs sistemas de grande potencial de aplicaes, embora ainda no tanto estudado e pesquisado, de tal forma a permitir cada vez mais sua utilizao em massa (Dedini, 1985). Suas vantagens os tornaram preferveis para o uso militar, onde mltiplos engrenamentos reduzem o risco de parada. O funcionamento suave tambm os tornam adequados para uso em submarinos e a grande capacidade de reduo torna possvel sua aplicao em turbinas. Os TEPs tambm so utilizados em aplicaes aeroespaciais e em helicpteros, alm do uso automotivo como diferencial e caixa de transmisso automtica. Os TEPs so mecanismos interessantes porque tem dois graus de liberdade. Pode-se aumentar a complexidade do TEP, alterando-se o arranjo da configurao das engrenagens planetrias. A introduo de uma engrenagem intermediria entre o planeta e a engrenagem central resulta na inverso do sentido de rotao do membro de sada e, portanto, interfere no carter cinemtico do trem planetrio. Estas duas engrenagens planetrias no necessariamente podem estar alinhadas radialmente, como mostra a vista frontal da Figura 3(a). Quando se utiliza trs planetrios emparelhados, no alterado o sentido de rotao. Estes tipos so chamados de TEP com SODQHWiULRV HPSDUHOKDGRV. Alm disso, pode ocorrer ainda de o TEP possuir pelo menos dois planetas solidrios em um nico eixo. So chamados de TEP com SODQHWiULR FRPSRVWR (Figura 3 b). E possvel ainda, um TEP possuir simultaneamente planetrios emparelhados e compostos (Figura 3 c).

a) Planetrio emparelhado

c) Planetrio composto e emparelhado )LJXUD  - Arranjos possveis dos planetas nos TEPs.

b) Planetrio composto

Um TEP pode tambm possuir mais de um planeta entre as duas engrenagens centrais. Isso no muda o carter cinemtico do TEP. Um aumento do nmero de engrenagens planetrias resulta em uma maior diviso da carga transmitida entre os planetas. Essa uma das grandes vantagens dos TEPs, onde o esforo nos mancais bastante aliviado devido simetria da aplicao da fora pelos planetas, nos dentes da engrenagem solar. Portanto, deve-se sempre evitar a utilizao de um nico planetrio porque, neste caso, no seria possvel a compensao dos esforos. Na prtica, normalmente se utilizam dois ou trs planetas. Uma importante classe de trens de engrenagens epicicloidais so os que possuem engrenagens cnicas (Figura 4 a). Somente com a utilizao desse tipo de engrenagem que se permite utilizar uma engrenagem solar com o mesmo nmero de dentes da engrenagem anular (Figura 4 b), o que seria impossvel se todas fossem cilndricas. A Figura 4(c) mostra como se transforma um TEP que possui somente engrenagens cilndricas em um TEP com engrenagens cnicas, fazendo-se a inclinao do eixo que suporta os planetas. O uso de engrenagens cnicas no muda o carter cinemtico do planetrio e a grande aplicao dessa

montagem so os diferenciais automotivos. Este presente trabalho se restringe ao estudo de TEPs com engrenagens cilndricas.

a) Trem epicicloidal cnico

b) Trem epicicloidal cnico de topo

c) Transformao de um TEP cilndrico em cnico

)LJXUD  - TEPs com engrenagens cnicas.  7,326 '( 75(16 3/$1(75,26 Lvai (1968), identificou em seu trabalho, quatro tipos de TEPs: 1) TEP Elementar; 2) TEP Simples; 3) TEP Ligado (TEP Incorporado) e 4) TEP Satlite e Planeta. Os tipos 2, e 3 so os mais importantes na prtica.   7(3 (OHPHQWDU: So aqueles que possuem apenas uma engrenagem central. Entende-se por engrenagem central aquela cujo eixo de rotao o eixo principal do TEP. Assim, a engrenagem solar e anular so engrenagens centrais, conforme mostra a Figura 5.
Planeta Planeta Suporte

Suporte

Planeta

Suporte

Suporte

Solar
Anular Anular

 7(3 6LPSOHV:

)LJXUD  - Exemplos de TEP elementar.

So aqueles que possuem duas engrenagens centrais, um ou mais planetas e um suporte. A alterao da quantidade de engrenagens planetrias no interfere seu enquadramento como TEP simples. A utilizao de um nmero maior de planetas contribui para uma maior e melhor distribuio das cargas atuantes. Este tipo tambm chamado de TEP bsico.

)LJXUD   Exemplos de TEP simples com 1 e 3 planetas.

  7(3 /LJDGR Os TEPs ligados se caracterizam pelo fato de que possuem mais de duas engrenagens centrais e podem ser separados em dois ou mais planetrios simples. A separao de um TEP ligado no ser muito bvia se existir um incorporamento entre planetas e, neste caso, o TEP classificado como incorporado. Trata-se portanto, de um caso particular do TEP ligado. A nomeclatura utilizada na Figura 7 : P para engrenagens de dentes externos (positivo), N para engrenagens de dentes internos (negativo) e a letra entre parntesis refere-se a planetas.

a c

Tipo P(PP)P + Tipo P(P)N

)LJXUD  - Exemplo de TEP ligado.   7(3 6DWpOLWH H 3ODQHWD Um TEP classificado como satlite e planeta quando um TEP secundrio introduzido no eixo do planetrio do TEP primrio, conforme mostra a Figura 8.

)LJXUD  - Exemplo de TEP satlite e planeta.  5(35(6(17$d2 '26 7(3V Como existe uma grande variedade de possibilidades de configuraes de TEPs, torna-se necessrio estabelecer formas de representao, para se definir e identificar o sistema em estudo. Diversas formas de representao de sua topologia j foram desenvolvidas. Basicamente existem trs tipos de representao: funcional, esquemtica e por grafo. A representao funcional pode ainda ser apresentada na forma tridimensional, em corte ou convencional. A representao esquemtica pode ser apresentada sob a forma de esquema para definir um TEP e sob a forma de diagrama esquemtico de blocos para definir as ligaes entre vrios TEPs. A representao por Grafo, mais recentemente utilizada para representar os TEPs, tem a vantagem de facilitar a utilizao de computadores para a soluo de problemas relativos a este mecanismo. Para solucionar dificuldades de isomorfismo identificadas na representao por grafo originariamente proposta, foi apresentada uma nova forma de representao por grafo, alm da forma cannica. Cada uma destas formas de representao sero tratadas nos prximos itens. A Figura 9 ilustra as formas de representao disponveis com os respectivos exemplos.

Convencional

)XQFLRQDO

Corte Tridimensional Esquemtica

5HSUHVHQWDomR GRV 7(3V

(VTXHPiWLFD

Blocos

I
A1B2 P1

II

Convencional

S1 D
P2

P2

*UDIR

Nova
P1
b

S2 A1B2

A2 B1
S1

P2
c
d

P3

Cannica

P1

)LJXUD   Formas de representao dos TEPs.   5HSUHVHQWDomR )XQFLRQDO A representao funcional foi a primeira a ser empregada para identificar um TEP. Sua vantagem que h paridade entre o modelo e a representao. Ela pode ser apresentada sob a forma convencional (croqui), em corte e tridimensional. A Figura 13 mostra as trs formas de representao funcional de um mesmo TEP, onde as engrenagens so representadas pelos seus crculos primitivos que indicam em que pontos elas se tocam. Devido a simetria dos mecanismos planetrios, usual a representao de apenas metade do mecanismo. A representao funcional do TEP feita incluindo a carcaa ou apoio do mecanismo. Quando no se inclui a carcaa ou apoio, obtm-se a estrutura cinemtica.
P2

P2 C* P1 B1B2
S1 C*

P1

A1S2 P2 B1B2 C*

S1
A1S2

A1S2

C*=Carcaa

(a) Convencional

(b) Em corte )LJXUD  - Representao funcional de um TEP.

(c) Tridimensional

  5HSUHVHQWDomR SRU (VTXHPD H duas formas distintas de representao esquemtica de trens de engrenagens planetrias: atravs de um esquema ou atravs de um diagrama de blocos. A primeira forma tem por finalidade identificar sua estrutura cinemtica e a segunda tem por objetivo o estudo cinemtico e do fluxo de potncia em um sistema de vrios TEPs ligados. A seguir, ser detalhado a metodologia de cada uma destas formas de representao.

  5HSUHVHQWDomR (VTXHPiWLFD A forma de representao esquemtica de um TEP foi publicada em 1969 por Buchsbaum e Freudenstein (1970) para identificar sua estrutura cinemtica. Um vrtice, representado por um crculo branco, significa um suporte de um eixo ou o prprio eixo. Um vrtice, representado por um crculo preto, significa que h um engrenamento. Assim, cada elemento (conjunto de engrenagens e/ou eixos que sejam solidrios entre si) do TEP forma um polgono hachuriado cujo nmero de vrtices depender do nmero de vnculos (engrenamentos, apoios, eixos) deste elemento. O menor nmero de vnculos que um elemento isoladamente pode ter dois (exemplo: uma engrenagem tem o vnculo do engrenamento e o apoio em torno de um eixo). Neste caso, o polgono sombreado se reduz a uma linha que une os dois vrtices - um branco e o outro preto. Uma engrenagem b-apoiada ou um eixo tr-apoiado ser representado por um polgono de trs vrtices (um engrenamento e dois apoios ou os trs apoios). Trs engrenagens solidrias com um furo central para o eixo ser representada por um polgono de quatro vrtices. A Figura 11 mostra um exemplo. importante salientar que a soma do nmero de reas sombreadas e das linhas isoladas representa o nmero de elementos do trem epicicloidal, a includo a carcaa ou apoio. O TEP da figura tem 6 elementos. A representao esquemtica conta com 5 reas sombreadas e mais um segmento que representa a engrenagem solar S1 com o vnculo do engrenamento (crculo preto) na planetria P1 e um vnculo de apoio e pivotamento na carcaa C* (crculo branco).
P1 P2 C* P1 S1 B1B2 B1B2

A1S2
Carcaa

S1

A1S2

C*=Carcaa

P2

)LJXUD  - Representao funcional em corte e esquemtica do mesmo TEP.   5HSUHVHQWDomR (VTXHPiWLFD SRU 'LDJUDPD GH %ORFRV Macmillan (1961) props uma forma de representao para o estudo do fluxo de potncia em mecanismos diferenciais. Sanger, em seu trabalho de 1972, sobre sntese de TEPs, utilizou esta forma de representao em um sistema de vrios planetrios conectados entre si. Este tipo de montagem bastante utilizada em sistemas de transmisso de mltiplas velocidades. O elemento bsico o TEP simples, com dois graus de liberdade, que pode estar acoplado com outros TEPs. As coneces externas do TEP podem ser usadas como entrada, sada ou membro de controle. Portanto, para uma representao esquemtica por diagrama de blocos necessrio se conhecer o nmero de TEPs e suas respectivas coneces. Os TEPs so representados por blocos e as coneces por crculos, conforme demonstra a Figura 12.
N P [

I
]

\ \ ] II [

O Q

)LJXUD  - Representao de dois TEPs ligados e suas coneces.

  5HSUHVHQWDomR SRU *UDIR Segundo Wilson et al (1990), um grafo um diagrama que consiste de pontos chamados vrtices, unidos por linhas chamadas bordas, de tal forma que cada borda une dois vrtices. A teoria de representao por grafo tem uma ampla faixa de aplicao, desde estudos sobre sistemas flexveis de manufatura, gerenciamento da produo, trfego urbano e at a representao de mecanismos. A representao por grafo tem sido usada como modelo de mecanismos desde 1960 (Olson et al.). Sua utilizao tem a vantagem de facilitar o uso de computadores e sua principal caracterstica que h uma correspondncia paritria entre os vrtices e os elementos do TEP e as bordas com as ligaes entre os elementos. O grafo tambm pode ser apresentado sob a forma de matriz, de onde se pode utilizar tcnicas algbricas para a anlise do TEP.   5HSUHVHQWDomR &RQYHQFLRQDO SRU *UDIR A representao convencional por grafo de um TEP feita da seguinte forma: 1) Cada elemento representado por um vrtice. Engrenagens distintas mas solidrias so representadas por um nico vrtice ou seja, trata-se de um nico elemento. Idem para uma engrenagem solidria com um eixo. O brao tambm considerado um elemento assim como as engrenagens. Elementos fixos so representados por um crculo em torno do vrtice. 2) As bordas ou lados tracejados representam um engrenamento entre dois elementos. So chamadas de bordas de engrenamento .3) Uma borda ou lado de linha contnua indica que um elemento gira ou pivota sobre o outro. Este lado chamado de borda de revoluo. 4) Cada borda e cada vrtice denominado com o respectivo smbolo utilizado nas demais formas de representao. Esta representao comumente chamada de bicolor em funo da necessidade de distinguir a diferena entre uma ligao de elementos atravs de engrenamento ou pivotamento. Para ilustrar este tipo, tm-se na Figura 13 a representao funcional convencional e a respectiva representao por grafo. Alguns autores utilizam bordas contnuas para ambos os casos, diferenciando-as pela espessura da linha.
A2 A1 B1 P1 A1B2 B2 P2 S2

E
S1

F D

P1

P2

E
S1

D D
A2B1 S2

)LJXUD  - Representao por grafo. Entretanto, a representao por grafo convencional pode resultar em que o mesmo TEP possa ter mais do que uma representao (Hsu - 1992). Segundo Hsieh (1987), quando existe trs ou mais elementos coaxiais em um TEP, pode-se fazer um rearranjo nos elementos coaxiais sem afetar e alterar a funcionabilidade do mecanismo. Isto pode resultar em um problema de isomorfismo. Dois grafos so ditos isomrficos se existe uma correspondncia biunvoca entre seus vrtices e bordas. Para os TEPs, dois grafos no isomrficos ou distintos podem representar mecanismos cinematicamente equivalentes. Tais grafos so chamados de pseudoisomrficos.

Para superar esta dificuldade, foi ento proposta uma nova forma de representao por grafo, abordada no item seguinte.  1RYD 5HSUHVHQWDomR SRU *UDIR Diversos autores (Olson et al., Yan and Hsu) publicaram, aps 1987, uma nova proposta de representao de TEPs por grafo, sem os inconvenientes verificados em sua forma convencional. Nesta nova representao, um TEP com n elementos identificado por um grafo completo com n vrtices. A diferena que, alm de vrtices, bordas de engrenamento (linha tracejada) e bordas de revoluo (linhas contnuas) ainda se tem um polgono slido. Por esta proposta, um nico grafo da Figura 17 representa o TEP mostrado na Figura 16. Considerando que os elementos que giram em torno de um mesmo eixo esto em um mesmo nvel, Hsu prope uma nova forma de representao de TEPs por grafo, onde estes elementos de mesmo nvel formam um polgono slido.
P2

S2

A1B2

A2B1

S1

P1

)LJXUD  - Nova representao por grafo do TEP da Figura 13.  5HSUHVHQWDomR SRU 0DWUL] A matriz DGMDFHQF\ a fundamental e completa representao de um grafo. Existem diferentes tipos de matriz que caracterizam um grafo. Um exemplo a matriz DGMDFHQF\ de elemento-a-elemento ou um-para-um. Esta matriz, para representar um TEP de Q elementos, definida como uma matriz de Q X Q cujos elementos so dados por D = 1 se o elemento L adjacente com M e, caso contrrio, D = 0 (inclusive D = 0). Para a nova representao por grafo com Q vrtices, a matriz DGMDFHQF\ A pode ser definida como uma matriz simtrica de ordem Q em que o elemento D = 1 se o vrtice L adjacente ao vrtice M por uma borda de revoluo (linha cheia), D = 2 se L adjacente ao vrtice M, unidos por uma borda de engrenamento (linha tracejada), D = P se o vrtice L adjacente ao vrtice M com um polgono slido com P vrtices e D = 0 se os vrtices no so adjacentes. Ainda se tem D = 0. Por exemplo, a Figura 14 apresenta um grafo com 6 vrtices, bicolorido e com um polgono slido de 4 vrtices. A correspondente matriz de conectividade utilizando a seguinte ordem dos elementos (P1, P2, S1, S2, A1B2 e A2B1) :
LM LM LL LM LM LM LM LL

0 4 $ = 4 4 2 0

4 0 4 4 2 1

4 4 0 4 0 2

4 4 4 0 1 2

2 2 0 1 0 0

0 1 2 2 0 0

(1)

 5HSUHVHQWDomR &DQ{QLFD SRU *UDIR Para evitar o problema j relatado na seo 4.3.1 do pseudoisomorfismo na representao convencional por grafo, diversos autores (Tsai-1988, Chatterjee-1995) propuseram uma outra alternativa em funo da existncia de pelo menos trs elementos coaxiais: a representao cannica por grafo. Nesta representao, h uma distino entre as bordas e os vrtices que so divididos em vrios nveis. No primeiro nvel, ficam as representaes das engrenagens solar e anular e o brao. No segundo nvel, ficam os planetas. Abaixo de todos est o nvel base, que representa o eixo comum do conjunto. A Figura 15(b) mostra um exemplo de representao cannica por grafo do TEP da Figura 15(a). A representao cannica por grafo tem sua aplicao tpica na ilustrao de caixa de transmisso epicicloidal conhecidas tambm por caixa de transmisso automtica utilizada amplamente em automveis. Estes sistemas normalmente trabalham com um nico eixo comum, apoiado em uma carcaa por rolamentos. A taxa de reduo do conjunto a relao entre a rotao do eixo de sada e a rotao do eixo de entrada. Com a utilizao de freios e embreagens, vrias taxas de reduo so obtidas.
A1 A3

P1
S1 S2

P2
d

P3

2 nvel: planetas

A3
1 nvel: solar, anular e brao

B1
a

a 0

nvel base: eixo do TEP

)LJXUD  - (a) Representao funcional e (b) respectiva representao cannica por grafo.  (;(03/2 '( $3/,&$d2 Na Figura 16, apresentado um exemplo das diversas representaes de um sistema de transmisso chamado caixa Wilson de 4 velocidades. Trata-se de uma srie de quatro TEPs ligados entre si com 10 elementos e uma carcaa. Pela representao por diagrama de blocos, pode-se observar que h duas ligaes diretas a um TEP (S1 e A4) , trs coneces unindo duas sadas (B1A2 , S2S3 , B3B4 ) e uma coneco unindo quatro sadas o que resulta em um sistema com dois graus de liberdade. Para utilizao deste sistema como transmisso, necessrio atuar nos membros de controle de tal forma que resulte em grau de liberdade igual a 1. Aplicando-se um freio de cada vez, obtm-se este resultado, alterando a relao de transmisso, sem necessidade de que haja desengrenamentos dos elementos.

4 (direta) Carca a ou apoio Carca a ou apoio

Entrada

S a da para o diferenc ial

Embreagem T ambores de aplica o dos freios de cinta


Freio de cinta 2a A1 3 Embreagem 4
a a

1 A2 B2 P2 c

r A3 P4 d B3 B4 S4 A4 Ie A - anular B - Brao S - solar P - planeta Ia,b,c,d,e = eixos

3a

b B1

P1

P3

S1 S2 S3 a

4a
sada

entrada
Apoio

sada entrada

Apoio

A1B2A3S 4 P1 B3B4 P2 S 1 S 2S 3 P3

A4

4 : unindo S2S3 a S1

$
IV
3

%
sada

Carc a a

6

$ $

6 %

$

%
III

%

6
entrada

II

6

S1

P1

P2

P1

P2 S2S3 P3 P4 A1B2A3S 4

&DUFDoD
S2S3

B1A2

S1

A 1B2A 3S4

Carcaa

B3B4

A4

P4

P1

P2

P3

P4
2 nvel: planetas

P3

S1 a
a

B3B4 a a 0 a

A4

1 nvel: solar, anular e brao

nvel base: eixo do TEP

)LJXUD  - Formas de representao da caixa Wilson de 4 velocidades.

 &21&/862 Neste trabalho foi apresentada diversas formas de representao dos TEPs adotadas por vrios autores mostrando, atravs do exemplo de aplicao da caixa Wilson, como constru-las. Para os pesquisadores de sistemas automticos de transmisso, esse trabalho objetiva ser uma fonte de consulta, por condensar, em um nico texto, vrias formas de representao disponveis.  %,%/,2*5$),$ %UDVLO + 9 Mquinas de Levantamento, (GLWRUD *XDQDEDUD 6$ Rio de Janeiro, 230 p., 1988 %XFKVEDXP ) )UHXGHQVWHLQ )., Syntesis of Kinematic Structure of Geared Kinematic Chains and other Mechanisms, -RXUQDO RI 0HFKDQLVPV, v. 5, p. 357-392, 1970. &KDUWWHUMHH * 7VDL / : Computer-Aided Sketching of Epicyclic-Type Automatic Transmission Gear Trains, 7HFQLFDO 5HVHDUFK 5HSRUW RI ,65, paper TR 95-92, 7 p., 1995. 'HGLQL ) * Projeto e Otimizao de uma Transmisso Planetria por Rolos de Trao, 'LVVHUWDomR GH 0HVWUDGR UNICAMP, 150 p. , 1985. 'XEEHO + Manual Del Constructor de Maquinas, 2 Edio, Editorial Labor S., Barcelona, Madri, 1951 p., 1944 +VLHK +, Enumeration and Selection of Clutching Sequences Associate with EpicyclicType Transmission Mechanisms, Tese (Doutorado), 212 p., 1997 +VX & + A Graph Representation for the Structural Synthesis of Geared Kinematic Chains, -RXUQDO RI )UDQNOLQ ,QVWLWXWH v. 330, n. 1, p. 131-143, janeiro 1993. +VX & + /DP . 7., A New Graph Representation for the Automatic Kinematic Analysis of Planetary Spur-Gear Trains, $60( -RXUQDO RI 0HFKDQLFDO 'HVLJQ, v. 114, p. 196-200, 1992. /pYDL = Structure and Analysis of Planetary Gear Trains, -RXUQDO RI 0HFKDQLVP, v. 3, p. 131-148, 1968 /LPD & 6., Trem de Engrenagens Planetrios: Anlise, Sntese e Aplicao em Veculo Hbrido, 'LVVHUWDomR GH 0HVWUDGR, Faculdade de Engenharia Mecnica da UNICAMP, 1980. 0DFPLOODQ 5 + Power Flow and Loss in Differential Mechanisms -RXUQDO RI 0HFKDQLFDO (QJLQHHULQJ 6FLHQFH, v. 3, n. 37, p. 45-53, 1961 2OVRQ ' - 5LOH\ ' 5 A New Graph Theory Representation for the Topological Analysis of Planetary Gear Trains, 3URFHHGLQJV RI WKH  :RUG &RQJUHVV RQ WKH 7KHRU\ RI 0DFKLQHV DQG 0HFKDQLVPV, v. 3, p. 1421-1425, 1987. 3LUHV H $OEXTXHUTXH 2 $ / Elementos de Mquinas, Editora Guanabara Dois S. A. , Rio de Janeiro, 440 p., 1980 6DQJHU ' -., Syntesis of Multiple-Speed Transmissions of the Planetary Gear Type, -RXUQDO RI 0HFKDQLFDO (QJLQHHULQJ 6FLHQFH, v. 14, p. 93-101, 1972 6KLJOH\ - ( Elementos de Mquinas, Livros Tcnicos e Cientficos Editora S. A, Rio de Janeiro, 700 p., 1984. 7VDL / : /LQ & & The Creation of True Two-Degree-of-Freedom Epicyclic Gear Trains, 7HFKQLFDO 5HVHDUFK 5HSRUW RI ,65, paper TR 88-21, 1988 :LOVRQ 5 - :DWNLQV - - Graphs An Introductory Approach, -RKQ :LOH\ 6RQV, 340 p., 1990.
WK

También podría gustarte