Está en la página 1de 7

P A V I L H O M U L T I U S O S M U N I C I P A L PROJECTO LICENCIAMENTO ARQUITECTURA | MEMRIA DESCRITIVA

INTRODUO O projecto do Pavilho Multiusos / Praa da Feira, pela sua escala de


2 interveno, aproximadamente 25.000m de implantao e pela sua

localizao central produzir na cidade de Lamego um forte impacto, que importa desde logo analisar, minimizando os efeitos negativos e potenciando os efeitos positivos. Para que melhor compreendamos a escala da interveno, mais do que dizer que abrange uma rea de 25.000 m2, parece mais relevante estabelecer um paralelo com o Bairro do Castelo, cuja rea de implantao ser sensivelmente igual da presente interveno.

PRINCIPIOS DE INTERVENO A interveno proposta, apoia-se num conjunto de princpios e ideias, que permitiro a revitalizao de uma rea da cidade, em estado expectante, cuja transformao trar uma inegvel melhoria de qualidade de vida urbana, materializada na nova oferta de

equipamentos e reas de espao pblico.

1.

Minimizar o impacto, que a grande volumetria do pavilho multiusos, ter sobre a cidade, aproveitando os desnveis do terreno, para o integrar na paisagem, tornando-se a sua cobertura num espao utilizvel, tipo praa e o seu alado principal, numa monumental escadaria.

2.

Permitir que o parque urbano, previsto no P.U., se articule directamente com o grande eixo urbano da cidade de Lamego (Nossa Senhora dos Remdios), estabelecendo um contnuo de percursos pedonais/ ciclovias, melhorando de forma decisiva a oferta de espao pblico da cidade.

3.

Constituir

uma

grande

praa,

com

carcter

multiusos,

antecmara do pavilho, vocacionada para a realizao da feira semanal, mas tambm aberta a todo o tipo de actividades, beneficiando da escadaria do pavilho multiusos como anfiteatro, do muro/ edifcio comercial como cenrio e do magnfico parque do Santurio dos Remdios como

enquadramento de fundo.

P A V I L H O M U L T I U S O S M U N I C I P A L PROJECTO LICENCIAMENTO ARQUITECTURA | MEMRIA DESCRITIVA

4.

Aproveitar a cobertura do pavilho para criar uma praa, com caractersticas de interface, permitindo a articulao pedonal entre a praa/feira, o parque urbano, o complexo de piscinas e o parque de estacionamento automvel de apoio a estes equipamentos.

5.

Integrar o parque urbano com toda a frente construda da cidade a nascente, estabelecendo novos percursos e novas travessias da ribeira do Coura, de forma a que o parque possa penetrar na cidade, eliminando o efeito de traseiras que este conjunto de edifcios hoje ostenta.

6.

Valorizar o edifcio distinguido com o prmio Valmor, a nascente da rea de interveno, dos arquitectos Jorge Gigante e Francisco Melo, enquadrando a nova praa e a escadaria do pavilho multiusos com o seu alado principal.

7.

Encostar o parque de estacionamento automvel, com capacidade para 201 lugares, ao limite norte do pavilho multiusos, enterrado sob o arranque do parque urbano, cuja organizao em trs pisos permite acessos em ambas as cotas da rea de interveno.

8.

Repensar a estrutura viria envolvente, de forma a que uma interveno com esta envergadura, no se traduza num agravar das dificuldades da circulao automvel, mas sim pelo contrrio, seja vista como uma oportunidade para abrir novos arruamentos, definir sentidos nicos de trnsito e disciplinar o estacionamento automvel.

PROGRAMA O pavilho multiusos de Lamego ter uma rea bruta de construo de 7.933 m2, apoiado por um parque de estacionamento com capacidade para 201 lugares. O pavilho dispe de quatro acessos diferenciados:

1.

Os acessos para o pblico em geral, a partir da praa da feira, sendo um deles efectuado por rampa;

P A V I L H O M U L T I U S O S M U N I C I P A L PROJECTO LICENCIAMENTO ARQUITECTURA | MEMRIA DESCRITIVA

2. 3.

Um acesso para funcionrios, no alado lateral do pavilho; Um acesso para os protagonistas dos espectculos/ eventos a realizar no pavilho;

4.

E dois acessos para cargas e descargas junto entrada do parque de estacionamento.

O pblico a partir da praa da feira, desce para um grande trio, que faz a distribuio pelas diversas valncias do pavilho. No trio esto os gabinetes de recepo/ acolhimento, bengaleiros, dois bares, um auditrio para 120 pessoas, instalaes sanitrias de apoio geral, e os acessos nave polivalente. A nave polivalente, com 2.410 m2 de rea, funciona cota inferior, permitindo que a partir do trio se faa o seu permetro em galeria superior. A nave dispondo de um sistema de bancadas telescpicas, permite que o pavilho optimize a sua polivalncia, permitindo a realizao de uma grande diversidade de eventos, que vo desde congressos ou concertos, at todos os eventos desportivos susceptveis de serem realizados em recinto coberto. Os funcionrios acedem lateralmente ao edifcio, tendo no piso zero a rea administrativa, com recepo, servios administrativos, gabinetes e salas de reunies. No piso 1, uma rea mais tcnica com a sala de projeco, rgie, os gabinetes de traduo simultnea e zonas tcnicas de apoio. Os protagonistas dos diversos eventos a decorrer no pavilho, descem ao piso inferior, onde dispem de uma rea privada de balnerios, vestirios, sanitrios e camarins com todos os necessrios espaos de apoio. Os jornalistas, para alm dos espaos delimitados nas galerias dispem de uma rea reservada, ao nvel do recinto, com sala de imprensa e sala de conferncias de imprensa. A montagem dos diversos eventos, obriga a uma estrutura independente de cargas e descargas, que permita o transporte de grandes volumes, cota do recinto de jogo, localizada no piso -1. Este acesso ser garantido por uma plataforma elevatria com 25 m2 de rea, com acesso no alado lateral do pavilho, bem como por uma rampa/tnel para acesso directo de veculos pesados ao interior do recinto.

P A V I L H O M U L T I U S O S M U N I C I P A L PROJECTO LICENCIAMENTO ARQUITECTURA | MEMRIA DESCRITIVA

A cobertura do pavilho funciona como praa, espao pblico de interface entre a praa da feira, as piscinas e o parque urbano. Esta praa, pelas necessidades de ventilao e iluminao do pavilho ser pontuada por elementos escultricos, que ocultam os

equipamentos de ventilao e os lanternins de iluminao da nave principal do pavilho. A praa da feira, com 11.300 m2 de rea, ser um espao polivalente, que para alm de funcionar como espao pblico exterior de apoio ao pavilho, poder manter a sua tradicional feira semanal, bem como receber um grande nmero de eventos e actividades ao ar livre, potenciadas pela sua nova configurao e enquadramento

arquitectnico e paisagstico. Podemos dizer que a praa se divide em duas reas distintas: uma zona arborizada, com uma plantao de rvores ritmada, que permita criar sombras, que convidam paragem e ao convvio; Uma zona completamente livre, no alinhamento da escadaria do pavilho, enquadrada pelo muro que define a frente urbana, com caractersticas multiusos, permitindo a realizao de todo o tipo de eventos ao ar livre, dispondo da escadaria do pavilho a funcionar como auditrio, e tendo a mata do santurio como pano de fundo. A praa, ser servida por um pequeno edifcio de comrcio e servios, com 700 m2 de rea. Este edifcio, vem colmatar a ausncia de frente urbana, do recinto da feira, funciona em dois pisos e alberga um bar, vrios espaos comerciais e instalaes sanitrias de apoio. O parque urbano, remata na praa superior do pavilho multiusos, permitindo ligaes cota alta, e cota baixa acompanhando a ribeira do Coura e ligando cidade a nascente.

SOLUES CONSTRUTIVAS 1. Pavilho Multiusos

O sistema construtivo adoptado para a construo do pavilho multiusos, apoia-se na soluo tradicional de parede, pilar e laje em beto armado, com excepo da grande nave central, que, devido ao seu vo de 35 metros, ser executada num sistema de estrutura metlica ou recorrendo a vigas de beto pr-fabricado. As alvenarias exteriores, sero constitudas pela alvenaria estrutural em beto armado, isolamento trmico e revestimento exterior, com

P A V I L H O M U L T I U S O S M U N I C I P A L PROJECTO LICENCIAMENTO ARQUITECTURA | MEMRIA DESCRITIVA

placagem de granito, com 6 cm de espessura, grampeado alvenaria de beto. A cobertura, que funcionar como praa, ser impermeabilizada com duas telas asflticas cruzadas, aplicadas sobre a camada de forma. Sobre as telas, ser feito o isolamento trmico, com poliestireno exturdido com 4 cm de espessura. O acabamento final varia entre o lajeado de granito com 6m na zona da praa e os degraus em granito macio na escadaria. Os vos exteriores sero executados em alumnio anodizado, cor natural, com vidros duplos. Os lanternins na praa das esculturas sero construdos em alvenaria de bloco de cimento, com isolamento trmico pelo exterior, revestidos a chapa de ao corten. Os espaos interiores, sero compartimentados em alvenaria de tijolo tradicional, com as espessuras definidas nas diversas peas

desenhadas do projecto. Os pavimentos interiores sero em beto acabado talocha mecnica, para pintar a tinta epoxy. No auditrio o pavimento ser em soalho de madeira de takula para acabar com verniz de polioretano de trs componentes. As alvenarias interiores, tero sempre um lambrim at 2 metros, para pintar a tinta epoxy, com a mesma referncia do pavimento, sendo o restante pano de alvenaria rebocado e pintado. No auditrio o lambrim ser executado em madeira, com tbua igual ao pavimento em qualidade e tipo de acabamento. Os tectos sero na sua maioria falsos, em gesso cartonado, com propriedades acsticas, para pintar a tinta plstica. Nas zonas tcnicas, os tectos sero directamente estucados para pintar. As esquadrias interiores, conforme a situao sero metlicas, ou em madeira, em ambos os casos para esmaltar. Os volumes autnomos dos bares, recepo, tribunas e comentadores, sero construdos em estrutura metlica autnoma revestidos a chapa de ao, com isolamento acstico no interior. As bancadas telescpicas, funcionaro electricamente em estrutura metlica, com cadeiras em polipropileno, rebatveis.

P A V I L H O M U L T I U S O S M U N I C I P A L PROJECTO LICENCIAMENTO ARQUITECTURA | MEMRIA DESCRITIVA

PARQUE DE ESTACIONAMENTO O parque de estacionamento ser executado em estrutura de beto armado, com parede contnua e laje macia. A cobertura depois de devidamente impermeabilizada, com telas asflticas e anti-raizes, ser coberta com terra vegetal para relvar e arborizar. Os pavimentos interiores, sero directamente acabados talocha mecnica, sobre as lajes de beto armado. As paredes e os tectos ficaro em beto vista, com as respectivas pinturas de sinalizao. O parque ter entradas de ventilao natural em todos os pisos, minorando as necessidades de ventilao mecnica. As esquadrias interiores sero metlicas para pintar.

EDIFICIO COMERCIAL Este edifcio ser executado num sistema estrutural de parede e laje macia. A cobertura ser do tipo invertida, com camada de forma, telas asflticas, isolamento trmico e acabamento a gravilha de granito amarelo. As alvenarias exteriores sero revestidas a capoto, para pintar a cor branca, com lambrim de um metro de altura em chapa de granito amarelo. A compartimentao interior, ser feita em alvenaria de tijolo tradicional para rebocar, nas espessuras definidas nas peas desenhadas do projecto de arquitectura. Os pavimentos interiores, sero executados em auto-nivelante epoxy em cor a definir. Os vos exteriores sero executados em alumnio anodizado cor natural com vidro duplo. As esquadrias interiores, sero em madeira para esmaltar em cor a definir. Os tectos, consoante as situaes, sero falsos em gesso cartonado ou estucados em ambos os casos para pintar.

P A V I L H O M U L T I U S O S M U N I C I P A L PROJECTO LICENCIAMENTO ARQUITECTURA | MEMRIA DESCRITIVA

CAF SOBRE A PRAA DAS ESCULTURAS Este edifcio, assume-se como um volume pousado sobre a praa, optando-se assim por uma soluo estrutural mais aligeirada,

recorrendo a perfis metlicos para pilares e cobertura. O edifcio ser integralmente revestido a chapa de ao corten, pelo interior e exterior, em pavimento, paredes e tectos, com isolamento trmico e acstico, no interior dos painis.

PRAA DA FEIRA A praa da feira ser pavimentada em cubo de granito reaproveitando o actualmente existente. A marcao dos postos da feira, ser feita de uma forma subtil, recorrendo a barras chatas de ferro, colocadas a cutelo. Toda a praa, ser infra-estruturada com abastecimento de gua, esgotos e abastecimento de energia elctrica de forma a que a feira possa optimizar as suas condies de funcionamento.

Matosinhos, 10 de Agosto de 2007

Pedro Guimares arquitecto

También podría gustarte