Está en la página 1de 16

O assalto educao pelos economistas*

Ana Maria F. Almeida

A idia de que a desigualdade de renda est no corao do problema brasileiro se difundiu amplamente e em meios muito diversos a partir dos anos de 1990. Ns a encontramos no discurso jornalstico certamente, mas tambm no discurso de polticos e intelectuais. preciso reconhecer, no entanto, que as discusses sobre as desigualdades no Brasil no nasceram nesse momento e tm sido na verdade uma questo recorrente em inmeras anlises sobre o pas. Num certo sentido, o fato de que o problema da desigualdade seja hoje enunciado como causa de inmeras mazelas brasileiras, inclusive a violncia (cf. Fajnzylber e Arajo, 2001), por exemplo, indica que ele tenha passado progressivamente a retraduzir problemticas como as da industrializao e do desenvolvimento na dcada de 1950. Discutidas com base no problema da desigualdade, essas questes tm sido, assim, tratadas num vocabulrio se no novo, pelo menos renovado. Trata-se de uma mudana histrica, ao mesmo tempo lingstica e conceitual, que no gratuita nem sem efeitos e que marcou uma inflexo no jogo poltico para que se permitisse a participao de uma nova gerao de economistas profissionais ostentando diplomas e conhecimentos tcnicos que procuram valorizar nas arenas de produo e negociao de polticas pblicas. No entanto, como nos perodos anteriores, a educao escolar mais uma vez tomada como varivel explicativa fundamental e chamada a ofe-

Este trabalho foi produzido no quadro de uma pesquisa coletiva financiada como Projeto Temtico pela Fapesp (proc. n. 06/ 56499-0). Agradeo a Letcia Cando pela idia de perseguir essa questo e a Afrnio Garcia pela interlocuo constante. Nenhum deles , claro, responsvel pelas eventuais inadequaes apresentadas neste texto.

O assalto educao pelos economistas, pp. 163-178

recer a sua contribuio especfica para o problema da nao. Como tal, ela passa a ser percebida como uma das arenas em que a competncia dos economistas deve se exercer. Para compreender esses desenvolvimentos contemporneos, no entanto, preciso recuperar os processos que permitiram aos economistas se impor como produtores legtimos de polticas educacionais, cujo primeiro resultado mais expressivo foi a tentativa de profissionalizar todo o ensino mdio em 1971. Os argumentos econmicos para apoiar as polticas pblicas da rea educacional nunca mais foram abandonados, embora a cristalizao dessa situao tenha se dado de fato nos anos de 1990 com a indicao de Paulo Renato Souza, economista e professor da Unicamp, para ministro da educao do governo de Fernando Henrique Cardoso, posio que ocupou por oito anos. Este artigo focaliza os processos que permearam a aproximao dos economistas da rea da educao no perodo entre as dcadas de 1950 e 1970. Procuro mostrar, particularmente, que essa aproximao pode ser compreendida como parte de uma luta mais abrangente que envolve dois grupos profissionais, o dos bacharis-educadores e o dos economistas, em disputa pelo reconhecimento de suas competncias tcnicas como as mais apropriadas s questes de governo, includas a as relacionadas com a educao. De uma maneira particular, o estudo do protagonismo alcanado pelos economistas na poltica educacional da dcada de 1970 oferece uma porta de entrada para se examinar com mais preciso as condies que permitem a certos grupos sair vitoriosos nas competies que estruturam o espao acadmico e poltico.

Os educadores profissionais e a construo da educao nacional


O surgimento no Brasil de especialistas em educao, isto , profissionais que se enxergam, se apresentam e so conhecidos fundamentalmente por suas idias, estudos e discursos sobre a educao, pode ser localizado nos anos de 1920. A Associao Brasileira de Educao (ABE), criada em 1924, desempenhou um papel importante nesse processo. A srie de debates e inquritos promovidos sob sua chancela e tornados visveis ao pblico por meio das conferncias nacionais de 1927, 1928 e 1929 deram substncia idia de que a educao era assunto de especialistas. As inmeras disputas internas
164

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 20, n. 1

Ana Maria F. Almeida

entre os membros tambm contribuam para isso, na medida em que eram oportunidades para aumentar a visibilidade dos que podiam esgrimir argumentos baseados nos ltimos resultados de pesquisas, assim como nas mais avanadas teorias e prticas educacionais. Quando enfrenta a questo educacional em 1930, ABE que Vargas recorre, enpenhado que estava em buscar uma soluo eminentemente tcnica para tratar das questes relativas organizao do Estado, encontrando-a nesse momento dividida sobre a questo da gratuidade e laicidade das escolas pblicas1. Assim, a IV Conferncia Nacional em 1931 promovida pelo governo. Em seguida, este solicita Associao a elaborao do ante-projeto de um Plano Nacional de Educao. A discusso desse ante-projeto, por sua vez, justifica a realizao da V Conferncia Nacional, em 1932. A Associao continua a ser requisitada como interlocutor da rea educacional do governo nos anos seguintes, a despeito da forte clivagem interna e da oposio externa, principalmente por parte da Igreja Catlica, que se tornam cada vez mais extremadas2. Isso parece resultar numa mudana de nfase por parte do governo que, em 1938, incorpora certos segmentos da ABE diretamente aos prprios quadros do Estado sob a chefia de Loureno Filho, que cria o Instituto Nacional de Estudos Pedaggicos (Inep), em 1938, e a Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos, em 19443. As leis aprovadas ao longo da dcada de 1940 sob inspirao desses bacharis-educadores tornam o Estado responsvel nico pelas diretrizes educacionais e definem a obrigatoriedade da escolarizao. Asseguram, assim, que a escola passe a ser um lugar fundamental para o aprendizado de uma cultura comum que supe, inclusive, a unificao lingstica, e fundamental para a interiorizao da percepo de pertencimento nao. Est em jogo a construo de um indivduo capaz de sobrepor sua lealdade ptria quela que dedica famlia ou religio. As leis orgnicas indicam, nesse quadro, uma preocupao em reduzir a influncia da famlia, da Igreja, ou quaisquer instituies ligadas socializao das crianas e jovens, em benefcio de uma influncia continuada da escola, veiculadora dos valores nacionais(Schwartzman et al., 2000, p. 106). A substituio dos bacharis-educadores pelos economistas no trato com as questes educacionais de Estado fruto de uma disputa local entre esses grupos profissionais e foi acompanhada por uma transformao na lgica de se pensar a educao, que passa de instrumento de construo da nao e do cidado a instrumento do desenvolvimento econmico. No entanto, um elemento fundamental desse processo foi a ao concreta de economistas

1.Opem-se nessa luta os defensores da escola pblica gratuita e laica aos defensores do financiamento estatal s escolas confessionais e do ensino religioso nas escolas pblicas. 2.Para uma discusso desses confrontos, ver Cury (1986).

3.So bacharis-educadores alguns dos que vo se tornar os porta-vozes da ABE: Loureno Filho, Ansio Teixeira, Fernando de Azevedo. Ver em Miceli (2001) uma discusso sobre os processos que permitem o surgimento desses educadores profissionais.

junho 2008

165

O assalto educao pelos economistas, pp. 163-178

4. Embora a intuio da relao entre educao e produo da riqueza possa ser retraada a autores como Adam Smith, David Ricardo e Alfred Marshall, a idia de quantificar a contribuio da educao para o crescimento econmico foi concretamente explorada apenas no final da dcada de 1950 por Theodore Schultz e Gary Becker, ambos professores do departamento de economia dessa universidade, que promoveram a idia de que a educao deveria ser analisada como um fator independente na produo (Sweetland, 1996).

5.A Amrica Latina no foi, no entanto, o nico destino desses especialistas. Resnik (2006) e Mundy (1999) registram iniciativas semelhantes em praticamente todos os continentes.

norte-americanos e europeus vinculados Unesco e Fundao Ford na disseminao de uma noo de planejamento educacional apoiada em clculos de necessidades de mo-de-obra para o desenvolvimento. No processo, fixava-se nas polticas pblicas uma noo de educao baseada na teoria do capital humano produzida no departamento de economia da Universidade de Chicago4. Como mostram Yves Dezalay e Bryant Garth (2002), essa oferta terica disponibilizada por agncias internacionais no pode ser compreendida sem se levar em conta as disputas internas do espao universitrio norteamericano e o contexto da Guerra Fria. Eles mostram, particularmente, que os rgos da Unesco, assim como o Banco Mundial e o FMI, aglutinaram um nmero importante de economistas da Universidade de Chicago que viam nesses rgos uma alternativa de participao poltica diante da impossibilidade de obteno de postos na administrao Kennedy, dominada por grupos dirigentes da costa leste portadores de diplomas das universidades da Ivy League. O contexto da Guerra Fria e, mais tarde, a revoluo cubana, impulsionou a Fundao Ford, identificada basicamente com a costa leste, e a United States Agency for International Development USAID a dedicarem-se fortemente profissionalizao da economia (Idem, p. 186) como um instrumento de difuso de teorias econmicas alternativas s abordagens mais estruturalistas da Cepal (Idem, ibidem). Para isso, tanto valiam as teorias monetaristas produzidas em Chicago, como as teorias mais prximas do keynesianismo de Harvard, mesmo que estivessem identificadas em solo norte-americano com grupos opostos, engajados poca numa forte relao de concorrncia. nesse quadro que os rgos da Unesco patrocinaram uma intensa circulao de especialistas pela Amrica Latina, principalmente a partir do II Encontro de Ministros da Educao, realizado em Lima, em 1956, iniciando um ciclo de conferncias internacionais, seminrios regionais e cursos de formao de planejadores, vrios deles patrocinados pela Usaid no quadro do programa Aliana para o Progresso5. A consolidao desse processo deu-se com a criao, em 1962, do International Institute for Educational Planning (Iiep), iniciativa conjunta da Fundao Ford e da Unesco, concebido e estabelecido pelo economista formado na Universidade de Chicago Philip Hall Coombs, previamente diretor do programa educacional da Fundao Ford e conselheiro educacional junto ao governo da ndia e da Turquia. Rapidamente o instituto articulou instituies de formao de planejadores que haviam sido

166

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 20, n. 1

Ana Maria F. Almeida

criadas nos anos anteriores em praticamente todos os continentes e criou novas onde essas ainda no estavam presentes. Num certo sentido, isso deve ser percebido como uma resposta ao fato de que, como explicava o diretor geral da Unesco Ren Maheu no incio da dcada de 1960, ao justificar a criao do Iiep,
[...] os diretores do [...] Fundo Especial das Naes Unidas, da Unicef e do Banco Internacional para a Reconstruo e o Desenvolvimento haviam indicado, em vrias ocasies, que projetos submetidos com vistas a obter ajuda financeira internacional deveriam ser apresentados no quadro de planos gerais de desenvolvimento no interior dos quais deveria ser dada nfase especial do desenvolvimento educacional (Maheu, 1965, p. 7)6. 6.Heyneman mostra que entre 1962 e 1980 todos os investimentos em educao apoiados pelo Banco [Mundial] requiriam justificativas em termos de demanda de mo-deobra. Por isso, todos os investimentos do Banco focalizavam as tcnicas de anlise da [demada de] mo-deobra (2003, p. 317).

Esses movimentos no foram ignorados pelos bacharis-educadores e Ansio Teixeira chegou a ser fellow consultant do International Institute of Educational Planning no incio dos anos de 1960. Como testemunha Almir Castro, diretor-executivo da Capes entre 1954 e 1964, durante a presidncia de Ansio Teixeria, a idia de preparao de mo-de-obra para atender o desenvolvimento era moda, estava no ar. No s os economistas comeavam a ter certa influncia mas ns mesmos considervamos que, se contribussemos com o desenvolvimento, outras coisas viriam inexoravelmente (Ferreira e Moreira, 2003, p. 34). No chega a causar estranheza, assim, saber que Ansio Teixeira foi um dos personagens centrais da defesa da efetivao de um vnculo entre o planejamento e a distribuio de recursos para o sistema pblico de educao, na Lei de Diretrizes e Bases, que viria a ser aprovada em 1961, e da transformao do Inep no rgo central de planejamento da educao. Como chegou a dizer para justificar essas posies: no podemos deixar de fazer planos. No h nisso qualquer mistrio. Basta agir coerentemente, sistematicamente, levando em conta os objetivos, os meios e as conseqncias desses meios (Teixeira et al., 1962). o mesmo Almir Castro quem sublinha que, embora no fosse um homem de raciocnio estatstico, matemtico, Ansio se preocupava muito com a necessidade de formao de mo-deobra [...] para enfrentar os desafios do desenvolvimento (Ferreira e Moreira, 2003, p. 35). No entanto, fazer planos vai se tornar ainda nessa dcada uma prtica esotrica e de difcil apreenso para aqueles que no dispem do instrumental metodolgico adequado, e certos economistas brasileiros encontra-

junho 2008

167

O assalto educao pelos economistas, pp. 163-178

7.Como se v, trata-se do mesmo processo de substituio de bacharis por economistas que ocorreu em outras reas (Loureiro, 1997). 8. Sobre o CNRH, D. Arthur Gusso (economista, tcnico do Ipea desde 1972 e presidente do Inep entre 1991 e 1995) conta que Arlindo juntou no Ipea as vrias equipes que trabalhavam com educao, emprego, sade e outros temas de poltica social e criou o CNRH. As equipes seriam interdisciplinares e tratariam da questo em conjunto (Depoimento em DArajo, 2005).

vam-se em muito melhor posio para integrar essa nova concepo de educao ao seu arsenal de competncias tcnicas. Embora os argumentos dos bacharis-educadores fossem muito parecidos com os dos economistas, ambos os grupos visualizando o planejamento como pr-requisito da ao objetiva e racional, esses ltimos dispunham de uma arma que iria se revelar fundamental: a competncia estatstica e economtrica, tornada divisor de guas entre o planejamento educacional moderno realizado por eles e o planejamento dos bacharis-educadores, que conseqentemente perderam cacife nessa arena. O golpe de 1964 oferece uma contribuio particular para o processo, acelerando a recomposio dos ncleos dirigentes. Um dos episdios que explicitam o alijamento dos bachararis-educadores dos ncleos de definio do futuro da educao brasileira, assim como da definio da Economia como cincia-fonte do planejamento de polticas educacionais, se deu no momento da realizao de um seminrio organizado pelo Ipes (Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais) em outubro e novembro de 1968 na PUCRio. O ex-ministro do planejamento, Roberto Campos, foi o conferencista encarregado do Tema IV: Educao e desenvolvimento social. Nos debates transcritos consta apenas a interveno de Mrio Henrique Simonsen, com vrias perguntas. Em conjunto, as falas dos dois personagens articulam uma crtica aos defeitos do sistema educacional. O primeiro seria, segundo Roberto Campos, o planejamento da educao com bases predominantemente em critrios demogrficos, para cuja soluo prope o planejamento de mercado (Ipes, 1969, p. 73). Os anais do evento registram a presena de Ansio Teixeira, na platia mas no h qualquer sinal de interveno sua nas transcries dos debates (Ipes, 1969). O seminrio havia sido intitulado A educao que nos convm. Era o mesmo ttulo de um artigo programtico publicado por ele nas pginas da Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos, em 19537.

Os economistas planejadores, a questo educacional e o desenvolvimento


Nesse perodo, o Inep (e o CBPE) foram deslocados da produo de subsdios para o planejamento educacional pelo Ipea ou, mais precisamente, por uma de suas divises, o CNRH (Centro Nacional de Recursos Humanos), criado por Arlindo Corra Lopes, engenheiro muito ligado a Consultec e a Roberto Campos, que viria a substituir Mrio Henrique Simonsen na presidncia do Mobral8. Na dcada de 1960, o Ipea foi o

168

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 20, n. 1

Ana Maria F. Almeida

rgo encarregado da elaborao do Diagnstico da Educao sobre o qual se baseou o item Educao e mo-de-obra do Plano Decenal de Desenvolvimento. Os pesquisadores encarregados do diagnstico da Educao teriam sido o prprio Arlindo Lopes Correia, David Carneiro Jnior (engenheiro responsvel por cursos de econometria na Faculdade de Economia da Universidade Federal do Paran, com rpida passagem pela chefia do Departamento de Economia da UnB entre 1964 e 1966 a convite de seu tio, Flvio Suplicy de Lacerda, ministro da educao no perodo) e Edson Machado, matemtico paranaense com passagem tambm pelo Departamento de Economia da UnB9. A construo da competncia dos tcnicos economistas do CNRH continuou ao longo da dcada com o desenvolvimento, no CNRH, de
[...] um grande projeto de cooperao internacional com recursos do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e envolvendo todas as agncias das Naes Unidas: Unesco, OIT, FAO, OMS com o objetivo de alocar peritos dessas organizaes na secretarias gerais dos ministrios setoriais [...] na poca consideradas o rgo central de planejamento de cada ministrio (Depoimento de Edson Machado em Ferreira e Moreira, 2003, p. 110).

9.Edson Machado migrou ainda na dcada de 1970 para a Diretoria de Assuntos Universitrios do Ministrio da Educao (hoje Secretaria Superior da Educao). Foi presidente da Capes entre 1982 e 1989 (Depoimento de Edson Machado em Ferreira e Moreira, 2002). Tornou-se mais tarde chefe de gabinete do ministro Paulo Renato Souza entre 1995 e 2000. Dirige hoje uma instituio de ensino superior privada. 10.Depoimento de Cludio Moura Castro em DArajo et al . (2005, p. 107). 11.Cf. R. Campos (1969). Velloso, dividindo a disciplina Planejamento Geral com Isaac Kerstenetzky, chegou a fazer parte do corpo docente do primeiro curso de estudos ps-graduados em educao, instalado na PUC-Rio em 1965 (cf. Candau, 2005). 12.Para uma discusso dessa reforma e dos princpios que a nortearam, cf. Cunha (s/ d, 1980).

A rea educacional no ficou imune a esse processo. Os tcnicos do Ipea e os peritos das agncias transnacionais assumiram a produo de informaes de base e a confeco do oramento, j que ali no havia ningum competente para tal10. Concretamente, isso significava produzir informaes tcnicas em formatos at ento desconhecidos, passveis de serem processadas para fundamentar decises tcnicas cujo alcance era pouco familiar aos tcnicos sumariamente formados da poca (Mariani, 1982). nesse contexto que a discusso sobre a relao entre educao e desenvolvimento foi apreendida no Brasil. Mrio Henrique Simonsen, o matemtico humanista na descrio de Roberto Campos (2001), foi um dos agentes fundamentais desse processo, como bem o demonstra a discusso que apresenta em 1969 sobre Educao e desenvolvimento no seu livro Brasil 2001. Nisso foi auxiliado pelo prprio Roberto Campos e por Joo Paulo dos Reis Velloso, ambos tambm autores do mesmo tipo de anlise sobre o papel da educao para o desenvolvimento econmico que deu forma ao j mencionado CNRH11. Tanto a reforma educacional que transformou o ensino mdio em ensino tcnico no incio da dcada de 197012 como a implementao do Mobral so exemplos de

junho 2008

169

O assalto educao pelos economistas, pp. 163-178

poltica pblica gestada nos anos de 1960 que podem ser mais bem apreendidos quando se leva em considerao tambm esse aspecto dos processos que marcam sua origem. Com tudo isso, a questo educacional, interpretada pela teoria do capital humano, passou a ser utilizada por uma frao dos economistas dirigentes como um instrumento de compreenso dos processos econmicos que se desenrolavam no perodo. Uma querela entre economistas no incio dos anos de 1970 marca o deslizamento de sentido que vai permitir vincular a questo educacional no s ao problema do crescimento econmico, mas tambm ao problema da distribuio de renda. A questo central que mobilizou os interlocutores foi a revelao, a partir de estudos dos dados do censo de 1970, de que a concentrao de renda havia aumentado de forma significativa durante a dcada anterior. No contexto da poca, esta constatao tinha fortes implicaes polticas porque poderia ser, e de fato foi, tomada como uma avaliao da poltica econmica adotada durante os primeiros dez anos do regime militar. Foram componentes fundamentais dessa controvrsia, como bem notou Jos Srgio Leite Lopes, as regras inditas de legitimao acadmica que impuseram, de um lado, a polarizao do debate entre dois economistas portadores de ttulos de Ph.D. obtidos em universidades norte-americanas dominantes e, de outro, uma estruturao dos argumentos marcada por demonstraes de competncia no manejo dos ltimos modelos economtricos (1973, p. 291).

A concentrao de renda e a educao


Como se sabe, a controvrsia girou em torno de um artigo de Albert Fishlow (1972), na poca professor do Departamento de Economia da University of California-Berkeley, e da resposta dada por Geraldo Langoni, que era professor da EPGE da Fundao Getlio Vargas (Langoni, 1973a). O fato de que um deles (Fishlow) tenha obtido o seu Ph.D. em Harvard e o outro em Chicago (Langoni) no , no contexto da poca, um dado sem maiores conseqncias. Albert Fishlow, autor do primeiro artigo, havia defendido uma tese na rea de Histria Econmica dos Estados Unidos13, sob a orientao de Alexander Gerschenkron. Historiador econmico conhecido, expatriado russo na ustria que havia chegado aos Estados Unidos no momento da Segunda Guerra Mundial, o autor de duas obras que, ainda hoje, so referncias importantes nesse campo de estudos (cf. Gerschenkron, 1943, 1962). No

13.Fishlow, American railroads and the transformation of the antebellum economy, Cambridge, Harvard University Press, 1965.

170

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 20, n. 1

Ana Maria F. Almeida

seu livro Bread and democracy in Germany, Gerschenkron demonstra o papel positivo do atraso econmico relativo para o desenvolvimento posterior de alguns pases (Fishlow, 2003), o que veio a se tornar conhecido como a hiptese de Gerschenkron. Sua primeira posio acadmica nos Estados Unidos, em Berkeley, permitiu-lhe o contato com Hirshman e com Howard Ellis, de quem foi assistente. Em 1944, ele se incorporou ao Federal Reserve Board. Em 1948, tornou-se professor de histria econmica em Harvard. Tornou-se conhecido tambm por um trabalho de 1951 sobre a velocidade do crescimento da economia sovitica, no qual mostrava que as tcnicas estatsticas empregadas pelos soviticos no eram as mais adaptadas anlise do crescimento econmico e que, portanto, no refletiam a realidade da economia do pas (Dawidoff, 2002). Essa anlise, que se tornou conhecida como o efeito Gerschenkron, teve bvias implicaes polticas, permitindo desafiar a imagem de eficincia da poltica econmica sovitica. A vinda de Fishlow ao Brasil dera-se no quadro de uma misso de pesquisa e trabalho chefiada por Howard Ellis e estabelecida no bojo do programa Aliana para o Progresso. Um dos trabalhos que desenvolvera no perodo fora a orientao de um estudante oriundo de Berkely que analisava os resultados no publicados do censo de 1960. Com o AI-5, Fishlow instou a Universidade de Berkeley a finalizar o acordo de cooperao com o Brasil14. Isso, no entanto, no encerrou seus contatos com o Brasil, que continuou a visitar como professor independente. Ao tomar conhecimento dos dados do censo de 1970 quando de uma das viagens ao pas, ele escreveu um artigo cujo objeto era a comparao entre os dados de 1960 e aqueles de 1970. Nesse artigo, Fishlow procura mostrar que a renda dos trabalhadores brasileiros havia diminudo durante os anos de 1960 como resultado de dois mecanismos complementares: de um lado, a poltica explcita de compresso dos salrios, concretizada por um controle preciso do aumento salarial explicitado no Plano de Ao Econmica do Governo (Paeg), lanado em 1964, e, de outro, o impedimento legal de os sindicatos lanarem movimentos grevistas ou de questionarem juridicamente o nvel dos salrios. Isso impedira que os salrios fossem ajustados em relao s taxas crescentes de inflao e de produtividade econmica. Como conseqncia, teria havido uma queda importante do valor do salrio mnimo, que implicava, por sua vez, uma redistribuio de rendas dos salrios para os lucros no setor urbano do mercado de trabalho. Colocava-se em questo, assim, a poltica econmica dos militares e, particularmente, as restries que haviam sido trazidas organizao dos trabalhadores e livre negocia-

14.A esse respeito, ver os depoimentos de Joo Paulo dos Reis Velloso e do prprio Albert Fishlow em DArajo et al. (2005).

junho 2008

171

O assalto educao pelos economistas, pp. 163-178

o dos salrios entre eles e seus patres. A concluso do autor foi apresentada nos seguintes termos:
O aumento da desigualdade uma medida da falncia dos instrumentos monetrios e fiscais convencionais aplicados durante a administrao Castelo Branco. Num sentido mais amplo, porm, o resultado era um indicador preciso das prioridades: destruio do proletariado urbano [visto] como uma ameaa poltica e o restabelecimento de uma ordem econmica voltada para a acumulao do capital privado 15. interessante notar que embora as posies de McNamara quanto ao aumento da concentrao de renda possam ser justificadas pelo seu envolvimento na War on Poverty lanada por Lyndon Johnson no incio da dcada de 1960, analistas observam que a distribuio de renda e desigualdades sociais, [vistas] como causas, mais do que conseqncias do crescimento econmico, simplesmente no estavam no cardpio do Banco [Mundial] poca (Birdsall e Londono, 1997, p. 33). 16.Langoni havia obtido o seu Ph.D. em Economia na Universidade de Chicago, tendo defendido uma tese intitulada A study in economic growth: the Brazilian case, sob a orientao de Larry Sjaastad, um especialista da teoria do capital humano. Ver Larry Sjaastad (1962). (Fishlow, 1972, p. 400).

O artigo foi apresentado na reunio anual da American Economic Association em dezembro do mesmo ano, numa sesso presidida por Hollis Chenery que, na poca, era conselheiro econmico do presidente do Banco Mundial, Robert McNamara. Pouco aps a sesso, Fishlow foi convidado sede do Banco, onde o contedo do artigo foi discutido. No incio de abril de 1972, no momento da III Reunio da Unctad (United Nations Conference on Trade and Development) em Santiago, McNamara criticou a distribuio de renda no Brasil tendo por base alguns dados do estudo de Fishlow (Entrevista em DArajo et al., 2005). Os ecos do comentrio chegaram ao Brasil por meio do Jornal do Brasil, que publicou um resumo do artigo (23 abr. 1972). No ms seguinte o artigo foi publicado na American Review of Economics15. Em junho de 1972 foram anunciados, pelo Ministrio da Fazenda, os resultados de um estudo encomendado por Delfim Neto a Carlos Geraldo Langoni e preparado no quadro de um acordo entre o Ministrio e o Instituto de Pesquisas Econmicas da USP16. Langoni afirmava que a concentrao de renda havia sido efeito de um duplo movimento: a acelerao do crescimento econmico num pas de renda per capita relativamente baixa e a transformao da estrutura econmica, que passava de uma economia agrria a uma economia industrial. Como resultado, as rendas teriam migrado para os espaos mais produtivos da economia, mas tenderiam a diminuir quando as taxas de crescimento deixassem de ser to altas e fossem ampliados os setores de mais alta produtividade. Nesse raciocnio, o aumento das taxas de desigualdade teria sido um efeito temporrio do crescimento econmico naquela etapa do desenvolvimento industrial brasileiro. Alm disso, ele sustentava que o aumento elevado dos salrios dos trabalhadores qualificados teria sido resultado da acelerao da velocidade do crescimento da demanda por esse tipo de tra-

172

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 20, n. 1

Ana Maria F. Almeida

balhador (dependente da velocidade do crescimento tecnolgico), que no pode ser suprida pelos trabalhadores disponveis (cuja oferta depende da velocidade da expanso do sistema de ensino e sofre os efeitos do tempo necessrio para se completar uma formao). Desse ponto de vista, o crescimento da concentrao de renda teria sido o resultado (tambm temporrio) de um desequilbrio temporrio do mercado de trabalho que levaria a um mecanismo autocorretor quando a oferta de trabalho mais qualificado se tornasse maior. Fishlow, em seu artigo, havia examinado os argumentos relativos ao papel da educao na concentrao de renda notando que, no Brasil, as rendas das famlias so um determinante significativo da freqncia escola (e no o oposto). Conclua afirmando que o sistema de educao brasileiro era em si mesmo um mecanismo que mantinha a estrutura existente, reservando o acesso aos diplomas queles que j eram ricos e sobretudo queles cujos pais j eram escolarizados. O enfrentamento, em solo brasileiro, dessas duas posies no obra do acaso, mas um outro resultado da circulao internacional de pessoas e teorias promovida pela Aliana para o Progresso no contexto da Guerra Fria. Caso este o de Fishlow, como foi visto, das agncias nacionais e de Langoni, que fora estudar nos Estados Unidos inserido num programa de formao do Cendec (Centro de Treinamento para o Desenvolvimento Econmico e Social do Ipea)17. Diferente de Gerschenkron, orientador de Fishlow, Sjaastad tinha vnculos mais prximos com a Amrica Latina, sobretudo com o Chile e a Argentina, onde havia dirigido, no incio dos anos de 1960, na Universidad de Mendonza, o primeiro programa para a Amrica Latina concebido no quadro da Aliana para o Progresso. O deslocamento para a Amrica Latina de um combate no qual estavam envolvidos alguns membros do Departamento de Economia da Universidade de Chicago, inclusive Theodore Schultz, que poca ocupava a posio de chefe, so descritos por seu antigo colega em Chicago, Robert Mundell, numa carta-homenagem:
Voc provocou um impacto em economistas e amigos em todos os continentes. Mas principalmente na Amrica Latina, onde os Chicago boys tornaram-se conhecidos por espalhar o evangelho da sabedoria dos free markets, laissez-faire e estabilidade econmica. Os Chicago boys foram algumas vezes associados a Milton Friedman. No entanto, uma vez ouvi nosso amigo Al Herberger reclamar: Os Chicago boys so meus garotos! Ele estava certo! Mas sem Larry Sjaastad, que era,

17. Credita-se ao Cendec, sob a direo de Og Leme (ex-aluno de Milton Friedman em Chicago), o envio de vrios economistas para realizao de doutorado no exterior, alguns deles, ao que parece, com recursos de um acordo Ford-Usaid (entre eles, alm de Langoni, Cludio Haddad, Jos Julio Senna, Ricardo Varsano). Ver, sobre isso, Campos (2001, p. 807), DArajo (2005, p. 196) e o obiturio de Og Leme assinado pelo diplomata Meira Penna, disponvel no site da associao portuguesa Causa Liberal: http://www.causaliberal. net/convidados/ogleme. htm.

junho 2008

173

O assalto educao pelos economistas, pp. 163-178

pelo menos no incio, o imediato de Al, o impacto de Chicago na Amrica Latina teria sido muito menor (apud Clemens e Tcha, 2004, p. 67).

Ou, ainda, na carta escrita na mesma ocasio por Allan Meltzer:


Seus esforos permanecem visveis, e permanecero visveis, na medida em que os pases da Amrica Latina movem-se tropegamente em direo a polticas mais liberais, pr-crescimento. Foi uma longa luta para quebrar a tradio de Prebish. Voc pode estar orgulhoso de que suas contribuies tiveram um impacto substancial para tornar aquela transio possvel (apud Clemens e Tcha, 2004, p. 64)18. 18.Talvez seja til notar que se trata aqui de eminentes profissionais muito conhecidos nos crculos acadmicos e de governo: R. Mundell professor em Colmbia e foi consultor de vrias agncias de estado norte-americanas, do FMI, do Banco Mundial, de vrios governos latino-americanos etc. Ele recebeu o Prmio Nobel de Economia em 1999. A. Meltzer, por sua vez, foi membro do Council of Economic Advisers de Reagan e nomeado, em 1998, pelo Congresso norte-americano para dirigir uma comisso encarregada de estudar o papel e a performance do FMI e do Banco Mundial. 19.Uma posio que est exemplarmente apresentada em Francisco Ferreira (2000).

Os desdobramentos da controvrsia so bem conhecidos, tendo gerado um bom nmero de rplicas e trplicas por economistas profissionais de diferentes credos (Tolipan e Tinelli, 1973) e contribudo para fixar no cenrio poltico e intelectual os princpios da relao entre educao e distribuio de renda dados pela teoria do capital humano. Para o que nos interessa aqui, importa notar que, embora tenha mobilizado um grupo de jovens economistas que depois ocupariam altas posies de governo ao mesmo tempo em que se inseririam em departamentos de economia de universidades dominantes no Brasil, esses enfrentamentos da dcada de 1970 no foram suficientes para fundar uma rea de especialidade nem nos departamentos de economia mais afinados com a Universidade de Chicago ou com o regime militar e muito menos nos departamentos de educao (Paiva, 2001), ao contrrio do que aconteceu em diversos pases da Europa e, naturalmente, nos Estados Unidos.

Observaes finais
esse o quadro institucional no qual se d a retomada da questo educacional na dcada de 1990. Entre as caractersticas fundamentais dessa retomada est a recuperao, em termos muito prximos dos enunciados por Fishlow, da relao entre educao e renda. Esse, afinal, parece ser o sentido da mudana de vocabulrio que pode ser sentida nos trabalhos recentes sobre a questo. Nesses estudos, no se nomeia mais o problema em termos de concentrao de renda. Trata-se agora de desigualdade de renda, explicada, verdade, em termos de capital humano, mas integrada a uma anlise sobre o que h de poltico na distribuio desigual da educao pelos diferentes grupos sociais19.

174

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 20, n. 1

Ana Maria F. Almeida

nessa perspectiva que a educao escolar tem sido tomada como objeto de estudos e de poltica pblica por uma nova gerao de economistas, formados, como seus dois antecessores, em sua maior parte, nas universidades centrais dos Estados Unidos e s vezes da Inglaterra, participantes numa rede de circulao internacional de formuladores de polticas pblicas e interessados em funcionar como experts nas lutas pela atualizao das competncias de Estado e dos dispositivos de governo.

Referncias Bibliogrficas
BARROS, Ricardo Paes de et al. (2000), Pelo fim das dcadas perdidas: educao e desenvolvimento sustentado no Brasil. In: HENRIQUES, Ricardo (org.). Desigualdade e pobreza no Brasil. Rio de Janeiro, Ipea, pp. 405-423. BIRDSALL, Nancy & LONDONO, Juan Luis. (1997), Asset inequality matters: an assessment of the World Banks approach to poverty reduction. American Economic Review, 87 (2): 32-37. CANDAU, Vera. (2006), A PUC-Rio e a ps-graduao em educao no Brasil. Educao on Line, Rio de Janeiro, Departamento de Educao, pp. 1-16. CAMPOS, Roberto de Oliveira. (1969), O investimento humano ou os insumos invisveis (I, II, e III). In: _____. Ensaios Contra Mar. Rio de Janeiro, Apec. _____. (2001), Lanterna na popa. 4 ed. revista. Rio de Janeiro, Topbooks. CLEMENS, Kenneth W. & TCHA, MoonJoong (comp.). (2004), The Larry Sjaastad Letters I. Economic Research Center, School of Economics and Commerce, The University of Western Australia. CUNHA, Luiz Antonio Rodrigues da. (s/d), A profissionalizao do ensino tcnico. Rio de Janeiro, Eldorado. _____. (1980), Educao e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro, Francisco Alves. CURY, Carlos Roberto. (1986), Ideologia e educao brasileira: catlicos e liberais. So Paulo, Cortez. DAWIDOFF, Nicholas. (2002), The fly swatter. Nova York, Pantheon Books. DEZALAY, Yves & GARTH, Bryant. (2002), La mondialisation des guerres de palais. Paris, Seuil. _____. (2006), Les usages nationaux dune science globale: la diffusion des nouveaux paradigmes conomiques comme stratgie hgmonique et enjeu domestique dans les champs nationaux de reproduction des lites dEtat. Sociologie du Travail, 48 (3): 308-329. DARAJO, Maria Celina et al. (orgs.). (2005), IPEA 40 anos: uma trajetria voltada para o desenvolvimento. Rio de Janeiro, Ipea.

junho 2008

175

O assalto educao pelos economistas, pp. 163-178

FAJNZYLBER, Pablo & ARAJO, Ari. (2001), Violncia e criminalidade. In: LISBOA, Marcos de Barros & MENEZES-FILHO, Narcio Aquino. Microeconomia e sociedade no Brasil. Rio de Janeiro, Contra Capa/EPGE/FGV, pp. 333-394. FERREIRA, Francisco. (2000), Os determinantes da desigualdade de renda no Brasil: luta de classes ou heterogeneidade educacional? In: HENRIQUES, Ricardo (org.). Desigualdade e pobreza no Brasil. Rio de Janeiro, Ipea, pp. 131-158. FERREIRA, Marieta de Moraes & MOREIRA, Regina da Luz (orgs.). (2003), CAPES 50 anos: depoimentos ao CPDOC/FGV. Rio de Janeiro/Braslia, Fundao Getulio Vargas/CPDOC/Capes. FISHLOW, Albert. (1972), Brazilian size distribution of income. American Economic Review, 62 (2): 391-402. _____. (1973), Distribuio de renda no Brasil: um novo exame. Dados, 11: 10-79. _____. (2003), Review of Alexander Gerschenkron, economic backwardness in historical perspective: a book of essays (site http://eh.net/bookreviews/library/ fishlow). GERSCHENKRON, Alexander. (1943), Bread and democracy in Germany. Berkeley, University of California Press. _____. (1962), Economic backwardness in historical perspective: a book of essays. Cambridge, Harvard University Press. GUIMARES, Antnio Srgio. (2004), O Projeto Unesco na Bahia. Comunicao ao Colquio Internacional O projeto Unesco no Brasil: uma volta crtica ao campo 50 anos depois. Salvador, Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia (site http://www.fflch.usp.br/sociologia/asag/O%20Projeto%20 Unesco%20na%20Bahia.pdf, consultado em 28/01/2008). HEYNEMAN, S. P. (2003), The history and problems in the making of education policy at the World Bank 1960-2000. International Journal of Educational Development, 23: 315337. IPES. (1969), A Educao que nos Convm. Rio de Janeiro, Apec. JOHNSON, D. Gale. (1999), Theodore William Schultz, 1902-1998: a biographical memoir. Washington, The National Academy of Science. LANGONI, Carlos G. (1972), Papel do investimento em educao e tecnologia no processo de desenvolvimento econmico. Ensaios Econmicos, 4, Rio de Janeiro, FGV/EPGE. _____. (1973a), Distribuio da renda e desenvolvimento econmico do Brasil: uma reafirmao. Ensaios Econmicos, 7, Rio de Janeiro, FGV/EPGE. _____. (1973b), Distribuio de renda e desenvolvimento econmico do Brasil. Rio de Janeiro, Expresso e Cultura. LOPES, Jos Srgio Leite. (1973), Sobre o debate da distribuio de renda: leitura

176

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 20, n. 1

Ana Maria F. Almeida

crtica de uma artigo de Fishlow. Revista de Administrao de Empresas, So Paulo-FGV, jul. LOUREIRO, Maria Rita. (1999), Os economistas no governo. Rio de Janeiro, Fundao Getlio Vargas. MAHEU, Ren. (1965), Foreword. In: LYONS, Raymond (ed.). Problems and strategies of educational planning: lessons from Latin America. Paris, Unesco-Iiep. MARIANI, Maria Clara. (1982), Educao e cincias sociais: o Instituto Nacional de Estudos Pedaggicos. In: SCHWARTZMAN, Simon. Universidades e instituies cientficas no Rio de Janeiro. Braslia, CNPq, pp. 167-195. MICELI, Sergio. (2001), Intelectuais brasileira. So Paulo, Companhia das Letras. MUNDY, Karen. (1999), Educational multilateralism in a changing world order: Unesco and the limits of the possible. International Journal in Educational Development, (19): 27-52. PAIVA, Vanilda. (2001), Sobre o conceito de capital humano. Cadernos de Pesquisa, 113: 185-191. REIS, Elisa. (2000), Percepes da elite sobre desigualdade e pobreza. Revista Brasileira de Cincias Sociais, 15 (42), fev. RESNIK, Julia. (2006), International organizations, the Education-Economic Growth Black-Box, and the development of world education culture. Comparative Education Review, 50 (2): 173-195. SCHWARTZMAN, Simon et al. (2000), Tempos de Capanema. Rio de Janeiro, Fundao Getlio Vargas/Paz e Terra. SJAASTAD, Larry. (1962), The costs and returns of human migration. Journal of Political Economy, 70: 80-93. SIMONSEN, Mrio Henrique. (1969), Brasil 2001. Rio de Janeiro, Apec. SWEETLAND, Scott R. (1996), Foundations of a field of inquiry. Review of Educational Research, 66 (3): 341-359. TEIXEIRA, Ansio et al. (1962), Conselho Federal de Educao: bases para a elaborao de planos de educao destinados aplicao dos fundos de ensino. Documenta, Rio de Janeiro, 3: 149-156, maio. TOLIPAN, Ricardo & TINELLI, A. C. (1973), A controvrsia sobre a distribuio de renda no Brasil. Rio de Janeiro, Zahar.

junho 2008

177

O assalto educao pelos economistas, pp. 163-178

Resumo O assalto educao pelos economistas

O artigo examina o processo pelo qual a educao passou, a partir dos anos de 1970, a ser considerada varivel explicativa central da desigualdade de renda brasileira e instrumento de poltica pblica a cargo dos economistas. Esse processo foi tributrio: (1) da luta, entre os anos de 1930 e 1950, dos educadores profissionais para produzir um saber de Estado sobre a educao; e (2) do sucesso obtido pelos economistas em impor seus modelos de interpretao da realidade nacional nos anos de 1960, alijando os educadores. Em ambos os perodos, a circulao internacional de pessoas e idias facilitada por governos e agncias transnacionais foi um recurso manipulado pelos envolvidos nessa competio.
Palavras-chave: Educao e desigualdade; Circulao internacional; Economistas e edu-

cadores.
Abstract The takeover of the education by economists

The article examines the process through which education from the 1970s onwards became a key variable for explaining the inequality in Brazilian incomes and a public policy tool for economists. Among other factors, this resulted from: (1) the struggle of professional educators between the 1930s and 1950s to produce a policy-oriented body of knowledge concerning education; and (2) the success of economists during the 1960s in imposing their own interpretative models of Brazilian life, displacing the educators. In both periods, governments and transnational agencies facilitated an international circulation of people and ideas, manipulated as a resource by those involved in this competition.
Keywords:

Education and inequality; International circulation; Economists and edu-

cators. Texto recebido e aprovado em 17/3/2008. Ana Maria F. Almeida professora do Programa de Ps-Graduao em Educao, Faculdade de Educao, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, 13083-865. E-mail: aalmeida@unicamp.br.

178

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 20, n. 1

También podría gustarte