Está en la página 1de 27

Mecnica dos Solos I

ndices Fsicos dos Solos

3.1 Fases do Solo


O solo formado pelas trs fases fsicas slida, liquida e gasosa , distribudas em diferentes propores.

Fase slida constituda por agrupamento de partculas slidas que deixam espaos vazios que podem conter ar e ou gua. Volume total do solo formado pelo volume de slidos somado ao volume de vazios. Solo Saturado:- solo quando seus vazios esto totalmente ocupados pela gua.

A gua contida no solo pode ser classificada em : gua de Constituio: a que faz parte da estrutura molecular da partcula slida; gua adesiva ou adsorvida: pelcula de gua que envolve e adere fortemente a partcula slida; gua livre : a que se encontra em uma determinada zona do terreno, enchendo todas os seus vazios; gua higroscpica : a que ainda se encontra em um solo seco ao ar livre, em funo da gua em vapor contida na atmosfera; gua capilar : aquela que nos solos de gros finos sobe pelos interstcios capilares deixados pelas partculas slidas. gua livre, higroscpica e capilar:- so as que podem ser totalmente vaporadas pelo efeito do calor (>100 C). Fase gasosa:- constituda por ar, vapor dgua e carbono combinado.

3.2 Teor de Umidade de um Solo


Umidade (h) de um solo razo entre o peso da gua contida num certo volume de solo e o peso da parte slida. Existente neste mesmo volume, em porcentagem. h(%) = Pa/Ps ( x100) h = (P1-P2)/(P2-P) = Pa/Ps onde : P1 = peso original da amostra + tara; P2 = peso seco da amostra + tara; P = tara da cpsula.

Procedimento para Determinao do Teor de Umidade


Toma-se uma poro de solo (aprox. 50,0 g), colocando-a numa cpsula de alumnio com tampa; Pesa-se o solo mido + cpsula (preciso de 0,01g); Leva-se a cpsula destampada a uma estufa at constncia de peso (aprox. 6 horas para solos arenosos e 24 horas para solos argilosos); Pesa-se o conjunto solo seco + cpsula.

Aparelho Speedy
Reservatrio metlico fechado que se comunica com um manmetro, destinado a medir a presso interna. Coloca-se dentro do reservatrio o sol mido e uma poro de carbureto de clcio (CaC2), pela combinao da gua do solo com o carbureto gera acetileno e pela variao da presso interna obtm-se a umidade do solo. CaC2 + 2H20 = Ca(OH) 2 + C2H2

3.3 Peso Especfico Aparente de um Solo ( h0 )


= Pt / Vt
Para determinao de , geralmente utiliza-se o mtodo do Frasco de Areia

3.4 Peso Especfico Aparente de um Solo Seco (s)

s = Ps / Vt s = / (1+h)

3.5 Peso Especifico das partculas ( g) g = Ps / Vs


onde : Ps = peso da substancia slida; Vs = volume da substancia slida. Densidade Relativa () das partculas a razo entre o peso da parte solida dos gros e o peso de igual volume de gua pura a 4 C. = g /a sendo a = 1,0 g/cm3 A determinao da densidade relativa realizada atravs do mtodo do picnmetro.

Mtodo do Picnmetro Material utilizado: 1- Picnmetro (500 ml) 2- Termmetro 3- Bomba a vcuo 4- Balana

(1)

(2)

(3)

(4)

Mtodo do Picnmetro
Procedimento:Procedimento:- pesapesa-se o Picnmetro vazio, seco e limpo (P1); - colocacoloca-se a amostra no Picnmetro (aprox. 80g para solos argiloso e 150g para solos arenosos) e pesapesa-se (P2); - mexemexe-se o Picnmetro, Picnmetro, visando eliminar poss possveis vazios entre a amostra ; - levaleva-se a bomba de v vcuo pr cerca de 10 minutos e continuamos mexendo aleatoriamente, aleatoriamente, - encheenche-se completamente o Picnmetro com gua destilada, tampatampa-se o Picnmetro; Picnmetro; - pesa se o Picnmetro (P3); - medimos a temperatura no Picnmetro, Picnmetro, pela temperatura , obtemos na curva de calibra calibrao o peso do balo mais gua (P4) = (P2 P1)/((P4P1)/((P4-P1) - (P3(P3-P2)) = g/a onde : P1 - Balo seco e limpo P2 - Balo + solo P3 - Balo + solo + gua P4 - Balo + gua

3.6 ndice de Vazios (e)

a razo entre o volume de vazio (Vv) e a volume da parte slida do solo (Vs) e = Vv / Vs

3.7 Grau de Compacidade (GC)


O estado natural de um solo no coesivo (areia, pedregulho) define-se pelo chamado Grau de Compacidade ou Compacidade Relativa: GC = (max - nat) / (max - min) max - obtido vertendo-se simplesmente o material seco num recipiente de volume conhecido e pesando-se. Ps ' v g max = Ps ' g onde: v = volume do recipiente; Ps = peso do material seco; g = peso especfico dos gros. minx - compacta-se o material por vibrao ou por socamento dentro do mesmo recipiente. Ps ' ' v g minx = Ps ' ' g onde : Ps = peso do material seco compactado. Pelo critrio visualmente aceito, as areias se classificam em : fofas ou soltas medianamente compactas compactas 0 < GC < 1/3 1/3 < GC < 2/3 2/3 < GC < 1

3.8 Porosidade de um Solo ()


a relao entre o volume de vazios e o volume total de uma amostra do solo. (%) = Vv / Vt (x100) = e / (e + 1)

3.9 Grau de Saturao de um Solo (S)


a porcentagem de gua contida nos seus vazios, sendo a relao entre o volume de gua e o volume de vazios.
S (%) = Va / Vv ( x100) Se = h

3.10 Grau de Aerao


A (%) = Var / Vv (x100) A = (Vv - Va) / Vv = 1 - S

3.11 Peso Especfico de um Solo Saturado

sat = ( + e ) a / (1+ e)

3.12 Peso Especfico de um Solo Submerso

Quando o solo submerso, as partculas slidas sofrem o empuxo da gua, e ento :

sub = ( - 1 ) a / (1+ e) sub = sat - a

Solo Submerso x Solo Saturado

Exerccios
1) Uma amostra de solo saturado tem um volume de 0,0283m3 e um peso de 57,2kg. O peso especfico dos gros 2,79 t/m3. Considerando-se que os vazios esto tomados por gua pura, determinar o teor de umidade e o ndice de vazios do solo. 2) Um recipiente de vidro e uma amostra indeformada de um solo saturado pesaram 68,959g. Depois de seco o peso foi de 62,011g, o recipiente de vidro pesa 35,046g e o peso especfico dos gros de 2,80 g/cm3. Determinar o ndice de vazios, o teor de umidade e a porosidade da amostra original. 3) Uma amostra de areia mida tem um volume de 464 cm3 em seu estado natural e um peso de 793,0g. O seu peso seco 735,0g e peso especfico dos gros 2,68g/cm3. Determinar o ndice de vazios, a porosidade, o teor de umidade e o grau de saturao.

4) Dois depsitos arenosos apresentam as seguintes caractersticas: Depsito arenoso A : mx = 1,2 ; min = 0,5 e nat =0,6 Depsito arenoso B : mx = 0,9 ; min = 0,3 e nat =0,6 Qual depsito mais compacto ? 5) Um corpo de prova cilndrico de um solo argiloso tinha H= 12,5cm, = 5,0cm e sua massa era de 478,25g, aps secagem passou a 418,32g. Sabendo-se que o peso especfico dos gros 2,70g/cm3, determinar o peso especfico aparente seco, ndice de vazios, porosidade, grau de saturao e teor de umidade. 6) Uma amostra de solo de 1.000,0g com umidade de 16,0% , passou a ter umidade de 26,0% em funo da adio de gua. Qual a quantidade de gua acrescida a esta amostra ?

7) Determinada amostra com peso especfico igual 1,95 g/cm3 e umidade igual 18,0%, foi deixada ao sol at atingir peso especfico igual 1,80 g/cm3. Admitindo que no houve variao de volume, qual o novo teor de umidade ?

8) Para realizao de um aterro sero necessrios 50.000 m3 de solo, peso especfico de 1,50 g/cm3 e umidade de 18,0 %. O solo a ser utilizado apresenta peso especfico dos gros igual a 2,80 g/cm3 e ndice de vazios igual a 1. Qual o volume a ser escavado na jazida para execuo deste aterro?

Referncias
VIOLANTE, Vitor Manuel. Apostila: Mecnica dos solos I. Marlia: Unimar, 2009. CAPUTO, Homero Pinto. Mecnica dos solos e suas aplicaes. 6. Rio de Janeiro: LCT, 1988. VARGAS, Milton. Introduo Mecnica dos solos. So Paulo: McGraw-Hill, 1977.

También podría gustarte