Está en la página 1de 16

ACADEMIA DE POLCIA DR.

CORIOLANO NOGUEIRA COBRA


Secretaria de Concursos Pblicos

Concurso Pblico

001. PROVA pREAMBULAR

ATENDENTE DE NEcROTRIO pOLIcIaL

Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 80 questes objetivas. Confira seu nome e nmero de inscrio impressos na capa deste caderno e na folha de respostas.  Quando for permitido abrir o caderno, verifique se est completo ou se apresenta imperfeies. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala. Leia cuidadosamente todas as questes e escolha a resposta que voc considera correta.  Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente alternativa que voc escolheu. A durao da prova de 4 horas, j includo o tempo para o preenchimento da folha de respostas. S ser permitida a sada definitiva da sala e do prdio aps transcorridas 3 horas do incio da prova.  Devero permanecer em cada uma das salas de prova os 3 ltimos candidatos, at que o ltimo deles entregue sua prova, assinando termo respectivo.  Ao sair, voc entregar ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferncia. At que voc saia do prdio, todas as proibies e orientaes continuam vlidas.

AGUaRDE a ORDEM DO FISCaL PaRa aBRIR ESTE CaDERNO DE QUESTES.

14.07.2013

w ww.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto I cano popular (cantiga de roda) e o texto II, de informao Dique de Toror/ Salvador(BA), para responder s questes de nmeros 01 e 02. TEXtO I Fui no Toror beber gua no achei Achei bela morena Que no Toror deixei Aproveita minha gente Que uma noite no nada Se no dormir agora Dormir de madrugada. TEXtO II

02. No contexto em que est empregada, a frase do texto II mencionado em antigas cantigas de roda como fonte de gua potvel deixa claro que o dique, antigamente, (A) foi local onde se cantavam muitas cantigas. (B) era cenrio de muitas brincadeiras de roda. (C) era um lago de gua boa para beber. (D) produzia gua boa e era vendida populao. (E) possua uma fonte com muitos peixes. Leia o texto a seguir para responder s questes de nmeros 03 a 06. O trabalho na agricultura considerado desgastante, mal r emunerado, socialmente desprestigiado e executado apenas por pessoas que no tm qualificao para servios melhores. Diante da desvalorizao desse trabalho, os pais desejam outras ocupaes laborais para os filhos. Sonham com um trabalho mais valorizado, mais limpo, mais leve e mais bem remunerado, nas cidades, que pode ser proporcionado por meio da escolarizao. Todavia, os trabalhadores infantis esto envolvidos numa teia de relaes contraditrias. Premidos pela necessidade, a sua incorporao nas atividades remuneradas na agricultura a possibilidade concreta de ajuda famlia, considerando a escassez de mercado de trabalho local. Porm, essa ocupao impede o bom desempenho nos estudos e inviabiliza o sonho de superao da precariedade.
(http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/agro/K16_infantil.html. Acessado em 28.03.2013. Adaptado)

DIQUE DE TOROR | SALVADOR (BA)


UM DOS PONTOS TURSTICOS MAIS CONHECIDOS DE SALVADOR. MENCIONADO EM ANTIGAS CANTIGAS DE RODA COMO FONTE DE GUA POTVEL

03. A frase os trabalhadores infantis esto envolvidos numa teia de relaes contraditrias. no contexto em que est inserida, significa que os trabalhadores infantis (A) tm, na agricultura, a oportunidade de conseguir trabalho mais valorizado e melhores salrios, mas, mesmo assim, no se firmam no campo. (B) tero melhores condies de trabalho nas cidades se e studarem, mas, necessitando trabalhar na agricultura para ajudar suas famlias, o estudo no bem aproveitado. (C) querem estudar, mas seus pais probem, pois precisam de seus salrios para compor a renda familiar. (D) desejam trabalhar nas cidades, mas seus pais no permitem que se afastem deles, pois ainda so muito p equenos, e tm medo de que algo de ruim possa acontecer a eles. (E) trabalham voluntariamente na agricultura para ficar perto dos pais, embora haja muito mercado de trabalho nas cidades. 04. De acordo com o texto, o trabalho na agricultura encarado como algo (A) sedutor. (B) dispendioso. (C) qualificado. (D) importante. (E) desacreditado.
2

COMO EST O esgoto despejado sem tratamento deixa a gua com nveis de fsforo, nitrognio e coliformes fecais acima do ideal. A fermentao do esgoto consome o oxignio da gua e mata os peixes.

O QUE FAZER Seria preciso remover o lodo que se acumulou no fundo, deixando o lago mais raso. E tambm instalar um sistema para tratamento de esgoto.

(Revista poca, Educao Especial. 18 de maro de 2013)

01. A partir da leitura dos textos, correto afirmar: (A) Atualmente, os peixes morrem devido a uma transformao qumica que ocorre com o esgoto despejado nas guas do dique. (B) Fsforo, nitrognio e coliformes fecais existem no dique de Toror desde a poca que serviu de inspirao para a cantiga. (C) Hoje, todo o esgoto que despejado no dique passa por tratamento especial. (D) Graas ao trabalho de remoo de resduos do fundo do dique, hoje sua gua limpa e potvel. (E) A gua que serviu de inspirao para a cano popular tinha, na poca, a mesma qualidade que tem hoje.

PCSP1209/001-AtendNecrotrioPolicial

w ww.pciconcursos.com.br

05. Na frase Porm, essa ocupao impede o bom desempenho nos estudos a palavra em destaque tem o mesmo sentido que (A) Portanto. (B) Por isso. (C) Mas tambm. (D) Todavia. (E) Embora. 06. Na frase essa ocupao impede o bom desempenho nos estudos e inviabiliza o sonho de superao da precariedade. a palavra em destaque pode ser substituda, sem alterao de sentido, por (A) torna impossvel. (B) proporciona. (C) incentiva. (D) passa a produzir. (E) alimenta. 07. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto. Desde muito cedo, eles aprendem, por meio de experin cias diversas, que discriminao em relao aparncia fsica, principalmente quando o objetivo escolher candidatos para os melhores postos de trabalho na cidade. (A) h a existentes (B) existe a existentes (C) h a existente (D) tm existente (E) h existentes Leia a tirinha para responder s questes de nmeros 08 e 09.
MALVADOS ANDR DAHMER
Duas coisas que abrem a cabea de um jovem?

09. Considerando a substituio da expresso em destaque por um pronome e as normas da colocao pronominal, a orao que abrem a cabea equivale, na norma-padro da lngua, a: (A) que abrem-a. (B) que abrem-na. (C) que a abrem. (D) que lhe abrem. (E) que abrem-lhe. Para responder s questes de nmeros 10 e 11, leia trecho do discurso proferido por Martin Luther King, em 28.08.1963, em Washington, EUA. Eu tenho um sonho que um dia esta nao se levantar e viver o verdadeiro significado de sua crena ns celebraremos estas verdades e elas sero claras para todos, que os homens so criados iguais. Eu tenho um sonho que um dia, nas colinas vermelhas da Gergia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes dos donos de escravos podero se sentar junto mesa da fraternidade.
(pt.wikiquote.org/wiki/Martin-Luther-King-Junior Acessado em 28.03.2013. Adaptado)

10. Com o trecho Eu tenho um sonho que um dia, nas colinas vermelhas da Gergia, os filhos dos descendentes de e scravos e os filhos dos descendentes dos donos de escravos p odero se sentar junto mesa da fraternidade. Martin Luther King quis expressar, com relao aos homens, seu desejo de (A) invencibilidade. (B) igualdade. (C) distino. (D) rivalidade. (E) eternidade.

Educao

e moto.

11. As formas verbais em destaque, no texto, indicam aes que acontecem, respectivamente, nos tempos (A) passado e presente.

(Malvados Andr Dahmer Folha de S.Paulo, 26 de maro de 2013)

(B) futuro e passado. (C) passado e futuro. (D) presente e futuro. (E) presente e passado.

08. O humor da tirinha decorre (A) do duplo sentido que tem o verbo abrir. (B) da crena desmedida na educao dos jovens. (C) da preferncia da educao moto. (D) da exigncia da educao no motociclismo. (E) do gosto dos jovens pelas motos.
3

PCSP1209/001-AtendNecrotrioPolicial

w ww.pciconcursos.com.br

Leia a tirinha para responder s questes de nmeros 12 e 13.


AVISO QUE DESTA VEZ SRIO! NO VOU MAIS ESCOLA! ACABOU-SE!

15. Assinale a alternativa em que o numeral corresponde, corretamente, sua forma escrita. (A) 48. candidato quadragsimo oito candidato. (B) Sculo XIV Sculo dezesseis. (C) 653.000 mandados de priso seiscentos e cinquenta e trs mil mandados de priso. (D) Mulher deu luz 5 bebs. Mulher deu luz quintos.

OLHE S! EST VENDO ISTO?

HOJE ESTO NA MODA OS MTODOS AUDIOVISUAIS .

(E) 1 do salrio o triplo do salrio. 3 Leia o texto a seguir para responder s questes de nmeros 16 a 18. Praia Limpa

(10 anos com Mafalda. Martins Fontes. So Paulo, 2011)

Tecnologia alem chega para ajudar a combater a poluio nas praias brasileiras Beach Tech 2000 ideal para praias do tamanho de So Conrado, no Rio de Janeiro

12. correto afirmar que o menino Manolito (A) gosta dos mtodos visuais da escola. (B) teima em ir escola e fica irritado. (C) impe sua vontade me. (D) convence a me a levar a srio sua deciso. (E) muda de ideia quando v o chinelo. 13. Nas frases No vou mais escola! e Hoje esto na moda os mtodos audiovisuais. as palavras em destaque expressam, correta e respectivamente, circunstncias de (A) dvida e modo. (B) dvida e tempo. (C) modo e afirmao. (D) negao e lugar. (E) negao e tempo. Leia o texto para responder s questes de nmeros 14 e 15. cadeias para prender todos os bandidos do Brasil. O que no passado era dito em tom de zombaria, hoje mais um dado alarmante sobre a precariedade do sistema prisional do pas. O ltimo levantamento da Secretaria Nacional de Segurana mostra que apenas trs vagas para quatro condenados. Se todos os mandados de priso expedidos pela Justia cumpridos, o nmero saltaria para 653 mil.
(http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca. Acessado em 22.03.2013. Adaptado)

A sujeira nas praias brasileiras um problema que parece sem soluo. Mesmo com as campanhas de conscientizao feitas pelas prefeituras, a maioria das praias continua recebendo diariamente todo o tipo de detrito deixado por turistas. Sem contar os recentes acidentes com vazamentos de leo, como o que ocorreu na Baa de Guanabara. O recolhimento do lixo feito em algumas praias por garis, o que, alm de demorado e caro, ineficiente, pois atinge apenas a superfcie, deixando para trs enormes quantidades de dejetos escondidos na areia. Esses dejetos enterrados vo contaminando continuamente a areia, causando vrias doenas. Alm dos a spectos ambientais e de sade, praias limpas atraem mais turistas, mais empregos e mais renda para a cidade. Empresa alem traz para o Brasil os equipamentos Beach Tech, os nicos realmente capazes de limpar a areia com rapidez, baixo custo e confiabilidade. So capazes de limpar de 3.600 m2 (mais que um campo de futebol) a 30.000 m2 (mais que toda a rea ocupada pelo Maracan) de praia por hora, atingindo qualquer substncia a at 20 cm de profundidade. Com apenas uma pessoa operando, os equipamentos Beach Tech deixam a areia plana e limpa. Voltados principalmente limpeza noturna, para que a praia esteja limpa pela manh, os equipamentos operam com baixo nvel de rudo.
(http://cidadesdobrasil.com.br.Acessado em 15.01.2013. Adaptado)

16. Considerando as informaes do texto, correto afirmar que os equipamentos Beach Tech (A) fazem a limpeza de toda a rea dos campos de futebol. (B) tm a mesma qualidade que o trabalho dos garis. (C) so econmicos e atraem a ateno dos turistas. (D) completam o trabalho eficiente dos garis, mas so barulhentos. (E) fazem a limpeza alm da superfcie e de forma rpida.

14. Assinale a alternativa que contm as palavras que completam, correta e respectivamente, as lacunas do texto. (A) Faltam existem fossem (B) Falta existem fossem (C) Faltam existe fosse (D) Falta existe fossem (E) Falta existe fosse
PCSP1209/001-AtendNecrotrioPolicial

w ww.pciconcursos.com.br

17. De acordo com o texto, (A) os turistas j se conscientizaram de que no devem deixar lixo nas praias. (B) o trabalho de coleta de lixo por garis, apesar de ser caro, eficiente. (C) o acmulo de detritos contribuiu para o depsito de leo nas praias. (D) uma das vantagens dos equipamentos a economia da mo de obra. (E) os equipamentos superam o trabalho dos garis, encobrindo dejetos na areia. 18. Na primeira frase do texto A sujeira nas praias brasileiras um problema que parece sem soluo. a preposio em destaque estabelece, entre as palavras, relao de (A) ausncia. (B) meio. (C) direo. (D) causa. (E) finalidade. Leia o texto para responder s questes de nmeros 19 e 20. Programa de limpeza no Rio multar pedestre que sujar a rua
Carolina Farias Do UOL, no Rio 11.04.2013

20. Assinale a alternativa em que a frase A multa ser emitida no flagrante, j que os agentes vo usar palmtops para emitir o documento de penalidade. est corretamente reescrita quanto s regras de pontuao da norma-padro da lngua. (A) Ser emitida, no flagrante a multa, j que os agentes vo usar palmtops para emitir o documento de penalidade. (B) J que os agentes vo usar palmtops para emitir o documento de penalidade, a multa ser emitida no flagrante. (C) J que para emitir o documento, de penalidade a multa, os agentes vo usar palmtops, ela ser emitida no flagrante. (D) Para emitir o documento de penalidade, os agentes, vo usar palmtops e a multa ser emitida no flagrante. (E) Para emitir a multa, os agentes vo usar palmtops, e o documento de penalidade, ser emitido no flagrante.

21. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto. Em Santarm, alunos da rea rural usam lancha para irem escola. 7h15 da manh de sexta-feira, uma lancha escola r sai do porto de Pices, na comunidade de Arapixun a, em Santarm ( 699 km de Belm). Nos prximos 45 minutos, a lancha recolher 14 crianas rumo aulas na escola municipal de ensino fundamental Nossa Senhora de Nazar.
(Cristiane Capuchinho, do UOL em Santarm(PA), 18.04.2013. http://eucacao.uol.com.br/noticias/2013. Acessado em 18.04.2013. Adaptado)

A Comlurb (Companhia de Limpeza Urbana) do Rio quer fazer pegar o Programa Lixo Zero, que a partir de julho vai multar quem usar as ruas e caladas como lixeiras pode ser um simples papel de bala ou at entulhos. O programa existe desde 2001. Segundo o presidente da Comlurb, Vincius Roriz, sero 500 agentes, cada um acompanhado de um Guarda Municipal e um PM (Polcia Militar). A multa ser emitida no flagrante, j que os agentes vo usar palmtops para emitir o documento de penalidade. O cidado flagrado deve fornecer seu documento para que o agente d a multa e, em caso de negativa, ser encaminhado para o ato ser lavrado na delegacia. O objetivo da Comlurb, explica Roriz, diminuir os gastos com a limpeza das ruas.
(http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/04/11/ programa-de-limpeza. Acessado em 11.04.2013)

(A) s as (B) As a s (C) s a s (D) a s a s (E) a As as

22. Considerando as regras de regncia nominal e verbal, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas da frase, de acordo com a norma-padro da lngua. A lancha os alunos necessitam para irem at a escola tem capacidade recolher mais de 14 crianas. (A) que com (B) a que a (C) por que para (D) de que de (E) para que em

19. Com a expresso A Comlurb [] quer fazer pegar o Programa (1. pargrafo) , a autora do texto quer dizer que a Companhia de Limpeza (A) obrigar as pessoas a pegarem os papis de bala das caladas e a colocarem-nos nas lixeiras. (B) dar o prazo at julho para que as ruas tenham lixeiras. (C) espera a adeso de todos os cidados do Rio campanha da limpeza das ruas. (D) multar quem no colocar as lixeiras nas caladas. (E) vai destinar agentes para coletar o lixo das ruas e caladas do Rio.
5

PCSP1209/001-AtendNecrotrioPolicial

w ww.pciconcursos.com.br

23. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto, de acordo com as regras de concordncia da norma-padro da lngua. Os experimentos humanos nazistas uma srie de experincias cientficas realizadas em uma grande quantidade de seres que estavam detidos nos campos de concentrao do regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Os presos foram a participar. Experincias com filhos gmeos, em campos de concentrao, foram criadas para mostrar as semelhanas e diferenas na gentica de gmeos, bem como para ver se o corpo humano pode ser manipulado.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Experimentos-humanos-nazistas. Adaptado. Acessado em 27.03.2013)

BIOLOGIA

25. Seres vivos que no apresentam envoltrio nuclear (ou carioteca), com material gentico disperso no citoplasma, e considerados os mais simples na escala evolutiva, so (A) as plantas. (B) as bactrias. (C) os animais. (D) os fungos. (E) os protozorios.

(A) foram humanos obrigados (B) foram humano obrigado (C) foi humano obrigado (D) foram humanos obrigado (E) foi humanos obrigado 24. Observe a figura e leia os versos para responder questo. 26. O lobo-guar um animal encontrado no cerrado brasileiro e tem hbito alimentar onvoro, ou seja, ingere alimentos de origem vegetal e animal, como, por exemplo, uma goiaba ou um tatu. Supondo uma teia alimentar em que o lobo-guar tenha ingerido uma goiaba e tambm um tatu e este tenha comi do insetos herbvoros, correto afirmar que o lobo-guar (A) ocupou o nvel trfico decompositor quando consumiu o tatu e, consumidor primrio, quando consumiu a goiaba. (B) obteve mais energia quando consumiu o tatu do que quando consumiu a goiaba. (C) ocupou o nvel trfico consumidor primrio quando consumiu a goiaba e, tercirio, quando consumiu o tatu. (D) ocupou o nvel trfico consumidor primrio quando consumiu a goiaba e, secundrio, quando consumiu o tatu. (E) obteve mais energia do que quaisquer seres vivos existentes nessa teia.

27. O elemento nitrognio est presente no ar atmosfrico, na forma de gs, e todos os seres vivos dependem dele para sobreviver. Entretanto, no existem animais ou plantas que consigam capturar esse elemento do ar. Isso s garantido pela ao Aqui plantei minha vida, Nos esquadros E soleira das portas. Ancoradouro e barco, Minha casa. (A) das bactrias que realizam a fixao do nitrognio do ar. (B) das algas unicelulares que fixam esse gs por meio da fermentao. (C) dos vrus que absorvem o gs do ar e geram protenas. (D) dos protozorios que fazem a combusto desse gs. (E) dos fungos que utilizam esse gs na fotossntese.

Myriam Fraga

(Revista Caras. Edio 1010. Ano 20, n. 11, 15.03.2013)

A ideia central do poema est corretamente expressa na alternativa: (A) A casa representa um porto seguro para as pessoas. (B) Muitas pessoas no saem de suas casas. (C) Muitas casas so construdas prximo ao porto. (D) Todas as casas tm esquadros e soleiras. (E) Alguns barcos funcionam como casas.
PCSP1209/001-AtendNecrotrioPolicial

w ww.pciconcursos.com.br

28. Analise a figura.

31. Analise o esquema a seguir.

?
Zigoto

Fluxo do sangue

Vlvula aberta

De acordo com a figura, as divises celulares representadas pelo ponto de interrogao, que permitem a formao do novo indivduo, so (A) prfases. (B) interfases. (C) citocineses. (D) meioses. (E) mitoses.

Ao dos msculos da perna

Vlvula fechada

(Csar, Sezar e Bedaque. Cincias Entendendo a Natureza (O ser humano no ambiente). Editora Saraiva, 2010)

As vlvulas (ou valvas) existentes no interior dos vasos sanguneos so importantes para que a circulao ocorra normalmente. Elas esto presentes no interior dos vasos chamados (A) veias, e impedem o refluxo sanguneo. (B) artrias, e impedem o refluxo sanguneo. (C) artrias, e impulsionam o sangue para frente. (D) capilares, e aumentam a presso sangunea. (E) veias, e aumentam a velocidade do sangue.

29. As minhocas e sanguessugas so animais pertencentes ao Filo dos Aneldeos. As caractersticas comuns encontradas nesses animais so (A) presena de boca e ausncia de nus. (B) corpo segmentado e pele fina. (C) patas articuladas e asas. (D) presena de antenas e olhos. (E) presena de exoesqueleto e dentes.

30. Os fungos so seres vivos que podem ser encontrados em todos os ambientes. Entre os benefcios e prejuzos que eles podem trazer ao homem esto como exemplos, respectivamente, (A) sintetizar celulose e poluir o ar. (B) atuar na decomposio e causar a gripe. (C) produzir gs oxignio e decompor alimentos. (D) servir como alimento e causar micoses. (E) fazer a fotossntese e danificar as unhas.

32. Os rgos dos sentidos so fundamentais para a sobrevivncia, pois captam as mudanas do ambiente. Assim, quando o estmulo fsico atinge uma membrana que transmite vibraes para os ossculos (martelo, bigorna e estribo), e estes transmitem informaes para outras estruturas mais internas, possibilitam que uma pessoa consiga (A) sentir um objeto quente na pele. (B) identificar um sabor. (C) ouvir algum rudo. (D) enxergar algum objeto. (E) sentir um aroma.

PCSP1209/001-AtendNecrotrioPolicial

w ww.pciconcursos.com.br

33. Existem alguns planos de seco do corpo humano. Entre eles, o plano sagital mediano que divide o corpo humano nas seguintes partes: (A) anterior e posterior. (B) direita e esquerda. (C) ventral e dorsal. (D) superior e inferior. (E) ceflica e caudal.

NOES DE DIREITO CONSTITUIO FEDERAL E DIREITOS HUMANOS 37. A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio i ndissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos os que esto elencados no artigo 1. da Constituio Federal. Dentre os referidos fundamentos, correto citar a (A) independncia nacional e a no interveno. (B) construo de uma sociedade livre, justa e solidria e a garantia do desenvolvimento nacional. (C) igualdade entre os Estados e o repdio ao terrorismo e ao racismo. (D) autodeterminao dos povos e a soluo pacfica dos conflitos. (E) soberania e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. 38. Assegura a Constituio Federal (A) que no ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, ainda que esta no seja intentada no prazo legal. (B) a possibilidade de extradio de brasileiro nato, em caso de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes. (C) que no ser concedida extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio. (D) que ningum ser considerado culpado at a sentena penal condenatria de primeiro grau. (E) a adoo de pena de trabalhos forados, nos casos que especifica. 39. A Constituio Federal determina, de forma expressa, que a administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, publicidade, eficincia e (A) continuidade. (B) razoabilidade.

34. Os dois sistemas que controlam e integram as atividades e funes no corpo humano so: (A) nervoso e endcrino. (B) reprodutor e urinrio. (C) digestrio e imunolgico. (D) respiratrio e cardiovascular. (E) muscular e esqueltico.

35. Uma pessoa diabtica apresenta vrias alteraes no corpo; dentre elas, correto citar a (A) produo reduzida de urina. (B) produo elevada de insulina. (C) presena de glicose na urina aps jejum de 8 horas. (D) necessidade de beber pouca gua durante o dia todo. (E) hipoglicemia constante.

36. A utilizao correta do preservativo durante a relao sexual pode prevenir doenas, tais como (A) gonorreia, aids e sfilis. (B) ttano, herpes e difteria. (C) clera, caxumba e sfilis. (D) herpes, HPV e catapora. (E) aids, botulismo e meningite.

(C) proporcionalidade. (D) moralidade. (E) especialidade. 40. Segundo determina a Constituio Federal, os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que f orem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s (A) medidas provisrias. (B) emendas constitucionais. (C) leis complementares. (D) leis ordinrias. (E) leis delegadas.
8

PCSP1209/001-AtendNecrotrioPolicial

w ww.pciconcursos.com.br

DIREITO PENAL Leia o texto a seguir para responder s questes de nmeros 41 e 42. A, querendo causar a morte de B, descarrega contra este sua arma de fogo, atingindo-o por seis disparos. B, socorrido por populares e levado ao pronto-socorro, submetido cirurgia de emergncia e sobrevive. 41. Diante do exposto, A poder responder pelo crime de (A) homicdio culposo tentado, pois B somente no morreu por circunstncias alheias vontade de A. (B) leso corporal dolosa, uma vez que B, apesar de ser atingido, no morreu. (C) leso corporal dolosa e homicdio doloso tentado, pois B somente no morreu por circunstncias alheias vontade de A. (D) homicdio doloso consumado, pois B somente no morreu por circunstncias alheias vontade de A. (E) homicdio doloso tentado, pois B somente no morreu por circunstncias alheias vontade de A. 42. Das alternativas a seguir, assinale a correta, acrescentando ao texto dado a seguinte informao: ao perceber que A estava atirando em sua direo, B, mesmo lesionado pelos disparos, sacou de sua arma e repeliu a agresso, atingindo mortalmente o agressor. (A) B no praticou crime, pois agiu em legtima defesa. (B) B praticou homicdio culposo, em razo de estar no estrito cumprimento do dever legal. (C) B praticou homicdio culposo, em razo de estar em legtima defesa. (D) B no praticou crime, pois agiu no exerccio regular de direito. (E) B no praticou crime, pois agiu no estrito cumprimento do dever legal. 43. Servidor Pblico que exige dinheiro de cidado para fornecer documento que teria, por disposio expressa de lei, que entregar gratuitamente por ato de ofcio comete o crime de (A) prevaricao. (B) peculato. (C) corrupo passiva. (D) concusso. (E) excesso de exao. 44. Dentre os seguintes crimes contra o respeito aos mortos, aquele que possui pena de recluso : (A) perturbar cerimnia funerria. (B) violar sepultura. (C) vilipendiar cadver. (D) perturbar enterro. (E) impedir cerimnia funerria.
9

LEGISLAO 45. De acordo com o disposto na Lei n. 9.434/97, a retirada post mortem de tecidos, rgos ou partes do corpo humano destinados a transplante ou tratamento (A) no depender de autorizao da famlia quando se tratar de pessoa maior de idade, desde que em vida tenha revelado a um mdico a inteno de fazer a doao. (B) no poder ser feita quando se tratar de pessoa juridicamente incapaz, mesmo que haja autorizao dos pais. (C) depende de declarao de vontade feita em vida pelo doador, registrada em sua Carteira de Identidade. (D) vedada quando se tratar de pessoas no identificadas. (E) dever ser precedida de diagnstico de morte enceflica, constatada por, pelo menos, um mdico participante da equipe de remoo e transplante. 46. Conforme o disposto na Lei Orgnica da Polcia do Estado de So Paulo, se um servidor pblico pedir ou aceitar emprstimo de dinheiro ou valor de pessoas que tratem de interesses na repartio pblica, ficar sujeito pena de (A) suspenso. (B) demisso a bem do servio pblico. (C) jubilao. (D) exonerao. (E) repreenso. 47. Conforme as regras jurdicas estabelecidas na Lei n. 12.037/09, o civilmente identificado no ser submetido identificao criminal, exceto, entre outras situaes, (A) quando o indiciado portar documentos de identidade distintos, com informaes conflitantes entre si. (B) no caso de o Delegado de Polcia, a seu livre arbtrio, entender que, em razo da gravidade do crime cometido pelo indi ciado, seja conveniente a sua identificao criminal. (C) se o indiciado estiver portando a Carteira de Trabalho, sem registro de emprego, como seu nico documento de identificao. (D) se houver priso em flagrante e o escrivo entender conveniente a identificao criminal para instruir o auto de priso, independentemente de o preso possuir identificao civil. (E) se a pessoa no estiver portando a sua Carteira de identidade (R.G.), que o nico documento legalmente apto a comprovar a identificao civil. 48. A Lei n. 12.527/2011 regulamenta o direito constitucional de acesso informao. Nesse sentido, submetem-se ao r egime dessa Lei diferentes rgos e pessoas jurdicas. No entanto, no se sujeita(m) aos ditames dessa Lei: (A) Ministrio Pblico. (B) corretoras de valores. (C) autarquias. (D) sociedades de economia mista. (E) Poder Judicirio.
PCSP1209/001-AtendNecrotrioPolicial

w ww.pciconcursos.com.br

NOES DE CRIMINOLOGIA 49. Para a Criminologia, o crime pode ser considerado como (A) uma relao jurdica de contedo individual e coletivo. (B) um pecado praticado por quem escolheu o mal. (C) um fato tpico e antijurdico. (D) um desvio de conduta que atenta contra a moral e os bons costumes. (E) um problema social e comunitrio.

52. Quanto aos fatores impulsionadores do delito, assinale a alternativa correta. (A) Pesquisas demonstram que a penria econmica a caus a principal da criminalidade denominada de colarinho branco. (B) No h relao direta ou indireta entre o cometimento de pequenos furtos, tambm denominado microcriminalidade, e o fato de seus autores pertencerem s classes sociais mais baixas. (C) A desagregao familiar, por si s, deve ser considerada como fator determinante do comportamento criminoso de um indivduo. (D) De acordo com as estatsticas oficiais, as mulheres cometem mais crimes que os homens. (E) No h constatao de conexo entre o fenmeno delitivo e a religio; os crimes cometidos em nome da religio so atribuveis ao fanatismo religioso, porm no ao culto ou crena em si.

50. Assinale a alternativa que aponta o ente que exerce ou f omenta, concomitantemente, os controles formal e informal sobre a vida em sociedade. (A) Poder Judicirio. (B) Famlia. (C) Policiamento Comunitrio. (D) Clubes de Servio. (E) Foras Armadas.

53. Entende-se por vitimizao terciria (A) o sofrimento causado pela posterior perseguio da vtima pelo autor do crime. (B) os prejuzos causados pelo crime praticado contra a vtima.

51. No tocante aos fatores desencadeantes da criminalidade, correto afirmar que (A) o crescimento populacional desordenado de determinada localidade provoca o aumento de ndices criminais. (B) a educao e o ensino no so fatores que inibem o c ometimento de delitos. (C) as autoridades pblicas podem exercer controle sobre os meios de comunicao de massa, por meio de censura, a fim de assegurar o exerccio pleno da liberdade de imprensa. (D) o desemprego disfarado ou o subemprego podem apresentar-se sob forma de atividades como homens-plac a, mas que no o caso dos vendedores ambulantes nos semforos. (E) no existe tratamento discriminatrio das mulheres em relao aos homens por parte dos rgos pblicos, tais como polcia e sistema penitencirio.

(C) aquela oriunda dos familiares e do crculo de relaes sociais da vtima, que a segregam, excluem e at humilham, em virtude do crime por ela sofrido. (D) o sofrimento causado pelos rgos pblicos encarregados da persecuo criminal. (E) aquela denominada terceirizao da vitimizao, isto , advinda de terceiros, estranhos ao crculo de familiares e amigos da vtima.

54. O afeioamento da vtima em relao ao criminoso sequestrador, interagindo com ele pelo prprio instinto de sobrevivncia, chamado, pela Criminologia, de (A) complexo de Asperger. (B) sndrome de Tourette. (C) sndrome de Burnout. (D) complexo de inferioridade. (E) sndrome de Estocolmo.

PCSP1209/001-AtendNecrotrioPolicial

10

w ww.pciconcursos.com.br

55. Para a Vitimologia, a vtima agressora, simuladora ou imaginria tambm conhecida por (A) vtima inocente. (B) vtima menos culpada que o criminoso. (C) vtima to culpada quanto o criminoso. (D) pseudovtima ou vtima totalmente culpada. (E) vtima ideal.

NOES DE LGIcA

59. Em um concurso pblico, a razo entre o nmero de candidatos com o ensino mdio completo e o nmero de candidatos com apenas o ensino fundamental completo era de 1,5. Sabendo-se que nesse concurso havia inscritos 12000 candidatos com o ensino mdio completo, o nmero de candidatos inscritos com apenas o ensino fundamental completo era (A) 8000. (B) 18000.

56. Entende-se que a preveno criminal terciria (A) o trabalho de conscientizao social, que ataca a inclinao prtica criminosa em sua origem. (B) a modalidade exclusivamente voltada figura do encarcerado, pois visa sua reintegrao familiar e social. (C) constitui uma das formas de participao popular na gesto pblica. (D) representa os mtodos e mecanismos profilticos de combate s causas da criminalidade. (E) o aparato de represso criminal, de modo a desestimular futuras prticas delitivas.

(C) 11000. (D) 15000. (E) 9000.

60. A tabela apresenta informaes sobre o nmero de prises efetuadas por divises da Polcia Civil do Estado de So Paulo, no ano de 2010. PRISES EFETUADAS EM 2010 Diviso de Investigaes sobre Crimes Contra o Patrimnio Diviso de Investigaes sobre Roubo e Furto de Veculos e Cargas Diviso de Investigaes Gerais Diviso Antissequestro Total 583 487 95 23 1188
(Anurio 2010 do DEIC Departamento de Investigaes sobre Crime Organizado)

57. Para a Criminologia, a preveno geral positiva, como uma finalidade da pena, (A) uma espcie de neutralizao do autor do delito, por meio de sua segregao carcerria. (B) tambm chamada de integradora, pois tem por objetiv o a formao e o fortalecimento da conscincia social, mediante o estmulo ao culto dos valores mais caros comunidade. (C) uma espcie de neutralizao do autor do delito, por meio de medidas que o desestimulem a novas prticas delitivas. (D) tambm chamada de preveno por intimidao, pois tem por objetivo desestimular o cidado da prtica de d elitos, por meio de aplicao de pena ao infrator da lei. (E) uma espcie de consequncia jurdica pelo comportamento inclinado s infraes penais.

Com base nas informaes da tabela, possvel afirmar, corretamente, que a razo entre o nmero de prises efetuadas pela Diviso de Investigaes sobre Crimes Contra o Patrimnio e o nmero total de prises, efetuadas em 2010 pela Polcia Civil de So Paulo, pode ser representada pela frao (A) 113 . 267 (B) 104 . 213 (C) 79 . 151 (D) 53 . 108 (E) 37 . 69

58. Constituem medidas diretas de preveno do delito, dentre outras: (A) o planejamento familiar e a alfabetizao de adultos. (B) os programas de incentivo qualificao profissional. (C) a campanha de preveno de doenas e o incentivo frequncia a cultos religiosos. (D) os programas de construo de moradias populares. (E) as polticas pblicas de desestmulo ao jogo de azar, prostituio e ao consumo de drogas ilcitas.
11

PCSP1209/001-AtendNecrotrioPolicial

w ww.pciconcursos.com.br

61. Em 2011, o preo de um produto foi reajustado em 5%. No ano seguinte, o preo desse mesmo produto foi reajustado em 4%. Considerando-se apenas esses dois reajustes, correto afirmar que, comparado ao preo que tinha o produto imediatamente antes do reajuste de 2011, o preo desse produto sofreu um aumento de (A) 9,15%. (B) 9,2%. (C) 9,1%. (D) 9,05%. (E) 9,0%. 62. O preo normal de um produto, em determinada loja, R$ 40,00. Em um dia de promoo, o gerente dessa loja r esolveu conceder um desconto de R$ 2,40 nesse produto. Assim, correto afirmar que o desconto concedido no preo do produto correspondeu a uma porcentagem, sobre o seu preo original, de (A) 7%. (B) 9%. (C) 8%. (D) 6%. (E) 5%. 63. Trs quartos de litro de um determinado produto custam R$ 21,39. Comprando-se um litro e meio desse mesmo produto, pagar-se- um total de (A) R$ 40,27. (B) R$ 41,53. (C) R$ 42,78. (D) R$ 44,39. (E) R$ 43,94.

65. Dois irmos, um com 25 anos e outro com 15, dividiro uma herana no valor total de R$ 100.000,00, de forma diretamente proporcional idade de cada um. Logo, a diferena entre o valor recebido pelo irmo mais velho e o valor recebido pelo irmo mais novo, nessa ordem, (A) R$ 24.000,00. (B) R$ 23.000,00. (C) R$ 26.000,00. (D) R$ 22.000,00. (E) R$ 25.000,00. 66. Sobre cinco amigos que participaram de um concurso, sabe-se que a pontuao de Maurcio foi maior que a de Clvis, que a pontuao de Antnio foi menor que a de Heitor e maior que a de Eliseu, e que Clvis fez mais pontos que Heitor. O amigo que teve a terceira melhor pontuao foi (A) Maurcio. (B) Heitor. (C) Antnio. (D) Clvis. (E) Eliseu. 67. Em um determinado departamento, trabalham 60 servidores pblicos e todos eles tm ensino superior completo. Sabe-se que 15 desses servidores tm dois diplomas: um conferindo o ttulo de Tecnlogo e outro conferindo o ttulo de Bacharel. Sabe-se, tambm, que 10 servidores no possuem diplomas com esses dois tipos de ttulo e que, no total, 35 servidores so Bacharis. verdade que, nesse departamento, o nmero de servidores pblicos que so apenas Tecnlogos (A) 18. (B) 16. (C) 14. (D) 15. (E) 17. 68. A figura a seguir representa a disposio de trs armrios com cadeados de cores diferentes: um da cor amarela, outro da cor verde e outro da cor vermelha, no necessariamente na ordem da representao. 1 2 3

64. Cinco profissionais precisam trabalhar 4 horas seguidas para executar uma determinada tarefa. Se triplicarmos o nmero de profissionais para a execuo dessa mesma tarefa, ento verdade que o tempo mnimo necessrio, em horas, para a sua execuo, supondo-se que as condies de trabalho s ejam preservadas e que todos os profissionais tenham a mesma capacidade de trabalho, ser de uma hora e (A) 45 minutos. (B) 33 minutos. (C) 20 minutos. (D) 50 minutos. (E) 57 minutos.

Sabe-se que o armrio 2 o de Isabel, que o cadeado do armrio de Manuela da cor amarela e que o armrio de R osana tem nmero menor que o armrio com cadeado da cor vermelha. Assim, a ordem correta das cores dos cadeado s dos armrios 1, 2 e 3 , respectivamente, (A) amarela, verde e vermelha. (B) amarela, vermelha e verde. (C) verde, amarela e vermelha. (D) verde, vermelha e amarela. (E) vermelha, verde e amarela.
12

PCSP1209/001-AtendNecrotrioPolicial

w ww.pciconcursos.com.br

NOES DE INFORMTIcA

71. Observe as imagens a seguir, contendo cones de atalhos do MS-Windows 7, em sua configurao padro.

69. A imagem a seguir, retirada do MS-Windows 7, em sua configurao padro, exibe uma mensagem indicando a opo de envio de arquivos para a Lixeira, aps um usurio selecionar alguns arquivos para excluso e apertar a tecla DEL (DELETE).
Excluir Vrios Arquivos Tem certeza de que deseja mover estes 6 itens para a Lixeira? Sim No

Assinale a alternativa que identifica corretamente apenas os aplicativos acessrios exibidos nas imagens. (A) Windows Media Center e Paint. (B) Windows Media Player e Windows Media Center. (C) Bloco de Notas e Windows Media Player. (D) Bloco de Notas e Notas Autoadesivas. (E) Notas Autoadesivas e Wordpad. 72. A imagem a seguir exibe as letras utilizadas como atalhos para guias do MS-Word 2010, em sua configurao padro.
Inserir Y Layout da Pgina P Referncias S Correspondncias O

O atalho que poderia ser utilizado pelo usurio, caso ele quisesse excluir os arquivos diretamente, sem a opo de envio para Lixeira, : (A) SHIFT + DEL (B) ALT + DEL (C) CTRL + DEL (D) DEL + DEL (E) INS + DEL

Assinale a alternativa que contm a tecla utilizada para exibir as letras indicadas. (A) CTRL (B) F5 (C) F1 (D) ALT (E) PtrScr Considere a figura a seguir, retirada do MS-Word 2010, em sua configurao padro, para responder s questes de nmeros 73 e 74.

70. Observe a imagem a seguir, obtida por meio de um clique com o boto direito do mouse (configurado para destros) na rea de trabalho do MS-Windows 7, em sua configurao padro.
Exibir Classificar por Atualizar Colar Colar atalho Sincronizao de Pastas Compartilhadas Novo Resoluo da tela Gadgets Personalizar

73. Assinale a alternativa que contm o nome da guia a que pertence o grupo exibido na figura. (A) Layout da Pgina. (B) Exibio. (C) Reviso. (D) Referncias. (E) Inserir. 74. Assinale a alternativa que apresenta o nome do cone indicado, na figura, pelo nmero I. (A) Orientao. (B) Formatar. (C) Margens. (D) Tamanho. (E) Colunas.
13
PCSP1209/001-AtendNecrotrioPolicial

Assinale a alternativa que contm o item correto no menu de contexto exibido na imagem, que permite configurar o MS-Windows 7 para uso de dois monitores simultaneamente. (A) Gadgets. (B) Exibir. (C) Resoluo da tela. (D) Atualizar. (E) Novo.

w ww.pciconcursos.com.br

75. Assinale a alternativa que contm a tecla de atalho correta utilizada para formatar em negrito uma clula selecionada no MS-Excel 2010, em sua configurao padro. (A) ALT + B (B) ALT + N (C) CTRL + N (D) CTRL + S (E) CTRL + B

78. Um atendente de necrotrio quer que todos os seus e-mails, redigidos no MS-Outlook 2010, em sua configurao p adro, contenham, aps o texto das mensagens, um trecho comum, indicando nome, cargo e instituio, conforme o trecho a s eguir, destacado em negrito. Prezado Beltrano, Venho por meio desta Atenciosamente, Fulano de Tal. Fulano de Tal Atendente de Necrotrio Polcia Civil do Estado de So Paulo Assinale a alternativa que contm o nome correto do recurso que deve ser utilizado pelo atendente, para que seus e-mails, automaticamente, contenham o trecho destacado em negrito. (A) Assinatura. (B) Anexo. (C) Certificado Digital. (D) Assunto padro.

Observe a planilha a seguir, que est sendo editada no MS-Excel 2010, em sua configurao padro, e responda s questes de nmeros 76 e 77.
A 1 2 3 4 4 1 4 B 2 2 2 C 1 3 2 D

76. A frmula que preenche corretamente a clula D2, formatada com duas casas decimais, para que o resultado exibido seja igual a 2,00, : (A) =SOMA(A2;C1) (B) =MDIA(A3:C3) (C) =MDIA(A2:C3) (D) =SOMA(A1:C1) (E) =A1-C2

(E) Cpia Oculta.

79. A imagem a seguir contm cones de programas do tipo .

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da frase. (A) Google

77. Assinale a alternativa que contm o resultado da clula B4, ao ser preenchida com a frmula =MAIOR(A2:C3;2) (A) 2 (B) 0 (C) 4 (D) 1 (E) 3

(B) Programas Acessrios do MS-Windows 7 (C) Leitor de e-mail (D) Navegador de Internet (E) Gerenciador de Banco de Dados

PCSP1209/001-AtendNecrotrioPolicial

14

w ww.pciconcursos.com.br

80. Observe o trecho da imagem a seguir, retirada de uma pgina de busca realizada na internet por meio do Google.
Pesquisas relacionadas a policia civil sp concurso policia civil sp investigador policia civil sp sindicato dos investigadores policia civil sp vunesp policia federal policia militar sp policia civil sp concurso 2012 policia civil sp antecedentes criminais

1 2
Pesquisa avanada

3 4

5 6

9 10

Mais
Google.com

Ajuda da Pesquisa

Enviar feedback

Pgina inicial do Google Solues de publicidade Solues empresariais Privacidade e Termos Sobre o Google

Assinale a alternativa correta. (A) O nmero 7, na imagem, indica o stimo resultado da busca realizada. (B) O nmero 8, na imagem, indica a oitava pgina de resultados. (C) Google.com um aplicativo includo no MS-Windows 7. (D) Google.com um aplicativo que no est includo no MS-Windows 7, mas pode ser instalado no MS-Windows 7 por meio do Windows Update. (E) A palavra vunesp, na imagem, o primeiro resultado da busca realizada por: policia civil sp.

15

PCSP1209/001-AtendNecrotrioPolicial

w ww.pciconcursos.com.br

w ww.pciconcursos.com.br

También podría gustarte