Está en la página 1de 58

Prof.

Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aos Inoxidveis

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Tratamentos Trmicos II
Prof. Carlos Eduardo Fortis Kwietniewski
Departamento de Metalurgia - UFRGS

Pinculo (torre) do prdio da Chrysler em Nova York feito de ao inoxidvel


1 2

Aos inoxidveis
Primariamente

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Tipos de aos inoxidveis


Dplex Ferrticos Austenticos

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Ligas especiais desenvolvidas para resistir a corroso Outras caractersticas excelente capacidade de
conformao, boa tenacidade na T ambiente e a Ts criognicas, boa resistncia oxidao e fluncia.

No podem ser endurecidos por ToTo

Podem ser encruados ou sofrerem transformao martenstica induzida por deformao plstica.

Resistncia corroso: Segredo Cr


Outros elementos podem ser adicionados para melhorar ainda mais a resistncia corroso, estabilizar certas fases, incrementar as propriedades mecnicas etc...

Martensticos

Podem ser temperados e revenidos para alta dureza e resistncia.

Endurecveis por precipitao

Projeto da liga
Resistncia corroso mnimo de 12%Cr

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Diagramas de Fase Fe-Cr

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Cr estabiliza o Fe- Resultado %Cr Expanso dos campos de estabilidade das ferritas (T) e (T).
12%Cr estabilidade total da ferrita desde a T ambiente at a T de fuso.

Segredo formao de uma camada de xido de Cr muito aderente superfcie do ao. Esta camada muito fina, de apenas algumas camadas atmicas de espessura e protege o ao ou passiva em muitos ambientes corrosivos.

Resultado os aos inox tm grandes quantidades de Cr

Campo da expande campo da (lupa austentica) Este diagrama base de projeto dos aos inox ferrticos e martensticos Martensticos precisam formar composio dentro da lupa expandida (elementos qumicos) e suficiente Cr para resist. corroso.
5

Ferrticos Cr ferrita estvel em todas as temperaturas

Efeito do cromo

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Elementos de liga

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

medida que o campo da ferrita se expande, o da austenita se contrai, produzindo o que frequentemente conhecido como lupa austentica. Outros elementos estabilizadores da ferrita, como o vandio e o molibdnio, agem similarmente ao cromo, produzindo a lupa austentica.

Alm do Cr Ni o elemento mais importante no projeto dos aos inoxidveis. Estabiliza a expande o campo austentico Com suficiente Ni, a estvel em todas as Ts. Apenas Fe-Ni preciso 30%Ni para estabilizar a . Fe-Cr-Ni resist. corroso
Ni necessrio

Ex.: 18%Cr-8%Ni
Totalmente desde bem abaixo da T ambiente at fuso. Aos Inox Austenticos
7 8

Elementos de liga

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Elementos de liga

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Quase todos os aos inoxidveis tm trs ou mais componentes (elementos qumicos), de forma que as suas relaes de fases em funo da temperatura e composio so representadas por diagramas de fase ternrios. No caso de sistemas com mais do que trs componentes, diagramas que combinam os vrios elementos estabilizadores da austenita e ferrita so estabelecidos e as fases presentes na temperatura ambiente so relacionadas aos dois grupos de elementos de liga. Freqentemente, sees verticais de sistemas ternrios, nas quais a quantidade de um dado componente mantida constante, so empregadas para estabelecer as condies de trabalho a quente e tratamento trmico. Por exemplo, a Figura abaixo mostra uma seo vertical atravs do sistema ternrio Fe-C-Cr para uma quantidade de 13% em peso de cromo. Esta seo vertical , assim, til na racionalizao da microestrutura de aos inoxidveis martensticos em funo da %C e T.
9

10

Elementos de liga

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Elementos de liga

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

A Figura abaixo mostra sees verticais para vrias quantidades constantes de ferro. Ligas ricas em cromo solidificam na forma de ferrita e aquelas ricas em nquel na forma de austenita. Contudo, muitas ligas Fe-Ni-Cr solidificam na forma de misturas de austenita e ferrita, sendo que o lquido coexiste com estas fases durante a solidificao. Estes campos de trs fases aparecem na forma de tringulos, mostrados na Figura. Assim, microestruturas ferrtico-austenticas frequentemente se desenvolvem em aos inoxidveis.

11

12

Microestruturas

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Diagrama de Schaeffler

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Conforme a composio qumica microestruturas - podem ser formadas. De fato ao inoxidvel dplex so projetados para 50% e 50% .

+ solda e peas fundidas


Pequena quantidade diminui a susceptibilidade de trinca a quente e de contrao. Tem maior solubilidade para P e S que causam fissurao em estruturas totalmente austenticas. Por outro lado, um contedo muito alto de ferrita no metal de solda ou em fundidos de aos inoxidveis austenticos pode reduzir a resistncia corroso e a tenacidade.
Efeito das vrias combinaes de elementos estabilizadores da e na microestrutura final. Estabilizadores da Cr, Mo, Si e Nb Calcula-se Ni e Cr Estabilizadores da Ni, Mn, C e N equivalentes (equaes).
14

13

Diagrama de DeLong

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aos inoxidveis austenticos

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

O nmero ferrita (FN), que pode ser calibrado com atrao magntica, j que a austenita no magntica e a ferrita , foi selecionado pelo conselho de pesquisa em soldagem para se correlacionar com o contedo de ferrita

Consideraes: Varivel estabilidade martensita durante a conformao a frio AISI 301,302, 304 C e uso de elementos de liga evitar carboneto de Cr corroso intergranular AISI 304L, 316L, 321 e 347. Uso de Mo para aumentar a resistncia ao ataque localizado (pites) AISI 316 Uso de grandes quantidades de Ni e Cr resistncia oxidao e a alta temperatura AISI 309 e 310.
15 16

Inox austenticos - Microestrutura


AISI 316L recozido

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Inox austenticos - Microestrutura


Consideraes:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Ataque especial para produzir contraste entre gros de diferente orientao.

Estes aos so recozidos a altas temperaturas para promover a recristalizao e dissoluo de carbonetos, seguido por resfriamento em gua para evitar a precipitao de carbonetos (ToTo solubilizao). Propriedades mecnicas mnimas tpicas:
- Tenso de escoamento 205MPa - Resistncia trao 515MPa - Alongamento 40%

Atacado para somente revelar os contornos de gro. A microestrutura basicamente de gros equiaxiais de com maclas de recozimento.
17

Propriamente processados inox austenticos so realmente monofsicos, sem carbonetos, ferrita ou outras fases, com todos os elementos de liga em soluo slida. Nesta situao, que se consegue mxima resistncia corroso.

18

Carbonetos intergranulares

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Corroso intergranular - Soluo

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Reduo do teor de C do ao Ex.: AISI 304L 3 316L (L=low carbon) AISI 304 com carbonetos de Cr precipitados em contorno de gro. Condio sensitizado Altamente susceptvel corroso intergranular catastrfica. Corroso intergranular causa esgotamento de Cr ao redor dos contornos de gro devido precipitao de carboneto de Cr.
%Cr no M23C6 diminui localmente a %Cr da para menos do que 12%, que a % necessria para garantir inoxibilidade. Cintica de precipitao de M23C6 in AISI 304. Precipitao mais rpida 800-900oC >950oC Cr e C esto dissolvidos na e no existe fora motriz termodinmica para a precipitao de carboneto de Cr. o < 500 C difuso de Cr para a formao de M23C6 precipitao para Baseado na figura Inox austenticos so recozidos ou solubilizados a TS entre 1040 e 1150oC e resfriados rapidamente (temperados) para eliminar a sensitizao. Tratamento de solubilizao dissolve os M23C6 Rpido resfriamento previne a reprecipitao de M23C6 no intervalo crtico de T
20

M23C6 Metal: Mo, Fe e Cr


19

Corroso intergranular - Soluo

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Formao de martensita

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Outra abordagem eliminar a precipitao de carbonetos de cromo


Adio de elementos com forte tendncia para formar carbonetos Ti, Nb e Ta Aos inox austenticos AISI 321 e 347 Ti Nb

Martensita pode ser formada em aos inox austenticos: Termicamente resfriamento abaixo da T ambiente Mecanicamente conformao mecnica a frio Equao para MS Aos inox austenticos
MS (oF) = 75(14,6-Cr) + 110(8,9-Ni) + 60(1,33-Mn) + 50(0,47-Si) + 30000[0,068- (C+N)] Elementos substitucionais Cr e Ni efeito moderado na MS Elementos intersticiais C e N efeito muito forte na MS
Forte efeito de estabilizao da com respeito formao de martensita.

Estabilizados Mecanismo os elementos de liga formam carbonetos, como o


TiC e NbC, reduzindo o carbono disponvel para a precipitao de M23C6.

ToTo de estabilizao realizado entre 840-900oC so projetados para


produzir a mais efetiva intragranular disperso de carbonetos de liga. Sob muitas condies inox austenticos estabilizados so efetivos em reduzir a formao de carboneto de Cr e ataque intergranular. Contudo ZTA dissoluo de TiC e NbC, tornando possvel a precipitao de M23C6, caso as soldas sejam mantidas ou lentamente resfriadas atravs do intervalo crtico de T. Soluo submeter a solda a um ToTo final de estabilizao.
21

M23C6 formam nos contornos de gro da C e Cr so removidos da adjacente MS aumenta localmente martensita pode ser formada

22

Formao de martensita

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Formao de martensita induzida por deformao plstica:


Acontece numa T maior do que a formao de martensita no resfriamento.

Formao de martensita induzida por deformao

Parmetro MD = maior T que uma % projetada de martensita se forma sob certas condies definidas de deformao.
Este parmetro usado para caracterizar a estabilidade da relativa deformao.
MD30(oC) = 413 462(C+N) 9,2(Si) 8,1(Mn) 13,7(Cr) 9,5(Ni) 18,5(Mo)

T na qual 50% de martensita formada por 30% de deformao verdadeira em trao. Novamente C e N efeito muito forte na estabilidade da Resultado aos com extra baixo C (304L) so muito sensveis formao de martensita induzida por deformao plstica. Vantagem AISI 301 e 302 Cr e Ni deformao a frio formao de martensita importante aumento de resistncia mecnica.
23

304 mais estvel menor aumento de resistncia do que 301


24

Formao de martensita induzida por deformao

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Outras fases em aos inox austenticos

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Idealmente austenticos microestruturas com 100% Contudo devido segregao durante a solidificao tende
a se formar, sendo comum em fundidos e soldas de inox austenticos.

Peas conformadas so homogeneizadas por trabalho a quente


Pequenas sees e chapas estrutura uniforme Sees espessas e forjados trabalho a quente
Mostram alguma intragranular - em um ao AISI 304L Efeito da T e na formao de martensita induzida por no 304. Alongada por laminao

Extenso de formao de martensita depende da T, taxa de , ,


alm da composio qumica.
T % martensita mesmo para % martensita taxa de % martensita

25

26

Outras fases em aos inox austenticos

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Fase-

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Ferrita- em inox austentico pode levar formao de fase-


Pode afetar negativamente a ductilidade, tenacidade e resistncia corroso dos inox austenticos.

Ao: 316 T= 660oC t = 80.000h


Extrao eletroltica de precipitados

Fase- caractersticas: fase intermetlica com quantidades iguais de Fe e Cr. Estrutura cristalina complexa (tetragonal de corpo centrado) com 30 tomos por clula unitria, podendo conter outros elementos, como o Mo. Fase- em aos austenticos com Fe- forma-se nas reas de , Transformao lenta e depende da composio da liga. Portanto Fase- encontrada em inox austenticos que foram submetidos a longos perodos de tempo a T (500-700oC). Outras fases alm de ferrita, sigma e M23C6 vrios carbonetos e nitretos de liga, e outras fases intermetlicas, como Laves () e chi ().
27

porque o Cr (principal elemento da ) j est concentrado nestas reas.

28

Outros aos inox austenticos

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Outros aos inox austenticos


Muitos austenticos so resistentes ao calor

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Alm dos austenticos conformados contendo ~18%Cr e 8%Ni


Outros grupos foram desenvolvidos para aplicaes especficas.

Nesta classes %Cr e Ni Resistncia oxidao e resistncia mecnica a alta T

Cada austentico conformado tem um similar fundido com designao especfica. CF-3 304L CF-8 304 CF-3M 316L CF-8M 316 Austenticos fundidos composio qumica modificada para
facilidade de fundio. Particularmente % Cr e Si % Ni trinca a quente Presena de Fe- Como resultado

Novamente existem classes conformadas e fundidas


309 e 310 HH e HK

Outras classes fundidas %C do que as classes conformadas


Carbonetos de liga Importante componente microestrutural resistncia fluncia

Austenticos resistentes ao calor usados em Ts de at 1100oC


29

Muitas vezes em ambientes agressivos

30

Outros aos inox austenticos


Outros grupos com substituio parcial do Ni

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

ToTo de aos inox austenticos

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

AISI 200 ligados ao Mn e N (estabilizadores da ) Propriedades e caractersticas de encruamento similares aos tipos 301 e 302.

J visto inox austenticos no podem ser endurecidos por tratamento trmico, como tmpera para formar martensita ou por endurecimento por precipitao. Possibilidades:
Adio de elementos de liga soluo slida Conformao mecnica a frio encruamento e/ou transformao martenstica induzida por deformao plstica.

Alguns tipos % Mn e N e % Ni resistncia mecnica


Trademark Nitronic tenso de escoamento: 345-480MPa Significativamente maior do que a srie 300

Tratamentos trmicos:
Recozimento recristalizao restaurao da ductilidade de material
encruado.

Novo austentico super nitrogen at 1%N


Ainda maior resistncia com bom nvel de tenacidade.
31

Tratamentos para prevenir a precipitao de carbonetos de Cr podem incluir tratamentos de solubilizao para dissolver os carbonetos de Cr ou tratamentos de estabilizao para causar a precipitao de carbonetos de liga, reduzindo a disponibilidade de C para a precipitao de carbonetos de Cr. Alvio de tenses aplicado a soldas (cuidar com o intervalo crtico de T).
32

Aos inoxidveis Ferrticos

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Carlos Fortis Aos inoxidveis Ferrticos - Microestrutura Prof. Lamef - UFRGS

Inox ferrtico recozido policristalino monofsico

Cr principal elemento de liga garante a estabilidade da para C mantido baixo garantir alta tenacidade e ductilidade e prevenir a formao de (o carbono expande a lupa austentica).
todo o intervalo de T.

Recozimento recristalizao de material encruado


760-966oC Rpido resfriamento evitar a formao de fases prejudiciais ductilidade e tenacidade.
33 34

Aos inox Ferrticos Propriedades mecnicas Inox ferrticos no podem ser endurecidos por ToTo Ferrita taxa de encruamento baixa
Reduz a ductilidade

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aos inox Ferrticos Propriedades mecnicas Ductilidade e tenacidade dependem de muitos fatores

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Consequentemente ferrticos no so frequentemente endurecidos por trabalho mecnico a frio.

Tamanho de gro gro fino ductilidade e tenacidade Elementos intersticiais intersticiais ductilidade e tenacidade Partculas de segunda fase eliminao ductilidade e tenacidade Prticas modernas de aciaria, como desgaseificao a vcuo, permitiram uma importante reduo dos teores de C e N, que por sua vez reduz ou mesmo elimina os precipitados de carbonetos e nitretos.

Propriedades mecnicas: Valores tpicos de material recozido: Tenso de escoamento 240-380MPa Austenticos no Resistncia trao 415-585MPa (aplicaes criognicas) Alongamento 20-35% Ductilidade e tenacidade dependem de muitos fatores
Temperatura T resistncia e ductilidade e tenacidade Inox ferrticos apresentam uma transio dctil/frgil Coalescncia de microcavidades Clivagem T de transio dctil/frgil

35

36

Aos inox Ferrticos Fases intermetlicas

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aos inox Ferrticos Fases intermetlicas


850oC

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Inox ferrticos expostos durante operao ou processamento


500-1000oC Fase- fases intermetlicas frgeis Proeminente Ver slide 6

Domina a parte central do diagrama Fe-Cr

Fases intermetlicas formadas a em um ao inoxidvel ferrtico 25Cr-3Mo-4Ni. Formao nos contornos e dentro dos gros. A fase- domina a microestrutura aps 300 minutos a 850oC. A presena de Ni pode levar formao de austenita adjacente fase-. Tudo indica que a diminuio dos teores de cromo e molibdnio e a concentrao de nquel em reas prximas s partculas de fase- diminuem a estabilidade da ferrita, sendo esta fase substituda ento pela austenita.

Fases intermetlicas combinao de Fe, Cr e Mo e outros metais


de transio. Estruturas cristalinas complexas contendo muitos tomos.

Fase-

Fase-

37

38

Fases intermetlicas Cintica de formao

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aos Inoxidveis Martensticos Inox Martensticos podem ser forjados e ento ToTo
Austenitizao, tmpera e revenido Aplicaes que precisam manter o gume de corte, alta resistncia, alta dureza e resistncia ao desgaste.

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Cintica de formao curva C

Depende da composio qumica do ao. 25Cr-3Mo-4Ni Menos liga tempos de incubao

ToTo de tmpera possvel atravs do balanceamento do teor de Cr que garanta resistncia corroso e permita total transformao para austenita dentro da lupa austentica no aquecimento. Lupa austentica expandida por C e N

teis porque definem as faixas de temperatura que podem ser usadas para dissolver as fases, bem como as faixas que devem ser evitadas por rpido resfriamento para prevenir a precipitao das fases intermetlicas. Tambm indicam as temperaturas de operao que devem evitadas na aplicao dos aos inoxidveis ferrticos.

Assim C e N tornam possvel se alcanar a lupa austentica mesmo em aos com alto teor de Cr.

39

40

Aos Inoxidveis Martensticos Lupa austentica: Efeito do C e N

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aos Inoxidveis Martensticos

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Alguns aos C dureza limitada a 45HRc AISI 403 e 410 Outros aos C 60HRc os AISI 440 Precisam ter mais Cr para compensar pelo Cr preso na forma de carbonetos de Cr. Devido ao alto Cr temperabilidade temperados ao leo ou mesmo ao ar.
41 42

Carlos Fortis Inox Martensticos Tratamentos trmicos Prof. Lamef - UFRGS

Carlos Fortis Inox Martensticos Tratamentos trmicos Prof. Lamef - UFRGS

Recozimento produzir ferrita e carbonetos esferoidizados


Mxima ductilidade e usinabilidade Aquecimento subcrtico 650-760oC Ou maiores temperaturas e resfriamento lento AISI 416 recozido
Gros de ferrita e carbonetos esfricos.

Endurecimento austenitizao entre 925-1065C


tmpera em leo ou resfriamento ao ar.

Austenitizao T ideal depende do grau de solubilizao dos


carbonetos desejado e necessidade de evitar a formao de Fe- por superaquecimento. T dissoluo de carbonetos resistncia corroso resistncia mecnica

Setas incluses de
sulfeto (MnS) para maior usinabilidade (0,15S min.)

Inox martensticos condutividade trmica menor do que ao comum


Necessidade de pr-aquecimento: 760-790oC Minimizar distoro e fissurao no aquecimento.

43

44

Carlos Fortis Inox Martensticos Tratamentos trmicos Prof. Lamef - UFRGS

Carlos Fortis Inox Martensticos Tratamentos trmicos Prof. Lamef - UFRGS

AISI 410 temperado e revenido. Esquerda austenitizao a 925oC. Direita austenitizao a 1010oC. Observaes:
Dureza mantida at 450oC T austenitizao dissolve mais Cr, tornando o pico de endurecimento secundrio mais evidente. Fragilizao do revenido entre 425-565oC. Evitar esta faixa de T de revenido.
46

AISI 403 temperado martensita em ripas (C) Aos com Cr e C podem conter importantes fraes volumtricas de carbonetos e retida (AISI 440).

45

Aos inoxidveis endurecveis por precipitao Inox endurecveis por precipitao alta resistncia e tenacidade,
com uma resistncia corroso mnima (adequada).

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Inox endurecveis por precipitao


solubilizao.

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Classificao Temperatura MS e MF e comportamento a partir da


Assim, trs classes de aos: - Martensticos ToTo Envelhecimento ou - Semiaustenticos precipitao - Austenticos

Motivao superar as seguintes limitaes: Resistncia mecnica alcanada por soluo slida e encruamento das classes austenticas e ferrticas. Ductilidade e tenacidade alcanada pela classe martenstica.

Mecanismo o aumento de resistncia ocorre por precipitao de compostos intermetlicos, tal como o Ni3Al, em uma matriz austentica ou martenstica dctil de baixo carbono. Compostos com Cu ou Ti tambm. Matrizes obtidas atravs do balano dos elementos de liga: Martenstica Austentica metaestvel pode ser convertida para martensita Austentica completamente estvel ToTo Envelhecimento ou precipitao
47

48

Aos inoxidveis endurecveis por precipitao

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Inox endurecveis por precipitao - Martensticos Caracterstica C e Ni MF logo acima da T ambiente

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Assim tem baixa estabilidade e se transforma para martensita de baixo carbono na T ambiente (solubilizao). Sofre aumento de resistncia mecnica por envelhecimento a baixa T que causa a precipitao de intermetlicos muito finamente distribudos na matriz martenstica. Ni3Al PH 13-8 solubilizado e envelhecido Revenido visvel da matriz que ocorre durante o tratamento de envelhecimento. Tenso de escoamento: 760 1240MPa
49 50

Alguns aos representativos das diferentes classes. Estes aos srie AISI 600 Normalmente nomes comerciais

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Inox endurecveis por precipitao Semiaustenticos Ex.: 17-7 PH (17%Cr-7%Ni)


MS < T ambiente Totalmente austenticos dcteis (YS 275MPa) Deformveis nesta condio! Tratamento de condicionamento: Austenita Condicionamento Precipitao de carbonetos Sobe MS e MF Envelhecimento

Inox endurecveis por precipitao Semiaustenticos Condicionamento da : Baixa T (730-760oC) MF prximo a T ambiente
Transformao martenstica

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Envelhecimento (450-510oC) endurecimento

Alta T (930-955oC) menos carbonetos precipitados


Subzero completa a transformao Martensita tem mais C mais dura Envelhecimento endurecimento Passa de 275MPa (austentico) 1275-1725MPa Transformao martenstica + envelhecimento MF < 0oC

Transformao martenstica

Aumento de resistncia mecnica

51

52

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aos inoxidveis dplex

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Inox endurecveis por precipitao - Austenticos Ex.: A286 Alta quantidade de nquel (24-27%Ni) MS muito baixa no pode ser transformado Similares ao inox austenticos Endurecimento precipitao de compostos intermetlicos na matriz austentica
Resistncia ao escoamento 690 MPa No so to resistentes quanto os martensticos e semiaustenticos, mas apresentam excelente desempenho mecnico a elevada T sendo amplamente empregados na indstria aeroespacial.

So projetados e processados quantidades iguais de e


Composio qumica Cr e Mo boa resistncia corroso por pites, por fresta e corroso sob tenso em meios contendo sulfetos e cloretos. Com uma resistncia mecnica duas vezes superior a do ao inox austentico recozido.

53

54

Aos inoxidveis dplex


Composio qumica varia de 17 a 30%Cr varia de 3 a 13%Ni

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aos inoxidveis dplex

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Geralmente, como o Cr mais alto e o Ni mais baixo para garantir adequada estabilidade para a . Dplex 7Mo-Plus Fase branca Matriz

55

Comportamento mecnico: As propriedades mecnicas dos aos inoxidveis dplex so uma funo do comportamento em deformao da ferrita e austenita. A Figura abaixo mostra as curvas tenso-deformao verdadeiras, obtidas por ensaios de trao em amostras planas de um ao inoxidvel dplex Al 2205. medida que a temperatura do ensaio diminui, as resistncias ao escoamento e trao aumentam significativamente, sem uma queda respectiva da ductilidade. Este comportamento reflete a dependncia importante da resistncia ao escoamento da ferrita com a temperatura, isto , ntido o aumento acentuado desta propriedade quando a temperatura de teste cai abaixo da temperatura ambiente, o que seria acompanhado normalmente por uma diminuio abrupta de ductilidade. Contudo, a austenita compensa pela ductilidade mais baixa da ferrita, em parte porque desenvolve taxas acentuadas de encruamento, atravs de transformao martenstica induzida por deformao.
56

Aos inoxidveis dplex


Comportamento mecnico:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Fases deletrias

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Os aos inoxidveis dplex altamente ligados, similares aos aos inoxidveis austenticos e ferrticos, esto sujeitos a efeitos deletrios de outras fases, alm da ferrita e austenita, na resistncia corroso, ductilidade e tenacidade. A ferrita susceptvel formao de fase- entre 600 e 950oC, bem como de carbonetos de cromo entre 560 e 1050oC. Como resultado, crucial que se faa o rpido resfriamento atravs dos intervalos crticos de temperatura, durante a fabricao e o processamento, assim como se reconhea as temperaturas limite de operao. Soldas sempre um problema!

57

58

Novos aos Dplex

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Modernamente, outras classes de aos inoxidveis dplex tm sido produzidas, como os aos super e hiperdplex. De fato, tudo indica que o parmetro conhecido como resistncia ao pite equivalente (PRE), cujo valor pode ser definido pela equao apresentada na Figura, o critrio de classificao empregado.

Aos Ferramenta

Ferramentas de fresamento, furao e corte


59 60

10

Aos Ferramenta

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Sucesso na aplicao de um ao ferramenta:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aos ferramenta ligas utilizadas na fabricao de ferramentas, matrizes e moldes, que do forma e cortam outros materiais, incluindo aos, metais no-ferrosos e polmeros. So ligas especiais, porque: - Grandes quantidades de liga - Difceis de fabricar Custo final de uma ferramenta: - Rota de fabricao (forjamento x metalurgia do p) - Matria-prima

- Matria-prima livre de defeitos, segregao e controle de incluses. Inclusive importante a correta seleo do ao. - Projeto da ferramenta baixo risco de fratura durante a fabricao e operao, bem como longa vida til. Redues abruptas de seo, cantos vivos e outras singularidades geomtricas de mesmo efeito devem ser evitados.
- Tratamento trmico Finalmente, uma ferramenta produzida com a melhor matria-prima e projeto adequado pode falhar em servio, como conseqncia de uma microestrutura desfavorvel (erro no tratamento trmico). obs.: O sucesso de uma ferramenta resultado da multiplicao destes 3 fatores e no da soma!
61 62

Classificao dos aos ferramenta


Sistema Instituto Americano de Ferro e Ao (AISI) Critrio Caractersticas fundamentais:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Principais grupos de aos ferramenta - AISI


Temperveis em gua Grupo W Baixa liga para aplicaes especiais Grupo L Resistentes ao choque Grupo S Temperveis em leo para trabalho a frio Grupo O Temperveis ao ar para trabalho a frio Grupo A Alto carbono, alto cromo para trabalho a frio Grupo D Para trabalho a quente Grupo H Aos rpidos ao tungstnio Grupo T Aos rpidos ao molibdnio Grupo M Para moldes Grupo P

- Presena de elementos de liga: aos rpidos ao W ou Mo - Aplicao: para trabalho a frio ou a quente - Tratamento trmico: temperveis em gua, ar ou leo

63

64

Manufatura dos aos ferramenta

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Conformao a quente distribuio de carbonetos


Uma distribuio no uniforme dos carbonetos pode produzir baixa tenacidade e uma resposta ineficiente ao tratamento trmico.
Efeito da matria-prima

Fuso primria forno eltrico a arco (75% de sucata de ao ferramenta) Refino adio de elementos de liga: Cr, V, W, Mo, Co, Si e Mn Aps ajuste da composio qumica lingotamento convencional Conformao mecnica forjamento e laminao
Dar a forma desejada ao produto Melhorar as propriedades mecnicas da liga Refino do gro e distribuio dos carbonetos

Certos aos Possuem carbonetos Distribuio Desempenho

65

66

11

Rota alternativa de produo Metalurgia do p

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Ao T15 - Rota tradicional x metalurgia do p

Rota tradicional de fabricao difcil de ser aplicada para aos de alto C e alta liga. Lenta velocidade de resfriamento do lingotamento convencional Formao de estruturas grosseiras de carbonetos difceis de serem quebradas por trabalho a quente. Problemas: crescimento de gro excessivo, resposta no uniforme ao ToTo, propriedades transversas inferiores e baixa tenacidade. Metalurgia do p capacidade de produzir uma distribuio fina e uniforme de carbonetos, devido a rpida solidificao, durante a atomizao, por exemplo. Rota tradicional
67

Metalurgia do p
68

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Princpios de tratamentos trmicos de aos ferramenta

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Metalurgia do p: Vantagens
Resultado da fina e regular distribuio de carbonetos. - Maior usinabilidade no estado recozido - Melhor resposta ao tratamento trmico - Retificao facilitada na condio de mxima dureza - Tenacidade superior

Desvantagem maior custo e disponibilidade


Obs.: Sempre considerar o custo de pea produzida

69

70

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Recozimento
Objetivo reduzir a dureza para aumentar a usinabilidade No processo de fabricao, o recozimento fica entre as operaes de conformao mecnica e usinagem. Proteo contra oxidao e descarbonetao necessria
Fornos a vcuo e de atmosfera controlada e banhos de sais

Esferoidita

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Carboneto primrio

Microestrutura alvo esferoidita (carbonetos esferoidizados dispersos em uma matriz de ferrita.

Carbonetos esferoidizados na ferrita Carbonetos primrios e secundrios Ao AISI 52100 Ao D2 obs.: Geralmente, o ao ferramenta vem da usina na condio de recozido! obs.: A qualidade da matria-prima avaliada com base na forma, tamanho e distribuio dos carbonetos primrios.
71 72

12

Recozimento

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Tratamentos trmicos para alvio de tenses

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

O recozimento (esferoidizao) realizado atravs do aquecimento at a temperatura em que toda a ferrita se transforma para austenita. As partculas de carbonetos so retidas e esferoidizadas, e a austenita se transforma para ferrita e carbonetos esferoidizados adicionais no resfriamento. Se os aos ferramenta forem recozidos a temperaturas muito altas, os carbonetos de liga se dissolveriam e a austenita enriquecida de carbono poderia formar carbonetos nos contornos de gros ou transformar para perlita ou mesmo martensita no resfriamento, produzindo uma microestrutura muito dura para ser usinada. Da mesma forma, a alta temperabilidade dos aos ferramenta faz com que o lento resfriamento da temperatura de recozimento seja essencial para garantir que a austenita se transforme em esferoidita ao invs de perlita ou martensita.
73

Tenses internas ou residuais presentes mesmo sem tenso externa aplicada. Origem Aquecimento e resfriamento no-uniforme entre a superfcie e o centro da pea. Deformao plstica no-uniforme entre a Tipos: superfcie e o centro da pea. - Trativas prejudiciais pode causar trincas durante as etapas de fabricao e tambm reduzir a resistncia fadiga e a tenacidade. - Compressivas geralmente benficas diminuem a tenso efetiva aplicada, aumentando a resistncia nucleao e propagao de trincas por fadiga.
Controle destas tenses fundamental em todas as fases dos TosTos
74

Recozimento para alvio de tenses Quando: Aps usinagem e retificao

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Endurecimento
Gera tenses residuais que durante a tmpera podem produzir trincas e distoro.

Etapas do processo: - Austenitizao - Tmpera - Revenido

Retificao pode produzir tenses residuais em ferramentas temperadas e revenidas, que durante servio podem levar ruptura (trincas).
Tipicamente para aos ferramenta, o alvio de tenses realizado a 650oC, sendo que o resfriamento de grandes sees a partir desta temperatura deve ser realizado lentamente at pelo menos 300oC. Esta precauo reduz os gradientes de temperatura entre a superfcie e o ncleo das peas, evitando o desenvolvimento de novas tenses residuais.
75

76

Considerao
Necessidade de pr-aquecimento Lembrando: Aquecimento expanso e depois contrao

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Austenitizao

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Diferenas de temperatura entre a superfcie e o ncleo Temperatura no uniforme


Mudanas dimensionais ocorrem a diferentes tempos como uma funo da posio. Pr-aquecimento Mudanas de volume localizadas Produzem tenses Distoro e fissurao Promove uniformidade da temperatura ao longo da seo da pea.

A etapa de austenitizao muito crtica no endurecimento de um ao ferramenta. nesta etapa que ocorre a distribuio final dos elementos de liga entre a matriz austentica (que formar martensita) e os carbonetos retidos. Esta distribuio fixa a composio qumica, frao volumtrica e disperso dos carbonetos retidos. Os carbonetos retidos no somente contribuem para a resistncia ao desgaste, mas tambm controlam o tamanho de gro austentico. Quanto mais finos os carbonetos e maior a sua frao volumtrica, mais eficiente o controle do tamanho de gro austentico. Assim, se a austenitizao for realizada a uma temperatura muito alta, um crescimento de gro indesejvel pode ocorrer, medida que os carbonetos de liga coalescem ou se dissolvem na austenita.

Minimiza o choque trmico e o risco de trinca e empenamento


77 78

13

Austenitizao

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Os elementos de liga que no esto presos na forma de carbonetos, esto em soluo na austenita. De fato, estes carbonetos retidos, consequentemente, controlam a composio qumica da austenita. Esta, por sua vez, define a temperabilidade, a temperatura Ms, quantidade de austenita retida e o potencial de endurecimento secundrio de um ao ferramenta.

79

A Figura abaixo mostra o efeito da temperatura de austenitizao e de tratamentos subzero nas curvas de revenido de um ao ferramenta AISI A2. A mais alta dureza na condio de como-temperado e revenido (sem subzero) produzida pela austenitizao a 950oC. Neste caso, aps a tmpera, a austenita retida est finamente dispersa e numa quantidade mnima, de forma que o resfriamento subzero tem um efeito mnimo sobre a dureza. Com o aumento da temperatura de austenitizao, uma maior quantidade de elementos de liga entra em soluo, a temperatura Ms cai e mais austenita retida na temperatura ambiente. Como resultado, a dureza na condio de como-temperado e revenido cai, sendo que o resfriamento subzero tem um grande efeito, medida que maior a frao volumtrica de austenita retida que se transforma em martensita durante este resfriamento. A Figura tambm mostra que eventualmente o revenido, atravs de uma combinao da transformao da austenita retida e endurecimento secundrio, tambm aumentar a dureza de estruturas como-temperadas com grandes quantidades de austenita retida. O que no est mostrado na figura o aumento indesejvel do tamanho de gro austentico que ocorre medida que mais carbonetos se dissolvem com o T de austenitizao.
80

Austenitizao

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Austenitizao

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Temperabilidade

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

A temperabilidade da maioria dos aos ferramenta alta. Assim, a tmpera em leo ou o resfriamento ao ar, dependendo da composio qumica da liga, condies de austenitizao e tamanho da seo transversal, suficiente para produzir as microestruturas e propriedades especificadas, com uma mnima distoro e trincas de tmpera.

81

82

Temperabilidade

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Formao de carbonetos em contorno de gro

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Uma diferena fundamental entre estes aos e os aos ferramenta de alto carbono o efeito importante da austenitizao e contedo de carbonetos retidos na temperabilidade. Por exemplo, altas temperaturas de austenitizao diminuem a quantidade de carbonetos de liga, deixando um maior teor de liga na matriz austentica, aumentando, consequentemente, a temperabilidade. Assim, o efeito dos elementos de liga na temperabilidade de aos de alto carbono pode ser bem diverso, intrinsecamente dependente das condies de austenitizao.

83

Os aos ferramenta so susceptveis formao de carbonetos nos contornos de gro, durante o endurecimento por tmpera em leo ou por resfriamento ao ar. A Figura abaixo mostra, esquematicamente, os efeitos de trs taxas de resfriamento na transformao de um ao ferramenta tpico. A temperabilidade alta dos aos ferramenta suprime efetivamente a formao de perlita para todas as taxas de resfriamento. A formao de bainita tambm prontamente suprimida, exceto em ferramentas de grande seo transversal. Contudo, a formao de pequenas quantidades de carbonetos nos contornos de gro da austenita difcil de suprimir, como mostra a interseco das duas taxas de resfriamento mais lentas com a curva que marca o incio da formao de carbonetos Ci. Estas quantidades pequenas de carbonetos no afetam significativamente a dureza, mas reduzem a resistncia fratura, podendo levar formao de trincas na tmpera ou desempenho reduzido de aos para matrizes de trabalho a quente, como o H13.
84

14

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Formao de carbonetos em contorno de gro

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Formao de carbonetos em contorno de gro

85

A segregao de fsforo para os contornos de gro da austenita durante a austenitizao para o endurecimento tambm contribui para problemas de fratura em aos de alto carbono. A combinao de fsforo segregado e alto teor de carbono leva formao de cementita em contorno de gro, mesmo durante a tmpera em leo, reduzindo a resistncia fratura dos contornos de gro de austenita prvia. Como resultado, se as tenses de tmpera ou servio forem altas o suficiente, pode ocorrer a falha por fratura intergranular, especialmente em aos com gro austentico grosseiro. A susceptibilidade fratura nos contornos de gro pode ser reduzida por controle da temperatura de austenitizao, que especificada de tal forma a produzir gros austenticos finos. Nestes ltimos casos, quando as microestruturas forem endurecidas e revenidas a baixa temperatura, a fratura ocorre por cisalhamento transgranular ou fratura dctil associada com a formao de microvazios ao redor das partculas retidas de carbonetos.
86

Revenido

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Ao ao carbono e baixa liga temperado e revenido martensita se transforma para ferrita e partculas de carbonetos. baixa T de revenido finas partculas de carbonetos! Reduo de dureza, mas a queda no to importante. Carbonetos de transio T de revenido formao de Fe3C Fe3C se torna instvel e as partculas crescem, produzindo uma reduo importante de dureza.

87

Em aos ferramenta altamente ligados, o revenido pode ser usado no somente para aumentar a dureza (atravs de endurecimento secundrio), como tambm para produzir uma disperso de carbonetos de liga estveis, resistentes ao coalescimento durante a exposio ao calor. De fato, a formao de carbonetos de elementos de liga, que produz o endurecimento secundrio, requer a difuso dos elementos formadores destes carbonetos, alm do carbono. Os tomos destes elementos se movimentam basicamente por difuso substitucional atravs do reticulado cbico de corpo centrado do ferro na condio microestrutural de martensita revenida. Este processo caracterizado por baixos coeficientes de difuso. A difuso mais lenta torna as distncias percorridas por difuso muito curtas, produzindo carbonetos de elementos de liga muito finos e pouco espaados (mecanismo responsvel pelo endurecimento secundrio). Esta mesma difuso lenta retarda o coalescimento dos carbonetos durante servio em elevada temperatura, tornando os aos ferramenta resistentes ao amolecimento durante operaes de trabalho a quente, como em forjamento ou fundio por injeo e operaes de usinagem em alta velocidade.
88

Revenido

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Comportamento no revenido

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Transformao da austenita retida e mltiplos revenidos A austenita retida se transforma em ferrita e cementita durante o revenido. Em aos de baixa liga, como discutido em captulos anteriores, a austenita retida se transforma para ferrita e cementita entre 200 e 350oC. A austenita em aos ferramenta de alta liga, contudo, muito mais estvel e no se transforma completamente at que temperaturas superiores a 500oC sejam alcanadas. A figura abaixo mostra mudanas na dureza e na quantidade de austenita retida no ao ferramenta AISI H13 em funo da temperatura de revenido. aparente que alguma austenita retida se mantm at altas temperaturas de revenido.

Classe 1 aos ao carbono e baixa liga. A dureza cai e a tenacidade aumenta com a T de revenido. Classe 2 aos para trabalho a frio, com mdia a alta liga. Os elementos retardam o amolecimento. Classe 3 aos rpidos com grande liga. Os carbonetos de liga formados no revenido no s evitam o amolecimento, como promovem endurecimento secundrio. Classe 4 aos para trabalho a quente A dureza se mantm com o aquecimento, mas a dureza menor devido ao menor contedo de carbono do ao.

89

90

15

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Transformao da austenita retida e mltiplos revenidos

Transformao da austenita retida e mltiplos revenidos Um inconveniente, contudo, da transformao da austenita retida durante o revenido a formao de carbonetos interripas. Estes carbonetos so grosseiros e planares, sendo supostamente responsveis por redues importantes de tenacidade ao impacto. O duplo revenido, assim, tende a esferoidizar os carbonetos, reduzindo o seu efeito fragilizante. Acredita-se que o duplo revenido tambm tenha o efeito de revenir alguma martensita que tenha sido formada pela transformao da austenita retida em martensita durante o resfriamento da temperatura do primeiro revenido. De fato, a formao de martensita aps o revenido atribuda precipitao de carbonetos de liga na austenita durante o endurecimento secundrio. Como resultado do teor reduzido de carbono e liga da austenita retida, as temperaturas Ms aumentam e martensita se forma no resfriamento at a temperatura ambiente.
91 92

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Finalmente
- Cada ao ferramenta tem a sua temperatura tima de revenido. Existem tabelas que apresentam estas temperaturas. - O revenido deve ser realizado logo aps a tmpera - Recomenda-se um lento aquecimento at a T de revenido para se evitar o acmulo de tenses e distoro. - Resfriamento lento da temperatura de revenido recomendado para evitar a formao de tenses residuais. Todos estes comentrios a respeito dos tratamento trmicos aplicados aos aos ferramenta tm como objetivo deixar claro ao engenheiro que o desempenho de uma ferramenta ou matriz pode estar intimamente ligado qualidade do ToTo empregado.
93

Aos ferramenta temperveis em gua Grupo W

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

- Estes so essencialmente aos ao carbono com uma pequena quantidade de elementos de liga. - a classe mais barata de todos os aos ferramenta - Contudo, requer ateno no processamento e ToTo para que se alcance o desempenho esperado. - %C principal fator no controle das propriedades e resposta ao ToTo. - liga produz pequena quantidade de carbonetos de liga menor resistncia ao desgaste se comparados a outros aos mais ligados. - temperabilidade tmpera severa em salmoura ou gua - Mesmo com tmpera severa endurecimento raso alguns casos benfico, j que produz uma superfcie dura e resistente ao desgaste e um ncleo macio e tenaz.
94

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aos ferramentas de baixa liga para aplicaes especiais Grupo L


- Muito similares aos aos do grupo W, mas com uma quantidade um pouco maior de elementos de liga. - Mais liga maior resistncia ao desgaste e maior temperabilidade, podendo alguns aos serem temperados em leo menor alterao dimensional - Correntemente apenas os tipos L2 e L6 so produzidos

Aos ferramenta resistentes ao choque Grupo S


Desenvolvidos para produzirem uma boa combinao de alta dureza, alta resistncia e alta tenacidade ou resistncia ao impacto.

Alm do Mn, Cr e Mo, adicionados aos aos ferramenta para fornecer temperabilidade e resistncia ao revenido, o silcio uma importante adio, nica para os aos do tipo S. Si Resistncia ao revenido e uma microestrutura com sensibilidade fratura reduzida. O tungstnio tambm adicionado em quantidades significativas na classe S1.
95 96

16

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aos ferramenta resistentes ao choque Grupo S


Estratgia metalrgica
Manter o C ao redor de 0,5% Martensita de alta resistncia Sem carbonetos grosseiros que reduzem a tenacidade.

Aos ferramenta temperveis em leo para trabalho a frio Grupo O


- Alta dureza e alta resistncia ao desgaste como resultado do alto carbono e pequenas adies de elementos de liga. - Alto carbono martensita de alta dureza (dureza funo da %C) - Elementos de liga moderada temperabilidade tmpera ao leo No tem quantidade suficiente para produzir muitos carbonetos e garantir dureza a quente, necessrias para usinagem em alta velocidade ou trabalho a quente. Portanto estes aos so restritos para operaes de trabalho a frio.

97

98

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Microestrutura

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aos ferramenta temperveis em leo para trabalho a frio Grupo O

Estrutura recozida a 725oC, com lento resfriamento. Ferrita e carbonetos esferoidizados.

Austenitizado a 815oC, temperado em leo e revenido a 220oC. 58,5HRc Martensita + alguns carbonetos

Superaquecido (980oC), temperado em leo e revenido a 220oC. Martensita + alta frao volumtrica de austenita retida. Estrutura fragilizada (trincas de tmpera)
99 100

Austenitizao

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Temperabilidade
AISI O1

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

De fato, a temperatura de austenitizao, assim como a composio qumica, tm um efeito importante sobre a temperabilidade dos aos da classe O. At uma certa temperatura (se excessivamente alta pode produzir os efeitos adversos descritos no slide anterior), quanto maior a temperatura de austenitizao maior a quantidade de carbono e de elementos de liga em soluo e maior a temperabilidade do ao, como mostra a figura abaixo. Esta figura tambm mostra que o ao O7, se comparado ao ao O1, por ter um maior teor de elementos com grande tendncia de formar carbonetos, acaba por produzir uma maior frao volumtrica destas fases, o que compromete a temperabilidade (compare a figura a com b).

Menos carbonetos o que produz maior temperabilidade, porm menor resistncia ao desgaste. T austenitizao temperabilidade

AISI O7
Maiores teores de Mo, W e V, bem como mais carbono. Mais carbonetos e menor temperabilidade

101

102

17

Formao de grafita

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Formao de grafita

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Alguns aos da classe O, como o O6, apresentam grafita na sua estrutura. A formao desta fase resultado da presena de carbono e silcio em teores altos. De fato, o silcio um elemento grafitizante, que tende a impedir ou dificultar a formao de cementita. Como resultado, parte do carbono deste ao acaba ficando na forma de grafita, o que resulta em uma maior usinabilidade na condio de recozido (ver Figura a) e um melhor desempenho em servio na condio temperado e revenido (ver Figura.b), devido a efeito de lubrificao slida produzido pela grafita.

Ao AISI O6
Recozido: ferrita + Carbonetos

Grafita

Temperado e revenido: Martensita + alguns carbonetos + grafita

103

104

Aos ferramenta temperveis ao ar para trabalho a frio Grupo A

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Segredo de sucesso combinao de alto carbono com relativa alta quantidade de liga. Garante tmpera ao ar e a formao de carbonetos primrios Estes carbonetos so mais duros que a prpria martensita, o que aumenta sensivelmente a resistncia ao desgaste destes aos se comparados a aos com menor quantidade de liga. o endurecimento ao ar produz mnima distoro e resistncia fissurao durante o endurecimento. Apesar de terem uma boa resistncia ao revenido, mostrando inclusive endurecimento secundrio, estes aos apresentam uma dureza a quente bem inferior a outros aos ainda mais ligados, de forma que no so usados para operaes de usinagem em alta velocidade ou trabalho a quente. Concluso Aos do tipo A operaes de trabalho a frio

Aos ferramenta temperveis ao ar para trabalho a frio Grupo A

105

106

Microestruturas
Recozido Quantidade carbonetos secundrios Carbonetos primrios Temperado e revenido a 150oC Dissoluo de carbonetos secundrios. Sem alterao de carbonetos primrios.

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Endurecimento
Pr-aquecimento para a austenitizao 650-675oC Diminui o tempo na T de austenitizao e, portanto, reduz o tempo para a descarbonetao. uma preocupao devido a alta %C destes aos. Notvel caracterstica tmpera ao ar Bloco de 50 x 150 x 250mm endurecido totalmente para 63-65HRc com o resfriamento ao ar. Susceptvel descarbonetao reduz a dureza da pea temperada Portanto aquecimento ao vcuo, banho de sais ou atmosfera controlada.

Caracterstica mais aparente Dois tamanhos de carbonetos Grandes Primrios No se dissolvem mesmo com trabalho a alta T Resultado da combinao de alto C com alta liga Carbonetos menores Formados durante o recozimento ou revenido
107

108

18

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Temperatura de austenitizao (endurecimento)


T baixa deixa C e liga na forma de carbonetos, reduzindo a temperabilidade e a dureza na pea temperada. T alta muito C e liga na austenita, tendo como resultado uma grande quantidade de austenita retida. Dureza como-temperado X Temperatura de austenitizao Comportamento parablico
109

Revenido

Revenido do ao A com trs temperaturas de austenitizao. Alm disso ao comum com 1%C ao O2 A2 maior resistncia ao revenido Pequeno pico de endurecimento secundrio a 510oC Mais intenso T austenitizao

110

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aos ferramenta de alto carbono e alto cromo para trabalho a frio Grupo D
So os aos para trabalho a frio mais altamente ligados! O Cr o principal elemento de liga (~12%) Outros elementos Mo, V, W, Co, Ni e Mn

Caractersticas
- Alto carbono e alta liga endurecimento profundo - Temperveis ao ar exceto o D3 (temperado em leo)

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Isto garante mnima distoro e baixo risco de trincas Endurecimento profundo - Alto carbono e alta liga grande frao volumtrica de carbonetos que promove alta resistncia ao desgaste para operaes de trabalho a frio. - D7 maior quantidade de carbonetos maior resistncia ao desgaste de todos os aos do grupo D. Com tanto Cr, estes aos podem ser considerados Inox? O que precisa para ser considerado Inox?
111 112

Microestrutura
Observar:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Microestrutura

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Ao D recozido - Carbonetos primrios - Carbonetos primrios alongados na direo de laminao a quente. - Carbonetos secundrios formados no recozimento - Carbonetos alongados Material anisotrpico
113

Ao D temperado

Carboneto primrio Estes no se dissolvem Carboneto secundrio Maior parte dissolvido durante o aquecimento para a tmpera. Microestrutura: Martensita+austenita retida+ carbonetos
114

Transversal

Longitudinal

19

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Processamento
- Aos D baixa condutividade trmica gradientes de T entre o ncleo e a superfcie da pea distoro e fissurao Pr-aquecimento (650-700oC) - Recozimento antes da usinagem ou endurecimento Endurecimento - Alta teor de liga alta temperabilidade - Resfriamento ao ar formao de martensita para sees relativamente profundas. - D2 corretamente austenitizado totalmente endurecido para 62-64HRc em um bloco de 75 x 150 x 250mm - Mo aumenta a temperabilidade - D3 sem Mo precisa de tmpera em leo - Aquecimento em atmosfera neutra para evitar a descarbonetao
115

Efeito da T de austenitizao

Dureza como-temperada x T de austenitizao

- Cada ao tem uma faixa tima de T de austenitizao para alcanar mxima dureza tima dissoluo de carbonetos quantidade certa de C e liga na austenita. - T dissoluo de carbonetos menor dureza - T quantidade de carbono e liga em soluo Austenita retida
116

Revenido

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aos ferramenta para trabalho a quente Grupo H

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

- Os aos do grupo D mostram uma grande resistncia ao amolecimento (revenido). - Algumas condies acentuado pico de endurecimento secundrio. - Aos D baixa tenacidade - Martensita de alto carbono - Grande densidade de carbonetos grosseiros - Tenses residuais Revenido diminui as tenses residuais e aumenta a tenacidade e a plasticidade da martensita.

- Resistem ao amolecimento durante longas e repetidas exposies a alta temperatura, como em operaes de conformao a quente e fundio sob presso.

117

118

Etapas de tratamento trmico

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aspectos de interesse
Carepa camada de xido que se forma na superfcie da ferramenta durante o ToTo deve ser deixada nas ferramentas, a menos que esteja excessivamente espessa ou associada a uma camada descarbonetada. Muito resistente abraso e ajuda a reter o lubrificante Diminuindo os efeitos do desgaste Ferramentas lixadas e polidas tendem a sofrer escoriao e agarre (emperramento) mecnico. Se for indispensvel o tratamento da superfcie

- Altas temperaturas de austenitizao empregadas Pr-aquecimentos - Resfriamento ao ar ou banho quente - Revenido antes de se alcanar a T ambiente - Mltiplo revenido para prolongada vida til
119

Reaquecimento abaixa da T de revenido Nova formao da camada


120

20

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aos do grupo H ao cromo

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aspectos de interesse
- Antes da operao pr-aquecimento das ferramentas e matrizes Minimiza choques trmicos - Perodos de repouso manter as ferramentas mornas - Refrigerao da matriz previne superaquecimento local, tornando a temperatura de operao mais baixa e uniforme. - Injeo resfriamento interno por circulao de gua - Forjamento borrifos de gua, leo ou ar - Cuidado para se prevenir a corroso no armazenamento das ferramentas aps o tratamento trmico. Pequenos pontos de oxidao podem se tornar pites de corroso quando a ferramenta for colocada em servio.
121

Embora a dureza a quente seja inferior a de outros aos do grupo H, a alta resistncia ao choque destes aos os torna preferidos para a maior parte das aplicaes de trabalho a quente, principalmente quando as ferramentas precisam ser refrigeradas com gua ou outro lquido. De fato, o segredo da grande tenacidade e alta resistncia ao choque destes aos o baixo teor de carbono.

122

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Endurecimento
- Devido ao bom contedo de Cr alta temperabilidade Endurecimento com resfriamento ao ar - Outra caracterstica baixo a mdio carbono Este o segredo da boa tenacidade e resistncia ao choque. O teor de C controla a temperatura MS Baixo a mdio C alta MS Menor quantidade de austenita retida Detalhe pode haver a precipitao de carbonetos nos contornos de gro, que podem causar fratura intergranular.

Temperatura de austenitizao

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

T austenitizao baixa dureza Baixa dissoluo de carbonetos C e liga em soluo temperabilidade Martensita T austenitizao maior dureza Maior dissoluo de carbonetos
Matrizes pequenas total endurecimento Matrizes grandes parcial endurecimento
124

Resfriamento ao ar:

Importante Preservar a fratura

123

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Revenido
Aos H ao Cr boa resistncia ao amolecimento durante o revenido Bom desempenho em operaes de trabalho a quente Dureza inicial mais baixa devido ao contedo modesto de carbono Curvas bastante planas em funo da T de revenido Dureza mantida por endurecimento secundrio carboneto de vandio
Principal

Fadiga trmica dos aos ferramenta H11/H13


Ranking = Trinca Principal + Rede
Rede Principal Rede Flutuaes de T e tenso Redes de trincas finas e rasas Fadiga trmica Limita a vida da ferramenta

Trincas cobertas de xidos

125

126

21

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Fadiga trmica dos aos ferramenta H11/H13


Severidade da fadiga trmica soma dos nmeros Aumento do nmero de ciclos aumenta a severidade da fadiga trmica e a profundidade das trincas. Profundidade das trincas pode ser correlacionada aos nmeros Estimar a profundidade de retificao necessria para remover a rede de trincas. Muito grosseiras estas trincas influenciam negativamente no acabamento superficial das peas injetadas.

Tenses trmicas Fadiga trmica


Trincas causadas por tenses cclicas Se desenvolvem quando a superfcie da matriz aquecida a temperaturas maiores do que o seu interior. Metal lquido entra em contato com a superfcie da matriz Tenses superficiais compressivas se desenvolvem, a medida que a superfcie da matriz expande e restringida pelo interior mais frio. A medida que o metal se solidifica e resfria, a superfcie contrai e tenses trativas so estabelecidas na superfcie da matriz. So estas tenses cclicas que produzem as trincas de fadiga

127

128

Como amenizar?

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Fadiga trmica - Controle

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Baixo coeficiente de expanso trmica e boa condutividade trmica ajudam a minimizar os gradientes trmicos e as tenses cclicas. Matrizes de injeo de alumnio Pr-aquecidas reduzir os gradientes de T entre a superfcie e o ncleo. Diminuindo assim a magnitude das tenses cclicas que leva formao das trincas. Maiores temperaturas de operao das matrizes pr-aquecidas tambm aumentam a tenacidade do ao ferramenta e a tenacidade fratura. Qualidade da matria-prima: Incluses e carbonetos grosseiros resistncia fadiga trmica. Evitar a descarbonetao e a cementao durante o ToTo. Atmosferas controladas ou fornos a vcuo.
129

Ateno em ferramentas acabadas por eletroeroso: Da superfcie para o ncleo da ferramenta, forma-se uma camada frgil bruta de fuso com altas tenses residuais trativas, uma camada dura de martensita no revenida e uma camada mais macia de martensita superrevenida. Esta microestrutura muito sensvel aos efeitos da fadiga trmica. O polimento ou abraso remove as estruturas frgeis e substitui as tenses residuais trativas por compressivas, aumentando a vida em fadiga.

130

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aos do grupo H ao tungstnio


- So os mais duros de todos os aos para trabalho a quente - Oferecem excelente resistncia ao amolecimento e eroso por metal lquido. - Microestrutura com muitos carbonetos de liga isto que garante a elevada dureza e resistncia ao desgaste. Contudo Menor tenacidade e maior susceptibilidade fratura frgil. - Esta a razo para se usar baixo carbono Quanto menos carbono, maior a tenacidade do ao. Mesmo assim menor resistncia ao choque trmico do que os aos ao cromo. No podem ser rapidamente resfriados com gua durante operao sem o risco de ruptura.
131

Quando usar ento?


Matrizes de aos ao tungstnio so usadas quando mxima resistncia a quente e resistncia ao amolecimento a elevadas temperaturas so os principais requisitos, e a resistncia ao choque, ainda que importante, uma considerao secundria. Assim: Vrios tipos de aos H ao W oferecem vrias combinaes de resistncia ao desgaste e eroso a alta temperatura e tenacidade. Tudo depende da quantidade de carbono e liga, bem como de tratamento trmico.

132

22

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Austenitizao e revenido
Ao AISI H21 Austenitizado em 3 temperaturas Aumento da T austenitizao promove:
dureza na condio de comotemperada. pico de dureza no revenido Maior T que resiste ao amolecimento.

Aos do grupo H ao molibdnio

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Os aos do grupo H ao molibdnio foram desenvolvidos durante a ltima grande guerra para suprir a escassez de tungstnio, sendo que apresentam propriedades intermedirias entre aqueles ligados ao cromo e ao tungstnio. De todos os aos deste grupo j produzidos, o ao AISI H42 o nico ainda amplamente utilizado. A composio nominal deste ao 5%Mo, 6%W, 2%V e 4%Cr, sendo disponvel com vrias concentraes de carbono. A presena de elementos de liga em quantidades importantes garante a formao de uma grande frao volumtrica de carbonetos, o que controla a dureza e promove endurecimento secundrio durante o revenido.

133

134

Aos rpidos
Caractersticas:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aos rpidos

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

- Mantm alta dureza a temperaturas elevadas: 52HRc a 540oC e 48HRc a 595oC. - High-speed steeel vem de High-speed cutting, isto ao rpido para usinagem em alta velocidade. - Principal propriedade dureza a quente = dureza ao rubro - Grande quantidade de carbonetos de liga na microestrutura tratada termicamente. - Endurecimento profundo com resfriamento ao ar calmo. - Pronunciado endurecimento secundrio no revenido -Grupos M ou T depende se o principal elemento de liga o Mo ou W

135

136

Caractersticas

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Austenitizao
- Etapa crtica no tratamento trmico de aos rpidos - Temperatura muito alta, pouco abaixo do ponto de fuso do ao - Tempos de austenitizao muito curtos 2 a 5 minutos - Dois pr-aquecimentos minimizar choque trmico - Carbonetos primrios nunca de dissolvem - Temperaturas de austenitizao: Aos T 1290oC Aos M 1220-1230oC
- Funes da austenitizao: Determina a frao volumtrica de carbonetos Controla a composio qumica da austenita Ser transformada para martensita Aumenta a quantidade de carbono da matriz para uma quantidade adequada para supersaturar a martensita, bem como causar endurecimento secundrio.
138

- Aos M e T tm praticamente o mesmo desempenho - Questes econmicas os aos M so mais utilizados - Diferena de custo peso atmico do molibdnio aproximadamente a metade do tungstnio. Assim, em peso menos Mo necessrio para produzir desempenho equivalente. - Os tomos de Mo e W tm raios atmicos similares e formam praticamente os mesmo tipos de carbonetos. - A substituio de 1,6 a 2,0% em peso de W por somente 1% em peso de Mo produz microestruturas e propriedades marcadamente similares nos aos rpidos. - Aos do grupo M podem ser subdivididos Mo + tungstnio limitado Mo + adies substanciais de W Mo M1, M7 e M10 Mo-W M2, M3 e M4 - M1, M2 e M10 e T1 similares em propriedades e desempenho em corte, podendo ser usados intercambeavelmente para muitas aplicaes. - Cada subgrupo M inclui Co mais Co Superduros (70HRC revenido)
137

23

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Microestruturas temperadas Ao T1
Austenitizadas as vrias T a subaquecimento (870) Frao muito alta de carbonetos b propriamente aquecida a 1260oC Carbonetos de liga residuais dispersos na matriz martenstica c-d superaquecidas a 1290 e 1320oC, respectivamente c carbonetos coalescidos com martensita e muita austenita retida. d fuso parcial
139

Austenitizao Tamanho de gro


Ferramentas propriamente endurecidas Gros finos Ao AISI T6 austenitizado em vrias temperaturas (1260-1315oC) T austenitizao maior gro Carbonetos finos e bem distribudos Boa matria-prima Gros finos e uniformes

140

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Transformaes no resfriamento e endurecimento


- Aos rpidos alta liga alta temperabilidade Endurecem profundamente - Embora enduream ao ar normalmente so temperados em sal ou martemperados na faixa de 540-650oC. Isto promove a equalizao da temperatura ao longo da seo da pea, diminuindo o nvel de distoro e chance de fissurao. - Objetivo do endurecimento formar martensita e preparar a matriz para o endurecimento secundrio. - Microestrutura de como-temperado martensita + carbonetos primrios + austenita retida. - Dureza do ao temperado depende da T de austenitizao
141

Revenido e dureza dos aos rpidos


- Condio de como-temperada martensita + carbonetos primrios + austenita retida 70%, 10% e 20% respectivamente normalmente - Principal modificao microestrutural do revenido Precipitao de carbonetos

142

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Revenido

Revenido Efeito da T de austenitizao


Ao T1 T de austenitizao

Curvas de revenido para os aos M1 e T15 Picos de endurecimento secundrio que pode superar a dureza inicial. Isto no acontece para outros aos com menos liga Endurecimento secundrio Precipitao de carbonetos de liga Incio 315oC Pico 510-565oC
143

Precipitao de carbonetos Endurecimento secundrio Dureza para todas T de revenido

144

24

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Austenita retida
Em aos rpidos muito estvel Praticamente, no se transforma no revenido. Transforma resfriamento da T de revenido para martensita. Reduz a tenacidade do ao Precisa ser revenida Por isso, usa-se duplo e triplo revenidos

Aos para moldes Grupo P


Requisitos essenciais:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Usinabilidade preparar as cavidades internas dos moldes com alta produtividade e mnimo desgaste das ferramentas. Capacidade de polimento importante para matrizes usadas para a moldagem de plsticos transparentes, onde uma superfcie muito lisa no produto final mandatrio. Para estas aplicaes, o ao precisa ser livre de incluses, ter uniformidade qumica e microestrutural e alta dureza superficial. Resistncia ao desgaste material que flui dentro da matriz ou molde pode causar srio desgaste. necessria uma superfcie dura e resistente ao desgaste. Alta dureza superficial alm de capacidade de polimento e resistncia ao desgaste, alta dureza superficial necessria para resistir indentao. Alta resistncia do ncleo prevenir o afundamento da matriz com as tenses de trabalho. Tenacidade resistir a choques mecnicos e trmicos Mnima alterao dimensional no endurecimento prefere-se materiais para matrizes que precisem mnimo acabamento para ajuste do dimensional aps o ToTo. Resistncia corroso Alguns plsticos so altamente corrosivos. Resistncia perda de dureza no revenido temperaturas levemente altas esto envolvidas na moldagem de alguns produtos. Matriz perde dureza sofre desgaste
145 146

Aos para moldes Grupo P

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Trs grupos principais de aos do tipo P:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aos ao carbono para cavidades produzidas por hubbing


Ao com carbono muito baixo (<0,12%), que precisam ser cementados para produzirem alta dureza superficial e resistncia ao desgaste. A resistncia ao desgaste funo da % liga e % C, sendo que para o ao P4 cementado de alto cromo esta propriedade similar a do ao tempervel ao ar para trabalho a frio A2. O baixo carbono do ncleo endurecido dos aos P cementados produz uma microestrutura de alta tenacidade e resistncia ao choque.

Aos ao carbono para cavidades produzidas por usinagem

Aos inoxidveis

Dentro deste grupo, pode-se citar os aos P20 e P21 com maior contedo de C que precisam ter as cavidades usinadas e talvez cementadas para aumentar a dureza superficial e resistncia ao desgaste. So usados aos inoxidveis martensticos. So empregados quando se exige uma boa resistncia corroso, nos casos em que o material de trabalho altamente corrosivo (alguns plsticos que desprendem HCl) ou quando as condies de operao causam oxidao e corroso das superfcies das cavidades.

147

148

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Ferros Fundidos
Introduo

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Ferros Fundidos

Ferros fundidos classe de ligas ferrosas com contedo de C superior a 2,11% em peso. Contudo Grande parte do FosFos tem entre 3 a 4,5%C e elementos de liga.
Reexaminado o diagrama Fe-C percebe-se que ligas com esta composio se tornam completamente lquidas entre 1150-1300oC.
Resultado fcil fuso e moldagem Na verdade alguns FosFos so muito frgeis, de forma que a fundio o processo de fabricao mais conveniente. Apresentam alta fluidez, sendo muito convenientes para peas de geometria complexa. Menor contrao na solidificao, o que atenua problemas dimensionais e alta usinabilidade.
Ponte em arco feita de ferro fundido construda em 1779 na Inglaterra.
149 150

25

Ferros Fundidos

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Relaes entre as fases

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Diagrama Fe-C reao euttica envolve um lquido com 4,3%C


Pode envolver a formao de cementita ou grafita:

L (4,3%C) = A (2,11%C) + Cementita (6,67%C) ou L (4,3%C) = A (2,08%C) + Grafita (100%C) Detalhe a forma e a morfologia da fase rica em carbono determina a natureza de um dado FoFo. Ferros fundidos podem ser:
Hipoeutticos %C < composio do euttico Hipereuttico %C > composio do euttico Eutticos %C = composio do euttico
151

A estrutura euttica de austenita e cementita recebe o nome de Ledeburita.

152

Relaes entre as fases


FosFos contm elementos que alteram significativamente os contornos ou linhas dos campos de fase no diagrama Fe-C.
Necessidade isotermas ternrias ou sees verticais precisam ser usadas para aproximar as relaes de fases.

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Relaes entre as fases


Figura mostra carbono na forma de cementita.
Contudo Si promove a formao de grafita, assim como o Al, B (<0,15%), Cu, Ni e Ti (<0,25%). Outros Bi, B (>0,15%), Cr, Mn, Mo, Te,V e Ti (>0,25%) tendem a reduzir o potencial de grafitizao em FosFos.

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Silcio elemento qumico fundamental em FosFos.


Seo vertical do sistema Fe-C-Si a 2,00% de silcio.
As composies do eutetide e euttico so alteradas para menores teores de carbono e campos de trs fases existem para uma faixa temperaturas.

153

154

Efeito do Si e C

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Efeito do Si e C

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Faixas de C e Si associadas com aos e os vrios tipos de FosFos. Os FosFos cinzento e nodular, que solidificam direto para grafita e austenita
tm maiores teores de Si e C do que os FosFos branco e malevel, que solidificam como austenita e cementita.

C.E. = 4,3 indica que uma liga de composio euttica, como o caso para uma liga Fe-4,3%C ou qualquer liga em que a soma de Fe, Si e P d 4,3, de acordo com as equaes anteriores.
Valores de C.E. maiores ou menores do que 4,3, produzem ligas hiper e hipoeutticas, respectivamente.

Figura anterior Si diminui a %C do lquido euttico. Este efeito avaliado quantitativamente pelo carbono equivalente (C.E.):

C.E. = %C + 1 / 3% Si
ou

C.E. = %C +

% Si + % P 3
155

A taxa de resfriamento tambm afeta a solidificao, de forma que um resfriamento mais lento ou mais rpido favorece a formao de grafita ou cementita, respectivamente.
Detalhe um mesmo FoFo pode formar grafita em sees espessas e de resfriamento lento e cementita em sees finas de rpido resfriamento.
156

Quando existe uma % alta de P

26

Composio qumica

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

FoFo Branco
Duros e frgeis. Produzem uma superfcie de fratura plana e refletiva, que d o nome aos FosFos brancos. Teores relativamente baixos de C e Si Resfriamento rpido Sees transversais de pequenas dimenses

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Solidificao produz microestruturas de carbonetos e

Condies favorveis:

Faixas de composio qumica para FosFos no ligados. Consideraes:


S em soluo slida promove a formao de matriz ferrtica S em soluo slida ou Mn acima do necessrio para combinar com o S promove a formao de matriz perltica. P >0,2% forma estrutura euttica de baixo ponto de fuso, conhecida como steadita, que consiste de fosfeto de ferro e ferrita ou fosfeto de ferro, cementita e ferrita. Este constituinte se forma no ltimo lquido a se solidificar, promovendo fluidez, sendo uma microestrutura dura e relativamente frgil de FosFos cinzentos. Outros elementos adicionados por razes especficas.
157

158

FoFo Branco
Propriedades mecnicas:
Dureza muito alta (50HRc ou maior)

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

FoFo Branco
Propriedades mecnicas:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Depende da frao volumtrica de carbonetos e da microestrutura da matriz. Virtualmente, no usinveis (acabamento por retfica). Detalhe apesar da alta dureza, a microestrutura do FoFo branco indesejvel em FosFos cinzentos. Contudo algumas vezes, esta microestrutura incorporada em rea do cinzento que requerem alta resistncia ao desgaste. Como? uso de chills (coquilhadores) nos moldes de fundio.
Insertos metlicos ou de grafite nos moldes que causam transferncia de calor rpida e localizada. Com isso, obtm-se microestruturas com carbonetos ao invs de grafita.
159

Apesar da baixa tenacidade estas ligas so empregadas em aplicaes que requerem alta resistncia ao desgaste, bem como resistncia corroso e oxidao.
Si, Ni e Cr garantem proteo contra a corroso e resistncia ao calor e a oxidao.

160

FoFo Branco
Tipos:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

No ligado

FoFo Branco - Tipos

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

No ligado ou baixa liga microestrutura: cementita + perlita, sendo muito frgeis. Maior tenacidade adio de moderadas quantidades de Ni e Cr (por exemplo: 4%Ni e 2,5%Cr) microestrutura: carbonetos + martensita maior resistncia mecnica e resistncia corroso e oxidao. Alta liga contm de 15 a 30% de Cr, sendo usados em operaes de triturao de minrio e em outras operaes severas em meios corrosivos microestrutura: carbonetos + matriz (pode variar de perlita para misturas de austenita e martensita, o que depende da composio qumica e taxa de resfriamento.

Hipoeuttico < 4,3%C Euttico = 4,3%C Hipereuttico > 4,3%C

161

162

27

No ligado
Euttico:

FoFo Branco - Tipos

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

No ligado
Hipoeuttico:

FoFo Branco - Tipos

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Dendritas de perlita, reas pontilhadas de ledeburita e reas brancas de cementita.

Pequenos glbulos de perlita em um fundo de cementita (ledeburita).

163

164

No ligado
Hipereuttico:

FoFo Branco - Tipos

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

FoFo Cinzento

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Solidificao formao de grafita com morfologia de flocos, veios ou lamelas. Fratura grafita na superfcie produz uma aparncia cinza que d ao cinzento o seu nome.

Atacado (matriz perltica)

Longos cristais de cementita em um fundo de ledeburita.


165

No atacado
166

FoFo Cinzento
Superfcie de fratura:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

FoFo Cinzento
Variantes dos veios de grafita:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Funo da taxa de resfriamento e composio qumica! 5 tipos de grafita de acordo com as especificaes AFS-ASTM. Estas so imagens reduzidas, mas na norma esto disponveis a 100X.

Grafita

Tendncia de fratura secundria ao longo da interface veio de grafita/matriz.

167

168

28

FoFo Cinzento
microestrutura.

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Formao dos Ferros Fundidos

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Propriedades mecnicas diretamente relacionadas a sua


Veios de grafita praticamente, sem resistncia mecnica Resistncia fratura sob cargas de trao ou flexo. Resultado

Alguns dados: FoFo cinzento de matriz ferrtica. Contudo a resistncia trao e dureza podem aumentar com a transformao da matriz para perlita ao invs de ferrita ou mesmo produzindo uma distribuio da grafita que reduza caminhos contnuos e preferenciais de fratura atravs da microestrutura.
169 170

Resistncia trao = 152MPa Ductilidade < 1,0%

FoFo Cinzento
Propriedades mecnicas:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Tratamentos trmicos:

FoFo Cinzento

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Alta resistncia compresso + excelente capacidade de amortecimento de vibraes tornam estas ligas muito adequadas para equipamentos pesados e fundaes de mquinas-ferramenta.

Alvio de tenses aliviar tenses internas produzidas por um resfriamento no uniforme dos fundidos com forma irregular. Recozimento aumentar a usinabilidade

Detalhe o processo de fundio pode produzir formas complicadas de uma variedade de tamanhos, que seriam difceis ou mesmo impossveis de serem produzidas por conformao.
Alm disso muitos fundidos recebem uma usinagem de acabamento, o que fcil devido a alta usinabilidade destas ligas.

Aquecimento subcrtico para ambos TosTos aliviar tenses internas sem reduzir 550-650oC significativamente a resistncia e a dureza. reduzir a dureza para aumentar a 700-760oC usinabilidade atravs da esferoidizao da matriz perltica. 900-955oC campo de fases austenita-carbonetosgrafita usadas para transformar carbonetos massivos e duros em grafita.
Detalhe microestruturas com carbonetos massivos (FoFo branco) podem se formar em sees finas de FosFos cinzentos. Estas so praticamente impossveis de serem usinadas e, sempre que possvel, devem ser evitadas.
172

171

FoFo Nodular
FoFo nodular tambm conhecido como FoFo dctil Crescimento das esferas de grafita causado pela inoculao de crio ou magnsio no metal fundido.

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

FoFo Nodular
Superfcie de fratura:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Solidificao formao de grafita com morfologia esfrica

No atacado Grafita

Atacado (matriz ferrtico-perltica) Olho-de-boi


173 174

29

FoFo Nodular

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Matriz Efeito dos elementos de liga

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Matriz a transformao da austenita para ferrita, perlita ou ambas uma funo dos elementos de liga presentes e da taxa de resfriamento. Cinzento ou nodular solidificado austenita + grafita
Reduzindo a temperatura diminui a solubilidade de C na Consequentemente precipitao adicional de grafita na forma de veios ou ndulos. Continuando o resfriamento pode formar ferrita e grafita, com a grafita adicional crescendo nos veios ou ndulos existentes. Este processo favorecido pela presena de Si, Al e pequenas quantidade de Ti. Alm disso, visto que depende da difuso de C, ocorre mais facilmente para menores taxas de resfriamento. Continuando o resfriamento tambm pode se transformar em perlita. Este processo ocorre quando uma maior taxa de resfriamento imposta e na presena de elementos de liga, como o Mn, Cr e Mo.
175

Resultado dependendo da composio qumica e das condies de processamento, a microestrutura da matriz de FosFos cinzentos e nodulares pode ser inteiramente ferrtica, perltica ou uma mistura.
176

Formao dos Ferros Fundidos

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

FoFo Nodular
Propriedades mecnicas:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Partculas esfricas de grafita promovem um aumento importante


de resistncia trao, ductilidade e tenacidade. Exemplo FoFo nodular de matriz ferrtica tem uma resistncia trao de 414 MPa e um alongamento de 18%. resistncia e ductilidade atravs de aumento da resistncia da matriz. Resistncia fratura muito mais dependente da microestrutura da matriz do que para os FosFos cinzentos, com a sua rede interconectada de veios de grafita. Concluso importante devido benfica disperso de grafita, fundidos de FoFo nodular competem com peas forjadas de ao.

177

178

FoFo Nodular
Tratamentos trmicos:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

FoFo nodular austemperado


Solidificao FoFo nodular ToTo de austmpera
Austenitizao + transformao isotrmica

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

No somente alvio de tenses e recozimento, mas tambm aqueles TosTos aplicados aos aos. Microestrutura mais dctil matriz completamente ferrtica de ferritizao austenitizao a seguido por manuteno a 700oC, a fim de transformar completamente a austenita em ferrita e grafita. T oT o 900oC, Normalizao + revenido produz uma matriz perltica de maior resistncia mecnica e resistncia ao desgaste. Tmpera + revenido produz a microestrutura de maior resistncia mecnica. Austmpera tem sido cada vez mais empregada, mas precisa atender requisitos especiais, que sero descritos em detalhe em seguida.
179

Bainita Propriedades mecnicas: Maior resistncia mecnica com boa ductilidade e tenacidade se comparados ao FosFos nodulares temperados e revenidos. Importante adio de Mn, Ni e Mo para adquirir mnima temperabilidade e evitar a formao de perlita no resfriamento at a temperatura de transformao isotrmica. Com perlita reduziria a tenacidade
180

30

FoFo nodular austemperado


Propriedades mecnicas:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

FoFo nodular austemperado


Austenita transformao em 2 estgios durante a transformao isotrmica.

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

1 estgio formao de placas de ferrita e rejeio de C para a austenita adjacente. A austenita de alto C muito estvel, sendo um componente da estrutura do FoFo nodular austemperado que tem alta resistncia e tenacidade. Bainita mistura de ferrita e austenita diferente da clssica estrutura baintica de ferrita e carboneto, produzida em aos baixa liga e mdio carbono. Sem cementita conseqncia do alto Si em FosFos nodulares
austemperados.

Efeito do Si tem solubilidade muito baixa na estrutura cristalina da cementita, de forma que precisa ser rejeitado de reas de crescimento da cementita. Como resultado, a formao de cementita retardada devido necessria difuso do Si.
182

181

FoFo nodular austemperado

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

To To

de austmpera

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Austenita transformao em 2 estgios durante a transformao isotrmica. 2 estgio decomposio da austenita que fica entre as placas de
ferrita para ferrita e carbonetos. S ocorre aps longos tempos, de forma que torna possvel a difuso do Si a partir da cementita que cresce. A formao desta microestrutura (ferrita + carbonetos) reduz a ductilidade e a tenacidade dos FosFos austemperados. Portanto, a transformao isotrmica deve ser interrompida antes deste estgio.

(ALTO CARBONO) (ALTO CARBONO)

+ (ALTO CARBONO)

183

184

FoFo nodular austemperado


Microestrutura:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

FoFo Malevel

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

FoFo nodular austemperado 3,72%C, 2,32%Si, 0,42%Mn e


0,05% Mg, austenitizado a 900oC por 1h e austemperado em sal a 370oC por 1h.

Distribuio e morfologia da grafita similar ao FoFo nodular Resultado fundidos com ductilidade e tenacidade, recebendo o nome de malevel. Contudo processo de produo muito diferente daquele empregado para produzir FosFos nodulares. Primeiramente produo da pea em FoFo branco. Seguido ToTo para transformar os carbonetos em grafita Detalhe os FosFos maleveis tm teores de C e Si reduzidos se comparados aos FosFos cinzentos e nodulares, a fim de promover a formao de carbonetos no resfriamento. Contudo, uma mnima quantidade de C necessria para manter boa fluidez e uma taxa razovel de grafitizao durante o ToTo.

Matriz
Ferrita baintica + Forma de placas Entre as placas (branca 37%)

185

186

31

FoFo Malevel

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

ToTo de maleabilizao
Maleabilizao: FoFo branco FoFo malevel

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

ToTo de maleabilizao produz grafita que grosseiramente esfrica, mas muito mais irregular do que os ndulos de grafita encontrados nos FosFos nodulares. Atacado (matriz ferrtica)

Ciclo de recozimento de 2 estgios: 1. Aquecimento no campo de fases -Fe3C (950oC).


A grafita nucleia nas interfaces -Fe3C e cresce por difuso de C das partculas de carboneto que se dissolvem. Eventualmente: Estrutura metaestvel -Fe3C Estrutura estvel -grafita Observaes: O primeiro estgio de grafitizao (dependente de difuso) ocorre dentro de um tempo de 3 a 20h, dependendo da composio qumica e do espaamento dos ncleos de grafita. Altos teores de C e Si promovem a grafitizao, mas elementos como o Cr, que estabilizam carbonetos, reduzem as taxas de grafitizao.

Resistncia trao = 275MPa Alongamento = 5%


187

188

ToTo de maleabilizao
Maleabilizao: FoFo branco FoFo malevel

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

FoFo Malevel
Tratamentos trmicos:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Ciclo de recozimento de 2 estgios: 2. Para malevel ferrtico transformar toda a austenita para ferrita e grafita.
Isto acontece empregando-se taxas de resfriamento moderadas da temperatura de recozimento do primeiro estgio at aproximadamente 750oC, seguido por resfriamento muito lento de 3 a 11oC por hora.

Podem ser tratados termicamente para essencialmente as mesmas microestruturas dos FosFos nodulares. Alm disso devido favorvel distribuio de partculas dispersas de grafita, FosFos maleveis podem ser empregados em aplicaes que requerem maior resistncia trao, ductilidade e tenacidade do que para o caso dos FosFos cinzentos. Observao final o tamanho das peas e o longo ToTo de maleabilizao devem ser considerados, caso exista a possibilidade de se obter grafita nodular diretamente na solidificao, sem ToTo.

Detalhe Converso da austenita para uma matriz perltica aps


o primeiro estgio de grafitizao alcanada por resfriamento ao ar dos fundidos de aproximadamente 870oC.

189

190

Tribologia

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Introduo:

TRIBOLOGIA

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Movimento de uma superfcie slida sobre outra importante para o funcionamento de muitos tipos de mecanismos, ambos artificiais e naturais. Este movimento gera frico ou atrito Desgaste Necessidade de reposio de componentes Total perda de funcionalidade Engenheiro precisa eliminar ou atenuar o desgaste Para tanto Entender de tribologia
Do Grego (esfregar, atritar), que a cincia e tecnologia da interao de superfcies em movimento relativo, sendo que esta incorpora o estudo da frico, lubrificao e desgaste

Simulador multirotacional de desgaste de quadril da MTS

Ponto importante Para combater o desgaste, preciso estudar frico


191

e lubrificao!

192

32

TRIBOLOGIA
Importncia:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Rugosidade Superficial

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

A palavra tribologia foi, primeiramente, apresentada em 1966 por um comit do governo do Reino Unido, ainda que frico, lubrificao e desgaste tenham sido estudados por muitos anos antes disso. O comit tambm fez uma estimativa da economia que poderia ser alcanada pela indstria do Reino Unido se princpios tribolgicos conhecidos fossem empregados amplamente. Estimativas similares em outros pases produziram, praticamente, as mesmas concluses, isto , que pelo menos 1% do PIB (produto nacional bruto) pode ser economizado se fossem adotados projetos tribologicamente corretos. Brasil PIB 2008 2,9 trilhes de Reais 1% 29 bilhes de Reais
193

Por mais polida que seja uma superfcie de engenharia, esta sempre apresentar picos e vales como esquematicamente representados na figura abaixo. A estes picos, d-se o nome de asperezas, sendo que estas so as responsveis pelas foras de frico que se desenvolvem quando duas superfcies entram em contato e experimentam movimento relativo. Rugosidade a grandeza que representa esta topografia superficial.
194

Avaliao da rugosidade superficial


Avaliar a rugosidade superficial profilmetro

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Avaliao da rugosidade superficial

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

UsaStylus (agulha toca-disco)


Arrastado suave e constantemente pela superfcie que est sendo examinada. Sobe e desce Deslocamento vertical convertido por um transdutor em um sinal eltrico que amplificado e, na forma mais simples do instrumento, move a caneta de um ploter. Grfico Deslocamento vertical do stylus em funo da distncia percorria ao longo da superfcie.

Grfico contm quase todas as informaes necessrias para descrever a topografia da superfcie ao longo de uma nica direo.
Porm no fornece uma forma simples e direta de descrever a rugosidade superficial.

Assim A forma mais comum de referncia rugosidade de uma superfcie atravs da rugosidade mdia ou Ra.
Definida como a mdia aritmtica do desvio de altura de uma linha mdia que separa o perfil da superfcie com uma rea total abaixo e acima da linha iguais.

Problemas carga no stylus pode distorcer ou prejudicar a superfcie


sobre exame ou no alcanar vales estreitos e profundos.

Soluo Mtodos ticos interfermetro tico.


195 196

Avaliao da rugosidade superficial

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Avaliao da rugosidade superficial

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

J a rugosidade quadrdica mdia, Rq, a raiz quadrada da mdia dos quadrados do perfil efetivo em relao linha mdia dentro do percurso de medio (desvio de altura da superfcie a partir de uma linha mdia atravs do perfil). Fazendo-se uma analogia com o parmetro Ra, pode-se dizer que similar, porm com os valores y das ordenadas elevados ao quadrado, sendo em seguida extrada a raiz quadrada (ver equao abaixo).

Rq =

yi N

Uma outra forma de referncia rugosidade de uma superfcie a atravs da grandeza Rz. Esta corresponde mdia aritmtica dos 5 valores de rugosidade parcial (ver equao abaixo), sendo que se define por rugosidade parcial (Zi) como sendo a soma dos valores absolutos das ordenadas dos pontos de maior afastamento, acima e abaixo da linha mdia, existentes dentro de um comprimento de amostragem. Na representao grfica (ver figura abaixo), este valor corresponde altura entre os pontos mximo e mnimo do perfil, dentro do comprimento de amostragem.

Rz =

Z1 + Z 2 + Z 3 + Z 4 + Z 5 5

197

198

33

Rugosidade Superficial

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Frico
Introduo:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Valores de rugosidade mdia Ra para superfcies de engenharia acabadas por diferentes processos
Processo de acabamento Ra (m)

Passo para deixar plana a superfcie Fresamento Trefilao ou extruso Torneamento Lixamento Brunimento Polimento Lapidao

1-25

1-6 1-3 0,4-6 0,1-2 0,1-1 0,1-0,4 0,05-0,4


199

Em muitos casos, baixa frico desejvel. A operao satisfatria de articulaes, como a do quadril humano, por exemplo, demanda uma baixa fora de frico. Contudo, baixa frico no necessariamente benfica em todos os casos. Em sistemas mecnicos, como os freios e embreagens, frico essencial. Uma alta fora de frico tambm desejvel entre o pneu de um veculo e a superfcie do pavimento, assim como tambm importante entre o calado e o piso durante a marcha. O mundo em que vivemos seria completamente diferente se no houvesse a frico entre os corpos ou se esta fosse menos intensa.

200

Frico

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Origem da fora de frico

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Contato entre superfcies este se estabelece inicialmente entre as reas altas da superfcie, tambm conhecidas como asperezas.
Promove a formao de junes de asperezas, que determinam a intensidade da fora de frico produzida. Definida como a resistncia encontrada por um corpo que experimenta movimento em relao a outro corpo.

O coeficiente de frico () mede a magnitude da fora de frico (F) desenvolvida entre duas superfcies em contato, sob um determinado carregamento (W) e em movimento relativo.

A fora de frico surge a partir de duas fontes, isto , a partir de uma fora de adeso desenvolvida nas reas de contato real entre as superfcies (junes de asperezas), e a fora de deformao necessria para causar a penetrao das asperezas da superfcies mais dura na mais macia. A fora friccional resultante F ento considerada como a soma da contribuio das duas componentes, ou seja, Fadeso devido adeso e Fdeformao devido deformao.

= F /W
Primeira lei da frico
201 202

Frico devido adeso

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Frico devido penetrao

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

A componente de adeso surge a partir das foras de atrao que existem no contato entre asperezas. A primeira vista, esta afirmao pode parecer implausvel, j que se sabe por experincia que quando duas superfcies metlicas so pressionadas uma contra a outra, elas geralmente no aderem. Contudo, se as superfcies esto limpas, livres de xidos e outros filmes superficiais e de gases adsorvidos, ento uma importante adeso observada entre metais. Estas condies podem ser alcanadas sob ultra-alto vcuo (a presses de gases <10-8 Pa).

A fora friccional devido penetrao de asperezas duras na superfcie do material mais macio, o termo de deformao, pode ser estimado considerando uma simples aspereza de geometria idealizada. Se uma aspereza rgida cnica de semi-ngulo (ver figura abaixo) deslizar sobre uma superfcie plana, o coeficiente de frico que ser desenvolvido ser:

deformao = cot g
Exemplo: = 45 = 1 = 89 = 0,01

adeso

s = H

s = resistncia ao cisalhamento da juno de aspereza H = dureza do material mais macio do par


203 204

34

Fora de frico total

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Lubrificao e lubrificantes
de frico raramente menor do que 0,5.

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

F = (adeso + penetrao ) W

Metais secos e para muitos cermicos e polmeros coeficiente Resultado Levariam a foras de frico intoleravelmente altas e perdas de energia friccional. Concluso lubrificantes so usados para reduzir a fora de frico entre
as superfcies.

Funcionamento introduo, entre as superfcies, deslizantes, de uma camada de um material com resistncia ao cisalhamento menor do que as prprias superfcies. Detalhe Em alguns sistemas lubrificados, o lubrificante no pode prevenir completamente o contato entre as asperezas, embora este contato bem como a resistncia ao cisalhamento das junes de asperezas possa ser reduzido. Em outros casos, o lubrificante separa completamente as superfcies e no so formadas junes de asperezas. Assim, a uma maior ou menor extenso, o uso de um lubrificante sempre reduzir a taxa de desgaste por deslizamento, o que um benefcio substancial da lubrificao.
206

205

Lubrificao Hidrodinmica

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Lubrificao Elastohidrodinmica (EHL)

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Sob condies de lubrificao hidrodinmica, as superfcies em movimento relativo so separadas por um filme relativamente espesso de lubrificante fluido, o qual produzido hidrodinamicamente. Para que ocorra lubrificao hidrodinmica, as superfcies opostas devem ser conformais, isto , estas devem ser to geometricamente semelhantes, de forma que sejam separadas por somente um pequeno espao, preenchido pelo lubrificante, sobre uma rea relativamente grande (ver figura abaixo).

Se o contato entre as superfcies no for conformal, isto , envolver nominalmente uma linha ou ponto de contato (ver figura abaixo), ento a tenso na zona de contato ser geralmente muito maior do que aquela encontrada para condies de lubrificao hidrodinmica. O contato entre dentes de engrenagens, entre a esfera e a pista de um rolamento ou mesmo entre a cabea femoral da prtese de quadril e o acetbulo, por exemplo, envolvem contatos concentrados de pequena rea. A lubrificao sob estas condies conhecida como elastohidrodinmica, freqentemente abreviada como EHL.

207

208

Lubrificao Elastohidrodinmica (EHL)

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Lubrificao Elastohidrodinmica (EHL)

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

A diferena entre EHL e a lubrificao hidrodinmica que, nesta ltima, no ocorre a deformao elstica das superfcies, sendo que estas podem ser consideradas superfcies rgidas, ao passo que em EHL, a deformao elstica das superfcies em contato no pode ser desconsiderada. Alm disso, com o aumento da tenso de contato, aumenta a viscosidade do filme. De qualquer forma, importante salientar que, mesmo em condies de EHL, pode ocorrer a formao de um filme fluido pleno de lubrificante que evita, efetivamente, o contato entre as asperezas das superfcies opostas. A espessura mnima do filme de lubrificante (hmin.) e a rugosidade da superfcie determinam as condies de lubrificao, isto , se ir ou no existir um filme fluido pleno de lubrificante que separe as duas superfcies em contato. Portanto, importante que se defina a razo:

medida de quanto provvel e severo sero as interaes entre as asperezas das superfcies opostas sob um determinado regime de lubrificao. > 3 filme fluido pleno de lubrificante separa as duas superfcies, o contato entre as asperezas desprezvel e ambos frico e desgaste devem ser baixos. 1 < < 3 EHL parcial ou misto algum contato entre as asperezas ir ocorrer, sendo que o desgaste vai ser maior do que nas condies em que existe a presena de um filme fluido pleno de lubrificante. < 1 somente a presena de um lubrificante de contorno pode prevenir que a taxa de desgaste alcance valores encontrados em um sistema no lubrificado.

= hmin . / *

* = Rq1 2 + Rq 2 2
209 210

Rq1 e Rq2 so os valores de rugosidade quadrtica mdia de cada superfcie.

35

Lubrificao de contorno

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Lubrificao de contorno

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Sob altssimas tenses de contato ou a velocidades de deslizamento muito baixas, as foras hidrodinmicas so insuficientes para manter um filme fino EHL entre as superfcies em deslizamento, de forma que ocorrer o contato direto entre as asperezas. Alta frico e altas taxas de desgaste prevalecero, a menos que as superfcies estejam protegidas por um lubrificante de contorno.

As molculas do lubrificante so adsorvidas com o final da cadeia polarizado aderindo fortemente camada de xido presente no metal. As cadeias moleculares tendem a se alinhar perpendicularmente superfcie, estabilizadas pela sua mtua repulso, formando densas camadas de 2 a 3 nm de comprimento. Quando as duas camadas em ambas as superfcies entram em contato, a maior parte do carregamento suportado por foras repulsivas entre estes filmes, existindo somente pequenas reas de contato desprotegido de asperezas. A fora de frico menor do que para um deslizamento no lubrificado, e embora algum desgaste ocorra, este substancialmente menos severo do que se as superfcies no estivessem protegidas.
212

211

Lubrificao Slida

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Lubrificao Slida
Grafite:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Materiais slidos que exibem baixos coeficientes de frico podem ser usados como lubrificantes em preferncia a filmes lquidos ou gasosos por vrias razes. Um componente do contato (bearing) pode ser composto de, ou revestido com um lubrificante slido, ou feito de um compsito que contm este, a fim de produzir um sistema auto-lubrificante que no precisa de uma fonte de lubrificao durante a sua vida til. Sob certas condies, a lubrificao slida pode ser o nico sistema possvel, como por exemplo, em mquinas de processamento de alimentos, onde a contaminao do produto por lubrificantes lquidos deve ser evitada, ou no espao onde o lquido lubrificante evaporaria. A altas temperaturas, os lubrificantes lquidos se decompem ou oxidam, de forma que lubrificantes slidos adequados podem estender a temperatura de trabalho para acima de 1.000oC, mantendo ao mesmo tempo um baixo coeficiente de frico.

213

214

Lubrificao Slida

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Desgaste

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

O grafite, dissulfeto de molibdnio (MoS2) e o politetrafluoroetileno (PTFE- Teflon), sob condies adequadas, exibem baixos coeficientes de frico, sendo usados amplamente como lubrificantes slidos. Estes podem ser usados como revestimentos finos, incorporados em materiais compsitos ou, no caso do grafite e do PTFE, usados como material base (bulk material). Grafite e MoS2 podem tambm ser aplicados como lubrificantes de reabastecimento na forma de p seco. Estes so tambm usualmente incorporados a leos lubrificantes e graxas como partculas finas de suspenso. Todos os trs materiais, contudo, apresentam limitaes. O uso em alta temperatura , em cada caso, limitado pela decomposio ou oxidao ao ar: o grafite a ~500oC, MoS2 a ~300oC e o PTFE a ~250oC. Alm disso, as propriedades de lubrificao do grafite dependem da presena de vapores condensveis, enquanto alta umidade atmosfrica afeta adversamente a frico e a taxa de desgaste do MoS2.
215

Quando uma superfcie experimentar movimento relativo contra outra superfcie, o desgaste ir ocorrer, sendo que este pode ser definido como o prejuzo a uma ou ambas superfcies, geralmente envolvendo perda progressiva de material. Basicamente, existem dois tipos de desgaste, isto , o desgaste por deslizamento e o desgaste causado por partculas duras.

216

36

Desgaste por deslizamento

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Desgaste por partculas duras

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Talvez uma das formas mais importantes de desgaste por deslizamento aquele que envolve a adeso, denominado desgaste adesivo. O deslizamento entre duas superfcies, sob um determinado carregamento, leva a uma contnua formao e destruio de junes de asperezas, tendo como conseqncia a remoo de material da superfcie do material mais fraco.

O desgaste por partculas duras pode envolver os tipos de desgaste abrasivo e erosivo. No desgaste abrasivo, faz-se uma distino entre o desgaste abrasivo por dois corpos e por trs corpos. A abraso por dois corpos causada por duras protuberncias na superfcie oposta de contato ou simplesmente pela diferena de dureza e ou rugosidade das duas superfcies em contato. J para a abraso por trs corpos, partculas duras se posicionam e rolam entre as superfcies. Estas partculas duras podem estar presentes na forma de contaminantes (partculas exgenas) ou podem ser geradas localmente por algum dos mecanismos envolvidos no desgaste por deslizamento puro (partculas endgenas).

217

218

Desgaste por partculas duras

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Efeito da lubrificao no desgaste

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

O processo conhecido como eroso ocorre quando partculas slidas atingem uma superfcie. Em eroso, vrias foras de diferentes origens podem agir sobre uma partcula em contato com uma superfcie. Entre outras, a fora dominante aquela associada desacelerao da partcula a partir da sua velocidade inicial de impacto. Assim como para o caso da abraso, o desgaste erosivo pode envolver tanto a deformao plstica como a fratura frgil. A eroso dos metais, geralmente, envolve deformao plstica, enquanto que para materiais frgeis, a eroso pode envolver os mecanismos de deformao plstica e fratura frgil, dependendo das condies de impacto. O tipo de desgaste erosivo que envolve, fundamentalmente, a deformao plstica, como o caso para a maioria dos metais, fortemente dependente do ngulo de impacto.
219

Desgaste adesivo tende a atenuar o desgaste atravs da reduo da resistncia ao cisalhamento das junes de asperezas, bem como pela diminuio da incidncia e severidade do contato entre as asperezas. Desgaste abrasivo Partculas abrasivas, contudo, sero freqentemente maiores do que a espessura do filme de lubrificante (mesmo para um fludo pleno), de forma que este no pode prevenir o contato entre a partcula e a superfcie oposta. Assim, em desgaste abrasivo, a lubrificao no resultar em uma considervel reduo do desgaste como observado para o caso da ausncia de partculas duras, sendo que freqentemente resulta em um aumento do desgaste. Por exemplo, a taxa de desgaste abrasivo para metais sob condies de dois corpos pode aumentar quando a lubrificao por leo introduzida. Este efeito ocorre porque o lubrificante diminui a frico entre uma partcula abrasiva e a superfcie metlica, de forma que a eficincia de corte ou remoo de material da superfcie maior (no ocorrer o empastamento da partcula abrasiva na superfcie), acentuando o desgaste. Alm disso, a lubrificao inibe a adeso das partculas de desgaste s partculas abrasivas, diminuindo a degradao da abrasividade sob condies de multipasses.
220

O desgaste, como um fator no desempenho de um sistema de engenharia, freqentemente negligenciado no projeto. O desgaste leva, em muitos casos, a prejuzos financeiros decorrentes de substituies prematuras de componentes e queda de produtividade. Portanto, o desgaste deve ser sempre considerado nos primeiros estgios de projeto e no ser deixado de lado at que se torne um problema. Quando existe um movimento relativo entre superfcies, o desgaste no pode ser completamente eliminado, ainda que, em alguns casos, possa ser reduzido a nveis insignificantes. Importante desgaste em um sistema particular determinada pela interao de muitos fatores. Estrutura do sistema mecnico e as variveis de operao impostas nesta estrutura. Materiais que fazem parte do par tribolgico, a natureza de algum material interfacial presente (lubrificao ou partculas abrasivas), o ambiente externo (gs ou lquido) e pelas relaes geomtricas entre estes componentes (superfcies conformais e no conformais).
Variveis de operao condies impostas no sistema durante o uso, tais como 221 velocidade de operao, carregamento e temperatura

Desgaste e projeto

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Desgaste e projeto

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Variveis de operao pequena margem de alterao visto que estas so usualmente determinadas pela proposta global do sistema. Estrutura do sistema lubrificao um mtodo poderoso na reduo do desgaste em muitos sistemas de deslizamento. Sem dvida Lubrificao hidrodinmica o estado mais desejvel para estes sistemas e, se executvel, o projetista deve tentar assegurar que o sistema permanea neste regime para todas as condies de operao. Regime de lubrificao Fator mais importante a espessura mnima do filme de lubrificante, quando comparada rugosidade da superfcie. pode ser aumentado pela reduo da rugosidade das superfcies ou pelo aumento da espessura do filme de lubrificante. Funo direta do processo de acabamento final usado na manufatura do componente ou dispositivo.
A espessura do filme de lubrificante pode ser aumentada pelo aumento da rea de contato ou pelo aumento da viscosidade do lubrificante.
222

37

Desgaste e projeto
Outra varivel de estrutura escolha de materiais!
Desempenho relativo

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Desgaste e projeto
Quase sempre Alta dureza benfica

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Varia de acordo com a aplicao tribolgica a que se destina o componente/dispositivo. Depende fortemente do mecanismo de desgaste dominante no sistema!

Pode diminuir a frico total e, portanto, a taxa de desgaste adesivo.

Em geral taxas de desgaste metais que deslizam contra metais do


que para no-metais que deslizam contra ambos metais ou no-metais. A maioria dos metais deslizando contra os mesmos metais (par similar) produzem altas taxas de desgaste.

Desgaste abrasivo taxa de desgaste cai rapidamente se a dureza da superfcie for maior que a dureza das prprias partculas abrasivas. Materiais cermicos devido aos altos valores de dureza alcanados e a inrcia qumica (compatibilidade tribolgica), taxas de desgaste em deslizamento menores do que aquelas observadas para os metais podem ser alcanadas. Preocupao as propriedades mecnicas (especialmente tenacidade fratura) podem no ser adequadas para as solicitaes em servio. Soluo utilizao destes materiais na forma de revestimentos em substratos metlicos (engenharia de superfcies).
224

Contudo se os metais forem dissimilares, a taxa de desgaste menor e depende do grau de compatibilidade tribolgica dos dois metais.
Indica a relutncia das superfcies opostas em formar uma forte ligao interfacial, a qual levaria a uma alta taxa de desgaste.
No se correlaciona muito bem com outras propriedades, ainda que, at um certo ponto, a solubilidade mtua em soluo slida sugerida como um guia.Em geral, pares em deslizamento com alta solubilidade mtua 223 apresentam baixa compatibilidade tribolgica e altas taxas de desgaste.

Prtese total de quadril

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Tratamentos de endurecimento superficial

225

Tmpera por induo de uma ponta de eixo

226

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Tmpera superficial endurecimento seletivo

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Mas porque endurecer somente a superfcie do ao? - Resistncia ao desgaste - Resistncia fadiga - Tenses residuais compressivas na superfcie - Ncleo mais macio e tenaz - Menor o risco de trinca e nvel de empenamento Formas de atacar o problema: Tmpera superficial sem mudana da composio qumica
Tmpera por chama Tmpera por induo

Vantagens da tmpera superficial em relao tempera total:


- Difcil de aplicar tmpera total em peas de grandes sees - Endurecer somente reas crticas de certas peas (dentes de engrenagem) - Preciso dimensional em peas planas ou delgadas - Possibilidade de utilizar aos mais baratos (baixa temperabilidade) - Diminuio do risco de trincas, ainda que empenamento possa ocorrer

Procedimento:
- Rpida austenitizao da superfcie (poucos segundos) - Rpido resfriamento para no austenitizar o ncleo - Meio de resfriamento = gua. Bom, barato e seguro

Vantagens adicionais:
- Eliminao de fornos de aquecimento - Maior velocidade de tratamento - No se produz aprecivel oxidao e descarbonetao do ao

Tratamentos termoqumicos com mudana da composio qumica


Cementao Nitretao
227

Necessidade:
- Como no ocorre alterao da composio qumica, fundamental que o ao tenha temperabilidade adequada.
228

38

Tmpera por chama

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Tmpera por chama

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aquecimento = chama de uma mistura de acetileno com oxignio

Chama de alta T Configurao

- Espessura de camada desde apenas uma casca superficial at 10mm - Gases combustveis acetileno, metano e propano misturados ao O2 - Ainda assim, o revenido indispensvel. Inclusive, pode ser realizado por chama. - Peas de grandes sees, endurecidas at cerca de 6,4mm ou mais, o prprio calor da pea pode revenir a pea.

Outras configuraes

progressivo-rotativo Rpido aquecimento

Jato de gua Resfriamento Existem muitas configuraes com diferentes dispositivos e queimadores. Neste, o cilindro gira e temperado por induo ao longo de todo o seu comprimento.
229 230

Tmpera por induo

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Princpio de aquecimento indutivo


Componentes bsicos:
Bobina de induo, fonte de corrente alternada e a pea

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aquecimento de materiais condutores de eletricidade Usos: - Fuso - Soldagem - Brazagem - Aquecimento para conformao mecnica - Tratamentos trmicos Vantagens: - Custos reduzidos - Maiores taxas de aquecimento do que tmpera por chama - Mnima distoro e formao de carepa - Facilmente automatizvel
231

- Fluxo de corrente (AC) pela bobina - Formao de um campo magntico - Objeto condutor dentro da bobina - Campo magntico induz correntes parasitas ou de Eddy. - Correntes formadas na superfcie - Corrente alternada gera um campo magntico varivel que faz com que ocorra uma fluxo de eltrons - Efeito Joule dissipa calor - Austenitizao - Rpido resfriamento com gua
232

Princpio de aquecimento indutivo

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Tmpera por induo


Camadas:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

O mecanismo primrio de gerao de calor ocorre a partir do fluxo das correntes de Eddy na pea. Um segundo mecanismo de gerao de calor ocorre em materiais ferromagnticos, quando energia dissipada durante a reverso dos domnios magnticos (este mecanismo s ocorre at a temperatura Curie do ao). Este efeito em materiais ferromagnticos, contudo, usualmente ignorado nos clculos de aquecimento indutivo. Assim, a taxa de aquecimento, em unidade de energia (watts), largamente uma funo de I2R (efeito joule).

Rasas alta frequncia e t (0,25mm) (100KHZ 1MHz) Profundas baixa frequncia e t (12mm) (3 a 25KHz)

Controle da camada:
- Forma da bobina - Espao bobina/pea - Densidade de potncia (kw/cm2) - Frequncia - Tempo de aquecimento

P =V I

V = RI
P = R I I = I2 R
onde: P = potncia, V = voltagem, I = corrente e R = resistncia
233

Revenido aps o tratamento, ainda que algumas vezes pode ser dispensado!
234

39

Caractersticas

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

A3 x taxa de aquecimento

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Tmpera por induo no muda a composio qumica do ao Ao precisa ter suficiente C e elementos de liga para se alcanar a distribuio de dureza desejada. Introduz residuais compressivas resistncia fadiga > do que para a tmpera total (resid. trativas). profundidade de endurecimento + prximo o estado de resid. da tmpera total! Tempos de aquecimento muito curtos t para a formao de Aumento da T de austenitizao Compensao

Figura abaixo A3 afetada pela taxa de aquecimento e micro


Conseqncia superdureza dureza do que para tmpera convencional resultado da martensita formada em um gro austentico
imperfeito e muito fino, resultado da rpida austenitizao em um endurecimento por induo.
235 236

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Endurecimento superficial por laser


Materiais metlicos bons condutores de calor

Fundamentos do endurecimento superficial por laser


Feixe de laser atinge a superfcie parte da energia convertida em calor. Se a densidade de potncia (W/cm2) for bem alta, calor ser acumulado na superfcie a uma taxa maior do que a conduo de calor para o interior, aumentando a temperatura superficial at a austenitizao de uma fina casca superficial.

Necessidade de fluxos de calor muito intensos

Para austenitizar a superfcie sem afetar o ncleo

Alternativa de aquecimento feixe de laser Resfriamento autotmpera

237

238

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Movendo-se o feixe de laser sobre a superfcie Ponto na superfcie rapidamente austenitizado Esta rea rapidamente resfriada pela conduo de calor Profundidade:
- Densidade de potncia - Velocidade do feixe

Depende da temperabilidade do material (<2,5mm) Devido a altas taxas de aquecimento e resfriamento Possvel endurecer aos normalmente no endurecveis SAE 1018

Profundidade da camada endurecida

Densidade de potncia menor Soldagem ou corte


239 240

40

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Detalhe:
Materiais ferrosos no absorvem muito bem a radiao eletromagntica na ou abaixo da faixa do infravermelho. Por exemplo, o ferro puro polido tem uma absorvidade de 4% na temperatura ambiente. Uso eficiente da energia de laser demanda a introduo de um revestimento absorvedor na superfcie do material. Revestimentos qumicos, como o fosfato de mangans e tintas de grafite, silcio e carbono tm sido usados eficientemente. A absorvidade destes revestimentos no comeo do ciclo de aquecimento alta (90% ou mais). Os revestimentos so aplicados na forma de um tinta spray.
241

Vantagens e desvantagens:
- Ingresso muito localizado de energia, diminuindo a distoro - Endurecimento de reas na pea de difcil acesso - Endurecimento de peas grandes e complexas - Camada limite de 2,5mm - Alto custo de investimentos em equipamentos

242

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Tratamentos termoqumicos

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Lasers para uso na indstria metal-mecnica


Nd:YAG estado slido e do tipo gs CO2 Estes lasers so muito versteis, podendo ser usados para um nmero de processos de fabricao, como soldagem, corte etc... Os lasers emitem radiao eletromagntica na faixa do infravermelho do espectro, sendo o feixe de laser destas mquinas invisvel.

Os tratamentos termoqumicos envolvem o endurecimento superficial, atravs da modificao da composio qumica da superfcie. Usa-se o termo termoqumico, porque calor necessrio para promover a difuso das "espcies" (elementos qumicos) para dentro do substrato. Os mtodos de endurecimento por difuso incluem o uso de vrios elementos qumicos, tais como o carbono, nitrognio ou boro. Vrios processos podem ser utilizados para o transporte das espcies para a superfcie do substrato, de forma que estas podem estar originalmente na forma de gs, lquido, slido ou mesmo ons.

243

244

Cementao

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Fontes do agente de endurecimento


(Processos de cementao) Atmosfera gasosa cementao a gs Banho de sais cementao lquida Composto slido cementao slida ou em caixa

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Definio introduo de carbono na superfcie do ao Superfcie dura e resistente ao desgaste com um ncleo de menor resistncia e grande tenacidade Tmpera

A dureza depende da quantidade de carbono O que se precisa para que ocorra a cementao?
245 246

41

Cementao slida ou em caixa

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Cementao lquida

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Fonte de carbono composto slido a base de carbono Composto slido aglomerado de carvo vegetal ou coque com ativador (BaCO3). Reaes: C + O2 CO2 (1) CO2 + C 2CO (2) 2CO CO2 + C (3) na superfcie do ao. CO2 + C 2CO Ativador fonte de O2 (o oxignio da caixa no suficiente). BaCO3 BaO + CO2 e ento segue para (2)
247

Fonte de carbono banho de sais (cianetos) fundidos


Restries de ordem ambiental Sais: Cianeto de sdio Cianeto de potssio 2NaCN Na2CN2 +C
Cementao a gs e em caixa introduo de C Cementao lquida introduo de C e uma certa quantidade de N Modernamente: sais sem cianeto ecologicamente sem N

248

Cementao a gs

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Mecanismo de cementao
C atmico absorvido pela superfcie de um metal %C

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Processo mais usado na produo em larga escala, porque pode ser controlado com mais preciso, envolvendo mnimo manuseio. Atmosfera formada por gases de transporte como o N, CO e H2. CO, CH4, CO2 e H2O Fontes de C N2 e H2 diluem a atmosfera Balano qumico CO-CO2 H2-H2O Controlam o potencial de C na mistura.
249

Derivado substncia gasosa ou lquida em contato com o metal Reaes qumicas que no envolvem diretamente o metal, mas podem ser catalisadas pela presena deste. Cria um gradiente de concentrao tomos de carbono se movem por difuso para Resultado longe da superfcie, em direo ao ncleo da parte/pea. Camada superficial (cementada) alcana uma certa %C Funo do potencial de C e T de cementao No excedendo o limite de solubilidade de C no metal na T!
Alguns dados: 0,9% a 790oC, 1,05% a 845oC, 1,2% a 900oC e 1,4% a 955oC.
250

Adicionado o hidrocarboneto gasoso ou lquido vaporizado.

Quebram

Forno

Mecanismo de cementao

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Absoro e difuso de carbono

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Obs.: Contudo, se o balano qumico na atmosfera produzir um potencial de carbono de, por exemplo, 0,8%, este teor no ser excedido, independentemente da temperatura de cementao.

Absoro de C envolve uma srie de reaes qumicas


Transferncia de tomos de C da Resultado atmosfera para o metal (mesmo para todos os processos).

Geralmente potencial de C controlado


Para alcanar uma certa % de C na superfcie do ao. ts de processo Resultado pode-se usar Ts de cementao taxas de absoro e difuso

Absoro de carbono durante a cementao a gs: Cementao a gs misturas de agentes que promovem a cementao e a descarbonetao.
CO, H2, CO2, H2O, CH4 e N2

Acima de 950oC, contudo, os equipamentos do forno se deterioram rapidamente. Crescimento de gro

Frequentemente

Reaes principais:
Fe + 2CO Fe(C) + CO2 Fe + CH4 Fe(C) + 2H2 Fe + CO + H2 Fe(C) + H2O (1) (2) (3)

C e soluo slida na
251 252

42

Absoro de carbono durante a cementao a gs:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Absoro de carbono durante a cementao a gs:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Reaes 1 e 3 produzem CO2 e H2O, respectivamente.


Agentes de descarbonetao potentes.

Contrabalanar o efeito descarbonetante do CO2 e vapor dgua Adio de um hidrocarboneto gasoso, como o CH4 Reage com os gases acima
CH4 + CO2 2CO + 2H2 CH4 + H2O CO + 3H2 (4) (5)

Quantidades mximas toleradas, sem que ocorra descarbonetao, podem ser calculadas. Figura % de equilbrio de CO e CO2 para concentraes superficiais de saturao e metade deste valor. Funo da T de cementao Figura diluio gasosa onde CO+CO2=20% do volume total de gases. Perceber: %CO2 %CO
Mesmo para H2 e vapor dgua!
253

Participa na cementao Assim: CH4 fonte de C para a cementao

CO agente de transferncia do carbono para a superfcie do metal!


As razes de CO e CO2 e de H2 e vapor dgua controlam o potencial de cementao. Estas razes tambm so afetadas pela reao gua-gs: CO + H2O CO2 + H2 (6) Cementao a gs o balano qumico entre as reaes 1 a 6 quem determina o potencial de C da atmosfera. Este define a %C na superfcie da parte, a menos que esta %C seja maior do que o limite de solubilidade de C na na T de cementao.
254

Difuso de carbono no ao
a 1 lei de Fick:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Difuso de carbono no ao
Fator de proporcionalidade:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

C da superfcie para o ncleo ocorre por difuso de acordo com

DC J = x

J = fluxo ou quantidade da substncia que difunde atravs de uma unidade de rea de seo transversal por unidade de tempo. D = coeficiente de difuso C/x = gradiente de concentrao da substncia que difunde.

Detalhe: um aumento de 100oC na T de cementao pode quase dobrar o valor de , tendo como resultado uma d 2x maior para um dado tempo de cementao!

Transporte de C depende de D e das caractersticas do C/x!


Funo da T e concentrao de C Procede da maior concentrao na superfcie da pea para a menor concentrao no ncleo.

Profundidade de camada pode ser prevista, para qualquer temperatura constante de operao, por uma simples funo do tempo:

d = t

d = profundidade da camada cementada t = tempo de cementao = fator de proporcionalidade que varia com a T

255

256

Difuso de carbono no ao
O efeito da T na difuso do C j foi apresentado?

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Difuso de carbono no ao

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Tambm funo do gradiente de C (C/x)


Influenciado somente pela faixa de concentrao da superfcie ao ncleo.

Gradiente real Gradiente aproximado A rea triangular formada (gradiente


aproximado de carbono) equivalente quela produzida pela linha curva assinttica (gradiente de carbono real). A interseco do gradiente aproximado com a %C do ncleo (linha horizontal) ocorre na profundidade total da camada cementada. Determinada desta forma representa Um ponto que tem um teor de C que aproximadamente 0,07% maior do que a concentrao do ncleo.

A uma dada T a taxa de difuso aumenta com o aumento da concentrao de carbono. Prtica %C superficial = 0,6-1,1
%C ncleo = 0,12-0,25

Com estes valores

Gradiente pode ser aproximado por uma linha reta Aproximao = gradiente padro
Diferena entre as concentraes de carbono entre a superfcie e o ncleo (chamado de espalhamento de carbono), dividindo-se em seguida pela profundidade total da camada.
257

258

43

Aplicao da teoria da cementao

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Na prtica: Especificaes requerem uma dureza superficial mnima e uma profundidade de camada que cai dentro de uma faixa especificada. Geralmente deseja-se a mais alta dureza superficial
Controlada inteiramente pela concentrao superficial de carbono.
Dados de equilbrio so usados para prever a composio da atmosfera cementante que produzir um dado teor superficial de carbono. Esta previso afetada pelo contedo de liga do ao. Potencial de carbono efetivo da atmosfera na presena de elementos como o Cr, Mn e Mo que formam carbonetos mais estveis do que o Fe. com a adio de elementos como o Si, Ni, que praticamente no formam carbonetos.
259

Aplicao da teoria da cementao

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

O efeito total da composio qumica do ao sobre o potencial de carbono pequeno para aos com baixo teor em liga. Contudo, este efeito pode ser significativo quando o contedo de liga alto ou quando existe um balano pobre entre os elementos formadores de carbonetos e os elementos que no formam carbonetos.

260

Prtica de cementao
Dividido em 2 partes Cementao propriamente dito e um perodo de difuso.

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prtica de cementao
Vantagens no emprego de uma etapa de difuso:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aps alcanar a T de cementao incio do processo

ts de cementao de 20 a 60% (depende do ao e da


profundidade de camada desejada.

Um gs rico, em excesso ao potencial de carbono desejado, adicionado atmosfera do forno. Seguindo o perodo de cementao com alto potencial de carbono, o processo opera com o potencial de carbono em equilbrio, para o perodo de difuso.

Produo de camadas efetivas de alta dureza mais profundas


til nas situaes em que alta dureza superficial precisa ser retida aps a usinagem.

Camada precisa ser relativamente profunda e, mesmo assim, livres de carbonetos e austenita retida. tendncia de formao com o aumento do teor de C do ao alm da composio eutetide, principalmente em aos ligados

Importante estabelecer a correta razo entre os tempos de cementao


e difuso a fim de se obter um gradiente de carbono que produzir a seqncia de transformao desejada durante a tmpera. Proceder da fronteira camada-ncleo para fora em direo da superfcie. Resultado resid. compressivas que preveniro a formao de trincas e otimizaro as propriedade de fadiga.
261

262

Aplicao de dados de equilbrio


H2 e H2O.

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aplicao de dados de equilbrio

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Fe + 2CO Fe(c) + CO2

Cementao a gs envolve a interao dos gases CO, CO2, CH4,

% necessrias destes vrios gases para manter o equilbrio com uma dada concentrao superficial de C no ao a qualquer temperatura podem ser calculadas a partir de dados termodinmicos.

Com os dados ao lado, pode-se determinar as % de CO e CO2 para se alcanar uma dada concentrao de C na superfcie de um ao ao carbono em funo da T de cementao. Exemplo: Ponto A 900oC 1%C no ao CO = 19,83% CO2 = 0,17%

263

264

44

Aplicao de dados de equilbrio


Exemplo de clculo:
Fe + 2CO Fe(C) + CO2 C dissolvido na Constante de equilbrio log K = 8870 + 9,06 T

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aplicao de dados de equilbrio


Fe + 2CO Fe(C) + CO2

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Envolve a considerao do diagrama Fe-C

Sistema gasoso P (presso parcial) da saturada igual a 1!


Proporcional ao grau de saturao, quando a concentrao de carbono for menor do que o nvel de saturao.

T absoluta em Kelvin Constante de equilbrio

Exemplo de clculo:
Determinao das % de CO e CO2 que mantero 1% C na superfcie do ao a 900oC.
Menor do que o nvel de saturao = 1,33%C Um fator de atividade A (ou porcentagem de saturao) precisa ser empregado para o clculo das concentraes dos gases em equilbrio, quando o nvel de carbono est abaixo da saturao.

Para a reao hipottica: aA + bB = cC + dD


de volume do gs D. a unidades de volume do gs A reage com b unidades de volume do gs B para produzir c unidades de volume do gs C e d unidades

Neste caso K = PAaPBb/PCcPDd


Presso parcial de cada gs = presso do sistema multiplicada pela frao volumtrica do gs.
265

A = 1,00 / 1,33 = 0,752

266

Aplicao de dados de equilbrio

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Assume-se que a presso total 1 atm e a presso parcial do sistema CO-CO2 0,2 atm, isto :

Avaliando e controlando as atmosfera de cementao


Potencial de carbono pode ser determinado com base na composio do gs, atravs da avaliao do:
Teor de CO2 medido por um analisador de infravermelho Teor de H2O mtodo do ponto de orvalho Definido como a temperatura, a uma dada presso, que uma mistura gasosa precipitar o seu contedo de umidade. Teor de O2 sensores de O2

%CO + %CO2 = 0,2 100


Considere que a frao volumtrica de CO no sistema CO-CO2 seja igual a X e a frao volumtrica de CO2 igual a 1-X. 8870 K = 31,49 a 900oC (1173K) log K = + 9,06 T 0,2 X 2 K = 31,49 = K = PAaPBb/PCcPDd 0,752 1 X Fe + 2CO Fe(C) + CO2
1 ( PCO ) K = 31,49 = A ( PCO2 )
2

Resultando em X = 0,9917 e 1-X = 0,0083 %CO = 0,9917 (0,2) 100 = 19,83% %CO2 = 0,0083 (0,2) 100 = 0,17%

Uma vez que a composio da atmosfera de cementao conhecida, o potencial de carbono pode ser previsto por um grfico como aqueles apresentados no slide 264 ou por clculos.

2 1 (0,2 X ) K = 31,49 = A 0,2(1 X )

Ponto A na figura do slide 264!

267

268

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Avaliando e controlando as atmosfera de cementao


Assuma que a anlise do gs efluente de um forno de cementao, operando a 900oC, indique 0,2%CO2 e 22%CO. Deseja-se predizer a concentrao superficial de carbono do ao sendo cementado. A Figura no slide 264 indica que a concentrao superficial de carbono ser de 1,0% (veja o ponto B no grfico do centro esquerda).

Avaliando e controlando as atmosfera de cementao Problema:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Assuma que o ponto de orvalho e a composio do gs efluente de um forno de cementao a gs operando a 950oC sejam: Ponto de orvalho: -10oC; Composio: H2=40%, CO=20%. Deseja-se predizer a concentrao superficial de carbono da pea cementada.

Uma relao bem definida existe entre a razo H2O/H2 e a razo CO2/CO das atmosferas de fornos, de acordo com a seguinte reao: CO + H2O CO2 + H2 K = PAaPBb/PCcPDd
K=

log K =

1764 + 1,627 T K = 1,53

(CO )( H 2O )
(CO2 )( H 2 )

ou
( H 2O ) CO2 = K (H 2 ) CO

269

270

45

Avaliando e controlando as atmosfera de cementao

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Cementao: Propriedades e estrutura


Lembrando: Qual o objetivo da cementao?

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Ponto de orvalho de -10oC equivalente a 0,28% de H2O por volume. Assim:

H 2O 0,28 = = 0,007 H2 40
( H 2O ) CO2 = K (H 2 ) CO
CO2 H 2O 1 0,007 = 0,00458 = = CO H 2 K 1,53

Camada superficial martensita de C com boa resistncia ao desgaste e fadiga. Ncleo C e tenaz Aos para cementao usualmente 0,2%C Se for ao comum Resistncia Ferrita + Perlita Baixa temperabilidade

CO2 = (20)(0,00458) = 0,092% Slide pg. 264 950oC 0,092% CO2 e 20% CO deve estar em equilbrio com um ao de 1%C, sendo esta assim a concentrao superficial de carbono do ao cementado.

Muitas aplicaes requerem resistncia do ncleo para suportar a camada superficial dura para aplicaes severas.

271

272

Aos para cementao

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Etapa final: Tmpera e revenido

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Ideal aos ligados com boa temperabilidade de ncleo que formam martensita atravs de toda a pea (aplicaes crticas) e formam martensita na camada cementada quando a tmpera feita em leo (aplicaes menos crticas). Aos usuais SAE 8620, SAE 4320, 20NiMoCr6, SAE 4817, SAE 4820, 16MnCr5 e 20MnCr5.

Quando %C superficial e profundidade alcanadas (prpria seleo dos parmetros de cementao). Tmpera e revenido
Salmoura, gua + polmero lquido, leos ou sais fundidos

Detalhe Tmpera diretamente aps a cementao Ou resfriada e reaquecida para refinar a microestrutura e produzir uma menor quantidade de retida.
Pode ser dispensado nos casos de peas ou camadas cementadas de pequena profundidade (0,5 mm ou menos), desde que no sofram um tratamento de acabamento superficial posteriormente.

273

274

Microestrutura

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Perfis de carbono e de dureza tpicos de um material cementado (e temperado)

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Microestrutura de um ao SAE 8620 cementado e com etapa de difuso a 1050oC, resfriado at 845oC e temperado em leo. A martensita est na forma de placas (alto C - ~1%), com 20-30% de retida. Se existisse menos C na superfcie, a martensita seria mais fina tendendo para ripa, com reduzida % retida.

Obs.: %C na superfcie retida dureza na superfcie!

275

276

46

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Profundidade de camada cementada


Efeito do gelo fino:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Varivel especificada em projeto profundidade de camada cementada


850

750 Dureza, HV

Depende do critrio adotado Quem determina a profundidade da camada cementada?


0 0,4 0,8 1,6 1,2 Distncia da superfcie, mm

650

550

450

Camada cementada efetiva 50 HRc (513 HV) ou 0,4%C


277 278

Mecnica do contato

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

O contato ao lado envolve um cilindro elstico de raio R carregado contra um plano elstico por uma carga normal P. De acordo com a teoria de Hertz, os dois corpos se deformam, resultando em um contato de largura 2a com uma distribuio elptica de presso.

Um exemplo da distribuio de tenses subsuperficiais de acordo com a teoria de Hertz mostrado ao lado. Claramente, a mxima tenso cisalhante no ocorre na superfcie, mas abaixo desta, indicando que a falha iniciada abaixo da superfcie, onde a mxima tenso cisalhante ocorre.
279 280

Equaes:
a=
2 2 1 1 1 2 4 l R + E E 1 2

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Na presena de frico:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

2a = largura do contato

p2 =

R 1 1 2
E1

1 + 1 2 E2
2

p = tenso normal de contato

l=

c arg a linha de contato


Mxima tenso cisalhante Profundidade de mxima tenso cisalhante Na presena de frico, onde se precisa considerar no somente a tenso normal mas tambm a tenso tangencial, o ponto de mxima tenso cisalhante (onde o escoamento iniciar) se localiza muito mais prximo superfcie, de forma que a deformao plstica pode ocorrer mais prontamente do que no caso anterior.
282

Mx = 0,300 p

z = 0,786a

281

47

Critrio de escoamento

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Desgaste

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

O escoamento plstico iniciar, para esta geometria de contato, na profundidade de 0,786a, quando a tenso normal de contato for 1,5 x tenso de escoamento uniaxial em trao (Y ) ou quando a tenso cisalhante mxima (k) for igual a 0,5 Y. medida que a carga aumenta, a zona plstica aumentar em tamanho, atingindo a superfcie. Isto ocorre quando a tenso normal de contato for igual a 3Y. Este o valor de dureza por indentao do material (H).

283

Existem vrias formas de desgaste, sendo que a deformao plstica fundamental para o funcionamento dos diferentes mecanismos de desgaste. H autores que afirmam que qualquer mecanismo de desgaste ocorre atravs de um processo de fadiga. notrio que para que ocorra fadiga, deve existir necessariamente deformao plstica. Portanto, sem deformao plstica no h desgaste. Assim, todo e qualquer processo que busque um aumento da resistncia ao desgaste deve garantir um aumento da resistncia ao escoamento. claro que nos mecanismo de desgaste adesivo e desgaste/corroso, a reatividade qumica superficial tambm deve ser considerada. Os processos de engenharia de superfcie como a cementao e a nitretao branda aumentam a resistncia ao desgaste simplesmente pelo aumento da resistncia ao escoamento (dureza). J os processos de nitretao convencional, carbonitretao e filmes finos garantem um aumento da resistncia ao desgaste pelo aumento da dureza e pela produo de camadas com boa inrcia qumica.

284

Tenses residuais

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Tenses residuais

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Alm da microestrutura tenses residuais tambm afetam favoravelmente a resistncia fadiga. Tenses residuais compressivas na camada cementada Como so formadas estas tenses? Gradiente de C Gradiente de MS Superfcie MS mnima Mais para o interior MS aumenta Tmpera T da pea < MS em um ponto abaixo da superfcie Martensita se forma neste ponto Seqncia da tmpera forma martensita na superfcie
Expanso restringida pela subsuperfcie j transformada Resultado tenses residuais compressivas na superfcie
285

Ao: 0,26C; 1,08Mn; 0,93Cr; 0,15Ni; 0,3Mo; 0,06Ti; 0,024S; 0,013P ToTo: Cementao gs 930-940oC Tmpera 840-850oC Revenido 1h a 180-200oC

286

Complicaes

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Oxidao interna

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Problemas de processamento afetam negativamente as propriedades mecnicas. Caso usual em cementao a gs oxidao interna Pode alcanar at 25m de profundidade
Oxidao intergranular ao longo dos contornos de gro da em um ao cementado.

Aplicaes crticas camada com oxidao interna removida por retificao ou usinagem. Soluo cementao a vcuo

Reduz a resistncia fadiga, principalmente se por oxidao dos elementos de liga no forma martensita.
residuais compressivas
287 288

48

Complicaes: %C na superfcie

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Complicaes: microtrincas
Causa choque das placas de martensita

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Alta quantidade de retida

Microtrincas microestruturas martensticas de alto C

Carbonetos em contorno de gro

Microtrincas na camada cementada de um ao SAE 8620 de granulao grosseira.

Menor intensidade: Como aconteceu?


Etapa de difuso muito curta Efeito da geometria (cantos) Ao com gros mais finos Martensita de menor C (ripa) Revenido

289

290

Cementao: Fadiga
Efeito do tamanho de gro e retida:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Cementao: Fadiga

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Testes de fadiga por dobramento em um ao SAE 8719 cementado a gs e a plasma.

Alto limite de fadiga finos gros austenticos e baixa % retida. Resultado Resfriamento e reaquecimento aps a cementao
291

Limite de fadiga em funo do tamanho de gro (ao 8719)

Limite de fadiga em funo da % retida (ao 8719)

292

Tratamento criognico

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Tratamento criognico

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

retida fonte de instabilidade dimensional, tenses residuais excessivas e fissurao.


Mais proeminente em camadas cementadas de alto carbono e com elementos de liga, bem como em peas que foram temperadas diretamente de altas temperaturas de cementao. Reduzem as temperaturas Ms e Mf. Em alguns casos, a temperatura Mf pode estar bem abaixo da temperatura ambiente, o que favorece a reteno de grandes quantidades de austenita.

A quantidade especfica de transformao alcanada por um tratamento subzero extremamente difcil de prever. O grau de relutncia para a transformao a uma dada temperatura influenciado por: Quantidade de retida no incio do tratamento criognico; Tempo decorrido entre a tmpera e o tratamento criognico; Qualquer tratamento trmico intermedirio, com o revenido; Nvel geral de tenses residuais compressivas na pea; Qualquer trabalho a frio realizado no material, como o endireitamento; Geometria da pea/parte.

Reduzir retida tratamento criognico ou subzero


Basicamente uma continuao da tmpera, durante o qual a austenita retida na camada cementada se transforma em martensita.A porcentagem de transformao est relacionada com a temperatura ao invs do tempo na temperatura, isto , menores temperaturas de transformao garantem maiores nveis de transformao. Mltiplos tratamentos produzem ganhos cada vez menores. Quase toda a transformao produzida pelo primeiro tratamento criognico.
293

294

49

Tratamento criognico
Efeito do revenido:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Nitretao

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

O revenido de 150 a 175oC, antes do tratamento criognico, comumente realizado com o objetivo de se reduzir a tendncia formao de microtrincas subsuperficiais. O revenido tende a estabilizar a austenita retida. Uma temperatura levemente menor necessria para se alcanar o mesmo grau de transformao com o tratamento subzero. Um longo perodo na temperatura ambiente provavelmente tem um efeito estabilizador mais forte do que o revenido imediatamente aps a tmpera.

Nitretao ToTo de endurecimento superficial que introduz nitrognio na superfcie do ao. A contrrio da cementao, a nitretao realizada a baixa T, quando o ao est ferrtico.

Objetivos: - Obter alta dureza superficial - Alta resistncia ao desgaste - Maior resistncia fadiga - Maior resistncia corroso (formao de nitretos) - Baixas temperaturas de processamento (ferrtico) - Mnima distoro e controle dimensional (sem tmpera) Inconvenientes: - Longos tempos de tratamento - Pequena profundidade de penetrao (<0,5mm)
No que isto importante?
296

295

Mecanismo de endurecimento
- Soluo slida - Precipitao de nitretos - Formao de uma camada de nitretos

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Estrutura da camada nitretada


Depende do ao e parmetros de tratamento

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

No h necessidade de transformao martenstica!

297

298

Estrutura da camada nitretada


Zona de difuso:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Estrutura da camada nitretada

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Estrutura do ncleo com maior dureza Mecanismos de endurecimento: Soluo slida0,4% em peso de Nancoramento de discord. Precipitaonitretos de Fe e de elementos de liga muito finos Travam o movimento de discordncias

Camada de compostos (camada branca):


Formao de nitretos (intermetlicos): Fe4N camada relativamente frgil Fe2-3N carbono ajuda, por isso acrescentar CH4

boas propriedades tribolgicas


299 300

50

Microestrutura

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aos para nitretao

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

- Qualquer - Mas com Al,Cr,V, W, Mo melhores resultados


Camada branca Principal elemento adicionado: 0,85-1,5%

Pr-tratamento trmico
Zona de difuso

- Endurecveis tmpera e revenido - T de revenido > T de nitretao

Limpeza antes da nitretao

301

302

Nitretao gasosa
Fonte de nitrognio gs (NH3)
Dissociao da amnia: T = 510oC 2NH3 2N + 3H2 tempo = 12 a 120h

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Nitretao lquida

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Nitretao slida
Anlogo cementao slida ou em caixa Fonte de nitrognio compostos orgnicos a base de N

Fonte de nitrognio sais fundidos (cianetos e cianatos) Contrrio cementao lquida tratamento subcrtico Tratamentos de peas acabadas Estabilidade dimensional
60-70% 96%NaCN+2,5%Na2CO3+0,5%NaCNO 30-40% 96%KCN+0,6%K2CO3+0,75%KCNO+0,5%KCl T=565oC Modernamentebanhos sem cianetoenvironmental friendly
303 304

Banho comercial:

Nitretao a plasma

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Etapas do processo:
- Limpeza - Evacuao da cmara 0,05-0,1torr - Aquecimento da carga:
--Simples bombardeamento inico --Modernamente resistivo

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

- Admisso do gs de tratamento H2+N2 (CH4)1-10torr - Sob a influncia de um potencial eltrico (500-1000V) Dissociao e ionizao do nitrognio (plasma)

Acelerao dos ons em direo ao ctodo


Perto do ctodoons de N recebem um eltron e emitem um fton No impacto dos onsenergia cintica convertida em calor
305 306

51

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Nitretao

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Camadas nitretadas so mais duras que camadas cementadas! Detalhe importante camadas nitretadas so estveis em servio at temperaturas prximas da temperatura de nitretao. Justamente os nitretos de elementos de liga formados so estveis a alta T, o que mantm o seu efeito de aumento de resistncia por precipitao. Assim: A nitretao produz excelente resistncia ao desgaste e ao emperramento para condies onde calor gerado por frico entre partes em contato e em movimento relativo.

307

308

Carbonitretao
Forma modificada da cementao a gs

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Adio de NH3 na atmosfera cementante: C e N introduzidos

Revestimentos protetores

N aumenta a temperabilidade do ao Possibilidade de usar aos ao carbono


Possibilidademeios menos severos de tmperamenos distoro

Tmpera em leo de 1010, 1020 e 1113


Tipicamente, a carbonitretao realizada a menores temperaturas e por tempos mais curtos do que a cementao a gs, produzindo uma camada mais rasa do que a cementao convencional. A carbonitretao usada, primariamente, para criar uma camada dura e resistente ao desgaste, geralmente com 75-750 m de profundidade 309
Filmes finos protetores em ferramentas de corte e conformao
310

Deposio qumica de vapor - CVD


Deposio de camadas: - Metais - Carbono e silcio - Carbetos, nitretos, xidos, intermetlicos

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Princpio

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Deposio de um slido em uma superfcie quente atravs de uma reao qumica a partir da fase vapor ou gasosa (precursor). Reaes: - Decomposio trmica (pirlise) - Reduo - Hidrlise - Oxidao - Cementao - Nitretao obs.: Podem acontecer individualmente ou em conjunto
311 312

Importante nas aplicaes: - Semicondutores ou outros componentes eletrnicos - Revestimento em ferramentas, mancais (resistncia ao desgaste). - Produtos ticos, tico-eletrnicos e resistentes corroso

52

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

CVD trmico
Trs componentes: - Fornecimento de gs - Reator - Sistema de exausto

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Processos de CVD e equipamentos


Toda reao qumica requer uma energia de ativao Vrios mtodos Ativao trmica Original e ainda o principal

Reao ativada por alta temperatura (>900oC)

313

314

CVD a plasma

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Descrio do processo
(300-700oC) Em CVD trmico: Elementos do filme introduzidos via precursores gasosos Transportados at o substrato quente adsorvidos Reaes qumicas formao do filme no substrato Subprodutos de reao bombeados para fora do sistema

- Opera em temperaturas mais baixas - Deposio em substratos sensveis a temperatura -- Metais de baixo ponto de fuso -- Transformao de fase -- Polmeros - Diferenas de expanso trmica podem gerar trincas e delaminao do revestimento.

315

316

Em PACVD

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Em PACVD Precursores gasosos sujeitos a campos eltricos Reagem com eltrons livres Colises elsticas e inelsticas com as molculas do gs Excitao e ionizao do gs Gerando espcies altamente reativas: - Neutrons excitados - Radicais livres - ons - Mais eltrons
317

Frao das espcies precursoras no gs sofrem ionizao e excitao por impacto de eltrons, gerando as espcies reativas. Menor barreira energtica para reaes fsicas e qumicas do que gs original. Reagindo a menores temperaturas

Resultado: - Menores temperaturas - Maiores taxas de deposio


318

53

Lamef - UFRGS Termo-laser CVD ou pirlise a laser Energia trmica do laser Aquece um substrato absorvente sem aquecimento do gs Aquecimento localizado deposio restrita a rea aquecida

Prof. Carlos Fortis

Ao da luz (UV) reao qumica Energia suficiente quebrar as ligaes qumicas no gs Fton-laser CVD difere do laser CVD porque no requer calor Reao fton-ativada Ocorre essencialmente na T ambiente Vantagens sem restrio do substrato Desvantagem baixa taxa de deposio
320

Fton-laser CVD

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

319

Materiais tpicos para CVD e reaes

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Materiais no metlicos Grafite Decomposio trmica de um hidrocarboneto Geralmente CH4 Pirlise a 1100oC CH4 C + H2

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Metais refratrios: - Rnio: 3180oC Reduo do fluoreto pelo H2 na faixa de T de 500-900oC ReF6 +3H2 Re + 6HF - Molibdnio: 2610oC Reduo do cloreto pelo H2 na faixa de T de 400 a 1350oC MoCl6 + 3H2 Mo + 6HCl - Tungstnio: 3410oC Reduo do fluoreto pelo H2 na faixa de T de 300 a 700oC WF6 + 3H2 W + 6HF
321

322

Diamante

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

O CVD de diamante requer a presena de hidrognio atmico, o qual seletivamente remove grafite, ativa e estabiliza a estrutura do diamante. A dissociao de hidrognio requer uma fonte de alta energia.

Materiais cermicos

Carbeto de silcio: CH3SiCl3 SiC + 3HCl


T=900-1400oC em uma atmosfera de H2

Carbeto de titnio: TiCl4 + CH4 TiC + 4HCl


T=850-1050oC em uma atmosfera de H2
CH4 C (diamante) + 2H2

Nitreto de boro: BCl3 + NH3 BN + 3HCl


T=1300oC

Nitreto de titnio: TiCl4 + NH3 +1/2H2 TiN +4HCL


T>900oC

Mecanismo de deposio complexo e no totalmente compreendido.


323

Alumina: 2AlCl3 + 3H2 +3CO2 Al2O3 + 3CO +6HCl


T=1050oC com excesso de H2
324

54

Deposio fsica de vapor (PVD)

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Tcnica de revestimento por vaporizao, envolvendo a transferncia de material em um nvel atmico. Similar CVD, exceto que o precursor slido. PVD realizado em vcuo, em 4 etapas: - Evaporao alvo bombardeado e vaporizado - Transporte tomos vaporizados para o substrato - Reao reao entre tomos vapor. e gases durante transp. - Deposio construo do revestimento no substrato Objetivos: - Aumentar a dureza e a resistncia ao desgaste - Reduzir a frico - Aumentar a resistncia oxidao
325

Aplicaes
Aeroespacial Automotiva Prteses e implantes cirrgicos Moldes e matrizes de injeo, forjamento etc... Ferramentas de usinagem Revlveres e pistolas

326

Processos de deposio por PVD

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Deposio a vcuo tomos ou molculas de uma fonte de vaporizao alcanam o substrato sem colidirem com molculas de gs residual. Vantagem alta taxa de deposio de materiais puros e variados sobre uma grande rea. Desvantagem filmes sem propriedades timas Vcuo < 0 ,1mtorr bombardeamento do substrato por gs residual que pode contaminar o filme < 10-7torr Temperatura 25 a 500oC Deposio: - Metais puros Al, Ag, Au, Ni, Cr, Ti, Mo, W - Ligas Inox, Ni-Cr, Pb-Sn - Compostos Al2O3, TiV, TiB2 Evaporao: resistivo (at 1800oC) e feixe de e (>1800oC).
327

Evaporao reativa Gs reativo + material vaporizado composto e depositado Exemplos: formao de xidos ou nitretos Possibilidade de interface gradeada melhor adeso Evaporao reativa ativada Gs reativo est ativado ons ou outras espcies ativas Menor densidade de gs reativo e menor energia de ativao para as reaes qumicas menor T Ativao por plasma, por exemplo.
328

Sputtering

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

ons energticos bombardeamento ejeo de tomos do alvo para a forma gasosa Colises transferncia de momento devido s colises on incidente tomos do alvo

Talvez 1a coliso empurre os tomos mais fundo Colises subseqentes entre os tomos Ejeo de alguns tomos prximos superfcie Sputtering Fluxo de ons incidentes produzido por plasma Funes do sputtering: Ataque por sputtering remoo de material da superfcie Limpeza Deposio por sputtering re-deposio dos tomos arrancados em uma outra superfcie (substrato).

329

330

55

Sputtering reativo e no reativo

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Sputtering reativo

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Sputtering no reativo Gs inerte (argnio) no participa na formao de compostos no alvo e no substrato gera o plasma e causa sputtering do material do alvo. Aplicao deposio de finas camadas metlicas (ouro) para microscopia eletrnica. Possibilidade deposio de TiN por sputtering de um alvo de TiN alguns problemas interessante sputtering reativo

- Ctodo revestido por composto: Gs reativo inserido na cmara durante sputtering Formao do composto no alvo Removido por sputtering e depositado no substrato - Ctodo met metlico: Ctodo superfcie metlica limpa Formao do composto superfcie do substrato

331

332

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Aplicaes de filmes produzidos por sputtering Revestimentos decorativos em armaes de culos, relgios etc...

Filmes em ferramentas de usinagem e conformao

333

334

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Tratamentos Dplex

Mecnica do contato

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

O contato ao lado envolve um cilindro elstico de raio R carregado contra um plano elstico por uma carga normal P. De acordo com a teoria de Hertz, os dois corpos se deformam, resultando em um contato de largura 2a com uma distribuio elptica de presso.

Conceito do gelo fino de fundamental importncia para os tratamentos dplex

335

336

56

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Equaes:
a=
2 2 1 1 1 2 4 l + R E E 1 2

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

2a=largura do contato

p2 =

R 1 1 2
E1

1 + 1 2 E2
2

p= tenso normal de contato

l=

c arg a linha de contato


Mxima tenso cisalhante Profundidade de mxima tenso cisalhante

Um exemplo da distribuio de tenses subsuperficiais de acordo com a teoria de Hertz mostrado ao lado. Claramente, a mxima tenso cisalhante no ocorre na superfcie, mas abaixo desta, indicando que a falha iniciada abaixo da superfcie, onde a mxima tenso cisalhante ocorre.
337

Mx = 0,301 p

z = 0,786a

338

Na presena de frico:

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Critrio de escoamento

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Na presena de frico, onde se precisa considerar no somente a tenso normal mas tambm a tenso tangencial, o ponto de mxima tenso cisalhante (onde o escoamento iniciar) se localiza muito mais prximo superfcie, de forma que a deformao plstica pode ocorrer mais prontamente do que no caso anterior.
339

O escoamento plstico iniciar, para esta geometria de contato, na profundidade de 0,79a (0,786), quando a tenso normal de contato for 1,5 x tenso de escoamento uniaxial em trao (Y ) ou quando a tenso cisalhante mxima (k) for igual a 0,5 Y. A medida que a carga aumenta, a zona plstica aumentar em tamanho, atingindo a superfcie. Isto ocorre quando a tenso normal de contato for igual a 3Y. Este o valor de dureza por indentao do material (H).

340

Desgaste

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Tratamento dplex

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Existem vrias formas de desgaste, sendo que para a deformao plstica fundamental para o funcionamento dos diferentes mecanismos de desgaste. H autores que afirmam que qualquer mecanismo de desgaste ocorre atravs de um processo de fadiga. notrio que para que ocorra fadiga, deve existir necessariamente deformao plstica. Portanto, sem deformao plstica no h desgaste. Assim, todo e qualquer processo que busque um aumento da resistncia ao desgaste deve garantir um aumento da resistncia ao escoamento. claro que nos mecanismo de desgaste adesivo e desgaste/corroso, a reatividade qumica superficial tambm deve ser considerada. Os processos de engenharia de superfcie como a cementao e a nitretao branda aumentam a resistncia ao desgaste simplesmente pelo aumento da resistncia ao escoamento (dureza). J os processos de nitretao convencional, carbonitretao e filmes finos garantem um aumento da resistncia ao desgaste pelo aumento da dureza e pela produo de camadas com boa inrcia qumica.

Para que ocorra deformao plstica, o critrio de escoamento deve ser satisfeito. Com a nitretao, aumenta-se Y local (no ponto de mxima tenso cisalhante), tornando-se necessrio se aplicar uma tenso de contato maior. Alm disso, quanto maior a tenso de contato, mais profundo o ponto de mxima tenso cisalhante. por isso que quanto mais severo for o carregamento, mais profunda dever ser a zona de difuso. A intensidade da tenso de contato funo da aplicao. Caso o substrato no garanta sustentao de carga, ocorrer deformao plstica neste, produzindo flexo e ruptura do filme fino (Thin-Ice Effect). Dependendo da aplicao (condies de carregamento), apenas um processo no pode garantir o desempenho esperado. Da surgiu o que Bell chamou de Second Generation of Surface Engineering, que incorpora dois ou mais tratamentos que combinados garantem resultados que no poderiam ser alcanados por apenas um tratamento.
342

341

57

Efeito do gelo fino

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

Prof. Carlos Fortis Lamef - UFRGS

0,5 0,45 0,4 0,35 0,3 0,25 0,2 0,15 0,1 0,05 0
0 100

Desgaste de flanco VB B (mm)

Simples TiN Duplex TiN

200 300 400 500 Tempo de usinagem (min.)

600
344

343

58

También podría gustarte