Está en la página 1de 9

Material de apoio para a disciplina Suinocultura CCBN650

CAP.7

RAAS E CRUZAMENTOS DE SUNOS.

Rio Branco AC Janeiro de 2014


0

7.1 Raas de Sunos Uma raa em suinocultura constituda a partir de um conjunto de animais com caractersticas semelhantes, adquiridas por influncias naturais e sexualmente transmitidas. Desta forma, alguns escritores dividem as raas existentes no Brasil segundo dois grupos: raas estrangeiras e nacionais. No Brasil, atualmente, as principais raas de sunos estrangeiras utilizadas so Landrace, Large White e Duroc, sendo que mais de 90% da composio racial dos sunos de abate baseia-se nessas trs raas. Outras raas estrangeiras que tm sido utilizadas em menor escala so Pietran, Hampshire e Wessex. As raas nacionais so agrupamentos de animais descendentes das raas trazidas pelos colonizadores. Dispersas em propriedades rurais de todo o territrio nacional, so os animais preferidos pelos pequenos produtores pela: - rusticidade (se adaptam melhor s condies climticas do nosso pas); - menos exigente em relao alimentao; - menos exigente em relao ao manejo; - apresentam sabor diferenciado da carne e derivados. - mais apropriados produo de banha; - ficam prontos para o abate mais tarde se comparado a outras raas; - so poucos prolferos (frteis) e de baixa produtividade; Entre as raas nacionais mais populares esto a Piau, Canastra, Caruncho, Nilo, Tatu, Pereira, Piratinga, e Moura.

7.1.1 Caractersticas das principais raas

Figura Tipos de orelhas e perfis dos sunos

a) LANDRACE Origem Dinamarquesa Pelagem Branca Tipo de orelha Clticas Particularidades suas caractersticas bsicas so prolificidade, habilidade materna e alto desempenho, sendo muito utilizada nos programas de produo de linhas fmeas (F1). Os animais dessa raa tm excelente conformao, as fmeas com tima produo leiteira, boa converso alimentar, comprimento de corpo excelente e produo de carcaas com pouca porcentagem de gordura. A pele destes animais despigmentada, o que os faz muito sensvel luz (fotossensibilizao). Apresenta com frequncia problemas de cascos e aprumos.

Macho Landrace

Fmea Landrace

b) LARGE WHITE Origem Inglesa Pelagem Branca Tipo de orelha Asiticas Particularidades suas caractersticas bsicas so prolficidade, habilidade materna e alta produtividade. Apresentam alto rendimento produtivo e tima qualidade de carcaa, Apresentam habilidade materna e so utilizadas como linha fmea. Possuem menos problemas com casco e aprumos e apresentam fotossensibilizao.

fmea Large White c) DUROC Origem Americana Pelagem Vermelha Tipo de orelha Ibrica Particularidades suas caractersticas bsicas so precocidade, rusticidade e excelente adaptao em nosso meio. Utilizada como raa macho em cruzamentos. Apresentam boa qualidade e alto rendimento de carcaa. Apresentam mdia prolificidade e baixa habilidade materna.

O uso da raa propicia melhoria na qualidade da carcaa, pois fornece msculo com maior teor de gordura marmorizada.

Fmea Duroc

d) PIETRAM Origem Belga Pelagem Malhada de preto e branco Tipo de orelha Asiticas Particularidades -Raa de quatro pernis - excelente massa muscular; baixa velocidade de ganho de peso, problemas cardacos hbridos com gentica pietran no devem ser manejados em alta temperatura; Fmea com baixa habilidade materna. Utilizado como linha macho.

Macho Pietran

7.1.2 Comparao entre raas puras e cruzamentos Leites nascidos por leitegada em fmeas de raas puras (prolificidade).

Figura 1. Leites nascidos por leitegada em fmeas de raas puras

Fonte: ABCS (2013)

7.2 Cruzamentos Cruzamentos so acasalamentos entre raas ou linhas diferentes de sunos. O objetivo principal a obteno de animais F1 e sunos para abate, aproveitando os efeitos da heterose (ao de genes no aditivos) e da complementaridade. F1: So animais da primeira gerao de cruzamento de duas raas puras e que sero usadas para cruzamentos com outro animal. Em geral utilizam-se as fmeas como F1. Fmeas F1, recomendadas para reproduo, devem reunir genes de raas com boa taxa de crescimento e tima prolicidade (ex: LD e LW) a ser acasaladas com machos de uma s raa (ex: DR) ou hbridos, que apresentem principalmente um destacado rendimento de carne magra, de boa qualidade. Define-se heterose como sendo a superioridade dos mestios em relao mdia dos pais de raa pura (Ferreira, 2012). Quanto maior a diferena gentica entre duas raas, maior a expectativa de heterose na prognie. A complementaridade a combinao de caractersticas de duas ou mais raas. Ex: Raa A (boa reprodutora) X Raa B (boa carcaa) A produo de sunos pode ser feita usando vrios esquemas de cruzamentos: 1) Sistemas xos de cruzamentos de duas raas: a) Cruzamento simples: cruzamento entre macho e fmea de duas raas diferentes para produo de F1. Entre os F1, o mais conhecido o resultante do cruzamento entre machos e fmeas das raas Landrace e Large-White, muito utilizados para produzir fmeas para o plantel de matrizes. Ex: machos Large White (LW) + fmeas Landrace (LD) = fmeas F1 (LWLD) machos Landrace (LD) + fmeas Large White = fmeas F1 (LDLW)

Tambm se utiliza o macho Duroc (DR) para cruzamento com fmeas Landrace (LD) ou Large White (LW). Os animais produzidos so todos vendidos para o abate. Quando se dispe de apenas duas raas, a com maior capacidade para produzir leites deve ser utilizada sempre como a raa materna. No caso de DR e LD, por exemplo, machos DR devem ser acasalados com fmeas LD e no o contrrio. b) Retrocruzamento ou back cross: Acasalamento de fmeas F1 com machos de uma das raas da fmea. Permite explorar 100% da heterose materna e 50% da heterose individual. Ex: macho LW x fmea F1 (LDLW) macho LD x fmea F1 (LWLD) Sunos resultantes do retrocruzamento so todos destinados para o abate. Na EMBRAPACNPSA, vericou-se que fmeas F1 em retrocruzamento podem produzir at trs embries a mais do que fmeas de raas puras e nmero igual de embries ao cruzamento de trs raas. 2) Sistema xo de cruzamento de trs raas Three-cross: Cruzamento de fmeas F1 com machos de uma terceira raa. No Brasil, um dos cruzamentos mais recomendados : machos DR x fmeas F1 (LWLD). Os animais que resultam do cruzamento tm 50% de genes de DR; 25% de LW; 25% de LD. 3) Sistema xo de cruzamento de quatro raas: Permite explorar 100% da heterose individual, materna e paterna, mas sua aplicao apenas vivel quando se dispe de quatro ou mais raas ou linhas de seleo de alta capacidade gentica. Nesse caso, recomenda-se o cruzamento de machos hbridos, com potencial gentico para produo de carcaas com alto rendimento de carne magra e de boa qualidade com fmeas F1, com capacidade para produzir mais de 20 leites por ano. Ex: - DRLB (machos DR + fmeas Landrace Belga (LB) x F1 - DRHS, do cruzamento de DR e Hampshire (HS) x F1 - PIHS, do cruzamento de Pietrain (PI) e HS x F1 - PILW, do cruzamento de PI e LW com caractersticas de linha macho x F1 4) Sistema contnuo ou rotacional de cruzamento de duas ou trs raas: Consiste em utilizar animais de duas ou trs raas, em cruzamentos alternados. A cada nova gerao, introduz-se machos da raa menos relacionada com as fmeas podendo-se, para isso, fazer uso da inseminao artificial. Apresentam a vantagem de no ser necessrio adquirir as fmeas de reposio, mas apenas os machos. 5) Produo de animais sintticos: uma alternativa para os sistemas de cruzamento j descritos. Animais sintticos so destinados para a reproduo ou em atividade reprodutiva, resultante da combinao de diferentes propores de gentipos e que pertence a uma linhagem desenvolvida com fins zootcnicos especficos. Algumas companhias de melhoramento desenvolvem linhagens sintticas, que so obtidas a partir de raas j existentes. No relatrio de registro genealgico e provas zootcnicas de 2012, da Associao Brasileira de Criadores de Sunos (ABCS, 2012), so descritas as raas/linhagens sintticas: Tia Meslan (16,6% de Large White, 25% de Meishan, 25% de Xia Jing, 16,6% de Hampshire e 16,6% de Pietrain), Lacone (33,3% de Hampshire, 33,3% de Pietrain e 33,33% de Large White), Penshire (50% de Hampshire, 35% de Duroc e 15% de Large White)

Embrapa MS115 - terceira gerao dos sunos light da Embrapa, a mesma formao de raas da linhagem antecessora, o MS60, Raa sinttica linha L65: Composio Racial: large white = 44,92%, pietrain = 29,69%, duroc = 23,44%, landrace = 1,95%. Raa sinttica linha L7: Composio Racial: large white = 75% e landrace = 25%.

7.3 Vantagens do melhoramento gentico Os objetivos do melhoramento gentico de sunos so: - Produzir carne de boa qualidade a mnimo custo - Obter o mximo de eficincia de crescimento (ganho de peso e converso alimentar); - Obter eficincia reprodutiva (n. de leites desmamados por matriz/ano); - Melhorar a qualidade da carcaa (maior porcentagem de carne na carcaa e distribuio de carne em cortes de maior valor comercial); - Melhorar a qualidade de carne (fatores sensoriais, nutritivos, higinicos e processamento).

Referncias bibliogrficas ABCS. Relatrio Anual de Registro Genealgico 2012. disponvel em http://www.abcs.org.br/images/pdf/relabcs2012.pdf FVERO, J.A. et al. Produo Sunos. Embrapa Aves e Sunos. Acesso em 13/11/2013. Disponvel em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Suinos/SPSuinos/construcao.html IRGANG, R., et al. Heterose e complementariedade entre raas na produo de sunos para o abate. Ano I No 3 Junho/1992 Peridico tcnico-informativo elaborado pela EMBRAPACNPSA. Disponvel em: http://docsagencia.cnptia.embrapa.br/suino/suidin/sudi003.pdf SOBESTIANSKY, J.; WENTZ, I.; SILVEIRA, P. R. S.; SESTI, L. A. Suinocultura Intensiva: Produo, Manejo e Sade do Rebanho. Braslia: EMBRAPA, Servio de Produo de Informao, 1998. 388p.

También podría gustarte