Está en la página 1de 5

Comercializao e certificao de produtos agroecolgicos 1

Larcio Meirelles Engenheiro agrnomo centro.litoral@terra.com.br Implcita ou explicitamente, as distintas escolas de pensamento que buscam alternativas sustentveis para a agricultura reforam a ligao existente entre processos de mudana tecnoambientais e os condicionantes polticos, econmicos e sociais presentes nesse processo de transio rumo a uma nova agricultura. A transformao nas formas de circulao, distribuio e consumo do produto agrcola torna-se, assim, componente fundamental no processo de construo de novas relaes dos seres humanos, entre si e com a natureza, no mbito da atividade agrcola. Vejamos alguns exemplos.

Reunidas em Copenhague, em 1993, ONGs de diferentes pases do mundo definiram agricultura sustentvel como: Um modelo de organizao social e econmica baseado em um desenvolvimento eqitativo e participativo (...) A agricultura sustentvel quando ecologicamente equilibrada, economicamente vivel, socialmente justa, culturalmente apropriada e fundamentada em um conhecimento cientfico holstico.2

J Altieri3 expressa-se da seguinte maneira na busca dessa definio: As necessidades para se desenvolver uma agricultura sustentvel no so apenas biolgicas ou tcnicas, mas tambm sociais, econmicas e polticas, ilustrando os fatores necessrios para se criar uma sociedade sustentvel. inconcebvel promover mudanas ecolgicas no setor agrcola sem a defesa de mudanas comparveis nas outras reas correlacionadas da sociedade.

1 Respeitamos o termo empregado pela Coordenao do ENA para definir o objeto do artigo. Sabemos que a expresso produtos agroecolgicos gera controvrsias, que no sero, contudo, discutidas aqui. 2 Ehlers, Eduardo. Agricultura sustentvel: origens e perspectivas de um novo paradigma. So Paulo: Livros da Terra, 1996.

Bernward Geier4, secretrio-geral da Ifoam,5 afirma que: A Ifoam d especial nfase necessidade de integrar as preocupaes ambientais e sociais nas polticas e acordos comerciais, deixando claro que o desenvolvimento econmico, atravs do comrcio, no deveria por em perigo o ambiente nem os direitos sociais, e que deveria fazer parte do conceito holstico do movimento orgnico.

Esse tipo de concepo tem-se traduzido at em instrumentos de legislao. A Instruo Normativa 007, de 17 de maio de 1999, do Ministrio da Agricultura define agricultura orgnica e afirma que ela deve visar tambm ao fomento da integrao efetiva entre agricultor e consumidor final de produtos orgnicos, e o incentivo regionalizao da produo desses produtos orgnicos para os mercados locais.

Essas definies evidenciam que o iderio agroecolgico no se limita a uma mudana nos paradigmas de cunho tcnico-cientfico. Protagonismo popular, respeito diversidade cultural e implantao de formas de comercializao que beneficiem a populao como um todo, so alguns exemplos de correlatos importantes e constantemente mencionados.

Se isso verdadeiro, porm, por que, na maioria das vezes, os produtos limpos chegam ao mercado pelas vias convencionais, transformando-se em mais um nicho em mercado j altamente excludente? O caminho assinalado pelas grandes redes de supermercados, pela exportao e pelo preo altamente diferenciado, estar, de fato, sintonizado com o caminho de uma transformao mais abrangente da base social e ecolgica de nossa agricultura?

Vrios so os fatores que fazem muitos produtores agroecolgicos utilizarem "tcnicas alternativas", mas optarem por um "mercado convencional". Deles podemos citar alguns: o acentuado crescimento do mercado de produtos limpos atraiu para o setor uma parcela de empresrios, rurais e urbanos, a maioria no identificada com o que aqui se denomina iderio agroecolgico; a necessidade premente de reproduo econmica da agricultura familiar tambm obriga esse setor e seus aliados a buscarem alguma forma de insero no mercado, muitas vezes no acompanhada de reflexo sobre o papel desse mercado na construo de um desenvolvimento

Altieri, Miguel. Agroecologia, as bases cientficas da agricultura alternativa. Rio de Janeiro: PTA/ Fase, 1989. Geier, Bernward, Desenvolvimento local num mercado global. Artigo consultado em 29 de abril de 2002 no site da Internet http://www.ifoam.org/orgagri/mercado_global.html. 5 Sigla em ingls para Federao Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgnica.
4

rural sustentvel; a falta de apoio pblico para o redesenho das redes de comrcio hoje estabelecidas - centralizadas e oligopolizadas - seguramente tambm contribui para esse quadro.

Isso posto, podemos avanar e colocar aquela que pode ser considerada a frase sntese da argumentao que aqui queremos desenvolver: as estratgias de comercializao e certificao de produtos agroecolgicos devem buscar coerncia com os princpios que originaram o prprio movimento agroecolgico". Em outras palavras, importante articular a mudana tecnolgica transformao das relaes de produo, circulao e consumo que sustentam a chamada "agricultura moderna".

O trabalho com agroecologia deve ter como pressuposto a percepo de que o mercado criatura e no criador, como quer nos fazer crer a escola econmica neoliberal. O mercado e suas regras, portanto, no so uma realidade absoluta qual devemos moldar-nos, mas um conjunto de relaes historicamente construdas e que tanto podem dominar como ser dominadas por outras prticas sociais.

A forma como vem ocorrendo a certificao exemplo emblemtico de como a chegada ao mercado pode ser acompanhada de prticas incoerentes com alguns dos princpios e das percepes que se aglutinam em torno do conceito de agroecologia. Do pressuposto lgico e pertinente de que o consumidor tem direito garantia da qualidade agroecolgica do produto que adquire, derivou-se para a defesa de uma estrutura burocrtica e policialesca de certificao, que trabalha com inspees e parte de uma premissa de suspeio dos agricultores. Entendemos que essa estrutura no guarda relao com o princpio do resgate dos agricultores e das agricultoras como sujeitos do processo produtivo.

Preos altamente diferenciados, circulao planetria de mercadorias e o desenho de agroecossistemas a partir da lgica das vantagens comparativas so outros exemplos de como a insero mais ativa no mercado acaba por fazer com que iniciativas que surgem da busca de um novo modelo de desenvolvimento rural com base nos princpios da agroecologia se adequem ao mercado e se afastem, em velocidade nem sempre perceptvel, de suas plataformas iniciais.

Mas esse caminho, de excessivo apreo s leis de mercado e de conseqente eroso dos princpios agroecolgicos, no , felizmente, o nico. Experincias em curso demonstram que possvel conciliar presena ativa no mercado e coerncia com esses mesmos princpios. 3

No Paran, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul j h alguns anos toma forma e corpo a Rede Ecovida de Agroecologia, uma instncia de articulao entre distintos atores que atuam no campo da agroecologia. Um dos objetivos da Rede promover a certificao participativa. Nessa perspectiva, o reconhecimento demandado pelo agricultor e a credibilidade exigida pelo consumidor so gerados sob metodologia que propicia a participao de todos os envolvidos e interessados na produo de alimentos e fibras. Nesse sentido, a certificao tem sido trabalhada como um processo pedaggico em que agricultores, tcnicos e consumidores se integram no intento de buscar expresso pblica da qualidade do trabalho que desenvolvem.

Tambm o redesenho de redes de comercializao vem ocorrendo em diversos locais,6 tendo crescido a busca de equipamentos de comercializao que permitam tanto a aproximao entre agricultores e consumidores quanto o exerccio da transparncia e da solidariedade.

So inmeras feiras locais e regionais, iniciativas de entregas de cestas domiciliares, pontos de venda direta organizados tanto pelo poder pblico como por associaes de bairros ou sindicatos, abastecimento de mercados institucionais e vrias outras medidas de comercializao que apontam para esse redesenho.

Em alguns locais comeam a se configurar o que podemos denominar redes solidrias de produo e circulao de produtos ecolgicos, nas quais distintos atores, envolvidos com diferentes etapas do processo produtivo, se articulam em torno do fortalecimento mtuo e da criao de espao em que as relaes de mercado se submetam a um conjunto de princpios e valores mais amplos. Essas redes esto presentes, de maneira mais ou menos sofisticada, sempre que a construo do mercado de produtos agroecolgicos se submete lgica da incluso social e da cooperao. Guardam, portanto, relao mais forte com os conceitos relatados no incio deste texto.

Para que a certificao participativa e as redes solidrias de produo e circulao de produtos agroecolgicos se estruturem e se consolidem fundamental a formulao, seguida de sua execuo, de polticas pblicas que apiem e estimulem iniciativas configuradoras dessas redes. Em anexo apontamos algumas sugestes, mas, de maneira geral, podemos afirmar que necessitamos da construo de um novo marco jurdico-institucional que fortalea, efetivamente, a

construo de relaes mais eqitativas entre produtores, processadores, distribuidores e consumidores.

Para concluir, salientamos que so muitos os que acreditam que a construo de um mercado de produtos agroecolgicos deva passar por iniciativas dessa natureza. Em um debate conceitual que no cabe nestes breves comentrios, eles poderiam afirmar que o mercado de produtos limpos em processo de ampliao e crescente absoro pelas redes convencionais de comercializao na verdade o mercado de produtos orgnicos; que o mercado de produtos agroecolgicos deve necessariamente passar pela construo de espaos de circulao de mercadorias que busquem a incluso social e o benefcio de todos os envolvidos; e que esses espaos sejam pautados por valores como transparncia, solidariedade, complementaridade e integrao ente produtor e consumidor.

ANEXO Sugestes de polticas pblicas de estmulo estruturao e consolidao de redes solidrias de produo e circulao de produtos agroecolgicos e de mecanismos de certificao participativa 1. Criao de marcos jurdicos que permitam a presena ativa no mercado de agricultores familiares organizados em pequenos grupos. 2. Adequao das regras de certificao de produtos limpos s diferentes categorias de produtores e s caractersticas ecolgicas, culturais e sociais em que se encontram inseridos, ao menos no que diz respeito ao mercado interno e, principalmente, s redes solidrias.

3. Diferenciao do ICMS para produtos agroecolgicos, estimulando a produo e o consumo. 4. Apoio ao desenvolvimento de mercados locais, com o estmulo ao surgimento de equipamentos de abastecimento popular que aproximem o agricultor do consumidor. 5. Incorporao de produtos oriundos da agricultura familiar agroecolgica ao mercado institucional. 6. Polticas de crdito diferenciado para a produo, transformao e comercializao de produtos agroecolgicos.

Para um estudo de caso do processo de redesenho das redes ver Schmitt, C. J. Tecendo as redes de uma nova agricultura: um estudo socioambiental da Regio Serrana do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2001 (tese de doutorado).

También podría gustarte