Está en la página 1de 18

Por Rosh Mosheh Ben Shalom

Yeshua o Cordeiro Pascal

Em que dia morreu o Messias?

POR ROSH MOSHEH BEN SHALOM

A VERDADE SOBRE A MORTE DE YESHUA


Em que dia morreu Yeshua nosso Messias? Em 14 de Nissan conforme determina a Lei:
No ms primeiro (Nissan), aos catorze (14) do ms, tardinha, a pscoa do Eterno. E aos

quinze (15) dias desse ms a festa dos pes zimos do Eterno; sete dias comereis pes zimos. No primeiro dia (15) tereis santa convocao; nenhum trabalho servil fareis (sbado)

Levitico 23:5,6,7
Segundo Levtico, o cordeiro pascal deveria morrer em 14 de Nissan que o 1 ms, sendo que no dia imediato ao 14 seria um feriado solene, isto ; o 15 dia deste ms sendo um Shabat (sbado = descanso ou feriado).
Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque o

Messias, nossa pscoa, j foi imolado

1 Corntios 5:7

Yeshua, como o verdadeiro cordeiro pascal sacrificado, morreu no 14 dia de Nissan que o 1 ms aps comer a santa ceia de pscoa. Isto nos garante que o dia imediato a sua morte foi um Shabat (feriado) que aconteceu no 15 dia do ms Nissan. Em Israel, a expresso para feriado solene Shabat e conota descanso. Esta palavra no usada apenas para o stimo dia como supem alguns, mas para qualquer festividade instituda pelo Criador nas Escrituras sagradas:
Tambm isto vos ser por estatuto perptuo: no stimo ms (Tishirei), aos dez (10) do ms,

afligireis as vossas almas, e no fareis trabalho algum, nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vos; Ser estatuto perptuo

sbado

de descanso solene para vs, e afligireis as vossas almas;

LV 16:29

Neste texto de Levtico podemos notar um Shabat (descanso, feriado) fixado pelo Eterno no dia 10 do 7 ms independente de qual o dia semanal, sempre 10 de tishrei ser um sbado de Yon Kippur (Dia da Expiao).
Temer cada um a sua me e a seu pai; e guardareis os meus sbados

LV 19:3

A palavra usada no original foi Shabatot que plural e literalmente quer dizer sbados como que falando de vrios feriados solenes.

O Erev Shabat o Dia da Preparao


Ao cair da tarde, como era o dia da preparao, isto , a vspera do sbado, Jos de Arimatia, ilustre membro do sindrio, que tambm esperava o reino de Elohim, cobrando nimo foi a Pilatos e pediu o corpo de Yeshua

Marcos 15:42

Alguns acreditam que Yeshua tenha morrido numa sexta feira devido a Escritura apontar sua morte para o dia da preparao. Este raciocnio estaria correto se no existissem outros sbados como j vimos. Alm do sbado semanal o judeu celebra o Shabat de Shavuot (Pentecostes), o Shabat de Rosh Hodesh (Sbado de Lua Nova), Shabat de Yon Kippur (Dia da Expiao), Shabat de Sucot (Tabernculos) e outros. Para cada sbado deste, o dia antecedente chamado de Erev Shabat, o dia da preparao.

O grande Sbado
JOO 19:31 Ora, os judeus, como era a preparao, e para que no shabat (sbado = feriado)
no ficassem os corpos no madeiro, pois era GRANDE AQUELE DIA DE SBADO, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados dali.

H quem ensina que o motivo dos judeus chamarem aquele sbado de grande se deu por conta de terem cados dois sbados no mesmo dia. No entanto, isto no verdade. Nunca um judeu usou essa expresso para dois sbados em um mesmo dia. Desafio qualquer pastor a mostrar isto baseado em alguma literatura judaica. Pois isto pura suposio de uma mente ocidental. At mesmo nos dias atuais todos os anos, ns judeus, chamamos o Sbado de Pscoa de Shabat Hagadol Grande Sbado. No pela pluralidade, mas pela importncia do dia, aja visto que comemoramos nossa libertao do Egito. Libertao esta que livrou nosso povo j h 400 anos escravizado. Por isso, em memria desta libertao, neste grande dia os judeus pediam a soltura de um prisioneiro: E era-lhe necessrio soltar-lhes um pela festa. Mas todos clamaram uma, dizendo: Fora com este, e solta-nos Barrabs! Lucas 23:17,18.

Caiu mesmo dois sbados no mesmo dia?


O relato de Marcos mostra que as mulheres compraram os preparativos para embalsamar o corpo de Yeshua somente depois do sbado:
Ora, PASSADO O SBADO, Maria Madalena, Maria, me de Tiago, e Salom, compraram aromas para irem ungi-lo

Marcos 16:1

Neste versculo observamos que as mulheres compraram os ingredientes depois do sbado. Mas o relato de Lucas, pelo contrrio, afirma categoricamente que as mulheres, primeiro foram aos preparativos e somente depois descansaram no sbado: Lucas 23:54 Era o dia da preparao, e ia comear o sbado. E as mulheres que tinham vindo
com ele da Galilia, seguindo a Jos, viram o sepulcro, e como o corpo foi ali depositado. Ento voltaram e prepararam especiarias e ungentos. E no sbado repousaram, conforme o mandamento

Antes ou depois do Sbado?


Para sairmos da contradio devemos entender que houve dois sbados bem prximos um do outro.

Qual o dia apontado pela profecia de Daniel?


E ele far um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana far cessar o sacrifcio e a oblao Daniel 9:27 No temos dvidas que esta semana proftica e representou um perodo de sete anos. Mas o texto tambm literal e representou sete dias. Lucas relatou como a ltima semana de Yeshua foi importante. Yeshua comeou esta aliana em um sbado somente terminando em outro com sua ressurreio dentre os mortos: Lucas 13:10: Yeshua estava ensinando numa das sinagogas no sbado Versos 31,32,33: Naquela mesma hora (ainda no sbado) chegaram alguns fariseus que lhe disseram: Sai, e retira-te daqui, porque Herodes quer matar-te. Respondeulhes Yeshua: Ide e dizei a essa raposa: Eis que vou expulsando demnios e fazendo curas, hoje e amanh, e no terceiro dia serei consumado Ou seja, Yeshua no poderia morrer no sbado semanal, fora da data prevista pela profecia de Daniel metade da semana E Yeshua sabendo que teria que fazer uma aliana com muitos por uma semana mandou avisar a Herodes: Ide e dizei a essa raposa: Eis que vou expulsando demnios e fazendo curas, hoje e amanh, e no terceiro dia serei consumado. Importa, contudo, caminhar hoje, amanh e no dia seguinte; porque no convm que morra um profeta fora de Jerusalm Yeshua confirmou este pacto instantes antes da sua priso, confirmou esta aliana com o clice da vinho!

Veja como a Menorah (candelabro) de sete hastes ilustra tudo isto. Os nmeros em hebraico encima da Menorah so muito importantes, pois o nmero 4 em hebreu descrito pela letra Dlet que tambm significa porta ou portal.

Seria coincidncia que o nmero 4 em hebraico tivesse esta conotao e marcasse justamente o centro da Menorah (candelabro). Analise as palavras de Yeshua relatado por Lucas embasando Daniel 9:27. Este deveria fazer uma aliana com muitos durante uma semana. Neste perodo (metade da semana), Yeshua curou um hidrpico (Lc 14:2) - pregou para publicanos, pecadores, fariseus e escribas (Lc 15:1,2) - anunciou sua morte aos doze a caminho para Jerusalm (Lc 18:31) - curou um cego ao passar por Jeric (LC 18:35) - em Jeric converteu a Zaqueu (LC19:1,2) - caminhado para Jerusalm, prximo de Betfag e de Betnia no monte das oliveiras envia dois discpulos para trazerem a jumentinha (Lc 19:28) - teve sua entrada triunfal (Lc 19:37) - chorou e profetizou a destruio de Jerusalm por rejeitarem sua aliana (Lc 19:41:42) - uma vez dentro dos muros de Jerusalm, no Templo, expulsou os cambista (LC 19:45,46) - Selou sua aliana com o clice de vinho (Lc 22:20) - Foi morto fazendo cessar o sacrifcio e a oblao (Lc 23:44-46).

O MISTRIO DA LTIMA SEMANA

Um cuidadoso exame dos textos bblicos vai mostrar com suficiente clareza onde Yeshua esteve em cada um dos dias da ltima semana de seu ministrio terreno. Entretanto, oportuno esclarecer que os acontecimentos narrados nos evangelhos no obedecem a nenhuma ordem cronolgica. A despeito disto, porm, possvel
6

ordenar-se boa parte dos acontecimentos, inclusive porque a maioria ocorreu durante a ltima semana.

LTIMA SEMANA MINISTERIAL

Tabela com os dias at a ressurreio


1 - Sexta-feira anterior morte (Jo. 12:1; Lc. 13:22): Yeshua saiu de Efraim e se dirigiu para Betnia. Isso ocorreu 6 dias antes da comemorao da Pscoa dos judeus. Isto significa que a referida sada ocorreu no dia 9. O percurso entre Efraim e Betnia no poderia ser feito seno em um dia comum de trabalho, em razo da distncia, cerca de vinte quilmetros. 2 - Sbado anterior morte (Lc. 13:10, 31-33; 14:1; 18:31-34; 19:1-5): Yeshua ensina numa sinagoga. Neste mesmo dia vamos encontr-lo participando de um banquete. De acordo com o costume judaico, o Senhor no teria prosseguido com Sua viagem no Sbado. No final daquele Sbado, Yeshua foi informado de que Herodes procurava ocasio para mat-lo, e isso fez com que se retirasse dali com Seus discpulos para Yeric (Mc. 10:46,51-52). Porm, antes de sair, mandou dizer a
7

Herodes que tinha uma agenda a ser cumprida, abrangendo trs dias de intensa atividade e que s depois disso, seria consumado. Naquela noite, Yeshua pousou na casa de Zaqueu, em Jeric. 3 - Primeiro dia da semana anterior morte (Mt. 20:29; 21:1-11): Pela manh do primeiro dia da semana, Yeshua juntou-se uma caravana de peregrinos vindo da regio da Peria, dalm do Jordo, e com eles entrou em Jerusalm, montado em um jumentinho. Nesse mesmo dia expulsou os cambistas do templo (Lc. 19:45,46). noite, retirou-se para Betnia, onde pousou (Mc. 11:11). Chegava ao fim o primeiro dia da sua agenda de trabalhos mencionada em Lucas 13:31-33.

O Cordeiro preso desde o dcimo dia


Em xodo captulo 12 o Eterno pede que um cordeiro, sem defeito fosse separado desde o dia dcimo (10) de Abiv (Nissan) at o dcimo quarto (14) ficando um perodo de quatro (4) dias preso at ser sacrificado como cordeiro Pascal:
Falai

a toda a congregao de Israel, dizendo: Ao dcimo dia deste ms tomar cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada famlia... 6 e o guardareis at o dcimo quarto dia deste ms; e toda a assemblia da congregao de Israel o matar tardinha xodo 12:3-6 Bom, para que se cumprisse a simbologia, Yeshua tambm deveria ficar quatro dias recluso, assim como o cordeiro de pscoa. Incrivelmente, Yeshua apressadamente no sbado, partiu para Yerushalaim (Jerusalm), sendo que no domingo de manh juntou-se uma caravana de peregrinos vindo da regio da Peria, dalm do Jordo, e com eles entrou em Jerusalm, montado em um jumentinho. Yeshua permaneceu por aquela cercania durante o domingo (1 dia), segunda (2 dia), tera (3 dia) e quarta (4 dia) quando foi morto, cumprindo mais uma profecia simblica da Torah!

YESHUA O MAN DE PSCOA


Outro fator marcante a simbologia no livro de Yehoshua (Josu) quando introduz os Israelitas em Cana: Josu 5:10 Estando, pois, os filhos de Israel acampados em Gilgal, celebraram a pscoa no dia catorze do ms, tarde, nas plancies de Jeric. E, ao outro dia depois da pscoa (15 que o shabat de Pscoa), nesse mesmo dia, comeram, do produto da terra, pes zimos e espigas tostadas. E no dia depois de terem comido do produto da terra (Dia 16, um dia aps o sbado de Pscoa), cessou o man, e os filhos de Israel no o tiveram mais; porm nesse ano comeram dos produtos da terra de Cana Tente entender que at aquela situao os hebreus somente comiam do man enviado do cu. Porm, este importante relato em Yehoshua (Josu) afirma que os judeus celebraram a Pessach (pscoa) no dia especfico (14 de Nissan). Diz tambm, que no dia imediato a Pessach (pscoa) (15) se alimentaram de pes zimos e espigas tostadas que so produto da terra e no do cu. At este dia (15 de Nissan) caiu o man celestial. No dia 16 cessou para sempre esta proviso do Criador. mais que interessante notar que o man permaneceu at aquele grande sbado de Pessach (pscoa) e depois foi tirado. 1- testificado neste texto que: No 14 dia de Nissan, foi o ltimo dia que os judeus se alimentaram com o man e tardinha celebraram a Pessach; 2- O man caiu do cu at o 15 dia de Nissan (O grande Shabat de de Pessach), porm os judeus no se alimentaram dele, pois, como determina a lei, se alimentaram com pes zimos; 3- No 16 no tiveram mais man. Yeshua se identificou como o verdadeiro Man (o Po que desceu do cu) 1- Tambm 14 dia de Nissan foi seu ltimo dia com os judeus e foi tirado tardinha; 2- Assim como o man enviado no 15 dia no foi tocado por nenhum judeu; Yeshua igualmente permaneceu em absoluto repouso na sepultura.

3- Assim como o man cessou com a introduo dos hebreus na terra prometida na ocasio da Pessach (pscoa); Yeshua cessou na Pessach para nos introduzir na cidade celestial! Haleluiah!!! 4 - Segunda-feira anterior morte (Mt. 26:1, 14-16, 22): Yeshua voltou Yerushalaim (Jerusalm) na manh de segunda-feira, dia 12 de Abibe, indo ao templo, onde ficou ensinando (os ensinos so os que esto em MT 21:23 a 25:46). Matitiahu (Mateus) registra que daqui a dois dias a Pscoa.... E ele ainda acrescenta que nesse dia que o Filho do homem ser entregue para ser executado. Isto iria ocorrer no dia 14 de Abibe, numa quarta-feira, o ltimo dos 6 dias de Joo 12:1 e tambm o ltimo dos 3 dias mencionados em Lucas. Ainda nesse mesmo dia Yehud (Judas) procurou o prncipe dos sacerdotes para combinar o preo da traio. 5 - Tera-feira anterior morte (Lc. 22:17-19): Ao pr-do-sol daquele dia Yeshua mandou preparar o local dos preparativos da Pessach (pscoa) que seria comido ao entardecer do dia 14. Yeshua, porm, antecipou para a noite do dia 13 (tera-feira), comendo assim a Pessach com seus discpulos uma noite antes do normal. (Na poca do Mashiach, dois calendrios corriam juntamente; um era o calendrio farisaico advindo de Bavel. O outro era o calendrio dos essnios baseado nas metas de contages Escritural que podia cair com diferenciao mnima do farisaico. Yeshua selebrou de acordo com o calendrio essnico.) Ainda na tera-feira, Yeshua levantou-se da mesa e lavou-lhes os ps (Jo. 13:117) e instituiu o novo centido para a Ceia de Pessach (Mt. 26:26-29). Logo aps anunciou a traio dando um bocado de po a Yehud (Judas) que saiu para chamar os soldados, e era j noite (Jo. 13:30). Yeshua deu as ltimas instrues aos Seus discpulos (Jo. 13:31 a 17:26). Depois saiu com eles para alm do ribeiro de Cedrom, onde havia um horto e Yehud (Judas), que o traia, tambm conhecia aquele lugar (Jo. 18:1,2). Logo aps, Yehud chega com soldados, a corte e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus, veio ali com lanternas, tochas e armas para prenderem a Yeshua. Os discpulos fogem, deixando Yeshua sozinho. Ainda nessa mesma noite, Ele foi levado perante Ans (Jo. 18:3,12,13).

O DIA DA MORTE DE YESHUA


1 - O dia da Sua morte (Lc. 22:66-71; 23:6-12; Jo. 18:39,40): Cedo, de manh, na quarta-feira, dia 14 de Abibe, Yeshua foi levado da casa de Caifs para a audincia com Pilatos. Antes, passou pelo julgamento formal diante do sindrio. Pilatos enviou
10

Yeshua a Herodes. Herodes enviou Yeshua novamente a Pilatos, que soltou a Baraba (Barrabas = Filho do Pai) Mt. 27:15,16,26). Yeshua coroado, espancado e forado a levar o madeiro at o monte do Glgota, onde morto entre dois ladres (Mt. 27:2738), e desde a hora sexta (meio-dia) at a hora nona (trs horas aps meio-dia) houve trevas. Houve um grande terremoto e o vu do templo se rasgou em duas partes (Mt. 27:45,51). hora nona Yeshua expirou, e caindo a tarde, Yosef (Jos) de Arimatia foi ter com Pilatos para pedir o corpo de Yeshua. A seguir, com Nicodemos, prepararam o corpo para o sepultamento (Mt. 27:57-60; Jo. 19:38-42), e o sepultaram num sepulcro novo, ao pr-do-sol. A partir daqui comeam os trs dias e trs noites. 2- A preparao dos Yehudim (Judeus) Mt. 27:62: Sendo Yeshua morto na quartafeira, o dia imediato, quinta-feira, era o dia chamado Shabat Hagadol o grande Sbado que um feriado judaico, Jo. 19:31; era o dia 15 de Abibe ou Nissan, o primeiro dia aps o sacrifcio do cordeiro pascoal. Este dia da preparao no era a sexta-feira, mas sim o preparo dos judeus para a Pessach (pscoa Mt. 26:1-5; Mc. 14:1,2). Esse o motivo de Mateus no ter usado o termo Sbado, para no ser confundido com esse dia. 3 - O dia da ressurreio (Mt. 28:1): Matitiahu (Mateus) registra que no findar do Sbado, quando j despontava o primeiro dia da semana, as mulheres foram ver o sepulcro de Yeshua. importante notar que o dia hebraico termina no pr-do-sol. Portanto, fica evidente que Yeshua ressuscitou no pr-do-sol do Sbado, e no no domingo pela manh, como ensinado por muitos. A ressurreio de Yeshua teria de se dar no Sbado, ao pr-do-sol, no momento exato quando se completariam os trs dias e as trs noites no seio da terra.

O Sinal do Profeta Jonas


Ento o Eterno deparou um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas trs dias e trs noites nas entranhas do peixe
Yonah (Jonas) 1:17:

Yeshua declarou:
Mas ele lhes respondeu: Uma gerao m e adltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dar, seno o do profeta Jonas; pois, como Jonas esteve trs dias e trs

11

noites no ventre do grande peixe, assim estar o Filho do homem trs dias e trs noites no seio da terra MT 12;39,40 A comparao de Yeshua no reporta ao momento de sua morte (15:00 hs), mas ao momento de seu sepultamento (prximo do por do sol) pois ficaria no seio da terra.

O Problema do sinal do profeta Jonas para quem confessa a morte de Yeshua numa sexta:
Neste grfico voc poder notar como fica estranho e confuso as palavras de Yeshua ao comparar seu sepultamento com o relato do profeta Jonas entendendo que Ele tenha sido sepultado realmente no sexto dia.

Outra contradio esta no relato dos discpulos no caminho para Emas


Lucas 24:1 Mas j no primeiro dia da semana (domingo), bem de madrugada, foram elas ao sepulcro...Nesse mesmo dia (domingo), iam dois deles para uma aldeia chamada Emas, que distava de Jerusalm sessenta estdios; e iam comentando entre si tudo aquilo que havia sucedido. Enquanto assim comentavam e discutiam, o prprio Yeshua se aproximou, e ia com eles; mas os olhos deles estavam como que fechados, de sorte que no o reconheceram. 17 Ento ele lhes perguntou: Que palavras so essas que, caminhando, trocais entre vs? Eles ento pararam tristes. 18 E um deles, chamado Cleopas, respondeu-lhe: s tu o nico peregrino em Jerusalm que no soube das coisas que nela tm sucedido nestes dias? 19 Ao que ele lhes perguntou: Quais? Disseram-lhe: As que dizem respeito a Yeshua, o nazareno, que foi profeta, poderoso em obras e palavras diante de Elohim e de todo o povo e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades e entregaram para ser condenado morte, e o mataram. 21 Ora, ns espervamos que fosse ele
12

quem havia de remir Israel; e, alm de tudo isso, j hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. A crena na morte de Yeshua no sexto dia incompatvel com o relato dos discpulos: j hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. E aqui temos: As referencias (nestes versculos) sobre o tempo que o Mashiach estaria no tmulo, de nenhuma maneira se pe em evidncia ou contradiz a doutrina da execuo na quarta-feira e a ressurreio no fim do sbado (justamente antes do crepsculo). Os versculos harmonizam com esta verdade de modo maravilhoso e mostram a exatido da Palavra de Elohim.

"DEPOIS DE TRS DIAS" ou "AO TERCEIRO DIA"?


A expresso usada depois de trs dias quando lida superficialmente pode parecer que Yeshua ressuscitaria no quarto dia aps seu sepultamento. Ento como temos a outra informao que diz: Ao terceiro dia? Esta uma aparente tremenda contradio. No entanto, se harmonizam perfeitamente. Quando as Escrituras afirmam que Yeshua ressuscitaria depois de trs dias, esto a indicar que seria depois de 72 horas completas. Mas como pde Yeshua ter estado no tmulo trs dias e trs noites (72 horas) e ressuscitar ao terceiro dia? Esta pergunta facilmente respondida. Ele foi posto no tmulo numa quartafeira (antes do crepsculo). 72 horas depois, do-se exatamente antes do crepsculo do sbado quando Yeshua ressuscita cumprindo a promessa Depois de trs dias, mas restando ainda alguns instantes para se findar o sbado cumprindo a outra promessa Ao terceiro dia. Portanto, achamos perfeita harmonia nas trs definies de tempo, tudo em seu exato minuto, como sabemos que Elohim faz tudo. Louvado seja o Seu Nome!

"O TERCEIRO DIA DESDE..."


H mais uma referncia no fator tempo, que est ligada a execuo e ressurreio do Mashiach (Ungido). "E ns espervamos que fosse Ele que remisse Israel, mas agora, sobre tudo isso, hoje j o terceiro dia que estas coisas aconteceram..." (Luc. 24:21)

13

Se este terceiro dia mencionado por um dos discpulos que iam a Emas era o terceiro dia depois de que Yeshua foi posto no tmulo, a concluso seria que a ressurreio ocorreu no primeiro dia da semana. Quando o analisamos podemos ver que impossvel que o domingo tenha sido "o terceiro dia desde que...", Por qu?

Vamos retroceder:
Domingo 3 dia desde que (depois que) estas coisas aconteceram; Sbado 2 dia desde que (depois que) estas coisas aconteceram; Sexta 1 dia desde que (depois que) estas coisas aconteceram Para que sexta fosse o 1 dia depois que estas coisas aconteceram, obvio que Yeshua deveria ter sido sepultado na 5. Certo? Porque se o domingo foi o terceiro dia depois da execuo, a sexta foi o primeiro dia depois da crucificao, no o dia do acontecimento.

14

ESTE TEXTO SE APLICA CORRETAMENTE COM A MORTE DE YESHUA NO QUARTO DIA 1 - Repare que os discpulos ao caminharem por Emas no estavam falando somente do sepultamento de Yeshua, mas tudo relacionado a Ele: "E ns espervamos que fosse Ele que remisse Israel, mas agora, sobre TUDO ISSO, hoje j o terceiro dia que ESTAS COISAS ACONTECERAM..." (Luc. 24:21) As expresses Tudo isso e Estas coisas aconteceram conotam pluralidade. Eles estavam falando sobre tudo relacionado ao Messias e no apenas sobre o sepultamento. 2 - Isto inclui sua priso, julgamento, tortura, execuo, sepultamento e o ltimo evento ocorrido que foi a guarnio montada defronte ao sepulcro. O fato ocorreu um dia depois de sua morte. Isto , quinta feira, dia 15 de Nissan no sbado de Pscoa. "...E no dia seguinte (a sua morte), que o dia seguinte depois da preparao, reuniram-se os prncipes e sacerdotes e os fariseus em casa de Pilatos, dizendo: Senhor, lembramo-nos de que aquele enganador, vivendo ainda, disse: Depois de trs dias ressuscitarei. Manda, pois, que o sepulcro seja guardado com segurana at o terceiro dia, para que no venham seus discpulos de noite e o furtem, e digam ao povo: Ressuscitou dos mortos; e assim o ltimo erro ser pior do que o primeiro. E disse-lhes Pilatos: Tendes a guarda, ide guardai-o como entenderdes. E, indo eles asseguraram o sepulcro com a guarda, selando a pedra". (Mateus 27:62-66) AGORA VEJA A HARMONIA DOS FATOS: Yeshua foi julgado, condenado, executado e sepultado no quarto dia. A guarnio montada e a pedra selada no quinto dia (este foi o ltimo evento!) De tal maneira que a sexta-feira havia sido o primeiro dia depois: o sbado o segundo dia depois e o domingo o terceiro dia depois de que "todas estas coisas aconteceram".

OUTRAS VERSES ESCLARECEM


Nem todos costumam aceitar as verdades da Bblia sem alguma resistncia. Na verdade, a grande maioria no aceita mesmo, ainda que se lhes prove com muitos
15

argumentos. Assim, decidimos incorporar mais este pensamento, baseado em outras verses que, sem dvida, sero um reforo a mais no assunto. Lucas 24:21: "So agora trs dias desde que estas coisas ocorreram..." (El Nuevo Testamento del Siglo Veinte) "E eis aqui, trs dias tem passado desde que todas estas coisas ocorreram..." (Verso Peshita Siraca). Obs. Esta verso considerada a mais antiga do mundo, antes mesmo que qualquer texto grego conhecido pelo homem. "...Hoje (so) trs dias desde que todas estas coisas aconteceram..." (The Curetonian Syriac) outro antigo manuscrito. Concluso: Nenhuma destas conceituadssimas verses, dizem que aquele "domingo" fosse o terceiro dia, mas que j haviam se passado trs dias, o que, sem dvida, muda a situao.

ERRO DE PONTUAO
Nos escritos originais no existia pontuao e o texto de marcos foi influenciado por uma mente que acreditava na ressurreio ao domingo ficando assim:

Mc 16:9 Ora, havendo Jesus ressurgido cedo no primeiro dia da semana, apareceu
primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demnios

Faltou uma vrgula:


Ora, havendo Yeshua ressurgido( ) cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demnios Este texto, desta forma, harmonizou-se com todos os outros relatos; a afirmao que ele ressurgiu sem declarar o horrio, e que, no primeiro dia bem cedo, apareceu a Maria Madalena!

16

Yeshua ressuscita prximo do por do sol

Yeshua ressuscita prximo do findar do Shabat (sbado)


No fim do sbado, quando j despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro MT 28:1 Quando o dia desponta para um judeu? Certamente no depois de meia noite ou quando o sol se levanta, mas depois que o sol se deita no findar do sbado! Outras verses trazem amanhecer do dia, de madrugadinha, bem cedo devem ser entendidos pelo prisma judaico de comeo, instantes iniciais do 1 dia pelo prisma oriental e no ocidental. No fim do sbado, quando j despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro ... Mas o anjo disse s mulheres: No temais vs; pois eu sei que buscais a Yeshua, que foi morto. No est aqui, porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia MT 28:1-6
17

O interessante que as Marias chegaram nos primeiros instantes do domingo, ou seja, aps o por do sol do sbado e Ele j havia ressuscitado. Provando-nos que Yeshua ressurgiu antes do por do sol do sbado.

Concluso: Yeshua cumpriu o prometido. Ficou trs dias e trs noites no corao da terra. A sua promessa firme e no falha. Bendito o que vem em Nome do HaShem!

Rosh Mosheh Ben Shalom Lder da Congregao Israelita Yeshua Chai Rua Iguatem -Vila Nova de Colares- Serra ES. (027-9954-5794)

18

También podría gustarte