Está en la página 1de 3

PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ANTROPOLOGIA- MESTRADO NARRATIVAS ETNOGRFICAS URBANAS URPI MONTOYA URIARTE LCIA HELENA FERREIRA DOS SANTOS

Anlise narrativa: On the Plaza. The Politics of public space e culture. Setha Low Anlise da Praa da Cultura e do Parque Central explorando o uso de duas perspectivas contemporneas de produo e construo social do espao como forma de compreender como o espao pblico torna-se significativo para a sociedade urbana. Ela examina o poder dessas perspectivas, concentrando-se na anlise dessas duas praas aplicando ferramentas da etnografia material, demonstrando a relao entre as circunstncias da produo do espao pblico tal como a relao entre as praas e as pessoas e suas experincias. A autora enfatiza quo importante para os debates contemporneos concernentes aos mtodos e a escrita etnogrfica, a caracterizao dos atores sociais em termos de experincia dos fenmenos teorizados. Ela fala como a capacidade de retratar as experincias vividas pelos indivduos nas etnografias cada vez mais vem sendo julgadas. Traz como especializar localizar fsica e historicamente, contextualizando as relaes e as prticas sociais no espao. Setha problematiza sobre o uso dos termos produo e construo utilizados frequentemente como sinnimos . A produo social do espao, segundo ela, inclui todos os fatores sociais , econmicos, ideolgicos e tecnolgicos resultando na criao fsica de material. A nfase materialista do termo produo social utilizado para definir a emergncia histrica, poltica e ou econmica na formao do espao urbano. J o termo construo social seria reservado para os fenmenos da experincia simblica do espao , referentes ao processo social, tais como o intercmbio, conflito e controle. A construo social do espao seria a sua transformao atravs das pessoas e suas memrias e imagens produzidas sobre o material produzido. A construo e produo do espao aqui so utilizadas pela autora para ajudar a entender como conflitos locais podem iluminar questes culturais maiores.

Ela centra sua observao no significado das praas (e a contestao destes) em sua investigao etnogrfica. Segundo ela, a praa como local de expresso cvica , torna-se um espao de oposio e resistncia aos mecanismos estaduais e locais de controles sociais, trazendo discusses interessantes sobre a importncia de documentar os eventos para se entender a definio material de resistncia, dialogando com Steve Pile. Porm ela diz que a disputa sobre o espao pblico tambm sobre o significado das praas e isso reflete as diferenas em uma guerra de valores culturais e vises de comportamento adequado de ordem social. Ela fala tambm que o estudo arquitetnico da praa bem como do seu design e o uso so igualmente importantes indicadores da poltica local e controle social do espao pblico.

Faz um apanhado terico de autores como Foucault, David Harvey, Manuel Castells, Rabinow, Bourdieau, dentre outros, para iniciar suas discusses inicialmente pelas praas hispano-americanas e posteriormente pelas praas que so seu objeto de pesquisa. Traz referncias em todo o texto. Ela fala da necessidade do antroplogo se utilizar da prtica da experincia, ressaltando que na maioria das vezes as dificuldades no desenvolvimento da pesquisa surgem das estratgias de aproximao aplicadas pelo pesquisador. Ressaltando seu interesse nas questes sociopolticas, econmicas e ideolgicas para o entendimento da produo do espao social, concordando com Lefebvre que o espao social traz em si aspectos do todo, contextualizando as duas praas, falando das suas transformaes de uso durante os anos, trazendo como a abordagem antropolgica de um espao urbano pode ser trabalhada etnograficamente. Segundo ela, as ilustraes etnogrficas (assim como os dados) ajudam no entendimento das foras sociopolticas, da prtica do espao e dos seus significados simblicos. A autora faz uso de algumas ilustraes e fotografias que auxiliam na contextualizao das praas e no entendimento de sua abordagem. Na parte 7 A construo da diferena ela tenta entender os limites sociais e espaciais nas duas praas, utilizando-se de tabelas, diagramas e vrios desenhos para ilustrar algumas anlises, como a contagem da populao, mapas de movimentao, mapas de comportamento onde ela traz uma anlise bem minuciosa que em conjunto com as outras ilustraes so

utilizadas pela autora para maior compreenso do entendimento do funcionamento do espao. Apesar de bem colocadas e explicadas, estes diagramas tornam o texto um tanto quanto cansativo, pois a esta altura a idia que ela traz j foi entendida. Creio que os diagramas, apesar de bem explicativos, seriam dispensveis no texto em sua maioria. Ela diz que as fronteiras que dividem esses espaos que so fisicamente prximas e culturalmente to diferentes, so construes sociais que significam o nvel da experincia cotidiana vivida e fornecem pistas de cismas significativas do que parece ser uma cultura homognea e que a crescente diviso social e desigualdade socioeconmica resultante do impacto das foras do mercado global e as crises econmicas locais e mudanas nos modos de produo tambm resultaram na segmentao e redefinio do sistema de classe costa-riquenho. As narrativas vm em primeira pessoa, trazendo dados de cerca de 25 anos de trabalho de campo. Setha traz suas prprias impresses em campo e os mtodos utilizados para a pesquisa, situando o leitor no presente etnogrfico. Os personagens da trama so as praas analisadas. Ela procura incluir as vozes dos personagens nas narrativas, fazendo uma descrio densa das situaes, contudo, ela no nomeia todas as pessoas que aparecem na pesquisa trazendo, na maioria das vezes, um nativo genrico. Apesar de iniciar com uma abordagem crtica, a autora no consegue realizar um texto engajado, como parecia ser sua inteno.

También podría gustarte