Está en la página 1de 1

MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRRIO INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAO E REFORMA AGRRIA DIRETORIA DE ORDENAMENTO DA ESTRUTURA FIUNDIRIA COORDENAO GERAL DE REGULARIZAO

DE TERRITRIOS QUILOMBOLAS - DFQ

QUADRO ATUAL DA POLTICA DE REGULARIZAO DE TERRITRIOS QUILOMBOLAS NO INCRA


Processos Abertos
Trata-se da abertura do processo administrativo no mbito do INCRA, devidamente autuado, protocolado e numerado. O processo poder ser iniciado de oficio pelo INCRA ou a requerimento de qualquer interessado, das entidades ou Associaes representativas de quilombolas. Pode ser feito pela simples manifestao da vontade da parte, apresentada por escrito ou verbalmente, caso em que ser reduzida a termo por representante do INCRA. Na atualidade existem de 1.281 processos abertos em todas as Superintendncias Regionais, exceo de Roraima, Marab-PA e Acre.

Relatrio Tcnico de Identificao e Delimitao - RTID


um relatrio tcnico produzido por uma equipe multidisciplinar do INCRA, criada por Ordem de Servio. Sua finalidade identificar e delimitar o territrio quilombola reivindicado pelos remanescentes das comunidades dos quilombos. O RTID aborda informaes cartogrficas, fundirias, agronmicas, ecolgicas, geogrficas, socioeconmicas, histricas e antropolgicas, obtidas em campo e junto a instituies pblicas e privadas, sendo composto pelas seguintes peas: relatrio antropolgico; levantamento fundirio; planta e memorial descritivo do permetro da rea reivindicada pelas comunidades remanescentes de quilombo, bem como mapeamento e indicao dos imveis e ocupaes lindeiros de todo o seu entorno; cadastramento das famlias remanescentes de comunidades de quilombos; levantamento e especificao detalhada de situaes em que as reas pleiteadas estejam sobrepostas a unidades de conservao constitudas, a reas de segurana nacional, a reas de faixa de fronteira, terras indgenas ou situadas em terrenos de marinha, em outras terras pblicas arrecadadas pelo INCRA ou Secretaria do Patrimnio da Unio e em terras dos estados e municpios; parecer conclusivo. Aps a sua concluso, o mesmo deve ser aprovado pelo Comit de Deciso Regional CDR e ser publicado na forma de Edital, por duas vezes consecutivas nos Dirios Oficiais da Unio e do Estado, assim como afixado em mural da Prefeitura. Na atualidade existem 163 Editais de RTIDs publicados, totalizando 1.656.847,4334 hectares em benefcio de 22.068 famlias.

Portaria de Reconhecimento do Territrio


Aps a publicao do RTID decorre um prazo para o recebimento de eventuais contestaes de interessados particulares ou outros rgos governamentais. Caso haja contestaes, estas sero analisadas e julgadas pelo CDR, ouvindo os setores tcnicos e a Procuradoria Pegional. Da deciso contrria, cabe recurso ao Conselho Diretor do INCRA. Se forem procedentes, o Edital publicado precisa ser retificado e republicado, caso contrrio, o RTID aprovado em definitivo. A partir da, o Presidente do INCRA publica Portaria reconhecendo e declarando os limites do territrio quilombola. A Portaria de Reconhecimento do Territrio Quilombola publicada no Dirio Oficial da Unio e do Estado. Na atualidade, existem 78 Portarias publicadas, totalizando 308.053,7153 hectares reconhecidos em benefcio de 6.863 famlias.

Decreto de Desapropriao por Interesse Social.


No caso do territrio se localizar em terras pblicas, esta etapa desnecessria. Em sendo terras da Unio, esta ser titulada pelo INCRA ou pela SPU. Em sendo terras estaduais ou municipais, a titulao cabe ao respectivo ente da federao. Por outro lado, no caso da rea quilombola estar localizada em terras de domnio particular necessrio que o Presidente da Repblica edite um Decreto de Desapropriao por Interesse Social de todo o territrio. A partir da, cada propriedade particular pertencente a no quilombola da rea dever ser avaliada por tcnico do INCRA, aps o que ser aberto o respectivo procedimento judicial de desapropriao e indenizao do(s) proprietrio(s). A indenizao se baseia em preo de mercado e ocorre em dinheiro, pagando-se o valor da terra nua e das benfeitorias para os ttulos vlidos e apenas das benfeitorias no caso de ttulos invlidos ou rea de domnio sem ttulo correspondente. Na atualidade existem 63 Decretos publicados, desapropriando 529.441,9897 ha em benefcio de 6.829 famlias.

Ttulos Emitidos
Na regularizao fundiria de quilombo, esta a ltima etapa do processo e ocorre aps os procedimentos de desintruso do territrio. O ttulo coletivo, pr-indiviso e em nome das associaes que legalmente representam as comunidades quilombolas. No h nus financeiro para as comunidades e obriga-se a insero de clusula de inalienabilidade, imprescritibilidade e de impenhorabilidade no ttulo, o qual dever ser registrado no Servio Registral da Comarca de localizao do territrio. Devido s diferenas de normatizao, alguns ttulos emitidos antes de 2004, pela Fundao Cultural Palmares, ainda se encontram na fase de desintruso. Na atualidade existem 154 ttulos emitidos, regularizando 1.007.827,8730 hectares em benefcio de 127 territrios, 217 comunidades e 13.145 famlias quilombolas, assim distribudos: - De 1995 a 2002 foram expedidos 46 ttulos regularizando 775.441,1723 hectares em benefcio de 43 territrios, 91 comunidades e 6.778 famlias quilombolas. Estes ttulos foram expedidos por: FCP (13), FCP/INTERBA/CDA-BA (2), INCRA (7), ITERPA (16), ITERMA (4), ITESP (3) e SEHAF-RJ (1). Destes, 2 ttulos do ITERPA foram expedidos a partir de parceria (tcnica e/ou financeira) com o INCRA/MDA. - De 2003 a 2010 foram expedidos 75 ttulos regularizando 212.614,8680 hectares em benefcio de 66 territrios, 99 comunidades e 5.147 famlias quilombolas. Estes ttulos foram expedidos por: INCRA (15), INTERPI/INCRA (5), SPU (2), ITERPA (30), ITERMA (19), ITESP (3) e IDATERRA-MS (1). Destes, 16 ttulos do ITERPA e 14 do ITERMA foram expedidos a partir de parceria (tcnica e/ou financeira) com o INCRA/MDA. - De 2011 a 2013 foram expedidos 33 ttulos regularizando 19.771,8327 hectares em benefcio de 19 territrios, 27 comunidades e 1220 famlias quilombolas. Estes ttulos foram expedidos por: INCRA (18), ITERJ (1), ITERMA (12) e ITERPA (2).

Atualizado em 24/12/2013

Fonte: INCRA-DFQ

Autorizada a reproduo, desde que citada a fonte.

También podría gustarte