Está en la página 1de 82

SEMEADOR

Niteri, 2005

Seminrio Evanglico para o Aperfeioamento de Discpulos e Obreiros do Reino - SEMEADOR

Superviso Editorial: Pr. Luiz Cludio Flrido Projeto Grfico, Edio e Impresso: Mdia Express Comunicao Todos os direitos reservados Comunidade Crist Jesus para o Mundo

Apresentao

ste livro foi escrito pela equipe de redatores do Seminrio Evanglico Para o Aperfeioamento de Discpulos e Obreiros do Reino - SEMEADOR com base em fundamentos recolhidos de vrias fontes: autores cristos reconhecidamente inspirados por Deus, estudos aceitos e adotados por outros seminrios evanglicos de prestgio e, acima de tudo, a viso especfica que o Esprito Santo tem atribudo ao ministrio da Comunidade Crist Jesus Para o Mundo. Por se tratar de contedo bblico, o assunto aqui tratado no se esgota, em nosso entendimento, nas pginas deste ou de qualquer outro livro. Cremos no poder revelador da Palavra de Deus, que nos oferece novas indues a cada releitura. Por isso, o objetivo maior do SEMEADOR no se limita ao estudo teolgico, mas sim em trazer a presena de Deus e a Palavra Rhema na vida de discpulos e obreiros que queiram um verdadeiro compromisso com o Seu Reino. A Bblia e a presena de Deus so, portanto, requisitos indispensveis para os alunos do SEMEADOR, tanto no estudo deste livro como durante as aulas. No to mandei eu? Esfora-te, e tem bom nimo; no te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus est contigo, por onde quer que andares. Josu 1:9 Equipe de Redao

ndice
Captulo 1

A Epstola aos Efsios


A Igreja - o Corpo de Cristo Captulo 2

As Epstolas aos Filipenses e Colossenses


Captulo 3

27

A alegria de viver por Cristo e a Supremacia de Cristo

As Epstolas aos Tessalonicenses


A Vinda do Senhor e o Arrebatamento da Igreja Captulo 4

45

As Epstolas a Timteo, Tito, Filemom


As Epstolas Pastorais e a Epstolas a um amigo Bibliografia Resposta dos Exerccios Programa Curricular

59

80 81 82

Epistolas Paulinas II

Epstola aos Efsios

A Igreja O Corpo de Cristo

este primeiro captulo estudaremos sobre a Epstolas aos Efsios. A localizao geogrfica da cidade de fesos era ideal para a propagao do Evangelho, sendo essa cidade o porto de acesso s provncias da sia, e tambm a mais importante rota comercial entre os pases do Oriente e do Ocidente. Desta cidade movimentada, o Evangelho se espalhou de tal modo que todos os judeus e gregos ouviram a Palavra de Deus.

O Autor
Paulo escreveu esta carta quando estava preso em Roma (At. 28:30,31), provavelmente entre 61 e 63 d.C., na qual se intitula prisioneiro (Ef. 3:1 e 4:1) e embaixador em cadeias (Ef. 6:20). Esta carta abrangente, no contm referncias pessoais, abrange os judeus e os gentios, o cu e a terra, o passado e o presente e os tempos futuros, sendo marcada pela freqente utilizao do pronome todo, que aparece mais de cinqenta vezes. Ela tambm doutrinria, pois marcada pela profundidade do pensamento doutrinrio de Paulo. Trata das seguintes doutrinas: o mistrio da redeno; o divino propsito para a raa humana; a graa de Deus e a sua plenitude; a predestinao e a reconciliao; e a unio com Cristo. Apesar de toda a profunda doutrina, tambm uma carta extremamente prtica. Fala sobre os problemas morais, espirituais e domsticos e apresenta solues em linguagem clara e inequvoca.

A Igreja de feso
Durante a sua segunda viagem missionria, Paulo visitou feso ligeiramente,

10

Epistola Paulinas II

deixando Priscila e quila para cuidar da nova igreja ali. Mais tarde Apolo pregou para as crescentes multides de crentes dessa mesma cidade (At. 18:28). Na sua terceira viagem missionria, Paulo retornou a feso onde ensinou por trs anos. A igreja cresceu rapidamente que se tornou uma ameaa para o culto a Diana (rtemis dos gregos). Muitos cidados de feso, para seu sustento, dependiam das vendas dos objetos do culto a Diana. A cidade ganhava muito com a renda da venda de rplicas de prata, da esttua. Sentindo que a fonte de sustento estava ameaada, os ourives fizeram um compl contra os crentes e quase destruram a nova igreja. Paulo escapou para a Macednia, indo at a Grcia. No regresso, aportou em Mileto, onde se encontrou com os ancios da igreja de feso e deu-lhes a recomendao final. Seguindo para Jerusalm, foi capturado e enviado a Roma como prisioneiro. Enquanto esperava seu julgamento em Roma, Paulo escreveu esta magnfica epstola para a igreja de feso.

O Tema
A IGREJA O CORPO DE CRISTO, este o tema dessa maravilhosa epstola. Ela mostra-nos o grande mistrio da Igreja. A verdadeira Igreja o corpo de Cristo, e os crentes so membros desse corpo sagrado, do qual Cristo a Cabea. O Pai no s preparou um corpo para Jesus sofrer, mas preparou um corpo para Ele, atravs do qual fosse glorificado a Igreja. A Epstola aos Efsios tem duas caractersticas dignas de serem ressaltadas: primeiro, ela retrata a igreja do ponto de vista mais amplo do que qualquer outro livro da Bblia; segundo, a carta usa a frase em Cristo 30 vezes.Com isto, Paulo est enfatizando a posio do crente como membro do corpo de Cristo, incluindo a extenso de futuras heranas a serem compartilhadas com Cristo.

Saudaes Iniciais (Ef. 1:1,2)


Uma introduo costumeira e sem o tom rude de Glatas, d incio epstola. Os crentes so chamados de santos e fiis em Cristo.

Louvor pela obra redentora (Ef. 1:3-14)


Logo aps uma breve saudao, a epstola transforma-se num salmo de louvor, que na sua forma grega original, a beno mais longa na Bblia. Esta lista de bnos pode ser claramente dividida em trs partes:

Semeador

11

1) Bnos do Pai (1:3-6). Deus planejou a redeno antes da fundao do mundo: Como tambm nos elegeu nele antes da fundao do mundo, para sermos santos e irrepreensveis diante dele em amor (1:3). Deus nos elegeu. Este foi um ato da inteira soberania de Deus. Neste texto, existem trs verdades importantes para serem aceitas e lembradas sobre a doutrina da eleio: - uma revelao divina: conforme o Antigo Testamento, Deus escolheu Israel dentre todas as naes do mundo para ser seu povo. De acordo com o Novo Testamento, Ele est formando uma comunidade internacional para que seja seu povo santo. - um incentivo santidade: Paulo afirma que Deus nos escolheu em Cristo para sermos santos (separados) e irrepreensveis perante Ele. - um estmulo humildade: a razo porque Deus escolhera a Israel estava nEle mesmo, no seu amor, e no no povo escolhido. A nfase recai sobre a graa de Deus, o seu amor, o seu propsito, enfim, sua vontade soberana e no sobre merecimento, obras e virtudes humanas. Para finalizar a eleio tem como objetivo direto a nossa adoo como filhos legtimos em Jesus. E nos predestinou para sermos filhos de adoo por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplcito de sua vontade (1:5). Como cristos, somos no somente libertos da escravido do pecado, mas somos filhos que reinaremos com Jesus. Paulo, no versculo 6, tem o cuidado de ressaltar que tudo isto no para nossa glria pessoal, mas para que resulte em Glria para Deus. Para o louvor da glria da sua graa, a qual nos deu gratuitamente no Amado (v. 6). 2) Bnos do Filho (1:7-12) A segunda parte do salmo de Paulo se refere participao do Filho na nossa redeno: Em quem temos a redeno pelo seu sangue, a redeno dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graa (1:7). A retido de Deus requeria a sentena de morte pelo pecado. Jesus pagou o preo para Deus, satisfazendo assim a Lei de Deus e permitindo que os homens se reconciliassem novamente com Deus. 3) Bnos do Esprito Santo (1:13,14) O Esprito Santo tambm tem participao na proviso da nossa salvao. Ele entra na vida de todos que crem, tornando-se o selo, isto , indicando que o crente possesso de Deus. A presena do Esprito Santo na vida do crente tambm se chama penhor. O qual o penhor da nossa herana, para redeno da possesso de Deus, para o louvor da sua glria (1:14).

12

Epistola Paulinas II

Este salmo de louvor termina com a declarao de que o propsito pelo qual recebemos estas bnos em louvor da sua Glria.

Orao de Paulo (Ef. 1:15-23)


Neste trecho estudaremos a orao de Paulo para que os crentes em fesos aprendessem a personificar as verdades ditas nos versculos anteriores. Ele ora, para que os olhos do vosso corao (v.18) sejam abertos para compreenderem estes privilgios em Cristo. So trs os aspectos da orao de Paulo a serem considerados: - Para saberdes qual a esperana do seu chamado (1:18). Para que Deus nos chamou? Ele nos chamou para sermos de Jesus Cristo e para a comunho com Ele; para sermos santos, livres do pecado e da Lei; para um novo estilo de vida; e para Sua Glria. - Para saberdes qual a riqueza da glria da sua herana nos santos (1:8). As palavras sua herana nos santos, incorporam uma verdade nica. Quando consideramos a idia de sermos a herana de Deus, devemos nos lembrar de como somos preciosos para nosso Pai celestial. Como filhos de Deus somos seus herdeiros e, de fato, co-herdeiros com Cristo. - Para saberdes qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos (1:19). Como Deus demonstrou isso? Derrotando dois poderes que o homem no pode controlar: a morte e o mal. Deus demonstrou a eficcia da fora do seu poder, exercendo em Cristo uma tripla ao: (1) Ressuscitando-o dentre os mortos, derrotou a morte (v.20); (2) Fazendo-o sentar-se sua direita nos lugares celestiais, derrotou o mal (1:20b, 21); (3) Colocando todas as coisas debaixo dos seus ps, e fazendo-o cabea sobre todas as coisas - inclusive a igreja dando-lhe domnio sobre tudo (1:22,23).

A edificao da Igreja (Ef. 2)


Neste captulo, Paulo faz um diagnstico de toda a sociedade humana cada, em todos os tempos e em todos os lugares. So destacadas trs grandes e terrveis verdades acerca de todos os homens no regenerados, inclusive ns, antes de sermos alcanados pela Graa: - Estvamos mortos (2:1,2a): esta uma declarao real da condio espiritual de todas as pessoas fora de Cristo, e Paulo aponta as razes ou a origem dessa situao: nossos delitos e pecados.

Semeador

13

- Estvamos escravizados (2: 2b, 3): Paulo afirma tambm que andvamos em delitos e em pecados, ou seja, permanecamos todo tempo escravizados a eles. Este controle exercido por trs foras que o apstolo destaca: o curso deste mundo; o prncipe da potestade do ar; e as inclinaes da carne. - Estvamos condenados (2:3b): Neste ponto, Paulo descreve a terceira verdade acerca dos homens no regenerados: ...ramos, por natureza, filhos da ira, como tambm os demais. Nesta frase, devemos destacar trs partes igualmente complexas: (1) a ira de Deus a reao divina por causa do mal e do pecado; (2) filhos da ira Essa expresso significa que todos os homens esto, por causa do pecado, expostos ira de Deus; (3) por natureza Indica nossa condio natural como membros de uma raa decada. ...Mas Deus. Nos versculos 4 a 10, Paulo ensina o que Deus, na sua soberania e motivado exclusivamente pelo seu amor, fez por todos ns, individualmente, e tambm, por que o fez. O que Deus fez? (2:5,6) Ele deu vida, juntamente com Cristo; nos ressuscitou, juntamente com Cristo; nos fez assentar em lugares celestiais, em Cristo Jesus.. Por que Deus o fez? Ele agiu nos dando vida, nos ressuscitando e nos fazendo assentar nos lugares celestiais movido exclusivamente pela sua misericrdia (2:4a), pelo seu amor (2:4b), pela sua graa (2:5b,8) e pela sua bondade (2:7b). Ele nos salvou, para que, de agora em diante, andemos realizando boas obras (2:10). No somos salvos por causa de obras (2:8,9), mas somos criados em Cristo Jesus para boas obras (2:10). Na segunda metade de Efsios 2, versculos 11-22, os seres humanos so retratados como estando alienados uns dos outros. Este trecho se refere em especial aos gentios, descritos como estando ...naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, no tendo esperana, e sem Deus no mundo (2:12). A circunciso fora dada por Deus a Abrao como um sinal exterior da sua aliana com Israel. Com a vinda de Jesus, este simbolismo ganhou nova dimenso. Segundo Paulo, Deus estabelecera um outro tipo de circunciso, a do corao, necessria tanto aos judeus como aos gentios. Mas agora, em Cristo Jesus, vs, que antes estveis longe, j pelo sangue de Cristo chegastes perto (2:13). Paulo declara que com a interveno de Deus realizada em Jesus, pelo Seu sangue, agora podemos receber todas as suas bnos. Do versculo 14 em diante, o apstolo descreve a obra de Jesus, o que Ele fez e como o fez. O que Ele fez est bem claro, mas como Ele o fez? A resposta questo est nos versculos 15 e 16: (1) Ensinando que a justia crist envolve uma obedincia

14

Epistola Paulinas II

profunda e radical Lei, aos mandamentos; (2) Criando uma nova humanidade. Deus criou em si mesmo, um novo homem; um ato de soberania, resultante do sacrifcio de Jesus; (3) Reconciliando judeus e gentios com Deus. A obra de Jesus na cruz produz a reconciliao, destruindo toda a inimizade e separao. A nova sociedade criada atravs de Jesus, mudou completamente e nos retratada por figuras bem familiares. Ns agora somos: A) O reino de Deus. Assim, pois, no sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidados dos santos... (2:19a). B) A famlia de Deus. ....e membros da famlia de Deus (2:19a). C) O templo de Deus. ...edificados sobre o fundamento dos apstolos e dos profetas, sendo o prprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; no qual todo o edifcio bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, no qual tambm vs juntamente sois edificados para morada de Deus no Esprito (2:20-22). O simbolismo da pedra angular, usada para interligar as paredes e sustentar todo o edifcio usada j no Salmo 118:22,23. Essa pedra, Jesus, a quem os judeus rejeitaram , na verdade, a sustentao do edifcio de Deus, que a Igreja. As pedras individuais somos todos ns, partes integrantes desta nova construo.

A revelao da Igreja (Ef. 3)


Paulo revela que Deus est centralizando todas as Suas atividades na Igreja formada por toda tribo e nao. - A apresentao da Igreja (3:1-9). Ele menciona a Igreja como um mistrio, guardado na mente de Deus atravs dos sculos e revelado somente em momento oportuno. O ncleo deste mistrio que os gentios so co-herdeiros com os judeus da herana e promessa do Messias (3:6). Embora Paulo se considerasse insignificante como ministro de Deus, a sua mensagem revelou a milhes as riquezas inescrutveis de Cristo, e demonstrou a todos qual a dispensao do mistrio que desde os sculos esteve oculto em Deus (3:8,9). - O propsito da Igreja (3:10-13). Paulo explica que, atravs da Igreja, Deus manifesta Seu poder, no somente na terra, mas tambm perante todos os principados e potestades nos lugares celestiais (3:10). Deus na sua sabedoria pretendia que os seres celestiais conhecessem a Sua multiforme sabedoria, por meio da igreja, que o Seu eterno propsito. por esse motivo que agora ns podemos ter ousadia e acesso a Deus (3:12), mediante a nossa f em Jesus. Este fato significa que agora os crentes tm o ministrio de interceder a Deus, por intermdio de Cristo, pela vida de todos os homens.

Semeador

15

- O poder da Igreja (3:14-21). Paulo retorna aqui a orao que havia iniciado em Efsios 1. Ele interrompeu sua orao para explicar o seu papel no propsito de Deus para com os gentios. Agora ele se ajoelha diante do Pai e intercede mais uma vez pela Igreja. Ora para que ela possa ser arraigada e alicerada em amor para poder compreender a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, do amor de Cristo. Paulo ora para que todos sejam cheios de toda plenitude de Deus, ou seja, que a perfeio que existe nEle faa gradualmente parte da nossa vida (3:9b). Esta maravilhosa orao s poderia terminar com um louvor: Ora, quele que poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente alm daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em ns opera, a esse seja glria na igreja e em Cristo Jesus, por todas as geraes, para todo o sempre. Amm (3: 20, 21).

Unidade e diversidade de dons na Igreja (Ef. 4:1-16)


Paulo passa a ensinar que a nova humanidade, criada em Jesus, no pode andar nos mesmos padres da sociedade humana corrompida e deteriorada pelo pecado, pois exige padres de conduta inteiramente novos. A partir deste captulo, Paulo passa de uma exposio doutrinria para uma exortao, mostrando o que devemos ser e fazer. Nos versculos iniciais do captulo 4, Paulo trata especificamente da unidade da igreja. Ele elabora, quatro verdades quanto ao tipo de unidade que Deus deseja para seu povo. Ele comea esta lio prtica, dizendo: Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como digno da vocao com que fostes chamados (4:1). Ele a partir de agora desvenda como este novo chamado deve influir na vida cotidiana do crente. Primeiro, a unidade crist depende do amor, da nossa conduta. Com toda a humildade e mansido, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Esprito no vnculo da paz (4:2,3). - A humildade o reconhecimento da nossa pequenez e ausncia de qualquer mrito diante de Deus, e da nossa total dependncia dEle; e, nos leva tambm a reconhecer o valor e a dignidade de outras pessoas. - A mansido est intimamente ligada idia de esprito de submisso. - A longanimidade agentar com pacincia pessoas provocantes ou difceis. Esta virtude corresponde atitude do homem que tardio para se irar (Tg. 1:19), o qual suporta a injria e o insulto sem retaliao. - A tolerncia mtua significa ser clemente com as fraquezas dos outros, no deixando de amar ao prximo, devido s suas faltas que, talvez, nos ofendam ou desagradem.

16

Epistola Paulinas II

- O amor. a ltima qualidade citada que abrange todas as anteriores, e sem o qual impossvel exercer qualquer delas. Paulo orara para que seus leitores estivessem arraigados e alicerados em amor (Ef. 3:17) e agora os exorta a prosseguirem no objetivo de alcanar todas estas virtudes, em amor. Segundo, a unidade crist surge da unio com Deus. H um s corpo e um s Esprito, como tambm fostes chamados em uma s esperana da vossa vocao; um s Senhor, uma s f, um s batismo; um s Deus e Pai de todos, o qual sobre todos, e por todos e em todos (4:4-6). Paulo repete a palavra um, por sete vezes. Assim podemos verificar que: - H somente um corpo porque h somente um Esprito (v. 4). Este nico corpo a igreja, o corpo de Cristo, cuja unidade devida ao Esprito Santo (I Co. 12:13). - Uma s esperana, uma s f e um s batismo, porque h um s Senhor (4:4,5). O Senhor Jesus o nico sujeito e objeto da esperana, da f e do batismo de todos os cristos. - Uma s famlia crist, porque h um s Deus e Pai (4:6). Essa convico a respeito de Deus deve unir os cristos mais intimamente que qualquer outro lao humano. Terceiro, a unidade crist enriquecida pela diversidade dos dons. Mas a cada um de ns foi dada a graa conforme a medida do dom de Cristo. Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. E ele deu uns como apstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeioamento dos santos, para a obra do ministrio, para edificao do corpo de Cristo (4:7-12). Este trecho nos ensina que o corpo de Cristo contm muitos membros, e que cada parte possui seu prprio dom a ser oferecido em benefcio da sade do corpo inteiro. Paulo nos ensina que: - O doador dos dons espirituais Jesus (4:7-10). Paulo fala da humilhao e da exaltao de Jesus que conferiram a Ele toda autoridade e poder sobre o universo, para conceder Igreja, tanto o prprio Esprito Santo como os dons. - O carter dos dons espirituais extremamente variado (4:11). So citados apenas cinco dos pelos menos vinte dons mencionados no Novo Testamento (I Co. 12:1-11; Rm. 12: 3-8): apstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. - O propsito dos dons espirituais o servio (4:12). Quarto, a unidade crist exige maturidade (4:13-16). At que todos cheguemos unidade da f e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, medida da estatura da plenitude de Cristo; para que no mais sejamos

Semeador

17

meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulncia dos homens, pela astcia tendente maquinao do erro; antes, seguindo a verdade em amor, cresamos em tudo naquele que a cabea, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxlio de todas as juntas, segundo a justa operao de cada parte, efetua o seu crescimento para edificao de si mesmo em amor. A expresso: at que todos cheguemos ao pleno conhecimento do Filho de Deus um alvo de extrema importncia para a vida crist, pois nos impedir de agir com ingenuidade e imaturidade caracterstica da criana. Paulo termina utilizando a metfora do crescimento do corpo humano bem equilibrado, naquele que a cabea, Cristo.

A roupagem do novo Homem (Ef. 4:16-5:4)


O que Paulo faz nestes versculos estabelecer um contraste entre o que os seus leitores tinham sido como pagos e o que agora eram como cristos, ou seja, entre a sua velha e a sua nova vida. - O estilo de vidas dos gentios: Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que no mais andeis como andam os gentios, na verdade da sua mente, entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorncia que h neles, pela dureza do seu corao; os quais, tendo-se tornado insensveis, entregaram-se lascvia para cometerem com avidez toda sorte de impureza (4:17-19). Paulo v aqui uma terrvel seqncia de atitudes: dureza de corao que leva treva mental, que leva insensibilidade da alma, que produz finalmente um estilo de vida desenfreado e impuro. - O estilo de vida dos cristos: Mas vs no aprendestes assim a Cristo. Se que o ouvistes, e nele fostes instrudos, conforme a verdade em Jesus, a despojarvos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscncias do engano; a vos renovar no esprito da vossa mente; e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justia e santidade (4: 2024). A expresso mas no foi assim que aprendestes como se ele dissesse para os seus leitores: vocs no podem mais andar daquela maneira. Paulo utiliza trs expresses: (1) vos despojeis refere-se ao momento da nossa converso, quando nos despojamos do velho homem; (2) vos renoveis relativa ao nosso homem interior, nossa mente, quela parte do nosso eu que deve ser renovada pela habitao do Esprito Santo, para que ocorra ento um novo modo de pensar que acarrete um novo modo de vida; (3) vos revistais vestirmos a roupa nova para ganharmos de Jesus uma nova humanidade. Depois de revestidos por esse novo homem criado imagem e semelhana de

18

Epistola Paulinas II

Deus, devemos agora viver uma vida de pureza e santidade, demonstrada no comportamento cristo dirio. Paulo relaciona alguns exemplos concretos deste novo estilo de vida, como veremos a seguir: - Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu prximo, pois somos membros uns dos outros (4:25). Os seguidores de Jesus devem ser reconhecidos como pessoas honestas e fidedignas, em cuja palavra se pode confiar. - Irai-vos, e no pequeis; no se ponha o sol sobre a vossa ira; nem deis lugar ao Diabo (4:26, 27). Paulo usa aqui trs expresses negativas para nos alertar para esta tnue diferena. A primeira no pequeis, ou seja, verifique se no h qualquer fruto da carne misturado sua ira justa; a segunda no ponha o sol sobre a vossa ira que significa na prtica que no devemos acalentar a ira em nossos coraes; e terceira no deis lugar ao Diabo, j que este sabe da nossa dificuldade em separar os dois tipos de ira mencionados. - Aquele que furtava, no furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mos o que bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade (4:28). Este aspecto geralmente considerado como de remota ocorrncia no meio cristo. Entretanto, outras formas de furto, como a sonegao de impostos, truques com a alfndega, empregadores que suprimem os direitos dos trabalhadores, e empregados que realizam servios inferiores, etc. O cristo alm de no cometer nenhum destes tipos de furto, deve realizar um trabalho bom e honesto. - No saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas a que seja boa para a necessria edificao, a fim de que ministre graa aos que a ouvem. E no entristeais o Esprito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redeno (4:29,30). Como novo homem deve-se desenvolver novos padres de conversao. O modo de falar no pode ser deteriorado, impuro ou malicioso, mas construtivo e edificador. - Toda a amargura, e clera, e ira, e gritaria, e blasfmia sejam tiradas dentre vs, bem como toda a malcia. Antes sejam bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como tambm Deus vos perdoou em Cristo. Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados (4:31, 32 e 5:1). Maldosos e amargos pode abranger toda uma srie de atitudes que devem permanecer longe do cristo: amargura, clera, ira, gritaria, blasfmias e malcia. Antes, devemos ser uns para os outros: benignos, compassivos e perdoadores. -Mas a prostituio, e toda sorte de impureza ou cobia, nem sequer se nomeie entre vs, como convm a santos, nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que no convm; mas antes aes de graas (5:3,4). Estes pecados, diz Paulo, no devem aparecer no meio cristo. Antes, pelo contr-

Semeador

19

rio, a nossa vida deve ser caracterizada pelas aes de graas, que traduzem o conhecimento prtico da generosidade e da graa perdoadora de Deus.

Caminhando em santidade de vida (Ef. 5:5-21)


A doutrina da santificao o processo real de tornar-nos como Cristo. Paulo apresenta quatro novos argumentos ou aspectos desta caminhada: 1) A certeza do julgamento. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual idlatra, tem herana no reino de Cristo e de Deus. Ningum vos engane com palavras vs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobedincia. Portanto no sejais participantes com eles (5:5-7). Paulo neste texto no quis ensinar que apenas um pensamento, palavra ou ao impura seja suficiente para nos afastar do reino de Deus. Ele fala nestes versculos de algum que vive desta forma. Sua advertncia para no incorrermos constantemente nesses mesmo pecados, sob pena do julgamento divino. 2) O fruto da luz (5:5:8-14). impressionante notar que Paulo afirma aqui que ns nos tornamos na prpria luz de Deus na terra (Mt. 5:14-16). Se somos conclamados a andar como filhos da luz, somos obviamente levados a produzir os frutos da bondade, da justia e da verdade de Deus (5:9). Paulo acrescenta que devemos provar sempre o que agradvel ao Senhor. A palavra provar (5: 10) significa discernir, aprovar ou testar. Vivendo uma vida que luz, no podemos compactuar com as obras infrutferas das trevas, pois so estreis e de resultados malficos (5:11,12). A luz precisa e deve iluminar as trevas. Em ltimo lugar (5:13,14), Paulo ensina que a luz que agora somos tem o poder de reprovar as obras das trevas. A Verdade tem o poder de tornar claro o que certo e o que errado. 3) A natureza da sabedoria (5:15-17). Paulo ensina que a vida crist exige cuidados e atenes especiais, pois ela algo extremamente srio, e devemos neste aspecto agir como, pessoas sbias. So destacados nestes versculos dois aspectos do andar do cristo: (1) As pessoas sbias tiram maior proveito do seu tempo (5:16); (2) As pessoas sbias discernem a vontade de Deus (5:17). 4) A plenitude do Esprito Santo (5:18-21). Quando o apstolo nos exorta: enchei-vos do Esprito, ele simplesmente aponta para a razo maior da nossa vitria em Jesus uma vida plena, vitoriosa, abenoada e abenoadora. Paulo afirma que a embriaguez produz dissoluo, que significa descontrole ou ao desenfreada. Na seqncia, encontramos os benefcios de um viver cheio do Esprito produz: (1) Comunho (5:19a); (2) Adorao (5:19b); (3) Gratido (5:20); (4) Submisso (5:21).

20

Epistola Paulinas II

Recomendaes aos maridos, esposas, filhos, servos (Ef. 5:22-6: 9)


Este trecho ensina acerca da submisso do crente, e o versculo 21, do captulo 5, declara a premissa fundamental desta doutrina: sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. Em nossa gerao, a questo da submisso provoca um sentimento geral de discordncia e protestos. certo que o cristo deve combater as injustias que tiram a liberdade das mulheres em muitos pases, que esmagam as crianas em muitos lares, e que oprimem os trabalhadores em muitas empresas. E, Paulo segue aqui os ensinamentos do Mestre Jesus, que honrou as mulheres numa poca em que elas eram desprezadas; abriu caminho para as crianas que ram ignoradas; e dignificou o trabalho manual; etc. A submisso que Paulo recomenda s esposas, aos filhos e aos servos no sinnimo de inferioridade. Deste ponto em diante, so focalizadas novas formas de relacionamento, ensinando-nos como o cristo deve se conduzir. Paulo faz as seguintes recomendaes (5:22-33; 6: 1-9): 1) O dever das esposas: Vs, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido a cabea da mulher, como tambm Cristo a cabea da igreja, sendo ele prprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja est sujeita a Cristo, assim tambm as mulheres o sejam em tudo a seus maridos (5:22-24). Para melhor entender este trecho, fundamental entender algumas expresses que o apstolo utiliza: a) como ao Senhor fala do modo como a mulher deve encarar a submisso ao seu marido, ou seja, da mesma forma como todos devem se submeter autoridade de Jesus; b) porque o marido o cabea da mulher Paulo nos lembra que Deus criou todas as coisas dentro de uma ordem universal: Cristo, cabea de todo o homem, e o homem, cabea da mulher, e Deus, cabea de Cristo; c) como tambm Cristo o cabea da igreja e a igreja est sujeita a Cristo Paulo ensina que o ato redentor de Jesus na cruz fez com que Deus o colocasse sobre todas as coisas, fazendo dEle o cabea sobre a igreja. A sujeio a Jesus nunca se d sob autoritarismo, imposio, fora ou qualquer ato que humilhe e retire o valor da pessoa. Antes, pelo contrrio, ocorre em alegria, liberdade, aceitao mtua e comunho. 2) O dever dos maridos: Vs, maridos, amai a vossas mulheres, como tambm Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,... Assim devem os maridos amar a suas prprias mulheres, como a seus prprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Pois nunca ningum aborreceu a sua prpria carne,... Por isso deixar o homem a seu pai e a sua me, e se unir sua mulher, e

Semeador

21

sero os dois uma s carne. Grande este mistrio, mas eu falo em referncia a Cristo e igreja... (5:25-33). Paulo emprega duas analogias com o qual os maridos devem amar suas mulheres: a) como tambm Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela. Expressa o mais alto ideal do casamento cristo, pois emprega como referencial o amor de Cristo pela sua igreja. Ele sacrificou-se por ela, tendo como nica fonte de motivao o seu amor; b) os maridos devem amar a suas prprias mulheres, como a seus prprios corpos. Como voc cuida do seu corpo? Alimentando, cuidando dele. Assim, diria Paulo: Faa o mesmo com sua esposa, relacionandose com ela com cuidados idnticos ou ainda maiores. 3) O dever dos filhos: Vs, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto justo. Honra a teu pai e a tua me (que o primeiro mandamento com promessa), para que te v bem, e sejas de longa vida sobre a terra (6:1-3). O que Paulo diz aos filhos que, da mesma forma como devem se submeter a Cristo, devem faz-lo a seus pais. A base teolgica sobre a qual Paulo desenvolve seu ensino pode ser melhor entendida em trs palavras chaves: a) A natureza a obedincia dos filhos faz parte da lei natural de Deus em todos os coraes (Rm. 2:14,15), sendo comportamento-padro em todas as civilizaes, mesmo as mais primitivas; b) A Lei no verso 2, quando Paulo se refere Lei mosaica, mostra-nos o peso que este mandamento tem nas relaes com os pais. Alm da obedincia ao preceito divino, existe o incentivo de dupla promessa: prosperidade e longevidade; c) O Evangelho a responsabilidade da obedincia aos pais tem a sua base no relacionamento com Jesus, pois foi Ele quem estabeleceu esta ordem na famlia e na sociedade. 4) O dever dos pais: E vs, pais, no provoqueis ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestao do Senhor (6:4). Somos ensinados a no usar a autoridade para irritar os filhos. Vejamos alguns ensinamentos desse texto: Criar significa literalmente nutrir ou alimentar. Poderamos ler o texto da seguinte maneira: alimentem os vossos filhos com amor, ateno e incentivos para que eles formem uma personalidade saudvel e positiva; Disciplinar a palavra grega paideia, a mesma usada em Hebreus 12: 5-11, onde a imperfeita disciplina exercida pelos pais terrestres comparada perfeita disciplina de nosso Pai celestial; Admoestar significa instruo ou advertncia verbal, mostrando que os pais devem ser os primeiros educadores dos seus filhos. Tanto a disciplina quanto a admoestao devem ser do Senhor, pois por trs dos atos de correo e disciplina devem est sempre a pessoa de Jesus. 5) O dever dos servos: Vs, servos, obedecei a vossos senhores...com temor e tremor, na sinceridade de vosso corao, como a Cristo, no servindo somente vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de corao

22

Epistola Paulinas II

vontade de Deus, servindo de boa vontade como ao Senhor, e no como aos homens. Sabendo que cada um, seja escravo, seja livre, receber do Senhor todo bem que fizer (6:5-8). Nestes quatro versculos, a presena de Jesus como alvo final da obedincia dos escravos aos seus senhores sempre citada. Esses ensinamentos tambm so aplicveis hoje nos relacionamentos entre patres e empregados: obedeam ao seu patro da mesma forma como vocs devem obedecer a Cristo; faam qualquer servio com o propsito final de mostrar que vocs so servos de Cristo; executem suas tarefas com boa vontade, como se estivessem realizando para o Senhor; esperem a recompensa final apenas do Senhor. Se o empregado cristo procede desta forma, o nome de Jesus honrado. Mas, isso no significa que o trabalhador cristo no possa lutar por melhores condies de trabalho, mas essa luta pela justia no deve interferir na qualidade do seu servio. 6) O dever dos senhores: E vs, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaas, sabendo que o Senhor tanto deles como vosso est no cu, e que para com ele no h acepo de pessoas (6:9). Os senhores daquela poca deviam proceder para com os seus escravos dentro de um relacionamento baseado na reciprocidade, fato muito difcil na poca. Hoje, o empregador cristo deve: proceder para com seus empregados da mesma forma como espera que seus empregados procedam para com ele; relacionarse com seus empregados sem abusar da sua posio de autoridade; sempre lembrar que todos pertencem a um mesmo Senhor, o qual no faz acepo de pessoas.

Caminhando sob proteo (Ef. 6:10-24)


Qualquer crente que anda de modo digno da vocao celestial, deve esperar oposio. Paulo tinha uma viva percepo dos poderes do maligno no universo. Por isto, Paulo advertiu o crente para colocar a armadura protetora espiritual que Deus proveu para ele. Seu propsito nestes versculos advertir-nos quanto hostilidade destas foras e ensinar-nos a venc-las. As hostes malignas tm, segundo Paulo, trs caractersticas principais (6:10 12): a) so poderosas mesmo j derrotados pela cruz de Cristo, esses seres malignos continuam a se considerar donos do mundo em que vivemos, e deste modo a exercer considervel; b) so astutas os desgnios de Satans consistem sempre em procurar brechas para preparar armadilhas que levem a discrdia e desunio. Uma de suas ciladas de maior xito convencer as pessoas de que ele no existe. Como ento, podemos resistir a um inimigo to poderoso? Paulo expressa uma equilibrada combinao de capacitao divina e cooperao humana (6:10,11). A armadura de Deus, mas precisamos vesti-la, e aqui entra a parte humana da preparao para a luta.

Semeador

23

A seguir vamos conhecer e aprender a usar a armadura de Deus. Paulo a descreve, comparando-a s armas espirituais ao nosso dispor: 1 pea: O cinto da verdade. Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade (6:14). Essa pea da armadura essencial. O cinturo conservava a armadura no lugar apropriado, dando fora e liberdade de ao. A verdade se refere aqui em seu sentido compreensivo, e significa honestidade e sinceridade. A verdade nos faz sentir uma sensao de confiana em Deus, de prontido para a batalha. 2 pea: A couraa da justia. E vestida da couraa da justia (6:14). A couraa protegia o peito e as costas. Mas o peito e as costas protegidos com nossa prpria justia no desviaro os dardos malignos. Se, porm, apelarmos justia de Cristo, seremos invulnerveis; e a nossa f em Jesus no enfraquecer diante das acusaes satnicas. 3 pea: Os sapatos do evangelho. Calando os ps com a preparao do evangelho da paz (6: 15). Nossos ps devem ser calados com a disposio de enfrentar o inimigo. A sandlia romana tinha pregos embaixo, a fim de firmar-se em terreno escorregadio ou inclinado. Assim tambm a paz de esprito, que o fruto do Evangelho, nos conservar firmes em cada emergncia. 4 pea: O escudo da f. Com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno (6: 16). Escudo era uma pea que o soldado romano usava para proteger o corpo inteiro. Foi projetado para proteger os soldados das flechas com pontas de matrias inflamveis. Todos os dardos inflamados do maligno significa as suas acusaes maliciosas e tudo o que procede das trevas. 5 pea: O capacete da salvao. Tomai tambm o capacete da salvao (6:17). O capacete do soldado romano era preparado com um metal resistente. Ela a parte da armadura que se destina a proteger a cabea. A certeza da salvao e a esperana nos seus futuros benefcios nos capacitam a enfrentar com firmeza as dificuldades desta luta. 6 pea: A espada do Esprito. A espada do Esprito, que a palavra de Deus (6:17). As outras partes da armadura eram defensivas, essa usada para o ataque e a defesa. A Palavra de Deus descrita como sendo uma espada, porque penetra todos os disfarces do erro, e, porque desnuda as ciladas do Diabo. Essa arma foi usada por Cristo durante a sua grande tentao. O bom uso desta armadura s possvel para quem aprende a viver na dependncia de Deus, em orao perseverante. Embora a orao tivesse sido subentendida nas exortaes acerca da armadura, agora mencionada com clareza nos versculos 18 a 20. A orao que necessria tem seis caractersticas. Vejamos essas caractersticas

24

Epistola Paulinas II

no versculo 18, que diz: Com toda a orao e splica orando em todo tempo no Esprito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverana e splica, por todos os santos. 1. Toda orao, significa todos os tipos de orao secreta, pblica, em alta voz, silenciosa, breve, prolongada. 2. Orando em todo o tempo, significa em qualquer momento do dia. 3. Orando no Esprito, significa que o Esprito Santo est orando atravs da pessoa. 4. Vigiando contra a formalidade, a negligncia e o esquecimento. Vigiando, tambm, pela resposta, assim como algum aguarda uma carta importante. 5. Com toda perseverana - acreditando e confiando em Deus (Mt. 15:21-28). 6. Por todos os santos orando para que todos sejam sustentados, protegidos, curados pelo Senhor. Finalizando esta epstola, Paulo informa que o consolo vir sobre os cristos de feso; e que est enviando Tquico com esta carta para encoraj-los.

Semeador

25

EXERCCIO 1 1. ____ O tema do livro de Efsios a Igreja, o corpo de Cristo. 2. ____ Paulo escreveu a carta aos Efsios em Corinto na sua casa. 3. ____ Deus planejou a redeno antes da fundao do mundo (Ef. 1:3). 4. ____ O crente antes de ser alcanado pela Graa estava morto, escravizado e condenado. 5. ____ Paulo nesta carta enfatiza que a nova humanidade criada em Jesus, pode andar nos mesmos padres do mundo. 6. ____ A mansido est intimamente ligada idia de esprito de submisso. 7. ____ A unidade crist surge da unio com Deus e exige maturidade. 8. ____ Irai-vos, e no pequeis; no se ponha o sol sobre a vossa ira; nem deis lugar ao Diabo disse Pedro aos discpulos.

Epistolas Paulinas II

Epstolas aos Filipenses e Colossenses

A alegria de viver por Cristo e a supremacia de Cristo

Epstola aos Filipenses contm menos advertncias e mais elogio do que qualquer outra epstola. uma carta alegre, calorosa que tem um valor imenso no ensino da necessidade de progresso no caminhar cristo e de alegria na f. A Epstola aos Colossenses completa a Epstola de Efsios. Ambas tratam da doutrina da Igreja em relao a Jesus Cristo. Tm muitos conceitos em comum, contudo, so dadas sob diferentes nfases. Efsios enfatiza a Igreja como o corpo de Cristo, enquanto que Colossenses enfatiza Cristo como a cabea da Igreja.

A EPSTOLA AOS FILIPENSES O Autor


Da priso, em Roma, Paulo escreveu esta carta aos crentes filipenses para agradecer-lhes pela oferta generosa, cujo portador foi Epafrodito, e para inform-los do seu estado pessoal. Alm disso, escreveu para transmitir congregao a certeza do triunfo do propsito de Deus na sua priso e para levar a igreja a se esforar mais em conhecer o Senhor, conservando a unidade, a humildade, a comunho e a paz. Esta carta provavelmente foi escrita por volta de 60 62 d.C.

A Igreja em Filipos
Quando Paulo iniciou sua segunda viagem missionria, Deus deu-lhe a viso de

30

Epistola Paulinas II

um homem da Macednia dirigindo-lhe um apelo. Imediatamente Paulo navegou para a principal cidade da Macednia: Filipos. Nesta viagem Paulo foi acompanhado de Silas, Timteo e Lucas. Esta cidade, estrategicamente localizada numa rota comercial principal entre a Europa e a sia, era um lugar ideal de onde se poderia propagar o Evangelho por toda a Europa. A cidade de Filipos, no era somente uma mera cidade na Macednia (parte atual da Grcia), era tambm uma colnia romana. Depois de uma grande guerra, Csar mandou vir para esta cidade os veteranos soldados romanos e elevou os seus cidados posio de cidados do Imprio. O povo ficou orgulhoso com esta cidadania e se referiam a si mesmos como romanos (At. 16:21). Chegando em Filipos Paulo foi ao lugar de orao porque no havia sinagoga. Nesta reunio de orao ao ar livre em Filipos, Paulo encontrou Ldia, que se tornou a primeira pessoa convertida naquela cidade. Sua casa tornou-se a primeira igreja crist europia. Paulo deixou a nova igreja nas mos de Lucas que, como tudo leva a crer, a pastoreou por seis anos (Lucas escritor do livro de Atos). Depois da partida de Paulo a igreja continuou participando do seu ministrio, principalmente no sustento financeiro. Paulo fez ainda duas visitas igreja antes de escrever esta carta.

O Tema
Paulo nesta carta expressa sua gratido pelo cuidado da igreja com ele e aproveita para tratar de alguns problemas que a igreja estava passando. Esta carta tem um tom muito pessoal e expressa a grande alegria pelo amor demonstrado pelos filipenses. Paulo sabia que seu ensino estava sendo colocado em prtica. A alegria, sem dvida tnica principal desta carta, pois 16 vezes a palavra mencionada. O tema desta epstola A ALEGRIA DE VIVER POR CRISTO.

Saudaes (Fp 1:1,2)


A saudao a que sempre Paulo usa. Na sua saudao na carta aos filipenses, ele se refere a dois tipos de lderes: bispos e diconos. Esses surgiram como uma necessidade do crescimento das igrejas a partir da dcada de 50 d.C.

Gratido e orao pelos filipenses (Fp. 1:3-11)


A igreja de Filipos era uma igreja forte e bem organizada. Seus presbteros e diconos demonstravam uma slida liderana e foi a que menos recebeu admoesta-

Semeador

31

es entre todas as igrejas paulinas. Este trecho do livro de filipenses descreve a igreja dos sonhos de qualquer pessoa: a) Tinha um esprito altamente cooperativo (1: 5,7); b) Estava em processo de aperfeioamento no amor, no conhecimento e no discernimento (1: 6,9-11); c) Exercia influncia positiva sobre a vida das pessoas (1: 3, 4, 8). Mesmo sendo uma igreja com as caractersticas acima, Paulo no estava contente com algumas coisas, por isso orou para que os crentes continuassem a crescer e abundar mais e mais no amor e conhecimento do Senhor. Essa foi a orao de Paulo: Dou graas ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vs, fazendo sempre, em todas as minhas oraes, splicas por todos vs com alegria pela vossa cooperao a favor do evangelho desde o primeiro dia at agora; tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vs comeou a boa obra a aperfeioar at o dia de Cristo Jesus,... Paulo enfatiza que a chave do amor transbordante um profundo conhecimento de Jesus. E isto peo em orao: que o vosso amor aumente mais e mais no pleno conhecimento e em todo o discernimento, para que aproveis as coisas excelentes, a fim de que sejais sinceros, e sem ofensa at o dia de Cristo (1:9, 10).

Paulo fala sobre sua vida e misso (Fp. 1: 12-26)


Paulo tem uma viso positiva de seu momento como prisioneiro. Ele no v como um problema, mas como uma grande oportunidade de crescimento do Evangelho. Ao invs de reclamar da sua condio, ele viu-se acorrentado aos guardas para um propsito eterno. Atravs do seu testemunho muitos deles aceitaram a Jesus com o Salvador, e assim o Evangelho foi pregado guarda pretoriana (os soldados mais destacados). E quero, irmos, que saibais que as coisas que me aconteceram tm antes contribudo para o progresso do evangelho; de modo que se tem tornado manifesto a toda a guarda pretoriana e a todos os demais, que por Cristo que estou em prises (1:12,13). Paulo tinha a certeza que o viver Cristo, e o morrer lucro (1:21), porque tanto a vida como a morte so coisas positivas para ele. A lembrana dos filipenses em seu corao conforta e o encoraja a continuar a sua vida. Todavia, por causa de vs, julgo mais necessrio permanecer na carne (vivo). E, tendo esta confiana, sei que ficarei, e permanecerei com todos vs para vosso progresso e gozo na f; para que o motivo de vos gloriardes cresa por mim em Cristo Jesus, pela minha presena de novo convosco (1: 24-26).

32

Epistola Paulinas II

Exortao a uma vida digna do Evangelho (Fp. 1:27-30)


Paulo admoesta seus leitores a desenvolverem o desejo de servir at mesmo sob situaes difceis ou desencorajados. Ele fala isso alertando como sendo a responsabilidade de todos os crentes, como cidados dos cus. Exorta os filipenses a viverem de modo digno de sua cidadania celestial. Somente portai-vos, dum modo digno do evangelho de Cristo, para que, quer v e vos veja, quer esteja ausente, oua acerca de vs que permaneceis firmes num s esprito, combatendo juntamente com uma s alma pela f do evangelho; e que em nada estais atemorizados pelos adversrios, o que para eles indcio de perdio, mas para vs de salvao... (1:27,28). Paulo fala a seguir das obrigaes de um cidado celestial. Isso foi importante para os filipenses, porque como a cidadania romana requeria honras especiais a Csar, eles precisavam permanecer fiis ao Senhor, mesmo nas horas difceis. Pois vos foi concedido, por amor de Cristo, no somente o crer nele, mas tambm o padecer por ele (1:29).

O compassivo apelo unidade (Fp. 2:1-11)


Paulo menciona aqueles sentimentos e experincias que devem impulsionar os filipenses a desejar a unidade. a) Os motivos para a unidade (2:1): (1) Exortao em Cristo. A exortao um conselho que anima; (2) Consolao de amor. Consolao que surge do amor mtuo; (3) Comunho do esprito. A comunho o participar juntamente - j so um em Cristo; (4) Estranhveis afetos e compaixes. Se os coraes so compassivos, no deve haver dificuldade em manter a unidade. b) O apelo unidade (2:2). Completai o meu gozo. Paulo j falou da igreja que deriva da vida e conduta dos filipenses; agora pede que completem essa alegria e vivam em unio. Para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo nimo, pensando a mesma coisa. Ter o mesmo sentimento significa ter os mesmos desejos, alvos, pontos de vista, esperanas e temores. Significa trabalhar juntamente em amor para atingir o mesmo propsito. c) A contribuio e os obstculos unidade (2:3,4). (1) Humildade. Nada faais por contenda ou por vanglria. O partidarismo surge do amor s contendas ou do desejo de gratificar o nosso prprio orgulho, e procura suprimir a vontade dos outros. A vanglria a disposio de pensar que somos importantes, de exigir uma posio de destaque. Mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo. Paulo quer dizer que uma pessoa que vive para servir aos outros e que

Semeador

33

luta em prol de causas que ajudam ao prximo, ao invs de buscar seus prprios interesses, est se colocando abaixo do seu prximo. (2) Altrusmo. O altrusta ama ao prximo. No olhe cada um somente para o que seu, mas cada qual tambm para o que dos outros. Quando algum est absorvido em si mesmo, seu corao fechado contra outras pessoas. Viver para o eu-prprio a verdadeira raiz do pecado. A partir do versculo 5 ao 11, Paulo escreve que devemos seguir o exemplo inspirador de Jesus. Tende em vs aquele sentimento que houve tambm em Cristo Jesus (2:5).Isso quer dizer que no somente devem seguir o exemplo de Jesus no que diz respeito sua conduta exterior, mas tambm no que diz respeito sua vida interior. Devemos prestar ateno quilo que prendia a ateno dEle, amar as coisas que Ele amava, odiar as coisas que Ele odiava. Notemos que os versos 6 a 11 declaram as doutrinas fundamentais do Cristianismo: - A encarnao, mediante a qual o Filho de Deus se tornou homem, a fim de que o homem seja feito um filho de Deus; - A expiao, que significa que o Filho de Deus morreu em prol do homem, a fim de que o homem vivesse para Deus. - A humilhao. Na vinda do Filho de Deus, havia uma dupla descida: para assumir a natureza humana e para morrer a morte humana. - A exaltao. A exaltao de Cristo a maior que existe no Universo, porque a sua prpria humilhao foi a mais profunda.

O cristo e o servio a Deus (Fp. 2:12-30)


Assim Deus exaltou a Jesus, tambm um dia Ele exaltar todo crente que viver uma vida de acordo com o princpio de servo. Por isto Paulo admoesta a todos obedecerem e cooperarem com Deus no crescer de sua f (2:12,13). Paulo continua a explicar que uma vida de obedincia e de submisso resultar num testemunho para Cristo. Ele diz ainda, que uma atitude de sacrifcio do eu produz gozo. Contudo, ainda que eu seja derramado como libao sobre o sacrifcio e servio da vossa f, folgo e me regozijo (2:17). O captulo 2 finda com dois exemplos de crentes bem conhecidos dos filipenses, que haviam demonstrado o princpio de um servo em suas vidas. O primeiro exemplo Timteo que deu prioridade aos interesses espirituais (2:21); o segundo Epafrodito, que demonstrou um corao de servo. Porque pela obra de Cristo chegou at as portas da morte, arriscando a sua vida para suprir-me o que faltava do vosso servio (2:30).

34

Epistola Paulinas II

Paulo deseja que Epafrodito, ao voltar para casa, seja estimado como um servo fiel de Cristo.

A corrida crist (Fp. 3)


Os mesmos judaizantes, cujas atividades so referidas nas epstolas aos Corntios e aos Glatas, procuraram infiltrar-se na igreja de filipos. Contra eles, o apstolo adverte os filipenses em linguagem severa. Quanto ao mais, irmos meus, regozijai-vos no Senhor. No me penoso a mim escrever-vos as mesmas coisas, e a vs vos d segurana. Acautelai-vos dos ces; acautelai-vos dos maus obreiros; acautelai-vos da falsa circunciso. Porque a circunciso somos ns, que servimos a Deus em esprito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e no confiamos na carne (3:1-3). Dos versculos 4 a 6, Paulo se refere sua prpria experincia, ao tempo quando ele, como os ajudaizantes, vivia na nuvem da sua prpria retido. Se a justia fosse questo de descendncia natural, de privilgios herdados e de observncias legais, ento Paulo teria tanto assunto de jactncia quanto esses ensinadores. Quando, porm, a glria de Cristo se revelou a Paulo, o brilho e os privilgios do judasmo se desvaneceram. Paulo disse: Mas o que para mim era lucro passei a consider-lo como perda por amor de Cristo (3:7). O apstolo tivera alegria em lanar fora todas vantagens da alta posio no judasmo, a fim de atingir o que havia de mais precioso no Universo a pessoa de Cristo. Paulo considera os seus privilgios anteriores como refugo, ou lixo. O nico desejo do apstolo era ganhar a Cristo. O que significa ganhar a Cristo? Significa estar em comunho com Ele e ter a sua presena na alma; ser vinculado a Ele como cabea e ser enxertado nEle como videira; ser casado com Ele como o Noivo; ser edificado sobre Ele como a Pedra fundamental. Ser achado em Cristo estar sob o Seu controle, cuidado e proteo. Para conhec-lo, e o poder da sua ressurreio e a e a participao dos seus sofrimentos, conformando-me a ele na sua morte, para ver se de algum modo posso chegar ressurreio dentre os mortos (3:10,11). Vejamos alguns pontos importantes destes versculos: (1) Para conhec-lo, Paulo no fala aqui de conhecimento intelectual, mas si, em conhecimento baseado na experincia. (2) Para experimentar o poder da Sua ressurreio. Esse o poder que nos vivifica espiritualmente. (3) Para comungar com seus sofrimentos. Os sofrimentos por amor a Cristo nos levam a ter estreita comunho com Ele, porque o vnculo mais estreito que exis-

Semeador

35

te entre as pessoas a simpatia que provm de sofrerem juntas. (4) Para estar em conformidade com sua morte. Ser conformado com a morte significa ser to inspirado pelo Seu Esprito, a ponto de estar disposto a dar a sua vida, se necessrio, por amor a Ele. (5) Para alcanar a ressurreio dentre os mortos. Paulo se refere ressurreio daqueles que morreram em Cristo, que sero ressuscitados antes daqueles que morreram sem Cristo. Paulo, embora seja muito rico em posses espirituais, em certo sentido ainda no tinha atingido tudo quanto Cristo tinha para ele. Ento ele esfora-se para chegar quilo que a culminncia da sua vida e ministrio. Ele informa-nos que as seguintes atitudes so necessrias ao progresso espiritual: (1) Humildade. No que j a tenha alcanado, ou que seja perfeito (3:12). Aqueles que falam e agem como se fossem perfeitos, sem mancha alguma, so bons demais para serem verdadeiros. (2) Perseverana. Mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcanar aquilo para o que fui tambm alcanado por Cristo Jesus (3:12). Jesus conquistou Paulo visando um propsito; a ambio de Paulo era cumprir o propsito de Deus. (3) Concentrao. Mas uma coisa fao (3:13). A concentrao necessria ao sucesso. Todos os poderes da alma devem ser unidos sob a liderana de algum propsito supremo. (4) Sbio esquecimento. Esquecendo-me das coisas que atrs ficam (3:13). Os pecados do passado devem ser confessados, e as injustias corrigidas na medida do possvel. Vamos aprender as lies que Deus quer nos ensinar com os fracassos do passado e depois esperar vitrias futuras. (5) Atividade incansvel. Avanando (3:13). Porque, fazendo isto, nunca jamais tropeareis (II Pe 1:10). Pelo que todos quantos somos perfeitos tenhamos este sentimento (3:15a). A palavra perfeito aqui significa aqueles que so crescidos ou maduros, o que expressa no a perfeio crist, mas uma certa maturidade na experincia crist. E, se sentis alguma coisa doutra maneira, Deus tambm vo-lo revelar (3:15b). Noutras palavras: Se alguns entre vocs tm um ponto de vista diferente acerca deste ensino de perfeio, se alguns esto satisfeitos consigo mesmos quanto ao seu progresso espiritual e esto cegos quanto alguns defeitos no seu carter; se alguns esto enganados com respeito sua perfeio, Deus lhe mostrar o que no conseguem ver.

36

Epistola Paulinas II

Notemos, porm, a condio: Andemos segundo a mesma regra. Deus revelar pessoas quais coisas esto erradas na sua vida, na condio de que continue firmemente no caminho que conhece ser certo. Uma pessoa precisa estar avanando no Senhor a fim de ser guiado por Ele. Conheamos e prossigamos em conhecer o Senhor (Os. 6:3). Nos versos 17 a 21, Paulo adverte os filipenses contra o perigo do lado pago, a saber: a frouxido moral. Sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em ns (3:17). O que deviam imitar? Nos versos 7 a 13, lemos que Paulo no tinha confiana no seu eu-prprio; que estava disposto a sacrificar todas as coisas por Cristo; que reconhecia a sua prpria imperfeio e que estava grandemente desejoso para avanar com o Senhor. Sua advertncia necessria, porque h aqueles que tomam uma atitude diferente. So inimigos da cruz de Cristo, no por causa de qualquer hostilidade da parte deles, mas por causa das vidas que vivem. Esses homens vivem para as coisas da terra, mas a nossa ptria est nos cus, donde tambm aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Paulo diz que o Salvador: Transformar o corpo da nossa humilhao, para ser conforme ao corpo da sua glria, segundo o seu eficaz poder de at sujeitar a si todas as coisas (3:21).

A vida crist feliz (Fp. 4)


A ltima lio a ser tirada do captulo anterior (Fp 3) que a nossa ptria est nos Cus, e que, portanto, devemos viver uma vida santa enquanto aguardamos a vinda do nosso Senhor. Essa exortao seguida por um apelo firmeza, unio e ao apoio aos obreiros cristos (Fp 4). O presente captulo se compe de uma srie de exortaes que indica qual atitude ou mentalidade do cristo vitorioso. Deve ser um homem: 1) Com a mente alegre. Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos (4:4). Esse verso soa a nota principal da epstola inteira, na qual abundam as palavras alegria e alegrar-se. E o que h de maravilhoso nisso que a epstola foi escrita enquanto o apstolo estava na priso. A alegria independe das circunstn-cias externas, depende apenas da presena de Cristo conosco, e, devemos nos alegrar sempre. 2) Com a mente pacfica. No andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela orao e splica com aes de graas; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardar os

Semeador

37

vossos coraes e os vossos pensamentos em Cristo Jesus (4:6,7). O apstolo adverti contra a ansiedade nervosa, a inquietude e os maus pressentimentos com respeito ao resultado da nossa obra e com respeito ao futuro. Porm, Paulo, receita confiantemente um remdio infalvel para as nossas ansiedades: Antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela orao e splica com aes de graas. 3) Com a mente santa. Tudo o que verdadeiro, tudo o que honesto, tudo o que justo, tudo o que puro, tudo o que amvel, tudo o que de boa fama, se h alguma virtude, e se h algum louvor, nisso pensai (4:8). Nesse verso, Paulo admoesta os filipenses a meditar em tudo o que nobre diante de Deus, em tudo que purifica e em tudo que apela aos melhores sentimentos do homem. Paulo completa: O que tambm aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz ser convosco (4:9). 4) Com contentamento. No digo isto por causa de necessidade, porque j aprendi a contentar-me com as circunstncias em que me encontre (4: 11). Quando as circunstncias furtam a paz do cristo, conseguem tirar dele uma das suas posses mais preciosas. Quando descobre que nenhuma circunstncia ou pessoa pode roubar-lhe a calma, j possui o segredo da vitria. E isso se aplica prosperidade tambm, porque ela pode se constituir em prova maior do que a adversidade. O apstolo, porm, mantinha sua mesma atitude de paz e confiana, seja em abundncia, seja em pobreza. Para terminar, o apstolo Paulo no versculo 13 diz: Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

A EPSTOLA AOS COLOSSENSES


Colossenses e Efsios so livros que se completam. Ambos tratam da doutrina da Igreja em relao a Jesus Cristo. Essas duas cartas tm muitos conceitos em comum, contudo, so dados sob diferentes nfases. Efsios enfatiza a Igreja como o corpo de Cristo, enquanto que Colossenses enfatiza Cristo como a cabea da Igreja.

O Autor
Quando escreveu esta epstola Paulo ainda encontrava-se preso em Roma. O motivo desta epstola foi o surgimento de ensinos falsos na igreja, ameaando o seu futuro espiritual. Epafras, dirigente da igreja e provvel fundador, viajou com o objetivo

38

Epistola Paulinas II

de visitar Paulo e informar a respeito da situao da igreja em Colossos. Logo depois Paulo decide escrever esta carta, que foi entregue pessoalmente, por Tquico, cooperador de Paulo. Provavelmente foi escrita por volta do ano 60-62 d.C.

A Igreja de Colossos
A cidade de Colossos estava localizada perto de Laodicia, no sudoeste da sia Menor, a leste de feso. A igreja Colossense, provavelmente, foi fundada como resultado do grandioso ministrio de Paulo em feso, durante trs anos (At 20:31), cujos efeitos foram de to grande alcance que todos os que habitavam na sia ouviram da Palavra do Senhor Jesus (At 19:10). Paulo, talvez, nunca tenha visita Colossos pessoalmente, mas mantivera contatos com a igreja atravs de Epafras. Alm de pastor em Colossos, Epafras era um bom evangelista, levando o Evangelho s cidades vizinhas de Laodicia e Hierpolis (Cl. 4:13).

O Tema
O tema desta epstola A SUPREMACIA DE CRISTO. A heresia do gnoticismo que estava crescendo em Colosso ameaava o fundamento da f crist. Os ensinadores gnsticos diziam aos cristos: O que vocs possuem est correto dentro dos limites, mas no vai suficientemente longe. Ns possumos um conhecimento mais elevado, que iniciar vocs nos segredos mais profundos do Universo. O gnosticismo parece ter sido uma mistura de ensinos cristos, judaicos e pagos. Sua doutrina fundamental era que a matria essencialmente m e no pode ter sido criada por Deus, que essencialmente santo. Sendo a matria m, ento h um abismo entre Deus e o mundo, e esse abismo precisa de uma ponte sobre ele. Essa ponte seria um ser menos santo que surgiu de Deus, e deste surgiu um que era ainda menos santo, e assim por diante at que finalmente surgiu Jesus, que era to esvaziado de santidade e de divindade que podia entrar em contato com o homem. Assim sendo, Jesus era apenas o ltimo numa srie de anjos intermedirios. E, por causa da sua obra na salvao do homem, esses anjos precisavam ser adorados. Percebe-se que esse ensino um atentado contra a doutrina da divindade de Jesus. Contra esses erros, Paulo declarou duas grandes verdades que formam a substncia dessa epstola: Jesus preeminente sobre todas as criaturas. Porque Ele Criador delas, e totalmente suficiente de toda verdade e poder necessrios para salvao do homem.

Semeador

39

Introduo (Cl. 1:1-14)


Paulo inicia sua carta com agradecimentos e louvor pela f dos crentes colossenses. Ele elogia a igreja por sua obedincia ao ensino apostlico e pelo crescimento na f (1:3-8). Fala do bom relatrio que recebera de Epafras e declara que eles so parte do plano universal de Deus. Neste trecho, podemos ver a sabedoria de Paulo ao dirigir-se igreja em Colossos. Ao invs de referir-se somente aos problemas, Paulo reconhece o que de certo esto fazendo e lembra-lhes o Evangelho verdadeiro e poderoso que lhes foi pregado. Dos versculos 9 ao 14, Paulo faz uma orao pelos colossenses para que eles pudessem crescer ainda mais em conhecimento da vontade de Deus e que esse conhecimento resultasse em mudana de vida. Ele exorta para que sejam agradecidos pela salvao que receberam. Dando graas ao Pai que vos fez idneos para participar da herana dos santos na luz, e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; em quem temos a redeno, a saber, a remisso dos pecados (1:12-14).

Apresentao da doutrina correta (Cl. 1:15-2:7)


Este trecho de Colossenses contm uma das mais importantes defesas da divindade de Jesus. 1. Ele a imagem de Deus. O qual imagem do Deus invisvel... (1:15a). O Filho de Deus se tornou homem, a fim de que tivssemos uma perfeita revelao de Deus atravs de uma personalidade humana. O Cristo divino o alicerce do Evangelho; e, porque veio de Deus, pode nos levar para Deus. 2. Ele o criador. O primognito de toda a criao;....Ele antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas (1:15b-17). Este texto declara que Ele existia antes de todas as criaturas e supremo sobre elas. 3. Ele a cabea da Igreja. Tambm ele a cabea do corpo, da igreja; o princpio, o primognito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminncia, porque aprouve a Deus que nele habitasse toda a plenitude (1:18,19). Cristo supremo no ambiente espiritual, assim como no material. Paulo diz acerca da posio de Jesus como cabea da igreja: Ele a fonte de tudo quanto bom; foi o primeiro a ressuscitar da morte num corpo glorificado; e, porque Ele vive, viveremos tambm com Ele. 4. Ele Redentor. E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas,...A vs tambm, que outrora reis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras ms, agora con-

40

Epistola Paulinas II

tudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, ... (1:20-22). Jesus reconciliou o mundo com Deus. Foi Deus quem deu o primeiro passo para a reconciliao, ao dar seu Filho em prol dos pecadores. Do captulo 1:24 ao captulo 2:7, Paulo escreve que toda a verdadeira sabedoria se encontra em Cristo e no na filosofia humana. No h nenhum mistrio secreto suplementar, necessrio para a salvao. Por que o mistrio que esteve oculto dos sculos, e das geraes; mas agora foi manifesto aos seus santos, a quem Deus quis fazer conhecer quais so as riquezas da glria deste mistrio entre os gentios, que Cristo em vs, a esperana da glria (1:26,27). Explicam melhor o verdadeiro conhecimento que o prprio Cristo, em quem est escondido todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Para que os seus coraes sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistrio de Deus-Cristo, no qual esto escondidos todos os tesouros da sabedoria e da cincia (2:2,3). O crente admoestado a no deixar que ningum o engane, dizendo que necessrio um conhecimento especial para uma salvao completa (2:4).

Cristo suficiente para tudo (Cl. 2:8-23)


No versculo 8 do captulo 2, Paulo usa uma ilustrao muito clara para nos avisar contra falsos profetas. Ele afirma que tais elementos esto tentando capturar os crentes atravs de filosofias humanas e tradies. Tendo cuidado para que ningum vos faa presa sua, por meio de filosofias (sabedoria humana) e vs sutilezas (iluses vazias), segundo a tradio dos homens (conhecimentos passados de gerao a gerao), segundo os rudimentos do mundo (idias religiosas inventadas pelos homens), e no segundo Cristo (no de acordo com o Evangelho) (2:8). Os gnsticos alegavam que possuam uma reserva de conhecimentos misteriosos, nos quais os favorecidos eram iniciados, e que eram obrigados sob juramento a no revelar aos de fora. Esse conhecimento, segundo alegaram, tinha sido transmitido desde tempos imemorveis. Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade (2:9). Os gnsticos ensinavam que os poderes divinos habitavam nos anjos, atravs dos quais, segundo eles, Deus entrou em contato com o mundo. Paulo, porm, declara que Cristo o nico mediador entre Deus e o homem. Sendo que, para os gnsticos, a matria era m, ensinavam que Jesus no possua um corpo verdadeiro e que seu corpo era de fantasma. Paulo, no entanto, declara que todos os poderes da Divindade habitam no corpo de Cristo, que antes era mortal, mas que agora est glorificado (Fp. 3:21).

Semeador

41

Os gnsticos falavam aos cristos que precisavam ser iniciados em todos os ensinos misteriosos gnsticos a fim de serem completos. Paulo, porm, diz: E estais perfeitos nele, que a cabea de todo principado e potestade (e no meramente um dos anjos) (2:10). Os falsos mestres em Colossos ensinavam a doutrina judaica da necessidade da circunciso. No verso 11, Paulo nos explica a verdadeira circunciso: despojar-nos da antiga natureza e nascer para uma vida nova, mediante o poder de Cristo. Essa experincia representada simbolicamente pelo batismo cristo. E a vs, quando estveis mortos nos vossos delitos e na incircunciso da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos (2:13). Tanto os judeus como os gentios tinham a lei da conscincia nos seus coraes, a qual ningum podia observar perfeitamente. A Lei era contra ns e nos era prejudicial. Estvamos profundamente endividados e no tnhamos com que pagar. Cristo, porm, pagou a dvida que ns no podamos resgatar. E, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz (2:15). Este versculo, embora tenha ocasionado debates, parece suscetvel da seguinte explicao: os falsos ensinadores em Colossos provavelmente ensinavam que os anjos deviam ser adorados (2:18) por serem os mediadores atravs dos quais Deus muitas vezes revelava a sua vontade. Paulo nos diz que assim como Deus cancelou e removeu a Lei como meio de condenao, tambm, deixou de lado os anjos como veculos de revelao e declarou que o Filho era o supremo Mediador entre Ele e os homens. Por isso os anjos no devem ser adorados. Ningum atue como rbitro contra vs, afetando humildade ou culto aos anjos, firmando-se em coisas que tenha visto, inchado em vo pelo seu entendimento carnal, e no retendo a Cabea, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus (2:18,19). Nesses dois versculos, Paulo, enfatiza a supremacia de Jesus para confrontar os ensinamentos falsos. Nos versculos 20 a 23, Paulo repreende os Colossenses por terem deixado de reconhecer a autoridade suprema de Cristo e a sua mediao exclusiva entre Deus e o homem. Ele lembra aos crentes que quando Jesus morreu na cruz, nos libertou da Lei. Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanas, como se vivsseis no mundo, tais como: no toques, no proves, no manuseies... (2:20,21). O sacrifcio que Deus pede um esprito quebrantado e no uma vida baseada em regras e rituais do mundo.

Aplicao da doutrina correta (Cl. 3:1- 4:1)


No captulo 3, Paulo muda o tom da sua epstola, passando do ensino para a

42

Epistola Paulinas II

aplicao da doutrina, no dia-a-dia. Os crentes colossenses estavam confundidos quanto natureza exata do pecado, por causa do ensino gnstico. Paulo, ento, refuta todos os argumentos falsos. Nos versos 1 a 4, Paulo coloca algumas verdades com respeito vida em Cristo: 1. Sua direo: o Cu. Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que so de cima, onde Cristo est assentado destra de Deus (3:1). A vida crist vivida atravs da comunho com Cristo ressuscitado, e medida que estamos em comunho com Ele, fixamos nossos afetos nas coisas l do alto, no nas que so aqui da terra. 2. Sua natureza escondida. Porque morrestes, e a vossa vida est escondida com Cristo em Deus (3:3). No Calvrio, Deus fez duas coisas: perdoou o nosso pecado e condenou a natureza pecaminosa que os produziu. Quando aceitamos a Cristo morremos para com a vida antiga. E a nossa vida est escondida com Cristo. 3. Sua futura manifestao. Quando Cristo, que a nossa vida, se manifestar, ento tambm vs vos manifestareis com ele em glria (3:4). Quando, Ele vier, assumiremos nossas vestes como filhos do Rei. Unido ao Cristo vivo, o crente morre para o pecado e vive para a retido. O que deve ser feito, porm, quando a velha natureza quer ressurgir, e apetites errados procuram predominar? Paulo usa duas ilustraes que apontam o caminho para a libertao: 1. A antiga natureza precisa ser morta. Exterminai, pois, as vossas inclinaes carnais (3:5a). Em virtude da f em Cristo, o convertido morre para com a sua velha natureza. Porm, mais cedo ou mais tarde, descobre que a antiga natureza se mostra de maneira que o perturba. O que fazer? A antiga natureza no pode ser alimentada, precisa perecer por inanio. O que devemos fazer morrer? Desejos errados de todos os tipos: ...a prostituio, a impureza, a paixo, a vil concupiscncia, e a avareza, que idolatria (3:5b). Paulo completa: Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobedincia (3:6). 2. A antiga natureza precisa ser despojada (3:8-15). A ilustrao a de despir as roupas velhas e vestir roupas novas. Quais roupas precisam ser tiradas? Da ira, indignao, linguagem obscena, mentira (3:8,9). Quais as roupas devem ser vestidas? De corao compassivo, de benignidade, humildade, mansido, longanimidade, suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vs tambm. E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que o vnculo da perfeio. E a paz de Cristo, para a qual tambm fostes chamados em um corpo, domine em vossos coraes; e sede agradecidos (3:12-15).

Semeador

43

Quando os antigos pecados so retirados nos vestimos de nova roupagem e a palavra de Cristo habite em vs ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cnticos espirituais, louvando a Deus com gratido em vossos coraes. E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graas a Deus Pai (3:16,17). Paulo, dos versculos 18 a 22, descreve um estilo de vida que vai alm do ensino sobre a Igreja e de um relacionamento pessoal com Deus. Ele deve atingir o nosso relacionamento dirio com nossos com companheiros, filhos, empregados e empregadores. Paulo d instrues especficas quanto manifestao de caractersticas crists em cada rea. E todas as instrues dadas devem levar a seguinte idia central: Tudo quanto fizerdes, fazei-o de corao, como ao Senhor, e no aos homens, sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herana; servi a Cristo, o Senhor (3:23,24).

Exortaes e saudaes finais (Cl. 4:2-18)


A primeira admoestao de Paulo foi perseverarem em orao (4:2). Esta palavra na linguagem original indica uma necessidade de constante ateno. Paulo acrescenta que precisam vigiar em orao, enfatizando que vigiar no negligenciar a vida de orao, devendo mant-la fiel e viva. A segunda a darem um bom testemunho. Andai em sabedoria para com os que esto de fora, usando bem cada oportunidade. A vossa palavra seja sempre com graa, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um (4:5,6). Devemos ter uma maneira agradvel ao apresentar o nosso testemunho. Com sabedoria para com os incrdulos, usando cada oportunidade para evangelizar. Paulo usa o sal para ilustrar o falar agradvel da parte do crente. Assim como o sal produz sede e faz com que a comida se torne mais saborosa tambm nosso testemunho cristo deve criar uma sede espiritual e apetite nos coraes daqueles que nos ouvem. Nos versculos 7 a 14, Paulo cita seus colaboradores: Tquico, Epafras, Onsimo, Aristarco, Marcos, Barnab, Lucas e Demas este ltimo, embora cooperador de Paulo, foi o nico que no recebeu uma palavra de honra e louvor. Paulo sada a conclui a epstola assinando o seu prprio nome (4:18).

44

Epistola Paulinas II

EXERCCIO 2

1. ____ O tema da Epstola aos Filipenses A alegria de viver por Cristo. 2. ____ Para Paulo o viver Cristo, e o morrer lucro. 3. ____ Os obstculos unidade so: vanglria, partidarismo, egosmo. 4. ____ O significado de ganhar a Cristo viver uma vida longe do Evangelho e sem padres morais. 5. ____ O tema da Epstola aos Colossenses A Supremacia de Cristo. 6. ____ Paulo na carta aos Colossenses defende a Divindade de Jesus. 7. ____ Os falsos mestres em Colossos ensinavam que os novos crentes no precisavam passar pela circunciso. 8. ____ Exterminai, pois, as vossas inclinaes carnais; a prostituio, a impureza, a paixo, a vil concupiscncia, e a avareza, que idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobedincia - Paulo exorta aos colossenses.

EpistolaS Paulinas II

Epstolas aos Tessalonicenses

A Vinda do Senhor e o Arrebatamento da Igreja

segunda vinda do Senhor Jesus Cristo a verdade apresentada nas duas cartas aos tessalonicenses. As duas epstolas contm vinte diferentes referncias vinda do Senhor. Na primeira carta aos tessalonicenses os pensamentos so centralizados ao redor da esperana que aguarda os crentes: o Arrebatamento. A segunda carta enfatiza o julgamento que aguarda os pecadores manifestao de Cristo. Em I Tessalonicenses, o tom de conforto, enquanto em II Tessalonicenses de severa correo. Cada carta traz contribuio inestimvel Igreja de hoje. A primeira d uma explicao concisa do modo pelo qual o arrebatamento ocorrer, e a segunda d o esboo do plano de Deus quanto aos acontecimentos que precedem o Dia do Senhor, inclusive as atividades do Anticristo.

O Autor
Forado a sair de Tessalnica, Paulo foi a Beria, onde teve outro ministrio breve, porm bem-sucedido. A seguir, viajou para Atenas, onde encontrou Timteo; depois, enviou Timteo de volta Tessalnica para verificar a condio da nova igreja, e seguiu para Corinto. Timteo, ao completar sua tarefa, foi para Corinto levando informaes sobre a igreja de tessalonicense. Paulo, ento, escreve esta carta talvez trs a seis meses depois de fundada a igreja. As duas epstolas aos tessalonicenses foram escritas por volta do ano 51 d.C.

A Igreja de Tessalnica
A primeira cidade europia a ser visitada por Paulo, foi Filipos, onde ele e Silas

48

Epistola Paulinas II

foram aoitados e aprisionados. Depois de soltos, os dois evangelistas corajosamente continuaram a jornada para Tessalnica, situada h pouco menos de 160 Km de Filipos. Era a capital, a cidade principal e porto da provncia da Macednia. Entre os 200.000 habitantes da cidade, havia ali uma grande comunidade judaica. Paulo fundou a igreja de Tessalnica, na sua segunda viagem missionria, mas seu frutfero ministrio nesta cidade foi encerrado prematuramente devido intensa hostilidade judaica (At. 17:1-9). Ali, Paulo pregou na sinagoga e muitos judeus e gentios foram salvos. A popularidade de Paulo e Silas como mestres cristos, enraiveceu os judeus ortodoxos que organizaram uma multido para captur-los. Paulo escapou para Beria, valendo-se da noite. Entretanto, alguns de seus discpulos foram presos e depois libertados. Paulo tentou voltar duas vezes, mas foi impedido pelos lderes judeus. Ento, decidiu enviar Timteo para encorajar a igreja. Depois, atravs do relato de Timteo sobre a igreja de Tessalnica, Paulo escreve a primeira carta a esta igreja.

A PRIMEIRA EPSTOLA AOS TESSALONICENSES


Paulo escreveu essa primeira carta para encorajar, advertir e instruir os novos convertidos da igreja de Tessalnica. Eles tinham dvidas e perguntas sobre a segunda vinda de Jesus. Alguns crentes na igreja estavam recusando trabalhar, e desrespeitando os lderes da igreja, porque Jesus podia voltar a qualquer momento. Outros estavam pecando abertamente, sem encarar a volta de Jesus seriamente. E ainda outros tinham dvidas sobre o futuro dos santos que morreram antes de Jesus voltar.

O Tema
Esta carta traz esclarecimentos valiosos sobre a Vinda do Senhor, preocupa-se principalmente com a primeira fase de Sua vinda, referida como O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Arrebatamento se refere Igreja sendo poupada da ira de Deus, ao ser tirada deste mundo. Se refere necessidade de se manter uma vida irrepreensvel e ao encontro dos santos com Cristo nos ares.

Os Novos Convertidos (I Ts. 1)


Paulo inicia a epstola com sua habitual saudao. Ele, porm, inclui Silas e Timteo como co-autores desta epstola. Ele sempre inicia suas cartas com uma pa-

Semeador

49

lavra de louvor a Deus e encorajamento aos crentes. Nesta epstola, ele elogiou a igreja em Tessalnica pela sua obra produzida pela f e seu trabalho movido pelo amor e pela pacincia inspirada na esperana (1:3) e completa dizendo que ora constantemente por eles. A igreja de Tessalnica foi uma igreja que soube receber o evangelho e viv-lo intensamente. Eles se tornaram modelo para os crentes de vrios lugares. De sorte que vos tornastes modelo para todos os crentes na Macednia e na Acaia. Porque, partindo de vs fez-se ouvir a palavra do Senhor, no somente na Macednia e na Acaia, mas tambm em todos os lugares a vossa f para com Deus se divulgou, de tal maneira que no temos necessidade de falar coisa alguma (1:7,8). No era uma igreja sem defeitos, mas tinha o mrito de levar a srio a vida crist de forma a buscar profundamente a salvao. Os ltimos versculos deste captulo resumem a experincia da converso da igreja de Tessalnica. Paulo diz: como vos convertestes dos dolos a Deus (1:9); como deixaram completamente o paganismo para servirem a Deus. O versculo 10 um dos mais importantes pontos de apoio ao ensino sobre o arrebatamento. Observe que Paulo assegura que Cristo vir livrar os crentes da ira de Deus, que est para se manifestar. E esperardes dos cus a seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura (1:10).

Em defesa do ministrio (I Ts. 2,3)


Paulo sempre mostrou grande constrangimento quando falava de si mesmo, mas algumas vezes era necessrio fazer isto em defesa do seu ministrio e dos seus cooperadores. Paulo sabendo tambm que a f de um novo convertido geralmente depende do exemplo visto naqueles que o levaram a Cristo, defendeu a sua reputao. Por isso, nestes captulos, defende o seu ministrio e de seus colaboradores. Como ele e Silas haviam fugido da cidade de Tessalnica rpida e ocultamente, seus inimigos os acusavam de covardes. Em resposta a esta acusao, Paulo lembra aos crentes que eles tinham vindo para Tessalnica logo aps uma experincia muito amarga em Filipos. Embora eles tivessem suportado grande sofrimento e oposio naquela cidade, continuaram a pregar com ousadia. Mas, havendo anteriormente padecido e sido maltratados em Filipos, como sabeis, tivemos a confiana em nosso Deus para vos falar o evangelho de Deus em meio de grande combate (2:2). Paulo afirma que Deus era testemunha que suas intenes eram puras. Eles no estavam buscando a glria dos homens, mas a aprovao de Deus. Assim como fomos aprovados por Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, no pa-

50

Epistola Paulinas II

ra agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos coraes... Deus testemunha, nem buscamos glria de homens, quer de vs, quer de outros, embora pudssemos, como apstolos de Cristo, ser-vos pesados (2:4-6). Tentaram acusar Paulo e Silas de estarem pregando para ganhar dinheiro. A verdade era o oposto. Eles nada recebiam dos crentes tessalonicenses; ao invs disso, eles lhes davam, no somente o Evangelho, mas tambm do seu tempo e dos seus esforos (2:8). Paulo diz: trabalhando noite e dia, para no sermos pesados a nenhum de vs (2:9). Tambm os acusaram de nunca mais voltarem para visitar os novos convertidos. Paulo, ento, lembra a eles que como um pai a seus filhos, exortando-vos e consolando-vos, e instando que andsseis de um modo digno de Deus, o qual vos chama ao seu reino e glria (2:11,12). Embora estivessem longe, Paulo e seus companheiros continuavam a orar por eles (2:17). De fato, Paulo e Silas tentaram voltar por duas vezes, mas Satans os impedira (2:18). Paulo no somente lembra aos tessalonicenses do zelo que tinham por eles, mas tambm revela a razo deste cuidado: Porque, qual a nossa esperana, ou gozo, ou coroa de glria, diante de nosso Senhor Jesus na sua vinda? Porventura no o sois vs? Na verdade vs sois a nossa glria e o nosso gozo (2:19,20). Finalmente, quando Paulo no pde mais suportar a incerteza do que estava acontecendo, enviou Timteo para Tessalnica (3:1-5). Quando Timteo volta a Corinto, relata que a igreja esta forte na f e no amor. Paulo e Silas exultaram com as notcias. Por isso, irmos, em toda a nossa necessidade e tribulao, ficamos cnsolados acerca de vs, pela vossa f, porque agora vivemos, se estais firmes no Senhor (3:7,8). Paulo e Silas tinham orado noite e dia para que a igreja tessalonicense se tornasse firme na f (3:10). Agora, ao ouvir a resposta das oraes, eles oram ainda por duas coisas especficas: O Senhor vos faa crescer e abundar em amor uns para com os outros e para com todos, como tambm ns abundamos para convosco; para vos confirmar os coraes, de sorte que sejam irrepreensveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos (3:12,13).

Exortao ao crescimento na conduta crist (I Ts. 4:1-12)


A palavra finalmente, no comeo do captulo 4, indica uma radical mudana na carta de Paulo. Ele passa a exortar os tessalonicenses a viverem para agradar a Deus, e no somente isso, os desafia a progredir cada vez mais nesta vida agradvel

Semeador

51

a Deus. Mas ele no fala em linguagem de mandamentos. Fala em linguagem da graa: Vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus. Ele inicia exortando sobre a santificao. Porque esta a vontade de Deus, a saber, a vossa santificao (4:3a). Embora vivessem numa sociedade onde o pecado sexual era comum e aceitvel, os apstolos no abriam mo da verdade e da santidade. No seu conselho contra o pecado da imoralidade sexual, Paulo diz: que cada um de vs saiba possuir o seu vaso em santidade e honra (4:4). Paulo tambm exorta que ningum iluda ou defraude a seu irmo em negcio algum (4:6). Depois, Paulo d uma ordem: Quanto, porm, ao amor fraternal, no necessitais de que se vos escreva, visto que vs mesmos sois instrudos por Deus a vos amardes uns aos outros (4:9). Geralmente este tipo de amor sem egosmo era to evidente entre os crentes que o mundo pago se admirava disto. No somente um corao amoroso como tambm um par de mos diligentes, so necessrios para uma experincia crist bem balanceada. E procureis viver quietos, tratar dos vossos prprios negcios, e trabalhar com vossas prprias mos, como j vo-lo mandamos, a fim de que andeis dignamente para com os que esto de fora, e no tenhais necessidade de coisa alguma (4:11,12). Alguns tessalonicenses estavam to emocionados com a idia da segunda vinda do Senhor que estavam negligenciando as suas tarefas dirias. Paulo os exorta a ficarem firmes no servio para dar bom exemplo aos de fora e para evitar a pobreza e a falta de respeito prprio que segue a inatividade.

O Arrebatamento da igreja (I Ts. 4: 13-18)


Timteo transmiti a Paulo, algumas dvidas dos crentes em tessalonicenses com respeito ao arrebatamento. Diante desses questionamentos, Paulo faz uma importante descrio sobre esse assunto. No queremos, porm, irmos, que sejais ignorantes acerca dos que j dormem, para que no vos entristeais como os outros que no tm esperana (4:13). Alguns crentes inexperientes quanto vida e doutrina crist queriam saber o que acontece depois da morte. Perderiam a gloriosa vinda do Senhor? Era a dvida que os assaltava. O desespero em face morte era uma caracterstica do mundo pago. Segundo os pagos, os vivos tm esperanas, mas os mortos esto sem esperana; no h ressurreio dos que morrem. Mas, uma caracterstica marcante dos antigos cristos era a sua alegre confiana na ressurreio de Jesus como garantia da conquista da morte por todos aqueles que nEle crem. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim tambm aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornar a trazer junta-

52

Epistola Paulinas II

mente com ele (4:14). A morte simplesmente um sono, porque o sono d a entender o descanso, a existncia contnua e o despertar. Aqueles que dormem no esto mortos; sero despertados para novas atividades. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que ns, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que j dormem (4:15). Depois segue-se a ordem da Vinda do Senhor: Ele descer, os mortos cristos subiro a Ele, e os santos vivos sero arrebatados nos ares; e assim estaremos para sempre com o Senhor (4:17). Os novos convertidos foram consolados acerca dos mortos cristos. Os cristos no pereceram e no perdero qualquer bno; pelo contrrio, tero precedncia sobre os vivos. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras (4:18). O propsito supremo de toda a profecia consolar o povo de Deus com uma viso do futuro. Por isso devemos evitar as especulaes pouco proveitosas acerca de detalhes que somente ficaro claros quando o evento acontecer.

A Vinda do Senhor (I Ts. 5)


A segunda vinda mencionada mais de trezentas vezes no Novo Testamento. Paulo se refere a ela nas suas epstolas pelo menos cinqenta vezes. Livros inteiros (I e II Tessalonicenses) e captulos inteiros (Mateus 24; Marcos 13) so dedicados a esse assunto. sem dvida, uma das mais importantes doutrinas do Novo Testamento. Irmos, acerca dos tempos e das pocas no necessitais de que se vos escreva: porque vs mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor vir como vem o ladro de noite; pois quando estiverem dizendo: Paz e segurana! Ento lhes sobrevir repentina destruio, como as dores de parto quela que est grvida; e de modo nenhum escaparo. Mas vs, irmos, no estais em trevas, para que aquele dia, como ladro, vos surpreenda; porque todos vs sois filhos da luz e filhos do dia; ns no somos da noite nem das trevas; no durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sbrios (5:1-6). Jesus declarou que o tempo exato da Sua vinda est escondido nos conselhos de Deus (Mt. 24:36-40; Mc. 13:21,22). Nos basta saber que esse dia pode vir a qualquer tempo; portanto, devemos estar preparados. Quando for anunciado pelos incrdulos que h paz e segurana, talvez signifique que o mundo estar numa expectativa e esperana de paz. Mas, o Dia do Senhor vem trazendo tribulao mundial destruindo qualquer esperana de paz e segurana. Para os cristos Deus fala: Vigiem e sejam sbrios. Significa manter-se

Semeador

53

acordado e em alerta. O contexto indica que Paulo no est exortando seus leitores a ficarem espera do Dia do Senhor, mas a estarem espiritualmente preparados para escapar desse dia. Mas ns, porque somos do dia, sejamos sbrios, vestindo-nos da couraa da f e do amor, e tendo por capacete a esperana da salvao; porque Deus no nos destinou para a ira, mas para alcanarmos a salvao por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por ns, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo (5:8-11). As escrituras ensinam que a vinda de Cristo, ser precedida por um perodo de transio caracterizado por distrbios fsicos, guerras, dificuldades econmicas, declnio moral, apostasia religiosa, infidelidade, pnico e perplexidade generalizados. A ltima parte desse perodo chamada de Grande Tribulao, o mundo inteiro ficar sob o domnio de um governo anticristo. Os que crem em Deus sero brutalmente perseguidos, e a nao judaica, especialmente, passar por uma fornalha de aflio. Na ltima metade do captulo 5, Paulo faz uma aplicao prtica do ensino sobre esses dias futuros. Ele faz uma lista de 14 assuntos, onde a santidade necessria. - Respeitar os lderes espirituais (5:12,13); - Ajudar aos mais fracos (5:14); - No procurar vingana (5:15); - Regozijar, orar e dar graas em todas as circunstncias (5:16,17); - No extinguir o Esprito (5:19); - No desprezar as profecias, mas pondo tudo prova. Retendo o que bom (5:20,21); - Abster-se de qualquer atividade duvidosa (5:22). Paulo ento ora para que o prprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso esprito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (5:23).

A SEGUNDA EPSTOLA AOS TESSALONICENSES


Timteo levou a primeira carta de Paulo aos tessalonicenses. Na volta, trouxe a notcia de que a igreja estava sofrendo um ataque muito severo de perseguio, e que estava havendo pnico por causa da falsa interpretao da vinda de Jesus. Alguns crentes tessalonicenses ficaram to preocupados com a vinda do Senhor, que deixaram suas ocupaes e ficaram dependendo da igreja para suprir suas necessidades materiais.

54

Epistola Paulinas II

Sem trabalho e indolentes, eles circulavam desocupados, criando confuso. Paulo, ainda se encontrava em Corinto com Silas, quando recebeu as informaes do que estava acontecendo e decidiu escrever a segunda carta.

O Tema
Paulo queria reacender a f, o amor e a esperana nos coraes dos crentes em Tessalnica. Ele tambm queria esclarecer as dvidas concernentes vinda de Cristo. Por isso o tema dessa segunda carta : ESCLARECIMENTOS SOBRE A VINDA DO SENHOR.

Encorajamento na perseguio (II Ts. 1)


Logo aps as palavras de saudao e elogio, Paulo compartilhou com esses crentes quanto verdade bsica que os ajudaria a entender o sofrimento pelo qual estavam passando: Deus justo em seus julgamentos (1:1-8). Paulo assegura a seus leitores que tal perseguio no indica que Deus os abandonara ou que Ele os estava punindo. Ao contrrio, Deus tem o melhor. De maneira que ns mesmos nos gloriamos de vs nas igrejas de Deus por causa da vossa constncia e f em todas as perseguies e aflies que suportais; o que prova clara do justo juzo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual tambm padeceis (1:4,5). Paulo encoraja os crentes explicando que quando Jesus se manifestar na terra, punir os que praticam iniqidade. E a vs, que sois atribulados, alvio juntamente conosco, quando do cu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo, e tomar vingana dos que no conhecem a Deus e dos que no obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus (1:7,8). Os que no conhecem a Deus e os que no obedecem ao Evangelho sofrero eterna destruio. Isto no aniquilao, mas separao eterna da presena de Deus (1:9). Paulo amplia sua explicao do propsito do sofrimento, explicando que este serve para aperfeioar o plano de Deus na vida do crente (1:9). Pelo que tambm rogamos sempre por vs, para que o nosso Deus vos faa dignos da sua vocao, e cumpra com poder todo desejo de bondade e toda obra de f. Para que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vs, e vs nele, segundo a graa de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo (1:11,12).

As manifestaes do Anticristo (II Ts. 2)


Ningum, de maneira alguma, vos engane (2:3a). Ento Paulo indica que

Semeador

55

dois eventos de alcance mundial precedero o Dia do Senhor. 1. Sem que antes venha a apostasia. O Novo testamento ensina que o fim desta era ser marcado pela apostasia (ou desvio da f) em grande escala por parte da Igreja, bem como, a corrupo generalizada no mundo. 2. Seja revelado o homem do pecado, o filho da perdio. Ele tambm chamado Anticristo. Nele resume-se e revela-se mais perfeitamente a natureza cada do homem que no se sujeita Lei de Deus. Assim sendo, o homem da iniqidade bem qualificado para ser instrumento de Satans e lder de todos os inimigos de Deus e de Cristo. O Anticristo, nos ltimos dias, sair do meio do mundo antigo e dominar sobre um novo tipo de imprio, conseguindo o domnio do mundo. Ser contrrio a Deus e contrrio ao Cristianismo. Somente h um que agora o detm at que seja posto fora; e ento ser revelado esse inquo, a quem o Senhor Jesus matar como o sopro de sua boca e destruir com a manifestao da sua vinda (2: 6-8). Quem este que detm o homem da iniqidade? Alguns pensavam que Paulo se referia ao imprio romano, cujo governo forte restringia as foras contrrias Lei. Essa, porm, no a interpretao verdadeira. O que o detm nada menos que o prprio Esprito Santo, operando atravs do povo de Deus e impedindo as foras da iniqidade. Mas, removido o sal da terra, a corrupo a cobrir; removida a luz do mundo, as trevas a envolvero. O Anticristo operar prodgios da mentira (2:9), ou seja, sinais para confirmar mentiras. Sua vinda ser com todo engano de injustia aos que perecem (2:10a). Trata-se de engano que leva prtica da injustia. O homem da iniqidade opera com traio e mentira, e operar milagres satnicos para se impor sobre o mundo. Seu poder, porm, no irresistvel, enganar os que fixaram seus coraes contra Deus. Estes perecero porque no receberam o amor da verdade para serem salvos (2:10b). No somente rejeitaram a verdade, como tambm no tinham nenhum amor ou desejo por ela. E por isso Deus lhes envia a operao do erro, para que creiam na mentira; para que sejam julgados todos os que no creram na verdade, antes tiveram prazer na injustia (2:11,12). Tendo em vista estes acontecimentos importantes que ho de vir, Paulo exorta os crentes a se firmarem na verdade que receberam. Ele ora para que Deus os fortalea e os estimule a praticarem boas obras. Assim, pois, irmos, estejam firmes e conservai as tradies que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epstola nossa. E o prprio Senhor, Jesus Cristo, e Deus nosso Pai que nos amou e pela graa nos deu uma eterna consolao e boa esperana, console os vossos coraes e os confirme em toda boa obra e palavra (2:15-17).

56

Epistola Paulinas II

Exortaes diversas e saudaes finais (II Ts. 3)


Os versculos de 1 a 5, temos uma orao de Paulo pelos tessalonicenses para que sejam livres da atuao dos homens maus e perversos, e a proteo de Deus em relao ao maligno. Fiel o Senhor, o qual vos confirmar e guardar do maligno (3:3). Os versculos 6 a 15 se constituem um ensino contra a vida preguiosa e desordenada. Mandamos, irmos, ...que vos aparteis de todo irmo que anda desordenadamente, e no segundo a tradio que de ns recebestes. Porque vs mesmos sabeis como deveis imitar-nos, pois que no nos portamos desordenadamente entre vs, nem comemos de graa o po de ningum, antes com labor e fadiga trabalhvamos noite e dia para no sermos pesados a nenhum de vs. Porque, quando ainda estvamos convosco, isto vos mandamos: se algum no quer trabalhar, tambm no coma (3:6-10). Pelo tom das exortaes de Paulo, a igreja deveria tomar atitude drstica para que os que agissem assim se arrependessem. Mas, se algum no obedecer nossa palavra por esta carta, notai-o e no tenhais relaes com ele, para que se envergonhe; todavia no o considereis como inimigo, mas admoestai-o como irmo (3:14,15). A primeira coisa que deveriam fazer era trabalhar para comerem do po ganho com as prprias mos. O desejo de Paulo que uma profunda experincia de paz pudesse dirigir a vida dos crentes (3:16). Paz que resulta em serenidade diante das perplexidades da vida e que prepara para as revelaes que Deus tem para o crente. Ele fecha esta epstola com a costumeira saudao em que a graa sustentadora oferecida a todo crente. Embora ele tratasse com aspereza certos assuntos, no deixava de lado a essncia da vida crist, que a vida sob a graa do Senhor Jesus Cristo. Somente a graa pode nos habilitar a viver a vida crist.

Semeador

57

EXERCCIO 3

1. ____ As duas epstolas aos Tessalonicenses contm vinte referncias Vinda de Jesus. 2. ____ O tema da primeira epstola o Arrebatamento da Igreja. 3. ____ Em I Tessalonicenses 2 e 3, Paulo defende o seu ministrio e o dos companheiros. 4. ____ Ningum iluda ou defraude a seu irmo em negcio algum, porque o Senhor vingador de todas estas coisas esse texto encontra-se em II Ts 4:6. 5. ____ A apostasia preceder a Vinda de Jesus. 6. ____ O que detm a manifestao do Anticristo o imprio romano. 7. ____ Removido o sal da terra - a Igreja a corrupo e as trevas cobriro o mundo. 8. ____ O homem da iniqidade no opera com traio e mentira, e no operar milagres para se impor sobre o mundo.

Epistola Paulinas II

Epstolas a Timteo, Tito e Filemom

As Epstolas Pastorais e a Epstola a um Amigo

s Epstolas de Timteo e Tito tm sido chamadas de Epstolas Pastorais porque foram dirigidas mais para pastores do que propriamente para a igreja. Elas tambm abordam os problemas da igreja, mais do ponto de vista de um pastor. A Epstola a Filemom fala do relacionamento entre Filemom e seu escravo Onsimo. a carta mais curta e a mais pessoal de todas elas.

AS EPSTOLAS A TIMTEO
Este livro um importante guia para a organizao de uma igreja e prove informaes pertinentes ao bom relacionamento entre lderes e demais membros da igreja.

A Vida de Timteo
Timteo provavelmente nasceu em Listra. Seu pai era grego e sua me (Eunice), bem como sua av (Loide), eram judias crentes (At. 16:1). Desde cedo essas duas mulheres ensinaram cuidadosamente a Timteo, as Escrituras do Antigo Testamento. A f genuna dessas duas mulheres, e, mais especificamente, a de Eunice elogiada por Paulo. Paulo voltou cidade de Timteo em sua segunda viagem missionria. Impressionado com o conhecimento que Timteo tinha da Palavra de Deus, e, reconhecendo que ele era habilitado para o trabalho missionrio, Paulo convidou-o a acompanh-lo em seu ministrio. Os judeus crentes achavam difcil aceitar Timteo, por causa da sua origem gre-

62

Epistola Paulinas II

ga, pelo que Paulo tomou duas atitudes para remediar a situao. Primeiro, como Timteo no havia sido circuncidado quando beb, Paulo fez cumprir esse ritual da Lei (At. 16:3). Tal atitude foi uma exceo regra, porque geralmente, Paulo no fazia tal exigncia. Segundo, Timteo foi ordenado por Paulo ao presbitrio em Derbe e Listra. Paulo se refere a esta ocasio em sua primeira carta, mencionando a imposio de mos (I Tm 4:14). Timteo acompanhou Paulo em sua segunda jornada missionria, passando por Beria, Frigia, Misia, Trocas, etc. Depois foi enviado a Tessalnica com Silas e Paulo permaneceu em Atenas. Mais tarde foi se encontrar com Paulo em Atenas. Aps passar dois anos com Paulo em feso, Timteo foi enviado a Corinto para verificar o progresso da igreja. Parte das viagens de Timteo com Paulo foi feita na Grcia e Judia (Jerusalm), onde a jornada deles foi interrompida temporariamente por causa da priso de Paulo (At. 21:30). Uma vez Paulo libertado, viajaram juntos, novamente, at feso, onde Timteo ficou como representante do apstolo. Quando conduziram Paulo preso a Roma, pela segunda vez, ele tinha certeza de que no seria solto, ento pediu a Timteo que viesse a Roma para uma visita final. Mas, a Bblia no revela se Timteo chegou a Roma antes da execuo de Paulo. Embora Timteo fosse tmido e muito mais novo do que Paulo, o apstolo o via como um defensor firme e leal da f crist. Paulo fez algumas descries sobre Timteo: Fiel (I Co. 4:17); Consciencioso (Fp 2:19,21); e Dedicado a Deus (I Tm. 6:11). Timteo passou algum tempo na priso por causa de sua f, e a Histria conta que ele continuou a pregar a Palavra de Deus ousadamente, at morrer como mrtir.

O Autor
Liberto de sua primeira priso em Roma, em 62 d.C., Paulo voltou s igrejas que havia fundado antes da priso. Em feso ele observou que durante sua ausncia, falsos mestres haviam se infiltrado na igreja causando muita confuso. Sabendo que era importante continuar sua jornada at Filipos e Tessalnica, Paulo deixou Timteo em feso para estabelecer novos lderes e proteger a igreja das artimanhas dos falsos mestres. Ao chegar a Macednia, sentiu que no poderia voltar a feso to cedo quanto previra, ento escreveu a Timteo uma carta de admoestao e encorajamento. Esta primeira carta provavelmente foi escrita de Filipos, cerca de 63 d.C. A segunda carta a Timteo foi escrita quase cinco anos aps a primeira. Paulo viajara muito, voltando s igrejas que havia fundado. Parece que foi preso em Troas

Semeador

63

e levado a seguir para Roma. Ele afirma que est aprisionado e tendo Lucas como seu nico companheiro. Aparentemente, a igreja de Roma ocultou-se devido feroz perseguio. Enquanto aguardava a sua execuo Paulo escreveu esta segunda carta para lembrar a Timteo de suas grandes responsabilidades em pregar e preservar a s doutrina. E queria que ele fosse a Roma para uma visita final. Esta segunda carta foi escrita pouco tempo antes da execuo de Paulo, por Nero, provavelmente por volta do ano 67 d.C.

A PRIMEIRA EPSTOLA A TIMTEO O Tema


O tema geral : INSTRUO PARA UM LDER DE IGREJA. Essa epstola tinha como objetivo dar instrues a Timteo sobre como administrar os problemas que havia em feso, bem como orientaes de como organizar a vida da igreja. H ainda o propsito de encorajar Timteo a manter-se firme e defender a s doutrina.

A falsa doutrina e o testemunho de Paulo (I Tm 1)


Paulo inicia esta epstola com a costumeira saudao, com elementos a mais: a misericrdia, e, chamando Timteo de meu verdadeiro filho na f. Timteo instrudo a permanecer em feso fortalecendo os crentes na f e combatendo as falsas doutrinas. Como te roguei, quando partia para a Macednia, que ficasse em feso, para advertires a alguns que no ensinassem doutrina diversa, nem se preocupassem com fbulas ou genealogias interminveis, pois que produzem antes discusses que edificao para com Deus, que se funda na f (1:3,4). Os falsos mestres de feso acrescentavam longas estrias alheias s Escrituras. Com isso estavam desviando os crentes, levando-os a viverem conforme os ensinos humanos. At o tempo da Igreja Primitiva, aqueles que desejavam aceitar a f judaica, deviam seguir todos os rituais e prticas que incluam a circunciso e tradies rgidas em relao comida e higiene. Quando milhares de gentios comearam a aceitar a Jesus, problemas comearam a surgir dentro da igreja porque alguns crentes insistiram no fato de que estes novos convertidos deviam seguir as ordenanas judaicas. Deus, porm, havia dado uma viso a Pedro, segundo o qual as ordenanas antigas da Lei no se aplicavam Igreja aps a vinda de Jesus. Paulo mesmo deu muitas instrues a respeito deste assunto (1:9,10).

64

Epistola Paulinas II

Dos versculos 12 a 20, Paulo fala de sua converso. Durante todos os anos de seu ministrio, ele nunca deixou de lado de lembrar as circunstncias da sua salvao, nem da perseguio devastadora que moveu contra os cristos. Mas, Deus o perdoou e transformou a sua vida completamente. Fiel esta palavra e digna de toda a aceitao; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal; mas por isso alcancei misericrdia, para que em mim, o principal, Cristo Jesus mostrasse toda a sua longanimidade, a fim de que eu servisse de exemplo aos que haviam de crer nele para a vida eterna (1:15,16). O captulo encerra com mais uma exortao a Timteo para manter sua f, combater o bom combate e manter uma boa conscincia. Paulo cita Himeneu e Alexandre que naufragaram na f, e no versculo 20 diz: Os entreguei a Satans, para que aprendam a no blasfemar.

Instrues sobre a orao (I Tm 2:1-8)


Paulo inicia este captulo, exortando os crentes, para que faam oraes por todas pessoas, principalmente pelos que ocupam posio de autoridade, para que tenham uma vida tranqila e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Pois isto bom e agradvel diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (2:3,4). No versculo 5, Paulo tem o cuidado de enfatizar que h somente um Deus, e um mediador, entre Deus e os homens, Jesus Cristo. Ele fez isso, porque no primeiro sculo, quando escreveu suas cartas, cada nao tinha o seu prprio Deus. No versculo seguinte, Paulo lembra aos crentes que Jesus pagou o preo da salvao de cada um, morrendo na cruz, para restaurar a posio de filhos de Deus. Ele diz: O qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo (2:6).

Os deveres das mulheres crists (I Tm. 2:9-15)


Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modstia e sobriedade, no com tranas, ou com ouro, ou prolas, ou vestidos custosos, mas (como convm a mulheres que fazem profisso de servir a Deus) com boas obras (2:9,10). Estas palavras provavelmente se referem prtica da poca de tranar os cabelos com fios de ouro, ou com outros artigos de luxo, inclusive com prtica idoltrica. Paulo instrui as mulheres crentes a cultivarem a beleza interior, e serem simples no vestir.

Semeador

65

Os versculos 14 e 15 tm causado muita confuso, mas parece que o nico significado lgico aqui baseado em Gnesis 3:15. J que o pecado entrou no mundo atravs da mulher, o remdio para o pecado deveria ser introduzido no mundo atravs da mulher. Realmente isso aconteceu, Jesus veio ao mundo atravs de uma mulher. Ela tornou-se parte deste remdio quando aceitou trazer ao mundo a criana que foi nosso Salvador. E Ado no foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgresso; salvar-se-, todavia, dando luz filhos, se permanecer com sobriedade na f, no amor e na santificao (2:14,15).

Qualificaes dos bispos e diconos (I Tm. 3)


A igreja de feso era composta de muitas congregaes que se reuniam em casas espalhadas pela cidade. Cada uma destas congregaes precisava da orientao de um lder para assuntos espirituais (presbtero) e um lder para assuntos materiais (dicono). Paulo inicia este captulo dizendo que, ...se algum aspira ao episcopado, excelente obra deseja. A funo do ministro ou lder existe desde os tempos antigos quando Moiss escolheu setenta homens para preencherem funo junto aos israelitas no deserto (Nm. 11). Mas, quais as qualificaes devem ter esses lderes? 1. Ser marido de uma s mulher (3:2); 2. Ser vigilante e sbrio (3:2); 3. Ser homem de um bom relacionamento (3:2); 4. Ser hospitaleiro (3:2); 5. Ser apto para ensinar (3:2); 6. No deve ser dado ao vinho (3:3); 7. Ser homem de natureza calma, controlada (3:3); 8. No deve ser avarento e nem correr atrs de bens materiais (3:3); 9. Ser bom administrador de sua famlia (3:4); 10. No deve ser um novo convertido (3:6); 11. Deve ter bom testemunho dos que so de fora (3:7). Escrevo-te estas coisas, embora esperando ir ver-te em breve, para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade. E, sem dvida alguma, grande o mistrio da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em esprito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glria (3:14-16). Paulo lembra a Timteo que a Igreja no somente um edifcio, um grupo de pessoas,

66

Epistola Paulinas II

ou uma organizao, mas a Casa de Deus, a Igreja do Deus vivo, a coluna e baluarte da verdade. Ao falar da Igreja, ele exalta o cabea, Jesus Cristo.

A predio da apostasia (I Tm. 4)


A poca de Paulo era difcil pela incurso de falsos mestres que enganavam a muitos. Paulo v um futuro difcil para a igreja, quando a iniqidade se multiplicar e os homens se voltaro para uma religio de aparncias, negando os verdadeiros valores da f. Este captulo um alerta contra os falsos mestres que levavam muitos a se desviarem da f. Os herticos de feso estavam ensinando uma falsa doutrina conhecida como Gnosticismo, a qual propagava que o esprito totalmente bom e que toda matria totalmente m. Pela hipocrisia de homens que falam mentiras e tm a sua prpria conscincia cauterizada, proibindo o casamento, e ordenando a abstinncia de alimentos que Deus criou para serem recebidos com aes de graas pelos que so fiis e que conhecem bem a verdade; pois todas as coisas criadas por Deus so boas, e nada deve ser rejeitado se recebido com aes de graas (4:2-4). Paulo corrige os conceitos errados, assegurando que, quanto alimentao, os animais so criao de Deus, e podem ser consumidos com gratido e orao; e, menciona que o matrimnio foi institudo por Deus. A fim de resistir o ensino destes falsos mestres, Paulo instrui Timteo a contestar seus ataques com o sadio ensino bblico. Propondo estas coisas aos irmos, sers bom ministro de Cristo Jesus, nutrido pelas palavras da f e da boa doutrina que tens seguido; mas rejeita as fbulas profanas e de velhas. Exercita-te a ti mesmo na piedade (4:6,7). Timteo admoestado a no ficar inativo, atacando doutrinas falsas e assim no ter tempo para apresentar a s doutrina igreja e a exercitar a piedade. Paulo escreve a Timteo dizendo-lhe que deve enfrentar o erro dos crticos e faladores, vivendo uma vida exemplar e santa diante do povo. Note, atenciosamente, as cinco reas nas quais ele deve ser um exemplo a outros: Ningum despreze a tua mocidade, mas s um exemplo para os fiis na palavra, no procedimento, no amor, na f, na pureza (4:12). No versculo 13, Paulo enumera trs coisas essenciais num culto: a leitura da Palavra de Deus, o ensino doutrinrio e exortao ao. Paulo sabia que era mister que Timteo se preparasse para que pudesse exortar adequadamente a outros na igreja. Ele ento estimula Timteo dizendo: ...aplica-te leitura, exortao, e ao

Semeador

67

ensino. No negligencies o dom que h em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposio das mos do presbtero. Ocupa-te destas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvars, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem (4:13-16).

Os deveres para com os outros (I Tm. 5)


Este captulo lida com trs reas delicadas encontradas na igreja: como admoestar um crente que est errado ou em pecado; quem tem o direito a auxlio na igreja; e como se deve agir em caso de acusaes contra o pastor da igreja. A primeira instruo de Paulo: No repreendas asperamente a um velho, mas admoesta-o como a um pai; aos moos, como a irmos; s mulheres idosas, como a mes; s moas, como a irms, com toda a pureza (5:1,2). Ele ressalta que a chave para a correo ou exortao, deve ser o amor e a discrio. E deve-se considerar os mais velhos como pais e os mais jovens como irmos. A segunda instruo sobre a ajuda as vivas. De acordo com a Lei do Antigo Testamento, rfos e vivas ficavam s ob proteo especial de Deus (Dt. 24:17). Quando Paulo menciona: Honra as vivas que so verdadeiramente vivas (5:3), ele se refere a crentes fiis que no tm nenhum parente para ajud-las. Mas, se alguma viva tiver filhos, ou netos, aprendam eles primeiro a exercer piedade para com a sua prpria famlia, e a recompensar seus progenitores; porque isto agradvel a Deus (5:4). O versculo 8 fala em termos bem definidos que a primeira responsabilidade de um homem para com sua famlia, e aquele que negligencia sua prpria carne pior do que o incrdulo. Na Igreja Primitiva, todas as vivas idosas e dependentes, eram inscritas num departamento assistencial para fins de auxlio. Nos versculos 9 e 10, temos as qualificaes necessrias para serem inscritas para o auxlio: No seja inscrita como viva nenhuma que tenha menos de sessenta anos, e s a que tenha sido mulher de um s marido, aprovada com testemunho de boas obras, se criou filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os ps aos santos, se socorreu os atribulados, se praticou toda sorte de boas obras. E Paulo conclui dizendo que melhor que as vivas novas se casassem e criassem seus filhos, ao invs de se tornarem insatisfeitas e inquietas. Nos versculos 17 e 18, Paulo fala que: Os ancios que governam bem sejam tidos por dignos de duplicada honra, especialmente os que labutam na pregao e no ensino. Porque diz a Escritura: No atars a boca ao boi quando debulha. E: Digno o trabalhador do seu salrio. Paulo ilustra o trabalho de um ministro ao do boi que se

68

Epistola Paulinas II

beneficia de trigo enquanto trabalha. Ele quer dizer que um ministro de tempo integral digno do seu salrio. O versculo 19 de muita importncia porque nos diz que no devemos aceitar nenhuma acusao contra um ancio, a no ser por boca de duas ou trs testemunhas. E o versculo 20, completa: Aos que vivem no pecado, repreende-os na presena de todos, para que tambm os outros tenham temor. No versculo 22 Timteo novamente instrudo a tomar cuidado com a ordenao de homens. A ningum imponhas precipitadamente as mos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.

O falso ensino e a verdadeira prosperidade (I Tm. 6:1-10)


Neste texto estudaremos parte do ensino de Paulo sobre finanas, relacionamento entre empregado-patro e como distinguir falsos mestres. Os historiadores afirmam que um tero da populao do Imprio Romano se constitua de escravos. Paulo sabia como era importante Timteo saber como aconselhar os escravos crentes. Ele diz: Todos os servos que esto debaixo do jugo considerem seus senhores dignos de toda honra, para que o nome de Deus e a doutrina no sejam blasfemados. E os que tm senhores crentes no os desprezem, porque so irmos; antes os sirvam melhor, porque eles, que se utilizam do seu bom servio, so crentes e amados (6:1,2). Paulo queria tambm que Timteo soubesse distinguir os falsos mestres, por isso lista algumas caractersticas: Se algum ensina alguma doutrina diversa, e no se conforma com as ss palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que segundo a piedade, soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questes e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injrias, suspeitas maliciosas, disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade fonte de lucro (6:3-5). Sobre as finanas, Paulo lembra a Timteo que a satisfao interior procedente de uma vida santa perante Deus, vale muito mais do que a riqueza material. De fato, grande fonte de lucro a piedade com o contentamento (6:6). Paulo encoraja o crente a se contentar com o que Deus lhe deu, e aconselha a no se deixar tentar em abandonar o Evangelho. Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar; tendo, porm, alimento e vesturio, estaremos com isso contentes. Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentao e em lao, e em muitas concupiscncias loucas e nocivas, as quais submergem os homens na runa e na perdio. Porque o amor ao dinheiro raiz de todos os males; e nessa cobia alguns se desvia-

Semeador

69

ram da f, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores (6:7-10). O apstolo chama o amor ao dinheiro, de a raiz de todos os males. Observe que no a possesso do dinheiro que m, mas o desejo excessivo e descontrolado, que conduz o homem aos mais diferentes tipos de pecados. Este desejo excessivo de dinheiro, no um pecado que somente os ricos tm. O homem rico cobioso, mas um pobre, pode freqentemente se debater com esta tentao. Esse amor ao dinheiro leva duas conseqncias horrveis: ao desvio da f e a substituio do verdadeiro gozo de um crente, por tormento, inveja, egosmo etc.

O bom combate da f (I Tm 6:11-21)


Na segunda metade do captulo 6, Paulo deixa o assunto dos falsos mestres para fazer um apelo pessoal a Timteo: Mas tu, homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justia, a piedade, a f, o amor, a constncia, a mansido. Peleja a boa peleja da f, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo j feito boa confisso diante de muitas testemunhas (6:10,11). Ele estimula Timteo a continuar andando com Deus, e lhe d trs princpio bsicos para um ministrio bem sucedido: foge do pecado, segue a santidade e combate o bom combate da f. Paulo termina esta carta, primeiro com uma exortao aos ricos a no serem orgulhosos, e a no depositarem sua confiana nas riquezas, ao invs de a colocarem no Deus vivo (6:17). Ele encoraja o rico a investir os seus bens nas coisas de valor eterno (6:18,19). Em segundo lugar um apelo a Timteo: Timteo, guarda o depsito que te foi confiado, evitando as conversas vs e profanas e as oposies da falsamente chamada cincia; a qual professando-a alguns, se desviaram da f. A graa seja convosco.

A SEGUNDA EPSTOLA A TIMTEO O Tema


A apostasia vinha desenfreada nesta poca, devido perseguio de Nero e a influncia dos falsos mestres. O antdoto contra esta apostasia era a PERSEVERANA INABALVEL NA F, NA PALAVRA DE DEUS. Paulo escreve esta carta a Timteo, lembrando-lhe da responsabilidade de um obreiro para com a Palavra de Deus. Esta segunda carta considerada a mais terna e tocante de Paulo. Contm suas ltimas palavras registradas: fala com tristeza dos que abandonaram a f e encoraja a

70

Epistola Paulinas II

Timteo a pregar o Evangelho, esperando o Dia do Senhor.

Saudao inicial (II Tm. 1:1,2)


Paulo, apstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que est em Cristo Jesus, a Timteo, amado filho: Graa, misericrdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus nosso Senhor. Observe a diferena das outras saudaes de Paulo, que aqui ele fala da vida que foi prometida, a qual est em Cristo. Esta colocao de Paulo de algum que sente estar perto o seu fim.

Desafio fidelidade ao Evangelho (II Tm. 1: 3-18)


A igreja atravessava um perodo difcil com muitos crentes envergonhados do Evangelho e se voltando para muitas doutrinas estranhas. Paulo exorta a Timteo a lembrar-se de sua herana espiritual, conforme lhe foi transmitida por sua av e por sua me; e tambm a colocar em prtica os seus dons espirituais, principalmente aquele recebido pela imposio de mos (1:6,7). Paulo deseja que Timteo seja forte e corajoso, pois foi esse esprito de poder, amor e moderao, que Deus lhe deu. Timteo deveria se inspirar no seu exemplo e no de Cristo. Portanto no te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus, que nos salvou, e chamou com uma santa vocao, no segundo as nossas obras, mas segundo o seu prprio propsito e a graa que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos,... Por esta razo sofro tambm estas coisas, mas no me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele poderoso para guardar o meu depsito at aquele dia (1;8,9,12). Timteo deveria ser fiel e guardar o depsito, mesmo que outros no fizessem. Conserva o modelo das ss palavras que de mim tens ouvido na f e no amor que h em Cristo Jesus; guarda o bom depsito com o auxlio do Esprito Santo, que habita em ns (1:13,14). No final deste captulo Paulo fala dos que o abandonaram, e de Onesforo que o procurou por todas as cadeias. Bem sabes isto, que me abandonaram todos os que na sia, entre eles Fgelo e Hermgenes. O Senhor conceda misericrdia casa de Onesforo, porque muitas vezes ele me recreou, e no se envergonhou das minhas cadeias; antes quando veio a Roma, diligentemente me procurou e me achou. O Senhor lhe conceda que naquele dia ache misericrdia diante do Senhor. E quantos servios prestou em feso melhor o sabes tu (1:15-18). Muito nos incen-

Semeador

71

tiva observar que Deus no deixou Paulo completamente s quando estava preso, sem algum que o encorajasse.

A vocao de Timteo (II Tm 2)


Paulo inicia este captulo dizendo: S forte! (2:1). Por trs dessas palavras, podemos imaginar um moo tmido, sensvel e talvez de sade fraca (I Tm. 5:23), que precisava do constante encorajamento de seu pai espiritual. Timteo estava numa posio difcil. Fora da igreja havia a perseguio, dentro dela havia os falsos mestres. Paulo joga um salva-vidas para ajudar Timteo a vencer as fraquezas: A Graa que est em Cristo Jesus. E o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiis, que sejam idneos para tambm ensinarem os outros (2:2). Timteo recebe poderes para ordenar outras pessoas ao ministrio, para que passem adiante o ensino do apstolo. Paulo escreve para Timteo: Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus (2:3). O ministro um soldado de Jesus Cristo, arrolado por Ele, treinado por Ele, armado por Ele e sustentado por Ele. O ministrio envolve o bom combate da f contra tudo quanto se ope f e retido. Mas, nenhum soldado em servio se embaraa com negcios desta vida, a fim de agradar quele que o alistou para a guerra (2:4). Dois outros quadros so acrescentados para ilustrar o servio cristo: o atleta que precisa seguir a mais severa disciplina de treinamento (2:5) e o lavrador que precisa de muita pacincia e trabalho antes de desfrutar dos frutos colhidos (2:6). Ao refletir sobre o sacrifcio e dedicao necessrios para ser um bom ministro, Paulo reflete sobre sua prpria vida. Ele estava aprisionado, mas no deprimido. Embora estivesse preso, a Palavra de Deus, contudo, no estava. Com isto em mente, ele diz: Fiel esta palavra: Se, pois, j morremos com ele, tambm com ele viveremos; se perseveramos, com ele tambm reinaremos; se o negarmos, tambm ele nos negar; se somos infiis, ele permanece fiel; porque no pode negar-se a si mesmo (2:11-13). Paulo continua instruindo a Timteo: Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que no tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2:15). Note o contraste entre aprovado e no tem de que se envergonhar. O trabalhador, cujo servio malfeito, envergonhado quando a obra testada e revelada como sendo inferior e desonesta. O trabalhador que trabalha honesta e conscientemente, nunca ser envergonhado. O bom ministro precisa

72

Epistola Paulinas II

manejar bem a Palavra, no deve pervert-la, nem desvi-la do seu verdadeiro sentido. Os versculos 20 ao 23 explicam que, enquanto a igreja estiver neste mundo, existiro vasos para honra e vasos para desonra no seu meio. Para ser um vaso puro, Paulo ordena a fugir das paixes da mocidade (2:22); a buscar a justia, a f, o amor, a paz; a evitar questes insensatas e absurdas; evitar discusses e contendas; e a permanecer brando e paciente para com todos. Ao servo do Senhor no convm contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente; corrigindo com mansido os que resistem, na esperana de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, e que se desprendam dos laos do Diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus (2:24-26).

Permanea na Palavra (II Tm 3)


A Igreja atravessava um perodo de apostasia durante a poca desta carta, fruto do ensino falso e da perseguio. Paulo encoraja Timteo lembrando-o de que estas coisas deveriam ser esperadas nos ltimos dias. Paulo antevia dias difceis, em que os homens sero amantes de si mesmos, gananciosos, presunosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, mpios, sem afeio natural, implacveis, caluniadores, incontinentes, cruis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparncia de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te tambm desses (3:2-5). No versculo 6 fala de lares (congregaes) que tinham sido infiltrados por falsos mestres. Muitos crentes, principalmente entre as mulheres, tinham sido enganados. No iro, porm, avante; porque a todos ser manifesta a sua insensatez, como tambm o foi a daqueles (3:9). Paulo, porm, exorta Timteo a permanecer na Palavra. Tu, porm, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a infncia sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sbio para a salvao, pela que h em Cristo Jesus (3:14,15). Aguardando a morte num calabouo, Paulo preocupa-se no sentido de que os ministros do Senhor sejam perfeitamente equipados quanto Palavra, tendo assim uma base segura e um fundamento slido para seu ensino, a fim de que sejam instrumentos poderosos nas mos de Deus.

Prega a Palavra (II Tm 4:1-8)


Paulo chama a teno de Timteo para que se lembre de que Jesus o verda-

Semeador

73

deiro juiz dos vivos e dos mortos. Por isto, nosso alvo deve ser o de agrad-lO. Assim como uma cidade se prepara para a volta do seu soberano, assim devemos preparar nossas vidas e proclamar a volta do Rei dos reis. Paulo admoesta a Timteo a pregar a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. Porque vir tempo em que no suportaro a s doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradveis, ajuntaro para si mestres segundo os seus prprios desejos (4:2,3). Dos versculos 6 a 8, Paulo fala de si mesmo. Quanto a mim, j estou sendo derramado como libao, e o tempo da minha partida est prximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a f. Desde agora, a coroa da justia me est guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dar naquele dia; e no somente a mim, mas tambm a todos os que amarem a sua vinda. Paulo escreve que o tempo de sua partida chegado. Ele estava findando uma carreira e estava preparado para receber a coroa eterna que somente Jesus pode dar aos crentes fiis.

Palavras Finais (II Tm 4:9-22)


Nestes versculos finais, Paulo pede a Timteo para vir ter com ele e cita alguns nomes de discpulos que o haviam abandonado ou que estavam em viagem nesse momento difcil. Ele ainda avisa a Timteo para ter cuidado com Alexandre que lhe fez muito mal. Mas o Senhor esteve ao meu lado e me fortaleceu, para que por mim fosse cumprida a pregao, e a ouvissem todos os gentios; e fiquei livre da boca do leo (4:17), diz Paulo, e se despede de Timteo: O Senhor seja com o teu esprito. A graa seja convosco.

A EPSTOLA A TITO Quem foi Tito


Tito foi um grego que se converteu atravs do ministrio de Paulo. Logo aps sua converso, comeou a viajar com Paulo. J na sua terceira viagem missionria, foi considerado um dos cooperadores de confiana do apstolo. Foi Tito quem entregou a primeira carta escrita aos Corntios. Ele permaneceu nesta cidade at que os crentes cumprissem as admoestaes de Paulo. Esta foi uma tarefa muito difcil porque a carta muitas palavras de disciplina. Tito tambm serviu diretamente a Paulo,

74

Epistola Paulinas II

quando este estava extremamente desencorajado (II Co. 7,6). Tito mais conhecido por seu trabalho como representante de Paulo na igreja de Creta, uma ilha distante da costa da Grcia. Os cretenses haviam recebido o Evangelho atravs de convertidos salvos no dia de Pentecostes. Provavelmente Paulo visitou essa igreja quando estava a caminho de Roma em 60 d.C. Como no pode permanecer por muito tempo em Creta, deixou Tito para continuar a obra.

O Autor
Paulo escreveu esta carta a Tito, algum tempo depois de deix-lo na ilha de Creta, incumbindo-o de completar a tarefa iniciada pelos dois. provvel que Paulo tivesse mandado a carta pelas mos de Zena e Apolo, que passaram por Creta, em viagem. Nesta carta, Paulo informa sobre seus planos de enviar rtemas ou Tquico para substituir Tito na igreja de Creta. Na ocasio da substituio Tito deveria encontrar-se com Paulo em Nicpolis (Grcia), onde o apstolo planejava passar o inverno.

O Tema
Tito a terceira e ltima Epstola Pastoral. tambm dirigida a um pastor dando instrues sobre como pastorear uma Igreja. O tema principal desta carta : A S DOUTRINA E AS BOAS OBRAS. Paulo escreveu para instruir Tito a ajudar as igrejas a crescerem na f, no conhecimento da verdade e em santidade. Em cada captulo desta carta se repete a necessidade de boas obras como demonstrao da f.

Saudaes iniciais (Tt 1:1-4)


uma introduo diferente das demais escritas por Paulo. Contm a idia central do livro que o conhecimento da verdade segundo a piedade. Paulo est dizendo que a igreja deve tanto acatar a s doutrina como aplic-la no dia-a-dia. Paulo tambm se dirige a Tito como um pai, porque sente que a f estreitou o relacionamento entre eles. A Tito, meu verdadeiro filho segundo a f que nos comum, graa e paz da parte de Deus Pai, e de Cristo Jesus, nosso Salvador (1:4).

O servio dos lderes (Tt 1:5-16)


Nesta parte de Tito, Paulo ensina sobre a designao de lderes nas igrejas. O modelo paulino de organizao era baseado no estabelecimento de lderes que ele chama de ancios ou bispos. Tito deveria fazer isso em cada cidade e nem todos

Semeador

75

poderiam exercer a funo, pois conforme Paulo orienta, o lder deveria ter qualificaes morais e espirituais que o tornasse apto para o cargo. Pois necessrio que o bispo seja irrepreensvel, como despenseiro de Deus, no soberbo, nem irascvel, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobioso de torpe ganncia; mas hospitaleiro, amigo do bem, sbrio, justo, piedoso, temperante; retendo firme a palavra fiel, que conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para exortar na s doutrina como para convencer os contradizentes (91:7-9). Paulo, nos versculos de 10 a 16, refuta aqueles que no se submetiam a liderana e ensinavam o erro e o engano. Ele pede a Tito que seja firme com eles e mostre o verdadeiro sentido de seus ensinos, que no esto de acordo com a verdade.

Exortaes a diversos grupos de pessoas (Tt 2)


Tito instrudo a ensinar aos membros da igreja como aplicar a so doutrina suas vidas pessoais.Vejamos as exortaes dadas: 1. Aos homens idosos, que sejam temperantes, srios, sbrios, sos na f, no amor, e na constncia (2:2); 2. As mulheres idosas, que sejam reverentes no seu viver, no caluniadoras, no dadas a muito vinho, mestras do bem, para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos, a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus no seja blasfemada (2:3-5). 3. Aos moos, que sejam moderados. Em tudo de exemplo de boas obras; na doutrina mostra integridade, sobriedade, linguagem s e irrepreensvel, para que o adversrio se confunda, no tendo nenhum mal que dizer de ns (2: 6-8). 4. Aos escravos, que sejam submissos a seus senhores em tudo, sendo-lhes agradveis, no os contradizendo, nem defraudando, antes mostrando perfeita lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus nosso Salvador (2:9,10). Este captulo encerra com trs estmulos para que vivamos de acordo com a s doutrina. O primeiro incentivo lembra que Deus se manifestou na carne para nos salvar (2:11) O segundo, que o Esprito Santo est ativo em nossas vidas (2:12). E o terceiro, que Jesus voltar para buscar sua igreja (2:13).

Vivendo como exemplo para o mundo (Tt 3)


Tito exortado a advertir os que dentro da comunidade estavam desrespeitando

76

Epistola Paulinas II

as autoridades constitudas e sendo difamadores e contenciosos. Todos os crentes deveriam ser moderados e mansos, no repetindo o tipo de vida que levavam antes. No versculo 1temos um primeiro princpio para uma f ativa: estejam preparados para toda boa obra. Paulo completa dizendo como um crente pode demonstrar boas obras: a ningum infamem, nem sejam contenciosos, mas moderados, mostrando toda a mansido para com todos os homens (3:2). No versculo 3, Paulo lembra como eles eram antes da converso: insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a vrias paixes e deleites, vivendo em malcia e inveja odiosos e odiando-nos uns aos outros. Mas, quando foram libertos deste passado, a apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens, no em virtude de obras de justia que ns houvssemos feito, mas segundo a sua misericrdia, nos salvou mediante o lavar da regenerao e renovao pelo Esprito Santo (3:4,5). No versculo 8 dado um segundo princpio para uma f ativa: procurem aplicar-se s boas obras. Essas coisas so boas e proveitosas aos homens. Paulo exorta a no se deter nas questes loucas, nas contendas e debates acerca da Lei; porque so coisas inteis e vs (3:9). Ele acrescenta ainda que um esprito contencioso e uma doutrina errada o resultado de uma vida pecadora, sendo condenada por sua prpria conscincia. Sabendo que esse tal est pervertido, e vive pecando, e j por si mesmo est condenado (3:11). Paulo conclui esta carta dizendo: Que os nossos tambm aprendam a aplicarse s boas obras, para suprir as coisas necessrias, a fim de que no sejam infrutferos. Sadam-te todos os que esto comigo. Sada aqueles que nos amam na f. A graa seja com todos vs (3:14,15).

A EPSTOLA A FILEMOM
Essa epstola se concentra em trs pessoas: Filemom, o senhor de escravos; Onsimo, o escravo; e Paulo, o amigo. a epstola mais curta. Foi escrita na mesma ocasio da Epstola aos Colossenses, foi conduzida pelo mesmo mensageiro e entregue na mesma cidade. Sendo que a carta de Colossenses se dirigiu Igreja em geral, e Filemom foi dirigida a um homem.

O Autor
Filemom era um amigo de Paulo e convertido durante o ministrio dele em

Semeador

77

feso. Ele morava em Colossos e por isso o captulo 4 da Epstola aos Colossenses serve para mostrar certa vinculao entre Filemom e Colossenses. Filemom tinha um escravo, Onsimo, que havia fugido para Roma e provavelmente, levado algum dinheiro do seu senhor. Em Roma ele se converteu e foi muito til a Paulo. Paulo ento deseja mant-lo consigo, mas s o faria com o consentimento de seu dono. Paulo escreve esta carta para interceder por Onsimo para que ele no sofresse condenao. A relao entre a Epstola a Filemom e aos Colossenses clara. Esta epstola foi escrita na mesma poca que a de colossenses e no mesmo lugar: em Roma, durante o encarceramento de Paulo, entorno de 50 e 60 d.C.

O Tema
O tema claro: PERDO. A carta toda um pedido emocionante a Filemom para receber Onsimo de volta como um irmo no Senhor, ao invs de um escravo desobediente, merecedor de punio. Naqueles dias, um escravo no tinha nenhum direito legal. Se fizesse mal a seu senhor, este podia aplicar a punio que quisesse. Paulo enviou Onsimo de volta e rogou que Filemom o recebesse no mais como um escravo.

O Contedo de Filemom
Aps um honesto e afetuoso louvor a Filemom, Paulo chega ao assunto principal da carta. Pelo que, embora tenha em Cristo plena liberdade para te mandar o que convm, todavia prefiro rogar-te por esse teu amor, sendo eu como sou, Paulo o velho, e agora at prisioneiro de Cristo Jesus (vv. 8,9). Provavelmente antecipava que Filemom ficaria, com toda a razo, zangado com a conduta do escravo, e por isso comea a sua intercesso com terna persuaso e tato. Paulo poderia empregar a sua autoridade como apstolo de Cristo e ordenar que Onsimo fosse recebido e perdoado. No entanto, despoja-se dos seus direitos e apela afeio pessoal que Filemom tem para com ele. O tato de Paulo em se despojar dos seus direitos para que Filemom pudesse fazer o mesmo, recebendo bem o escravo. Paulo apela compaixo de Filemom. E a cada passo, ele torna sempre mais difcil a recusa do seu pedido. O apstolo pede que o escravo seja recebido de volta, por trs motivos: (1) um convertido de Paulo. Rogo-te por meu filho Onsimo, que gerei nas minhas prises (v.10); (2) Onsimo tinha mudado de carter. O qual outrora te foi intil, mas agora a ti e a mim muito til (v.11). Agora o jovem til de nome e de carter; (3) Onsimo muito querido para Paulo. E tu torna a receb-lo como ao meu prprio

78

Epistola Paulinas II

corao (v.12). Paulo pede que Onsimo seja recebido como se fosse o seu prprio filho. Paulo tinha tanto afeto por Onsimo, que queria ret-lo como ajudante e companheiro; mas no faria isso sem o consentimento de Filemom (vv. 13, 14). Ele foi sbio em mandar o escravo de volta para seu senhor: primeiro, era ilegal receber ou deter escravos fugitivos; segundo, era correto que Onsimo voltasse a fim de pessoalmente convencer que a sua converso era genuna; terceiro, Onsimo era propriedade legal de Filemom, e Paulo, que pregava retido e honestidade, queria exemplific-las. Nos versos 15 e 16, Paulo explica que certamente foi errado o que o escravo fez; mas que talvez fizesse parte de um plano de Deus. Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o recobrasses para sempre, no j como escravo, antes mais do que escravo, como irmo amado, particularmente de mim, e quanto mais de ti, tanto na carne como tambm no Senhor. Tendo tornado quase impossvel a Filemom recusar o pedido, Paulo fala com firmeza e apela ao senso de companheirismo de Filemom (v.17). Depois, acrescenta: Recebe-o como a mim mesmo. possvel que Onsimo tivesse furtado algo do seu senhor. No tendo dinheiro, no poderia fazer a restituio, e, sendo, um escravo, nenhuma corte o aceitaria como devedor normal. Paulo, portanto, se oferece para fazer a restituio (v. 18). Ele toma a pena da mo do seu secretrio, tomando sobre si, de modo legal, o pagamento da dvida (v.19). Depois, mais uma vez, o apstolo pleiteia o favor pessoal: Sim, irmo, eu quisera regozijar-me de ti no Senhor; reanima o meu corao em Cristo (v.20). Paulo encerra com um pedido de hospedagem, saudaes e a bno. A histria declara que Onsimo recebeu sua libertao e mais tarde veio a ser bispo da igreja de Beria.

Semeador

79

EXERCCIO 4

1. ____ As Epstolas de Timteo e Tito so tambm chamadas de Epstolas Pastorais. 2. ____ A me e a av de Timteo ensinaram-lhe as Escrituras do Antigo Testamento. 3. ____ I Timteo 3 fala sobre as qualificaes necessrias para uma pessoa ser lder na Igreja. 4. ____ Paulo escreveu para Filemom: Ningum despreze a tua mocidade, mas s um exemplo para os fiis na palavra, no procedimento, no amor, na f, na pureza. 5. ____ O tema da segunda epstola de Timteo Perseverana inabalvel na f. 6. ____ Tito instrui a Paulo: Exorta semelhantemente os moos a que sejam moderados. Em tudo d exemplo de boas obras; na doutrina mostra integridade, sobriedade,... 7. ____ Tito exortado a advertir aos crentes para que: Estejam preparados para toda boa obra. 8. ____ O tema da epstola a Filemom o Perdo.

80

Epistola Paulinas II

BIBLIOGRAFIA Bblia de Estudo Pentecostal Epstolas Paulinas. Myer Pearlman. CPAD. EETAD Epstolas Paulinas II Estudo Panormico da Bblia. Henrietta C. Mears. Ed. Vida. Filipenses. Coleo: A Bblia Toda. Ed. Horizontal. Efsios. Coleo: A Bblia Toda. Ed. Horizontal. Toda a Bblia em um ano. De Mateus a Apocalipse. Jonas Celestino Ribeiro. Misso Evanglica Vida Plena. 6 Edio.

Semeador

81

GABARITO DOS EXERCCIOS

1 2 3 4 5 6 7 8

lio 1 lio 2 lio 3 lio 4 C C C C E C C C C C C C C E E E E C C C C C E C E C E C E E C C

Seminrio Evanglico Para Aperfeioamento de Discpulos e Obreiros do Reino - SEMEADOR

Programa Curricular
LIVRO 1 LIVRO 2 LIVRO 3 LIVRO 4 LIVRO 5 LIVRO 6 LIVRO 7 LIVRO 8 LIVRO 9 LIVRO 10 LIVRO 11 LIVRO 12 LIVRO 13 LIVRO 14 LIVRO 15 LIVRO 16 LIVRO 17 LIVRO 18 LIVRO 19 LIVRO 20 LIVRO 21 LIVRO 22 LIVRO 23 LIVRO 24 LIVRO 25 LIVRO 26 LIVRO 27 Doutrina da Salvao Pentateuco Louvor e Adorao Os Evangelhos Livro de Atos Histria da Igreja Famlia Crist Epstolas aos Hebreus Cura e Libertao Aconselhamento Cristo Orao Intercessria Epstolas Paulinas 1 Epstolas Paulinas 2 Epstolas Paulinas 3 Homiltica Esprito Santo Cristologia Princpios da Hermenutica Escatologia Bblica As Epstolas Gerais Criao e o Mundo Espiritual Histria de Israel Seitas e Heresias Profetas Maiores Profetas Menores Batalha Espiritual Discipulado Prtico

También podría gustarte