Está en la página 1de 32

UNIVERSIDADE

ESTADUAL DE LONDRINA
CENTRO DE CINCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE QUMICA

Milena Martins Andrade

ANLISES FSICAS DE SOLO CONTAMINADO POR PETRLEO

Londrina
2004

ANLISES FSICAS DE SOLO CONTAMINADO POR PETRLEO

Relatrio de concluso do Estgio Supervisionado em Qumica A apresentado por Milena Martins Andrade ao Departamento de Qumica como parte dos requisitos para a obteno do grau de bacharel em Qumica.

Supervisor(a): Carmen Luisa Barbosa Guedes Orientador(a): Ricardo Ralisch

Londrina 2004

BANCA EXAMINADORA

Carmen Luisa Barbosa Guedes

Ricardo Ralisch

Joo Tavares Filho

Londrina, 16 de novembro de 2004.

AGRADECIMENTOS

minha me Lenira, meu pai Oswaldo, que mesmo de longe me deram o apoio que precisava para no desistir.

Aos mestres que me apoiaram todos estes anos e aos que me criticaram, pois dessa forma contriburam para o meu crescimento.

Carmen por toda ateno, compreenso e pacincia, e por me fazer acreditar que sou capaz.

Ao Ralisch por todo o aprendizado e ajuda neste trabalho.

A todos os amigos, queles que passaram rapidamente por esta trajetria e queles que permaneceram por todo o caminho. Em especial: Karina, Lzia, Cristiane e Ana por todos os timos momentos. Thiago Fernandes pelos conselhos e ajuda fundamental prestada. Thiago Kussano por ter trazido timas notcias este ano.

Ao meu grande amigo lex que durante todos esses anos esteve ao meu lado me apoiando, incentivando e que sem ele nada disso seria possvel.

SUMRIO

1 INTRODUO ................................................................................................... 1 2 REVISO BIBLIOGRFICA ............................................................................... 1 2.1 O solo .............................................................................................................. 1 2.2 O petrleo........................................................................................................ 7 2.3 Contaminao do solo por petrleo................................................................. 10 3 PARTE EXPERIMENTAL................................................................................... 13 3.1 Amostras de solo............................................................................................. 14 3.2 Materiais e reagentes ...................................................................................... 15 3.2.1 Materiais....................................................................................................... 15 3.2.2 Reagentes .................................................................................................... 16 3.3 Procedimentos ................................................................................................ 16 3.3.1 Anlise Textural............................................................................................ 16 3.3.2 Densidade de partculas............................................................................... 17 3.3.3 Densidade do solo........................................................................................ 18 3.3.4 Matria orgnica ou carbono orgnico ......................................................... 18 4 RESULTADOS E DISCUSSO.......................................................................... 19 5 CONCLUSES .................................................................................................. 23 6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ................................................................... 25

ANDRADE, Milena M. Anlises fsicas de solo contaminado por petrleo. 2004. Relatrio (Graduao em Qumica Habilitao Bacharelado) Universidade Estadual de Londrina.

RESUMO

Atualmente vm ocorrendo muitos acidentes ambientais envolvendo o petrleo como contaminante. Este tipo de contaminao ameaa recursos minerais importantes, poluindo a gua, o solo e o ar. Os produtos de petrleo, geralmente consistem de misturas complexas, apresentando diferentes caractersticas, tanto fsicas como qumicas. O solo tem a capacidade de filtrar, reter ou liberar hidrocarbonetos de petrleo. Essa capacidade do solo fundamental para se determinar o tipo e a extenso da contaminao ambiental. Anlises fsicas de solo, como granulometria, densidade real, densidade aparente foram realizadas em solo contaminado por petrleo e estudadas as alteraes em suas propriedades. Foi verificado que os hidrocarbonetos alteram o comportamento das partculas do solo, alterando os resultados da granulometria, pois o elevado teor de matria orgnica prejudica a disperso da argila. As associaes fortes entre superfcies minerais, matria orgnica e petrleo podem severamente limitar o sucesso de processos fsicoqumicos e biolgicos convencionais.

Palavras-chave: petrleo; solo; propriedades fsicas; matria orgnica.

1 INTRODUO

O derramamento de petrleo no solo, seja por rompimento de dutos ou problemas na manuteno de poos, traz risco para o meio ambiente e para a populao pela contaminao do solo e da gua. Em 16 de julho de 2000, ocorreu um grande vazamento de 4 milhes de litros de petrleo na Refinaria Presidente Getlio Vargas (Repar), em Araucria-PR. O derramamento foi considerado o maior ocorrido em rio no Brasil. Parte do leo foi removido com auxilio de mantas absorventes, de barreiras flutuantes que contem o avano da mancha e ainda tcnicas utilizando bombas a vcuo ou sistema de canalizao. Muitas tcnicas de remediao na rea ainda so desenvolvidas. O solo frequentemente serve como o local do derrame e cabe a ele a capacidade de filtrar, reter ou liberar os hidrocarbonetos. Conhecer caractersticas do solo fundamental para se determinar o tipo e a extenso da contaminao ambiental, assim como definir estratgias de reduo destes impactos. Este trabalho objetivou coletar solo contaminado pelo derramamento em Araucria e verificar quais so os efeitos em suas caractersticas e propriedades fsicas.

2 REVISO BIBLIGRFICA

2.1 O solo

Provavelmente, a conceituao agronmica do solo a mais abrangente e complexa, abordando suas propriedades e as interaes entre elas. Nesta abordagem, o solo a formao natural que se desenvolve na poro superficial da crosta terrestre. formado a partir da interao da litosfera, da atmosfera, da biosfera e de suas respectivas matrias atravs da combinao de dois processos fundamentais: a alterao da rocha-me ou do material original e por contribuio da matria orgnica dos seres vivos. O mecanismo de formao dos solos se d a partir de processos fsico-qumicos de fragmentao e decomposio das rochas e atravs do transporte, sedimentao e evoluo pedognica.

Derisio (1992) classifica os solos em quatro grupos principais:

solos residuais: aqueles em que o produto do processo de decomposio permanece no prprio local em que se deu o fenmeno formao; solos transportados: aqueles que, em seguida sua formao, so carregados pela ao fluvial, elica, marinha, etc; solos coluvionais: formados pela movimentao lenta da parte mais superficial do manto de intemperismo sob a ao de agentes diversos, principalmente da gravidade e; solos orgnicos: aqueles formados pela frao mineral argilosa adicionada de uma proporo variada de matria orgnica.

O solo constitudo por matrias mineral e orgnica, umidade (gua) e ar. A frao mineral do solo contm fragmentos da rocha originais, de tamanhos variados, elementos coloidais de partculas muito finas, as quais correspondem s argilas, silicatos de alumnio hidratados e ons minerais essenciais nutrio mineral dos vegetais. A natureza e as propriedades gerais de um solo dependem de suas caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas. As caractersticas fsicas do solo dependem essencialmente do tamanho relativo dos elementos (textura) e do arranjo dos mesmos (estrutura). Destacam-se ainda a permeabilidade e a capacidade de absoro do solo, sendo estes aspectos de interesse na anlise de poluio. A textura caracterizada a partir de anlise granulomtrica do tamanho dos gros e da porcentagem de ocorrncia de partculas de tamanhos diversos. A partir da porcentagem de cada frao (argila, silte e areia) possvel definir se o solo argiloso, arenoso ou siltoso. A Figura 1 mostra um diagrama triangular usado para a classificao granulomtrica de um solo.

FIGURA 1: diagrama textural segundo Reineck e Siefert (1980)

Segundo Prevedello (1996) o aspecto fsico do solo pode ser assumido como um sistema multicomponente, integrado pelas fases: slida, liquida e gasosa. As duas ltimas so complementares, sendo que a mxima presena de uma implica na ausncia da outra. Assim, a poro do espao poroso, no ocupado pela fase lquida, completada pela fase gasosa. A fase slida composta de partculas minerais, em sua grande maioria, e de substancias orgnicas, que assim como os minerais slidos, podem variar em relao forma, tamanho e composio qumica, constituindo o que se chama matriz do solo. As partculas slidas minerais que compem o solo podem ser divididas em trs fraes, chamadas fraes estruturais, sendo estas a areia, o silte e a argila. Algumas so suficientemente grandes para serem vistas a olho nu, enquanto outras so extremamente pequenas a ponto de apresentarem propriedades coloidais. Dentre as escalas de classificao adotadas para definir o tamanho dessas partculas esto: a escala proposta pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) (Tabela 1) e a escala proposta pela Sociedade Internacional de cincia do Solo (ISSC), que adota a escala desenvolvida por Attenberg (Tabela 2). Sendo que as diferentes classes texturais do solo sero resultantes das diferentes propores de areia, silte e argila que o compem (Prevedello, 1996).
TABELA 1: Escalas de classificao adotadas para definir o tamanho (mm) das partculas segundo USDA.

Argila

Silte Muito fina Fina 0,25

Areia Mdia Grossa 0,5 1,0 Muito grossa 2,0

Cascalho

0,002
.

0,05

0,1

> 2,0

TABELA 2: Escalas de classificao adotadas para definir o tamanho (mm) das partculas segundo ISSC.

Argila

Silte Fina

Areia Grossa 2,0

Cascalho

0,002

0,02

0,2

> 2,0

A fase liquida, isoladamente, caracteriza a umidade do solo e representada pela gua ou soluo do solo, contendo ons como H2PO4-, SO42-, NO3-, Na+, K+, Cl-, Ca2+, H+, NH4+, etc. A fase lquida pode estar presente completa ou parcialmente no solo. No primeiro caso, todos os poros do sistema poroso estaro preenchidos por gua e o solo dito saturado de gua; no segundo caso, somente parte do sistema poroso total apresenta gua e o solo dito no saturado de gua. A fase gasosa caracteriza a porosidade de aerao do solo ou porosidade livre de gua, a qual contm gases como CO2, O2, N2, NH3 e vapor de gua. Segundo Kutlek (1994) a caracterizao da porosidade de um solo determinada pela capacidade dos slidos, de diferentes tamanhos e formas, em formarem agregados. O arranjo complexo das partculas slidas em unidades estruturais forma um sistema heteroporoso, isto , poros de diferentes tamanhos e formas. E so nesses espaos porosos, ocupados pelas fases lquidas, gasosa e razes, que ocorrem todos os processos fsicos de transporte de gua, solutos e gases, alm das alteraes no regime trmico do solo A forma, o tamanho e a origem dos poros tm papel na classificao detalhada do sistema poroso do solo. Visto que o transporte de compostos e o armazenamento da gua ocorrem no sistema poroso do solo.

Ainda segundo este autor, novos minerais so criados em conseqncia do tempo, de reaes bioqumicas, reestruturao e cristalizao das partculas slidas constituintes do solo. Entre eles, os minerais da argila so os mais importantes visto que, constituem a frao da argila dos solos, do forma freqentemente a complexos com substncias orgnicas e influenciam fortemente as propriedades fsicas e qumicas do solo (por exemplo, inchamento, capacidade de troca do ction e mdulos da ruptura). Mencionando a contribuio da atividade biolgica de organismos do solo para a transformao de componentes inorgnicos dos solos, nota-se que os resduos das plantas se transformam gradualmente em substncias orgnicas novas. Estas substncias tais como os cidos hmico e flvico contribuem e modificam a capacidade de troca catinica (CTC) e a capacidade de amortecedor dos solos e so agentes dominantes da fixao e agregao do solo. A extenso da influncia da atividade biolgica transformao de componentes inorgnicos dos solos depende, principalmente, da qualidade e do grau de polimerizao da matria orgnica de solo, assim como das circunstncias ambientais que do forma ao regime da gua e da temperatura dos solos. A matria orgnica representada pelos restos animais

(excrementos e carcaa) e restos vegetais (folhas, galhos, razes mortas e restos de cultura) em todos seus estgios de decomposio, sendo que os restos vegetais tm um significado muito maior como fonte de matria orgnica para o solo. A matria orgnica encontra-se principalmente na camada superficial do solo, e seu teor pode sofrer um acrscimo em funo da adio feita pelo homem. A matria orgnica decompe-se at constituir o hmus, que

a matria orgnica na forma coloidal, com caractersticas benficas e atribui ao solo uma colorao mais escura. No clima tropical, como o nosso caso, a matria orgnica decompe-se rapidamente, porm, de uma maneira geral, seu teor no sofre muita alterao, uma vez que, enquanto ela sofre decomposio, mais matria orgnica adicionada ao solo. Em solos agrcolas o teor de matria orgnica varia de 2 a 3% em peso, porm quando os valores so muito altos (acima de 30%), o solo considerado solo orgnico. A matria orgnica coloidal (hmus) possui propriedades fsicas e qumicas prprias, e propiciam ao solo uma melhoria em suas propriedades fsicas (estruturao, porosidade, reteno de gua, etc.) e qumicas (aumenta a reteno de nutrientes).

2.2 O petrleo

O petrleo uma substncia oleosa, inflamvel, menos densa que a gua, com cheiro caracterstico e de cor variando entre o negro e o castanho escuro. Embora objeto de muitas discusses no passado, hoje se tem como certa a sua origem orgnica, sendo uma combinao de molculas de carbono e hidrognio. Admite-se que esta origem esteja ligada decomposio dos seres que compem o plncton - organismos em suspenso nas guas doces ou salgadas tais como protozorios, celenterados e outros - causados pela pouca oxigenao e pela ao de bactrias.

Estes seres decompostos foram, ao longo de milhes de anos, se acumulando no fundo dos mares e dos lagos, sendo pressionados pelos movimentos da crosta terrestre e transformaram-se na substncia oleosa que o petrleo. Ao contrrio do que se pensa o petrleo no permanece na rocha que foi gerado - a rocha matriz - mas desloca-se at encontrar um terreno apropriado para se concentrar. Estes terrenos so denominados bacias sedimentares, formadas por camadas ou lenis porosos de areia, arenitos ou calcrios. O petrleo aloja-se ali, ocupando os poros rochosos como forma de "lagos". Ele acumula-se, formando jazidas. Ali encontrado o gs natural, na parte mais alta, e petrleo e gua nas mais baixas. Devido a essas condies, cada leo formado apresentar diferentes caractersticas, tanto fsicas como qumicas. Assim, uma definio precisa da composio do petrleo impossvel, uma vez que no existem dois leos exatamente iguais (Speers e Whithehead, 1969; Tissot e Welt 1984). Quimicamente falando, o petrleo apresenta milhares de compostos diferentes, formando uma mistura muito complexa. Entre os principais componentes esto os hidrocarbonetos que chegam a atingir 98% da composio total (Clark e Brown, 1970). Enxofre, nitrognio e oxignio so os constituintes menores mais importantes. H ainda metais trao como vandio, nquel, sdio, clcio, cobre e urnio (Posthuma,1977). Os hidrocarbonetos do petrleo compreendem os n-alcanos, isoalcanos, cicloalcanos, e aromticos. Entre esses os predominantes so os n-alcanos e os alcanos com cadeia ramificada. Esses compostos contm

quantidades de carbono que variam de 1 at 78 tomos em alguns tipos de petrleo (Ludwig, 1965). Algumas propriedades do petrleo so: Volatilidade: a volatilidade de um leo caracterizada pela sua destilao. Conforme a temperatura de um leo aumenta, diferentes componentes atingem seu ponto de ebulio. As caractersticas de destilao so expressas pela proporo do leo original que se destila a uma dada temperatura. Viscosidade: a resistncia ao fluxo. Depende diretamente da temperatura e quantidade de fraes leves na mistura. Influencia a taxa de espalhamento e espessura das manchas de leo bem como seu comportamento no ambiente. Pour Point ou Fluidez: a temperatura abaixo da qual o leo no fluir. Resultado da formao de uma estrutura micro cristalina que amplia a viscosidade e tenso superficial do produto. Tenso superficial geralmente varia entre 32C a -57 C; leos leves e menos viscosos, apresentam ponto de pureza mais baixos. Tenso superficial: a fora de atrao entre as molculas de superfcie de um lquido. Esta, juntamente com a viscosidade determina a taxa de espalhamento das manchas de leo. Tenso superficial decresce com aumento da temperatura. leos leves apresentam menos tenso superficial. Ponto de ignio ou "Flash Point":temperatura em que os vapores de um produto iro ignizar quando em contato com uma fonte de ignio. Constitui um importante fator de segurana durante operaes de

limpeza. leos leves e produtos refinados podem ignizar facilmente, ao passo que leos pesados e/ou intemperizados no causam srios riscos de incndio. Solubilidade: Processo em que uma substncia pode se dissolver em um dado solvente; no caso, a dissoluo do leo em gua. A solubilidade de um leo em gua muito baixa. Nos leos menos densos, a frao hidrossolvel geralmente maior se comparada dos leos mais densos. Embora de pouca utilizao em estado natural, o petrleo, quando refinado, fornece combustveis, lubrificantes, solventes, material de

pavimentao e muitos outros produtos. Os combustveis derivados do petrleo respondem por mais da metade do suprimento total de energia do mundo. Tanto pela combusto direta quanto pela gerao de eletricidade, o petrleo fornece iluminao para muitos povos do mundo. Seus subprodutos so tambm utilizados para a fabricao de tecidos sintticos, borracha sinttica, sabes, detergentes, tinta, plsticos, medicamentos, inseticidas, fertilizantes, etc. Por exigir vultosos investimentos iniciais e contnuos reinvestimentos, apenas companhias de grande porte asseguram o desenvolvimento da indstria petrolfera.

2.3 A contaminao do solo por petrleo

A contaminao do solo e das guas subterrneas pelos produtos de petrleo ameaa recursos importantes dos sistemas ecolgicos. Devido

predominncia de hidrocarbonetos no petrleo, so esses os compostos utilizados como indicadores deste tipo de poluio. A contaminao ambiental extensiva por hidrocarbonetos implica na importncia de compreender a dinmica da distribuio dos hidrocarbonetos em compartimentos ambientais diferentes. Estes produtos consistem

geralmente em misturas complexas de hidrocarbonetos com diferentes presses de vapor e solubilidades em gua. As diferenas nestas propriedades fsicas e qumicas conduziro distribuio diferencial de componentes liberados do hidrocarboneto no ar, no solo e na gua. A maioria de hidrocarbonetos encontrados em produtos de petrleo classificada como os lquidos no aquosos, menos densos que a gua e geralmente imiscveis em gua. Na liberao ao ambiente o lquido no aquoso penetra at uma zona insaturada, dando origem a um sistema trifsico com solo, gua e ar, at que alcance a zona capilar. A frao dissolvida do hidrocarboneto considerada mais problemtica do que o produto livre pois tem uma mobilidade maior e pode ser transportada a grandes distncias da fonte. O transporte de um contaminador dissolvido em guas subterrneas controlado pelos componentes fsicos e por propriedades qumicas. Tambm so controlados pelos processos fsicos, abiticos e biticos que agem abaixo da superfcie (Wiedemeier, 1995). Os processos abiticos ocorrem dentro dos meios porosos, sendo os poros, importantes instrumentos de controle na distribuio dos

hidrocarbonetos. Dentre os processos podemos citar: a soro, a volatilizao a transformao e o transporte. A soro de molculas de hidrocarbonetos na superfcie pode ocorrer atravs do lquido no aquoso, do vapor, ou das fases

aquosas. A vaporizao do lquido no aquoso e a dessoro de molculas anteriormente sorvidas ao vapor, ou de fases aquosas, podem tambm ter um papel importante na redistribuio dos hidrocarbonetos no solo. Portanto, os hidrocarbonetos so transportados no volume do solo, como um lquido no aquoso, no vapor, ou em concentraes baixas na fase aquosa. Os produtos de petrleo podem ser retidos por slidos dos solos, pelas armadilhas, por capilares ou poros do solo ou pela soro em superfcies das partculas da matria mineral e orgnica. As propriedades fsicas e qumicas da fase do solo, incluindo a capacidade de hidratao e textura, controlam o ndice da matria orgnica e o grau de captura e de soro do hidrocarboneto. A frao mais voltil se transformar em um gs que pode ser perdida para a atmosfera, sorvidas pela parte slida do solo ou dissolvida em guas subterrneas. Os componentes menos volteis sero transportados pela fase no aquosa para o meio poroso. As diferentes solubilidades resultaro num diferencial de dissoluo e transporte no solo. A armadilha um meio de reteno fsico de no adsoro de lquidos no aquosos nos solos. Os lquidos imiscveis (gua e lquidos no aquosos) so transportados atravs do solo at que um mnimo de saturao seja alcanado. Estes lquidos ento, so capturados nos poros da zona insaturada por tempo indefinido, servindo como uma fonte da contaminao que diminui assim que se volatiliza, se dissolve na gua ou se degrada. O grau de saturao do solo, para um lquido imiscvel na gua, pode ser expresso como a proporo do espao do poro ocupado por uma fase lquida dada, ou como o ndice de lquido contido em um volume por unidade de peso de solo.

3 PARTE EXPERIMENTAL

O solo da regio estudada classificado como Latossolo VermelhoAmarelo. Este solo tem como propriedades, alta porosidade, baixos teores de silte e relao silte/argila tambm baixos. A textura predominante a argilosa. A regio possui tambm alto teor de areia. Os teores de carbono orgnico costumam ser altos na superfcie, com ndices de at 4%,considerando uma profundidade de at 30cm e aproximadamente 2% entre 30 e 80cm de profundidade segundo levantamento realizado pela EMBRAPA na regio.

Anlises texturais, densidade de partculas, densidade do solo e teor de matria orgnica foram executadas em solos contaminados com hidrocarbonetos de petrleo coletados na rea da Refinaria Presidente Getlio Vargas (Repar), em Araucria-PR. atingida pelo derrame de petrleo. A anlise textural baseia-se na velocidade de queda das partculas que compem o solo. Assim, fixa-se o tempo para o deslocamento vertical na suspenso do solo com gua, aps a adio de um dispersante qumico que pode ser NaOH ou calgon. Pipeta-se um volume da suspenso, para determinao da argila que depois de seca em estufa pesada. As fraes grosseiras (areia fina e grossa) so separadas, secas e pesadas para obteno dos respectivos percentuais. O silte corresponde ao complemento dos percentuais para 100%. obtido por diferena das outras fraes em relao amostra original. As frmulas usadas para obteno de argila, silte e areia, foram respectivamente, Pa% = Pa x 500 2, Ps% = Ps+a x 500 2 Pa e %areia = 100 Pa% - Ps% (EMBRAPA). As anlises foram realizadas em duplicatas e a mdia dos resultados obtidos so apresentados na TABELA 5.

A densidade de partculas compreendida pela determinao do volume de lcool necessrio para completar a capacidade de um balo volumtrico, contendo solo seco em estufa. Os clculos foram feitos atravs da seguinte frmula: densidade real (g/cm3) = peso da amostra seca (20g) /50 V.gasto (EMBRAPA). A anlise foi feita em duplicata e calculada a mdia (TABELA 6). A densidade do solo baseia-se no mtodo de coleta de amostras de solo com estrutura indeformada, atravs de um anel de ao (Kopecky) de bordas cortantes e volume interno a determinar. A frmula adotada foi da = msolo
seco/Vanel

(EMBRAPA). A mdia das repeties esta apresentada na

TABELA 7. Para obteno da matria orgnica do solo, utilizou-se o mtodo de oxidao pelo Cr2O72- no meio cido, sendo a reao acelerada pelo aquecimento gerado pela adio de cido sulfrico concentrado. O excesso de Cr2O72- titulado com FeSO4 e o teor de matria orgnica calculado pela quantidade de Cr2O72- reduzido. O carbono orgnico foi obtido pela frmula %C = (V2 V1) x f x 0,3896/g, sendo f = 0,99 e V2 = 10,2 (Oliveira et al). A mdia dos resultados obtidos na duplicata esta apresentada na TABELA 8.

3.1 Amostras de solo

Foram coletadas amostras de solo contaminado na subrea 7 do Banhado 3.

Os indexadores das amostras esto apresentados nas TABELAS 3 e 4. Estas caractersticas foram usadas para as anlises texturais, densidade de partcula e teor matria orgnica.

TABELA 3: indexadores das amostras do solo na rea demarcada na subrea 7 do Banhado 3

rea cercada Nmero de indicao da amostra 1 2 3 Profundidade cm 0 10 10 15 > 15

TABELA 4: indexadores das amostras do solo na regio mobilizada na subrea 7 do Banhado 3.

rea mobilizada Nmero de indicao da amostra

Profundidade cm 0 10 20 40 > 60

4 5 6

3.2 Materiais e reagentes

3.2.1 Materiais

Anis de ao, Kopecky Balana analtica, Marte A200 Bales de 50mL Bureta

Copos e garrafas plsticas Erlenmeyers de 250mL Estufa Mesa agitadora, TE-140 TECNAL Pipetador automtico Pipetas de 10mL Placas de vidro Provetas de 1L Provetas de 50 mL

3.2.2 Reagentes

Hidrxido de sdio, grau P.A. ACS Quimex lcool etlico 96GL. cido sulfrico concentrado, grau P.A. Quimex. Dicromato de potssio, grau P.A. Biotec Reagentes Analticos. cido fosfrico concentrado, grau P.A. Difenilamina, grau P.A. Nuclear. Sulfato Ferroso heptahidratado, grau P.A. Nuclear

3.3 Procedimentos

3.3.1 Anlise textural

Pesou-se 20g de amostras de solo, seco previamente em estufa a 105C por 24 horas, em copos plsticos e transferidos para garrafas plsticas, onde foi acrescentado 10mL de NaOH 1N e um volume de gua de aproximadamente 150mL. Essa mistura foi deixada no agitador de agitao lenta durante 15 minutos. Aps esse processo, a mistura foi deixada em repouso por 16 horas. Passado o perodo de repouso, a mistura foi colocada no agitador novamente por 1 hora, e diludo o contedo das garrafas com gua em provetas de 1L. Para a obteno da mistura silte e argila foi realizada uma agitao por 30 segundos, seguida de repouso por 4 minutos e coleta com uma pipeta de 10mL da soluo a 10cm de profundidade. A soluo foi depositada numa placa de vidro. Aps ficar em repouso por 4 horas, foi pipetado

mais 10mL da soluo a 5cm de profundidade e depositada numa placa de vidro. As placas permaneceram em estufa aquecida a 105C por 24 horas.

Aps esse intervalo foram pesadas e as propores de silte, argila e areia calculadas.

3.3.2 Densidade de partculas

Foi pesado 20g de solo seco em estufa aquecida a 105C e transferido para um balo de 50mL. Adicionou-se lcool etlico 96GL, aos poucos, com o auxlio de uma bureta e sob agitao para evitar a formao de bolhas. E

assim, foi anotado a quantidade de lcool etlico para completar o volume em cada balo.

3.3.3 Densidade do solo

O volume dos cilindros utilizados (Kopecky) foi determinado atravs de sua altura e seu dimetro. Primeiramente, foi pesado somente os cilindros sem as amostras. As amostras de solo coletadas com os cilindros foram colocadas em estufa aquecida a 105C por aproximadamente 30 horas. Aps este tempo, foram retiradas, resfriadas e pesadas.

3.3.4 Matria orgnica ou carbono orgnico

Pesou-se 1g de cada amostra, transferido-as para erlenmeyers de 250mL, e adicionando 10mL da soluo de K2Cr2O7 1N e 10mL de H2SO4 concentrado. Aps deixar a soluo em repouso por 30 minutos, para esfriar, foram adicionados 50mL de gua deionizada e 3mL de H3PO4 concentrado. Para a titulao foi usado como indicador 0,5mL de definilamina 1% e soluo de FeSO4 1N. Para a prova do branco, foram pipetados 10mL da soluo de K2Cr2O7 1N, adicionou-se 10mL de H2SO4, deixando a soluo esfriar. Aps este intervalo, adicionou-se 50mL de gua deionizada soluo, e por fim,

H3PO4 concentrado. Para a titulao tambm foi usado 0,5mL do indicador e a soluo de FeSO4 1N.

4 RESULTADOS E DISCUSSO

Os resultados das anlises de textura das amostras de solo contaminado por petrleo da subrea 7 e da rea mobilizada se encontram na TABELA 5.

TABELA 5: propores de areia, silte e argila nas amostras de solo contaminado por petrleo.

AMOSTRA 1 2 3 4 5 6

Pa% 30 45 49,75 13 43,75 31,75

Pa (g/kg) 300 450 497,5 130 438 317,5

Ps% 18,75 23,25 32,75 24,5 44,75 10,5

Ps (g/kg) 188 232,5 327,5 245 447,5 105

%areia 51,25 31,75 17,5 62,5 11,5 57

Segundo a EMBRAPA (1984), as quantidades de areia, silte e argila para essa regio em porcentagem, so respectivamente, 10, 41 e 49.

A quantidade de argila encontrado na superfcie da subrea 7 foi baixo em relao a um solo da regio no contaminado e teve seu amento com

a profundidade. Foi encontrado valores de silte baixos, tanto na superfcie quanto em camadas mais profundas. A areia na superfcie apresentou um teor elevado. Na rea mobilizada, a argila se concentrou mais abundantemente nas camadas inferiores e a areia na superfcie. As anlise de densidade de partculas das amostras de solo contaminado por petrleo da subrea 7 e da rea mobilizada se encontram na TABELA 6.

TABELA 6: densidade de partculas das amostras de solo contaminado

por petrleo AMOSTRA 1 2 3 4 5 6 dreal (g/cm3) 2,31 2,33 2,44 2,50 2,41 2,17

Os valores de densidade de partculas encontrados foram baixos em relao a um solo no contaminado, o que pode ser explicado pela ao dos hidrocarbonetos adsorvidos nas partculas do solo, reduzindo sua densidade e alterando as caractersticas naturais do solo. Os valores de densidade do solo encontrados nas amostras de solo contaminado por petrleo da subrea 7 esto na TABELA 7.

TABELA 7: densidade ds solo das amostras de solo contaminado por petrleo

Amostra Profundidade(cm) Densidade (g/cm3) 1 06 3,60 2 11 15 2,70 3 > 16 3,20

Os valores se densidade do solo encontrados foram altos em relao a um solo no contaminado. Para a densidade de solo na regio de Araucria, espera-se um valor de aproximadamente 2,70 g/cm3, segundo levantamento da EMBRAPA. Os valores de matria orgnica encontrados nas amostras de solo contaminado por petrleo da subrea 7 e da rea mobilizada esto na TABELA 8.

TABELA 8: teores de matria orgnica das amostras de solo contaminado por petrleo

AMOSTRA 1 2 3 4 5 6

%C/gsolo 0,174 3,41 1,77 2,39 0,810 1,39

O teor de matria orgnica encontrado na superfcie da subrea 7, apresentou valor inferior e um valor elevado nas camadas inferiores em relao ao solo no contaminado da regio, que de 2,49 %, segundo a EMBRAPA. J na rea mobilizada seu alto teor foi na superfcie. As anlises texturais, mostraram que a proporo da argila aumentou com a profundidade, aumentando assim o teor de matria orgnica devido afinidade com a argila. Isto pode explicar o fato da matria orgnica estar presente mais abundantemente nas camadas inferiores e no na superfcie. Os resultados sugerem que a matria orgnica tem um papel

importante na extenso e na intensidade da associao dos hidrocarbonetos com o solo. Os hidrocarbonetos alteram o comportamento das partculas do solo, alterando os resultados da textura, pois o elevado teor de matria orgnica prejudica a disperso da argila. Portanto no se tem uma distribuio uniforme da argila, resultando na modificao do teor de areia. Em relao rea mobilizada, nota-se que os hidrocarbonetos conseguem penetrar mais facilmente. Este fato devido alterao da camada intermediria do solo, visto que esta camada responsvel em grande parte pela reteno dos hidrocarbonetos, devido presena de maior quantidade de argila. Portanto, com a mobilizao, a superfcie e a camada intermediria, tornam-se praticamente uma nica camada, facilitando que os poluentes alcancem o lenol fretico.

Segundo um estudo realizado por Fine et. al (1997), o ndice de matria orgnica do solo foi implicado como o fator preliminar que governa as interaes entre contaminantes e partculas orgnicas do solo. Neste artigo, tambm citado que a areia responsvel por reter altas concentraes do contaminante, por no apresentar uma superfcie lisa e sim, com

irregularidades como cumes, calhas e cavidades. Foi notado que a distribuio do carbono est relacionada fortemente distribuio do ferro na superfcie da areia, pois a presena de xidos desse metal, pode exercer um controle significativo na extenso em que a matria orgnica, ou os contaminantes orgnicos aderem partcula do solo. Exercendo uma influncia direta ou criando regies com elevados ndices de matria orgnica, onde os hidrocarbonetos de petrleo se alojam.

Estudos desenvolvidos por Bchler e Diaz (2002) do Departamento de Engenharia de Materiais e Metalurgia da Escola Politcnica (Poli) da USP sugerem que a argila tem capacidade de fixao e reteno de contaminantes como o petrleo. As pesquisas esto em fase inicial e utilizam argilas como adsorvente de materiais e resduos que afetam a natureza. Esta propriedade da argila devido sua alta afinidade com hidrocarbonetos de petrleo.

5 CONCLUSES

Atravs das anlises foi possvel verificar que os valores de densidade de partculas, densidade do solo, textura e matria orgnica foram modificados devido presena dos hidrocarbonetos de petrleo. Nas amostras contaminadas tanto da subrea 7 e da rea mobilizada foi possvel observar:

Aumento de argila com a profundidade; Afinidade de hidrocarbonetos com a argila, devido ao aumento da matria orgnica;

Alterao na distribuio uniforme da argila; rea mobilizada, hidrocarbonetos penetram mais facilmente.

As associaes fortes entre superfcies minerais, matria orgnica e petrleo podem severamente limitar o sucesso de processos fsico-qumicos e biolgicos convencionais para remediao de solos impactados, pois suas

caractersticas ficam alteradas, impossibilitando assim, que o solo seja analisado de forma convencional.

6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BHANDARI, A.; NOVAK, J.T.; DOVE, D.C. Effect of soil washing on petroleum-hydrocarbon distribution on sand surfaces. Journal of Hazardous Substance Research. v 2, p. 1-13, 2000.

CAMARGO, M.N.; KLAMT, E; KAUFFAN, J. H. Sistema Brasileiro de Classificao de Solos. Boletim Informativo. v. 12, n. 1. Campinas: Sociedade Brasileira de Cincia do Solo, 1987, p. 11-33.

CARVALHO, A. P. Conceituao de Latossolo Bruno. In: EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECURIA. Servio Nacional de Levantamento e Conservao de Solos. Conceituao sumria de algumas classes de solos recm conhecidos no levantamento e estudos de correlao do SNLCS. Rio de Janeiro, p. 16-18, 1982.

DERISIO, J.C. Introduo ao Controle de Poluio Ambiental. So Paulo: CETESB, 1992. p. 161-174.

EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Manual de mtodos de anlise de solo. 2. ed. ver. atual. Rio de Janeiro, 1997. 212 p.

FINE, P., GRABER, E.R.; YARON, B. Soil interactions with petroleum hydrocarbons: Abiotic Processes. Soil Technology, v. 10, p. 133-153, 1997.

KUTLEK, M.; NIELSEN, D. R. Soil Hidrology. Textbook for students of soil science, agriculture, foresty, geoecology, hydrology, geomorpholy or other related disciplines. Catena-Verlag: Cremlingen Destedt. p 3-20, 1994.

LIBBRIZZI, W.J.; CHAIR, J. Harzordous Waste Treatment Process. 2 ed. Alexandria: Waste Environment Federation, 1999. p. 88-90.

MAACK, R. Geografia fsica do Estado do Paran. Banco de Desenvolvimento do Paran. Curitiba: Universidade Federal do Paran, 1968.

OLIVEIRA, A. J.; GARRIDO, W. E.; ARAUJO, J. D.; LOURENO, S. Mtodos de pesquisa em fertilidade do solo. Braslia: EMBRAPA-SEA, 1991.

PAVAN, M. A.; BLOCH, M. F.; ZEMPULSKI, H. C.; MIYAZAWA, M.; ZOCOLER, D. C. Manual de anlise qumica de solo e controle de qualidade. Londrina: Instituto Agronmico do Paran, 1992.

PREVEDELLO, C. L. Fsica do Solo. Com problemas resolvidos. Curitiba: SAEAFS, 1996. p. 8-49.

WIEDEMEIER, T.H.; SWANSON, M.A.; WILSON, J.T.; KAMPBELL, D.H.; MILLER, R.N.; HANSEN, J.E. Approximation of Biodegradation Rate Constants for Monoaromatic Hydrocarbons (BTEX) in Ground Water. GWMR, vol 16, p. 186-194, 1996.

También podría gustarte